Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A questão integrale\quattro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A questão integrale\quattro

    Quando estava a editar o tópico dos nomes felizes dei por mim a pensar que, no caso do grupo Fiat, e á semelhança da Audi, que não se ficou pelo quattro coupé, também eles podiam aproveitar o legado deixado pelo nome do sistema de tracção do Delta e aplicar o mesmo nas outras marcas do grupo!

    Passo a explicar melhor: Por exemplo, em vez da Alfa ter um 159 2.4 JTDm Q4, teria o 159 2.4 JTDm integrale, ou simplesmente o 159 integrale, como naturalmente se passaria a conhecer! Ainda me lembro do titulo do teste feito pela Automotor ao Alfa 155 Q4 e da respectiva foto com um vermelhinho a fazer um arranque em terra batida: “O integrale da Alfa Romeo”!

    Por muito estanha e “non-sense” que a ideia possa parecer inicialmente, sobretudo aos puristas da Lancia e do Jolly Club, acho que em termos racionais faria todo o sentido:

    -“ Integrale” ainda significa prestígio, excelência e engenharia de topo no mundo automóvel. É uma palavra extremamente forte e emotiva em termos de markting, que faz qualquer apaixonado por automóveis sonhar!

    -O Q4 é dos sistemas de tracção integral mais evoluídos tecnologicamente, lembrem-se que foi (é!?) o 1.º a aplicar um diferencial Torsen C no eixo anterior.

    -É uma referência histórica do Grupo Fiat que está em riscos de se perder na memória dos tempos, já que a geração a seguir á nossa já não terá a mesma noção da sigla e da sua importância na história da industria automóvel.

    Eu pessoalmente adoraria ter uma Brera ou Abarth integrale na garagem! O que é que acham da ideia?

    #2
    Integrale é Lancia!
    Vai bochechar com lixívia, e não voltes a dizer disparates desse tamanho.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Francisco Ver Post
      Integrale é Lancia!
      Vai bochechar com lixívia, e não voltes a dizer disparates desse tamanho.

      'mai nada!'

      Comentário


        #4
        A ver se a Audi passa o nome Quattro para a skoda, seat ou VW...

        Comentário


          #5
          Que grande aficionado da Alfa... not...

          Comentário


            #6
            Não me choca nada, lol

            O 500 tem por base a plataforma do Panda que por sua vez permite tracção integral...

            Se bem que há tracção integral e "integrales", um bom exemplo é o grupo VAG onde há muitas ofertas 4x4 mas na sua maioria sobre formas simples ou medias de diferenciais.

            Depois numa utilização no dia-a-dia (tirando quem vive em zonas com o clima complicado) é presiso ter muitos cavalos para poder justificar a tracção integrale, por isso onde ela é rainha é mesmo nas provas de terra, e isso fica mesmo no nosso imaginario, quantos de voces metem os vossos carrinhos a acelerar nas terras?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
              Quando estava a editar o tópico dos nomes felizes dei por mim a pensar que, no caso do grupo Fiat, e á semelhança da Audi, que não se ficou pelo quattro coupé, também eles podiam aproveitar o legado deixado pelo nome do sistema de tracção do Delta e aplicar o mesmo nas outras marcas do grupo!

              Passo a explicar melhor: Por exemplo, em vez da Alfa ter um 159 2.4 JTDm Q4, teria o 159 2.4 JTDm integrale, ou simplesmente o 159 integrale, como naturalmente se passaria a conhecer! Ainda me lembro do titulo do teste feito pela Automotor ao Alfa 155 Q4 e da respectiva foto com um vermelhinho a fazer um arranque em terra batida: “O integrale da Alfa Romeo”!

              Por muito estanha e “non-sense” que a ideia possa parecer inicialmente, sobretudo aos puristas da Lancia e do Jolly Club, acho que em termos racionais faria todo o sentido:

              -“ Integrale” ainda significa prestígio, excelência e engenharia de topo no mundo automóvel. É uma palavra extremamente forte e emotiva em termos de markting, que faz qualquer apaixonado por automóveis sonhar!

              -O Q4 é dos sistemas de tracção integral mais evoluídos tecnologicamente, lembrem-se que foi (é!?) o 1.º a aplicar um diferencial Torsen C no eixo anterior.

              -É uma referência histórica do Grupo Fiat que está em riscos de se perder na memória dos tempos, já que a geração a seguir á nossa já não terá a mesma noção da sigla e da sua importância na história da industria automóvel.

              Eu pessoalmente adoraria ter uma Brera ou Abarth integrale na garagem! O que é que acham da ideia?
              Eu acho que não.
              Integrale marcou um modelo que, mais do que da Lancia, foi um campeão.
              Passar essa designação para outros poderia não ser mau, mas acho que está bem melhor como está.
              Nasceu, fez carreira, e ficou para a história.
              Ou seja, de alguma forma continua nas bocas do mundo, não porque ainda exista, mas porque foi um marco na história.
              Quem sabe de aplicado a outros modelos não ficasse tão bem vista a designação?

              O Q4 é muito bom, mas está longe de ser um dos mais evoluídos tecnologicamente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                Eu acho que não.
                Integrale marcou um modelo que, mais do que da Lancia, foi um campeão.
                Passar essa designação para outros poderia não ser mau, mas acho que está bem melhor como está.
                Nasceu, fez carreira, e ficou para a história.
                Ou seja, de alguma forma continua nas bocas do mundo, não porque ainda exista, mas porque foi um marco na história.
                Quem sabe de aplicado a outros modelos não ficasse tão bem vista a designação?

                O Q4 é muito bom, mas está longe de ser um dos mais evoluídos tecnologicamente.
                Porque dizes isto?
                A pergunta é honesta.
                Percebo muito pouco de sistemas de tracção integral mas, pelo pouco que percebo, gostava mesmo de, um dia, comprar um.
                Há uns tempos até coloquei um tópico sobre isto mas não teve grande adesão e até insinuaram que a questão estaria colocada de forma a favorecer o sistema de tracção integral da Alfa... Enfim, nem percebo nada disto...
                Porque dizes que o Q4 é muito bom?
                E porque não é o mais evoluido tecnologicamente?
                E quais são os mais evoluídos (logo, melhores, suponho)?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                  Eu acho que não.
                  Integrale marcou um modelo que, mais do que da Lancia, foi um campeão.
                  Passar essa designação para outros poderia não ser mau, mas acho que está bem melhor como está.
                  Nasceu, fez carreira, e ficou para a história.
                  Ou seja, de alguma forma continua nas bocas do mundo, não porque ainda exista, mas porque foi um marco na história.
                  Quem sabe de aplicado a outros modelos não ficasse tão bem vista a designação?

                  O Q4 é muito bom, mas está longe de ser um dos mais evoluídos tecnologicamente.
                  Concordo com o que é dito do INTEGRALE mas, com o QUATTRO tambem foi assim, o AUDI QUATTRO tambem marcou uma época e, no entanto, a AUDI não deixou de usar o QUATTRO para definir a sua tracção 4WD

                  Comentário


                    #10
                    A Lancia tambem teve mais integrales que nao o Delta... lembro me de pelo menos um que eu adorava ter.. o Dedra

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                      A Lancia tambem teve mais integrales que nao o Delta... lembro me de pelo menos um que eu adorava ter.. o Dedra
                      Acho que esse é o único além dos DELTA.

                      e em 2 versões:

                      LANCIA DEDRA INTEGRALE e LANCIA DEDRA INTEGRALE FINALE

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tobs Ver Post
                        Acho que esse é o único além dos DELTA.

                        e em 2 versões:

                        LANCIA DEDRA INTEGRALE e LANCIA DEDRA INTEGRALE FINALE
                        Berlinas dicretas e tal, mas com uma mecanica invejável

                        como eu gosto

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                          Berlinas dicretas e tal, mas com uma mecanica invejável

                          como eu gosto
                          Discreto era o LANCIA THEMA 8.32...acho q este era o campeão da discreção

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tobs Ver Post
                            Discreto era o LANCIA THEMA 8.32...acho q este era o campeão da discreção
                            Thema 8.32 by Ferrari com a tampa em vermelho... Tambem outro que tinha lugar garantido na minha garagem

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                              Porque dizes isto?
                              A pergunta é honesta.
                              Percebo muito pouco de sistemas de tracção integral mas, pelo pouco que percebo, gostava mesmo de, um dia, comprar um.
                              Há uns tempos até coloquei um tópico sobre isto mas não teve grande adesão e até insinuaram que a questão estaria colocada de forma a favorecer o sistema de tracção integral da Alfa... Enfim, nem percebo nada disto...
                              Porque dizes que o Q4 é muito bom?
                              E porque não é o mais evoluido tecnologicamente?
                              E quais são os mais evoluídos (logo, melhores, suponho)?
                              Honestamente, também não sou nenhum expert.
                              Falo pelo que leio e ouço, confesso, até porque quantos de nós testaram sistemas integrais de topo?
                              O Q4 é de facto muito bom. Tem 3 diferenciais, com principal protagonização para o Torsen.
                              Lembro-me que quando foi apresentado o sistema, na imprensa falavam que era o melhor da classe, portanto, melhor do que o Quattro.
                              Verdade ou não, não sei.
                              A BMW também tem o seu sistema integral, com diferenciais inteligentes, mas mesmo assim o resultado é mediano.
                              Porém estes sistemas não estão por exemplo ao lado do sistema do EVO.
                              O EVO é mais mirabolante, eficaz, divertido e conjuga-se muito bem com a caixa (ainda bem porque os anteriores tinham uma caixa sub-dimensionada).
                              Noutro patamar acima ainda temos o sistema ATTESA-ETS, considerado o melhor há anos, que equipa os GTR.
                              É um sistema que não tem nada de básico, gerido pela electrónica, com muitos accionadores hidráulicos e com possibilidade de, além controlar o binário nas rodas frontais e traseiras, controla também lateralmente, entre outras coisas.
                              Isto faz dele o melhor.

                              Mas eu acho que, em automóveis convencionais, o Q4 é o melhor.
                              Mas repito que sei um pouco a teoria, mas a prática pode diferir.
                              Editado pela última vez por MadDragon; 19 December 2008, 18:28.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tobs Ver Post
                                Concordo com o que é dito do INTEGRALE mas, com o QUATTRO tambem foi assim, o AUDI QUATTRO tambem marcou uma época e, no entanto, a AUDI não deixou de usar o QUATTRO para definir a sua tracção 4WD
                                Certo, mas ja´está mentalizado que o QUATTRO se deu bem.
                                Imagina agora a haver um Integrale e se dava mal.
                                Era chato.
                                mas não e´daquelas coisas com que eu ficaria chateado se usassem.
                                De certo modo dava-me prazer ver novamente o nome Integrale.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu já tive o prazer de andar (guiar)nos dois:

                                  . DELTONA 240
                                  . TT QUATTRO 225

                                  e, se querem que vos diga, GOSTEI MUITO!
                                  Editado pela última vez por tobs; 19 December 2008, 11:25.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post

                                    Mas eu acho que, em automóveis convencionais, o Q4 é o melhor.
                                    Mas repito que sei um pouco a teoria, mas a prática pode diferir.
                                    Entre os mais vulgares o da Subaru parece ser o mais eficaz, talvez não tão complexo como outros mas bastante eficaz. Isto face aos testes aos sistemas 4wd que vi, no youtube tem lá vários.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                                      Entre os mais vulgares o da Subaru parece ser o mais eficaz, talvez não tão complexo como outros mas bastante eficaz. Isto face aos testes aos sistemas 4wd que vi, no youtube tem lá vários.
                                      Esqueci-me da Subaru.
                                      Vi noutro dia um teste com a Legacy Outback e fiquei pasmado com o que ela conseguia fazer.
                                      Lembro-me de ter deixado a Volvo para trás e inclusive a Mercedes com o GL, que , segundo parece, também tem um sistema muito bom.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Longe vão os tempos do Q4. Os Torsen são lentos a reagir, precisam de tempo para o coplamento viscoso actuar. Actualmente, os melhores sistemas de tracção integral estão no Evo, X6 e 911 Carrera/Targa 4s. Se falarmos de qualquer coisa que não seja um jipe, obviamente. Isto porque os dispositivos acima referidos usam embraiagens controladas electronicamente, bem mais rápidas e inteligentes que o Torsen.

                                        Se as escolhas passarem pelos jipes "a sério", nada melhor que um Defender ou um G. Quanto mais old-school e versátil (o G tem três bloqueios de diferencial...) the better.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Francisco Ver Post
                                          Integrale é Lancia!
                                          Vai bochechar com lixívia, e não voltes a dizer disparates desse tamanho.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por McFly Ver Post
                                            Longe vão os tempos do Q4. Os Torsen são lentos a reagir, precisam de tempo para o coplamento viscoso actuar. Actualmente, os melhores sistemas de tracção integral estão no Evo, X6 e 911 Carrera/Targa 4s. Se falarmos de qualquer coisa que não seja um jipe, obviamente. Isto porque os dispositivos acima referidos usam embraiagens controladas electronicamente, bem mais rápidas e inteligentes que o Torsen.

                                            Se as escolhas passarem pelos jipes "a sério", nada melhor que um Defender ou um G. Quanto mais old-school e versátil (o G tem três bloqueios de diferencial...) the better.
                                            Para partir semi-eixos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tobs Ver Post
                                              Concordo com o que é dito do INTEGRALE mas, com o QUATTRO tambem foi assim, o AUDI QUATTRO tambem marcou uma época e, no entanto, a AUDI não deixou de usar o QUATTRO para definir a sua tracção 4WD
                                              Exactamente, era aí que eu queria chegar! Além disso, na altura do lançamento do integrale, a marca já estava integrada no grupo Fiat e portanto, dizer que a tecnologia é excusivamente Lancia é um muito redutor!
                                              Se a designação for usada nas marcas de topo do grupo (e a Alfa inclusivamente representa o vértice desportivo das marcas "generalistas"), não vejo que traga desvantagens a alguém!

                                              Nestes 2 casos acho que quem está a sair a ganhar é a Audi, e acho que os bons exemplos devem ser seguidos! Isto não está, de facto, para "velhos do Restelo"!

                                              Cumprimentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Francisco Ver Post
                                                Integrale é Lancia!
                                                Vai bochechar com lixívia, e não voltes a dizer disparates desse tamanho.

                                                Fogo, não fazes isso por menos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Francisco Ver Post
                                                  Integrale é Lancia!
                                                  Vai bochechar com lixívia, e não voltes a dizer disparates desse tamanho.
                                                  looooooooool

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X