Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hoje no Stand... correr com ele... ou...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Hoje no Stand... correr com ele... ou...

    hoje num stand um cenario surrealista:


    um cliente!

    um vendedor!

    um cliente "chico esperto" "provocador", logo pela manha, entra senta no carro e começa a mexer...

    vendedor dirige-se junto dele, cumprimenta-o,pergunta se necessita de informação... resposta ironica, do cliente: talvez precise, e atira logo,qual é o preço deste carro, vend. responde: ... €
    diz o cliente: isso eu sei ler, está ali!!!

    quero é o preço com um abate de ... anos. Resposta pronta do vendedor: concerteza, vamos nos sentar para simular esse valor...

    minutos depois:

    ... contas feitas, valor apresentado...

    resposta do cliente:
    Tenho valor, mais baixo de outra marca..., marca + fiavel....,outras opções... enfim as outras marcas...
    argumenta o cliente, mas sempre em tom ironico, "de gojo" constante.

    Depois de ouvir, o discurso sempre provocador, e "talvez com algum gozo". por quem tentava começar a trabalhar, mas apenas o provocavam.

    o vendedor que me conta isto (e tendo eu assistido do andar superior), passa a fazer o papel de não sabe nada, pois se até ali só lhe interessava o preço que ... ele cliente até sabia ler,
    depois já quis saber como se mudava uma lampada, quanto custava a manutenção daqui a tres anos, quantos litros tinha a mala.... etc... e a qualidade era duvidosa... e os motores eram... ou foram... de pouca qualidade... e mais observações: " posso meter eu os extras?", que eu compro mais barato... enfim... frases e + frases de provocação e ironia constante.

    A questão é esta?

    corre-se com um cliente que entrou só para provocar?

    ou.. se parte para uma atitude...
    Editado pela última vez por SevenTrixx; 25 November 2008, 14:26.

    #2
    Deixa-se o cliente falar sozinho até se fartar. Táctica n.º 1 contra abrunhos.

    P.S.: és vendedor de automóveis?

    Comentário


      #3
      deleted

      Comentário


        #4
        Então eras tu o tipo do andar de cima, a olhar com cara de importante

















        Deixava o tipo sozinho...

        Comentário


          #5
          Hoje em dia com as tecnicas de avaliação a funcionãrios, é sempre de estar de pé atrás
          Numca sabemos se é mesmo um cliente da tanga, ou um cliente tipo para avaliar o vendedor

          cumps
          mC

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
            Deixa-se o cliente falar sozinho até se fartar. Táctica n.º 1 contra abrunhos.

            P.S.: és vendedor de automóveis?
            estou no sector, sim.

            Comentário


              #7
              Quando trabalhava no stand acontecia-me isso por vezes, nesse caso deixar o cliente falar e apresentar sempre uma postura profissional.

              Houve um que apareceu de Fiat Tipo e entrou num Mercedes C220 CDI, tudo OK... não é pelo Fiat que julgo o homem.

              Começa a fazer perguntas sobre equipamento e preço (era um C importado e 0 km em stand não oficial)... foi respondido mas mesmo assim começou a ficar nervoso dizendo que o carro não podia ser novo pois não estava para venda na Mercedes.

              Quando se explicou que a Mercedes vende também a stand não oficiais o homem começa a enervar-se ainda mais (cheirava a álcool) e entre outras coisas diz bastante agitado que "é mazé roubado!!!", dito isto sai do stand, todo vermelho na cara, e a gritar alto e bom som:

              "VOCÊS NÃO ME CHEGAM NEM ÀS SOLAS DOS SAPATOS!!!"

              e vai-se embora a queimar pneu quase batendo nuns carros que seguiam na via pública!

              Comentário


                #8
                Há pessoal efectivamente desequilibrado psicologicamente. E é mais normal do que se julga.

                A imprevisibilidade do ser humano torna dificil a tarefa de quem tem de lidar com clientes diariamente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                  Quando trabalhava no stand acontecia-me isso por vezes, nesse caso deixar o cliente falar e apresentar sempre uma postura profissional.

                  Houve um que apareceu de Fiat Tipo e entrou num Mercedes C220 CDI, tudo OK... não é pelo Fiat que julgo o homem.

                  Começa a fazer perguntas sobre equipamento e preço (era um C importado e 0 km em stand não oficial)... foi respondido mas mesmo assim começou a ficar nervoso dizendo que o carro não podia ser novo pois não estava para venda na Mercedes.

                  Quando se explicou que a Mercedes vende também a stand não oficiais o homem começa a enervar-se ainda mais (cheirava a álcool) e entre outras coisas diz bastante agitado que "é mazé roubado!!!", dito isto sai do stand, todo vermelho na cara, e a gritar alto e bom som:

                  "VOCÊS NÃO ME CHEGAM NEM ÀS SOLAS DOS SAPATOS!!!"

                  e vai-se embora a queimar pneu quase batendo nuns carros que seguiam na via pública!
                  Priceless

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                    Quando trabalhava no stand acontecia-me isso por vezes, nesse caso deixar o cliente falar e apresentar sempre uma postura profissional.

                    Houve um que apareceu de Fiat Tipo e entrou num Mercedes C220 CDI, tudo OK... não é pelo Fiat que julgo o homem.

                    Começa a fazer perguntas sobre equipamento e preço (era um C importado e 0 km em stand não oficial)... foi respondido mas mesmo assim começou a ficar nervoso dizendo que o carro não podia ser novo pois não estava para venda na Mercedes.

                    Quando se explicou que a Mercedes vende também a stand não oficiais o homem começa a enervar-se ainda mais (cheirava a álcool) e entre outras coisas diz bastante agitado que "é mazé roubado!!!", dito isto sai do stand, todo vermelho na cara, e a gritar alto e bom som:

                    "VOCÊS NÃO ME CHEGAM NEM ÀS SOLAS DOS SAPATOS!!!"

                    e vai-se embora a queimar pneu quase batendo nuns carros que seguiam na via pública!
                    Parti-me a rir agora

                    Comentário


                      #11
                      E imaginem que o homem tinha ainda por cima sotaque do Norte e soava a algo do tipo:

                      "BUOCÊS NÃO ME CHEGAM NEM ÀS SUOLAS DOS SÁPÁTOS !!!"

                      Mas foi engraçado ver aquele Tipo 1.4 a derreter em primeira...

                      Comentário


                        #12
                        Boas

                        Eu ja tive algumas situações, que penso seja o caso de avaliar o aspecto da pessoa..... desde a arrogancia dos vendendores e no fim depois de se falar de condições e pagamentos já é tudo "mel" para o clinte, até não ligarem "pevide" ao cliente, esta ultima passou-se duas vezes no mesmo stand da Seat e isto com dois anos de diferênça, a primeira foi quando estava a pensar em trocar a minha Focus, entrei no stand vendedor ao telefone, nem uma pausa para dizer um "Bom Dia" ou mesmo "aguarde um momento" posso dizer que estive uns bons 20 min no stand vi os carros todos de exposição e nada mesmo depois do telefonema acabar..... e a ultima vez há coisa de 1 semana entrei vi o novo Ibiza abri fechei li a ficha dos 2 carros expostos e isto com 3 vendedores dentro do stand e nenhum se dirigiu à minha pessoa, começo a pensar que tenho um aspecto mesmo repugnante......

                        O tratamento incorrecto tanto da parte do cliente tanto do vendedor não deveria de acontecer visto que ambas as partes são interessadas.....

                        No caso do topico eu acho que deixava a personagem falar ate se cansar e ir embora......
                        Abraços
                        Editado pela última vez por Vinheiras; 25 November 2008, 12:37.

                        Comentário


                          #13
                          Não consegui perceber o português utilizado neste tópico..
                          Bem me esforcei e lá no final entendi(ou acho que entendi)

                          Comentário


                            #14
                            O vendedor tem que manter a sua postura calma e controlada, que vai acabar por diminuir o tom do "chico-esperto". Se não baixar o tom do chico esperto, o vendedor mantém a postura na mesma, pois apesar do chico-esperto ser uma besta pode ser efectivamente um comprador.

                            Comentário


                              #15
                              claro, e à quantidade de bestas que andam na estrada.. há de haver muitos compradores-besta

                              Comentário


                                #16
                                Tanto há maus clientes como há maus vendedores.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando andei agora a ver um carro para a minha namorada, encontrei de tudo.

                                  Nunca me ignoraram, vieram sempre cumprimentar etc, nisso não me posso queixar.

                                  Quando às atitudes, um vendedor na Renault (andámos a ver principalmente Kia, mas ainda démos um salto à Renault) foi extremamente arrogante, como se nós tivesse a fazer o favor de vender o carro.

                                  Nos concessionários da Kia, encontrei dois extremamente simpáticos e atenciosos e honestos, que até davam pena de não comprarmos um carro a cada um, comprámos a um deles. Um que de inicio foi simpático, mas assim que lhe ligámos a dizer que não iamos fazer negócio foi MUITO agressivo, sem razão para o ser. E o último que lidou sempre com um ar de superioridade, a dizer que andava a vender carros todos os dias, que não precisava de vender mais e lá começou com as lenga-lengas da santogal.

                                  Concordo que os vendedores sofrem muito, é preciso muita paciência.

                                  Esta compra do Kia até podia ter sido bem melhor, se nós com cada vendedor não tivessemos posto sempre as cartas na mesa, mas não gosto muito de andar com chatices e expremer alguém

                                  Comentário


                                    #18
                                    É sempre possível mandar um cliente bardam€rda... é preciso é saber fazê-lo!

                                    Quanto à possibilidade de ser um cliente mistério... duvido. Estes não têm uma abordagem agressiva. Arrogante até pode ser, mas agressiva nunca vi e duvido que aconteça.

                                    O que eu gosto mesmo é dos clientes que vão ver os carros e partem logo para a depreciação.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SevenTrixx Ver Post
                                      hoje num stand um cenario surrealista:


                                      um cliente!

                                      um vendedor!

                                      um cliente "chico esperto" "provocador", logo pela manha, entra senta no carro, logo! e começa a mexer...

                                      vendedor dirige-se junto dele, cumprimenta-o pergunta de necessita de informação... resposta ironica talvez precise, e atira logo qual é o preço deste carro, vend. responde.
                                      diz o cliente: isso eu sei ler, está ali!!!

                                      quero o preço com um abate de ... anos, resposta pronta de do vend. concerteza vamos nos sentar para simular esse valor....

                                      .... contas feitas valor apresentado...

                                      cliente atira tenho valor, mais baixo de outra marca... marca + fiavel.... outras opções... enfim as outras marcas...

                                      depois de ouvir, o discurso sempre provocador, e talvez com algum gozo...

                                      o vendedor que me conta isto e que eu assisti do andar superior, passa a fazer o papel de não sabe nada, pois se até ali só lhe interessava o preço que ... e ele cliente até sabia ler,
                                      depois já quis saber como se mudava um lampada, quanto custava a manutenção daqui a tres anos, quantos litros tinha a mala.... etc... e qualidade era duvidosa... e os motores eram... ou foram... e posso meter eu os extras, que eu compro mais barato... enfim... frases e + frases de provocação e ironia constante.

                                      a questão é esta?

                                      corre-se com um cliente que entrou só para provocar?

                                      ou.. se parte para uma atitude...
                                      Tens que rever a pontuação...demorei muito tempo a perceber o que está aí escrito...
                                      E revê tambem o discurso directo e indirecto e que está aí uma açorda...

                                      Comentário


                                        #20
                                        É o dia a dia....!!! Só quem não sonha com o que se passa deste lado é que se surpreende com estas coisas...

                                        Depois admiram-se de apanhar vendedores pouco disponiveis...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não percebi o texto inicial, isto é um atentado à gramática!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu estive na área comercial automóvel cerca de 6 meses, se bem que não era bem bem vender automóveis. Naqueles 6 meses deu para perceber o porquê de muitas atitudes dos vendedores automóveis.
                                            Hoje em dia existem mais clientes a tentar burlar os stand's do que stand's a tentarem burlar clientes.
                                            Acreditem que apanha-se cada um que minha nossa.
                                            E existem clientes com quem fiz negócio que se soubesse nem punham os pés na loja.
                                            A partir daí comecei a olhar para estas coisas de maneira diferente.
                                            E para quem vende no sector automóvel, só digo uma coisa: muito cuidado...
                                            Editado pela última vez por jomaso; 25 November 2008, 14:24.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                              Eu estive na área comercial automóvel cerca de 6 meses, se bem que não era bem bem vender automóveis. Naqueles 6 meses deu para perceber o porquê de muitas atitudes dos vendedores automóveis.
                                              Hoje em dia existe mais clientes a tentar burlar os stand's do que stand's a tentarem burlar clientes.
                                              Acreditem que apanha-se cada um que minha nossa.
                                              E existem clientes com quem fiz negócio que se soubesse nem punham os pés na loja.
                                              A partir daí comecei a olhar para estas coisas de maneira diferente.
                                              E para quem vende no sector automóvel, só digo uma coisa: muito cuidado...
                                              É o reverso da medalha...

                                              Certa ocasião tivemos um cliente que comprou um Ibiza van novo e deu para troca uma Ford Mondeo TD de 1993 ou 1994. O carro tinha um aspecto manhoso mas o senhor, de boas falas, fatinho e todo perfumado disse logo que estima os carros e que aquele Mondeo estava "impecável".

                                              Contudo fez-se a troca e descobrimos mais tarde que o carro tinha levado um estouro de frente e tinha inclusivamente borrachas e tubos do motor coladas com silicone, turbo praticamente nas couves, injectores a dar o berro...

                                              Por vezes torna-se embaraçante contradizer um cliente quando, por exemplo, nos dizia a pés juntos que o carro nunca bateu e viam-se perfeitamente soldaduras manhosas nas longarinas ou tinta mais recente em alguns painéis, e ai de vocês que dissessem que o carro bateu, eram capazes de vos insultar e ameaçar de queixa ao patrão...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bom, então quando à retomas pelo meio do negócio é que está o caldo entornado.
                                                Depois admiram-se dos preços que os stand's dão às retomas.
                                                No fim o chico-espertismo paga-se normalmente com a mesma moeda...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                                                  Não percebi o texto inicial, isto é um atentado à gramática!
                                                  as minhas desculpas, pela escrita descuidada. mas... nada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                    É sempre possível mandar um cliente bardam€rda... é preciso é saber fazê-lo!

                                                    Quanto à possibilidade de ser um cliente mistério... duvido. Estes não têm uma abordagem agressiva. Arrogante até pode ser, mas agressiva nunca vi e duvido que aconteça.

                                                    O que eu gosto mesmo é dos clientes que vão ver os carros e partem logo para a depreciação.
                                                    É uma técnica de negociação. Pouco ou nada eficaz, mas isso agora não interessa.

                                                    Basicamente o que essas pessoas fazem é tentar desmotivar a outra parte para tentar extrair dele uma fraqueza que os conduza a um negócio melhor. Mas como hoje em dia - felizmente - alguns vendedores já começam a ser uma classe profissional bem informada, é uma técnica que já pouco ou nada pega.

                                                    Quanto a clientes mistério, sei que que já existiram simulações de cliente agressivo, mas em hipermercados.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SevenTrixx Ver Post
                                                      hoje num stand um cenario surrealista:


                                                      um cliente!

                                                      um vendedor!

                                                      um cliente "chico esperto" "provocador", logo pela manha, entra senta no carro e começa a mexer...

                                                      vendedor dirige-se junto dele, cumprimenta-o,pergunta se necessita de informação... resposta ironica, do cliente: talvez precise, e atira logo,qual é o preço deste carro, vend. responde: ... €
                                                      diz o cliente: isso eu sei ler, está ali!!!

                                                      quero é o preço com um abate de ... anos. Resposta pronta do vendedor: concerteza, vamos nos sentar para simular esse valor...

                                                      minutos depois:

                                                      ... contas feitas, valor apresentado...

                                                      resposta do cliente:
                                                      Tenho valor, mais baixo de outra marca..., marca + fiavel....,outras opções... enfim as outras marcas...
                                                      argumenta o cliente, mas sempre em tom ironico, "de gojo" constante.

                                                      Depois de ouvir, o discurso sempre provocador, e "talvez com algum gozo". por quem tentava começar a trabalhar, mas apenas o provocavam.

                                                      o vendedor que me conta isto (e tendo eu assistido do andar superior), passa a fazer o papel de não sabe nada, pois se até ali só lhe interessava o preço que ... ele cliente até sabia ler,
                                                      depois já quis saber como se mudava uma lampada, quanto custava a manutenção daqui a tres anos, quantos litros tinha a mala.... etc... e a qualidade era duvidosa... e os motores eram... ou foram... de pouca qualidade... e mais observações: " posso meter eu os extras?", que eu compro mais barato... enfim... frases e + frases de provocação e ironia constante.

                                                      A questão é esta?

                                                      corre-se com um cliente que entrou só para provocar?

                                                      ou.. se parte para uma atitude...
                                                      Dejá vu (lu) ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas

                                                        Concordo que os vendedores "apanhem" com muitos compradores quer agressivos e depressiadores do produto vendido quer armados em "intruja", mas ja não concordo que isso justifique quer a sua altivez quer a sua pouca disponibilidade, como vão vender se não fazem a respectiva apresentação do veiculo???? Se não a fazem não vão vender... nem podem discriminar o aspecto do cliente porque podem ter surpresas....

                                                        Temos que tentar ser acessiveis sempre, o exemplo por mais descabido que posso dar é o meu que quando fui militar(quase funcionario publico) e fazia atendimento ao publico tentava receber todas as pessoas com um sorriso e atenção igual, chegando a chamar a atenção às pessoas que faziam serviço comigo, e agora que voltei atendimento estou com a mesma atitude, mesmo apanhando de tudo...

                                                        Abraços

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                          Contudo fez-se a troca e descobrimos mais tarde que o carro tinha levado um estouro de frente e tinha inclusivamente borrachas e tubos do motor coladas com silicone, turbo praticamente nas couves, injectores a dar o berro...
                                                          É claro que, quando vocês tentavam re-vender esse carro, diziam ao potencial cliente que era um carro batido...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            No meu caso, os dois exemplos que tive mais recentes foram bons, felizmente.

                                                            Na altura de entrar para a faculdade, andei com o meu pai a ver várias hipóteses de compra. Um dos stands pelo qual passei foi o antigo stand da Fiat na Foz do Douro, aonde fomos ver o Fiat Punto (versão anterior ao Grande Punto). O vendedor foi muito atencioso e preocupou-se bastante com o cliente, sendo honesto e apresentando todas as opções possíveis.

                                                            Inclusivé, contactou-nos poucos dias depois, para fazermos um test-drive à versão HGT, ao qual acedemos. No entanto, apesar de ter sido uma hipótese, acabamos por não comprar o Punto.

                                                            A compra acabou por ser feita na C.A.M., em Leça da Palmeira, aonde compramos a Focus SW. Outro vendedor, novamente atencioso, muito educado (tal como o primeiro), deu uma margem relativamente grande para concretizar o negócio. Foi sempre honesto, nunca foi em grandes showoff, o que no final, acabou por nos convencer a levar uma Focus.

                                                            Relativamente a maus casos, só me lembro de um, na Fornova em Leça da Palmeira, aonde entramos, vimos os carros, ninguém veio ter connosco, nem se dignou a dar informações. Além disso, tinham preços estupidamente altos, pelo que saímos pela mesma porta aonde entramos e nunca mais voltamos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X