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Vendas de Outubro - Mercado português cada vez mais afrancesado

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    Vendas de Outubro - Mercado português cada vez mais afrancesado

    Para quem gosta de números e de analisar o mercado:

    Tirando França por razões óbvias, Portugal é o país onde as marcas francesas têm maior cota de mercado.

    Subidas
    • SEAT +22,1%
    • Audi +41,2%
    • Nissan +34,4%



    Descidas
    • Opel -43,6%
    • Honda -32,9%
    • Toyota -20,1%


    1. Renault 1.576
    2. Citroën 1.264
    3. Peugeot 1.247
    4. VW 1.175
    5. Opel 986
    6. SEAT 970
    7. Ford 965
    8. BMW 742
    9. Audi 710
    10. Toyota 669
    11. Fiat 649
    12. Mercedes 616
    13. Nissan 395
    14. Mazda 376
    15. Honda 340
    16. Smart 319
    17. Chevrolet 242
    18. Skoda 222
    19. Kia 219
    20. Hyundai 205
    21. Mitsubishi 152
    22. Alfa Romeo 113
    23. MINI 112
    24. Volvo 105
    25. Lancia 78

    RANKING MARCAS OCTUBRE (comerciales ligeros)
    1. Renault 615
    2. Opel 516
    3. Citroén 508
    4. Peugeot 506
    5. Toyota 448
    6. Fiat 369
    7. Ford 371
    8. Mercedes 289
    9. VW 284
    10. Mitsubishi 181
    11. IVECO 118
    12. Nissan 102
    13. SEAT 45
    14. Isuzu 45
    15. Mazda 39
    16. Jeep 39
    17. Hyundai 15
    18. Land Rover 15
    19. Kia 10
    20. Suzuki 6

    #2
    Os dados são mais interessantes quando se mostram os acumulados ao longo do ano.

    Esses dados estatísticos a comparar Outubro de 2007 com o de 2008, acho que quase não servem para nada.

    Para o resto consultem o site da autoinforma.

    Comentário


      #3
      Estranho...

      Os carros alemães vencem todos os comparativos e os franceses é que vendem mais?

      Não haverá aqui motivos de reflecção para os jornalistas?

      Talvez os critérios da "dinâmica" não sejam assim tão importantes para os portugueses comparativamente por exemplo ao "conforto"?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
        Estranho...

        Os carros alemães vencem todos os comparativos e os franceses é que vendem mais?

        Não haverá aqui motivos de reflecção para os jornalistas?

        Talvez os critérios da "dinâmica" não sejam assim tão importantes para os portugueses comparativamente por exemplo ao "conforto"?
        O que é que uma coisa tem a ver com outra?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
          Estranho...

          Os carros alemães vencem todos os comparativos e os franceses é que vendem mais?

          Não haverá aqui motivos de reflecção para os jornalistas?

          Talvez os critérios da "dinâmica" não sejam assim tão importantes para os portugueses comparativamente por exemplo ao "conforto"?
          Fazer mais comparativos como por ex. Kangoo vs Berlingo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por WH Ver Post
            Fazer mais comparativos como por ex. Kangoo vs Berlingo
            Surpreende-me, de facto, as três francesas a bloquear o pódio às rivais. Alguma vez isto aconteceu em Portugal antes?

            Eu concordo. Em vez de fazer, uma vez por mês, um comparativo BMW S3 ...d / Audi A4 TDI / Mercedes Classe C CDI, o que a imprensa era suposto fazer (ao invés de ir ao encontro das necessidades de promoção das marcas que mais contribuem para as vendas da publicação), era organizar comparativos realmente representativos das necessidades da maior fatia do mercado, ou então, organizar comparativos com propostas geralmente negligenciadas pela imprensa mas que costumem constar das opções dos consumidores.
            Nunca vi, por exemplo, um comparativo com a recente Dacia. Não seria má ideia confrontar, por exemplo, o Sandero com uma versão mais despida do Skoda Fabia ou do Chevrolet Aveo ou do próprio Clio...

            Comentário


              #7
              A falta ou não de qualidade não tem nada a ver com as vendas.
              Se as marcas francesas oferecerem melhores condições de venda (preço, manutenção, etc...) para as empresas, do que as alemãs ( e acima de tudo mais soluções ), é natural que vendam mais. Não esquecer que grande parte do mercado nacional é constituído por frotas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por brancevil7 Ver Post
                1. Renault 1.576
                2. Citroën 1.264
                3. Peugeot 1.247
                PSA em 2º? Mas que marca nojenta...

                Eu cá em Outubro tambem fiz a minha estatistica...vendi o meu Toyota Auris de 2008 e comprei um Peugeot de 2008.
                Mas sendo honesto, numeros de vendas (popularidade) nao me dizem muito. Se fosse de fiabilidade ou satisfação de ownership era outra historia.
                Editado pela última vez por beowulf; 14 November 2008, 02:54.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                  Estranho...

                  Os carros alemães vencem todos os comparativos e os franceses é que vendem mais?

                  Não haverá aqui motivos de reflecção para os jornalistas?

                  Talvez os critérios da "dinâmica" não sejam assim tão importantes para os portugueses comparativamente por exemplo ao "conforto"?

                  Frotas...

                  Comentário


                    #10
                    Quando o dinheiro fica escasso, as pessoas optam por baixar as exigencias de qualidade dos produtos que compram, sendo o valor custo o mais importante.

                    Comentário


                      #11
                      A ferrari por nao estar no topo das vendas quer dizer que e' ma'?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        A ferrari por nao estar no topo das vendas quer dizer que e' ma'?
                        Antes pelo contrario. Por isso é que não lá está.

                        Se tivesse no topo das vendas é que era muito preocupante, alguma coisa de muito errado se passava

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                          Estranho...

                          Os carros alemães vencem todos os comparativos e os franceses é que vendem mais?

                          Não haverá aqui motivos de reflecção para os jornalistas?

                          Talvez os critérios da "dinâmica" não sejam assim tão importantes para os portugueses comparativamente por exemplo ao "conforto"?
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          O que é que uma coisa tem a ver com outra?
                          Por acaso achei uma intervenção pertinente.
                          Talvez para o público português, visto que os tempos estão a mudar e avizinham-se difíceis, talvez a imprensa tenha que mudar também e ir ao encontro do que o público procura.

                          Comentário


                            #14
                            Em minha opinião, era curioso saber a parcela desses valores que correspondem a frotas.

                            Talvez desse para ter uma ideia mais concreta das preferências do consumidor particular português

                            Comentário


                              #15
                              Tem a tabela de comerciais ligeiros em baixo.

                              Comentário


                                #16
                                Falo de outras frotas:P

                                Carros para empresas de aluguer
                                Carros de empresa, etc...

                                Só para terem uma ideia.
                                60%-70% das vendas do segmento D a nivel europeu correspondem a carros de empresa

                                Comentário


                                  #17
                                  Existem três interpretações a tirar deste comparativo:
                                  1º Grupo PSA domina em Portugal
                                  2º Opel caiu de 2º para 5º
                                  3º Toda a gente na imprensa especializada e nos fóruns diz que o que é alemão é que é bom e depois vemos que o consumidor é mais esperto do que se julga e compra independentemente dos conselhos dos "petrolhead"... Compra mal ou bem? O povo é que manda...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não me parece que seja uma questão de qualidade (não é que as marcas francesas não a tenham) é uma questão de dinheiro.

                                    Os nossos rendimentos médios não permitem que sejam outras marcas a liderar o mercado. As marcas francesas simplesmente estão mais vocacionadas para o nosso perfil de compradores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Citroen em segundo? wow! well done!

                                      O que eu penso é que as marcas francesas têm a melhor relação preço/qualidade/valor mercado. Quer seja para particulares quer seja para frotas, nestes tempos de crise o prestígio fica para segundo plano e somos mais racionais....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                        Estranho...

                                        Os carros alemães vencem todos os comparativos e os franceses é que vendem mais?

                                        Não haverá aqui motivos de reflecção para os jornalistas?

                                        Talvez os critérios da "dinâmica" não sejam assim tão importantes para os portugueses comparativamente por exemplo ao "conforto"?
                                        Será que ninguem se estará a lembrar das campanhas, descontos ou créditos que é normal serem feitos em força pelas marcas francesas?

                                        É que isto sim, numa época de crise, tem imenso peso! Principalmente no nosso país, com o preço a que estão os automoveis.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso é o resultado da imprensa nacional, cada vez que há comparativos há um modelo francês, é uma tendência natural pois as pessoas compram aquilo que pensam saber pelo que vêm nas revistas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            Quando o dinheiro fica escasso, as pessoas optam por baixar as exigencias de qualidade dos produtos que compram, sendo o valor custo o mais importante.
                                            para mim é esta a simples explicação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Oktober Ver Post

                                              Eu concordo. Em vez de fazer, uma vez por mês, um comparativo BMW S3 ...d / Audi A4 TDI / Mercedes Classe C CDI, o que a imprensa era suposto fazer (ao invés de ir ao encontro das necessidades de promoção das marcas que mais contribuem para as vendas da publicação), era organizar comparativos realmente representativos das necessidades da maior fatia do mercado, ou então, organizar comparativos com propostas geralmente negligenciadas pela imprensa mas que costumem constar das opções dos consumidores.
                                              Nunca vi, por exemplo, um comparativo com a recente Dacia. Não seria má ideia confrontar, por exemplo, o Sandero com uma versão mais despida do Skoda Fabia ou do Chevrolet Aveo ou do próprio Clio...
                                              Eu não concordo, escrevi aquilo em tom irónico.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                A falta ou não de qualidade não tem nada a ver com as vendas.
                                                Se as marcas francesas oferecerem melhores condições de venda (preço, manutenção, etc...) para as empresas, do que as alemãs ( e acima de tudo mais soluções ), é natural que vendam mais. Não esquecer que grande parte do mercado nacional é constituído por frotas.
                                                Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                                Frotas...
                                                Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                Falo de outras frotas:P

                                                Carros para empresas de aluguer
                                                Carros de empresa, etc...

                                                Só para terem uma ideia.
                                                60%-70% das vendas do segmento D a nivel europeu correspondem a carros de empresa
                                                Originalmente Colocado por marcofs Ver Post
                                                Não me parece que seja uma questão de qualidade (não é que as marcas francesas não a tenham) é uma questão de dinheiro.

                                                Os nossos rendimentos médios não permitem que sejam outras marcas a liderar o mercado. As marcas francesas simplesmente estão mais vocacionadas para o nosso perfil de compradores.
                                                Acho que está tudo dito.

                                                Quanto a mim, o mercado espelha a conjugação de duas realidades: frotas + baixo poder de compra (que acredito que se irá tornar ainda mais evidente com as dificuldades de acesso ao crédito... e com a reformulação do ISV).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Logicamente que se vivessemos todos bem apareceriam no topo a Mercedes, BMW, Audi, Lexus, Jaguar e por aí.
                                                  Hoje quem contribui para as vendas são em grande parte as empresas através das frotas e por isso esses resultados são normais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os utilitários sempre foram os que venderam mais, bem como os pequenos familiares.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      alguém sabe quais as versões e modelos mais vendidos?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas as marcas francesas sao mais baratas? Desde quando? O Golf está maias barato do que nunca a Opel e a Ford têm campanhas ainda mais apelativas que as francesas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por brancevil7 Ver Post
                                                          Mas as marcas francesas sao mais baratas? Desde quando? O Golf está maias barato do que nunca a Opel e a Ford têm campanhas ainda mais apelativas que as francesas.

                                                          Mais uma razão para dar mérito às qualidades da renault e psa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                            A ferrari por nao estar no topo das vendas quer dizer que e' ma'?
                                                            tu estás a ser ironico ou és apenas pouco inteligente? desde quando se pode comparar directamente as vendas da ferrari e das marcas generalistas. so devem ter em comum as quatro rodas.
                                                            Editado pela última vez por brancevil7; 14 November 2008, 14:36.

                                                            Comentário

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