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"Automóvel híbrido vence diesel" - Estudo prático

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    "Automóvel híbrido vence diesel" - Estudo prático

    No início deste mês um jornal de grande tiragem nacional publicou um artigo com honras de 1ª página que supostamente demonstrava que os carros a gasóleo seriam mais 'verdes' no consumo e nas emissões que os híbridos.

    Como muitos de certo se aperceberam esse estudo estava repleto de falhas e incongruências que adulteraram completamente os resultados – vide esta press release:
    http://prius-pt.com/cafe/media/p/5684/download.aspx

    Uma vez que o estudo não foi feito com viaturas reais disponíveis no mercado mas sim com recurso a SIMULAÇÕES, como aliás é reconhecido na ficha técnica do estudo, um grupo de pessoas decidiu pôr o conceito à prova e reproduzir o estudo na prática, com viaturas reais, utilizando o híbrido mais vendido em todo o mundo - o Toyota Prius - e em representação do diesel, um dos veículos mais vendidos em Portugal, com potência semelhante ao Prius embora beneficiando de um peso menor - o Renault Megane 1.5 dCi 105 cv.

    Estudo prático
    http://prius-pt.com/cafe/forums/t/1233.aspx

    Resultados:
    > A Megane diesel gastou +24% de energia que o Prius no percurso do estudo do IST.
    Vencedor: Híbrido!

    > A Megane diesel gastou +41% de energia que o Prius no percurso alternativo via marginal.
    Vencedor: Híbrido!

    CO2: Prius Hybrid = 2,786 kg ; Megane Diesel = 3,797 kg - Diesel poluiu +36% que o híbrido
    CO: Prius Hybrid = 4,822 kg ; Megane Diesel = 8,697 kg - Diesel poluiu +80% que o híbrido
    HC+NOx: Prius Hybrid = 0,804 kg ; Megane Diesel = 8,452 kg - Diesel poluiu +1500% que o híbrido, 10 vezes mais!!!

    Afinal, e no final, a vitória do híbrido parece ser total e absoluta!
    Editado pela última vez por sealight; 11 November 2008, 14:52.

    #2
    Xi, o que tu foste fazer.

    Até já os ouço e posso enumerar os nicknames...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por sealight Ver Post
      No início deste mês um jornal de grande tiragem nacional publicou um artigo com honras de 1ª página que supostamente demonstrava que os carros a gasóleo seriam mais 'verdes' no consumo e nas emissões que os híbridos.

      Como muitos de certo se aperceberam esse estudo estava repleto de falhas e incongruências que adulteraram completamente os resultados – vide esta press release:
      http://prius-pt.com/cafe/media/p/5684/download.aspx

      Uma vez que o estudo não foi feito com viaturas reais disponíveis no mercado mas sim com recurso a SIMULAÇÕES, como aliás é reconhecido na ficha técnica do estudo, um grupo de pessoas decidiu pôr o conceito à prova e reproduzir o estudo na prática, com viaturas reais, utilizando o híbrido mais vendido em todo o mundo - o Toyota Prius - e em representação do diesel, um dos veículos mais vendidos em Portugal, com potência semelhante ao Prius embora beneficiando de um peso menor - o Renault Megane 1.5 dCi 105 cv.

      Estudo prático
      http://prius-pt.com/cafe/forums/t/1233.aspx

      Resultado:
      > A Megane diesel gastou +24% de energia que o Prius no percurso do estudo do IST.
      Vencedor: Híbrido!

      > A Megane diesel gastou +41% de energia que o Prius no percurso alternativo via marginal.
      Vencedor: Híbrido!

      Afinal, e no final, a vitória do híbrido mais vendido do mundo parece ser total e absoluta!

      Sealight citei-te num fórum dedicado exclusivamente a automóveis híbridos, espero que não te importes.

      Comentário


        #4
        Here we go again

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
          Sealight citei-te num fórum dedicado exclusivamente a automóveis híbridos, espero que não te importes.
          Nota: Eu estou simplesmente a citar o trabalho extraordinário de um grupo de pessoas que tomou a iniciativa de fazer "pelas suas próprias mãos" o teste e desmascarar a "aberração" do estudo do IST - o qual ao que parece foi coordenado pelo vice-presidente do conselho de Administração da Associação Portuguesa do Veículos a Gás Natural e que é simultaneamente presidente da direcção da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio ! ;)
          Não admira os resultados "simulados" a que chegaram...
          Editado pela última vez por sealight; 11 November 2008, 16:07.

          Comentário


            #6
            By the way, good job.

            Comentário


              #7
              Podem por as diferenças de um teste para o outro para se perceber porque este serve e o outro nao? Agradecido.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                Here we go again
                TIraste-me as palavras da boca!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  Podem por as diferenças de um teste para o outro para se perceber porque este serve e o outro nao? Agradecido.
                  Eu não conheço a fundo os dois estudos mas encontro à partida duas diferenças substanciais:
                  - Este mediu um facto real, com veículos reais a fazerem mesmo aqueles percursos; o outro baseou-se em cálculos teoricos simulados, tempos impossíveis e dados errados.
                  - Este mediu não só o CO2 mas também o CO, os HC e os NOx.
                  Editado pela última vez por sealight; 11 November 2008, 16:08.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                    Eu não conheço a fundo os dois estudos mas encontro à partida duas diferenças substanciais:
                    - Este mediu um facto real, com veículos reais a fazem mesmo aqueles percursos; o outro baseou-se em cálculos teoricos simulados, tempos impossíveis e dados errados.
                    - Este mediu não só o CO2 mas também o CO, os HC e os NOx.
                    Já houve outros comparativos com veículos e na estrada com resultados diferentes:

                    - Confesso que ainda não me debrucei sobre o estudo, tenho que ver nomeaamente em que condições foi feito
                    - O grande objecto de polémica neste fórum não é o Prius mas o HCH
                    - A grande novidade que este estudo trás é a questão das emissões !?

                    Comentário


                      #11
                      OK, já temos representantes de ambos os lados...

                      Comentário


                        #12
                        No percurso de estrada, realizado pela marginal, a vantagem continuou a pertencer ao Prius, que realizou cerca de metade do percurso em modo 100% eléctric
                        Esta frase mostra que o Prius começou a viagem com a bateria carregada ? Ou seja, foi usada energia da bateria em quase metade do percurso?

                        A bateria foi então carregada previamente pelo motor de combustão ?

                        Comentário


                          #13
                          Se a memória não me atraiçoa, esse tal estudo do IST considerava os consumos energéticos e impacto ambiental na construção, utilização, e abate do veículo.
                          Ou seja, não só o a utilização, mas sim todo o ciclo de vida do carro.

                          Comentário


                            #14
                            Isto só prova o que disse no outro tópico sobre o IST.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                              Se a memória não me atraiçoa, esse tal estudo do IST considerava os consumos energéticos e impacto ambiental na construção, utilização, e abate do veículo.
                              Ou seja, não só o a utilização, mas sim todo o ciclo de vida do carro.
                              Isso é muito complicado, primeiro porque tens que ter em consideração quantos km vai fazer cada carro durante o seu tempo de vida, o truque do estudo Hummer vs Prius era supor que um Hummer faz em média 600.000 km e que o Prius só faz 160.000 km ou seja na realidade estavam a comparar 4 Prius vs 1 Hummer, é claro que se polui muito mais a produzir 4 Prius que 1 Hummer.

                              O estudo do IST não leva em consideração a especificidade dos motores a gasolina por exemplo o do Prius não tem um ciclo otto mas de atkinson.

                              Comentário


                                #16
                                so uma curiosidade, qual a velocidade maxima que o este hibrido atinge em modo electrico?

                                Comentário


                                  #17
                                  Os estudos em laboratório tem validade limitada, em situações eminentemente práticas. No entanto esses valores de energia, trabalho, poder calorifico ou lá o q lhe queiram chamar traduz-se exactamente em quê? Em termos de combustível, euros, pilim... q é o q interessa ao comum dos mortais...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                    Os estudos em laboratório tem validade limitada, em situações eminentemente práticas. No entanto esses valores de energia, trabalho, poder calorifico ou lá o q lhe queiram chamar traduz-se exactamente em quê? Em termos de combustível, euros, pilim... q é o q interessa ao comum dos mortais...
                                    O estudo do IST nem sequer foi um estudo em laboratório, foi um estudo de modelização.
                                    Editado pela última vez por HenriquesJ; 11 November 2008, 16:42.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                      Se a memória não me atraiçoa, esse tal estudo do IST considerava os consumos energéticos e impacto ambiental na construção, utilização, e abate do veículo.

                                      Ou seja, não só o a utilização, mas sim todo o ciclo de vida do carro.
                                      Correcto.

                                      É uma autêntica surpresa, mas os números não enganam: em termos globais, os carros a diesel consomem menos energia e têm menos emissões de dióxido de carbono (CO2) que os híbridos (gasolina/motor eléctrico). E os híbridos estão apenas ligeiramente abaixo dos carros a gasolina nos dois indicadores.

                                      A conclusão consta de um estudo do Departamento de Transportes, Energia e Ambiente do Instituto Superior Técnico (IST) sobre a avaliação energética e ambiental de veículos ligeiros em ciclo de vida total. Este ciclo inclui o fabrico, desmantelamento e reciclagem do automóvel; o consumo de energia na produção e distribuição do combustível desde o poço de petróleo até ao depósito; e o consumo de energia entre o depósito do automóvel, o motor e as rodas.

                                      Em http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/441645

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vide a Press Release referida no primeiro post.

                                        Esses estudos foram feitos pela Toyota e pelo Argonne National Laboratory (USA) e os números oficiais certificados ISO 14040 mostram que em relação a um carro normal a gasolina o Toyota Prius emite menos 43% de CO2 no ciclo de vida total desde a produção ao abate considerando os mesmos 150.000 km de vida do estudo do IST. A diferença para o Diesel dificilmente conseguirá recuperar esses 43%.

                                        Uma das muitas vantagens ecológicas do Toyota Prius é ser construído com uma alta taxa de materiais reciclados, e possuir ao mesmo tempo uma alta taxa de reciclabilidade. Por exemplo: a maior parte dos seus plásticos é feita a partir de materiais reciclados, reduzindo a emissão de CO2 no seu fabrico em cerca de 50%. Ao mesmo tempo a taxa de reciclabilidade ultrapassa os 95%, incluíndo a reciclagem total das baterias híbridas.

                                        Onde foi que o IST teve isto em conta?!

                                        Comentário


                                          #21
                                          deleted

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vamos lá ver então.

                                            Eu até acho muito bem que se comprem híbridos e que são provavelmente o carro do futuro e digo isto sem qualquer ironia.

                                            Agora se queremos rigor científico temos que ser rigorosos para os 2 lados:
                                            • Apontam-se falhas metodológicas ao estudo do IST. Até aí nada a opor porque não conheço o protocolo do estudo mas acredito.
                                            • Acredito também que apenas "faltava demonstrar a diferença no consumo e respectivas emissões, que durante o período de vida útil do veículo representa cerca de 80% do seu impacto total no ambiente"(press release) para o hibrido ser melhor que o diesel.
                                            • Agora o que não faz sentido é dizer que, pelo facto do hibrido ter vantagem num percurso x a uma velocidade y, é melhor que o diesel.
                                            • É preciso ver o percurso médio/velociade média de um automóvel ao longo do seu ciclo de vida, fazer as contas para os consumos e emissões para diesel e híbrido, etc, etc e ver qual é melhor.
                                            • Se não se fizer isso apenas se prova que naquele trajecto e com aquela velocidade o híbrido é melhor
                                            Cumprimentos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Usaram o honda civic como modelo. Sendo que o Toyota é o mais vendido.

                                              Ou seja o Toyota que tem maiores vantagens não serviu para este modelo. Porque será???

                                              O IST provou mais uma vez que é uma ***** de Universidade. Ainda bem que fui para engenharia na Nova.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                                                Vide a Press Release referida no primeiro post.

                                                Esses estudos foram feitos pela Toyota e pelo Argonne National Laboratory (USA) e os números oficiais certificados ISO 14040 mostram que em relação a um carro normal a gasolina o Toyota Prius emite menos 43% de CO2 no ciclo de vida total desde a produção ao abate considerando os mesmos 150.000 km de vida do estudo do IST. A diferença para o Diesel dificilmente conseguirá recuperar esses 43%.

                                                Uma das muitas vantagens ecológicas do Toyota Prius é ser construído com uma alta taxa de materiais reciclados, e possuir ao mesmo tempo uma alta taxa de reciclabilidade. Por exemplo: a maior parte dos seus plásticos é feita a partir de materiais reciclados, reduzindo a emissão de CO2 no seu fabrico em cerca de 50%. Ao mesmo tempo a taxa de reciclabilidade ultrapassa os 95%, incluíndo a reciclagem total das baterias híbridas.

                                                Onde foi que o IST teve isto em conta?!
                                                Sem querer comentar, debater, optar, ect. etc, sobre esta questão dos híbridos e suas reais vantagens e desvantagens (que as há!) para o meio-ambiente, consumidor, economia, apenas e só referi acima a realidade do dito teste.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                  Não tomando nenhuma das partes, queria so contrapor este pequeno ponto.

                                                  Se quem esteve à frente do estudo do IST pode ter esses cargos, a instituição acaba por ter algum peso e credibilidade também não?

                                                  Por aqui temos um estudo feito por CONSUMIDORES|PROPRIETÁRIOS dos veiculos, que são participantes ou parte fundamental de uma comunidade online dedicada exclusivamentemente a este tipo de veiculos (em especial ao produto de uma marca - neste caso Toyota, e produto - Prius). Tais consumidores acharam por bem usar o seu tempo e recursos para tentar provar que um estudo cientifico feito por uma Instituição de renome é uma farça.

                                                  Visto do outro lado também não abona muito a vossa credibilidade não é?

                                                  Relatividade das coisas

                                                  Já agora queria dar os parabens a quem se deu ao trabalho de fazer isto apesar de tudo, já que nota-se que foi feito com rigor e empenho (diria até carinho )

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O estudo do técnico vale o que vale, é um estudo de modelização, se alguém aqui pensa que um professor/investigador de qualquer universidade do mundo não se engana estão muito enganados, agora eu como utilizador de um híbrido tenho muitas dúvidas sobre a validade do estudo em questão.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tanta coisa para se chegar a conclusão que o futuro a curto prazo é diesel + electrico!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                        Tanta coisa para se chegar a conclusão que o futuro a curto prazo é diesel + electrico!
                                                        Segundo a Bosch não é, um sistema diesel + eléctrico segundo eles teria um Break-Even superior aos quilómetros feitos durante o tempo de vida do carro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                          Tanta coisa para se chegar a conclusão que o futuro a curto prazo é diesel + electrico!
                                                          Eu diria mais que é eléctrico + diesel. Os eléctricos plug vão ser cada vez mais importantes, principalmente para os trajectos citadinos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estive agora a ler o teste, e ocorre-me uma pergunta:

                                                            Aquilo é a sério ?

                                                            Já andamos a fazer médias em percursos de 32 km ???

                                                            Até aqui se aceita habitualmente que isso é uma quilometragem demasiado baixa para médias e o "teste bem feito" é isto ?
                                                            Não se arranja nada melhor ?

                                                            Que os híbridos tenham uma maior eficácia em cidade e no pára-arranca, parece-me bastante lógico (particularmente no prius).

                                                            Então e o resto ?

                                                            Quem é que faz a A5 a 90 km/h ???

                                                            Porque não fizeram a uns mais realistas 120-140 km/h, que é os valores que as revistas (muito bem) utilizam nas suas medições ?

                                                            Tem alguma coisa a ver com aquele facto que se verificou na comparação com o M5 ?

                                                            O outro teste estava mal feito, mas este não está muito melhor.

                                                            Mas pelo menos tirei uma conclusão: quando quiser um carro para ir beber café a 500m ou ir ao supermercado, compro um Prius.

                                                            Comentário

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