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Caixa DSG é fiável?

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    Caixa DSG é fiável?

    Olá pessoal,

    Depois de pesquisar e não encontrar um tópico específico que fale da Caixa DSG decidi abrir este tópico.

    Gostaria de obter opiniões de quem já utilizou a longo prazo este tipo de caixa e com que opinião ficou.

    É fiável?

    Tem uma manutenção cara?

    Quantos km pode fazer uma DSG sem problemas?

    Dá gosto conduzir por ex. um golf de modo desportivo?

    Relativamente à nova DSG de 7 velocidades o que se pode dizer?

    Espero que este tópico venha a ser útil a pessoas com as mesmas duvidas que eu tenho.
    Editado pela última vez por filipefonseca; 18 December 2008, 10:11. Razão: correcção

    #2
    Bom tópico, se tiver algumas respostas....

    Eu também estou curioso de saber se vale a pena DSG ou não!

    Comentário


      #3
      Daqui a uns tempos, respondo-te.

      PS - Só um preciosismo. A DSG é uma caixa manual pilotada com dupla embraiagem.

      Comentário


        #4
        Sendo vw deve durar mts km, mas se avariar ai meu deu(ros)

        Comentário


          #5
          Conduzo um carro com uma, tem 126.000km e continua a meter mudanças, desde a 1ª à 6ª.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
            Conduzo um carro com uma, tem 126.000km e continua a meter mudanças, desde a 1ª à 6ª.
            Que carro tens?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por luadr Ver Post
              Que carro tens?
              O carro em causa é um Octavia 2.0TDI

              Comentário


                #8
                tenho uma e não me queixo de nada

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                  tenho uma e não me queixo de nada

                  Existem registos ou situações de probelmas?

                  É que, e não é segredo nenhum, ando "comprador/curioso" de um golf VI (talvez lá para meio do ano que vem) e estou com essa duvida...

                  Se for para comprar será para o 2.0 Tdi mas de 110 cavalos (isto não está bom para esticar a corda para o de 140 eheh), será que vale a pena nesta motorização?


                  Como é que são as manutenções programadas para ela?

                  Será que trás vantagens reais em relação a uma manual?

                  Desculpa tanta pergunta mas é uma grande duvida que tenho....

                  Comentário


                    #10
                    Vantagens, bem... é sempre subjectivo, mas existem vantagens, tal como desvantagens.

                    Sei que a manutençaõ é mais regular, menos kms de intervalo.

                    Tem vantagem no consumo, segundo se ve nos dados da marca.

                    Tem uma desvantagem, pelo menos aminha... não faz um ponto de embraiagem decente, muitas vezes dou por mim com o carro a descair, por exemplo a sair de um estacionamento numa subida, se não uso o travão de mao, o carro cai, e se não usar, a probabilidade de carregar no acelarador (assustado) o carro dá-me um salto para a frente que ainda levo o gajo da frente por ali fora!

                    Penso que devia ter uma função como as normais caixas auto, em que o carro fica completamente travado numa subida quando se tira o pé do travão.

                    Comentário


                      #11
                      Devia ter o Hill Holder. É apenas uma função do ESP. Se acontece isso dava bastante jeito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                        Vantagens, bem... é sempre subjectivo, mas existem vantagens, tal como desvantagens.

                        Sei que a manutençaõ é mais regular, menos kms de intervalo.

                        Tem vantagem no consumo, segundo se ve nos dados da marca.

                        Tem uma desvantagem, pelo menos aminha... não faz um ponto de embraiagem decente, muitas vezes dou por mim com o carro a descair, por exemplo a sair de um estacionamento numa subida, se não uso o travão de mao, o carro cai, e se não usar, a probabilidade de carregar no acelarador (assustado) o carro dá-me um salto para a frente que ainda levo o gajo da frente por ali fora!

                        Penso que devia ter uma função como as normais caixas auto, em que o carro fica completamente travado numa subida quando se tira o pé do travão.
                        Estranho a DSG não fazer ponto de embraiagem. Tenho a Easytronic no Astra e faz... Basta pisar com força o travão durante 2 segundos e o carro faz ponto de embraiagem durante 10 segundos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                          Vantagens, bem... é sempre subjectivo, mas existem vantagens, tal como desvantagens.

                          Sei que a manutençaõ é mais regular, menos kms de intervalo.

                          Tem vantagem no consumo, segundo se ve nos dados da marca.

                          Tem uma desvantagem, pelo menos aminha... não faz um ponto de embraiagem decente, muitas vezes dou por mim com o carro a descair, por exemplo a sair de um estacionamento numa subida, se não uso o travão de mao, o carro cai, e se não usar, a probabilidade de carregar no acelarador (assustado) o carro dá-me um salto para a frente que ainda levo o gajo da frente por ali fora!

                          Penso que devia ter uma função como as normais caixas auto, em que o carro fica completamente travado numa subida quando se tira o pé do travão.
                          Mas se a caixa "aguentasse" o carro nas subidas estavas a desgastar a embraiagem.
                          O meu Scirocco vem equipado com o Sistema de Assistência nas Subidas, de série nas caixas DSG, que "aguenta" o carro durante 2 segundos.
                          Este sistema "aguenta" o carro com os travões e não com a caixa
                          Não faço ideia se no Golf VI é de série.
                          Editado pela última vez por luadr; 18 December 2008, 10:27.

                          Comentário


                            #14
                            Pois... no meu penso que não tem, ou então está marado! ;)

                            Nos serie 5 actuais eles fica mesmo travado, o travão é accionado e destrava automaticamente quando o carro se movimenta para a frente. Se começar a descair, por exemplo por largares o travão, ele trava.

                            Penso que agora é tudo assim...

                            Comentário


                              #15
                              Eu enumero as seguintes vantagens:
                              Prazer e conforto na condução (é fantástica tanto para uma condução descontraida como para fazer rali na Serra de Sintra), rapidez (só se nota o entrar de outra velocidade se olhares para o conta-rotações), menos manutenção (tens que mudar o oleo, mas a embraiagem é suposto durar a vida do carro)
                              Desvantagens: maior consumo e emissões de CO2 (a redução é anunciada para a DSG de 7 velocidades)

                              Tenho muuuuita experiência com cx automáticas. Com DSG, infelizmente só tenho uma breve experiência com um Passat 2.0 TDI.
                              Por isso acima, disse que em breve poderia falar mais

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por vctp10 Ver Post
                                Estranho a DSG não fazer ponto de embraiagem. Tenho a Easytronic no Astra e faz... Basta pisar com força o travão durante 2 segundos e o carro faz ponto de embraiagem durante 10 segundos.
                                Desculpar-me-ás, mas comparar a DSG com a Easytronic da Opel , é como comparar a Estrada da Beira com a beira de estrada... e disso sei do que estou a falar

                                Comentário


                                  #17
                                  Tal como o REDLINER também ando "comprador/curioso" de um golf VI (também lá para meio ou final do ano que vem) mas mais virado para o motor TSI... a ficar na dúvida entre o 122 ou 160cv.

                                  Relativamente a caixa DSG já experimentei em test-drive no VW jetta 1.9 105cv por apenas 20km e no geral agradou-me. O que eu pretendia mesmo era experimentar com o motor TSI a DSG 7v.

                                  Fico é reticente à sua fiabilidade e custos de manutenção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É melhor fazerem algumas pesquisas.

                                    Têm aqui alguns resultados (2m de pesquisa):

                                    http://forums.tdiclub.com/showthread.php?t=147504

                                    http://www.audi-forums.com/vw-passat...sg-owners.html

                                    http://briskoda.net/octavia-ii/break...uto-box/52682/

                                    http://www.youtube.com/watch?v=cToGER1TEbs

                                    Comentário


                                      #19
                                      Redliner,

                                      Sabes que trato bem o carro, mas nao é por isso que ele não anda. Tem é que ser dentro dos limites legais do carro! ;) E até hoje, nada a apontar.

                                      Quanto ao consumo, no gti a DSG gasta menos 0.1 o que faz sentido pois o carro "nunca" vai desengatado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Dei uma olhadela rápida em 2 dos links que o BrunoD colocou e pareceu-me haver pessoas sem problemas e pessoas com problemas.

                                        Eu estou convicto que as caixas auto são mais sensíveis.

                                        Os X5 mandavam caixas para o lixo por volta dos 100.000 kms, os Audi / VW também tiveram problemas de tal forma reconhecidos que existem casas especializadas em reparar e fazer algumas alterações para tentar evitar futuros problemas, e mesmo o sendo o Honda Accord considerado o carro mais fiável em diversos países, a principal reclamação na américa é a caixa de velocidades auto.

                                        Claro que há pessoas satisfeitas, mas eu não tenho muito boa impressão dessa tecnologia.

                                        Estas novas DSG penso que ainda não levaram (de forma massificada) com os anos e kms de uso para se poder aferir correctamente a sua fiabilidade, mas as primeiras impressões não são muito positivas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vai sempre haver problemas... seja qual for o produto!

                                          Aqui no forum alguem trocou uma DSG em garantia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                            Vai sempre haver problemas... seja qual for o produto!

                                            Aqui no forum alguem trocou uma DSG em garantia.
                                            O que é importante é saber se esses problemas são pontuais ou recorrentes.

                                            Os casos que enunciei eram recorrentes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                              Vantagens, bem... é sempre subjectivo, mas existem vantagens, tal como desvantagens.

                                              Sei que a manutençaõ é mais regular, menos kms de intervalo.

                                              Tem vantagem no consumo, segundo se ve nos dados da marca.

                                              Tem uma desvantagem, pelo menos aminha... não faz um ponto de embraiagem decente, muitas vezes dou por mim com o carro a descair, por exemplo a sair de um estacionamento numa subida, se não uso o travão de mao, o carro cai, e se não usar, a probabilidade de carregar no acelarador (assustado) o carro dá-me um salto para a frente que ainda levo o gajo da frente por ali fora!

                                              Penso que devia ter uma função como as normais caixas auto, em que o carro fica completamente travado numa subida quando se tira o pé do travão.
                                              Mas muitos carros actuais mesmo de caixa manual têm um assistente electrónico que segura o carro com o travão nas subidas. Quando numa subida se tira o pé do travão para o acelerador o carro não descai por uns segundos e ao acelerar o carro não fica preso pelo travão. Eu quando esporadicamente guio algum carro de caixa auto (seja de que tipo for) tento simular essa funcionalidade pressionando o travão de serviço com o pé esquerdo e assim tenho o direito livre para controlar o outro pedal.

                                              Qto à caixa DSG, infelizmente em termos de fiabilidade sou daqueles que não pode dar uma resposta nem por experiência própria nem por saber da experiência que o amigo do primo do vizinho que está na França teve.
                                              Posso no entanto afirmar que não sou fã das caixas manuais robotizadas presentes em alguns carros como num Citroen C4 que experimentei. São caixas lentas a subir de mudança, não são suaves e as reduções ocorrem quando já não queremos reduzir. Esse C4 já trocou embraiagem mais cedo do que numa caixa convencional e isso é comum nas caixas robotizadas.

                                              No entanto tive a oportunidade de guiar um Golf V GTI com uma caixa DSG e em termos de utilização é perfeita em todos os sentidos: em modo manual pelo sistema de dupla embraiagem engrena a mudança seguinte mais rápido que que seria humanamente fazer, a electrónica ajuda a umas reduções também rápidas e no tempo certo e em modo auto quase parece uma caixa auto das antigas de conversor de binário pela suavidade com que troca as mudanças e reage ao tipo de condução que fazemos, mudanças ao red-line em condução agressiva e mudanças no binário em condução conservadora.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                O que é importante é saber se esses problemas são pontuais ou recorrentes.

                                                Os casos que enunciei eram recorrentes.
                                                Bem, a net não é bem o melhor sitio para se tirar um universo e determinar se o problema é recorrente ou não...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A Caixa DSG não sei, mas a DCT-M da BMW sofreu um recall há uns tempos porque não fazia reduçoes suaves, se não me engano. Para além disso, já li que em pista as caixas de 2 embraigens sobreaquecem em pouco tempo e depois tem-se parar e esperar que arrefeçam. Li isto em foruns internacionais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                    Bem, a net não é bem o melhor sitio para se tirar um universo e determinar se o problema é recorrente ou não...
                                                    Não é de facto, mas é a melhor forma de "ouvir" mais opiniões (principalmente vindo de quem utiliza o equipamento).

                                                    E se esse pensamento for seguido á risca, pode-se fechar este tópico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                      Bem, a net não é bem o melhor sitio para se tirar um universo e determinar se o problema é recorrente ou não...
                                                      Eu tenho a opinião contrária.

                                                      Na net tens um universo de utilizadores vasto, a nível mundial.

                                                      Se não te guiares pela net, guias-te por onde ? Esperar que 2 amigos comprem esse produto ? Esperar que saia um artigo numa revista a falar do problema ?

                                                      Há muitos carros com problemas crónicos graves do qual a imprensa nunca falou, principalmente a Nacional.

                                                      Nesse aspecto, os franceses metem mais o dedo na ferida.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem, aqui o Vanquish está quase, quase, quase convencido a trocar o C4 por um Golf 1.9 Tdi 105cv DSG de 2005 com 50000kms.

                                                        Só ouço maravilhas da caixa e, se bem que também existam problemas, parecem-me bem mais os casos de sucesso do que os problemáticos.

                                                        O que me dizem, é de avançar? Será a DSG á prova de erros de anterior proprietário, ou podem ter ocorrido machadas (quase) finais e a caixa vai berrar na mão de outro?

                                                        É que, se por um lado ADORAVA ter uma DSG, por outro, pelo que ouço, as poucas hipóteses de reparações "avulsas" e os 5000€ de uma caixa nova dão-me volta ao estômago.......principalmente sendo um carro para trabalho, embora não esforçado.

                                                        Nitro, esse Octavia, soma e segue?

                                                        Opinem, convençam-me (tambem não custa muito)......ou não.

                                                        Obrigado
                                                        Editado pela última vez por Vanquish; 10 June 2009, 01:06.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu adorei...neste caso foi a S-Tronic, que é a mesma coisa com outro nome.

                                                          O carro em questão foi um TT Roadster

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                                                            #30
                                                            Se pudesse o próximo carro teria uma DSG incorporada... mas infelizm€nt€, a única desvantagem da DSG é o preço, cerca de mais 2000 a 3000€ que a versão manual

                                                            A caixa é simplesmente brutal, não sentes as mudanças a entrar, o carro vai andando e pronto... Só notas pelo barulho do carro (caso for um TDI) e pelo conta-rotações, de resto é limpinho, nada de nada! Depois acho a caixa muito inteligente e sabe o que fazer naquele momento (que mudança devo pôr?) e faz rapidamente, fruto da dupla embraiagem, é excelente! No modo desportivo então!! Depois tem "brinquedos" para nós nos divertirmos como o Lauch Control, ou as patilhas no volante!

                                                            Aqui fica um vídeo elucidativo de como se porta a DSG em condução normal:
                                                            YouTube - SEAT LEON 2.0 TDI DSG

                                                            Eu recomendo!

                                                            Vanquish, isso é que são novidades, depois conta qualquer coisa que estou curioso! Só para te ver fora dos Franciu!

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