Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qualidade actual

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qualidade actual

    Corrijam-me se estou errado. Há alguns anos atrás, a avaria era considera parte integrante do automóvel.
    No entanto, ao longo dos anos 90´s ficar parado na estrada é considerado inadmissivel.

    Actualmente as marcas estão a elaborar uma apertada redução de custos a todos os níveis! A qualidade dos materias acaba na generalidade por ser inferior à das gerações anteriores, ainda que o seu aspecto seja mais apelativo.

    Será que estamos a regredir?

    #2
    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
    Corrijam-me se estou errado. Há alguns anos atrás, a avaria era considera parte integrante do automóvel.
    No entanto, ao longo dos anos 90´s ficar parado na estrada é considerado inadmissivel.

    Actualmente as marcas estão a elaborar uma apertada redução de custos a todos os níveis! A qualidade dos materias acaba na generalidade por ser inferior à das gerações anteriores, ainda que o seu aspecto seja mais apelativo.

    Será que estamos a regredir?
    Eu hoje tenho de perdoar algumas avarias com tanta paneleiric* electrónica que os carros trazem...

    Antigamente havia menos desculpa para as avarias...portanto até acho o contrário do que disseste no 1º parágrafo!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
      Eu hoje tenho de perdoar algumas avarias com tanta paneleiric* electrónica que os carros trazem...

      Antigamente havia menos desculpa para as avarias...portanto até acho o contrário do que disseste no 1º parágrafo!
      Concordo... não tarda muito arrancamos o carro ao som da música de boas-vindas do Windows e desligamos a ouvir a melodia irritante do encerramento do sistema.

      Comentário


        #4
        Sim...nessa perspectiva concordo. Já estava a por de lado os problemas "informáticos" dos carros... referia-me apenas ao motor parar simplesmente

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
          Será que estamos a regredir?
          Não, na minha opinião estamos a evoluír.
          Antigamente os carros iam de 5 em 5 mil kms à oficina fazer revisões, e antes de uma viagem maiorzita iamos à oficina verificar os níveis, pressão dos pneus, etc.
          Depois o pessoal carregava sempre a garrrafinha de água, não fosse preciso acertar o nível, um esticão mais forte ao motor fazia a temperatura do motor disparar, e quando se desligava o mesmo, ouvia-se o óleo a estalar enquanto arrefecia após a viagem.
          Os prazos entre revisões foram aumentando, já ninguém acerta níveis, o carro verifica sozinho a pressão dos pneus, o ponteiro da temperatura ou não existe ou estabiliza na temperatura certa e dali não sai independentemente do que pedirmos do motor.
          Ao fim e ao cabo o carro visita a oficina de 30 em 30 ou de 50 em 50 mil kms, onde troca o óleo e passa mais dois anos sem cheirar a oficina.
          A nível de interiores o termo ruído parasita só surgiu quando os carros passaram a ser tão bem construídos que qualquer barulho que interrompa o silêncio é parasita, antigamente, o barulho do motor era tal que nem os barulhos dos plásticos se ouvia, ou seja, evoluimos em insonorização e acabamentos.
          Para mim, regra geral, os carros só melhoraram...
          Claro que há sempre ovelhas negras e maus exemplos, numas marcas mais que noutras, mas ainda assim, no geral, os carros estão cada vez menos dependentes das oficinas, com intervalos de manutenção cada vez mais alargados.

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            também não concordo contigo. eu acho que estamos a evoluir. penso que o Jeandré já disse práticamente tudo. hoje em dia o problema é a eléctronica que por causa de um fusivel ou qualquer coisa ridicula do genero ficamos apeados...

            agora em relação à questão dos carro modernos andarem daqui por 30 anos como acontece por exemplo com os carochas ou 2cv...acho que não se vai observar. hoje em dia os conhecimentos que dispomos da engenharia e dos materiais permitem às marcas jogarem mais no limite para baixar custos, e não sobredimensionar os carros. é como por exemplo a torre eiffel...se fosse hoje a ser construida não levava metade do material...

            Comentário


              #7
              Teremos aspectos em que de facto evoluimos:

              - Segurança activa e passiva
              - Dinâmica
              - Gadgets

              Já em termos de qualidade de construção, acho que as marcas evoluiram bastante, mas encontramo-nos numa fase não de recessão mas sim de estagnação, em que a margem de evolução é limitada.

              Em termos mecânicos acho que as marcas, além de se empenharem em alargar os períodos de revisões como foi já bem referido, deviam-se empenhar em reduzir os tipos de manutenção como correias de distribuição, por exemplo. Porque é que os carros não usam todos correntes?

              Comentário


                #8
                OK... não fui claro no que pretendi dizer.
                Não pretendo fazer uma comparação entre os carros de 2008 e 1960.

                Um exemplo pratico. Golf IV e Golf VI, de acordo com o chefe de vendas de um Concessionário VW, os materiais do Golf IV eram mais nobres, de melhor qualidade, o que poderá permitir uma longividade maior (plasticos etc)

                Por outro lado o Golf VI, ainda será um exemplo em termos de construção para o contexto actual. No entanto, a espuma por baixo do tablier permite ter 1 toque agradavel, com beneficios em termos de acustica.

                Mas é inevitável que dentro de 10 anos esteja degradado...

                É este tipo de evolução ou não que questiono

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                  Teremos aspectos em que de facto evoluimos:

                  - Segurança activa e passiva
                  - Dinâmica
                  - Gadgets

                  Já em termos de qualidade de construção, acho que as marcas evoluiram bastante, mas encontramo-nos numa fase não de recessão mas sim de estagnação, em que a margem de evolução é limitada.

                  Em termos mecânicos acho que as marcas, além de se empenharem em alargar os períodos de revisões como foi já bem referido, deviam-se empenhar em reduzir os tipos de manutenção como correias de distribuição, por exemplo. Porque é que os carros não usam todos correntes?
                  Boas
                  Adorando o Auris que possuo, se comparar o interior com o anterior corolla, foi de facto uma recessão, para poupar custos, mas também antes poupar no que se vê do que poupar no que não se vê!!

                  As correias permitem às oficinas ganharem mais uns trocos, se atendermos ao preço das peças e da mão de obra que fica caríssima.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                    Porque é que os carros não usam todos correntes?
                    Até aí acho que estamos a evoluir positivamente.
                    Já começam a ser numerosos os casos de motores que têm corrente em vez de correia, e não só nas marcas ou motores de alta cilindrada, mas também em motores de baixa cilindrada (1.3 Multijet por exemplo).

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      Será que sou só eu que acho que se está a regredir em alguns aspectos, principalmente na qualidade REAL (não a PERCEPCIONADA)?

                      Comentário


                        #12
                        Digamos que se está a poupar nos custos de produção! No Auris basta entrar no habitáculo e lembrar o anterior corolla. Aí é visivel a poupança! Se pouparam em algo mais não sei, o tempo o dirá! Em compensação tem melhor comportamento e insonorização que o anterior corolla! Daí acho que pouparam num lado e gastaram noutro. Os restantes automoveis, não sei, mas acho que hoje todos os automoveis têm muito por onde dar problemas, daí parecerem que são menos fiáveis.

                        Comentário


                          #13
                          Os automóveis hoje são bem melhores.

                          Mais equipamento, melhores consumos, melhores prestações, mais segurança activa e passiva, mais conforto, etc.

                          De que se estão a queixar? Até o preço é melhor.

                          Comentário


                            #14
                            Uma coisa é particularizarem para um modelo específico, como estão a fazer do Corolla para o Auris, onde poderá ter havido alguma regressão nalguns aspectos.
                            Outra coisa é generalizarem isto para todo o mercado automóvel.
                            No geral os carros só tem evoluído:
                            - Entrem num 205, depois num 206 e depois num 207, salta à vista a evolução.
                            - Entrem num Renault 5, depois num Clio I e agora num Clio III, evolução notável!
                            - Entrem num Fiat Uno, depois num Punto, e agora num Grande Punto, houve melhorias globais significativas.
                            E o mesmo se pode dizer para quase todos os modelos, basta ver o salto que houve entre um Serie 3 E30 e um Serie 3 E92, todos os carros aumentaram em dimensões, melhoram a segurança, conforto, acabamentos, consumos e alargaram os intervalos de manutenção!

                            Só nos podemos queixar de nós mesmos, os consumidors, que estamos cada vez mais exigentes!

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                              Não, na minha opinião estamos a evoluír.
                              Antigamente os carros iam de 5 em 5 mil kms à oficina fazer revisões, e antes de uma viagem maiorzita iamos à oficina verificar os níveis, pressão dos pneus, etc.
                              Depois o pessoal carregava sempre a garrrafinha de água, não fosse preciso acertar o nível, um esticão mais forte ao motor fazia a temperatura do motor disparar, e quando se desligava o mesmo, ouvia-se o óleo a estalar enquanto arrefecia após a viagem.
                              Os prazos entre revisões foram aumentando, já ninguém acerta níveis, o carro verifica sozinho a pressão dos pneus, o ponteiro da temperatura ou não existe ou estabiliza na temperatura certa e dali não sai independentemente do que pedirmos do motor.
                              Ao fim e ao cabo o carro visita a oficina de 30 em 30 ou de 50 em 50 mil kms, onde troca o óleo e passa mais dois anos sem cheirar a oficina.
                              A nível de interiores o termo ruído parasita só surgiu quando os carros passaram a ser tão bem construídos que qualquer barulho que interrompa o silêncio é parasita, antigamente, o barulho do motor era tal que nem os barulhos dos plásticos se ouvia, ou seja, evoluimos em insonorização e acabamentos.
                              Para mim, regra geral, os carros só melhoraram...
                              Claro que há sempre ovelhas negras e maus exemplos, numas marcas mais que noutras, mas ainda assim, no geral, os carros estão cada vez menos dependentes das oficinas, com intervalos de manutenção cada vez mais alargados.

                              Cumprimentos

                              não pondo em causa a evolução que existiu a todos os níveis, e tendo um carro com 18 anos, não me revejo nessas considerações. Tem um funcionamento perfeitamente normal, tal qual um carro normal.

                              talvez seja esse o facto que me faz estar satisfeito, a possibilidade de o utilizar como um qualquer carro normal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                não pondo em causa a evolução que existiu a todos os níveis, e tendo um carro com 18 anos, não me revejo nessas considerações. Tem um funcionamento perfeitamente normal, tal qual um carro normal.

                                talvez seja esse o facto que me faz estar satisfeito, a possibilidade de o utilizar como um qualquer carro normal.

                                É exactamente isto! Será que os carros actuais duram 18 anos?
                                Ainda me lembro, Tive um toyota corolla star van de 94, vendi-o com 200 e muitos mil kms sem ter dado chatisses nenhumas, tirando umas lampadas do interior que se fundiram, e foi vendido em 1999. Ainda esta semana passei por ele, nem sei quantos kms terá já em cima. Duvido e muito que os novos toyotas, ou qualquer carro actual, se portem assim. Sim é certo têm mais segurança activa e passiva, mas algo mudou. Não são feitos para durar tanto tempo sem dar problemas. Nisso muito regrediu em TODOS os carros de Todas as marcas, devido a toda essa tecnologia que oferecem, tem um preço a pagar.


                                Só um aparte, oiço tanto falar das mafs dos tdi e com razão em alguns modelos. O meu pai em 1994, tinha um audi 80 tdi de 90cv e nunca levou uma maf. O que aconteceu depois com algo que até estava bom para depois dar problemas? Evolução?
                                Editado pela última vez por d4d; 23 December 2008, 20:11.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                  É exactamente isto! Será que os carros actuais duram 18 anos?
                                  Ainda me lembro, Tinha um toyota corolla star van de 94, vendi-o com 200 e muitos mil kms sem ter dado chatisses nenhumas, tirando umas lampadas do interior que se fundiram, isto foi em 1999. Ainda esta semana passei por ele, nem sei quantos kms terá jé em cima. Duvido e muito que os novos toyotas, ou qualquer carro actual, se portem assim. Sim é certo têm mais segurança activa e passiva, mas algo mudou. Não são feitos para durar tanto tempo sem dar problemas. Nisso muito regrediu em TODOS os carros de Todas as marcas, devido a toda essa tecnologia que oferecem, tem um preço a pagar.
                                  Cá em casa temos um carro "moderno" já lá vão 8 anos e meio e até agora está a portar-se de forma igual à do carro que tivemos durante 19 anos (talvez até melhor). A grande diferença é que o carro "moderno" fez os mesmos Kms em metade do tempo do carro antigo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Cá em casa temos um carro "moderno" já lá vão 8 anos e meio e até agora está a portar-se de forma igual à do carro que tivemos durante 19 anos (talvez até melhor). A grande diferença é que o carro "moderno" fez os mesmos Kms em metade do tempo do carro antigo.

                                    De 8 anos até 19 ainda vão alguns!

                                    Digo isso pois o vendedor na toota que me vendeu o auris e lhe contei da starvan, disse que não esperasse que durasse tanto como uma starvan, pois na starvan podia-se fazer praticamente tudo e aquilo andava sempre, já estes novos...

                                    Não são só os kms que desgastam um carro, a passagem do tempo também põe à prova a resistência dos materiais empregues na construção do mesmo.
                                    Editado pela última vez por d4d; 23 December 2008, 20:20.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                      De 8 anos até 19 ainda vão alguns!

                                      Digo isso pois o vendedor na toota que me vendeu o auris e lhe contei da starvan, disse que não esperasse que durasse tanto como uma starvan, pois na starvan podia-se fazer praticamente tudo e aquilo andava sempre, já estes novos...
                                      Digamos que o carro "moderno" já atingiu a kilometragem do carro antigo. Isso já quer dizer alguma coisa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                        Não são só os kms que desgastam um carro, a passagem do tempo também põe à prova a resistência dos materiais empregues na construção do mesmo.
                                        É verdade, a corrosão no carro antigo era uma realidade desde os 2 anos de idade.
                                        Forro do tejadilho a saltar ocorreu por volta dos 7 anos, salvo erro.
                                        Levou 2 elevadores de vidros eléctricos (o "moderno" vai com 1).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Digamos que o carro "moderno" já atingiu a kilometragem do carro antigo. Isso já quer dizer alguma coisa.

                                          O tempo também desgasta os materiais, desde tubos borrachas, apanhar o calor de muitos verões e o frio de muitos invernos, se a qualidade está lá aguenta, se não está.... Os motores neste momentos serão o menos problemático dos carros, já o que está à volta deles... Todos os carros novos com problemas de motor serão pontuais... os blocos são fiáveis e resistentes, são anos de pesquisa em cima, já injecções, EGR e outras coisas que as leis ambientais obrigam, não têm os testes necessários para sabermos se aguentam.

                                          Um exemplo da qualidade dos carros antigos, basta olhar para o mercedes 190, o rigor e a durabilidade. Não seria de esperar que todos os que viessem depois viessem ainda melhores?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                            Um exemplo da qualidade dos carros antigos, basta olhar para o mercedes 190, o rigor e a durabilidade. Não seria de esperar que todos os que viessem depois viessem ainda melhores?
                                            Será um classe C actual inferior?

                                            Comentário


                                              #23
                                              [quote=Karma;2694152]É verdade, a corrosão no carro antigo era uma realidade desde os 2 anos de idade.
                                              Forro do tejadilho a saltar ocorreu por volta dos 7 anos, salvo erro.
                                              Levou 2 elevadores de vidros eléctricos (o "moderno" vai com 1).[/quote]

                                              Daqui a 19 anos vamos ver quantos já levou o moderno.
                                              Sim a nível de corrosão, é verdade não existiam carros com a carroçaria galvanizada com agora. Agora que os carros actuais têm muito mais para avariar que os outros mais antigos têm, e são avarias que não é qualquer oficina que consegue mexer é verdade, que muita de electronica é cara é.
                                              O seu carro nunca deu problemas e ainda bem, e sinceramente espero que continue assim, agora os carros modernos quando dão problemas geralmente nunca são baratos de resolver.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                A grande diferença é que o carro "moderno" fez os mesmos Kms em metade do tempo do carro antigo.
                                                Precisamente, muitos carros antigos que por aí andam fizeram muito poucos kms, e há carros que em dois ou três anos aparecem com 150 mil kms em cima do nada...

                                                Eu já ouvia essa história de que os carros antigos é que eram e que os novos não duram, e isso não é bem verdade, pegando nos exemplos dos taxis, já andei em taxis com motores ditos modernos (406 HDI, Octavia 1.9TDI) com meio milhão de kms ou perto disso em cima e sempre a rolar segundo as palavras do taxista.

                                                Vejo também muitos 190Ds na estrada e honestamente preferia que lá não estivessem, visto que não são raras as vezes em que vão o caminho todo a deitar imenso fumo que intoxica quem segue atrás deles, preferia um CDI com filtro de particulas e poder ir atrás deles com o circuito da sofagem aberto.

                                                Cumprimentos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  [quote=Karma;2694168]Será um classe C actual inferior?[/quote]

                                                  Em nada!!
                                                  Apenas deram problemas quando sairam e quando os novos dão problemas geralmente a pessoa fica a pé!

                                                  Num 190d, quando avariava, raramente se ficava a pé! Apenas isso.

                                                  Agora em tudo o resto o classe C é superior desde que não avarie!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                    Precisamente, muitos carros antigos que por aí andam fizeram muito poucos kms, e há carros que em dois ou três anos aparecem com 150 mil kms em cima do nada...

                                                    Eu já ouvia essa história de que os carros antigos é que eram e que os novos não duram, e isso não é bem verdade, pegando nos exemplos dos taxis, já andei em taxis com motores ditos modernos (406 HDI, Octavia 1.9TDI) com meio milhão de kms ou perto disso em cima e sempre a rolar segundo as palavras do taxista.

                                                    Vejo também muitos 190Ds na estrada e honestamente preferia que lá não estivessem, visto que não são raras as vezes em que vão o caminho todo a deitar imenso fumo que intoxica quem segue atrás deles, preferia um CDI com filtro de particulas e poder ir atrás deles com o circuito da sofagem aberto.

                                                    Cumprimentos
                                                    Então porque os taxistas ainda andam com os 190?

                                                    Manutenção barata e raramente o carro, mesmo quando avaria algo, deixava de poder "desenrascar" o dia de trabalho! E perder o dia de trabalho é perder dinheiro para eles.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma coisa concordo os carros actuais são muitas vezes superiores aos antigos em tudo, desde que não avariem!! Porque aí....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                                        Então porque os taxistas ainda andam com os 190?

                                                        Manutenção barata e raramente o carro, mesmo quando avaria algo, deixava de poder "desenrascar" o dia de trabalho! E perder o dia de trabalho é perder dinheiro para eles.
                                                        Mas já são cada vez menos.
                                                        Foi um carro que marcou na época, mas o parque automóvel tem de se renovar.
                                                        É interessante ver que nas praças de táxis hoje em dia já se vê uma grande variedade de marcas e modelos mais recentes.

                                                        Cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                          Mas já são cada vez menos.
                                                          Foi um carro que marcou na época, mas o parque automóvel tem de se renovar.
                                                          É interessante ver que nas praças de táxis hoje em dia já se vê uma grande variedade de marcas e modelos mais recentes.

                                                          Cumprimentos
                                                          Claro que por melhores que sejam os 190, tudo tem um fim e os carros nunca são eternos e chega a um ponto que não compensa arranjar! Agora se ainda se fabricassem não duvido que apenas se veriam 190's na praça. Á falta de 190 tem de se escolher outro!

                                                          Contudo todos os carros modernos são mais confortáveis e têm mais gadgets que os mais antigos, mais segurança e tudo o resto (eu até tenho um dos modernos), mas têm muita electronica e por vezes isso avaria, e quando avaria geralmente é caro. Mas todos são assim e de facto há que renovar o parque automóvel, concordo a bem do ambiente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Cá em casa meu carro é de 95, os outros são de 2003 e de 2007 e digo-vos que aquilo que no meu era um extra e luxo para a época, ou até ainda não existia, hoje é fundamental para um carro.
                                                            Exemplo disso, é o ar condicionado e os faróis de nevoeiro que os tenho no meu como opcionais e nos outros dois carros vinham de série.
                                                            A mudança de tecnologia também tem de acompanhar as inovações tecnológicas do mercado. Exemplo disso é o sistema de navegação existente no de 2003 e o leitor de CDs, ou o leitor de MP3 no de 2007, que no de 95 não se sonhava ainda com tais coisas. Em viagens em que se vai no meu carro (Civic de 4 portas), ao fim de 1 hora, as queixas de desconforto começam a parecer, o ar condicionado não é grande solução demora a actuar e não é individualizado) a sofagem actua após o motor estar quente (5 minutos a gelar dentro do carro), a música é do rádio com 4 colunas e som fraco, e tenho de estar sempre a mudar de estação quando a sintonia piora, só tem leitor de cassetes, por isso CDs e MP3 é para esquecer (e o visor não é LCD anti-reflexo, pelo que com sol é difícil de ver), já para não falar que tenho de estar sempre a tirar os olhos da estrada para mexer no rádio ou a atender o telemóvel, que evito por questões de segurança (não tenho volante multifunções, nem Bluetooth ou telefone integrado). O porta-luvas não tem fecho nem é iluminado nem tem abertura suave, os barulhos são mais que muitos e a insonorização não existe. Sensores de chuva e luzes, bem como retrovisores com anti-encandeamento automático na época não existia nem como opcional. Controlo da pressão dos pneus (quem é que se lembraria de tal coisa) e conexão para i-Pod ou USB era impensável.
                                                            Não tem sensores de estacionamento (tão úteis em lugares apertados) espelhos de cortesia (tem) iluminados (não) nem luzes de leitura, nem comando à distância com fecho centralizado, tem vidro traseiro aquecido mas sem temporizador. Não tem luzes interiores temporizadas, nem faixa de protecção solar no pára-brisas.
                                                            Só tem dois airbags, não tem sistema de Controlo de Estabilidade, nem fixação para banco de criança ISOFIX, nem Protecção contra embate lateral integrada, nem zonas de deformação programável.
                                                            Computador de bordo e indicador de temperatura exterior são uma miragem, sendo que o segundo bem jeito dava pois vivo numa terra com muita geada e gelo nas estradas.
                                                            A abertura do capot ou da bagageira é à força de braços. Os vidros eléctricos, não têm função de um só toque nem função anti-entalamento, nem são atérmicos, e os passageiros atrás não têm ventiladores centrais, …

                                                            Na altura era um bom carro, mas agora que já conduzi os outros dois, é difícil não notar a diferença.
                                                            Provavelmente daqui a uma década irá acontecer o mesmo a estes relativamente aos futuros modelos.

                                                            Agora, é natural que com 5 equipamentos as avarias sejam (p. ex.) 5, quando num veículo com 20 as avarias a poderem acontecer sejam 20.
                                                            No entanto, os carros hoje avariam menos, mas têm mais electrónica.
                                                            Editado pela última vez por BLADERUNNER; 24 December 2008, 11:01.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X