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Volvo e SAAB nacionalizadas?

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    Volvo e SAAB nacionalizadas?

    "Suécia apresenta pacote de salvamento para a Volvo e a Saab:


    O Governo da Suécia revelou um plano de 28 mil milhões de coroas suecas (2,64 mil milhões de euros) para apoiar as fabricantes de automóveis Volvo e Saab, que visa sobretudo garantir a manutenção da produção das duas marcas no país e garantir a continuidade dos postos de trabalho.
    O plano, hoje apresentado, permite às fabricantes o acesso a empréstimos de 5 mil milhões de coroas suecas, e a um financiamento adicional de 3 mil milhões para pesquisa e desenvolvimento, além de garantias de crédito de mais 20 mil milhões, segundo o ministro das finanças da Suécia, Andres Borg.

    “Vamos exercer muita influência na forma como o dinheiro será gasto”, afirmou Borg numa conferência de imprensa realizada em Estocolmo, citada pela Bloomberg. “Esta é uma medida que visa, sobretudo, segurar postos de trabalho e a produção automóvel na Suécia”. A Volvo emprega 13 mil pessoas na Suécia.

    A General Motors e a Ford, as donas da Saab e da Volvo, respectivamente, estão à procura de ajuda por parte do Governo dos EUA, de forma a tentarem evitar o colapso. A Ford está mesmo a explorar a possibilidade de vender a Volvo e a GM está a ponderar a posição na Saab."

    in JNegocios

    Era, de facto, uma óptima notícia!!!

    #2
    Para mim estavam melhor nas maos delas próprias que num grupo com falta de visao estrategica para estas marcas..

    Mas eu nao percebo nada de negocios!!

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      #3
      Ainda bem! Pois a GM preparava-se para se desfazer da Saab e ninguém parecia muito interessado por ela. A Volvo ía pelo mesmo caminho, mas ao menos tem mais mercado que a Saab...

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        #4
        Boa iniciativa. Era com imensa pena que via qualquer um destes fabricantes a desaparecer...

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          #5
          Qualquer dia, todas as marcas que me fascinam estão "falidas" ou vendidas a Chineses.

          Oxalá estas duas se aguentem.

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            #6
            Se bem se recordam, no tópico sobre os 6 grandes construtores que, na previsão da FIAT, iam sobreviver, eu afirmei premptoriamente que a Volvo e a Saab iam ser nacionalizadas. A minha previsão estava - para meu gáudio - correcta!

            De facto a Ford e a GM foram nocivas para estas marcas. A Ford e a GM têm uma visão puramente financeira do mercado automóvel, queriam pôr as marcas a vender o mais possível e a extrair o máximo lucro delas para satisfazer os investidores. Isso não se coaduna com o modelo europeu (ainda para mais nórdico) de capitalismo, que prefere conquistar quotas de mercado e colocar no mercado produtos de qualidade em vez de quantidades baratas e que dêem rios de dinheiro.

            Depois da reestruturação da Volvo e da Saab, penso que vão ser vendidas a investidores europeus. Não tem sentido as marcas permanecerem nacionalizadas; deve ser vista como uma solução de emergência. não descarto a possibilidade de a VAG ou Porsche comprarem esta marca; alternativamente, investidores suecos com ligações às universidades e centros de investigação que pretendam fazer da Volvo e Saab porta-estandartes do que de melhor se faz na Suécia.

            Ou muito me engano ou nos próximos 5 anos ainda veremos carros Volvo e Saab de grande qualidade a preços acessíveis com a qualidade de construção que os caracteriza.

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              #7
              Espero que este seja apenas o mote para uma aliança Saab-Volvo (ao estilo da PSA ou da franco-nipónica), em que as duas marcas possam manter o seu posicionamento e cooperação, sem se canibalizarem e afectarem uma à outra.
              Contudo, é impossível Volvo e Saab sobreviverem as duas apenas. Terão que associar-se a mais algum grupo ou entrar numa rota de parcerias e joint-ventures para que essa aliança funcionasse.

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                #8
                Isto não é nenhuma nacionalização mas sim um empréstimo de dinheiro tal como o que aconteceu nos EUA.

                A Volvo e a Saab continuam em poder da Ford e da GM respectivamente. Como o mercado automóvel está actualmente, se estas 2 marcas forem nacionalizadas, duvido que durem muito tempo.

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                  #9
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                    #10
                    Essas são duas marcas com história e seria uma pena deixarem de existir, mas assim serão mantidas artificialmente, com base numa quase "estadodependência" que subverte as regras de mercado...

                    Desse modo todas as empresas passam a ter, gradualmente, direito a serem salvas pelos Estados dos países onde funcionam e apresentam problemas. Deixarão de haver falências...

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                      #11
                      Originalmente Colocado por - Ver Post
                      Isso é tudo muito bonito, agora explica lá como as marcas se vão safar sem o "banco de dadores", fundos de I&D e outros departamentos sem terem uma dessas marcas "malditas" por detrás a bancar.

                      De um ponto de vista económico qual achas que é a validade da medida a médio e longo prazo para a marca?
                      O problema destas duas marcas foi terem pensado nelas apenas no curto prazo, por força dos investidores americanos. As grandes empresas americanas estão sempre sob pressão dos investidores institucionais (normalmente fundos de pensões ou fundos de investimento) que querem resultados rápidos para os financiadores desses fundos.

                      Ao terem comprado a Volvo, estas duas empresas tentaram extrair da Volvo a maior quantidade de dinheiro no curto prazo para satisfazer a ganância do investidores institucionais. Isto foi altamente prejudicial para a Volvo, que foi uma marca que sempre vendeu poucos carros mas de elevadíssima qualidade. Sempre quis estratégias de conquista de quotas de mercado em vez de estratégias financeiras.

                      Ao voltar para mãos europeias, a Volvo pode entrar nas mãos de gente que tenha dinheiro para investir e que tenha estratégias de crescimento de médio e longo prazo. Esses fundos podem perfeitamente ser fundos de empresas de engenharia e tecnologia suecas que estariam interessados em usar a Volvo como escoamento dos seus produtos e porta-estandarte da melhor tecnologia sueca. O mesmo vale para a Saab.

                      Eu não tenho nada contra os americanos; aliás as maiores inovações tecnológicas vêm dos EUA. Apenas tenho contra estes fundos de investimento que influenciam as empresas a adoptarem comportamentos frequentemente auto-destrutivos para conquistarem o lucro no curto prazo. Esse tipo de investimentos são altamente destruidores para a Europa e as empresas europeias.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                        O problema destas duas marcas foi terem pensado nelas apenas no curto prazo, por força dos investidores americanos. As grandes empresas americanas estão sempre sob pressão dos investidores institucionais (normalmente fundos de pensões ou fundos de investimento) que querem resultados rápidos para os financiadores desses fundos.

                        Ao terem comprado a Volvo, estas duas empresas tentaram extrair da Volvo a maior quantidade de dinheiro no curto prazo para satisfazer a ganância do investidores institucionais. Isto foi altamente prejudicial para a Volvo, que foi uma marca que sempre vendeu poucos carros mas de elevadíssima qualidade. Sempre quis estratégias de conquista de quotas de mercado em vez de estratégias financeiras.

                        Ao voltar para mãos europeias, a Volvo pode entrar nas mãos de gente que tenha dinheiro para investir e que tenha estratégias de crescimento de médio e longo prazo. Esses fundos podem perfeitamente ser fundos de empresas de engenharia e tecnologia suecas que estariam interessados em usar a Volvo como escoamento dos seus produtos e porta-estandarte da melhor tecnologia sueca. O mesmo vale para a Saab.

                        Eu não tenho nada contra os americanos; aliás as maiores inovações tecnológicas vêm dos EUA. Apenas tenho contra estes fundos de investimento que influenciam as empresas a adoptarem comportamentos frequentemente auto-destrutivos para conquistarem o lucro no curto prazo. Esse tipo de investimentos são altamente destruidores para a Europa e as empresas europeias.
                        A Volvo estaria melhor sem a Ford? Sem as plataformas, motores e dinheiro que serviram para fazer os SUVs (o XC90 é o model mais vendido)?

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                          #13
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                            #14
                            Sweden's government announced their own auto industry bailout today. The deal, worth an estimated 28 billion kronor ($3.4 billion), consists of emergency loans, funding for research and development, and a credit line.
                            The news comes on the heels of an announcement by a coalition of engineers from Volvo and Saab calling for a merger of the two companies. A merger could only take place if Volvo and Saab were dumped by their respective parent companies, Ford and GM.
                            Both American companies have considered selling off their Swedish divisions as of late.
                            Now, the Swedish Government and employees of the two units are looking for a way out from under the thumbs of their financially toxic parents. The government says the funding is necessary to ensure "the continued success of the Swedish automotive industry," despite the worsening crisis. The plan also calls for faster development of alternative fuel and fuel efficient technologies. Sweden does not wish to nationalize the brands.
                            Meanwhile, Magnus Sundemo and Håkan Danielsson, representatives of the automakers engineers, wrote an item in the Svenska Dagbladet newspaper claiming Saab and Volvo have "complete development organizations" to produce and develop vehicles on the global market, independent of their American parent corporations. Together, they say, the two companies are large enough "for basically all components which go into determining a competitive manufacturing price." At the same time, they have also derided their parents, saying the scale advantage brought to the table by GM and Ford were an overstatement.
                            On new ownership, the two wrote, "The search for a future owner must be directed toward a solution by which industrial know-how and capital generated in the Nordic region and where both brands are retained in a new, common company.”
                            Sweden's bailout proposal from the center-right government still requires the approval of legislators.
                            Basicamente, a negrito, representantes dos engenheiros de ambas as marcas defendem que ambas se devem fundir sob o mesmo tecto.
                            Aparentemente, estrutura organizativa não falta para poderem continuar a desenvolver veiculos num mercado global.

                            O governo entrou com o carcanhol, mas não pretende nacionalizar as marcas.
                            Tem de aparecer investidores.

                            Mas seria interessante ambas ficarem com o mesmo dono, onde se poderia apostar na abordagem sueca ao mundo dos objectos e que tantos fãs tem por esse mundo fora.

                            De qualquer maneira, actualmente qualquer coisa que se diga é pura especulação. Esperar para ver

                            Comentário


                              #15
                              ^ Bingo!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                A Volvo estaria melhor sem a Ford? Sem as plataformas, motores e dinheiro que serviram para fazer os SUVs (o XC90 é o model mais vendido)?
                                O XC90 não usa plataforma ou motores do grupo Ford.

                                O seu desenvolvimento teve como base plataformas e soluções existentes na Volvo pré-Ford.

                                Comentário


                                  #17
                                  Apostar na nacionalização da Volvo a da Saab é olhar para industria automovel com 50 anos de atraso nenhum constructor com pouco volume de vendas consegue sobreviver num mercado aberto, apesar de Volvo e Saab terem engenharia suficiente para desnvolver os seus modelos precisam sempre do mercado de plataformas, motores e outros componentes que são comuns aos diversos modelos dentro de um grupo, se tiverem de construir tudo, os carros ficam com um preço exorbitante, por isso esta aposta de auto-risco, nacionalização é apenas um presente envenenado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nenhum grupo Europeu quer estas marcas, seja Renault (que foi bastante badalada), quer PSA, quer FIAT, quer BMW, quer Mercedes. Dai a Ford se ter virado para os chineses.
                                    Quanto à SAAB, nada sei...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                      Qualquer dia, todas as marcas que me fascinam estão "falidas" ou vendidas a Chineses.

                                      Oxalá estas duas se aguentem.
                                      http://www.autoportal.iol.pt/noticia...20&div_id=1660

                                      É que só faltava esta, mas parece que a ford já negou.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem, a Koenigsegg surgiu quando um jovem tipo endinheirado - e bem relacioando, importante dizer - conseguiu reunir investidores suecos para fazer nascer uma marca de carros desportivos que servisse estandarte da tecnologia sueca, acho que esta receita pode pode dar novos frutos.

                                        Comentário


                                          #21
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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                            Qualquer dia, todas as marcas que me fascinam estão "falidas" ou vendidas a Chineses.

                                            Oxalá estas duas se aguentem.

                                            Oxálá sejam estas as primeiras a ir para as mãos dos chineses...não fazem grande falta ao mercado xD

                                            Peço desculpa pela frieza. Mas as verdades sao para se dizer

                                            Cumps

                                            PS: falir é um bocado chato porque ha trabalhadores envolvidos =/

                                            Comentário


                                              #23
                                              É uma solução a prazo, mas eventualmente aquela que permitirá atingir o objectivo (impedir o êxodo da produção e manter os padrões suecos).

                                              Quanto à partilha de componentes, é certo que não é preciso ser controlado por um grande grupo para ter acesso a componentes.

                                              Mas requer grande responsabilidade na gestão de uma política de parcerias e alianças com grandes construtores, para não perder eficiência.

                                              Apesar do orgulho nórdico em I&D - que é excelente - convém não perderem a noção da realidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                Oxálá sejam estas as primeiras a ir para as mãos dos chineses...não fazem grande falta ao mercado xD

                                                Peço desculpa pela frieza. Mas as verdades sao para se dizer

                                                Cumps

                                                PS: falir é um bocado chato porque ha trabalhadores envolvidos =/
                                                Lê-se com cada uma.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por __Eagle__ Ver Post
                                                  http://www.autoportal.iol.pt/noticia...20&div_id=1660

                                                  É que só faltava esta, mas parece que a ford já negou.
                                                  Claro que a Ford só podia negar... Isso seria a morte de uma das mais emblemáticas marcas de sempre!...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                    Oxálá sejam estas as primeiras a ir para as mãos dos chineses...não fazem grande falta ao mercado xD

                                                    Peço desculpa pela frieza. Mas as verdades sao para se dizer

                                                    Cumps

                                                    PS: falir é um bocado chato porque ha trabalhadores envolvidos =/
                                                    Belo comentário.... é cada pérola por aqui...
                                                    Tu é que ditas quem faz ou não faz falta ao mercado?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                      Claro que a Ford só podia negar... Isso seria a morte de uma das mais emblemáticas marcas de sempre!...
                                                      Felizmente, fanatismos à parte, ainda há quem dê opiniões que mostrem algum conhecimento acerca do mundo automóvel...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Realmente seria muito triste ver desaparecer estas duas marcas emblemáticas.
                                                        Sou um admirador da Saab de longa data que ainda não perdeu a esperança de um ano destes vir a adquirir um.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu sabia que a honestidade me ia trazer inimigos, mas sejamos relistas.

                                                          Querem olhar para números ou ficar na vossa??

                                                          Os números seguem aqui:

                                                          http://www.acea.be/images/uploads/fi...INAL2-0810.pdf

                                                          Das marcas europeias (ou com mercado preferível o europeu) a Volvo, saab, lancia e alfa romeo são as menos significantes.

                                                          Isto diz a frieza dos números.

                                                          Agora a paixão automobilistica diz que Alfa romeo é uma das marcas com mais aficionados.

                                                          Agora os designers e as mulheres diram que lancia têm um charme invulgar.

                                                          Agora Saab e Volvo as pessoas dirão: são muito seguras (LOL, meus amigos...5* euroNcap é quase um requesito para o mercado europeu, a segurança é o topo das preocupaçoes, nenhuma marca é significativamente menos seguro nem significativamente mais segura)


                                                          A vossa versão:

                                                          É uma grande perda para a industria automovel, nunca mais seremos os mesmos, aqueles T5 da volvo nunca tiveram rival. A andar sobre a neve parecem patinadores artisticos. O design unico e o preço convidativo fazem dela uma das melhores marcas de automoveis. Muitissimo fiável. Enorme qualidade.

                                                          A saída da saab do mercado, mais uma grande perda. Um historial incrivel nos rallys de neve, marca singular e com um status fora do imaginável. CArros muito bonitos. Desde sempre desenhados para durar no minimo 50 anos e 2 mil milhoes de kilometros. Muitissimo fiável. Enorme Qualidade.




                                                          Agora eu pergunto:

                                                          Porquê vendas tao baixas?



                                                          PS: fama de falta de fiabilidade, menor qualidade e preço elevado são as desculpas alfa romeo e lancia.

                                                          PS2: Peço mais uma vez desculpa pela hironia e pelos que se sentirem ofendidos por algo dito anteriormente
                                                          Editado pela última vez por Sotor; 13 December 2008, 01:33.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sotor
                                                            Das marcas europeias (ou com mercado preferível o europeu) a Volvo, saab, lancia e alfa romeo são as menos significantes
                                                            Bingo!

                                                            São precisamente as minhas marcas favoritas, de "paixão", isto juntamente com a Land Rover e a Jaguar que se encontram em terreno muito perigoso, e a Rover, que já foi.

                                                            Que raio de apetência por marcas falidas...
                                                            Editado pela última vez por JeTBoy; 13 December 2008, 01:56. Razão: Sem efeito

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