Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um dos melhores Automóveis de sempre?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Um dos melhores Automóveis de sempre?

    Depois da interessante discussão do outro dia sobre a Mercedes e as outras marcas, venho colocar a seguinte questão: será o W124 o melhor carro produzido pela Mercedes (e concomitantemente um dos melhores automóveis alguma vez produzidos)? E porquê? Porque o W124, lançado em 1985 esteve em produção até 1996 (1997 o coupé), ou seja 11 anos, o que não sendo muito tempo para a Mercedes, era muito tempo no inicio dos anos 90. Com quatro carroçarias, a berlina, o sedan, o coupé e o cabriolet e uma gama de motores que me parece única. Que outro modelo na história do Automóvel teve potencias entre os 72 e os 511 cavalos com a mesma plataforma? Foi também o primeiro Diesel de série a passar a barreira dos 200 Km/h (o 300 turbo de 143 cavalos) e os motores de 4, 5 e 6 cilindros a diesel (entre 72 cavalos no 200 e os 177 no 300 turbo de 24 valvulas) são dos mas fiáveis alguma vez produzidos. Foi alvo de uma parceria com a Porsche (lembro que a porsche só colaborou com a volksvagen no 914 e com a audi na Rs2, para além desta com a Mercedes) que deu origem ao caro e raro E 500 Porsche. Para além da porsche teve preparações AMG (V12 de 6 litros e 386 cavalos) e dos rapazes da Brabus com o E730 de 511 cavalos – notável para um modelo que, ao contrário do W123, não entrava em competições. A marca disponibilizava o sistema 4-matic na berlina e na carrinha (que podia ter 7 lugares). Disponibilizava ainda uma suspensão hidro pneumática e controle de tracção. A versão americana dispunha já em 87 de bancos eléctricos, tecto de abrir eléctrico, tempomat, antena eléctrica, ar condicionado automático, cortina eléctrica no vidro traseiro, retrovisor do passageiro eléctrico, alarme, fecho centralizado, Abs, Airbag do condutor, luz de cortesia nas palas e sobre o banco traseiro, direcção assistida e sei lá mais o quê… As jantes de liga de 15 polegadas são das mais bonitas e elegantes alguma vez desenhadas. A suspensão é irrepreensível; o carro é muito confortável e curva rápido. É preciso dizer mais? Ah, fazia muitos quilómetros, tinha uma qualidade de construção que o modelo seguinte já não teve e a manutenção é barata. Além disso, o cabrio é um dos mais elegantes que conheço, com um desenho absolutamente intemporal. Há muitos 200 a circular como táxis? Há, e depois? Se há taxistas que tiveram Cdi’ s e voltaram ao W124 depois de rebentarem os motores, isto quer dizer muito…
    Editado pela última vez por acupido; 20 November 2008, 17:19.

    #2
    Excelente resumo cheio de informação interessante.

    Tópicos enriquecedores como este são preciosos

    Em minha opinião sim ! o W124 foi mesmo um dos melhores automóveis de sempre e de alguma forma o apogeu da era mais mecânica e menos electrónica da mercedes (espero não estar a dizer nenhum disparate ).

    Ainda na década de 80, tive a sorte de trazer um w124 300d de 6 cilindros e 109 cv desde Alicante até Lisboa e apesar de ainda ser um condutor não muito experiente e estar naquela fase que gostava era de carros desportivos, percebi que era um carro muito especial.

    A imagem que tenho é de tudo funcionar com enorme rigor e qualidade.

    Comentário


      #3
      Excelente tópico com uma excelente abertura (espero que não "descambe" com posts diotas a defender "o meu carro/marca é que é")...

      Sinceramente, não fazia ideia de que o W124 tinha um historial tão rico, pelo que me fui informar um pouco melhor e confesso que fiquei surpreendido pela positiva. Deixo aqui mais alguma informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_W124

      Comentário


        #4
        Já sabia que o carro tem 1 grande historial de fiabilidade, ñ é por nada que apesar de o carro já ter os valentes anos que tem que aí anda por aí hj em dia em grande forma(apesar de já mtos desgastados - os táxis).


        Agora ñ sabia que para a época já era tão evoluído e que teve tanto tempo na linha de produção, é bom aprender sp 1 melhor o historial das coisas.

        Comentário


          #5
          Pois é. Eu tenho uma relação um pouco estranha com este carro. Tenho um 300 turbo de 87 com quase todos os extras e quase 320.000 Km' s. Até há dois anos atrás não me imaginava a andar a diesel, muito menos num mercedes ainda por cima com caixa automática. Andava com uma 850 T5 (que ainda tenho, belo carro) e as idas à bomba davam-me cabo do orçamento. Pensei em comprar um utilitário a gasóleo e um amigo sugeriu-me que comprasse um 190. Fiável e barato, não anda, mas não faz mal...
          Ainda vi alguns, mas muito maltratados e um dia vi o 300 à venda. Só tinha conduzido um carro de caixa automática há perto de 20 anos (do pai da minha ex) e não quis arriscar no test drive. Fui ao lado e um amigo a conduzir. Foi entrar na autoestrada, levar o carro aos 180 e voltar para fechar o negócio. A partir daí fui gostando cada vez mais do carro. O pai do meu amigo que me sugeriu um mercedes já comprou um 300 aspirado de 94 e ele próprio comprou um 210 E300 (ganda motor, caramba).

          Comentário


            #6
            Acupido:

            Excelente tópico! De facto, já tinha chegado á conclusão que, entre os Mercedes, será de facto um dos melhores automóveis contruídos por eles. É robusto, excelentemente contruído e utiliza só materiais de topo, quer interior, quer exteriormente.

            Só 2 recomendações: p.f. escreve no tipo de letra e com o espaçamento que costumamos todos usar pois a que usas-te (pelo menos a mim...)dificultou-me a leitura, e põe umas fotos.

            Cumprimentos

            Comentário


              #7


              foto de um E500...

              Comentário


                #8
                Concordo. Penso que foi esta época e este modelo que deu À Mercedes a reputação de fiabilidade e de carros over-engineered.

                Lá em casa há uma W124TE de '91 (a carrinha para quem não conhece as siglas), a gasolina, com uns 350.000km, que ainda não deu chatices relevantes e é um carro para todo o trabalho. Também há um 190 2.5Turbo mas esse é mais piegas... e o W211 nem se fala.

                Já na altura tinha uma coisa que ainda não se vê em quase lado nenhum: é só encostar a tampa da mala e o carro puxa-a e tranca-a sozinho.
                E a minha tem pouco equipamento.

                Para quem tem dúvidas, deixo um vídeo de um exemplar em tudo igual ao meu (excepto motor e caixa). Acho que só vi maltratarem tanto uma Hilux no topgear, com os resultados que vão ver.


                Fifth Gear W124 TEST - É bárbaro mas diz muita coisa.
                http://www.youtube.com/watch?v=-bIV_hHPAFQ - Parte 1
                http://www.youtube.com/watch?v=tRKhKKdXIl4 - Parte 2
                http://www.youtube.com/watch?v=dn19Q...eature=related - Parte 3
                http://www.youtube.com/watch?v=kTedy...eature=related -Parte 4
                Editado pela última vez por mrmike; 20 November 2008, 17:28.

                Comentário


                  #9


                  a radiografia...

                  Comentário


                    #10



                    um Brabus

                    Comentário


                      #11
                      Embora seja da opinião q o w123 e w115 possam estar à frente acho de facto um modelo muito interessante.

                      Importa realçar, que no nosso país não nos podemos aperceber da real versatilidade deste modelo visto que a esmagadora maioria das unidades que por cá circulam são 200D importados, com pouquissimo equipamento.

                      Comentário


                        #12
                        o W123 é o meu mb preferido. o W124 tambem gosto imenso, mas o 1º ainda consegue ser melhor.

                        Comentário


                          #13
                          Ai aquele E500

                          Comentário


                            #14
                            Como o 500 E é o menino dos meus olhos, consigo (de forma passional, claro, porque racionalmente é impossivel dizer algo assim) dizer que o W 124 é o carro mais bonito e melhor do mundo eh eh!!

                            Comentário


                              #15
                              tenho um 300E 24 que apesar dos problemas e desilusões que me deu, mantenho a opinião que é de facto um dos melhores carros de sempre.
                              O meu tem 320.000 kms e não parece não ter mais de 20.000! interiores em muito bom estado, quase sem desgaste vísivel!
                              A forma soberana como despreza o estado do piso é algo que só experimentando se entende. Sem ruídos, sem queixumes num conforto tipicamente germânico.
                              O meu conta com alguns extras interessantes para um carro de '91: cortina electrica, bancos electricos e ortopédicos, suspensão traseira auto-nivelante...

                              Um carro pensado, desenhado e construído numa era em que a Mercedes era liderada por engenheiros! Algo que se nota ainda hoje nos carros dessa era.

                              Comentário


                                #16
                                Para mim, o melhor Mercedes de SEMPRE, é o W140.

                                http://uk.youtube.com/watch?v=C5dw2m...eature=related (TOP GEAR)
                                Editado pela última vez por AutoFan; 20 November 2008, 21:12.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, o 124 foi criado numa altura em que a Mercedes nada poupava nos carros para que eles fossem duráveis e fiáveis.

                                  Sei bem o que o ruymoreira diz: o 500 E é MUITO confortável, barulhos simplesmente não existem (o meu tem apenas 131 000 Kms), o interior está como se saisse do stand (nem os pedais apresentam o minimo de desgaste) e a sua condução apenas nos faz pensar que estamos a guiar um carro novo e actual.

                                  De equipamento mais especifico, o meu tem controlo de tracção electrónico (como os sistemas actuais), bancos Reccaro atrás e à frente (exclusivos dos 500, que é um modelo de apenas 4 lugares) em pele de qualidade muito superior à do meu BMW 730d, bancos aquecidos e totalmente eléctricos, cortina traseira eléctrica, alarme de origem, volante de regulação eléctrica, luzes de cortesia nas portas, luzes de leitura extra nos pilares traseiros e rádio Becker com sistema de amplificador na mala, leitor de 10 CD's na mala e colunas Bose (sistema magnifico), tudo de fábrica. Este sistema de som em 92 é muito invulgar. Além destes equipamentos tenho os básicos como ar condicionado, air-bags ou ABS.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho de concordar que é uma das melhores séries de sempre da Mercedes e, como tal, da história do automóvel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      Não conheço assim tão fundo os modelos que estão em discussão, mas se tivesse que dar uma opinião em termos de fiabilidade e qualidade de construção mencionaria antes deste W124 o 300D.

                                      http://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_300D

                                      Claro que o W124 por ter nascido 12 anos depois trazia já muita tecnologia e equipamento extraordinário como já foi referido, mas em termos de durabilidade e fiabilidade, não foi este melhor ?

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        O melhor em termos de fiabilidade foi o motor 2000cc, seja no W201 seja no W124.
                                        Eu conheço pouco este motor, mas com mecânicos que falo é unánime esta opinião.
                                        No fim foram todos motores de enormes qualidades.
                                        Eu além disso realço a qualidade de construção e de materiais. À medida que vou entrando em carros novos é que me vou apercebendo da qualidade brutal que a Mercedes pôs nestes carros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tenho uma w210 300 turbo diesel, e com muitos kilométros, é um carro espétacular, apenas um problema bebe mais do que eu. Tenho um amigo que fica encantado com o roncar daquele motor, isto sim é um motor digno...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Concordo que é quanto a mim a maior referência de sempre no que diz respeito a fiabilidade/mecánica simples e duradoura!

                                            um icone intemporal

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                              Concordo que é quanto a mim a maior referência de sempre no que diz respeito a fiabilidade/mecánica simples e duradoura!

                                              um icone intemporal
                                              Ao contrário do q se costuma dizer.
                                              N é nada simples a mecânica destes carros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não me importava nada de ter um!!!








                                                www.luxurytoys.blogspot.com

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quando alguém fala em qualidade de construção é este o primeiro carro que me vem à cabeça. Simplesmente fabuloso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                    O melhor em termos de fiabilidade foi o motor 2000cc, seja no W201 seja no W124.
                                                    Eu conheço pouco este motor, mas com mecânicos que falo é unánime esta opinião.
                                                    No fim foram todos motores de enormes qualidades.
                                                    Eu além disso realço a qualidade de construção e de materiais. À medida que vou entrando em carros novos é que me vou apercebendo da qualidade brutal que a Mercedes pôs nestes carros.
                                                    Será que esses mecânicos tiveram muito contacto com o 6 cilindros do 300 ?

                                                    é que por cá nomeadamente em taxis são os 200d que predominam, sobre esses já ouvi dizer que são ligeiramente menos fiáveis do que o 190d porque apesar do motor ser o mesmo, transporta uma carroçaria mais pesada. Mas estou convencido que o 250d de 5 cilindros e principalmente o 300d de 6 deve ser tão ou mais fiável (até porque se transportam com mais facilidade).

                                                    Em taxi o normal é estes carros (o 200d) fazerem 700/800 mil km antes de serem reparados a primeira vez, depois se a reparação for boa, podem fazer quase outro tanto.

                                                    Há casos de um ou outro que fez 1 milhão antes da primeira reparação.

                                                    É comunmente aceite que são dos carros mais fiáveis que funcionam como taxis (os 200d e os 190d) o que mais se aproxima com km parecidas é o nissan/datsun bluebird 2.0 diesel, sendo que neste caso, apesar do excelente motor, o resto do carro não aguenta tão bem.

                                                    P.S.: Estas conclusões resultam de umas boas dezenas de conversas com taxistas de Lisboa e Porto e apesar de um ou outro desvio, há alguma unânimidade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por topinhas Ver Post
                                                      Sim, o 124 foi criado numa altura em que a Mercedes nada poupava nos carros para que eles fossem duráveis e fiáveis.

                                                      Sei bem o que o ruymoreira diz: o 500 E é MUITO confortável, barulhos simplesmente não existem (o meu tem apenas 131 000 Kms), o interior está como se saisse do stand (nem os pedais apresentam o minimo de desgaste) e a sua condução apenas nos faz pensar que estamos a guiar um carro novo e actual.

                                                      De equipamento mais especifico, o meu tem controlo de tracção electrónico (como os sistemas actuais), bancos Reccaro atrás e à frente (exclusivos dos 500, que é um modelo de apenas 4 lugares) em pele de qualidade muito superior à do meu BMW 730d, bancos aquecidos e totalmente eléctricos, cortina traseira eléctrica, alarme de origem, volante de regulação eléctrica, luzes de cortesia nas portas, luzes de leitura extra nos pilares traseiros e rádio Becker com sistema de amplificador na mala, leitor de 10 CD's na mala e colunas Bose (sistema magnifico), tudo de fábrica. Este sistema de som em 92 é muito invulgar. Além destes equipamentos tenho os básicos como ar condicionado, air-bags ou ABS.
                                                      De facto o 500 é um caso à parte....mas (julgo) o construtor era a Porsche!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                        De facto o 500 é um caso à parte....mas (julgo) o construtor era a Porsche!
                                                        Sim, era construido na Porsche na linha de montagem do 959, que tinha sido "descontinuado".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sem qualquer duvida, é um dos melhores carros de sempre da Mercedes, que tem um historial de carros intemporais invejável...

                                                          O problema, em Portugal, é que todo o taxista e todo o pimba deste pais tem ou quer ter um... É um preconceito, talvez...

                                                          Uma duvida... na wikipedia vem referido que é o antecessor do Classe E, mas pensava que era do C... Estou enganado, ou a wikipedia...

                                                          Se for verdade retiro o que disse, o 190 ou W201 é que é o preferido doas classes anteriormente referidas...
                                                          Editado pela última vez por MadRacer; 21 November 2008, 13:02.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                                            Sem qualquer duvida, é um dos melhores carros de sempre da Mercedes, que tem um historial de carros intemporais invejável...

                                                            O problema, em Portugal, é que todo o taxista e todo o pimba deste pais tem ou quer ter um... É um preconceito, talvez...

                                                            Uma duvida... na wikipedia vem referido que é o antecessor do Classe E, mas pensava que era do C... Estou enganado, ou a wikipedia...

                                                            Se for verdade retiro o que disse, o 190 ou W201 é que é o preferido doas classes anteriormente referidas...
                                                            Este modelo é o classe E, mas só a partir de 1993 é que passou a ter a designação E antes da motorização, já que antes o E era significado de injecção ou seja, motor a gasolina.

                                                            O 190 é o precursor da classe C, que apareceu em 1993.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X