Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alterações ao ISV 2009 - fim dos usados importados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alterações ao ISV 2009 - fim dos usados importados

    As alterações que estão propostas neste OE 2009, já alvo elas próprias de algumas alterações, resultam, pelo que me apercebi, do seguinte:
    - Agravamento geral do ISV em media de cerca de 11%, segundo calculos das associações do sector
    - Eliminação dos escalões de descontos para importação de usados acima de 52%, ou seja, o maximo de desconto para os usados passa a ser 52% (em vez de 80%, no limite)
    - Eliminação do desconto de 10% sobre carros usados com menos de 1 ano e mais de 6 meses.
    - Incidencia deste mesmo desconto apenas sobre a parte cilindrada, que corresponde em média a cerca de 40% do ISV.

    Com estas alterações, e se forem aprovadas, o governo vai pura e simplesmente matar o negocio da importação de carros usados.
    O agravamento do ISV nos carros usados será entre 50 a mais de 100% !!!
    Quer se goste quer não se goste, o facto é que o recurso à importação de carros usados era a unica forma dos Portugueses terem carros de gama mais alta por preços minimamente aceitaveis.
    O resultado destas alterações, para alem da falencia de um numero infindavel de stands que se dedicavam à importação de usados, de transitarios que tratavam da burocracia e de empresas de camionagem, vai ser o empobrecimento do parque automovel nacional.
    Quem comprava carros usados importados com 2/3/4 anos vai passar a ter de comprar carros novos de gama bastante inferior.
    Mais uma manobra maravilhosa deste nosso governo, que quando foi eleito prometeu NÃO SUBIR IMPOSTOS !

    #2
    Originalmente Colocado por Qualnhick Ver Post
    Quer se goste quer não se goste, o facto é que o recurso à importação de carros usados era a unica forma dos Portugueses terem carros de gama mais alta por preços minimamente aceitaveis.
    A questão é que a maior parte desses carros (os tais que alimentam o sector) são piores que muitos carros novos de valor equivalente.

    Para um importado ser rentável (e lá está, mais uma vez... tem de dar de comer a muita gente) sofre todo o tipo de artimanhas, desde a recuperação de salvados até à normalíssima adulteração dos quilómetros.

    Comprem um importado com 2/3 anos e os 60.000km reais e digam (após impostos) quantos € de diferença existem entre esse carro e um em igual condições nacional.

    E isto ignorando o equipamento, o sal das estradas, etc, etc.

    No final, quando o forem vender, o que se ganhou na compra também se acaba por perder na venda...

    Há cerca de 3 semanas atrás, num concessionário Mercedes (àrea de LX) vi um senhor que estava a ver um E220 CDI novo, e tinha como retoma um E220 CDI Avantgarde de 2002, importado em 2003, com 80.000km no quadrante. O melhor valor que ele ouviu foi 14.000€.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
      A questão é que a maior parte desses carros (os tais que alimentam o sector) são piores que muitos carros novos de valor equivalente.
      Como em todo o lado existe de tudo, carros bons, medios e maus.
      Quem quer carros em bom estado e com garantia vai a concessionarios oficiais e compra carros com poucos kms e com garantia.
      Mesmo neste caso as diferenças de preço para os carros cá em Portugal são abismais, para alem de o leque de escolha ser infinitamente superior. Então em carros de topo mesmo que queira comprar usados em Portugal dificilmente encontra, enquanto na Alemanha são às centenas ou milhares.
      Mas a questão não é essa. A questão é que este mercado (usados importados) existe, os consumidores Portugueses adquiriam carros dessa forma (sejam bons ou maus), e se esse mercado existe é porque os consumidores achavam que é uma boa opção. Se é a melhor opção ou não, cada um é livre de tomar as decisões que acha mais adequadas e se esse mercado existe é porque os consumidores (que normalmente tomam decisões racionais) acham que esses veiculos são boas opções.
      O resultado desta mudança, já disse e repito, vai ser mais desemprego (por via de falencias neste sector) e empobrecimento do parque automovel.

      Comentário


        #4
        Onde viste que essa redução ia ser limitada?

        Põe aí a fonte.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Qualnhick Ver Post
          As alterações que estão propostas neste OE 2009, já alvo elas próprias de algumas alterações, resultam, pelo que me apercebi, do seguinte:
          - Agravamento geral do ISV em media de cerca de 11%, segundo calculos das associações do sector
          - Eliminação dos escalões de descontos para importação de usados acima de 52%, ou seja, o maximo de desconto para os usados passa a ser 52% (em vez de 80%, no limite)
          - Eliminação do desconto de 10% sobre carros usados com menos de 1 ano e mais de 6 meses.
          - Incidencia deste mesmo desconto apenas sobre a parte cilindrada, que corresponde em média a cerca de 40% do ISV.

          Com estas alterações, e se forem aprovadas, o governo vai pura e simplesmente matar o negocio da importação de carros usados.
          O agravamento do ISV nos carros usados será entre 50 a mais de 100% !!!
          Quer se goste quer não se goste, o facto é que o recurso à importação de carros usados era a unica forma dos Portugueses terem carros de gama mais alta por preços minimamente aceitaveis.
          O resultado destas alterações, para alem da falencia de um numero infindavel de stands que se dedicavam à importação de usados, de transitarios que tratavam da burocracia e de empresas de camionagem, vai ser o empobrecimento do parque automovel nacional.
          Quem comprava carros usados importados com 2/3/4 anos vai passar a ter de comprar carros novos de gama bastante inferior.
          Mais uma manobra maravilhosa deste nosso governo, que quando foi eleito prometeu NÃO SUBIR IMPOSTOS !
          Estive ontem a ler a AH sobre esta mesma matéria e a comclusão a que cheguei foi a de que iria haver alterações mas não decisivas.

          O imposto pago por carros com 1 a 5 anos mantém-se o mesmo penso eu.

          De resto concordo totalmente que se limite o desconto máximo a 50% e o dos 6 meses a 1 ano tb.

          Nunca percebi porque é que a sucata da Europa - refiro-me a carros com + de 10 anos - tinham desconto do IA, ou ISV como queiram, de 80%...

          Comentário


            #6
            deleted

            Comentário


              #7
              Acho muito bem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por - Ver Post
                Deviam era ficar no máximo de 50% ou ainda serem mais penalizados.

                Não é minimamente coerente aplicar medidas com base em poluição e depois dar beneces para trazer carros mais velhos, pouco seguros, gastadores,etc...

                Acho que a media dos carros importados até é superior a 10 anos...
                Por acaso tenho uma ideia contrária. Daquilo que vejo aí na estrada a maior parte dos importados, foram-no com 3-5 anos. É claro que alguns já têm mais de 10 anos, mas o que interessa para esta discussão é a altura em que são importados.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                  Nunca percebi porque é que a sucata da Europa - refiro-me a carros com + de 10 anos - tinham desconto do IA, ou ISV como queiram, de 80%...
                  A resposta é simples, para equilibrar o preço de mercado.
                  O problema é que o ISV (ou IA) é tão elevado que nos carros usados chegas a um determinado patamar em que pagas mais imposto do que carro. Isso nos carros usados é clarissimo, por exemplo um BMW 330 D paga cerca de 20.000 € de IA, se não houver abatimento desse mesmo IA um 330D com 10 anos (já sei que não existe, estou so a dar um exemplo) que custaria qq coisa como 5.000 € na Alemanha pagaria 20.000 € de IA !
                  Se as regras forem estas que eu aqui publiquei, e que vinham expressas na Auto-Foco, tens n de situações em que se paga mais imposto do que carro. Falando só de carros de gama alta:
                  BMW 850 de 1992, com cerca de 40.000 kms - Preço na Alemanha: 16.000 €, IA: 38.000 €, ou seja, um fica por 54.000 € só contando com carro+IA
                  Ferrari 550 de 2001, com cerca de 40.000 km - Preço na Alemanha: 67.000 €, IA: 62.000 €
                  Lexus SC 430 de 2003, preço: 34.000 €, IA: 32.000 €
                  Maserati Quattroporte de 2004, preço: 50.000 €, IA: 46.000 €
                  etc etc etc
                  Se fores para carros classicos então é o descalabro ...

                  Comentário


                    #10
                    deleted

                    Comentário


                      #11
                      Pelo que li, acaba o desconto para veículos entre 6 meses e 1 ano, e os descontos entre 1 ano e 5 anos passam a incidir apenas na cilindrada, não havendo abatimentos na componente do CO2. Como esta vale 60% do ISV, o que tudo isto quer dizer é que os carros mais antigos vão praticamente pagar o mesmo imposto de um novo...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Qualnhick Ver Post
                        A resposta é simples, para equilibrar o preço de mercado.
                        O problema é que o ISV (ou IA) é tão elevado que nos carros usados chegas a um determinado patamar em que pagas mais imposto do que carro. Isso nos carros usados é clarissimo, por exemplo um BMW 330 D paga cerca de 20.000 € de IA, se não houver abatimento desse mesmo IA um 330D com 10 anos (já sei que não existe, estou so a dar um exemplo) que custaria qq coisa como 5.000 € na Alemanha pagaria 20.000 € de IA !
                        Se as regras forem estas que eu aqui publiquei, e que vinham expressas na Auto-Foco, tens n de situações em que se paga mais imposto do que carro. Falando só de carros de gama alta:
                        BMW 850 de 1992, com cerca de 40.000 kms - Preço na Alemanha: 16.000 €, IA: 38.000 €, ou seja, um fica por 54.000 € só contando com carro+IA
                        Ferrari 550 de 2001, com cerca de 40.000 km - Preço na Alemanha: 67.000 €, IA: 62.000 €
                        Lexus SC 430 de 2003, preço: 34.000 €, IA: 32.000 €
                        Maserati Quattroporte de 2004, preço: 50.000 €, IA: 46.000 €
                        etc etc etc
                        Se fores para carros classicos então é o descalabro ...
                        Se o carro for realmente clássico acho que há uma grande redução, ou não paga imposto de todo. Não tenho agora a certeza.

                        Os outros... também me parecia incoerente 80% de desconto para carros com mais de 10 anos mas lá está... cada carro é um carro. Há carros com mais de 10 anos que não se enquadrando nos clássicos, também não são vulgares... Não se pode agradar a todos.

                        Comentário


                          #13
                          Bem andava eu aqui a pesquisar quando me deparei com este topico que por acaso até me interessava...até há pouco tempo...pois neste momento já desisti da opção importação...e porquê ?!?! Porque nao gosto de ser roubado na minha carteira!!!!


                          Contrariamente ao que muitos falam dos carros importados com a ideia de que nao prestam, e so vem a sucata de fora....se calhar é porque nunca viram bons carros importados...maus há em todo o lado....até nacionais...esses entaoo é o que mais vejo ai na altura de comprar usado....mas isso dava para outro topico...

                          Depois a questao de terem em media mais de 10 anos.....é simples a explicação para essa estatistica....eu proprio me incluiria nela se fosse agora importar um carro...é que graças ao noso querido Socas e o seu desgoverno pagamos mais de imposto do que pelo carro....onde foi que já li isto...algures....e já contabilizei......é facill.....

                          é facil perceber que eu nao vou conseguir importar um carro mais novo pelo simples facto de ter um orçamento limitado....é verdade eu tenhoo um plafond para comprar o carro...ora se o carro paga quase tanto de imposto como de preço no pais de origem....e se conforme mais ´velho for mais barato fica o imposto...não é de estranhar que muitos sejam obrigados (eu por exemplo) a importar mais velho para ter mais desconto!!!! É a logica da batata!

                          Assim sendo, ainda temos o famoso IUC...a maior xulice dos ultimos tempos....dar de mamar todos os anos centenas de €€€€ ao estado por um carro que ainda custou os muitos €€€€€ (apos impostos) e que ainda por cima já tem muitos anos.....dá que pensar...a mim deu-me para desistir de importar....pois nao queria passar a vida a dar de mamar €€€ sujeito a ver aumentar todos os anos €€€€€ para manter-me com um carro....

                          Nao me venham com a tanga de poluir mais, ser mais velho...isso é conversa de quem só conhece carro novo....

                          Enfim.....em terra de chicos espertos...nao se pode esperar outra coisa....

                          Ah e com muita pena minha nao importarei um usado...comprarei mesmo um nacional por muita dor de cabeça que me dê arranjar um em condições.....mas a carteira pesa na decisão final!
                          Editado pela última vez por btc530d; 13 December 2008, 00:23.

                          Comentário


                            #14
                            Vou ser directo e simples:

                            Não gosto da ideia da importação, mas se tivesse tempo e mais algum €€ importava .

                            E porquê?

                            Acham mal importar?
                            Então o que acham de encher os bolsos do estado com impostos caríssimos e impostos sobre impostos?

                            Qual é o rácio custo de vida vs custo de aquisição de um bom carro novo em Portugal quando comparado com países como por exemplo Espanha (já para não ir buscar outros)?

                            Se eu tivesse tempo e €€ dizia-vos o que tinha comprado...

                            Cá em Portugal compra-se um Clio, lá fora compraria um Golf.
                            Cá compra-se um Golf, lá compra-se um série 3.
                            E isto apenas comparando os preços, porque se analisarmos o que representa no ordenado de um alemão comprar um série 3, quando comparado com o que representa no odenado de um tuga comprar um Golf, bem.....

                            Por isso é que continuamos um país miserável.
                            E agora ainda mais. A importação vai deixar de ser rentável praticamente. Era a única hipótese para quem tinha algum €€ de comprar um bom carro em condições (há excepções...), ou quem tinha pouco €€, comprar um carro já bom a um preço convidativo para manter alguns anos.

                            Como patamar directo de comparação, comprei a 2 semanas um Auris 1.4 D-4D novo. Quando vi o preço em espanha, era 3000€ mais barato. Achei dinheiro, mas não seria o fim do mundo. Mas quando vi que o 2.0 era mais barato que o 1.4 cá, e que o 2.2 era pouquíssimo mais caro que o 1.4 cá, bem...

                            A me... está aí....

                            E fala o governo em estimular o parque automóvel?

                            Estimula mas é o car.....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Qualnhick Ver Post
                              A resposta é simples, para equilibrar o preço de mercado.
                              O problema é que o ISV (ou IA) é tão elevado que nos carros usados chegas a um determinado patamar em que pagas mais imposto do que carro. Isso nos carros usados é clarissimo, por exemplo um BMW 330 D paga cerca de 20.000 € de IA, se não houver abatimento desse mesmo IA um 330D com 10 anos (já sei que não existe, estou so a dar um exemplo) que custaria qq coisa como 5.000 € na Alemanha pagaria 20.000 € de IA !
                              Se as regras forem estas que eu aqui publiquei, e que vinham expressas na Auto-Foco, tens n de situações em que se paga mais imposto do que carro. Falando só de carros de gama alta:
                              BMW 850 de 1992, com cerca de 40.000 kms - Preço na Alemanha: 16.000 €, IA: 38.000 €, ou seja, um fica por 54.000 € só contando com carro+IA
                              Ferrari 550 de 2001, com cerca de 40.000 km - Preço na Alemanha: 67.000 €, IA: 62.000 €
                              Lexus SC 430 de 2003, preço: 34.000 €, IA: 32.000 €
                              Maserati Quattroporte de 2004, preço: 50.000 €, IA: 46.000 €
                              etc etc etc
                              Se fores para carros classicos então é o descalabro ...
                              Desculpa lá mas tu estás a pegar em carros que são super-poluidores e que são por si mesmos caríssimos! É perfeitamente natural que um Ferrari pague essa quantia de ISV porque tem emissões na ordem dos 400g. O Maseratti tem emissões na ordem das 250g. Se pagares tanto de ISV como de valor do carro ainda fazes um grande negócio!

                              O problema está nos pequenos familiares (Golf, C30, A3, Bravo e afins) que, de facto, levam uma "bordejada" perfeitamente injusta com o ISV. Como são os carros mais procurados e economicamente mais eficientes em termos de combustíveis, o escalão de ISV que incide sobre eles é perfeitamente desproporcionado. Proporcionalmente, se compararmos o ISV que paga um Golf com um Fiat 500 e um Golf e um Maseratti (em termos de emissões) há menor diferença de escalão entre o Golf e o Maseratti do que entre o Golf e o Fiat 500.

                              Esta carga fiscal é injusta porque onera os veículos familiares mais eficientes. Deveria sim onerar os veículos mais poluentes!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                Desculpa lá mas tu estás a pegar em carros que são super-poluidores e que são por si mesmos caríssimos! É perfeitamente natural que um Ferrari pague essa quantia de ISV porque tem emissões na ordem dos 400g. O Maseratti tem emissões na ordem das 250g. Se pagares tanto de ISV como de valor do carro ainda fazes um grande negócio!
                                Essa treta que os nossos governantes conseguiram vender que a carga fiscal sobre o automovel serve o excelente proposito de combater as emissões de CO2 não passa disso mesmo ... treta !
                                O parque automovel representa cerca de 19% do total de emissões do CO2, se acabarem com as centrais energeticas a carvão (e nós temos duas) e as substituirem por energia nuclear ou eolicas/solar, reduzem muitissimo mais as emissões que quaisquer imposto sobre o CO2 dos automoveis.
                                Se achas razoavel pagar mais de imposto do que de automovel, seja ele novo ou em 2ª mão, eu não acha, seja um ferrari, um porsche ou um fiat, acho escandaloso e um autentico roubo ! Vai agravar, mais uma vez, o fosso de preços dos automoveis em Portugal e o resto da europa (isto já para nem falar no diferencial de rendimentos entre um Portugues e um Europeu medio).
                                Querem reduzir as emissões dos automoveis ? Perfeitamente de acordo, mas actuem na fonte, ou seja, junto dos fabricantes impondo metas de CO2. Junto do consumidor final o unico imposto justo seria uma especie de IVA sobre o preço de venda. Ou seja, uma % sobre o preço de venda. Desta forma o carro mais caro pagava mais imposto, o mais barato pagava menos imposto. Infelizmente o automovel é a galinha de ovos de ouro do estado e tudo é pretexto para taxar (pagamos imposto para comprar, depois pagamos imposto para ter o direito a usar, que é uma coisa fantastica, pagamos imposto para abastecer, etc etc).
                                Estas alterações no ISV para 2009 vão levar à falencia milhares de empresas que se dedicavam à comercialização de veiculos importados, vao levar à falencia de centenas de transportadoras, despachantes oficiais, etc. Vai aumentar o desemprego e vai piorar o parque automovel nacional, inevitavelmente. Quem compra um carro tem x para o comprar, com esse X à quem, legitimamente, prefira um Fiat Punto novo e a quem, legitimamente tb, preferisse um Audi A4 ou A3 importado. Essa opão deixa de existir ...
                                Cá estaremos no final de 2009 para verificar a queda de vendas de automoveis, tanto expremem a galinha dos ovos de ouro que um dia destes ela morre de vez !

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Qualnhick Ver Post
                                  O parque automovel representa cerca de 19% do total de emissões do CO2, se acabarem com as centrais energeticas a carvão (e nós temos duas) e as substituirem por energia nuclear ou eolicas/solar, reduzem muitissimo mais as emissões que quaisquer imposto sobre o CO2 dos automoveis.

                                  Querem reduzir as emissões dos automoveis ? Perfeitamente de acordo, mas actuem na fonte, ou seja, junto dos fabricantes impondo metas de CO2.

                                  Estas alterações no ISV para 2009 vão levar à falencia milhares de empresas que se dedicavam à comercialização de veiculos importados, vao levar à falencia de centenas de transportadoras, despachantes oficiais, etc.
                                  ponto 1:
                                  se acabassem com as centrais convencionais, depois queixavas-te do preço da electricidade em vez do preço dos carros. ou achas que o custo do MWh de uma eólica é o mesmo de uma centrl convencional. De qualquer forma tenho ideia que as centrais a carvão estão desactivadas, e só serão usadas se for mesmo necessário. Claro que sobram outras que ainda deitam muito fumo... mas mesmo colocando aerogeradores em todo o lado é preciso ter outras centrais para alimentar as luzes de natal espalhadas por aí...

                                  ponto 2:
                                  isso já existe... normas EURO IV, EURO V e por aí adiante...

                                  ponto 3: levam à falência dessa gente toda, tal como esses levavam à falência os mesmos no caso dos stands oficiais. ou achas que os stands de beira de estrada não influenciam negativamente os stands oficiais e toda a estrutura por trás?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                    ponto 1:
                                    se acabassem com as centrais convencionais, depois queixavas-te do preço da electricidade em vez do preço dos carros. ou achas que o custo do MWh de uma eólica é o mesmo de uma centrl convencional.
                                    Por isso é que falei de nuclear+eolicas e afins. Para tua informação pagamos, tambem, a electricidade quase 20% mais cara que os nossos concidadãos europeus !
                                    Mas estavamos a falar de CO2, não é esse o argumento para taxar os automoveis ? Então taxem tambem a electricidade com base nas emissões de CO2. Se fizeres as contas chegas à conclusão que fazer carros electricos com centrais a carvão gera mais emissões que os carros "normais".
                                    Utilizem a mesma formula de calcula de emissões de CO2 para a electricidade, e depois o consumidor que escolha se quer electricidade gerada por centrais a carvão, eolicas, nuclear, etc ... com base nessa formula a electricidade de centrais a carvão ficava prai 3x ou 4x mais cara que todas as outras.

                                    Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                    De qualquer forma tenho ideia que as centrais a carvão estão desactivadas, e só serão usadas se for mesmo necessário.
                                    Não só não estão desactivadas como são responsaveis pela maioria da produção electrica nacional. Só a central de Sines é responsavel por mais de 60% da produção da EDP em termos de centrais termo-electricas, e funciona a carvão.

                                    Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                    ponto 2:
                                    isso já existe... normas EURO IV, EURO V e por aí adiante...
                                    Eu sei que já existe, então e se já existe para que taxar depois tambem o contribuinte ?
                                    Faz tanto sentido taxar os carros com base no CO2 emitido como taxar os alimentos com base nas calorias. Por forma a controlar o excesso de peso agora vamos passar a taxar os alimentos com base numa tabela calorica ... tambem podemos adoptar isso. Acabavas com mais uma das tuas (nossas) liberdades, mas ficavas todo contente porque o estado estava a zelar pelo teu bem estar, certo ? Eu prefiro a liberdade, que implica responsabilidade obviamente, das pessoas.

                                    Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                    ponto 3: levam à falência dessa gente toda, tal como esses levavam à falência os mesmos no caso dos stands oficiais. ou achas que os stands de beira de estrada não influenciam negativamente os stands oficiais e toda a estrutura por trás?
                                    Naturalmente que são concorrencia desleal, mas devem existir regras para se ter um stand aberto ao publico (e existem), agora se o estado não fiscaliza, se é permissivo, se deixa que existam milhares de carros à venda a beira da estrada, isso é falta de controlo do estado, não tem nada a ver com carros importados ou não. Eu tambem sou contra esses pseudo-vendedores de carros, acho que quem está no negocio de venda de automoveis tem de cumprir com uma serie de regras, e se não as cumpre deve fechar pura e simplesmente. Agora tem de existir um mercado de novos a funcionar bem e um mercado de usados, tambem a funcionar bem, senão quando trocares de carro vendes o teu a quem ?
                                    A realidade é que infelizmente os Portugueses não têm poder de compra para adquirir bons carros novos, isto é um facto. Portanto recorriam ao mercado de importados para terem um carro de segmento superior ao que poderiam adquirir caso fosse novo (já sabemos que existe muita "vigarice" nos importados, não é isso que se discute aqui). Ora com esta alteração legislativa essa porta fecha-se, o resultado vai ser o empobrecimento do mercado automovel nacional, uma quebra enorme de vendas de automoveis, e o inflacionamento do valor dos carros usados (vais passar a ter menos usados e o preço a que importas os carros como é muito mais caro o mesm usado passa a valer mais dinheiro), cá estaremos no final de 2009 para verificar isso mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tópicos destes á milhares, soluções nenhumas. Conclusões Comer e calar. Os professores ainda se uniram contra o governo e conseguiram alguma coisa, nós automobilistas continuamos com conversas e no fim é comer e calar. Compramos ao dobro do preço dos outros paises e agora a única escapatória da importação vai ser fechada. Podemos barafustar á vontade mas "infelizmente" temos que pagar os impostos que nos impigem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                        Acho muito bem.
                                        E eu acrescentaria que só peca por tardia essa medida.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                          E eu acrescentaria que só peca por tardia essa medida.
                                          Devem-se sentir orgulhosos de pagar impostos e ser chulados a torto e a direito!!

                                          Eu pessoalmente não gosto, e a única hipótese de ter alguma alternativa cortam as pernas. Serei dos poucos a ver isto?

                                          - Mudaram os impostos: CC e CO2, consequência incial » baixa de preço do carro e castanhada no novo IUC. Consequência a médio prazo (1 ano) » aumento considerável do preço dos carros e do IUC, com o bónus do corte agora nas importações.

                                          Então respondam-me a uma coisa:

                                          Quem é que consegue comprar carro em Portugal? É o pobre, aquele que supostamente teria maiores ajudas?

                                          É esta a solução para o problema do parque automóvel em Portugal? Seria, se se prejudicassem os importados e beneficiassem os "nacionais". Mas a realidade não é essa, portanto, não introduz vantagem nenhuma.

                                          Fiquem com o orgulho de comprar tudo cá, e não se esqueçam de mandar um postal de boas festas ao governo a agradecer...

                                          Comentário


                                            #22
                                            custa-me perceber como ha quem seja chulado e gozado na cara e goste... Sera que este povo tem uma venda nos olhos?
                                            Eu nao sou adepto da importação se o fosse nao teria por certo o carro que tenho, porem esta era a unica forma de fugir a ilegalidade da dupla tributação praticada pelo governo e de alguma forma tambem ter um carrito mais razoavel por um preço mais baixo.
                                            Aceitaria com agrado esta medida se fosse estimulado o comercio interno, facto que alem de nao acontecer ainda é prejudicado com uma manobra de diversao desses abutres que nos governam... falo obviamente na diminuiçao dos impostos/preço por contrapartida de um pontapé no IUC no inicio de 2008 seguido de um novo pontape nos impostos para 2009... ou seja voltamos aos impostos altos e ainda somos brindados com uma bruta castanhada cada vez que compramos o selo...
                                            volto a dizer que nao sou grande adepto da importaçao... se o fosse quando tirei a carta em vez de comprar um golf novo teria optado por algo mais desportivo ou premium... Mas esta medida acompanhada das restantes mata o mercado... e é por demais sabido que matar mercados nunca sera soluçao para a saude de uma economia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                                              Devem-se sentir orgulhosos de pagar impostos e ser chulados a torto e a direito!!

                                              Eu pessoalmente não gosto, e a única hipótese de ter alguma alternativa cortam as pernas. Serei dos poucos a ver isto?

                                              - Mudaram os impostos: CC e CO2, consequência incial » baixa de preço do carro e castanhada no novo IUC. Consequência a médio prazo (1 ano) » aumento considerável do preço dos carros e do IUC, com o bónus do corte agora nas importações.

                                              Então respondam-me a uma coisa:

                                              Quem é que consegue comprar carro em Portugal? É o pobre, aquele que supostamente teria maiores ajudas?

                                              É esta a solução para o problema do parque automóvel em Portugal? Seria, se se prejudicassem os importados e beneficiassem os "nacionais". Mas a realidade não é essa, portanto, não introduz vantagem nenhuma.

                                              Fiquem com o orgulho de comprar tudo cá, e não se esqueçam de mandar um postal de boas festas ao governo a agradecer...
                                              Não é essa a questão. A questão é que através dessas facilidades tem entrado todo o tipo de sucata em Portugal. E sucata porque muitos desses carros vêm com inúmeros problemas e constituem um perigo acrescido nas nossas estradas e, depois, porque muitos deles (talvez demasiados...) resultam de um mercado paralelo, o mercado ilegal...

                                              Há, ainda, o problema dos preços super inflacionados que exploram um dos desejos que por cá muito temos de ter um "premium", nem que esteja a cair aos bocados!...

                                              O que me parece que deveria ser feito, e aí vejo pouca indignação, ainda assim, por cá, é combater, mesmo, a brutal tributação nos carros novos que fazem com que um carro que custa em Espanha €30.000 cá custe 40.000! Como? Recorrendo aos Tribunais, nacionais e europeu, até que as leis mudem.

                                              Isso sim, dever-nos-ía preocupar e mobilizar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                Não é essa a questão. A questão é que através dessas facilidades tem entrado todo o tipo de sucata em Portugal. E sucata porque muitos desses carros vêm com inúmeros problemas e constituem um perigo acrescido nas nossas estradas e, depois, porque muitos deles (talvez demasiados...) resultam de um mercado paralelo, o mercado ilegal...

                                                Há, ainda, o problema dos preços super inflacionados que exploram um dos desejos que por cá muito temos de ter um "premium", nem que esteja a cair aos bocados!...

                                                O que me parece que deveria ser feito, e aí vejo pouca indignação, ainda assim, por cá, é combater, mesmo, a brutal tributação nos carros novos que fazem com que um carro que custa em Espanha €30.000 cá custe 40.000! Como? Recorrendo aos Tribunais, nacionais e europeu, até que as leis mudem.

                                                Isso sim, dever-nos-ía preocupar e mobilizar...
                                                Secalhar entendi mal o teu ponto de vista. Como tal, peço-te desculpa!

                                                Concordo plenamente com tudo o que referes no teu post.

                                                Talvez não necessitemos de chegar a tanto. Estão-se a vender carros como nunca até ao final do ano (eu também comprei...), depois disso vai haver motivos suficientes para repensar na estratégia a nível de impostos.

                                                Eu preferia preços mais comedidos que evitassem a importação, sinceramente. Desde que eu como cidadão pudesse adquirir o mesmo carro que o Espanhol ou o Alemão dentro daquilo que é ser cidadão Português, financeiramente falando!

                                                Abraço

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                                                  Secalhar entendi mal o teu ponto de vista. Como tal, peço-te desculpa!

                                                  Concordo plenamente com tudo o que referes no teu post.

                                                  Talvez não necessitemos de chegar a tanto. Estão-se a vender carros como nunca até ao final do ano (eu também comprei...), depois disso vai haver motivos suficientes para repensar na estratégia a nível de impostos.

                                                  Eu preferia preços mais comedidos que evitassem a importação, sinceramente. Desde que eu como cidadão pudesse adquirir o mesmo carro que o Espanhol ou o Alemão dentro daquilo que é ser cidadão Português, financeiramente falando!

                                                  Abraço
                                                  É exactamente esse o sentido do meu post.

                                                  Abraço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                                                    Eu preferia preços mais comedidos que evitassem a importação, sinceramente. Desde que eu como cidadão pudesse adquirir o mesmo carro que o Espanhol ou o Alemão dentro daquilo que é ser cidadão Português, financeiramente falando!
                                                    Parece que estamos todos de acordo. O problema é como acabar com esta roubalheira !
                                                    Com a quebra de vendas que vai ocorrer em 2009 pode ser que os nossos (des)governantes abram os olhos ... hmmm ... acho que isso é pedir demais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A partir de que data entram mesmo a nova tabela de tributação?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Qualnhick Ver Post
                                                        Parece que estamos todos de acordo. O problema é como acabar com esta roubalheira !
                                                        Com a quebra de vendas que vai ocorrer em 2009 pode ser que os nossos (des)governantes abram os olhos ... hmmm ... acho que isso é pedir demais.
                                                        Hehe não te estiques pa

                                                        Embora gostasse que o que referiste viesse a ser verdade...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jackboot Ver Post
                                                          A partir de que data entram mesmo a nova tabela de tributação?
                                                          A partir de 1 de janeiro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Qualnhick Ver Post
                                                            A partir de 1 de janeiro.
                                                            Ok, sendo assim já me tramaram, pensava ir buscar um carro lá fora em Março/Abril...
                                                            É pra esqueçer mesmo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X