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    Golf VI BiFuel






    Motor 1.6, quem em modo GPL tem 98Cv e gasta 9.2L/100Km.
    Em modo gasolina gasta 7.1.


    A autonomia com os 2 combustiveis, é de 1100Km (só a GPL é de 420).

    De frisar que o kit GPL é montado na fábrica.

    #2
    Poderia ser uma proposta interessante para Portugal, não fosse o facto de retirarem no próximo orçamento de estado, a "bonificação" aos veículos a gás...

    Comentário


      #3
      Restava saber aqui 2 coisas.

      A primeira é o preço deste carro.

      A segunda é a potência. Se este carro não for turbo com injecção directa, não será muito potente (já explico o resto), se levar injecção directa, consome gasolina juntamente com gás (o que me pareceria estranho num carro de série).

      Agora vamos a umas contas:

      Consumo a GPL de 9,2 = 0,618 € x 9,2 = 5,69 € / 100 kms

      Consumo diesel do 2.0 TDI 110 = 4,5 x 1,071 € = 4,82 € / 100 kms


      Ou seja, o diesel fica mais barato em consumo !

      Daí a minha pergunta atrás sobre a potência: Se ele for muito mais potente do que o diesel, esta comparação estará errada. Se for equivalente, falta só saber o preço de venda.

      Se bem que um 1.6 sem incentivo do estado não me parece uma compra fabulosa, além de que o selo deve ficar mais caro por culpa do CO2.

      E vou esquecer os inconvenientes do GPL por agora.

      Comentário


        #4
        Um aumento de 2,1 nos consumo???

        Mas então não diziam que a GPL aumentava muito ligeiramente que mal se notava?

        É um aumento de 30%

        Comentário


          #5
          O motor deve ser o antigo 1.6 de 105Cv.
          Visto que aonde vi a noticia, só referia a potencia a GPL (98Cv)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Um aumento de 2,1 nos consumo???

            Mas então não diziam que a GPL aumentava muito ligeiramente que mal se notava?

            É um aumento de 30%
            Eu sempre falei que o aumento era de 15 a 20€, dependendo do tipo de kit usado.

            Pelo menos eu, nunca falei em aumento muito ligeiro que mal se notava...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Unreal Ver Post




              Motor 1.6, quem em modo GPL tem 98Cv e gasta 9.2L/100Km.
              Em modo gasolina gasta 7.1.


              A autonomia com os 2 combustiveis, é de 1100Km (só a GPL é de 420).

              De frisar que o kit GPL é montado na fábrica.
              Tens a certeza que é GPL? Nõ será GNL?

              É que há uma Touran Bi-fuel e não é a GPL, mas sim a GNL, que não interessa nada para Portugal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Restava saber aqui 2 coisas.

                A primeira é o preço deste carro.

                A segunda é a potência. Se este carro não for turbo com injecção directa, não será muito potente (já explico o resto), se levar injecção directa, consome gasolina juntamente com gás (o que me pareceria estranho num carro de série).

                Agora vamos a umas contas:

                Consumo a GPL de 9,2 = 0,618 € x 9,2 = 5,69 € / 100 kms

                Consumo diesel do 2.0 TDI 110 = 4,5 x 1,071 € = 4,82 € / 100 kms


                Ou seja, o diesel fica mais barato em consumo !

                Daí a minha pergunta atrás sobre a potência: Se ele for muito mais potente do que o diesel, esta comparação estará errada. Se for equivalente, falta só saber o preço de venda.

                Se bem que um 1.6 sem incentivo do estado não me parece uma compra fabulosa, além de que o selo deve ficar mais caro por culpa do CO2.

                E vou esquecer os inconvenientes do GPL por agora.
                ONde ouviste/leste que um carro com injecção directa gasta gasolina juntamente com GPL?

                Já agora, vou fazer um ajuste às contas:
                Consumo a GPL de 9,2 = (0,590-0.04) € x 9,2 = 5,06€ / 100 kms

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                  ONde ouviste/leste que um carro com injecção directa gasta gasolina juntamente com GPL?

                  Já agora, vou fazer um ajuste às contas:
                  Consumo a GPL de 9,2 = (0,590-0.04) € x 9,2 = 5,06€ / 100 kms


                  Com custos por km semelhantes, prefiro a autonomia do Diesel, que é mais do dobro que o de GPL.

                  Passamos menos tempo a pensar "tenho que ir abastecer"...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                    Tens a certeza que é GPL? Nõ será GNL?

                    É que há uma Touran Bi-fuel e não é a GPL, mas sim a GNL, que não interessa nada para Portugal.
                    Liquified petroleum gas (LPG), é Gás de petróleo liquefeito.
                    É o que tem no artigo.

                    Braz, isso da injecção directa, vinha num artigo da AH num Golf TSI

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Restava saber aqui 2 coisas.

                      A primeira é o preço deste carro.

                      A segunda é a potência. Se este carro não for turbo com injecção directa, não será muito potente (já explico o resto), se levar injecção directa, consome gasolina juntamente com gás (o que me pareceria estranho num carro de série).

                      Agora vamos a umas contas:

                      Consumo a GPL de 9,2 = 0,618 € x 9,2 = 5,69 € / 100 kms

                      Consumo diesel do 2.0 TDI 110 = 4,5 x 1,071 € = 4,82 € / 100 kms


                      Ou seja, o diesel fica mais barato em consumo !

                      Daí a minha pergunta atrás sobre a potência: Se ele for muito mais potente do que o diesel, esta comparação estará errada. Se for equivalente, falta só saber o preço de venda.

                      Se bem que um 1.6 sem incentivo do estado não me parece uma compra fabulosa, além de que o selo deve ficar mais caro por culpa do CO2.

                      E vou esquecer os inconvenientes do GPL por agora.


                      acho que os 4,5 para o TDI sao bastantes optimistas, mas se calhar os do gas tambem... disso nao percebo..

                      e um usado TDI é capaz de custar mais que um 1.6 novo... digamos que a vantagem poderá residir no facto de alguem que nao tenha poder de compra para um carro novo como o golf TDI poder ter um carro do segmento à mesma economico.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vieira Ver Post
                        acho que os 4,5 para o TDI sao bastantes optimistas, mas se calhar os do gas tambem... disso nao percebo..
                        É claro que são optimistas. Tão optimistas que até é falso... Nem tinha reparado no valor que ele usou para o Diesel.

                        De tabela um VW Golf VI gasta, para percurso extra-urbano, 4.7. OS 9.2 que falam, do GPL, de certeza que não são neste percurso. Deve ser em combinado.

                        Assim, para manter a coisa justa, as contas serão:
                        Consumo a GPL de 9,2 = 0.590 € x 9,2 = 5,43€ / 100 kms

                        Consumo a Diesel de 5.5 = 1.071 € x 5.5 = 5.89€ / 100 kms


                        rca, bem tentaste...
                        Editado pela última vez por Braz; 04 December 2008, 15:44.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                          É claro que são optimistas. Tão optimistas que até é falso... Nem tinha reparado no valor que ele usou para o Diesel.

                          De tabela um VW Golf VI gasta, para percurso extra-urbano, 4.7. OS 9.2 que falam, do GPL, de certeza que não são neste percurso. Deve ser em combinado.

                          Assim, para manter a coisa justa, as contas serão:
                          Consumo a GPL de 9,2 = 0.590 € x 9,2 = 5,43€ / 100 kms

                          Consumo a Diesel de 5.5 = 1.071 € x 5.5 = 5.89€ / 100 kms


                          rca, bem tentaste...

                          E que tal veres as coisas como deve ser em vez de mandares postas de pescada ??

                          Tens aqui os valores do Golf VI 2.0 110:

                          http://www.guiadoautomovel.pt/precos...php?veid=24721

                          Tens 4,5 para combinado e 3,7 para extra-urbano.

                          Podes por isso apagar os disparates de contas que fizeste porque estão erradas.

                          Neste caso, o gpl fica mais caro por km.

                          Braz, bem tentaste...

                          Comentário


                            #14
                            Neste forum nem a matemática é exacta

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                              Eu sempre falei que o aumento era de 15 a 20€, dependendo do tipo de kit usado.

                              Pelo menos eu, nunca falei em aumento muito ligeiro que mal se notava...
                              O normal do pessoal que mete GPL é dizer que nem nota... Outros falam em aumentos de 10%.

                              Neste caso e dados oficiais de um construtor são de 30%...

                              Comentário


                                #16
                                Eu ainda gostava de saber quem é que na vida real faz 4,5L/100 num segmento C 2.0 em percurso REAL combinado.
                                Em percurso do genero, 60km por dia, com 20km seguidos de cada vez e consequente 3 arranques por dia com motor frio! Isto é +/- o meu percurso diário, a minha situação diária. Num smart F2 de 2007, a conduzir em modo económico faço entre os 4,2 e os 4,5!
                                O A3 2.0TDI com a DSG que conheço de muito perto tem 7,3 de mádia no CB e é conduzido em modo automático e de forma calma!
                                4,5 para mim só em condições muito favoraveis, o que de todo não são as nossas condições de dia-a-dia!
                                Se calhar os 9,2 também são optimistas, pelo menos os 7,1 indicados em consumo a gasolina são optimistas também.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  O normal do pessoal que mete GPL é dizer que nem nota... Outros falam em aumentos de 10%.

                                  Neste caso e dados oficiais de um construtor são de 30%...
                                  Eu meti GPL no meu carro diário. 156 1.6!No dia-a-dia, faço médias de uns 10 a 10,5 litros aos 100 de GPL.
                                  A gasolina nas mesmas condições faço uns 8,5!
                                  O andamento no dia-a-dia também pouca diferença noto!

                                  Agora, um facto e que até hoje ninguém me conseguiu explicar;

                                  a andar devagar, tipo 100km/h a gasolina consigo fazer 6 e tal e no GPL dificilmente baixo dos 9. Ou seja, o GPL em baixas rotações parece que mostra um rendimento muito baixo. Perdas?!
                                  É em altas, nota-se que o motor não é tão explosivo, ou seja, perdas de rendimento nota-se a andar a fundo, onde das 6000 para cima o GPL é menos eficaz.
                                  Agora, no dia-a-dia, numa condução normal é quase imperceptivel as diferenças entre GPL e gasolina, pelo menos no meu caso!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    O normal do pessoal que mete GPL é dizer que nem nota... Outros falam em aumentos de 10%.

                                    Neste caso e dados oficiais de um construtor são de 30%...
                                    Então eu devo ser um "anormal do GPL", pois nunca afirmei tal coisa!

                                    Ainda noutro fórum alertei um user, que ía meter GPL no carro dele, de que os 10% de aumento que ela falava, eram ilusórios. Disse-lhe para contar com aumentos de 15%, para cima, mas não acreditou em mim.

                                    Neste momento, e segundo contas dele, já vai em 14% de aumento em relação à gasolina. Ainda estou para saber como é que ele faz as contas, mas isso são outros "quinhentos"...
                                    Editado pela última vez por Braz; 04 December 2008, 18:17.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                      Eu meti GPL no meu carro diário. 156 1.6!No dia-a-dia, faço médias de uns 10 a 10,5 litros aos 100 de GPL.
                                      A gasolina nas mesmas condições faço uns 8,5!
                                      O andamento no dia-a-dia também pouca diferença noto!

                                      Agora, um facto e que até hoje ninguém me conseguiu explicar;

                                      a andar devagar, tipo 100km/h a gasolina consigo fazer 6 e tal e no GPL dificilmente baixo dos 9. Ou seja, o GPL em baixas rotações parece que mostra um rendimento muito baixo. Perdas?!
                                      É em altas, nota-se que o motor não é tão explosivo, ou seja, perdas de rendimento nota-se a andar a fundo, onde das 6000 para cima o GPL é menos eficaz.
                                      Agora, no dia-a-dia, numa condução normal é quase imperceptivel as diferenças entre GPL e gasolina, pelo menos no meu caso!
                                      Não acredito que não notes...

                                      Queres que te diga os consumos do meu Clio? 10/10.5litros... Sabes quanto me fazia a gasolina? cerca de 8... Faz as contas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
                                        Neste forum nem a matemática é exacta
                                        É, quando se tenta ludibriar os outros com valores de estirador...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Seria mais interessante o bifuel no 1.4 tsi.

                                          Já agora nas contas, não se esqueçam de incluir a gasolina que se gasta para arrancar com no bifuel.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                            Seria mais interessante o bifuel no 1.4 tsi.

                                            Já agora nas contas, não se esqueçam de incluir a gasolina que se gasta para arrancar com no bifuel.
                                            10€ de gota de 3 em 3 meses? Isso são meia dúzia de cafés...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                              10€ de gota de 3 em 3 meses? Isso são meia dúzia de cafés...
                                              depende da quantidade de km, tenho um amigo que tem um clk a gpl e gasta em media 0.7 l/100 de gasosa se não me engano, é pouco mas tem que se pagar, e se estão a fazer os cálculos é mais uma parcela que tem que entrar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                É, quando se tenta ludibriar os outros com valores de estirador...
                                                Quando não se quer ver não há nada a fazer.

                                                Se o valor do Diesel é optimista (e eu acho que é), o do Bi-fuel também é !

                                                São os valores anunciados pelo fabricante para ambos os casos.

                                                Daqui para a frente só os tapadinhos é que não vêm.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                                  Seria mais interessante o bifuel no 1.4 tsi.

                                                  Já agora nas contas, não se esqueçam de incluir a gasolina que se gasta para arrancar com no bifuel.
                                                  Como já foi demonstrado num comparativo feito numa revista, aí é que as coisas descambam mesmo.

                                                  Os motores com injecção directa necessitam de estar sempre a consumir gasolina para arrefecer os injectores.

                                                  Como resultado, estás a consumir dois combustíveis (gasolina e gpl) ao mesmo tempo, resultando numa poupança muito menor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    O normal do pessoal que mete GPL é dizer que nem nota... Outros falam em aumentos de 10%.

                                                    Neste caso e dados oficiais de um construtor são de 30%...
                                                    Levantaste aqui uma questão muito interessante.

                                                    De facto, os defensores do GPL falam em aumentos muito pequenos, na casa dos 10%.

                                                    Para além dos valores anunciados pelo fabricante serem bastante diferentes, o user alfamaniaco e braz documentam também na primeira pessoa aumentos bem superiores aos 10%.

                                                    Ou seja, algo está errado nesses 10%.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                      Não acredito que não notes...

                                                      Queres que te diga os consumos do meu Clio? 10/10.5litros... Sabes quanto me fazia a gasolina? cerca de 8... Faz as contas.
                                                      Braz, atenção mque eu disse que não noto em performance!Em conduçção normal não noto grande perda de performance! a andar a fundo sim, nota-se que em altas o carro a gás não respira tão bem!
                                                      Em consumos nota-se... eu disse que no mesmo percurso onde fazia uns 8,5 a gasolina, agora ando nos 10-10,5 de gás!

                                                      Mas o que mais me confusão me faz e que ninguém me consegue explicar é que o carro a gás para baixar dos 9 litros tenho que andar com ele desengatado. O minimo dos minimos que fiz a gás penso que foram 8 litros, mas foi sem parar o carro e durante 400km (motor sempre quente) a 100 à hora! Nessas mesma situação conseguia na boa uns 6 litros!
                                                      Ou seja, em baixas rotações o GPL não é muito eficaz, é a conclusão que chego.
                                                      Porque se for a fazer uma média onde circule a meio regime, tipo 150-160km/h a diferença % entre gasolina e gás diminui... No final das rotações, o GPL volta a variar bastante em relação a gasolina. A andar a fundo deve gastar mais uns 30%!

                                                      agora claro, mesmo a consumir 10 litros, neste momento são menos de 6€/100km! E ando descontraido em relação ao acelerador!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Então eu percebi mal. Pensei que não notavas diferença no consumo, mas afinal estavas a referir-te à performance. Está explicado.

                                                        Eu também nunca consegui baixar dos 7litros. Mesmo num trajecto que uma vez fiz, curiosamente foram também 400km's (2x200km's) a velocidades entre os 90/100kmh, a minha média ficou nos 7.2litros. A gasolina, conseguia valores abaixo dos 6, de certeza.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                          Braz, atenção mque eu disse que não noto em performance!Em conduçção normal não noto grande perda de performance! a andar a fundo sim, nota-se que em altas o carro a gás não respira tão bem!
                                                          Em consumos nota-se... eu disse que no mesmo percurso onde fazia uns 8,5 a gasolina, agora ando nos 10-10,5 de gás!

                                                          Mas o que mais me confusão me faz e que ninguém me consegue explicar é que o carro a gás para baixar dos 9 litros tenho que andar com ele desengatado. O minimo dos minimos que fiz a gás penso que foram 8 litros, mas foi sem parar o carro e durante 400km (motor sempre quente) a 100 à hora! Nessas mesma situação conseguia na boa uns 6 litros!
                                                          Ou seja, em baixas rotações o GPL não é muito eficaz, é a conclusão que chego.
                                                          Porque se for a fazer uma média onde circule a meio regime, tipo 150-160km/h a diferença % entre gasolina e gás diminui... No final das rotações, o GPL volta a variar bastante em relação a gasolina. A andar a fundo deve gastar mais uns 30%!

                                                          agora claro, mesmo a consumir 10 litros, neste momento são menos de 6€/100km! E ando descontraido em relação ao acelerador!!!

                                                          Se reparares tu apontas diferenças em andamentos normais na casa dos 25%.

                                                          Se puseres 25% em cima de 6 litros = 7,5 , ou seja, não muito longe do que mencionaste.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Para mim e volto a afirmar, prefiro o Diesel por causa da autonomia, para estar mais tempo descansado por não ter que ir à bomba.

                                                            Mesmo que pague mais por km do que num carro a GPL.

                                                            Comentário

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