Anúncio

Collapse
No announcement yet.

crise vs tdi

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    crise vs tdi

    Hoje, enchi-me de paciência e decidi poupar combustível. Tinha tempo para fazer a viagem, ía sozinho no carro, o tempo estava bom e a temperatura amena, o transito era pouco... enfim... factores que contribuíram para o sucesso da operação.

    Então entro no carro, à porta de casa (Viseu), faço reset à média parcial e inicio a marcha. Sempre com um andamento suave, sem arranques bruscos e a trocar de mudança às 2000rpm.

    Entro na AE e defino o Cruise Control para uma velocidade que me fizesse sentir seguro... 100km/h foi a velocidade que achei mais indicada. O ponteiro das rotações em cima das 2000rpm em 6ª velocidade, tiravam um bom rendimento do motor cujo binário maximo é de 250nm às 1900rpm.

    Fiz uma viagem tranquila, a ouvir musica, luzes e sofagem ligadas...

    Chego à garagem (Aveiro), desligo o carro e é altura de fazer contas à vida.

    Média total da viagem:


    A autonomia restante:


    Distancia percorrida:


    Velocidade média:


    E por fim, o tempo total da viagem:



    O velhinho 1.9 tdi, afinal ainda sabe fazer das suas!

    Infelizmente não tenho paciencia para andar muitas vezes com este andamento, de maneira que fazer quase o dobro da média é o normal

    Mas se a crise for mesmo muita, sei que posso contar com ele

    E vocês, que consumos conseguem em situações ideais com os vossos bolides?

    #2
    Parabéns pelo esforço. Para a próxima não uses o cruise control porque estás bastante longe de aproveitar as capacidades desse motor.
    Ah e apresenta resultados de depósitos inteiros ou pelo menos Viseu-Aveiro-Viseu que a descer é fácil.

    Comentário


      #3
      No passado fim de semana fiz uma viagem de aproximadamente 200km desde guimarães até a montalegre e regresso a guimarães (e mais umas voltinhas). O percurso envolve algumas subidas e descidas e bastantes curvas, tipicas das estradas ded montanha.Na ida, sempre que possivel ultrapassava os carros mais lentos (bastantes) nas pequenas rectas (sempre perseguido por um leon I tdi cinza) pois queria chegar a montalegre ainda de dia e com algum tempo de brincar um bocado na neve!!
      No regresso a condução foi igual à da ida, com excepção dos primeiros km devido à neve presente na estrada.
      O carro utilizado foi um nissan note 1.5 dci 86cv e a média final foi de 3.9l/100km, que para o percurso e condução praticada foi excelente.
      A média real do carro é de 4.8l/100km no cia a dia.
      De notar que o ar condicionado foi utilizado várias vezes, principalmente para desembaciaros vidros!!!!

      Comentário


        #4
        Eu no meu a fazer assim uma condução despreocupada também já fiz 3,4l aos 100. No renault clioII dci 80 cv. Foi em estrada nacional sempre a 90. Agora andando um pouco mais depressa faço facilmente 4,4. Sem andar a pastelar.

        Comentário


          #5
          Já consegui fazer media de 2.8 L aos 100 desde Aveiras até Leiria na N1, mas no fim da viagem estava pronto para cortar os pulsos...

          Comentário


            #6
            O mínimo que fiz no meu foi de 6,2L

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
              Já consegui fazer media de 2.8 L aos 100 desde Aveiras até Leiria na N1, mas no fim da viagem estava pronto para cortar os pulsos...


              imagino... também não tenho paciência para repetir a dose... mas 2.8l é qualquer coisa!

              Quanto é que faria um híbrido nas mesmas condições?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                Parabéns pelo esforço. Para a próxima não uses o cruise control porque estás bastante longe de aproveitar as capacidades desse motor.
                Ah e apresenta resultados de depósitos inteiros ou pelo menos Viseu-Aveiro-Viseu que a descer é fácil.

                Sem cruise control seria incapaz de vir a 100km/h...

                É óbvio que não vou andar um deposito na poupança, isto foi só um exemplo de que é possível gastar muito pouco, caso haja mesmo necessidade.

                O percurso inverso faz-me gastar em média mais meio litro aos 100.

                Comentário


                  #9
                  Por iniciativa própria não sou capaz de andar a pastelar, como diz um user é de cortar os pulsos

                  O ano passado tive um problema com o meu ex-carro (golf 1.9 tdi) e tive que vir de Córdoba a Lx a não mais de 70 km/h, saí lá com luz do dia, cheguei a Lx à 1h30..... foi de morrer, mas a média final foi de 2,7l/100.

                  De qualquer forma espero nunca mais gastar tão pouco!

                  Com o SportCoupe (220cdi) o mínimo que já fiz foi de férias à volta de 300 kms pelo norte de Portugal com média 5,1.

                  Comentário


                    #10
                    Off T

                    RocketChef = Baldo td ??

                    Comentário


                      #11
                      Bem, 3,6 é qlq coisa. Aqui está o grande trunfo dos diesel: conseguem-se faer médias bem abaixo das que são anunciadas pelo fabricante.
                      No meu caso, com um tdi 105 e depois de uma viagem (+-60km) até a serra tenho no cb 4,4l/100 num ritmo, pode dizer-se, normal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post


                        imagino... também não tenho paciência para repetir a dose... mas 2.8l é qualquer coisa!

                        Quanto é que faria um híbrido nas mesmas condições?

                        Boa pergunta

                        Eu acho que, (e falo por mim também pois demorei anos a refinar a minha condução e ainda estou sempre a melhorar), muita gente não sabe/consegue conduzir de uma forma económica!

                        Os carros hoje em dia (mesmo de concepção até uns 10 anos atrás no caso de alguns Turbo-diesel) ja permitem consumos muito bons desde que se esforce minimamente para isso ou se ajuste a condução pra tal!

                        É certo que para fazer 2.8L estava quase a pastar (mesmo assim ia a 80-100, por vezes é que descia aos 60) mas consumos na casa dos 4-5 L são relativamente faceis de obter, desde que se queira e não é preciso andar a morrer na estrada

                        Comentário


                          #13
                          Bem... de Viseu a Aveiro é a descer... é natural que tenhas feito um bom consumo no sentido inverso duvido que faças apenas mais meio litro como dizes...

                          Eu o ano passado quando fui á Serra da Estrela, no regresso a casa o carro ficou com uma média inferior a 5 litros (Passat 1.9 tdi 115), mas para isso muito contaram aqueles 40 Km a descer em que quase não se tocou no acelerador..

                          Eu o melhor que fiz a ritmos "normais" foram 40 km de AE entre um pouco antes de Aveiro e Coimbra.
                          O CB apresentava consumo médio de 4.4 para Velocidade Média de 101 km/h (1.6hdi 110cv)

                          Comentário


                            #14
                            O mais "giro" disto tudo é que é preciso haver uma crise para se começar a pensar e a agir no sentido da poupança...

                            Comentário


                              #15
                              Não tenho CB no meu, por isso médias era todas à mão e de depósitos completos. Ou seja, nada de uma viagem em AE e ver..

                              TDI 100cv, melhor média de 4.2 L/100km. Ou seja, em AE normalmente ia entre os 90 e 110, por isso teria de fazer esses consumos que apontas, difícil é andar na nacional e cidade, é preciso conhecer muito bem o carro e ter muita paciência

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                O mais "giro" disto tudo é que é preciso haver uma crise para se começar a pensar e a agir no sentido da poupança...

                                Eu ja estou em "modo poupança" na condução desde 2003, logo a quando dos primeiros sinais do que por ai vinha, quando o gásoleo entrou na casa dos 70 centimos o litro

                                Neste momento, nenhum depósito meu (fora viagens de longo curso) me dura menos que 15 dias!

                                Aliás, este depósito que tenho agora, se tudo correr bem, vai-me durar para bem mais de 20 dias!

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem, esses 3.6 são bons, mas nesse trajecto não é nada de mais, pois vem-se muito tempo a descer, com o motor sem carga.

                                  Em termos do teste ter sido feito aos 100kmh, aproveitando a faixa de utilização no binário máximo (ou perto), sem dúvida q isso tem reflexos muito significativos na média.
                                  Eu noto perfeitamente q se andar na casa dos 90/100kmh com o CC ligado faço constantermente consumos na casa dos 4.0/4.5 aos 100 no meu C4 1.6 hdi.

                                  Mas os meus parabéns pelo esforço de vir de Viseu para Aveiro só na casa dos 100kmh

                                  Comentário


                                    #18
                                    No meu velhinho 1.9 JTD (105 cv) o mínimo que alguma vez fiz foram 5.9 litros/100km mas raramente ando com o carro em percursos que ajudam na poupança.
                                    Editado pela última vez por JorgeCorreia; 22 December 2008, 09:35.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                      Hoje, enchi-me de paciência e decidi poupar combustível. Tinha tempo para fazer a viagem, ía sozinho no carro, o tempo estava bom e a temperatura amena, o transito era pouco... enfim... factores que contribuíram para o sucesso da operação.

                                      Então entro no carro, à porta de casa (Viseu), faço reset à média parcial e inicio a marcha. Sempre com um andamento suave, sem arranques bruscos e a trocar de mudança às 2000rpm.

                                      Entro na AE e defino o Cruise Control para uma velocidade que me fizesse sentir seguro... 100km/h foi a velocidade que achei mais indicada. O ponteiro das rotações em cima das 2000rpm em 6ª velocidade, tiravam um bom rendimento do motor cujo binário maximo é de 250nm às 1900rpm.

                                      Fiz uma viagem tranquila, a ouvir musica, luzes e sofagem ligadas...

                                      Chego à garagem (Aveiro), desligo o carro e é altura de fazer contas à vida.

                                      Média total da viagem:


                                      A autonomia restante:


                                      Distancia percorrida:


                                      Velocidade média:


                                      E por fim, o tempo total da viagem:



                                      O velhinho 1.9 tdi, afinal ainda sabe fazer das suas!

                                      Infelizmente não tenho paciencia para andar muitas vezes com este andamento, de maneira que fazer quase o dobro da média é o normal

                                      Mas se a crise for mesmo muita, sei que posso contar com ele

                                      E vocês, que consumos conseguem em situações ideais com os vossos bolides?

                                      Já agora qual é o TDI? 110 CV?

                                      Comentário


                                        #20
                                        O melhor que fiz, Sintra freeport 3,2 ... para lá é a descer.

                                        Ida e volta 3,6 no final...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                          Já agora qual é o TDI? 110 CV?

                                          Penso que seja o PD de 105.

                                          Comentário


                                            #22
                                            3,6l aos 100 é digno de registo.
                                            Numa viagem a fazer 100Km/h de média o meu faz uns 10/11 litros aos 100.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                              Já agora qual é o TDI? 110 CV?
                                              ó Mónica..nem parece teu...

                                              então,se ele disse que o binário é de 250Nm ás 1900rpm... é o de 105

                                              Comentário


                                                #24
                                                3,5 l/100 Moimenta da Beira-Guarda, 85km maioritariamente a subir. Megane 1,5 dci 2004.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                                  Já consegui fazer media de 2.8 L aos 100 desde Aveiras até Leiria na N1, mas no fim da viagem estava pronto para cortar os pulsos...
                                                  De certeza que é nesse sentido?
                                                  É que nem quero imaginar quanto fazias no sentido inverso...
                                                  Só para teres uma ideia à entrada da Asseiceira (quando começa a piso de betão) consigo tirar sempre 2 décimas (só nesse percurso, que são cerca de 15 Km) à média que tinha até aí.
                                                  Agora no sentido inverso.... Aumenta bastante nesse sentido.
                                                  Só mesmo a descer depois para o Mosteiro da Batalha e a descida de Leiria é que consigo baixar um pouco a média até então. De qualquer forma é sempre superior nesse sentido. E bem mais!

                                                  Em que carro é que obtiveste isso?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No sentido Viseu - Aveiro é fácil fazer essas médias. Agora quero é ver a média na viagem de volta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                                      ó Mónica..nem parece teu...

                                                      então,se ele disse que o binário é de 250Nm ás 1900rpm... é o de 105

                                                      LOL!

                                                      Achas que eu tenho os binários dos motores todos na cabeça?

                                                      Nem me lembrei desse. E era o mais óbvio. Estava a imaginar entre o 110 e o 130 e estava a achar os valores mesmo muito bons para estes motores. Realemente para o 105 CV faz juz à sua boa reputação.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já fiz consumos abaixo dos 3litros num A3 2.0TDI (da minha mãe) de minha casa a casa da minha namorada...

                                                        Resta-me acresecentar que é 1.5km e sempre a descer

                                                        A vir de casa dela é que os consumos sobem mais um bocado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                                          O velhinho 1.9 tdi, afinal ainda sabe fazer das suas!

                                                          Isso nunca esteve em causa. É um bom motor, e desde que se saiba "as suas manhas" conseguem-se boas proezas.

                                                          Quanto à tua viagem, o percurso era favorável a isso. Na viagem de retorno a Viseu se calhar a média já não seria essa ...
                                                          E se não utilizasses o cruise control ainda baixavas essa média ...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por O Tony Ver Post

                                                            A vir de casa dela é que os consumos sobem mais um bocado

                                                            estranho. à vinda devias estar mais leve.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X