Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Crise é geral... CEO da FIAT diz que só vão sobrar 6 construtores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Crise é geral... CEO da FIAT diz que só vão sobrar 6 construtores

    Alguém se oferece para comentar esta notícia?


    11/27/2008, 5:00 PM

    Industry/General

    CEO says BMW in “biggest crisis in its history;” rivals have similar concerns


    BMW, which has seen it sales double since 1999, is now in the “biggest crisis in its history,” CEO Norbert Reithofer told Germany’s Spiegel. Like all automakers, BMW’s sales have been hit hard by the financial crisis, but the company’s reliance on leasing for a large percentage puts it in an even more vulnerable position.

    Reithofer isn’t alone in his sentiment. Daimler boss Dieter Zetsche admitted the situation could easily be the “worst crisis since World War II.” If that’s the case, expect more job cuts and production slowdowns at Mercedes and BMW.
    Even Volkswagen, which has a much broader brand and model mix, is concerned about its future. “We have never before seen this kind of a crisis,” chairman Martin Winterkorn said. He said it would be impossible for his company to avoid “difficult cuts” and “painful” measures.
    According to the New York Times, luxury cars from BMW and Mercedes are beginning to pile up at U.S. ports. But they aren’t the only ones. Literally thousands of Toyota and Nissan models have filled acres of land at the port in Long Beach, California. In fact, Mercedes, Toyota and Nissan have requested to lease additional space at a 160-acre lot to park their slow-selling cars.
    Recently, Toyota Executive Vice President Mitsuo Kinoshita characterized the current situation as “an emergency, of a magnitude we have never seen before.”
    So is any automaker immune to the economic collapse in America, Europe, and Asia? Simply put: no. After all, Mercedes, BMW, VW, and Toyota are usually thought of as the most stable automakers in the world. Their survival will depend entirely on their ability to quickly adapt to slowing sales. Without the same rigid union and legacy costs of the Detroit Three, we’re hopeful they’ll all pull through.

    http://www.leftlanenews.com/ceo-says...-concerns.html
    Editado pela última vez por Talha; 08 December 2008, 12:13.

    #2
    Por acaso em conversa com coelgas de trabalho, ontem, falou-se e especulou-se acerca de um artigo de uma revista espanhola que dizia haver marcas alemãs em dificuldade com boatos de possivel falencia.

    Pensei logo na opel, pois está na GM que está, juntamente com Ford e Crler em dificuldades e foi tambem a que se adiantou a pedir ajuda ao governo alemão.

    Mas afinal não era a opel. Pelo menos a unica.

    Comentário


      #3
      Comento eu

      A partir do momento em que os carros têm preços tão altos em relação aos rendimentos das pessoas, baseando portanto a sua venda quase na totalidade em função do crédito, é natural que uma crise de confiança (e do crédito) atinja aquilo que é comprado necessariamente a crédito.

      Ou seja, casas e carros.

      Tudo o resto é o habitual em tempos de aperto de cinto, baixa o consumo desnecessário, corta-se no supérfluo.

      Quanto ao preço dos carros, tempos houve creio eu, onde com um salário médio, pondo algum de lado durante 2 ou 3 anos, dava para comprar carro novo de média gama. Corrijam-me se estiver enganado.

      É que na verdade, quem é que tem verdadeiramente dinheiro para comprar um carro novo a pronto de média gama? Um VW Golf custa seguramente uns 25.000 euros. Para alguém que ganhe 1000 euros por mês e que consiga poupar 300 em cada mês (30% do seu salário...), seria necessário poupar durante 83,333 meses (isto é, 6 anos, 344 dias, 17 horas e 20 minutos).

      Como vêem, há muito que a situação é de ruptura. Temos pena, mas a ganância e a falta de bom senso leva a estas coisas. Este ano o carro tem mais 5 cv. Agora traz aileron e faróis xénon. Agora traz faróis automáticos, quando toda a gente sabe que basta rodar um botão e andar de médios a todo o tempo para se evitarem milhares de acidentes. E é sempre a somar.

      O artigo fala que a BMW duplicou as vendas desde 1999. E porquê? Porque graças ao crédito, mesmo quem não tem dinheiro para um BMW passou a ter. E agora queixam-se por causa da crise do crédito? Olha... investissem os lucros que tiveram nos anos de fartura para agora fazer face a esta crise.

      Só tenho pena é dos trabalhadores, a quem não se exige que saibam antecipar estas situações.
      Editado pela última vez por Jarod; 27 November 2008, 23:07.

      Comentário


        #4
        concorco com e transcrevo as palavras do jerod.

        a nossa geração vai de mal a pior tanto no preço dos automoveis como das casas.

        No tempo dos meus pais, constria-se uma casa com pouco dinheiro e muitas das vezes pelas proprias mãos.

        Agora só o preço do terreno quase não compensa comprar a casa...

        e 100 000 euros por uma casa? quem e que os tem?

        isto representa meter de parte 1000 euros por mes por mais de 9 anos!


        PS: reforçando o meu ponto te vista, a nossa geração vive para pagar a casa e o carro, e quando o consegue, la para os 50 com sorte vive para sustentar os filhos...

        é caso para dizer que é que andamos a fazer cá afinal?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
          concorco com e transcrevo as palavras do jerod.

          a nossa geração vai de mal a pior tanto no preço dos automoveis como das casas.

          No tempo dos meus pais, constria-se uma casa com pouco dinheiro e muitas das vezes pelas proprias mãos.

          Agora só o preço do terreno quase não compensa comprar a casa...

          e 100 000 euros por uma casa? quem e que os tem?

          isto representa meter de parte 1000 euros por mes por mais de 9 anos!


          PS: reforçando o meu ponto te vista, a nossa geração vive para pagar a casa e o carro, e quando o consegue, la para os 50 com sorte vive para sustentar os filhos...

          é caso para dizer que é que andamos a fazer cá afinal?
          Portanto meus amigos, arrendem casa e comprem carros usados com garantia e/ou a particulares, que sejam bons, minimamente económicos e tal (isto é, que tenham como único "defeito" o facto de não serem novos!) e verão que vivem muito melhor

          Comentário


            #6
            Eu não discordo do que foi dito anteriormente pelo Jarod mas voltanto ao post inicial...

            Nos meios de comunicação alemã já há muito que soa o alarme em relação às marcas de automoveis. Obviamente a primeira foi a Opel devido à relação com a GM mas muito dificilmente o governo alemão deixará a marca cair.

            Ontem foi a vez de começarem a falar em possiveis despedimentos e condições de trabalho precario na Daimler...

            Eles (os fabricantes alemães) não vão passar imunes à crise (talvez a Porsche passe um pouco ao lado) mas ao contrário do que os ingleses deixaram acontecer com a Rover, aqui há muita protecção e muito orgulho no que é alemão.

            Além disso o governo alemão fará tudo para impedir encerramentos.

            Diz-se na Alemanha que se a indústria automovel alemã estiver bem o país está bem e vice-versa.

            Basta verem a velocidade de reacção do governo aos primeiros rumores sobre a Opel.

            Infelizmente o mais certo é haver despedimentos mas as marcas alemãs vão manter-se.

            Comentário


              #7
              A industria automovel esta parada, nao se vendem carros. E' boa altura para quem quiser investir num carro. Deve conseguir bons descontos.

              Basta olhar para a industria portuguesa e tudo o que e' fornecedor de componentes pa a IA esta a passar um bocado muito mau.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                Comento eu

                A partir do momento em que os carros têm preços tão altos em relação aos rendimentos das pessoas, baseando portanto a sua venda quase na totalidade em função do crédito, é natural que uma crise de confiança (e do crédito) atinja aquilo que é comprado necessariamente a crédito.
                Com o agravamento de, em Portugal, o principal responsável pelo preço elevado dos veículos ser o ISV absolutamente injusto e disparatado que se pratica, chegando ao cúmulo de se tributar até a parcela de IVA do automóvel (o que já nos levou ao Tribunal Europeu).

                Temos que lutar por um ISV que tribute a circulação e não a compra do veículo, como nos outros países, pois assim é um imposto fiscalmente mais justo e torna o veículo como um bem acessível à maior parte das pessoas sem haver necessidade de empréstimos!

                Aqui em Itália compra-se em Volvo C30 usado por € 12.000; com a legalização em Portugal ficaria por € 16.000 (ou seja 1/3 do valor do veículo em impostos)! O sistema fiscal está muito injusto a partir do momento em que temos que pedir um empréstimo só para pagar impostos!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ZorbaJones Ver Post
                  Eu não discordo do que foi dito anteriormente pelo Jarod mas voltanto ao post inicial...

                  Nos meios de comunicação alemã já há muito que soa o alarme em relação às marcas de automoveis. Obviamente a primeira foi a Opel devido à relação com a GM mas muito dificilmente o governo alemão deixará a marca cair.

                  Ontem foi a vez de começarem a falar em possiveis despedimentos e condições de trabalho precario na Daimler...

                  Eles (os fabricantes alemães) não vão passar imunes à crise (talvez a Porsche passe um pouco ao lado) mas ao contrário do que os ingleses deixaram acontecer com a Rover, aqui há muita protecção e muito orgulho no que é alemão.

                  Além disso o governo alemão fará tudo para impedir encerramentos.

                  Diz-se na Alemanha que se a indústria automovel alemã estiver bem o país está bem e vice-versa.

                  Basta verem a velocidade de reacção do governo aos primeiros rumores sobre a Opel.

                  Infelizmente o mais certo é haver despedimentos mas as marcas alemãs vão manter-se.
                  relativamente à Porsche:

                  Reflexo da Crise - Porsche interrrompe produção de sua fábrica em Stuttgart

                  A fabricante alemã de veículos esportivos Porsche informou que interrompeu a produção em sua fábrica de Stuttgart-Zuffenhausen, na Alemanha. Em nota, a marca informa que “não pode evitar a atual tendência de baixa da indústria automobilística”.


                  Os funcionários da Porsche receberão folgas para colocar em dia as horas acumuladas extras feitas no ano passado, período em que a marca estava com a produção em ritmo acelerado.

                  Como reflexo da crise, a Porsche também informa que reduziu as previsões de venda em seu ano fiscal (contabilizado entre julho de 2008 e julho de 2009), passando a ter como meta um número inferior ao do obtido no ano fiscal anterior que foi de 98.652 unidades.

                  Para os meses de dezembro e janeiro, a marca informa que a produção será reduzida.

                  Fonte: G1

                  A crise muita ou pouca chegará a todas...

                  Comentário


                    #10
                    E a principal fábrica da VW em Wolfsburg vai fechar 21 dias....de forma a escoarem a produção que tem.

                    Comentário


                      #11
                      E o estao financeiro das principais concorrentes, alguem sabe como estao? Audi e Mercedes....

                      Comentário


                        #12
                        Estive de manhã na Mercedes Benz Portugal, e pela 1ª vez me disseram para estacionar fora porque não havia lugar lá dentro... posso dizer que aquilo é carros novos por todo o lado, até o parque dos empregados tem carros novos...

                        Comentário


                          #13
                          Ninguém está imune à crise e em 2009 a situação vai piorar pois as instituições financeiras vão cortar no crédito. O stock de automóveis vai aumentar e muito. No cais de Long Beach na California há milhares de carros provenientes da Europa e Japão, sobretudo Mercedes, Toyota e Nissan que não tem outra opção em ficar atolados no cais pois os concessionários estão cheios e não há procura.

                          Na Europa a situação não é melhor e todas as semanas são anunciados despedimentos em massa. Quem diria que a VW e a BMW iriam entrar em crise? Até a Honda que é uma empresa sólida e que tem apresentado recordes de produção, vai parar a produção em Swindon durante 2 meses no próximo ano.
                          Editado pela última vez por ks34; 28 November 2008, 17:45.

                          Comentário


                            #14
                            O CEO da Fiat Sergio Marchionne diz que só 6 vão sobrar depois da crise desparecer.

                            Diz que vai sobrar:
                            1 construtor americano
                            1 alemão
                            1 francês-japonês
                            1 japones
                            1 chinês
                            1 Europeu.



                            Querem adivinhar quais? As minhas previsões apocalipticas:

                            1 construtor americano Mega merger dos 3 grandes com o nome Ford
                            1 alemão Volkswagen
                            1 francês-japonês Renault-Nissan
                            1 japones Toyota faz um merger com Honda e PSA
                            1 chinês ??
                            1 Europeu Daimler faz um merger com a BMW e Fiat lol

                            Only six automakers will survive the worldwide financial downturn, according to Fiat CEO Sergio Marchionne. “By the time we finish with this in the next 24 months, as far as mass-producers are concerned, we’re going to end up with one American house, one German of size; one French-Japanese; one in Japan; one in China and one potential European player,” Marchionne told Automotive News Europe.

                            He said he believes the only way for an automaker to survive is if it makes more than 5.5 million cars per year. That would mean even his company, Fiat, would have to merge with another in order to remain viable.
                            “This business is going to be completely different. It cannot continue as it did in the past. Independence in this business is no longer sustainable.”
                            Potentially unstable automakers include those that are private or family owned, said analyst Jürgen Pieper. BMW, for example, is 46.6 percent owned by the Quandt family. Similarly, 30 percent of PSA/Peugeot-Citroen, is owned by the Peugeot family. Pieper said if the downturn continues, those families will likely try to sell their stakes in the automakers to protect their fortunes.
                            Pieper said BMW and Fiat are among the most vulnerable European companies. BMW CEO Norbert Reithofer recently stated his company is in the “biggest crisis in its history,” so it would appear Marchionne and Pieper make a valid point.
                            Of course, no one really knows how much worse the downturn will get. But if the problems deepen, consolidation might be the only route to survival. This is already evident in America, where there is growing pressure for GM and Chrysler to merge.
                            On the other side of the argument, some analysts point to the failure of the Daimler-Chrysler merger as a deterrent to future consolidation. But if smaller automakers collapse as the result of the growing financial crisis, the net effect could be the same — fewer automakers, each with larger slices of the market.



                            http://www.leftlanenews.com/fiat-ceo...ve-crisis.html

                            Comentário


                              #15
                              1 Europeu?

                              Isso é que é uma previsão negra...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                1 Europeu?

                                Isso é que é uma previsão negra...
                                Ou então descabida..

                                Comentário


                                  #17
                                  ia jurar que frança e alemanha eram na europa.
                                  bolas

                                  Comentário


                                    #18
                                    O problema é quando o mercado de substituição e novos param.

                                    Também ng diria há 3..4 anos que só iria haver na área de semicondutores apenas 4 ou 5 fabricantes.

                                    E basta ver como está o mercado: É só parcerias intercontinentais para tentar sobreviver ao downturn.

                                    No mercado automóvel sim parece-me descabido apenas 6 (parece-me 1 extremo) mas se 2009 for 1 ano tao mau como se adivinha eu diria que mais de 10..12 não sobrevivem.

                                    Claro que sao parcerias como já existe: PSA, Peugeot-BMW, Renault-Nissan mas os construtores vao ter de se juntar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Agora é que vamos ver a Bmw e a Mercedes a fazerem carros FWD para diminuir custos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                        Comento eu

                                        A partir do momento em que os carros têm preços tão altos em relação aos rendimentos das pessoas, baseando portanto a sua venda quase na totalidade em função do crédito, é natural que uma crise de confiança (e do crédito) atinja aquilo que é comprado necessariamente a crédito.

                                        Ou seja, casas e carros.

                                        Tudo o resto é o habitual em tempos de aperto de cinto, baixa o consumo desnecessário, corta-se no supérfluo.

                                        Quanto ao preço dos carros, tempos houve creio eu, onde com um salário médio, pondo algum de lado durante 2 ou 3 anos, dava para comprar carro novo de média gama. Corrijam-me se estiver enganado.

                                        É que na verdade, quem é que tem verdadeiramente dinheiro para comprar um carro novo a pronto de média gama? Um VW Golf custa seguramente uns 25.000 euros. Para alguém que ganhe 1000 euros por mês e que consiga poupar 300 em cada mês (30% do seu salário...), seria necessário poupar durante 83,333 meses (isto é, 6 anos, 344 dias, 17 horas e 20 minutos).

                                        Como vêem, há muito que a situação é de ruptura. Temos pena, mas a ganância e a falta de bom senso leva a estas coisas. Este ano o carro tem mais 5 cv. Agora traz aileron e faróis xénon. Agora traz faróis automáticos, quando toda a gente sabe que basta rodar um botão e andar de médios a todo o tempo para se evitarem milhares de acidentes. E é sempre a somar.

                                        O artigo fala que a BMW duplicou as vendas desde 1999. E porquê? Porque graças ao crédito, mesmo quem não tem dinheiro para um BMW passou a ter. E agora queixam-se por causa da crise do crédito? Olha... investissem os lucros que tiveram nos anos de fartura para agora fazer face a esta crise.

                                        Só tenho pena é dos trabalhadores, a quem não se exige que saibam antecipar estas situações.

                                        Uma pessoa que ganhe 1000€ nunca devia comprar um carro de 25.000€...

                                        A não ser que viva com os pais, e não tenha gastos com habitação...

                                        Mas, infelizmente, MUITA gente tem o hábito de viver acima das suas reais possibilidades É o consumismo que reina, é o acesso fácil ao dinheiro dos créditos....


                                        Em relação à parte a Bold, acho que não é assim tão linear...

                                        Nem acho que, no geral, os carros tenham subido assim tanto....muitos outros bens subiram MUITO mais nos últimos anos...

                                        Lembro-me que lá em casa houve um Astra dos primeiros, um 1.7 TD, de '93, GT, e custou 3 mil e muitos contos (uns 18.000 e tal ou 19.000 euros...)..Há 15 anos! E não tinha quase equipamento nenhum...

                                        Hoje, um carro equivalente, custa 22 ou 23 mil euros, e tem muito mais equipamento, mais equipamento de segurança, é maior, etc...

                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                        Portanto meus amigos, arrendem casa e comprem carros usados com garantia e/ou a particulares, que sejam bons, minimamente económicos e tal (isto é, que tenham como único "defeito" o facto de não serem novos!) e verão que vivem muito melhor
                                        Nem é preciso comprar carros usados, apesar de achar que em muitos casos é o caminho a seguir....

                                        Há MUITOS carros novos que custam bem menos de 25.000 euros...

                                        No meu caso, apesar de em 3 carros que tive em Portugal, 2 terem sido novos, acho que tão depressa não vou comprar um carro 0 km's...

                                        Custa muito dinheiro, a desvalorização é ENORME (perde-se muito dinheiro), em muitos casos fazem-nos gastar dinheiro em oficinas com relativamente poucos km's, as revisões na marca (durante a garantia, pelo menos) são caríssimas (quase 250€ para mudar o óleo e filtro a um Clio 1.2 com 15.000 km's ou menos)....

                                        Enfim....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por manicospic Ver Post
                                          Agora é que vamos ver a Bmw e a Mercedes a fazerem carros FWD para diminuir custos...
                                          A solução normalmente não é mudar as caracteristicas das marcas (embora eu tenha percebido que era ironia).

                                          Normalmente adequa-se a estrutura das empresas ao mercado. Significa despedir capacidade fabril (empregados e fechar fábricas ou pelo menos fechar temporiariamente de modo a diminuir o output).

                                          Depois temos as marcas a diminuir o leque de opcoes.

                                          Em vez de termos, serie1, 3,5,6,7, x1,x3,x5,x6 e afins. Apenas se mantem os produtos altamente rentáveis provavelmente terminando os M.

                                          Basicamente o perfil que temos actualmente das marcas, segmentos daqui a 2,3 anos serão bem diferentes

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu sempre achei que a segmentação do mercado ia dar mau resultado no sector automóvel.

                                            Já agora...
                                            Nem a Ferrari escapa..
                                            Em Novembro vendeu apenas 92 carros. A média mensal é de 600.

                                            http://www.worldcarfans.com/9081208....-credit-crisis

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Isso é que é uma previsão negra...
                                              Falta saber se as previsões do CEO são tão fiáveis como a marca que dirige

                                              Cumprimentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Em tempos houve quem avisasse que isto ia acontecer, mas quem é que houve "os cavaleiros do apocalípse" em tempo de vacas gordas ?

                                                Tal como há bem pouco tempo um deputado perguntou na assembleia se havia mais algum banco em situação crítica levando com uma bela resposta do nosso PM.

                                                Umas semanas antes o ex administrador do BCP disse na SIC Notícias que apenas iriam sobrar 3 grandes grupos financeiros/bancários em Portugal.

                                                Aos primeiros dois a história já lhes deu razão, vamos ver esta última profecia.

                                                A liquidez continua a desaparecer e os únicos negócios que vão de vento em poupa são o das energias alternativas e o da imobiliária de luxo com a aquisição de terrenos a quem precisa dessa tal liquidez.

                                                Nos bancos escasseiam produtos de real interessante para cativar o dinheiro dos consumidores.

                                                O sistema financeiro está apoiado no crédito e este evoluiu do curto/médio prazo para o médio/longo prazo.

                                                Os Chineses viram o seu crescimento reduzido para metade.

                                                Perante este panorama quem é que vai comprar um carro ?

                                                Isto origina quebras na produção, aumento dos stocks e contas por pagar.

                                                Todas as marcas andam a repensar estratégias e a deixar na gaveta as dezenas de modelos de nicho que estavam previstos até 2012. A sobrevivência está na economia de escalas, fusões e na eliminação da importação privada. So assim se conseguirá chegar ao consumidor com um preço realista.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                  O CEO da Fiat Sergio Marchionne diz que só 6 vão sobrar depois da crise desparecer.

                                                  Diz que vai sobrar:
                                                  1 construtor americano
                                                  1 alemão
                                                  1 francês-japonês
                                                  1 japones
                                                  1 chinês
                                                  1 Europeu.
                                                  Se calhar estou a dizer uma estupidez mas não há muitos mais construtores na Europa. Senão vejamos:

                                                  (a) FIAT - detém a FIAT, Alfa, Lancia, Abarth, Ferrari e Maseratti. Ou seja praticamente a totalidade da indústria automóvel italiana.

                                                  (b) VW - detém a VW, Audi, SEAT, Skoda, Bentley, Lamborghini e Bugatti.

                                                  (c) BMW - BMW, MINI e Rolls-Royce

                                                  (d) Peugeot-Citroen

                                                  (e) Renault - detém a Renault e a Dacia

                                                  (f) Porsche - é a única isolada

                                                  Portanto praticamente toda a indústria automóvel Europeia está centrada nas mãos de meia dúzia de construtores. Eu diria que:

                                                  (1) VW+BMW+Porsche - irão unir-se numa SGPS (sociedade gestora de participações sociais) e vão coordenar as suas produções.

                                                  (2) Renault/Nissan + Peugeot/Citroën - vão utilizar a mesma estratégia e criar um mega construtor francês.

                                                  No caso das marcas detidas por americanis - Opel + Volvo - vão ser nacionalizadas numa primeira linha e, quando o tempo das vacas gordas regressarem, vão ser privatizadas a investidores Europeus que não façam as asneiras financeiras que os americanos fizeram com elas!
                                                  Editado pela última vez por rantamplan; 08 December 2008, 22:12.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                    Falta saber se as previsões do CEO são tão fiáveis como a marca que dirige

                                                    Cumprimentos
                                                    Se forem a casa francesa vai ficar coxa

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                      Se calhar estou a dizer uma estupidez mas não há muitos mais construtores na Europa. Senão vejamos:

                                                      (a) FIAT - detém a FIAT, Alfa, Lancia, Abarth, Ferrari e Lamborghini. Ou seja praticamente a totalidade da indústria automóvel italiana.

                                                      (b) VW - detém a VW, Audi, SEAT, Skoda, Bentley, Lamborghini e Bugatti.

                                                      (c) BMW - BMW, MINI e Rolls-Royce

                                                      (d) Peugeot-Citroen

                                                      (e) Renault - detém a Renault e a Dacia

                                                      (f) Porsche - é a única isolada

                                                      Portanto praticamente toda a indústria automóvel Europeia está centrada nas mãos de meia dúzia de construtores. Eu diria que:

                                                      (1) VW+BMW+Porsche - irão unir-se numa SGPS (sociedade gestora de participações sociais) e vão coordenar as suas produções.

                                                      (2) Renault/Nissan + Peugeot/Citroën - vão utilizar a mesma estratégia e criar um mega construtor francês.

                                                      No caso das marcas detidas por americanis - Opel + Volvo - vão ser nacionalizadas numa primeira linha e, quando o tempo das vacas gordas regressarem, vão ser privatizadas a investidores Europeus que não façam as asneiras financeiras que os americanos fizeram com elas!

                                                      Falta referir aí a SAAB, que deverá ser enquadrada no mesmo paranorama da OPEL e VOLVO

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                        Se calhar estou a dizer uma estupidez mas não há muitos mais construtores na Europa. Senão vejamos:

                                                        (a) FIAT - detém a FIAT, Alfa, Lancia, Abarth, Ferrari e Lamborghini. Ou seja praticamente a totalidade da indústria automóvel italiana.

                                                        (b) VW - detém a VW, Audi, SEAT, Skoda, Bentley, Lamborghini e Bugatti.

                                                        (c) BMW - BMW, MINI e Rolls-Royce

                                                        (d) Peugeot-Citroen

                                                        (e) Renault - detém a Renault e a Dacia

                                                        (f) Porsche - é a única isolada

                                                        Portanto praticamente toda a indústria automóvel Europeia está centrada nas mãos de meia dúzia de construtores. Eu diria que:

                                                        (1) VW+BMW+Porsche - irão unir-se numa SGPS (sociedade gestora de participações sociais) e vão coordenar as suas produções.

                                                        (2) Renault/Nissan + Peugeot/Citroën - vão utilizar a mesma estratégia e criar um mega construtor francês.

                                                        No caso das marcas detidas por americanis - Opel + Volvo - vão ser nacionalizadas numa primeira linha e, quando o tempo das vacas gordas regressarem, vão ser privatizadas a investidores Europeus que não façam as asneiras financeiras que os americanos fizeram com elas!


                                                        A Porsche não está isolada, ainda recentemente comprou mais 4,92% de acções com direito a voto do grupo VW e pediu autorização ao governo Alemão e á Comissão Europeia para assumir o controlo da administração do grupo VW onde detêm a maioria das acções, para substituir o presidente da VW que disse a patacoada que a 'VW para combater a crise financeira em que está, irá produzir o novo Golf com o máximo de componentes chineses' os alemães passaram-se com esta afirmação. Por isso Porsche-VW já está, só falta juntar-se a BMW e provavelmente a Opel divisão Europeia(Alemã e Inglesa?). Na Alemanha não estou a ver é ninguém a ligar-se à Daimler(Mercedes) visto que é impossivel no mercado alemão unir Mercedes e BMW, só se a Daimler se unir a uma Fiat ou a algum grupo Françês. Em França já existe união entre Renault e Nissan embora andam à algum tempo no negativo por isso vão precisar de novos parceiros.
                                                        A Fiat tem uma parceria recente com a Ford, Fiat500/FordKa, mas a Ford também tem uma parceria com a PSA.
                                                        Não me acredito que vá existir só um constructor Europeu, aposto em 3 Constructores Europeus.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                          Se calhar estou a dizer uma estupidez mas não há muitos mais construtores na Europa. Senão vejamos:

                                                          (a) FIAT - detém a FIAT, Alfa, Lancia, Abarth, Ferrari e Lamborghini. Ou seja praticamente a totalidade da indústria automóvel italiana.

                                                          (b) VW - detém a VW, Audi, SEAT, Skoda, Bentley, Lamborghini e Bugatti.

                                                          (c) BMW - BMW, MINI e Rolls-Royce

                                                          (d) Peugeot-Citroen

                                                          (e) Renault - detém a Renault e a Dacia

                                                          (f) Porsche - é a única isolada

                                                          Portanto praticamente toda a indústria automóvel Europeia está centrada nas mãos de meia dúzia de construtores. Eu diria que:

                                                          (1) VW+BMW+Porsche - irão unir-se numa SGPS (sociedade gestora de participações sociais) e vão coordenar as suas produções.

                                                          (2) Renault/Nissan + Peugeot/Citroën - vão utilizar a mesma estratégia e criar um mega construtor francês.

                                                          No caso das marcas detidas por americanis - Opel + Volvo - vão ser nacionalizadas numa primeira linha e, quando o tempo das vacas gordas regressarem, vão ser privatizadas a investidores Europeus que não façam as asneiras financeiras que os americanos fizeram com elas!
                                                          A Porsche é do grupo VAG.

                                                          Renault+PSA?? duvido...

                                                          já agora, o que o CEO da Fiat disse foram 6 no mundo, e não na Europa!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                            Se calhar estou a dizer uma estupidez mas não há muitos mais construtores na Europa. Senão vejamos:

                                                            (a) FIAT - detém a FIAT, Alfa, Lancia, Abarth, Ferrari e Lamborghini. Ou seja praticamente a totalidade da indústria automóvel italiana.

                                                            (b) VW - detém a VW, Audi, SEAT, Skoda, Bentley, Lamborghini e Bugatti.

                                                            (c) BMW - BMW, MINI e Rolls-Royce

                                                            (d) Peugeot-Citroen

                                                            (e) Renault - detém a Renault e a Dacia

                                                            (f) Porsche - é a única isolada

                                                            Portanto praticamente toda a indústria automóvel Europeia está centrada nas mãos de meia dúzia de construtores. Eu diria que:

                                                            (1) VW+BMW+Porsche - irão unir-se numa SGPS (sociedade gestora de participações sociais) e vão coordenar as suas produções.

                                                            (2) Renault/Nissan + Peugeot/Citroën - vão utilizar a mesma estratégia e criar um mega construtor francês.

                                                            No caso das marcas detidas por americanis - Opel + Volvo - vão ser nacionalizadas numa primeira linha e, quando o tempo das vacas gordas regressarem, vão ser privatizadas a investidores Europeus que não façam as asneiras financeiras que os americanos fizeram com elas!
                                                            Porsche isolada

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X