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Carros menos potentes = melhores em baixas ?

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    Carros menos potentes = melhores em baixas ?

    É uma dúvida que provavelmente, não só a mim me intriga, mas a todos
    os condutores em geral. Todos nós sabemos (pelo menos os que
    frequentemente conduzem diversos tipos de motores) que por exemplo um
    Nissan Micra 1.0 ou um Corsa 1.2 ou um Punto 1.2 são mais espeditos
    em cidade nas 1ªs rotações do que os seus irmãos equivalentes,
    equipados com motor desportivo de cilindrada superior. Tal fica-se a
    dever ao quê? Obtém o binário mais cedo? A potência só é relevante a
    partir de determinada rotação? Penso que é uma dúvida que intriga
    muita gente, uma vez que um motor de cilindrada e cavalagem superior
    deveria de responder com maior celeridade ás instruções do acelerador.
    Não sei se me expliquei bem, mas fica a ideia para os entendidos.
    Cumpts. ;)

    #2
    Caixas muito mais curtas?

    Comentário


      #3
      Bom, eu vejo pelo meu Clio de 60 póneis mal nutridos que é muito desenrascado em cidade. (mesmo mais desenrascado que o 1.2l 75cv)

      É verdade que o binário máximo aparece muito muito cedo, pelas 2500 rpm, mais ou menos. Ou seja, arranques razoáveis mas longe do pico de potência (criando um fosso que o torna lento em recuperações).

      Suponho que os fabricantes optam por pôr o binário muito cedo nestes pequenos motores senão o carro nem arrancava, quase...

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Avant

        Caixas muito mais curtas?
        Não, penso que não seja por aí. Sei que existe uma explicação mecânica
        para o facto, mas não tem a ver com a caixa mas sim com o desenvolvimento
        do motor em si ;)

        Comentário


          #5
          Penso q tem a haver com o facto do binário maximo aparecer mais cedo, os motores serem menos rotativos e as caixas tb serem curtas pra tirar maior partido do motor.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por ClioII

            Bom, eu vejo pelo meu Clio de 60 póneis mal nutridos que é muito desenrascado em cidade. (mesmo mais desenrascado que o 1.2l 75cv)

            É verdade que o binário máximo aparece muito muito cedo, pelas 2500 rpm, mais ou menos. Ou seja, arranques razoáveis mas longe do pico de potência (criando um fosso que o torna lento em recuperações).

            Suponho que os fabricantes optam por pôr o binário muito cedo nestes pequenos motores senão o carro nem arrancava, quase...
            Clio de 60cv tem 8 "grandes" valvulas e o de 75cv tem 16 pequenas valvulas.....que ainda assim devem ter um área superior.
            Nos médios altos regimes o 1.2 16v está muito mais à vontade, fruto da sua arquitectura mas em baixas é igual ou pior que o 1.2l 8v.
            Se queres potência máxima tens que sacrificar as baixas! Se queres binário em baixas, não esperes grandes milagres em altas.
            Um das poucas maneiras de contornar isto é recorrer à variação da abertura e fase da valvulas.


            Mas isto não passa de um mito[xx(]
            Pois o 1.2l 8v só é mais lesto que o 1.2l 16v em cidade, se o condutor do 1.2l 16v não recorrer à caixa para explorar as capacidades do motor em medias/altas.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por 3com

              citação:Originalmente colocada por ClioII

              Bom, eu vejo pelo meu Clio de 60 póneis mal nutridos que é muito desenrascado em cidade. (mesmo mais desenrascado que o 1.2l 75cv)

              É verdade que o binário máximo aparece muito muito cedo, pelas 2500 rpm, mais ou menos. Ou seja, arranques razoáveis mas longe do pico de potência (criando um fosso que o torna lento em recuperações).

              Suponho que os fabricantes optam por pôr o binário muito cedo nestes pequenos motores senão o carro nem arrancava, quase...
              Clio de 60cv tem 8 "grandes" valvulas e o de 75cv tem 16 pequenas valvulas.....que ainda assim devem ter um área superior.
              Nos médios altos regimes o 1.2 16v está muito mais à vontade, fruto da sua arquitectura mas em baixas é igual ou pior que o 1.2l 8v.
              Se queres potência máxima tens que sacrificar as baixas! Se queres binário em baixas, não esperes grandes milagres em altas.
              Um das poucas maneiras de contornar isto é recorrer à variação da abertura e fase da valvulas.


              Mas isto não passa de um mito[xx(]
              Pois o 1.2l 8v só é mais lesto que o 1.2l 16v em cidade, se o condutor do 1.2l 16v não recorrer à caixa para explorar as capacidades do motor em medias/altas.
              mais ai o consumo aumenta!

              Comentário


                #8
                Por acaso a rua da minha namorada é a subir e tenho de virar para essa rua começando a subir de maneira bastante íngreme.

                O nazi (16v e 75cv) em 2ª custa a subir, só após uma aceleradela mais a fundo é que lá puxa alguma coisita mas sempre com um barulho esforçado.
                O 19 (8v e 55cv) em 2ª trepava que era uma maravilha chegando eu a meter uma 3ª nessa subida, coisa que no nazi não dá para fazer...

                Vá-se lá perceber isto...[xx(]

                Comentário


                  #9
                  Tem tudo a ver com curvas de binário e potencia... Os motores so atingem a potencia maxima em 3ª ou 4ª velocidade (depende do carro) e a uma determinada rotaçao... Ou seja, provavelmente um motor menos potente, tem tanta ou mais potencia que um motor mais potente (note-se potencia máxima), a baixa rotaçao, mas chegando a altas, perdem para os mais potentes.. Espero ter-me feito entender...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por 3com

                    citação:Originalmente colocada por ClioII

                    Bom, eu vejo pelo meu Clio de 60 póneis mal nutridos que é muito desenrascado em cidade. (mesmo mais desenrascado que o 1.2l 75cv)

                    É verdade que o binário máximo aparece muito muito cedo, pelas 2500 rpm, mais ou menos. Ou seja, arranques razoáveis mas longe do pico de potência (criando um fosso que o torna lento em recuperações).

                    Suponho que os fabricantes optam por pôr o binário muito cedo nestes pequenos motores senão o carro nem arrancava, quase...
                    Clio de 60cv tem 8 "grandes" valvulas e o de 75cv tem 16 pequenas valvulas.....que ainda assim devem ter um área superior.
                    Nos médios altos regimes o 1.2 16v está muito mais à vontade, fruto da sua arquitectura mas em baixas é igual ou pior que o 1.2l 8v.
                    Se queres potência máxima tens que sacrificar as baixas! Se queres binário em baixas, não esperes grandes milagres em altas.
                    Um das poucas maneiras de contornar isto é recorrer à variação da abertura e fase da valvulas.


                    Mas isto não passa de um mito[xx(]
                    Pois o 1.2l 8v só é mais lesto que o 1.2l 16v em cidade, se o condutor do 1.2l 16v não recorrer à caixa para explorar as capacidades do motor em medias/altas.
                    Grande explicação. Está aqui tudo dito [^]

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                      Por acaso a rua da minha namorada é a subir e tenho de virar para essa rua começando a subir de maneira bastante íngreme.

                      O nazi (16v e 75cv) em 2ª custa a subir, só após uma aceleradela mais a fundo é que lá puxa alguma coisita mas sempre com um barulho esforçado.
                      O 19 (8v e 55cv) em 2ª trepava que era uma maravilha chegando eu a meter uma 3ª nessa subida, coisa que no nazi não dá para fazer...

                      Vá-se lá perceber isto...[xx(]
                      Neste caso é muito simples.. A caixa do 19 é mais curta.. Se fosse um cinquecento era capaz de subir em 4ª... a 5ª so dá 140... Tem a ver com relações de caixa... Querem mais velocidade? perdem em aceleração.. Querem acelereçao? perdem velocidade...

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                        mais ai o consumo aumenta!
                        Nem sempre aumenta.
                        Por vezes vê-se muito condutores circularem em 4ª devagarinho e, quando necessitam de acelerar em vez de reduzirem calcam o pedal a fundo e o carro lá vai a arrastar-se[xx(]
                        Nesta situação se tivesse reduzido para 3ª evitavam ter que colocar o pedal a fundo.
                        Assim de tudo tem que existir coerência;)

                        Comentário


                          #13
                          eu acho que se deve a caixas curtas e motores 8v, se bem que agora as 16v estão a alargar-se a todo o tipo de motores. pelo que se deverá essencialmente a caixas curtas.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por lionbest

                            citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                            Por acaso a rua da minha namorada é a subir e tenho de virar para essa rua começando a subir de maneira bastante íngreme.

                            O nazi (16v e 75cv) em 2ª custa a subir, só após uma aceleradela mais a fundo é que lá puxa alguma coisita mas sempre com um barulho esforçado.
                            O 19 (8v e 55cv) em 2ª trepava que era uma maravilha chegando eu a meter uma 3ª nessa subida, coisa que no nazi não dá para fazer...

                            Vá-se lá perceber isto...[xx(]
                            Neste caso é muito simples.. A caixa do 19 é mais curta.. Se fosse um cinquecento era capaz de subir em 4ª... a 5ª so dá 140... Tem a ver com relações de caixa... Querem mais velocidade? perdem em aceleração.. Querem acelereçao? perdem velocidade...
                            Percebi!
                            Gracias!;)

                            Comentário


                              #15
                              isso tem a ver com relações de caixa (escalonamento) e curvas de poTência e binário

                              ou seja, isso tem a ver com o "famoso" indice de elasticidade que se calcula através de uma formula com os regimes máximos a que são obtidos os regimes máximos de poTência e binário.

                              há carros com 60 cv e um indice de elasticidade superior a um de 300 cv...logo é um carro mais agradável a baixos regimes ou para conduzir em cidade por exemplo.

                              Comentário


                                #16
                                A explicação, que limitei-me a copiar do 3Com, é elucidativa se não metermos caixas de velocidades e diferenciais ao barulho.

                                Claro que com estes últimos tudo pode mudar, ou não.

                                Comentário


                                  #17
                                  Os carros 8v são mais energicos em baixas,já os 16v são em alta,digo isto pelo punto 75elx que tive ,que tinha uma açelaração "brutal"...e o fiesta 16v já não é assim......[xx(]em ponta posso dizer que o punto anda mais não muito mais mas anda.
                                  PUNTO:recta-190kmh
                                  Fiesta:recta-180\185kmh.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por 3com

                                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                    mais ai o consumo aumenta!
                                    Nem sempre aumenta.
                                    Por vezes vê-se muito condutores circularem em 4ª devagarinho e, quando necessitam de acelerar em vez de reduzirem calcam o pedal a fundo e o carro lá vai a arrastar-se[xx(]
                                    Nesta situação se tivesse reduzido para 3ª evitavam ter que colocar o pedal a fundo.
                                    Assim de tudo tem que existir coerência;)
                                    nesse caso!
                                    Mas se tiveres um 16v e para ele ter o andamento semelhante em cidade a um 12v tiveres que andar em medias e altas rotações,o consumo aumenta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      pá o renault 4 é muito energico em cidade e a subir.........mas nao passa dos 140km/H

                                      .......o meu corolla xl é muito energico em baixas........muito mesmo....

                                      mas para dar 180 com aquilo jasus.......é preciso cair de uma ponte

                                      Comentário


                                        #20
                                        mesma cilindrada um 8 valvulas responde na baixa melhor k um 16 valvulas, pk pa entrada de ar tem menor inercia!
                                        a bmw tem o vanus k na baixa so funciona com 2 valvulas por cilindro e depois e k passa pa 4 valvulas por cilindro!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Exacto, ainda bem k se falam nos sistemas de tempos de abertura de valvulas varial como o VVT-I ou o mais complexo V-Tec da Honda pois vêm colmatar estes pormenores das baixas fracas mas boas altas e vice-versa.

                                          Sistemas tipo Vanos ou um dos derivados do V-Tec apenas abrem 2as válvula em baixas para uma melhor desenvoltura nestes regimes, abrindo-as todas nas rotações mais elevadas, criando um motor redondo. O VVT-I da Toyota cria o mesmo efeito mas modificando o tempo de abertura de valvulas ao longo de todo o regime de rotação. A aproximação à questão é feita doutra forma, mas com o mesmo objectivo (e resultado). Os Alfa Romeo utilizam o chamado "variador de fase", o tal k qdo avaria parece k transformaram o JTS num JTD. Segue a filosofia Toyota

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por lionbest

                                            motores so atingem a potencia maxima em 3ª ou 4ª velocidade (depende do carro) e a uma determinada rotaçao...

                                            [8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

                                            Estou sem palavras

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por ppais

                                              citação:Originalmente colocada por lionbest

                                              motores so atingem a potencia maxima em 3ª ou 4ª velocidade (depende do carro) e a uma determinada rotaçao...

                                              [8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

                                              Estou sem palavras
                                              x2[8)]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por P0rn-Star

                                                Exacto, ainda bem k se falam nos sistemas de tempos de abertura de valvulas varial como o VVT-I ou o mais complexo V-Tec da Honda pois vêm colmatar estes pormenores das baixas fracas mas boas altas e vice-versa.

                                                Sistemas tipo Vanos ou um dos derivados do V-Tec apenas abrem 2as válvula em baixas para uma melhor desenvoltura nestes regimes, abrindo-as todas nas rotações mais elevadas, criando um motor redondo. O VVT-I da Toyota cria o mesmo efeito mas modificando o tempo de abertura de valvulas ao longo de todo o regime de rotação. A aproximação à questão é feita doutra forma, mas com o mesmo objectivo (e resultado). Os Alfa Romeo utilizam o chamado "variador de fase", o tal k qdo avaria parece k transformaram o JTS num JTD. Segue a filosofia Toyota
                                                conheces as arvores de came de certos ferraris ?os cames sao conicos lateralmente e devido a uma deslocaçao lateral da propia arvore de came traduzem uma distribuiçao variavel perfeita....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                  citação:Originalmente colocada por ppais

                                                  citação:Originalmente colocada por lionbest

                                                  motores so atingem a potencia maxima em 3ª ou 4ª velocidade (depende do carro) e a uma determinada rotaçao...

                                                  [8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

                                                  Estou sem palavras
                                                  x2[8)]
                                                  eu axo k ele keria dizer forças G ou algo parecido...[8)]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    será normal um carro só conseguir fazer uma subida em 1ª?
                                                    a subida de que falo é mesmo muito acentuada até faz impressão, assim a imaginar sei lá, diria mais de 45º, se calhar tou a exagerar mas era mesmo muito acentuada.

                                                    a 1ª devia ser só para arrancar, ou não?
                                                    para subir ía a 3000 rotações +/- em 1ª nem acelarei mais para não ouvir aquele barulho do motor como se estivesse a forçar, que penso que é normal o barulho afinal é 1ª e rotação alta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por 3com

                                                      citação:Originalmente colocada por ClioII

                                                      Bom, eu vejo pelo meu Clio de 60 póneis mal nutridos que é muito desenrascado em cidade. (mesmo mais desenrascado que o 1.2l 75cv)

                                                      É verdade que o binário máximo aparece muito muito cedo, pelas 2500 rpm, mais ou menos. Ou seja, arranques razoáveis mas longe do pico de potência (criando um fosso que o torna lento em recuperações).

                                                      Suponho que os fabricantes optam por pôr o binário muito cedo nestes pequenos motores senão o carro nem arrancava, quase...
                                                      Clio de 60cv tem 8 "grandes" valvulas e o de 75cv tem 16 pequenas valvulas.....que ainda assim devem ter um área superior.
                                                      Nos médios altos regimes o 1.2 16v está muito mais à vontade, fruto da sua arquitectura mas em baixas é igual ou pior que o 1.2l 8v.
                                                      Se queres potência máxima tens que sacrificar as baixas! Se queres binário em baixas, não esperes grandes milagres em altas.
                                                      Um das poucas maneiras de contornar isto é recorrer à variação da abertura e fase da valvulas.


                                                      Mas isto não passa de um mito[xx(]
                                                      Pois o 1.2l 8v só é mais lesto que o 1.2l 16v em cidade, se o condutor do 1.2l 16v não recorrer à caixa para explorar as capacidades do motor em medias/altas.
                                                      Um amigo meu tem um punto 1.2 16v sport de 6 velocidades e aquilo a subir nem o clio 1.6 da minha tia lhe cheira o padeiro é uma máquina

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por ohbaca

                                                        citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                        citação:Originalmente colocada por ppais

                                                        citação:Originalmente colocada por lionbest

                                                        motores so atingem a potencia maxima em 3ª ou 4ª velocidade (depende do carro) e a uma determinada rotaçao...

                                                        [8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

                                                        Estou sem palavras
                                                        x2[8)]
                                                        eu axo k ele keria dizer forças G ou algo parecido...[8)]
                                                        Nada disso... Ha um pico de potencia maxima, que normalmente denominamos apenas de potencia... Isso está redondamente errado...
                                                        Um motor tem 75 cv... Coisa mais errada.. Em media, repito, em media, um motor tem uma potencia maxima de 75cv... Maximo.. é atingido num unico ponto, a uma determinada rotação numa determinada mudança...

                                                        vejam esta imagem:



                                                        É um teste de potencia realizado a um Nissan Primera 1.6 de 1991 com teoricamente 90cv.... Acusou 90,5 cv (façam as converçoes), ás 5850 RPM, e de certeza que foi em 4ª velocidade pois a velocidade era de 167kms/h... E a potencia maxima nao é verificada à maxima rotação, mas sim antes... Esclarecidos?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por um.dois

                                                          será normal um carro só conseguir fazer uma subida em 1ª?
                                                          a subida de que falo é mesmo muito acentuada até faz impressão, assim a imaginar sei lá, diria mais de 45º, se calhar tou a exagerar mas era mesmo muito acentuada.

                                                          a 1ª devia ser só para arrancar, ou não?
                                                          para subir ía a 3000 rotações +/- em 1ª nem acelarei mais para não ouvir aquele barulho do motor como se estivesse a forçar, que penso que é normal o barulho afinal é 1ª e rotação alta.
                                                          45º não é absolutamente, acho que uma rua estupidamente inclinada
                                                          andará no máximo pelos 20º.
                                                          Para ter uma noção 45º nem de bicicleta se faz.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por lionbest



                                                            Nada disso... Ha um pico de potencia maxima, que normalmente denominamos apenas de potencia... Isso está redondamente errado...
                                                            Um motor tem 75 cv... Coisa mais errada.. Em media, repito, em media, um motor tem uma potencia maxima de 75cv... Maximo.. é atingido num unico ponto, a uma determinada rotação numa determinada mudança...

                                                            vejam esta imagem:

                                                            http://memimage.cardomain.net/member...20_17_full.jpg

                                                            É um teste de potencia realizado a um Nissan Primera 1.6 de 1991 com teoricamente 90cv.... Acusou 90,5 cv (façam as converçoes), ás 5850 RPM, e de certeza que foi em 4ª velocidade pois a velocidade era de 167kms/h... E a potencia maxima nao é verificada à maxima rotação, mas sim antes... Esclarecidos?
                                                            :D

                                                            jovem, é assim... qunado se diz que o motor XPTO tem 100cv, referimo-nos à potência máxima que o motor atinge. essa potência máxima é atingida a uma determinada rotação do motor, por exemplo 6000rpm. essa potência máxima é atingida sempre a essa rotação, esteja ele em 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª... velocidade.

                                                            Comentário

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