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Comparativo - BMW 320d 177cv / Audi A4 2.0TDI 170cv / Mercedes C220cdi 170cv

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    Comparativo - BMW 320d 177cv / Audi A4 2.0TDI 170cv / Mercedes C220cdi 170cv

    Estive a ler o comparativo da revista, sendo as conclusões, no geral, aquilo que já esperava, daquilo que conheço dos carros.

    Houve contudo algo que me deixou intrigado, pois o "antigo" BMW que eu conhecia ,nada tinha a ver com isto, pelo que gostaria de saber se o novo vem assim tão diferente.

    Refiro-me ao conforto.

    Li, na AH, o seguinte:

    «A BMW não refere qualquer alteração na taragem das molas e dos amortecedores, mas a verdade é que na especificação que testámos (jantes de 17" e suspensão convencional) a 320d Touring estava consideravelmente mais confortável, chegando a ameaçar a supremacia da Mercedes neste campo e batendo a A4, mesmo quando seleccionamos o modo Confort (que tem o Audi Drive Select) da Audi».

    «E isto sem sacrificar de forma sensível o prazer de condução ou a eficácia que se espera de um Série 3.»

    Ressaltam-me duas dúvidas, que espero que a malta da redacção da AH que por aqui anda, me possa esclarecer.

    1 - Parece-me, pelas fotos do ensaio, que a BMW vinha equipada com o pacote "Dynamic", que, entre outras coisas, tem suspensão desportiva. Estou engando? Não era esta versão? Ou será que se pode pedir este pacote sem vir com a suspensão desportiva, como acontece nos semelhantes da Audi e MB?

    2 - Por acaso verificaram se os pneus deixaram de ser Run Flat? Pergunto isto, porque muitos dos actuais donos de 320d's quando trocam de pneus - colocando uns normais - reportam dramáticas melhorias no conforto do carro/carrinha. Será esta a razão de tamanha melhoria no conforto, que o jornalista notou na Série 3?

    Aqui ficam as minha dúvidas, espero que alguém as possa esclarecer.
    Editado pela última vez por BPacheco; 13 November 2008, 17:00.

    #2
    Quanto à suspensão ser ou não desportiva, não faço ideia.

    Já andei em alguns bmw, sem suspenção desportiva e não achei nada desconfortável ; )

    Aliás o 520d do meu pai não tras suspensão desportiva, e quanto a mim concilia bem um reduzido rolamento em curva com um conforto que, só não é melhor devido aos famosos runflat...

    Contudo, entre o 520d e o e220 que experiementei, não achei assim uma diferença tão grande.

    Quanto a mim a fama do "desconforto" dos bmw vêm de quase toda a gente que compra um bm quer o pack desportivo, e o carro rentinho ao chão, e assim não há milagres ; )


    Cump.

    Comentário


      #3
      Até parece que tenho alguma coisa contra o AH... Mas não... Mas sendo um comparativo AH... Tenham muita atenção acerca do que lêem... Não são os jornalistas mais isentos do mundo estes senhores do AH...

      Se não, pensem o seguinte:
      - O restyling veio logo após o lançamento do Classe C e do A4, por isso, esta vitória assenta que nem uma luva, não dá para desconfiar!?!

      Comentário


        #4
        Aposto que foi um alemão que saiu vencedor.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
          Aposto que foi um alemão que saiu vencedor.
          É difícil não sair um alemão vencedor...

          ...já que o comparativo é feito entre 3 alemães

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por André Ver Post
            É difícil não sair um alemão vencedor...

            ...já que o comparativo é feito entre 3 alemães
            Acho que a ironia do comentário do André era bem evidente

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
              Acho que a ironia do comentário do André era bem evidente
              parecia evidente parecia

              Comentário


                #8
                Bom comparativo, para quem tinha duvidas sobre a supremacia do motor 20d em relação ao tão aguardado 2.0 tdi 170 CR elas acabam por desaparecer...talvez o ainda mais aguardado 2.0 tdi biturbo consiga!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EVO II Ver Post
                  Bom comparativo, para quem tinha duvidas sobre a supremacia do motor 20d em relação ao tão aguardado 2.0 tdi 170 CR elas acabam por desaparecer...talvez o ainda mais aguardado 2.0 tdi biturbo consiga!
                  E o que é que isto tem a ver com o assunto do tópico?

                  Gostava que não houvesse essa derivação, por um lado para que o tópico não perdesse o seu propósito e, principalmente, porque esse assunto já está mais que falado, pisado e repisado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                    E o que é que isto tem a ver com o assunto do tópico?

                    Gostava que não houvesse essa derivação, por um lado para que o tópico não perdesse o seu propósito e, principalmente, porque esse assunto já está mais que falado, pisado e repisado.
                    O q tem a ver para o assunto

                    O tópico refere o comparativo AH desta semana (que por acaso tenho aqui comigo), apenas refiro um dos pontos desse comparativo, sem criar qualquer tipo de celeumas!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                      Estive a ler o comparativo da revista, sendo as conclusões, no geral, aquilo que já esperava, daquilo que conheço dos carros.

                      Houve contudo algo que me deixou intrigado, pois o "antigo" BMW que eu conhecia ,nada tinha a ver com isto, pelo que gostaria de saber se o novo vem assim tão diferente.

                      Refiro-me ao conforto.

                      Li, na AH, o seguinte:

                      «A BMW não refere qualquer alteração na taragem das molas e dos amortecedores, mas a verdade é que na especificação que testámos (jantes de 17" e suspensão convencional) a 320d Touring estava consideravelmente mais confortável, chegando a ameaçar a supremacia da Mercedes neste campo e batendo a A4, mesmo quando seleccionamos o modo Confort (que tem o Audi Drive Select) da Audi».

                      «E isto sem sacrificar de forma sensível o prazer de condução ou a eficácia que se espera de um Série 3.»

                      Ressaltam-me duas dúvidas, que espero que a malta da redacção da AH que por aqui anda, me possa esclarecer.

                      1 - Parece-me, pelas fotos do ensaio, que a BMW vinha equipada com o pacote "Dynamic", que, entre outras coisas, tem suspensão desportiva. Estou engando? Não era esta versão? Ou será que se pode pedir este pacote sem vir com a suspensão desportiva, como acontece nos semelhantes da Audi e MB?

                      2 - Por acaso verificaram se os pneus deixaram de ser Run Flat? Pergunto isto, porque muitos dos actuais donos de 320d's quando trocam de pneus - colocando uns normais - reportam dramáticas melhorias no conforto do carro/carrinha. Será esta a razão de tamanha melhoria no conforto, que o jornalista notou na Série 3?

                      Aqui ficam as minha dúvidas, espero que alguém as possa esclarecer.
                      no coupe não tem mas na carrinha tem suspensão desportiva

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                        no coupe não tem mas na carrinha tem suspensão desportiva
                        Não entendo o que pretendes dizer. Não deves ter lido bem as minhas perguntas.

                        Que a carrinha pode ter suspensão desportiva como extra, já sei.

                        Que o pacote Dynamic engloba a suspensão desportiva, já sei.

                        O que não sei é se actualmente é possível pedir para o carro/carrinha vir equipado com o pacote Dynamic, deixando de fora a suspensão desportiva. Em 2006 (quando estive quase comprador de uma 320d) não era. Se pedissemos o pacote, tinhamos que "levar" com os extras todos, incluindo a suspensão, o que era chato, pois economicamente, o pacote compensava (e compensa) bastante.

                        Para terem uma ideia - em números redondos - actualmente o pacote dynamic custa 2330€. É composto por bancos desportivos; volante desportivo; jantes 17"; xénon+lava-faróis; kit de luzes e suspensão desportiva) extras que individualmente custariam 3200€. Sem a suspensão desportiva, custariam 2800€. Ou seja, se quisermos ter todos os extras do pacote, mas sem a susp. desportiva, ainda gastamos mais 500€!

                        Tenho esta dúvida porque, actualmente, na compra de uma A4, podemos optar pelo pacote Sport, que tem suspensão desportiva, mas se solicitarmos podemos pedir para vir com suspensão normal, beneficiando do preço do pacote para o restante equipamento.

                        No texto é dito que a configuração é com suspensão normal, mas as fotos da carrinha, levam-me a acreditar que a mesma é uma dynamic. Daí a minha 1.ª pergunta.

                        A 2.ª tem a ver com os pneus que podem fazer grande diferença.

                        Comentário


                          #13
                          bpacheco enquanto não chega ninguém capaz de responder as tuas questões, podias-me fazer o favor de postar os valores das acelerações e recuperações dos 3, bom como os consumos ?

                          Quem ficou à frente na pontuação ? e descontando o preço ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            bpacheco enquanto não chega ninguém capaz de responder as tuas questões, podias-me fazer o favor de postar os valores das acelerações e recuperações dos 3, bom como os consumos ?

                            Quem ficou à frente na pontuação ? e descontando o preço ?

                            Descontando o preço as três propostas acabariam empatadas, quem ficou á frente foi a E91.


                            acelerações
                            (0-50) (0-100) (0-400) (0-1000)

                            audi»»»3,4; 9,3 ; 16,7; 30,3

                            bmw»»»2,8; 8,4 ; 16; 29,4

                            mb»»» 3,1; 8,9 ; 16,4; 30


                            recuperações

                            (3ª 40-100 km/h ; 4ª 60-100 ; 5ª 80-120)


                            audi»»»7,6 s; 6,8 s; 9,2s

                            bmw»»»6,5 s; 4,9 s; 6,1s

                            mb»»» 7,2 s; 6,1 s; 7,9s


                            consumos

                            (80-100; 120-140; cidade; média ponderada)


                            audi»»» 4,2; 5,9; 8,6; 7,2

                            bmw»»» 4,3; 5,8; 8,4; 7,1

                            mb»»» 5,1; 6,2; 8,4; 7,3







                            ps: bmw equipada com cx.auto, as restantes equipam com cx.manual.
                            Editado pela última vez por EVOII; 13 November 2008, 21:02.

                            Comentário


                              #15
                              Quem saiu vencedor?
                              Pergunto isto porque na AF vem o mesmo comparativo mas com os motores 200cdi, 2.0tdi 143cv e 18d e o vencedor foi o bmw (para meu espanto) por uma diferença de pontos ainda considerável.
                              Incrível como um carro lançado há bastante mais tempo contínua a vencer os comparativos.

                              edit: Já vi que também foi o bmw o vencedor na AH.

                              Comentário


                                #16
                                O que eu digo confirma-se, este 2.0 tdi está muito aquem da concorrência directa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                  Estive a ler o comparativo da revista, sendo as conclusões, no geral, aquilo que já esperava, daquilo que conheço dos carros.

                                  Houve contudo algo que me deixou intrigado, pois o "antigo" BMW que eu conhecia ,nada tinha a ver com isto, pelo que gostaria de saber se o novo vem assim tão diferente.

                                  Refiro-me ao conforto.

                                  Li, na AH, o seguinte:

                                  «A BMW não refere qualquer alteração na taragem das molas e dos amortecedores, mas a verdade é que na especificação que testámos (jantes de 17" e suspensão convencional) a 320d Touring estava consideravelmente mais confortável, chegando a ameaçar a supremacia da Mercedes neste campo e batendo a A4, mesmo quando seleccionamos o modo Confort (que tem o Audi Drive Select) da Audi».

                                  «E isto sem sacrificar de forma sensível o prazer de condução ou a eficácia que se espera de um Série 3.»

                                  Ressaltam-me duas dúvidas, que espero que a malta da redacção da AH que por aqui anda, me possa esclarecer.

                                  1 - Parece-me, pelas fotos do ensaio, que a BMW vinha equipada com o pacote "Dynamic", que, entre outras coisas, tem suspensão desportiva. Estou engando? Não era esta versão? Ou será que se pode pedir este pacote sem vir com a suspensão desportiva, como acontece nos semelhantes da Audi e MB?

                                  2 - Por acaso verificaram se os pneus deixaram de ser Run Flat? Pergunto isto, porque muitos dos actuais donos de 320d's quando trocam de pneus - colocando uns normais - reportam dramáticas melhorias no conforto do carro/carrinha. Será esta a razão de tamanha melhoria no conforto, que o jornalista notou na Série 3?

                                  Aqui ficam as minha dúvidas, espero que alguém as possa esclarecer.

                                  1-não é possivel na encomenda alterar os componentes do pack dynamic, a unica possibilidade é realizar upgrade nas jantes ou a introdução do volante M, isto dentro dos limites do pack! (claro q podes "melhorar" o pack com o restante equipamento opcional)


                                  2-os pneus continuam a ser RFT, embora de 2ª geração desde meados do ano passado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Obrigado pelas respostas EVO II.

                                    Continua tudo como dantes, portanto.

                                    Resta saber, com certeza, as características do carro ensaiado, pois, como já disse, pela fotos parece ter os extras que compõem o pacote Dynanic (modelo das jantes, xénon, etc.).

                                    E não me admiro nada que a BMW, sabendo da penalização que estes têm no conforto, entregue carros sem RFT para os testes dos jornalistas. Estou muito curioso para saber se este vinha assim ou não.



                                    P.S.:Em que te baseaste para responder (não que duvide, é só para saber a fonte )?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                      Obrigado pelas respostas EVO II.

                                      Continua tudo como dantes, portanto.

                                      Resta saber, com certeza, as características do carro ensaiado, pois, como já disse, pela fotos parece ter os extras que compõem o pacote Dynanic (modelo das jantes, xénon, etc.).

                                      E não me admiro nada que a BMW, sabendo da penalização que estes têm no conforto, entregue carros sem RFT para os testes dos jornalistas. Estou muito curioso para saber se este vinha assim ou não.



                                      P.S.:Em que te baseaste para responder (não que duvide, é só para saber a fonte )?
                                      Possui um S1 lci com pack M com os dois tipos de RFT (notei melhoras no conforto com os de 2ª geração), actuamente tenho um outro bmw tb com susp.M e um outro carro do grupo com Rft.

                                      Quanto á situação dos packs do S3, estou dentro deles uma vez q equaciono dentro do proximo ano a compra de uma E91, inclusivé já tive a oportunidade de exprimentar este facelift em várias configurações na estrada, num evento realizado pela marca.



                                      ps: para além disto estou ligado profissionalmente a este ramo,e com ex colegas a trabalhar na marca o q dá para ter algum conhecimento geral sobre a mesma.
                                      Editado pela última vez por EVOII; 13 November 2008, 22:24.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E o que achaste desta nova versão?

                                        Experimentaste com e sem suspensão desportiva?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Este comparativo merecia um tópico por outros motivos.


                                          O BMW com caixa auto acelera melhor e consome menos.


                                          Este 20d é qualquer coisa...

                                          Comentário


                                            #22
                                            estive a ler ontem o comparativo, e de facto o 20d está imparável.
                                            No entanto a minha escolha sera o A4, está soberbo e aquelas JLL 18" ficam a matar (e eu nem gosto muito de jantes enormes).

                                            No entanto é interessante como o o 20d com cx automática tem melhores prestações e acima de tudo, menores consumos que a concorrência.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pacheco, o carro do teste não tem suspensão desportiva, basta ver a altura do mesmo nas fotos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O BMW não tem o pacote dynamic, mas sim um pacote conforto, mas que nada afecta a dinâmica.

                                                Os pneus são RFT, mas da Continental.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                                  Este comparativo merecia um tópico por outros motivos.


                                                  O BMW com caixa auto acelera melhor e consome menos.


                                                  Este 20d é qualquer coisa...
                                                  Parece que sim.

                                                  O 2.0TDi 170cv está aquém do esperado, o C220CDi também me desiludiu.

                                                  Se bem que no dia-a-dia o C até deve ter o motor mais agradável visto ser um 2.2 e visto ter mais 50nm de binário.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quando fui ver o A4 achei o motor com 170cv com pouco binário, o de 143cv tem 320 e o de 170cv tem 355, acho pouca a diferença, sei que andam ai motores com 115cv e com 290 de binário, ou seja não há aqui uma relação percentual, o que torna o A4 algo lento nas recuperações.

                                                    Contudo gostei muito do resto, muito bem construido e com materiais muito bons e com espaço que é mais do que suficiente, pelo menos eu não senti falta de espaço e tenho 1.90 de altura.

                                                    Para mim seria uma opção muito forte, pena é o motor não acompanhar o resto, para um motor com bastante equilibrado teriamos de ir para o 2.7 o que já começa a pesar na carteira só de impostos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                                      Quando fui ver o A4 achei o motor com 170cv com pouco binário, o de 143cv tem 320 e o de 170cv tem 355, acho pouca a diferença, sei que andam ai motores com 115cv e com 290 de binário, ou seja não há aqui uma relação percentual, o que torna o A4 algo lento nas recuperações.

                                                      Contudo gostei muito do resto, muito bem construido e com materiais muito bons e com espaço que é mais do que suficiente, pelo menos eu não senti falta de espaço e tenho 1.90 de altura.

                                                      Para mim seria uma opção muito forte, pena é o motor não acompanhar o resto, para um motor com bastante equilibrado teriamos de ir para o 2.7 o que já começa a pesar na carteira só de impostos.
                                                      Não me parece que 355nm seja um valor baixo. Acho que está dentro da média, o 20d tem 350nm e toda a gente sabe as boas prestações do motor (mesmo com cx manual).

                                                      Se tivesse de escolher entre o trio o 320d seria a minha última escolha, ficaria indeciso com o MB e Audi, mas no final tvz fosse para o Audi.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                                        Quando fui ver o A4 achei o motor com 170cv com pouco binário, o de 143cv tem 320 e o de 170cv tem 355, acho pouca a diferença, sei que andam ai motores com 115cv e com 290 de binário, ou seja não há aqui uma relação percentual, o que torna o A4 algo lento nas recuperações.

                                                        Contudo gostei muito do resto, muito bem construido e com materiais muito bons e com espaço que é mais do que suficiente, pelo menos eu não senti falta de espaço e tenho 1.90 de altura.

                                                        Para mim seria uma opção muito forte, pena é o motor não acompanhar o resto, para um motor com bastante equilibrado teriamos de ir para o 2.7 o que já começa a pesar na carteira só de impostos.
                                                        A relação entre binário deve ser estabelecida com a cilindrada, mais do que com a potência.

                                                        Para um 2 litros os 350 de binário são creio o máximo que se faz (com excepção dos biturbos como o 123d).

                                                        Nos 2.2 já termos os mercedes e toyota/Lexus com 400 de binário máximo.

                                                        O que eventualmente acontecerá é mais a forma com o binário está distribuido, não ser tão linear como desejavel.

                                                        Eu conduzi um Q5 com este motor e os seus quase 1.800 kg eram transportados com toda a facilidade. É certo que neste caso as mudanças são mais curtas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          A relação entre binário deve ser estabelecida com a cilindrada, mais do que com a potência.

                                                          Para um 2 litros os 350 de binário são creio o máximo que se faz (com excepção dos biturbos como o 123d).

                                                          Nos 2.2 já termos os mercedes e toyota/Lexus com 400 de binário máximo.

                                                          O que eventualmente acontecerá é mais a forma com o binário está distribuido, não ser tão linear como desejavel.

                                                          Eu conduzi um Q5 com este motor e os seus quase 1.800 kg eram transportados com toda a facilidade. É certo que neste caso as mudanças são mais curtas.
                                                          O Mazda 6 "antigo" 2.0 MZR-CD de 143cv tem 360nm

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            O BMW não tem o pacote dynamic, mas sim um pacote conforto, mas que nada afecta a dinâmica.

                                                            Os pneus são RFT, mas da Continental.

                                                            Obrigado pelos esclarecimentos. Todavia deve ter mesmo havido qualquer alteração pois lembro-me que mesmo com suspensão normal a 320d era bastante seca. Notava-se diferença para a com suspensão desportiva, mas não era tão grande assim.

                                                            Resta pois saber se os novos modelos, mas equipados com a suspensão desportiva, também vêm melhores no campo do conforto.

                                                            Mas o facto dos jornalistas da AH terem gostado da carinha neste aspecto, é um excelente sinal, especialmente se a mesma vinha com RFT, pois colocando uns pneus normais, ainda vai permitir um maior incremento no conforto, sem prejudicar a dinâmica, ficando aí, de certeza, melhor que o MB testado (versão avantgarde).

                                                            BMW (provavelmente) melhor que MB em conforto... quem diria???
                                                            Editado pela última vez por BPacheco; 14 November 2008, 12:00.

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