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Será que o Diesel tem os dias contados em Portugal?

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    Será que o Diesel tem os dias contados em Portugal?

    Aumento do novo imposto chega aos 26% (in iol.pt)

    As alterações ao cálculo do Imposto sobre Veículos incluídas no Orçamento de Estado para 2009 provocarão um aumento desproporcionado dos carros a gasóleo relativamente aos movidos a gasolina. Quem tiver por objectivo comprar um diesel, lucra significativamente se o fizer em 2008, diz o «Jornal de Notícias». Em algumas das gamas mais vendidas das principais marcas, o aumento é sistematicamente superior a mil euros, ao passo que as versões equivalentes a gasolina não chegam a subir 200 euros.
    Quer isto dizer que será preciso percorrer muitos mais quilómetros do que até aqui para que o investimento num carro a gasóleo compense. Incluída na proposta de OE, a alteração de escalões do ISV pretende, segundo o Governo, dar mais um passo, como previsto, aliás, no sentido de transpor a carga fiscal da componente cilindrada para a ambiental.
    Ficou, também, a saber-se que acabariam os benefícios para os carros Diesel equipados com filtro de partículas, sendo substituídos por uma penalização (igualmente de 500 euros) por uma penalização para os que não têm. Ou seja, todos passam a custar mais 500 euros.
    Feitas as contas e tendo em conta as alterações de escalão nas gamas das diferentes marcas, a repercussão nos carros a gasóleo é enorme.
    Achei que era um tema interessante para ouvir as vossas opiniões...

    #2
    Isto é simples, o estado percebeu o que vende no nosso país, logo toca a aumentar os impostos e lixar não só Zé Povinho como também as empresas, porque praticamente só compram carros com este tipo de combustível....

    Enfim, votem nele outra vez não se esqueçam!

    Comentário


      #3
      É engraçado... Pensei q o os diesel novos é q tinham os niveis de emissões mais baixos... Mas q sei eu, não sou Engenheiro...

      Será q tb vão agravar o valor a pagar pela legalização de um carro a diesel importado de 2000 com 80(0).000kms... Ou os usados do estrangeiro são mais verdes??

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        #4
        A pouca vergonha não tem fim neste país

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          #5
          Ninguem gosta de impostos, mas eles existem com uma finalidade, se o estado está a "perder" receita acho bem que ajuste o imposto de acordo com a nova realidade. Quanto aos benefícios para os filtros de partículas, esses faziam sentido quando não eram a norma, os fabricantes tiveram tempo de se ajustar.

          Se não aumentasse assim ia aumentar duma forma mais global, e eu pessoalmente não estou interessado em andar a pagar os tractores dos outros.

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            #6
            Se calhar em vez de continuar a secar a teta do lado da receita, talvez devessem ter MUITO mais cuidado do lado da despesa e assim equilibrar as contas.
            Quero ver quando já não houver teta para secar...

            Já o ano passado quando alteraram os impostos sobre os carros, imaginei que tudo não era mais que uma maneira de conseguirem aumentar o imposto de circulação e, aos poucos o imposto automovel voltar a carga que tinha antes, afinal aconteceu, enfim continuemos com os mesmos que talvez daqui a 4 anos estejamos como a Argentina há uns anos atras.

            Comentário


              #7
              Tambem tera posivelmente a ver com o facto de produzirmos mais gasolina do que gasoleo, e grande parte este têm que ser importado.

              Se o carro a gasoleo passa a custar muito mais, e as despesas com a manutenção são maiores, e para quem anda em nédia 12 a 15 mil km por anos, a solução é comprarem a gasolina.

              Mas a malta compra os carros pela moda. sem fazer as contas.......

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                #8
                Não querendo defender o governo, e tendo um Diesel, de certa forma até compreendo a situação, e concordo com algumas partes do post do "foo".

                Agora, se isso será o fim do diesel? Não me parece, os motores Diesel estão cada vez mais evoluídos, cada vez têm uma melhor relação consumo/performance, devido ás vias que temos hoje, acabamos sempre por fazer mais quilómetros, estradas melhores, novos locais para visitar, etc. Logo acabará, mais cedo, ou mais tarde, por compensar.

                No entanto acredito que haja um decréscimo nas vendas dos automóveis a Diesel.

                Uma coisa é certa, se eu pud€sse, comprava era um grande motor a gasolina, como não posso…

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                  Tambem tera posivelmente a ver com o facto de produzirmos mais gasolina do que gasoleo, e grande parte este têm que ser importado.
                  Por essas e por outras, faria muito mais sentido um ISP igual para gasóleo/gasolina. Mas assim confunde mais. Logo, é melhor.

                  Comentário


                    #10
                    Morte aos fogareiros.

                    Comentário


                      #11
                      o diesel ja era beneficiado em termos fiscais. Uma maior igualdade é benvinda.

                      A ver se deixam de haver tantos tractores .

                      Comentário


                        #12

                        como todos os dias me sinto culpado por pertencer ao Gang OTTO fico mais aliviado de consciência... LOL

                        alguém que coloque estes 26% num exemplo... sff

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                          o diesel ja era beneficiado em termos fiscais. Uma maior igualdade é benvinda.

                          A ver se deixam de haver tantos tractores .



                          Quero ver quando vens à cidade ( ) conduzir o "novo" tractor

                          Comentário


                            #14
                            O mercado portugues está demasiado "dieselizado" e desta forma o Estado tenta equilibrar mais um pouco as vendas mas da forma mais incorrecta.

                            O equilibrio do mercado devia ser proposto atraves de uma equilização dos preços do Gasoleo e da gasolina, tal como acontece no resto da Europa, aonde mesmo em alguns paises o Gasoleo é mais caro que a gasolina.

                            Comentário


                              #15
                              Se me dissessem que o governo apesar de estar a gastar muito bem as receitas que tem ainda precisa de mais, ate concordava, assim é so mais um tiro no pé.

                              Comentário


                                #16
                                Já agora esclareçam-me uma dúvida: este agravamento resume-se apenas aos carros novos, certo? No caso dos usados tudo continua igual...

                                Comentário


                                  #17
                                  No sentido de que o ISV pretende penalizar mais os veículos mais poluentes, não me parece de todo descabido.
                                  A alteração do benefício para os veículos que tinham filtro de particulas, passando para um agravamento para os que não têm tb me parece enquadrar-se nesse mesmo propósito... o de ir reduzindo ou incentivar a redução de veículos mais poluentes.
                                  Claro que doi no bolso, mas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Respondendo ao tópico penso que não. Nunca mais vai acontecer o que acontecia há uns anos. Ou seja, um claro domínio de uma opção sobre a outra. Esse domínio só acontecia porque os motores a gasóleo nem sequer eram opção. Com a evolução dos motores a gasóleo, passaram a ser uma opção válida e para alguns até mesmo a única opção a considerar. Agora que a opção do turbo começa a aparecer em força nos motores a gasolina, poderá haver um ligeiro aumento nas vendas dos carros a gasolina mas o gasóleo vai continuar a vender.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas isso nao acontece so em Portugal. Em França ja existe um imposto que encarece muito mais os carros a gasoleo. E esse imposto serve para poupar o ambiente. E nao é o Socrates que manda em França.
                                      Levantem a cabeça porque tudo o que acham que ta mal nao é culpa do socrates, esta assim por todo o lado, e o socrates so manda em Portugal.
                                      Em relaçao a esta medida se vai fazer com que melhore o ambiente sou completamente a favor. E sou uma das pessoas que vai comprar carro em 2009, que em principio seria a gasoleo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                        Respondendo ao tópico penso que não. Nunca mais vai acontecer o que acontecia há uns anos. Ou seja, um claro domínio de uma opção sobre a outra. Esse domínio só acontecia porque os motores a gasóleo nem sequer eram opção. Com a evolução dos motores a gasóleo, passaram a ser uma opção válida e para alguns até mesmo a única opção a considerar. Agora que a opção do turbo começa a aparecer em força nos motores a gasolina, poderá haver um ligeiro aumento nas vendas dos carros a gasolina mas o gasóleo vai continuar a vender.
                                        Claro que vai continuar a vender, pois os autocarros, camiões e carrinhas comerciais são todos a gasoleo.

                                        Mas para um particular que faz entre 10 a 20 mil Km por ano, sera melhor fazer as contas antes de comprar.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PedroFernandes Ver Post
                                          É engraçado... Pensei q o os diesel novos é q tinham os niveis de emissões mais baixos... Mas q sei eu, não sou Engenheiro...

                                          Será q tb vão agravar o valor a pagar pela legalização de um carro a diesel importado de 2000 com 80(0).000kms... Ou os usados do estrangeiro são mais verdes??
                                          Isso é que eu quero ver até onde vai a desculpa do ambiente, agrava-se duramente o preço de carros novos que poluem menos e desagrava-se opreço de chassos altamente poluentes que vem de fora enfim...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            O mercado portugues está demasiado "dieselizado" e desta forma o Estado tenta equilibrar mais um pouco as vendas mas da forma mais incorrecta.

                                            O equilibrio do mercado devia ser proposto atraves de uma equilização dos preços do Gasoleo e da gasolina, tal como acontece no resto da Europa, aonde mesmo em alguns paises o Gasoleo é mais caro que a gasolina.
                                            Certo...concordo, mas convém é que a equalização seja feita por baixo, isto é, a gasolina baixar até ao preço do gasóleo e não o contrário, que é o mais certo que vá acontecer cá no nosso Portugal...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                              Claro que vai continuar a vender, pois os autocarros, camiões e carrinhas comerciais são todos a gasoleo.

                                              Mas para um particular que faz entre 10 a 20 mil Km por ano, sera melhor fazer as contas antes de comprar.
                                              Mesmo falando só nos carros de passageiros continua a existir um mercado de pessoas que preferem um carro a gasóleo, porque preferem conduzir um carro a gasóleo. E não serão assim tão poucos como isso. Duvido que esta nova tributação faça com que o diesel tenha os dias contados como refere o título do tópico.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só quando o imposto sobre o gasóleo for igual ou superior ao da gasolina é que as tendências vão mudar... e aí mudam a sério...
                                                Só para terem uma ideia, actualmente o ISP da gasolina é 518,95 € por 1000 litros, enquanto no gasóleo é 278,41 €.
                                                Se ambos fossem a 500 €/1000 l, a gasolina custaria 1,247 e o gasóleo 1,424...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RMVC Ver Post
                                                  Isso é que eu quero ver até onde vai a desculpa do ambiente, agrava-se duramente o preço de carros novos que poluem menos e desagrava-se opreço de chassos altamente poluentes que vem de fora enfim...
                                                  Mas aí o ambiente já não interessa nada

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Antes de escrever pensem:
                                                    - o que são 500 euros em 20 mil, 30 mil, 40 mil?
                                                    - principalmente quando praticamente todos os carros são pagos a crédito... 500 euros não faz qualquer tipo de mossa na mensalidade...
                                                    - E os descontos? Em crise toda a marca vai dizer... Oferecemos o aumento do ISV...
                                                    - Enquanto nas bombas o Gasóleo for mais barato...
                                                    Pensem antes de anunciar o fim do quer que seja...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por paipo Ver Post
                                                      Só quando o imposto sobre o gasóleo for igual ou superior ao da gasolina é que as tendências vão mudar... e aí mudam a sério...
                                                      Só para terem uma ideia, actualmente o ISP da gasolina é 518,95 € por 1000 litros, enquanto no gasóleo é 278,41 €.
                                                      Se ambos fossem a 500 €/1000 l, a gasolina custaria 1,247 e o gasóleo 1,424...
                                                      Quando isso acontecer a Luís Simões e similares bloqueiam o pais... 60% do gasóleo e consumido por profissionais e não particulares...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                                        Quando isso acontecer a Luís Simões e similares bloqueiam o pais... 60% do gasóleo e consumido por profissionais e não particulares...
                                                        Excelente!

                                                        É da maneira que os transportes de mercadorias se passam a fazer como deviam: caminhos de ferro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                          Excelente!

                                                          É da maneira que os transportes de mercadorias se passam a fazer como deviam: caminhos de ferro.
                                                          nunca deves ter andado de comboio em portugal

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E assim se vão vender mais importados...

                                                            Comentário

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