Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VW Golf IV 1.4 - Opiniões...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    VW Golf IV 1.4 - Opiniões...

    Boas.
    Questionaram me acerca deste carro, pelo que agora venho aqui pedir a vossa opinião.
    O que podem dizer acerca de fiabilidade, consumos, performances, etc?
    Obrigado.

    #2
    As performances estão longe de serem as ideais.

    A par com isso, os consumos não são famosos, ainda mais se olharmos para o que o carro anda.

    Em termos de fiabilidade, há que ter cuidado com algumas unidades que apresentam problemas crónicos de consumo de óleo. Afectou outras marcas do grupo VAG.

    O Golf IV é um carro sólido, confortável q.b. e relativamente espaçoso.

    Para uma utilização calma, o 1.4 serve mas a agradabilidade é limitada.

    O motor 1.6 é muito mais ajustado ao carro, com a vantagem de oferecer melhores prestações e consumos melhores... Sobretudo se se fizer muita estrada.

    Comentário


      #3
      Vais ouvir aqui que esse carro é uma arrastadeira, que bebe que nem um louco e que vale mais o 1.6.


      A minha experiência com esse carro é que não é nenhum canhão, mas tem uma resposta bastante linear ao longo das rpm (que não são muitas).
      Em consumos, é de facto um carro que bebe um bocado, e a diferença de consumo para o 1.6 é de facto pouco notória.

      Mas achei-o muito mais vivo do que por exemplo um civic EX com a mesma potência.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Mas achei-o muito mais vivo do que por exemplo um civic EX com a mesma potência.
        O Golf IV 1.4 tem uma caixa bem escalonada (o que de certa forma minimiza a falta da potência...), já o Honda...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
          O Golf IV 1.4 tem uma caixa bem escalonada (o que de certa forma minimiza a falta da potência...), já o Honda...
          Aquele motor Honda em particular é mesmo fraquinho.

          Um amigo meu tem um que comprou novo, e lembro-me de há muitos anos o namorado da minha irmã empurrar o civic com um uno60...
          ...e eu ia a esmifrar o honda todo.

          É mesmo mauzinho !

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lost Soul Ver Post
            Boas.
            Questionaram me acerca deste carro, pelo que agora venho aqui pedir a vossa opinião.
            O que podem dizer acerca de fiabilidade, consumos, performances, etc?
            Obrigado.
            Fiabilidade:
            • Consumo de óleo em algumas versões devido aos segmento;
            • Borboleta de Admissão suja-se e torna o ralenti muito instável indo o carro por vezes abaixo;
            • Sonda Lambda por vezes também se passa.

            Consumos - Das poucas vezes que fiz contas:
            • Depósito quase cheio, a rondar as 50 litrosas (tem 55), fez 625kms até acender a reserva, 200 quilómetros em nacional a 100/120 com reduções e ultrapassagens e os restantes em cidade, com um pouco de via rápida a 80km/h e o resto tudo a ritmo de cidade, ou seja, abaixo dos 50 km/h, fez média de 8 certos.
            • Depósito não cheio, muita nacional a 90/100 e um pouco de cidade, média de 6.6 acho.
            • Depósito não cheio, utilização quase só cidade, 8.5l/100.

            Das poucas vezes que calculei, embora não sejam contas precisas, dá para ter uma ideia. Em Auto-Estrada acima dos 130km/h bebe bastante bem, uma vez saí da Ponte Vasco da Gama para a A12 a 160km/h e fui sempre entre os 150km/h e 170km/h até à Marateca, que devem ser para ai 40 ou 50 kms não sei, o ponteiro desceu e bem! Onde bebe pouco é em nacional plana com calma.

            Performances - Nada nada nadinha de especial, dá para uma utilização diária sem preocupações, mas em certos casos é um bocado mais complicado. O motor gosta é de médios regimes (Entre as 2500rpm e 4500rpm), até porque é um motor pouco rotativo (Potência máxima às 5000 rpm e Red-line às 5750 rpm). Tem uma caixa curta. Ultrapassagens tens que calcular bastante bem e reduzir se queres celeridade. Posso-te adiantar que a 90km/h na súbida de Monsanto na A5 sentido Lisboa - Cascais, só foi em 3ª, é certo que vinha pouco embalado e não ajudou nada, mas...!
            Súbidas da A1 nas serras, para esquecer também, perde muito se não vieres bem embalado, embora o meu já tenha iniciado subidas a 130km/h e manter-se mais ou menos a essa velocidade, mas tens que vir mesmo bem embalado.

            Em suma é um bom carro, eu adoro o carro, mas hoje arrependo-me de ter comprado o motor 1.4, mais vale um 1.6, ou até mesmo um 1.8T.

            O que quiseres, dispõe.

            Abraço.

            Comentário


              #7
              Um colega meu teve esse problema da borboleta de admissão ficar suja.

              Curiosamente eu cheguei a andar num 1.4 que era uma edição especial (jantes 16 com aros à volta do velocímetro e conta-rotações) e fez a A5 toda com 3 adultos na casa dos 170-180 km/h.

              Não fiquei mal impressionado com o carro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Aquele motor Honda em particular é mesmo fraquinho.

                Um amigo meu tem um que comprou novo, e lembro-me de há muitos anos o namorado da minha irmã empurrar o civic com um uno60...
                ...e eu ia a esmifrar o honda todo.

                É mesmo mauzinho !
                Por acaso não concordo que o motor seja fraco.
                A partir das 4500 a resposta é jeitosa e mais para a frente é boa.
                A caixa sim é muito má.
                Quanto muito o binómio caixa/motor é fraco.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Um colega meu teve esse problema da borboleta de admissão ficar suja.

                  Curiosamente eu cheguei a andar num 1.4 que era uma edição especial (jantes 16 com aros à volta do velocímetro e conta-rotações) e fez a A5 toda com 3 adultos na casa dos 170-180 km/h.

                  Não fiquei mal impressionado com o carro.
                  O meu é essa versão especial

                  Fez a A5 em que sentido? É que é impossível fazer a subida de Monsanto a essa velocidade com esse carro!

                  Nunca passei dos 170km/h com o meu, a essa velocidade posso adiantar que não perde nenhuma estabilidade, também tem umas boas sapatas o que ajuda muito.

                  Quanto à tua ultima frase, não estou a dizer que seja péssimo, é um carro que dá para uma utilização diária sem grandes preocupações. E se puxares bem por ele até se vai mantendo, mas em determinadas situações é visivel a falta de celeridade do motor acoplado a esta carroçaria, até porque os Polos/Ibizas com este motor, e não se mexem mal.

                  Lost, é para trocar o Clio? Se quiseres posso adiantar pormenores, até porque já tive um Clio igual ao teu e agora tenho o Golf.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                    Por acaso não concordo que o motor seja fraco.
                    A partir das 4500 a resposta é jeitosa e mais para a frente é boa.
                    A caixa sim é muito má.
                    Quanto muito o binómio caixa/motor é fraco.
                    Achas que um Fiat Uno 60 conseguir acompanhar à vontade o civic a subir é sinónimo de boa resposta ?

                    Olha que eu puxei tudo o que o civic tinha para dar...

                    Comentário


                      #11
                      Do que conheço e já foi comentado aqui...tem uma caixa mto bem escalonada,que faz esquecer um pouco a baixa potência.

                      Em 98 houve aqui em casa um IV (mas um tdi 110), teve n problemas electricos nos vidros eléctricos, fecho das portas etc. não sei se arranjaram isso nos seguintes.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                        O meu é essa versão especial

                        Fez a A5 em que sentido? É que é impossível fazer a subida de Monsanto a essa velocidade com esse carro!

                        Nunca passei dos 170km/h com o meu, a essa velocidade posso adiantar que não perde nenhuma estabilidade, também tem umas boas sapatas o que ajuda muito.
                        Não chegámos a essa parte. A subir monsanto não conseguiria manter.

                        O carro na altura era novinho, ainda devia estar na rodagem (isto já se passou há uns anos).

                        Honestamente, não me causou a má impressão que leio frequentemente por aqui.

                        Claro que acredito que se comparasse com alguns carros actuais do segmento, as diferenças de andamento estariam lá.

                        Ou seja, o que me parece é que (subjectivamente) não me pareceram só 75cv, atendendo ao peso do carro, jantes, etc.

                        Outro carro com essa potência que me desiludiu muito mais foi o antigo focus.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Achas que um Fiat Uno 60 conseguir acompanhar à vontade o civic a subir é sinónimo de boa resposta ?

                          Olha que eu puxei tudo o que o civic tinha para dar...
                          Não estava para lá para ver e também não vou deixar de acreditar.
                          No entanto o vejo o Uno como o meu e são carros leves com caixas sempre prontas a ajudar.
                          O 1.4 Honda tem a caixa longa, o que faz com que por vezes não se encontre a rotação certa. Ora engrenamos uma abaixo e estamos quase no limite, ou uma acima e não temos força.
                          Eu convivo com este motor e está longe de ser um motor rápido em baixos/média regimes, mas em médios/altos não me queixo para a potência que tem.

                          Comentário


                            #14
                            Em relação à caixa bem escalonada, bem, depende da utilização!

                            Eu acho uma caixa má para a Auto-Estrada, mas com esta potencia só podia ter uma caixa curta! Em Auto-Estrada a 100km/h certinhos, vais nas 3000rpm, a 130km/h vais a cerca de 3900, a 165 km/h vais a 5000 rpm e o motor sempre a gritar E a beber também Agora claro que ajuda em ultrapassagens e recuperações, porque engole rotação mais depressa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Não chegámos a essa parte. A subir monsanto não conseguiria manter.

                              O carro na altura era novinho, ainda devia estar na rodagem (isto já se passou há uns anos).

                              Honestamente, não me causou a má impressão que leio frequentemente por aqui.

                              Claro que acredito que se comparasse com alguns carros actuais do segmento, as diferenças de andamento estariam lá.

                              Ou seja, o que me parece é que (subjectivamente) não me pareceram só 75cv, atendendo ao peso do carro, jantes, etc.

                              Outro carro com essa potência que me desiludiu muito mais foi o antigo focus.
                              Realmente não parecem só 75 cv.
                              De resto é um carro homogéneo, boa construção, boa mecânica, etc...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Não chegámos a essa parte. A subir monsanto não conseguiria manter.

                                O carro na altura era novinho, ainda devia estar na rodagem (isto já se passou há uns anos).

                                Honestamente, não me causou a má impressão que leio frequentemente por aqui.

                                Claro que acredito que se comparasse com alguns carros actuais do segmento, as diferenças de andamento estariam lá.

                                Ou seja, o que me parece é que (subjectivamente) não me pareceram só 75cv, atendendo ao peso do carro, jantes, etc.

                                Outro carro com essa potência que me desiludiu muito mais foi o antigo focus.
                                Não sei de serem só 75 cavalos ou não. Sabes que é sempre delicado falar nisto dos cavalos escondidos.

                                Em relação à comparação com os carros habituais, não sei se estará muito atrás de certos modelos, estilo o Civic 1.4 de 83 cavalos e afins, não devem andar assim muito mais que este Golf. Mas na altura, digamos que havia mais energético em termos de 1.4 no segmento C, tipo o Astra 1.4 de 90cv e o Mégane 1.4 de 98cv eram bem mais celeres. No entanto também havia pior, Xsara e Focus 1.4. Ok tem a mesma potência... Mas...

                                Tobs, problemas electricos tive agora uns aos 115 mil quilómetros, mas estão aparentemente resolvidos, mas mesmo assim passa-se de vez em quando, tipo trancas o carro por dentro contigo lá dentro e o motor desligado, a porta do condutor destranca-se logo a seguir. A luz de presença da porta do condutor hoje de manha não acendia, dei umas pancaditas e não acendia, agora à noite já estava tudo ok.

                                Enfim...

                                Comentário


                                  #17
                                  Se estás à espera de grande economia vais mal.
                                  Se estás à espera de um carro bem construido por um preço q pode ser decente, e em tudo o resto na média do segmento na altura, vais bem servido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                    Não sei de serem só 75 cavalos ou não. Sabes que é sempre delicado falar nisto dos cavalos escondidos.

                                    Em relação à comparação com os carros habituais, não sei se estará muito atrás de certos modelos, estilo o Civic 1.4 de 83 cavalos e afins, não devem andar assim muito mais que este Golf. Mas na altura, digamos que havia mais energético em termos de 1.4 no segmento C, tipo o Astra 1.4 de 90cv e o Mégane 1.4 de 98cv eram bem mais celeres. No entanto também havia pior, Xsara e Focus 1.4. Ok tem a mesma potência... Mas...

                                    Tobs, problemas electricos tive agora uns aos 115 mil quilómetros, mas estão aparentemente resolvidos, mas mesmo assim passa-se de vez em quando, tipo trancas o carro por dentro contigo lá dentro e o motor desligado, a porta do condutor destranca-se logo a seguir. A luz de presença da porta do condutor hoje de manha não acendia, dei umas pancaditas e não acendia, agora à noite já estava tudo ok.

                                    Enfim...
                                    Levas uma abada do civic q até doi.
                                    Do astra levas uma abada ainda maior.
                                    E comparando com o 1.4 da PSA, este tem a vantagem de ter um binario muito disponivel, um pouco melhor q o volkswagen.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A nivel de interiores ainda tem uma qualidade mto boa e exteriormente mantém-se mto actual e atraente! É daqueles carros que apesar de se verem mto, não cansa e penso que vai envelhecer bem (claro que este aspecto vai para as versões mais desportivas e equipadas)!

                                      Relativamente ao motor e no que toca às prestações, considero-o fraquinho! Aliás nunca consegui perceber o facto de a Vw vender o Golf 1.4 com 75cv e não com 100cv (como tinha o Polo)! Não o considero um motor rotativo... a caixa é curta e talvez isso leve ao engano de se dizer que o motor é rotativo! Considero-o um motor linear onde na pratica não dá para notar o regime onde ele se sente mais à vontade... até nisso é linear! As prestações são mediocres em todas as medições e na altura perdia nesse aspecto para quase toda a concorrencia!

                                      A nivel de comportamento se estiver "calçado" com umas jantes 16" é mais que suficiente para 95% da utilização que se possa dar a um carro com essas caracteristicas!!!

                                      Dos consumos e da fiabilidade concordo com tudo o que foi dito anteriormente!
                                      Resumindo e baralhando... mais vale gastar uns troquitos a mais e ir buscar a versão 1.6cc!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Levas uma abada do civic q até doi.
                                        Do astra levas uma abada ainda maior.
                                        E comparando com o 1.4 da PSA, este tem a vantagem de ter um binario muito disponivel, um pouco melhor q o volkswagen.
                                        Se leres bem o que eu disse:

                                        Mas na altura, digamos que havia mais energético em termos de 1.4 no segmento C, tipo o Astra 1.4


                                        Civic 1.4 de 83 cavalos e afins, não devem andar assim muito mais
                                        Vais-me dizer que a diferença é grande? Quis dizer que não se devem distanciar muito.

                                        Quanto ao motor 1.4 PSA não o conheço. Agora que este motor tendo em conta o seu tamanho tem um bom binário, ai isso tem! 135nm logo às 3300 rpm. O 1.2 da Renault neste campo tem-o muito mais tarde.

                                        Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
                                        Resumindo e baralhando... mais vale gastar uns troquitos a mais e ir buscar a versão 1.6cc!!!
                                        Nem sempre é preciso gastar mais uns troquitos...
                                        Editado pela última vez por Gmigas; 20 December 2008, 22:09.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Adivinha lá o q tenho aqui?

                                          Comparativo dos "tenho potência apenas à justa"! Guia do Auto de 2003, honda 1.4 5p, pug 307 1.4 8v e golf 1.4. Adivinha quem ganhou todas as acelarações? E o 307 ficou sempre À frente do golf.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Lost Soul Ver Post
                                            Boas.
                                            Questionaram me acerca deste carro, pelo que agora venho aqui pedir a vossa opinião.
                                            O que podem dizer acerca de fiabilidade, consumos, performances, etc?
                                            Obrigado.

                                            muito borrachão, muito lesma, muito not vw.. fraquinho mesmo, mas só o conduzi por 800 kmse tinha 2 anos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                              Adivinha lá o q tenho aqui?

                                              Comparativo dos "tenho potência apenas à justa"! Guia do Auto de 2003, honda 1.4 5p, pug 307 1.4 8v e golf 1.4. Adivinha quem ganhou todas as acelarações? E o 307 ficou sempre À frente do golf.
                                              O civic que falo é o actual nave espacial.

                                              Quanto ao motor PSA disse logo que não o conhecia. Mas se é o que penso 70 e picos cavalos não estou a ver onde está a superioridade evidente ao Golf, segundo as specs tem cerca de 120 nm face aos 133 do Golf, e parece um pouco mais rotativo.

                                              Mas lá está, os motores são mais que os numeros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                O civic que falo é o actual nave espacial.

                                                Quanto ao motor PSA disse logo que não o conhecia. Mas se é o que penso 70 e picos cavalos não estou a ver onde está a superioridade evidente ao Golf, segundo as specs tem cerca de 120 nm face aos 133 do Golf, e parece um pouco mais rotativo.

                                                Mas lá está, os motores são mais que os numeros.
                                                E n é o motor q conta, é o conjunto motor-caixa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por monteiro-ribas Ver Post
                                                  muito borrachão, muito lesma, muito not vw.. fraquinho mesmo, mas só o conduzi por 800 kmse tinha 2 anos
                                                  muito not vw..
                                                  Explica lá essa...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já vi um com 300 mil km!( aliás até lhe troquei uma lâmpada). Não sei se é um caso isolado. Mama bem para o que anda.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                      Explica lá essa...
                                                      N deve conhecer a historia da vw.
                                                      E nem é preciso andar mto atrás, golf III 1.4 (60cv haviaum kit da marca pa subir 15 hp), golf II 1.3 (55cv).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                        Explica lá essa...
                                                        Também fiquei a apanhar do ar com essa...

                                                        Speedy, isso é mais um dos pequenos defeitos deste carro, come lâmpadas que doi. Quanto aos kms, há um user aí no forum que tem um com 400 mil quilómetros. O meu só tem 117 mil, nem devo chegar aos 130 mil

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isso é um grande xaruto. Tem uns consumos tao elevada que olhar para as médias nem vale a pena senão dá vontade de o encostra logo. Prestações hmm deixa ver numa descida deve chegar aos 180 já a direita se chegar aos 170 é porque o condutor é levezinho.

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Espero q ao menos nos topicos sobre AR as tuas contribuições sejam mais ricas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X