Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fabricantes de automóveis pedem ajuda ao Governo para evitar colapso

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fabricantes de automóveis pedem ajuda ao Governo para evitar colapso

    General Motors, Ford e Chrysler precisam urgentemente de encontrar soluções para fazer frente à crise financeira. O plano Paulson parece ser a última esperança.

    Quando uma das maiores empresas do mundo lança o alerta de que pode ficar sem liquidez nos primeiros meses de 2009, caso não receba ajuda financeira, é porque a situação é bem mais grave do que se suspeitava. A General Motors (GM) obteve um prejuízo operacional de 3,29 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2008 e diz que precisa de ajuda. Uma situação partilhada pela Ford que registou prejuízos de 100,9 milhões. A Chrysler, apesar de não revelar resultados trimestrais, estava a apostar todas as fichas na fusão com a GM. Uma operação que para já fica adiada devido à falta de dinheiro na GM. Além do despedimento de milhares de pessoas e suspensão da produção, a única esperança dos construtores poderá ser o plano Paulson.

    Depois de já terem recebido 19,6 mil milhões de euros do governo norte-americano, os responsáveis democratas no Congresso escreveram ao secretário do Tesouro Henry Paulson para que utilize o plano de ajuda ao sistema financeiro, adoptado em Outubro, para prestar “uma assistência temporária à indústria automóvel.” Este plano disponibiliza 548,6 mil milhões de euros para combater a crise e reactivar o mercado do crédito. Barack Obama já disse que quando assumir o cargo de presidente dos EUA irá “atacar de frente” a crise económica. O sucessor de Bush pediu ainda à actual administração para acelerar a ajuda ao sector automóvel, que Obama classificou como a “espinha dorsal da indústria automóvel”. Porém, até 20 de Janeiro de 2009, todas as decisões terão de passar por Bush.


    GM em reestruturação

    Das medidas que a GM anunciou em Julho, que tinham como “objectivo reduzir custos e melhorar a liquidez em 7,8 mil milhões de euros em 2009, muitas estão completadas e outras estão no bom caminho”, diz ao Diário Económico, fonte oficial da GM Portugal. No entanto, com o declínio do mercado e a falta de crédito, os fabricantes vêem-se obrigados a adoptar medidas adicionais. “Para alcançar liquidez em 2009 faremos novas reduções de custos estruturais na América do Norte, mas estamos a manter os planos dos produtos-chave”, diz a GM. Para minimizar o problema, a fabricante está ainda a vender activos, nomeadamente, a marca Hummer e as instalações de Estrasburgo, o deverá gerar entre 1,5 a 3,1 mil milhões de euros. Ontem, a Opel, marca da GM, pediu ajuda a Angela Merkel – 40 mil milhões de euros – para superar a actual crise. No total, estima-se que no início do próximo ano 32 mil pessoas ligadas ao sector automóvel percam os seus empregos, só nos EUA.


    Acções da GM valem zero
    As acções da GM não escapam aos péssimos resultados da empresa. Ontem, os títulos da construtora chegaram
    a cair 30,73% depois Deutsche Bank ter cortado a avaliação das acções da companhia do sector automóvel para zero. O banco alemão não acredita na viabilidade da GM e vaticina mesmo a falência daquela que é a maior fabricante de carros
    dos EUA. Neste sentido, recomenda aos investidores a “venda” das acções, avaliando cada título da companhia em zero dólares.

    In Diário Económico, 11 de Novembro de 2008

    #2
    Mas o que fazem esses tipos aos lucros da actividade??? são consumidos na totalidade em novos investimentos, hummm...?

    Comentário


      #3
      não me parece que a Ford Europa passe pelo mesmo problema...Não entendo como é que um grupo tão grande como a GM chegue a este ponto...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
        não me parece que a Ford Europa passe pelo mesmo problema...Não entendo como é que um grupo tão grande como a GM chegue a este ponto...
        Também não acho assim muito fácil entender o que levou a GM a este estado de coisas. Bem sei que se fala sempre em produtos desadequados ao mercado e às suas tendências actuais (nos EUA), às quebras nas vendas (em virtude de uma concorrência mais aguerrida e da menor procura) e de uma estrutura de custos demasiado pesada (vide o dispêndio financeiro para o fundo de pensões nos EUA).

        Mesmo assim devem haver outras razões para levar um grupo tão grande e poderoso, a estar nesta quase ruptura financeira. Pelo que se vê, o termo "gestão danosa" parece ter sido algo muito praticado nos states...por isso já não digo nada.

        Comentário


          #5
          Veja-se o caso da Opel, braço Europeu da GM, no próprio mercado (alemão) baixou para metade as vendas, agora nem ao 10% de quota de mercado chega...

          Quanto maior a Besta, maior a queda e mais dificil é a sua movimentação. o mercaod evoluiu as marcas também, a GM não... Continuo agarrada a a metodologias do séc. XX, a modelos económicos do século passado e não melhorou qualidade, não melhorou design, não criou paixão pelos seus produtos.

          Mas também não acredito que abra falência, é dificil imaginar o EUa sem a Cadillac ou sem o Corvettes. E a Europa sem Opel, a Austrália sem Holdens...
          Que a Saab e a Hummer fechem portas tudo bem... agora as marcas referidas, devem fechar portas... Só se a Renault ou a Peugeto pegarem nas marcas. já se tem falado muito na Renault para a chrysler... e um lanço a hipótese da Peugeot, porque não está no mercado dos EUA...

          Comentário


            #6
            A Ford ainda anda com aquele peso morto às costas? (Volvo)

            Comentário


              #7
              E pedir ajuda ao estado para gastar as chorudas receitas em tempos de vacas gordas, não se pede?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                A Ford ainda anda com aquele peso morto às costas? (Volvo)
                Realmente a Volvo anda sempre atrás da BMW...

                A fabricante de carros da marca alemã BMW anunciou hoje que suspendeu a produção esta semana, enviando para casa os cerca de 40 000 trabalhadores das suas fábricas no país, perante a cada vez menor venda de veículos em todos os mercados.

                http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...o/1180685.html

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                  Realmente a Volvo anda sempre atrás da BMW...

                  A fabricante de carros da marca alemã BMW anunciou hoje que suspendeu a produção esta semana, enviando para casa os cerca de 40 000 trabalhadores das suas fábricas no país, perante a cada vez menor venda de veículos em todos os mercados.

                  http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...o/1180685.html
                  Com as vendas brutais que a Volvo tem....para quê despedir os únicos 2 trabalhadores que lá têm? O Quim e o Manecas chegam para as encomendas!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                    Também não acho assim muito fácil entender o que levou a GM a este estado de coisas. Bem sei que se fala sempre em produtos desadequados ao mercado e às suas tendências actuais (nos EUA), às quebras nas vendas (em virtude de uma concorrência mais aguerrida e da menor procura) e de uma estrutura de custos demasiado pesada (vide o dispêndio financeiro para o fundo de pensões nos EUA).

                    Mesmo assim devem haver outras razões para levar um grupo tão grande e poderoso, a estar nesta quase ruptura financeira. Pelo que se vê, o termo "gestão danosa" parece ter sido algo muito praticado nos states...por isso já não digo nada.
                    Tendo em conta que estão todas com dificuldades, não me parece que haja gestão danosa generalizada no sector. Simplesmente sendo um mercado MUITO competitivo as margens associadas são baixas, basta meia dúzia de lançamentos desadequados ou abaixo das expectativas e a conjuntura internacional pode fazer estragos graves. Temos também que ver que muitos destes fabricantes há anos que estão numa situação pouco saudavel.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                      Com as vendas brutais que a Volvo tem....para quê despedir os únicos 2 trabalhadores que lá têm? O Quim e o Manecas chegam para as encomendas!!!
                      Corrosivo!

                      Comentário


                        #12
                        Governo alemão recusa pedido de ajuda da Opel.

                        O governo alemão rejeitou hoje apoiar um programa de ajuda de 40 mil milhões de euros solicitado pela Opel, subsidiária alemã da norte-americana General Motors, sublinhando que considera "suficientes" as medidas de apoio à indústria automóvel aprovadas há uma semana.

                        In Diário Económico, 11 de Novembro de 2008

                        Vamos ver se as ajudas da semana passada são mesmo suficientes para a Opel... Creio que vão haver mais Azamjubas por esse mundo fora...

                        Comentário


                          #13
                          Só para terem uma ideia, no caso da GM fechar as portas, isso iria originar cerca de 3 milhões de desempregados, alem das implicações negativas na economia a nivel mundial.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Só para terem uma ideia, no caso da GM fechar as portas, isso iria originar cerca de 3 milhões de desempregados, alem das implicações negativas na economia a nivel mundial.
                            Não é assim tão dramático.

                            A haver falência, o mais provável é que o grupo seja retalhado e as partes compradas por diferentes investidores, fábricas e mão-de-obra incluídas. Não virá toda a gente para a rua (mas concerteza virá muita gente).

                            Comentário


                              #15
                              Eu até gosto destes tempos de crise, acho que são clarificadores do verdadeiro estado de saúde dos fabricantes de automóveis e serem sobretudo para distinguir um pouco o trigo do joio, fazer uma espécie de selecção natural.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Não é assim tão dramático.

                                A haver falência, o mais provável é que o grupo seja retalhado e as partes compradas por diferentes investidores, fábricas e mão-de-obra incluídas. Não virá toda a gente para a rua (mas concerteza virá muita gente).
                                Why GM Matters So Much

                                ...
                                The U.S. markets will not have a sustainable rally until General Motors is saved, Cramer said during Monday’s Mad Money.

                                Add Ford and Chrysler to that statement as well. GM’s failing alone could cost the U.S. economy 3 million jobs – and that’s a lowball figure. Washington can funnel as much money as it wants into shoring up the credit markets, the other key to our present crisis, but what bank’s going to make loans to the unemployed?

                                If the auto industry fails, millions of people will miss mortgage payments and watch banks foreclose on their homes. Credit-card defaults en masse will follow. Consumer spending will come to a virtual stop.
                                ...

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema da Chrisler, foi a , muito mal feita fusão com a mercedes. E o probelama de todas as americanas é, por um lado o pagamento de todas as pensões que negociaram com os sindicatos a pensar que seriam sempre bons tempos e a perda vantagem comercial em relação com os japoneses, por estes manipularem as taxas de cambio...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como se ajuda a GM?
                                    Dar dinheiro para fazerem o quê?
                                    Pagar os ordenados dos empregados que ficam em casa?
                                    Pagar as indemnizações e despedi-los?
                                    Para eles oferecerem carros aos americanos?
                                    Para desenvolverem carros que os americanos comprem? Quantos anos vai levar?
                                    Quer me parecer que ó vendem os que têm ou vão mesmo à vida, com ou se ajuda, é igual...
                                    Quando digo "à vida", falo da GM como grupo, como vivem de vender automoveis é natural que tentem se reagrupar numa ou duas ou três (sei lá) marcas, as outras se ninguem pegar nelas é mesmo o bye bye.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                      Com as vendas brutais que a Volvo tem....para quê despedir os únicos 2 trabalhadores que lá têm? O Quim e o Manecas chegam para as encomendas!!!


                                      ld

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X