Titulo estranho não é?
Tive a oportunidade de nos últimos dias ter trocado de carro por uns kms, dando uma voltinha num 11 turbo dos primeiros, e deixando o seu dono experimentar o Passat.
Foi óptimo poder recordar durante uns poucos kms aquele motor pré-histórico, e mesmo assim tão "engraçado", da renault.
Decidi por isso deixar apenas aqui umas linhas sobre esta experiência, porque a achei engraçada e para incentivar outros users, a deixarem aqui as suas experiências quando conduzem carros já "experientes".
O 11 foi um carro que os users da minha idade, viram e muitos andarm durante a sua infância e adolescência. Este em especial, era um carro que estava associado a aceleras, embora para os parâmetros de hoje, 105 cv (se não me engano), são curtos.
Interior. Os renaults da altura, na minha opinião, tinham interiores frageis mas bastante interessantes ergonomicamente falando. Aquele até traz um CB (avariado) e o volante exclusivo. Os bancos são formidáveis, o que desde sempre a renault me tem habituado. Os comando ainda hoje me parecem razoavelmente "à mão", para uma pessoa com a minha constituição. Os botões dos VE estão numa melhor posição, do que muitos dos carros actuais, e o espaço como é normal em carros menos recentes , parece sempre maior.
Estética. A estética é tipica do principio dos anos 80, pessoalmente prefiro a do final da mesma década e principio dos 90. Mas o q consta dos canones está lá, aileron, jantes, farois de nevoeiro...
Condução. A direcção é muito agradável, muito por culpa do volante. Transmite bem o q se passa. É um carro que comparado com os actuais nos deixa sentir muito mais. Muito por culpa do tamanho dos pneus, é um carro bastante confortavel. Tive a oportunidade de brincar com ele um pouco, e o comportamento é muito progressivo, e divertido de explorar, esta sensação de progressividade parace-me que se perdeu, muito devido a cada vez maiores quantidades de borracha. O carro adorna muito, mas transmite alguma segurança (já o merc fazia a mesma coisa), vai dando avisos de que estamos a abusar. A caixa é manteiga como era habitual nos renaults da época.
Motor. Giro! Embora seja um motor com conceitos muito desactualizados, mesmo na época já era apenas aceitável, não deixa de ser engraçado. O baixo peso, ajuda-o a acelerações fulgurantes. A impressão de velocidade, é também muito ajudada pela menor filtragem relativamente aos carros recentes. Mas é engraçado carregar no acelerador, esperar, e lá vamos nós... Patinar rodas é quase normal, e ficar viciado em olhar para o manómetro também.
Mas o engraçado, é que o Passat ía sempre atrás de mim, e alcançava-me quase sempre sem dificuldades, nas curvas então, no Passat a sensação era de invulnerabilidade.
Fica apenas o registo de que o que há mais de 20 anos era um desportivo, hoje seria apenas um familiar rápido devido à relação kg/cv.
Mas verdade seja dita, um condutor daquela altura divertia-se muito mais ao volante do seu renault turbo do que hoje qualquer um ao volante do seu turbo-diesel embora consiga iguais ou melhores prestações e com menos menos consumo.
Saudações
ESPRIT
Tive a oportunidade de nos últimos dias ter trocado de carro por uns kms, dando uma voltinha num 11 turbo dos primeiros, e deixando o seu dono experimentar o Passat.
Foi óptimo poder recordar durante uns poucos kms aquele motor pré-histórico, e mesmo assim tão "engraçado", da renault.
Decidi por isso deixar apenas aqui umas linhas sobre esta experiência, porque a achei engraçada e para incentivar outros users, a deixarem aqui as suas experiências quando conduzem carros já "experientes".
O 11 foi um carro que os users da minha idade, viram e muitos andarm durante a sua infância e adolescência. Este em especial, era um carro que estava associado a aceleras, embora para os parâmetros de hoje, 105 cv (se não me engano), são curtos.
Interior. Os renaults da altura, na minha opinião, tinham interiores frageis mas bastante interessantes ergonomicamente falando. Aquele até traz um CB (avariado) e o volante exclusivo. Os bancos são formidáveis, o que desde sempre a renault me tem habituado. Os comando ainda hoje me parecem razoavelmente "à mão", para uma pessoa com a minha constituição. Os botões dos VE estão numa melhor posição, do que muitos dos carros actuais, e o espaço como é normal em carros menos recentes , parece sempre maior.
Estética. A estética é tipica do principio dos anos 80, pessoalmente prefiro a do final da mesma década e principio dos 90. Mas o q consta dos canones está lá, aileron, jantes, farois de nevoeiro...
Condução. A direcção é muito agradável, muito por culpa do volante. Transmite bem o q se passa. É um carro que comparado com os actuais nos deixa sentir muito mais. Muito por culpa do tamanho dos pneus, é um carro bastante confortavel. Tive a oportunidade de brincar com ele um pouco, e o comportamento é muito progressivo, e divertido de explorar, esta sensação de progressividade parace-me que se perdeu, muito devido a cada vez maiores quantidades de borracha. O carro adorna muito, mas transmite alguma segurança (já o merc fazia a mesma coisa), vai dando avisos de que estamos a abusar. A caixa é manteiga como era habitual nos renaults da época.
Motor. Giro! Embora seja um motor com conceitos muito desactualizados, mesmo na época já era apenas aceitável, não deixa de ser engraçado. O baixo peso, ajuda-o a acelerações fulgurantes. A impressão de velocidade, é também muito ajudada pela menor filtragem relativamente aos carros recentes. Mas é engraçado carregar no acelerador, esperar, e lá vamos nós... Patinar rodas é quase normal, e ficar viciado em olhar para o manómetro também.
Mas o engraçado, é que o Passat ía sempre atrás de mim, e alcançava-me quase sempre sem dificuldades, nas curvas então, no Passat a sensação era de invulnerabilidade.
Fica apenas o registo de que o que há mais de 20 anos era um desportivo, hoje seria apenas um familiar rápido devido à relação kg/cv.
Mas verdade seja dita, um condutor daquela altura divertia-se muito mais ao volante do seu renault turbo do que hoje qualquer um ao volante do seu turbo-diesel embora consiga iguais ou melhores prestações e com menos menos consumo.
Saudações
ESPRIT
Comentário