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Refinação diesel vs gasolina

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    Refinação diesel vs gasolina

    Pessoal fui envolvido numa discussão entre diesel vs gasolina blah, blah já sabem depois evoluimos para a parte de refinação do petróleo, na vossa opinião baseada em documentos que conheçam é possivel provar que o diesel é mais caro de produzir do que a gasolina e porquê ?
    Se tiverem links com explicações sobre este facto agradecia que metessem aqui no tópico.

    cumps ...

    #2
    Eu acho que nao e' mais caro para a mesma quantidade, simplesmente alguns mercados consomem menos, e com menos procura o produto encarece.

    Comentário


      #3
      Sempre ouvi dizer que o gasóleo era mais barato de produzir q a gasolina...n tenho documentos nem nada, ouvi dizer, só isso!

      Comentário


        #4
        a gasolina e gasoleo (assim como muitos outros subprodutos do petroleo) têm produção dependente, para fazeres um, acabas por fazer o outro. depois ficas com excedentes de um ou de outro, conforme o mercado...

        Comentário


          #5
          uma breve explicação

          http://histpetroleo.no.sapo.pt/refina_1.htm

          Comentário


            #6
            No site da Galp há informação, mas fiquei a "patinar".

            http://www.galpenergia.com/Galp+Ener...abriacao_I.htm

            De qualquer forma ou a Galp diz quanto custa fabricar cada litro ou vão andar aqui o resto da vida a discutir.

            Os processos são complexos e de varias fases, se o primeiro passo é comum a todos os combustiveis, depois a coisa é tratada de forma autonoma.

            Uma coisa seria interessante saber, qual a diferença do preço entre a gasolina e o gasoleo á saida das refinarias á 10 ou 20 anos, para comparar com a diferença que há hoje em dia.

            Aqui também sou dos que acredita que o "mercado" comanda grande parte dos preços e o facto de aumentar o consumo de determinado produto comparado com o outro faz mudar a relação de preços entre eles.

            Como já alguem disse, se os Americanos virassem para o Diesel, imaginem o que ia aumentar na diferença entre os dois combustiveis.

            Comentário


              #7
              Eu também nunca li nada sobre o assunto mas sempre ouvi dizer do meu pai e de um professor de física-química que o Diesel era inicialmente o "lixo", o que sobrava da produção de outros derivados, e que depois começou a ser utilizado e melhorado em termos da sua composição.

              Comentário


                #8
                O diesel não é nenhum sub-produto da refinação de outros derivados. Todas as cadeias de hidrocarbonetos têm diferentes pontos de ebulição. Assim, por destilação é fácil separar as diferentes cadeias nos seus pontos de vaporização.

                Info aqui:
                http://science.howstuffworks.com/oil-refining2.htm

                Artigo completo aqui:
                http://science.howstuffworks.com/oil-refining.htm

                Em quase todo o mundo o diesel é mais caro que a gasolina, mas o principal factor não é o custo da refinação, pq..ao refinar-se um barril de crude extraiem-se todas as cadeias possíveis (em maior ou menor quantidade, conforme a procura e oferta); é antes essa maior procura no mercado mundial que encarece o diesel. A isto acrescem os custos para eliminar o enxofre contido no diesel.
                Editado pela última vez por cuto; 13 November 2008, 23:23.

                Comentário


                  #9
                  É mais caro, e não é mais caro...

                  Não é mais caro produzir gasóleo porque a produção é conjunta com a
                  gasolina. Mas acaba por ficar mais caro porque...

                  O que tu tens é a destilação do petróleo. Os vapores vão condensar a
                  temperaturas diferentes. A diferença é que o gasóleo condensa a uma
                  temperatura mais elevada que a gasolina.

                  A diferença de preço não está na produção.
                  O que contribui para a diferença são outros factores.

                  1. Oferta: Quantidade produzida por barril
                  2. Procura: Consumo
                  3. Impostos: ISP

                  Um barril são 42 galões. Produz:
                  - cerca de 20 galões de matéria-prima para gasolina.
                  - cerca de 8 galões de matéria-prima para gasóleo.
                  - outros produtos como gás, combustível de aviação, etc.

                  Pensando apenas no ponto 1 (com o barril a $60):

                  Se usasse 1 barril para produzir apenas gasolina (deitava o resto fora),
                  cada galão ficaria a $3.

                  Se usasse 1 barril para produzir apenas gasóleo (deitava o resto fora),
                  cada galão ficaria a $7.50.

                  Se aproveitasse todos os galões ao mesmo preço (o valor de mercado de
                  cada derivado do petróleo ao mesmo preço), cada galão (gasolina,
                  gasóleo, jet fuel, etc.) ficaria a $1.43.

                  E é aqui que aparece o ponto 2.

                  Se o planeta consumisse apenas gasóleo, o preço seria $7.5 por galão, se
                  consumisse apenas gasolina seria $3 por galão, mas como consome um
                  misto dos vários derivados...

                  Assim, o equilíbrio da procura é importante tanto no preço da gasolina
                  como no do gasóleo.

                  Para que o preço de mercado da gasolina seja igual ao do gasóleo, é
                  necessário que a procura da gasolina seja um pouco mais que DUAS
                  VEZES a procura do gasóleo (20 para 8).

                  Se a procura da gasolina for igual à do gasóleo, o preço de mercado do
                  gasóleo deverá ser mais de DUAS VEZES o preço da gasolina.

                  Qual é a procura real de um e de outro?

                  Basta saber o que consome gasóleo:
                  - Navios
                  - Camiões
                  - Centrais eléctricas
                  - Sistemas de aquecimento

                  E o que consome gasolina:
                  - Carros

                  Parece fácil concluir que o gasóleo é mais caro que a gasolina...

                  Mas há mais factores. Economia de escala, por exemplo. Quem compra
                  um milhão de litros de gasóleo tem mais poder para fixar preços do que
                  quem compra 50 litros de gasolina.

                  Isto faz com que o preço da gasolina seja inflaccionado artificialmente
                  para compensar a margem negocial do preço do gasóleo.
                  Ainda assim, o preço de mercado do gasóleo acaba por ser superior ao da
                  gasolina.

                  Aqui entra o ponto 3.

                  Na União Europeia existe uma directiva que obriga os estados membros a
                  cobrar um imposto (ISP) por cada 1.000 litros de combustível. Esse
                  imposto tem valores mínimos definidos.

                  O valor definido para a gasolina é superior ao do gasóleo. Por isso, na
                  maioria dos países da UE, o gasóleo é mais barato que a gasolina. No
                  entanto no UK, é usado um valor de ISP semelhante ao da gasolina para o
                  gasóleo, o que faz com que o gasóleo seja mais caro no UK.

                  Entretanto, os estados membros da UE já chegaram a acordo para inverter
                  a situação até 2012 (estou a escrever tudo isto apenas de memória, pelo
                  que posso estar enganado no ano).

                  Isto significa que, gradualmente, o gasóleo ficará cada vez mais caro em
                  relação à gasolina (até que a gasolina fique mais barata que o gasóleo).

                  Razões?

                  - Ambientais.
                  - Manter a procura da gasolina, para evitar a escalada do preço do
                  gasóleo.

                  Ambientais porque a queima de 1 litro de gasóleo emite mais poluentes que
                  a gasolina (em tudo, incluindo CO2). A única razão pela qual APARENTA
                  que o gasóleo polui menos, é porque as emissões declaradas pelos
                  fabricantes estão em g/Km, e como um diesel gasta menos litros por Km
                  que um otto...

                  Quanto à questão da procura, é evidente por tudo o que ficou escrito
                  antes. No limite teríamos $7.50 por galão de gasóleo.
                  Editado pela última vez por Nuno156; 14 November 2008, 00:14. Razão: ficou desformatado

                  Comentário


                    #10
                    «increase the minimum tax rate for diesel to 359 (£241) per 1000 litres in 2012 and to €380 (£256) in 2014 as opposed to the current minimum of €302 (£203) per 1000 litres, which is to rise to €330 (£222) in 2010. The unleaded petrol rate, currently €359 (£241) per 1000 litres would also rise in line to €380 (£256) by 2014;»
                    http://www.publications.parliament.u...xviii/4107.htm


                    Valores mínimos de ISP por directiva da UE (por 1000 litros):

                    Era:
                    Gasóleo = 320€
                    Gasolina = 359€

                    2010:
                    Gasóleo = 330€
                    Gasolina = 359€

                    2012:
                    Gasóleo = 359€
                    Gasolina = 359€

                    2014:
                    Gasóleo = 380€
                    Gasolina = 380€

                    Comentário


                      #11
                      Nuno 156: bons posts!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        «increase the minimum tax rate for diesel to 359 (£241) per 1000 litres in 2012 and to €380 (£256) in 2014 as opposed to the current minimum of €302 (£203) per 1000 litres, which is to rise to €330 (£222) in 2010. The unleaded petrol rate, currently €359 (£241) per 1000 litres would also rise in line to €380 (£256) by 2014;»
                        http://www.publications.parliament.u...xviii/4107.htm


                        Valores mínimos de ISP por directiva da UE (por 1000 litros):

                        Era:
                        Gasóleo = 320€
                        Gasolina = 359€

                        2010:
                        Gasóleo = 330€
                        Gasolina = 359€

                        2012:
                        Gasóleo = 359€
                        Gasolina = 359€

                        2014:
                        Gasóleo = 380€
                        Gasolina = 380€
                        É mesmo uma questão de tempo até os preços ficarem iguais e a gasolina ficar mesmo mais barata..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          «increase the minimum tax rate for diesel to 359 (£241) per 1000 litres in 2012 and to €380 (£256) in 2014 as opposed to the current minimum of €302 (£203) per 1000 litres, which is to rise to €330 (£222) in 2010. The unleaded petrol rate, currently €359 (£241) per 1000 litres would also rise in line to €380 (£256) by 2014;»
                          http://www.publications.parliament.u...xviii/4107.htm


                          Valores mínimos de ISP por directiva da UE (por 1000 litros):

                          Era:
                          Gasóleo = 320€
                          Gasolina = 359€

                          2010:
                          Gasóleo = 330€
                          Gasolina = 359€

                          2012:
                          Gasóleo = 359€
                          Gasolina = 359€

                          2014:
                          Gasóleo = 380€
                          Gasolina = 380€
                          Para termos de comparação, os valores em Portugal para 2008 foram:
                          Gasóleo = 278,41 €
                          Gasolina = 518,95 €
                          (fonte)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por paipo Ver Post
                            Para termos de comparação, os valores em Portugal para 2008 foram:
                            Gasóleo = 278,41 €
                            Gasolina = 518,95 €
                            (fonte)
                            Aos quais é necessário somar o adicional:

                            «(...)
                            Artigo 65.º
                            Adicional às taxas do imposto sobre os produtos
                            petrolíferos e energéticos
                            1 — Mantém -se em vigor em 2008 o adicional às taxas
                            do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos, no
                            montante de € 0,005 por litro para a gasolina e no montante
                            de € 0,0025 por litro para o gasóleo rodoviário e o gasóleo
                            colorido e marcado, que constitui receita própria do fundo
                            financeiro de carácter permanente previsto no Decreto -Lei
                            n.º 63/2004, de 22 de Março, até ao limite máximo de
                            30 milhões de euros anuais.
                            2 — O adicional a que se refere o número anterior integra
                            os valores das taxas unitárias fixados nos termos dos
                            n.os 1 e 2 do artigo anterior.
                            (...)»

                            http://dre.pt/pdf1s/2007/12/25101/0000200227.pdf

                            Ou seja, em cada litro de gasolina 0.524€ são ISP.
                            Em cada litro de gasóleo 0.281€ são ISP.

                            Depois vem o IVA!!!

                            Se não fosse esta diferença de cerca de 0.24€ de ISP, o gasóleo seria
                            bem mais caro que a gasolina (nas bombas).

                            Comentário


                              #15
                              Finalmente um post rechado de informação útil.

                              Já que a coisa está a correr bem, alguém tem uma explicação para o facto de o preço do gasóleo (sem impostos) ter em 2008 desiquilibrado claramente do da gasolina?

                              Em média anual, até 2007 a diferença dos dois combustíveis (sem impostos) foi muito reduzida. Em 2008 o gasóleo vai ficar uns bons 15 a 20% acima da gasolina (repito, sem impostos).

                              Isto intriga-me, pois não veja nenhuma alteração de fundo do mercado em 2008 face aos anos anteriores (proporção de consumo, por exemplo), ou sequer circunstâncias meteorológicas excepcionais (um inverno rigorosíssimo justificaria alguma subida do gasóleo).

                              Ideias?

                              Comentário


                                #16
                                Como aqui já foi explicado, a quantidade de diesel e gasolina que sai de um barril de crude não é uma coisa que dê para mudar, é uma característica intrínseca da matéria, (penso que no caso da gasolina, há alguns produtos comerciais que novamente refinados derivam em gasolina).
                                Mas mais coisa menos coisa o valor que sai de um barril de petróleo é "fixo".
                                Perante isto manda o mercado, mercado que como já vimos é distorcido pelos governos (com os impostos).
                                Quanto ás ideias, uma têm a ver com quem é o primeiro a sentir a crise, se for o automobilista muito possivelmente diminui o consumo de gasolina, mais que o gasóleo (porque a nível mundial este deve ser maioritário nos automóveis).
                                Assim é normal que suba a diferença entre os dois combustíveis, pela mesma razão que o diesel sobe no inverno (maior consumo, aquecimento).

                                Quanto á pergunta dos 10 milhões, como vai evoluir o preço para eu poder decidir a minha próxima compra?

                                Se deixarem o mercado funcionar (não o alterarem através de politicas taxativas) diria que vai ficar de forma a que as pessoas não saibam qual é a melhor solução, ou seja a tendência é de um equilíbrio para não haver um muito mais barato de utilizar que o outro....

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                                  #17
                                  Acho piada ao facto de tentarem equilibrar a balança subindo o preço adicional do gásoleo mas sem descer o da gasolina!

                                  Deve ser tipo as lâmpadas, cria-se um imposto extra para as convencionais mas não se usa esse imposto para descer o preço das outras (que supostamente se pretende fomentar o consumo).

                                  Vá se lá perceber estas coisas..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    Acho piada ao facto de tentarem equilibrar a balança subindo o preço adicional do gásoleo mas sem descer o da gasolina!

                                    Deve ser tipo as lâmpadas, cria-se um imposto extra para as convencionais mas não se usa esse imposto para descer o preço das outras (que supostamente se pretende fomentar o consumo).

                                    Vá se lá perceber estas coisas..
                                    Chama-se a isso a lei da oferta e da procura

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      Chama-se a isso a lei da oferta e da procura
                                      Chama-se a isso chulanso mas soa melhor dizer lei da oferta e da procura

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por fn2 Ver Post
                                        Pessoal fui envolvido numa discussão entre diesel vs gasolina blah, blah já sabem depois evoluimos para a parte de refinação do petróleo, na vossa opinião baseada em documentos que conheçam é possivel provar que o diesel é mais caro de produzir do que a gasolina e porquê ?
                                        Se tiverem links com explicações sobre este facto agradecia que metessem aqui no tópico.

                                        cumps ...
                                        Infelizmente não tenho links e, apesar de servir para pouco, posso dizer que trabalho na área.

                                        Antes de mais importa dizer referir alguns aspectos:
                                        1. Existe a actividade de Exploração, depois a de produção (a que transforma o crude em petróleo);
                                        2. O petróleo obtém-se através de refinação de crude, o qual pode ter vários níveis de enxofre e, consequentemente, ser mais ou menos difícil de refinar e, consequentemente, mais caro ou barato. Mais, um poço de petróleo pode ter uma taxa de aproveitamento de 10% ou 99%...isso é indicativo dos valores que é necessário praticar para ser rentável ou mesmo os custos de exploração.
                                        3. O processo de refinação do gasóleo é mais complexo e, consequentemente, mais caro.
                                        4. O actual contexto, mundial, europeu, português de refinação, é a consequência da crise petrolífera na década de 70, cuja grande aposta dos maiores players a nível mundial foi na refinação de gasolina;

                                        Deste modo, o paradigma mundial do Oil reside em:
                                        1. Excesso de refinação de combustível. p.e., uma grande empresa petrolífera portuguesa () produz 250% das necessidades do mercado português a nível de gasolina e, consequentemente, necessita exportar o excedente. O problema reside...a quem?!?! Reside aqui, uma vez que, à semelhança desta empresa, os principais players mundiais (BP, Repsol, etc..) também apostaram na refinação de gasolina;
                                        2. Escassez de produção de gasóleo (esta mesma empresa produz cerca de 25% das necessidades do mercados português), o que obriga a importar este mesmo gasóleo (crude refinado e, consequentemente, mais caro...não há capacidade de refinação) da argélia, arábias e afins...Este preço é absurdamente caro se bem negociado e pode duplicar ou triplicar o valor se negociado em mercado spot, o que acontece muitas vezes.

                                        O actual desafio de todas as empresas no mundo inteiro (Portugal inclusivé) reside na conversão das refinarias para produção de gasóleo, o que permitirá, p.e., obter custo ex-works muito inferiores e, consequentemente, mais competitivos. Neste contexto, mesmo que a capacidade de exploração não seja muito elevada, o custo de aquisição de crude é indubitavelmente muito inferior ao custo de aquisição de gasóleo.

                                        Infelizmente estas conversões das refinarias só estarão prontas em...2015, na melhor das hipóteses!!

                                        Espero ter sido perceptível. É que sem poder fornecer certas informações e documentos que possuo, não sei muito bem como ajudar...

                                        EDIT:
                                        A propósito do custo por litro de gasóleo, de referir que antes de impostos, o mesmo é mais barato em portugal que em espanha..cerca de 60% do custo por litros são ... impostos....:S sei que isto já foi dito por diversas vezes, mas infelizmente é verdade...

                                        NUNO156:
                                        Referiste que também importa referir/analisar que há outro tipo de consumos (navios, aviões, etc...). Tens toda a razão, mas como saberás de certeza (pelo teu post esclarecedor), este petróleo é após refinação e vendido desse modo, praticamente sem qualquer aditivo...Mais, o petróleo usado a nível industrial, este tipo de transportes inclusivé, provém de crude menos nobre, com maiores níveis de enxofre e que, potencialmente, traduzem margens de rendibilidade inferior. Daí ter referido que há poços de petróleo que, para serem minimamente rentáveis, têm que ter uma utilização específica...
                                        Editado pela última vez por pointless; 14 November 2008, 19:15.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                          Chama-se a isso chulanso mas soa melhor dizer lei da oferta e da procura
                                          Para quem não percebe um chavo do que está a dizer, sim, é chulanço

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pointless Ver Post
                                            Infelizmente não tenho links e, apesar de servir para pouco, posso dizer que trabalho na área.

                                            Antes de mais importa dizer referir alguns aspectos:
                                            1. Existe a actividade de Exploração, depois a de produção (a que transforma o crude em petróleo);
                                            2. O petróleo obtém-se através de refinação de crude, o qual pode ter vários níveis de enxofre e, consequentemente, ser mais ou menos difícil de refinar e, consequentemente, mais caro ou barato. Mais, um poço de petróleo pode ter uma taxa de aproveitamento de 10% ou 99%...isso é indicativo dos valores que é necessário praticar para ser rentável ou mesmo os custos de exploração.
                                            3. O processo de refinação do gasóleo é mais complexo e, consequentemente, mais caro.
                                            4. O actual contexto, mundial, europeu, português de refinação, é a consequência da crise petrolífera na década de 70, cuja grande aposta dos maiores players a nível mundial foi na refinação de gasolina;

                                            Deste modo, o paradigma mundial do Oil reside em:
                                            1. Excesso de refinação de combustível. p.e., uma grande empresa petrolífera portuguesa () produz 250% das necessidades do mercado português a nível de gasolina e, consequentemente, necessita exportar o excedente. O problema reside...a quem?!?! Reside aqui, uma vez que, à semelhança desta empresa, os principais players mundiais (BP, Repsol, etc..) também apostaram na refinação de gasolina;
                                            2. Escassez de produção de gasóleo (esta mesma empresa produz cerca de 25% das necessidades do mercados português), o que obriga a importar este mesmo gasóleo (crude refinado e, consequentemente, mais caro...não há capacidade de refinação) da argélia, arábias e afins...Este preço é absurdamente caro se bem negociado e pode duplicar ou triplicar o valor se negociado em mercado spot, o que acontece muitas vezes.

                                            O actual desafio de todas as empresas no mundo inteiro (Portugal inclusivé) reside na conversão das refinarias para produção de gasóleo, o que permitirá, p.e., obter custo ex-works muito inferiores e, consequentemente, mais competitivos. Neste contexto, mesmo que a capacidade de exploração não seja muito elevada, o custo de aquisição de crude é indubitavelmente muito inferior ao custo de aquisição de gasóleo.

                                            Infelizmente estas conversões das refinarias só estarão prontas em...2015, na melhor das hipóteses!!

                                            Espero ter sido perceptível. É que sem poder fornecer certas informações e documentos que possuo, não sei muito bem como ajudar...

                                            O que o amigo está a dizer é que pode variar a quantidade de gasóleo extraído de um barril, dependendo da refinaria?
                                            Muito bem, varia quanto? De um barril pode fazer 100% de gasóleo? Não? Então quanto? Segundo um post, dizia 42 para 8, essas alterações na refinaria vão passar os 8 para que numero?

                                            Cumprimentos

                                            Vítor Ramos

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                              O que o amigo está a dizer é que pode variar a quantidade de gasóleo extraído de um barril, dependendo da refinaria?
                                              Muito bem, varia quanto? De um barril pode fazer 100% de gasóleo? Não? Então quanto? Segundo um post, dizia 42 para 8, essas alterações na refinaria vão passar os 8 para que numero?

                                              Cumprimentos

                                              Vítor Ramos
                                              As refinarias podem extrair mais quantidade de um produto atravez do uso de calor e pressão, o chamado Cracking, mas isso tem custos de produção superiores ao normal, o que vai encarecer o produto final.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                O que o amigo está a dizer é que pode variar a quantidade de gasóleo extraído de um barril, dependendo da refinaria?
                                                Muito bem, varia quanto? De um barril pode fazer 100% de gasóleo? Não? Então quanto? Segundo um post, dizia 42 para 8, essas alterações na refinaria vão passar os 8 para que numero?

                                                Cumprimentos

                                                Vítor Ramos
                                                esquecendo o barril...

                                                De um poço de petróleo, pode extrair-se duas coisas...crude e gás... (actividade de exploração).

                                                Indo para o crude, este é devidamente tratado e produzido (habitualmente na própria plataforma petrolífera...actividade de produção)...

                                                Depois o petróleo é enviado por pipelines, navios, etc..para as refinarias onde é refinado (passo o pleonasmo) e transforma-se em gasóleo ou gasolina, mediante o processo de refinação....apenas depois de refinado é que temos o vulgarmente designado de "barril" que não é mais do que uma medida standardizada mundialmente para "contabilizar" combustível...

                                                o que digo é que nem todo o crude é igual...há crude mais, utilizando o termo técnico correcto, swear ou sweat (crude com mais ou menos enxofre), logo, com uma "riqueza" diferente...

                                                O que digo é que o crude pode ser mais ou menos aproveitável...por exemplo, pode ter uma taxa de aproveitamento de 10% ou 99%, como referi antes... O que digo é que nem todo o processo de "produção" (e não refinação como referiu) é igual o que acarreta diferentes custos..mas atenção, este aspecto era apenas informativo uma vez que tanto acontece para refinar gasóleo ou gasolina..

                                                Colocou questões como "varia quanto (A taxa de aproveitamento)", etc...é muito complicado indicar uma vez que depende do poço, geologia, geografia, bolsas de CO2 que permitam separar O2 para criação de novas bolsas, etc etc etc...

                                                Em Portugal, por exemplo, o objectivo é produzir o dobro das necessidades em portugal....50% consumo interno e o restante para exportar...

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pointless Ver Post
                                                  Em Portugal, por exemplo, o objectivo é produzir o dobro das necessidades em portugal....50% consumo interno e o restante para exportar...
                                                  O que a GALP faz é vender o excedente de gasolina para os EUA e compra gasoleo para suprir a procura interna.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Nuno 156: bons posts!
                                                    Diria mais, até: excelentes posts!

                                                    Assim dá gosto, excelente "síntese" da matéria.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Desculpem mas leio muitas asneiras

                                                      Os custos de producção actuais do gasóleo são superiores, na passado não era assim pq o gasóleo não necessitava de mais tratamentos após a coluna de destilação.
                                                      - a desulferação (retirar o enxofre por questões ambientais) do gasóleo encarece a sua produção.
                                                      - a falta de gasóleo no mercado europeu tb encarece o mesmo
                                                      -quanto à questão dos litros que um barril fornece, isto não é conforme o que está escrito. Existem vários preços para o crude a nossa referencia é o Brent do mar do norte, os crudes que produzem mais gasóleo é mais caro do que um que forneça menos gasóleo (mais pesado)
                                                      o investimento da GALP anunciado hoje vai pegar na fracção pesada do crude (fuel óleo) e transformar em gasóleo

                                                      Cracking produz mais gasolina, a chamada gasolina de cracking que é mais um componente da gasolina. basicamente pega na partes pesadas do crude e passa para gasolina

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Relembro a questão inicial (parece que há quem se tenha esqucido):

                                                        Título: «Refinação diesel vs gasolina»

                                                        Originalmente Colocado por fn2 Ver Post
                                                        (...) na vossa opinião baseada em documentos que conheçam é possivel provar que o diesel é mais caro de produzir do que a gasolina e porquê ?
                                                        Se tiverem links com explicações sobre este facto agradecia que metessem aqui no tópico. (...)
                                                        Repito resumidamente:
                                                        - Existe um custo à entrada da refinaria (preço do barril, ou seja 42 galões
                                                        de crude)
                                                        - Existe uma oferta (cerca de 20 galões de gasolina contra 8 de gasóleo
                                                        em cada 42)
                                                        - Existe uma procura.

                                                        Simplisticamente falando, a lei da oferta e da procura faz aumentar os
                                                        preços quando a oferta é inferior à procura, e vice-versa.

                                                        Na realidade, os preços são estabelecidos quando dois valores se
                                                        encontram (se igualam):
                                                        - Quanto o comprador está disposto a pagar.
                                                        - Quanto o vendedor está disposto a receber.
                                                        Tipo leilão.

                                                        Assim, temos a resposta a:

                                                        Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                        (...) alguém tem uma explicação para o facto de o preço do gasóleo (sem impostos) ter em 2008 desiquilibrado claramente do da gasolina? (...)
                                                        Eu já tinha referido que:

                                                        «Mas há mais factores. Economia de escala, por exemplo. Quem compra
                                                        um milhão de litros de gasóleo tem mais poder para fixar preços do que
                                                        quem compra 50 litros de gasolina.
                                                        »

                                                        Mas ainda há mais...

                                                        Até ao momento:
                                                        - Procura/oferta
                                                        - Poder negocial

                                                        Acresce:
                                                        - Especulação

                                                        Existem 3 grandes mercados de futuros relacionados com o petróleo
                                                        (energia):
                                                        - Crude
                                                        - Gás Natural
                                                        e...
                                                        - Heating oil

                                                        Este último é um derivado do primeiro. Não só o preço do primeiro tem
                                                        influência no Heating Oil (gasóleo para aquecimento), como acaba por
                                                        ter "vida própria".
                                                        O problema é que a "vida própria" do gasóleo para aquecimento tem
                                                        também influência no preço do gasóleo rodoviário.

                                                        Resumidamente:

                                                        A especulação no mercado de futuros não só provoca alteração de
                                                        preços dos combustíveis, como também altera a relação de preços
                                                        entre cada um dos derivados devido à especulação no mercado de
                                                        futuros de produtos já refinados.

                                                        Encontrei um diagrama porreiro:
                                                        http://upload.wikimedia.org/wikipedi...fineryFlow.png
                                                        in ( http://en.wikipedia.org/wiki/Oil_refinery )

                                                        Nota:
                                                        Diesel oil = gasóleo rodoviário
                                                        Fuel oil = heating oil (gasóleo para aquecimento)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jrmc Ver Post
                                                          Desculpem mas leio muitas asneiras
                                                          Pois.

                                                          Originalmente Colocado por jrmc Ver Post
                                                          Os custos de producção actuais do gasóleo são superiores, na passado não era assim pq o gasóleo não necessitava de mais tratamentos após a coluna de destilação.
                                                          De 2007 para 2008?!?!?!

                                                          Originalmente Colocado por jrmc Ver Post
                                                          -quanto à questão dos litros que um barril fornece, isto não é conforme o que está escrito.
                                                          Não?!
                                                          Vais dizer que em vez de 20 para 8 consegues ter 8 para 20?
                                                          Ou será que "cerca" para ti resume-se a décimas?

                                                          Originalmente Colocado por jrmc Ver Post
                                                          o investimento da GALP anunciado hoje vai pegar na fracção pesada do crude (fuel óleo) e transformar em gasóleo
                                                          Ou seja, a proporção média passa de 20/8 para 20/9?

                                                          Isso só trará vantagens se o preço do Heating Oil (Fuel Oil) não aumentar.
                                                          Se for mais vantajoso produzir Heating Oil, não vão "roubar" à produção
                                                          de Heating Oil para produzir gasóleo rodoviário.

                                                          Além de que o que a GALP faz, ou deixa de fazer, não tem qualquer
                                                          influência nos preços das matérias-primas. A GALP é uma PME (piquena e
                                                          média empresa, como diz a MFL) no mercado energético.

                                                          A GALP apenas cresce à custa de políticas chupistas contra os
                                                          Portugueses.

                                                          A produção de gasóleo rodoviário é limitada (mais que a gasolina), e como
                                                          a tendência de consumo está a aumentar para o lado do gasóleo, o mais
                                                          certo é o preço do gasóleo aumentar mais que o da gasolina. É o que se
                                                          tem verificado (em média nos últimos tempos), e é o que se vai verificar
                                                          ainda mais com a alteração da política de ISP da UE.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bem, lá vou eu recuperar este tema...

                                                            Estando na dúvida entre comprar um carro a gasolina ou a diesel, e no meios das minhas pesquisas e dos meus cálculos, vi este tópico e gostava de esclarecer uma questão.

                                                            Foi aki dito k 42 gal de crude produzem em média 20 gal de gasolina (+-47%). Vi os links onde explicavam o processo de refinação, mas deparei-me com um artigo no Autosport k dizia o seguinte (artigo de 26 de Julho de 2007):
                                                            "Na fase de produção, a gasolina bruta obtém-se abaixo dos 200º e o gasóleo é obtido entre os 280 e 360º. Acontece que a quantidade de gasolina contida no petróleo bruto não supera os 25% a qual é insuficiente para as necessidades mundiais (em relação ao gasóleo), pelo que para elevar a proporção se recorre a uma série de procedimentos térmicos e termo catalíticos nas refinarias, tais como o craking ou piroescisão, polimerização, hidrogenização, etc…"

                                                            Mas afinal não há sobre-produção de gasolina? O rácio apresentado é kase metade do valor k já vi em muitos sites bem como aki neste tópico. Afinal, em k ficamos?

                                                            Termina o artigo com esta afirmação:
                                                            "não faz qualquer sentido pretender “acabar” com uns motores em preferência de outros, pois enquanto houver gasolina há gasóleo, sendo que no presente há mais gasóleo e tem que ser compensada a gasolina por meios tecnológicos (...)".

                                                            Em 2007 havia mais gasóleo k gasolina??? Já não percebo nada disto...

                                                            Fikem bem!!!

                                                            PS: O tópico dos "preços dos combustiveis" está a "descambar" para este assunto... por isso mais vale falar dele no sítio apropriado

                                                            Comentário

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