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Porque é que genericamente os diesel são muito mais rápidos que os otto ?

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    Porque é que genericamente os diesel são muito mais rápidos que os otto ?

    A folhear a AM, observei o seguinte, que me fez pensar:

    As acelerações do novo Mégane 1.5 dci são muito parecidas com as do novo Jazz 1.2. O que é natural uma vez que o 1º apesar de mais potente também é 170 kg mais pesado. Ou seja as relações peso/potência são parecidas.

    Como estamos na presença de dois especialistas em produzir motores de cada uma das áreas, de um lado a Honda com larga e bem sucedida experiência nos motores a gasolina de alto rendimento (embora fraca nos diesel) do outro lado a renault, uma das marcas que produz dieseis com mais rendimento especifico (embora fraca nos otto).

    Agora se compararmos as recuperações, que no fundo são muito mais o retracto fiel da sensação de rapidez que os carros nos transmitem temos o seguinte:

    Renault Megane 1.5.......Honda Jazz 1.2

    Potencia...105 cv............90 cv
    Peso.......1.215 kg........1.047 kg
    0-50 km/h...3,9.............3,7
    0-100 km/h..12.............12
    0-400 mts....18,3...........18
    40 a 100-3ª..9,4............14,5
    40 a 100-4ª..12.............22,8
    60 a 100-4ª..7,7............15,2
    60 a 100-5ª..10,9..........19,9
    80 a 120-4ª..9,2............16,7
    80 a 120-5ª..11............22,6

    Importa referir que o Mégane tem 6 velocidades e provavelmente um escalonamento de cx mais curto.
    Editado pela última vez por v7; 26 December 2008, 16:18.

    #2
    Binário power.

    Comentário


      #3
      Binário superior, relações de caixa, turbo-compressor...

      Comentário


        #4
        porque genericamente comparase motores a gaosleo mais potentes de maior celindrada e turbinados com motores a gasolina mais pequenos, menos potentes e atmostfericos.

        porque é que po 911 turbo faz gato sapato do 4.2TDI ja te perguntaste?

        Comentário


          #5
          Porque as recuperações são mais favoráveis aos carros com turbo visto que atingem a potência e binário máximos a rotações mais baixas.

          Comentário


            #6
            E novidades?

            A mesma potência, em carros semelhantes, leva a acelerações semelhantes. Mais binário não altera a aceleração mas sim as recuperações.

            Neste caso o de 90cv acelerou bem porque é mais leve.

            A recuperar perde porque tem menos 1 mudança e bastante menos binário.

            A comparação minimamente justa era comparar ambos na ultima relação. O Megane em 6ª com o Jazz em 5ª. E não está nada disso ai.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
              Binário power.
              Isso será boa parte da explicação !! e repara que nenhum destes carros está pensado para ser um grande canhão e não está dirigido a condutores que vão passar a vida a apurar regimes para obter melhores andamentos.

              Menção honrosa ao facto de o Jazz ter um consumo combinado inferior ao do económico Megane.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                porque genericamente comparase motores a gaosleo mais potentes de maior celindrada e turbinados com motores a gasolina mais pequenos, menos potentes e atmostfericos.

                porque é que po 911 turbo faz gato sapato do 4.2TDI ja te perguntaste?
                Estamos a comparar um tigre com um rinoceronte !! têm funções diferentes.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                  E novidades?

                  A mesma potência, em carros semelhantes, leva a acelerações semelhantes. Mais binário não altera a aceleração mas sim as recuperações.

                  Neste caso o de 90cv acelerou bem porque é mais leve.

                  A recuperar perde porque tem menos 1 mudança e bastante menos binário.

                  A comparação minimamente justa era comparar ambos na ultima relação. O Megane em 6ª com o Jazz em 5ª. E não está nada disso ai.
                  Na prática quem conduza regularmente estes dois carros vai achar que o Megane é muito mais rápido

                  Comentário


                    #10
                    Além disso o Megane tem caixa de 6 velocidades, nem se devia fazer comparações.

                    Recuperações de um 1.4 TSI com 122cv: http://motor.terra.es/pruebas-coches...fm?id=MOT45898

                    Ser a gasolina ou a gasóleo é indiferente, o que interessa mesmo é o turbo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Estamos a comparar um tigre com um rinoceronte !! têm funções diferentes.
                      No Jazz vs Mégane é a mesma coisa...

                      http://motor.terra.es/pruebas-coches...fm?id=MOT45898

                      TSI122 vs TDI 140, os valores obtidos são idênticos, ou seja, a comparação está a partir de premissas erradas, carros diferentes, relações de caixa díspares. Neste caso, Golf vs Golf e ambos debitando 140cv no banco, os valores das prestações são a papel químico.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Além disso o Megane tem caixa de 6 velocidades, nem se devia fazer comparações.

                        Recuperações de um 1.4 TSI com 122cv: http://motor.terra.es/pruebas-coches...fm?id=MOT45898

                        Ser a gasolina ou a gasóleo é indiferente, o que interessa mesmo é o turbo.
                        Ora bem, e um é 1.4 vs 2.0 TDI!!!

                        Se fosse 2.0TFSI vs 2.0 TDI era a chacina!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                          No Jazz vs Mégane é a mesma coisa...

                          http://motor.terra.es/pruebas-coches...fm?id=MOT45898

                          TSI122 vs TDI 140, os valores obtidos são idênticos, ou seja, a comparação está a partir de premissas erradas, carros diferentes, relações de caixa díspares. Neste caso, Golf vs Golf e ambos debitando 140cv no banco, os valores das prestações são a papel químico.
                          Tens razão, mas .........................................

                          na prática continuam a ser os motores a gasolina como o do novissimo jazz que predominam e não os pequenos ottos turbinados, daí a percepção de maior rapidez dos dieseis por parte do "utilizador comum"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Estamos a comparar um tigre com um rinoceronte !! têm funções diferentes.
                            então deverias procurar um 1.5 a gasolina de potencia semelhante.
                            talvez o civic 1.4 ou mesmo o jazz 1.4

                            eu tenho 2 carros a gasoleo (em vias de mudar radicalemte) e a verdade é que são apenas e so mais economicos.
                            as recuperaçoes é premio de consolação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Tens razão, mas .........................................

                              na prática continuam a ser os motores a gasolina como o do novissimo jazz que predominam e não os pequenos ottos turbinados, daí a percepção de maior rapidez dos dieseis por parte do "utilizador comum"
                              Sim, mas são segmentos diferentes e tudo, acho que quem compra um Jazz não pensará muito numa Mégane DCI, os preços são muito diferentes...

                              Mas em termos de condução e na comparação que fazes tens razão, o DCI é mais agradável.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                então deverias procurar um 1.5 a gasolina de potencia semelhante.
                                talvez o civic 1.4 ou mesmo o jazz 1.4

                                eu tenho 2 carros a gasoleo (em vias de mudar radicalemte) e a verdade é que são apenas e so mais economicos.
                                as recuperaçoes é premio de consolação.
                                Eu não pretendi fazer uma comparação justa !

                                apenas demonstrar que o sucesso dos diesel não se deve apenas ao facto de serem mais económicos e terem melhores valores de retoma, mas também ao facto de serem mais rápidos

                                aos olhos do utilizador comum

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                  Ora bem, e um é 1.4 vs 2.0 TDI!!!

                                  Se fosse 2.0TFSI vs 2.0 TDI era a chacina!!!
                                  E nos factores económicos o TFSI era chacinado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    E nos factores económicos o TFSI era chacinado.
                                    Por isso é que existe o 1.4 TSI... 7000€ mais barato que o 2.0TDI
                                    E com rendimento igual...

                                    FATALITY

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                      Por isso é que existe o 1.4 TSI... 7000€ mais barato que o 2.0TDI
                                      E com rendimento igual...

                                      FATALITY
                                      Porque é que a Honda também não apostará nos pequenos motores sobrealimentados ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Essas recuperações são feitas muito mais proximas do binario/potencia ideal no megane dai essa grande diferença, para alem disso a caixa do honda deve ser mais longa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Porque é que a Honda também não apostará nos pequenos motores sobrealimentados ?
                                          por uma questão de ideologia suponho. também foi das marcas "generalistas" que mais resistência ofereceu à entrada dos diesel nos seus carros...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Porque é que a Honda também não apostará nos pequenos motores sobrealimentados ?
                                            Vão dar 20 respostas. E nenhuma delas fundamentada!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Porque é que a Honda também não apostará nos pequenos motores sobrealimentados ?
                                              Eu acho que a Honda está um bocado à parte do resto em termos de alinhamento das motorizações. Não têm ottos turbinados, o diesel mais pequeno que têm no Civic é um 2.2...
                                              Estão um bocado desfasados do que os Europeus vão lançando. E estão mais concentrados, no amanhã... Híbridos, FCX, etc.,...

                                              Acho que esta "nova moda", será mais entre os europeus, motores compactos, emissões baixas, consumos razoáveis... Vou ter de fazer um teste mais profundo, só tive 2 dias com um Eos 122cv TSI e não desgostei...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Eu não pretendi fazer uma comparação justa !

                                                apenas demonstrar que o sucesso dos diesel não se deve apenas ao facto de serem mais económicos e terem melhores valores de retoma, mas também ao facto de serem mais rápidos

                                                aos olhos do utilizador comum
                                                ho homem as estatisticas são a arte de torturar o numeros ate que eles digam o que queres ouvir .

                                                em condições ceteribus paribus se comparares dois moters :

                                                de igual celindrada ganha o otto
                                                de igual consumo ganha o diesel
                                                de igual potencia em principio ganha o otto porque sera certamente mais leve.

                                                ao olhos do utilizador comum e porque o combustivel é caro tendemos em fazer a comparação pelo comsumo.

                                                that's all.
                                                e as vezes ficamos cegos com isso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Entao e se o Jazz fosse otto turbo com 90cvs na mesma?
                                                  Seria mais lento?

                                                  Acho que nao...
                                                  Acho que seria muito mais rápido,nao?

                                                  Um diesel sem turbo é o que?Uma carroça?

                                                  Os a diesel 2.000cc tem agora cada vez mais cavalos mas à quanto tempo existem os Impreza e Subaru,que de 2.000 extraiem 280,320,400cvs?
                                                  E mesmo sem turbos Civic e S2000 com + de 200cvs

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Seria mais interessante comparar carros/motores como:

                                                    Clio 1.5 dci 105cv vs Clio 1.2 TCE 100cv
                                                    BMW 118i vs BMW 118d
                                                    Audi A3 1.8T vs Audi A3 2.0 TDI 170
                                                    VW GOLF 1.4T 140cv vs VW GOLF 2.0 TDI 140
                                                    Mini Cooper D vs Mini Cooper 120
                                                    Editado pela última vez por HaagenDazs; 26 December 2008, 17:19.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Peço desculpa e sei que vou ser trucidado por isto, mas este tópico é mesmo de encher chouriços....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No caso em analise, penso que não existe muita "ciência". O binário superior do Renault torna as reprises muito superiores...

                                                        É a tal história da fé no binário.
                                                        Até pode não trazer vantagem numa utilização à piloto, mas para o condutor normal, numa condução normal, que procura conforto e velocidade sem drama, um carro que "anda e não geme", um diesel é mesmo o ideal, mostrando-se mais rápido e ainda fácil e confortável de explorar.


                                                        Portanto, para os que dizem que o binário não conta para nada, eu poderia concordar se fosse piloto e apenas andasse nos limites, sempre a pedir o máximo do carro.

                                                        Como sou um gajo normal, que aprecia uma condução confortável e sem dramas, prefiro sempre um carro com bom binário, por forma a ter a melhor resposta com o máximo conforto.


                                                        Cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isto quase de certeza vai virar um tópico Otto vs Diesel


                                                          Renault Megane 1.5.......Honda Jazz 1.2

                                                          Potencia...105 cv............90 cv
                                                          Peso.......1.215 kg........1.047 kg
                                                          0-50 km/h...3,9.............3,7
                                                          0-100 km/h..12.............12
                                                          0-400 mts....18,3...........18
                                                          40 a 100-3ª..9,4............14,5
                                                          40 a 100-4ª..12.............22,8
                                                          60 a 100-4ª..7,7............15,2
                                                          60 a 100-5ª..10,9..........19,9
                                                          80 a 120-4ª..9,2............16,7
                                                          80 a 120-5ª..11............22,6

                                                          Claro que estas diferenças notam-se numa condução normal, despreocupada e relaxada.

                                                          O meu carro é submotorizado, mas numa ultrapassagem ou numa subida em que queira ganhar velocidade nunca iria utilizar essas relações. Só as 40 a 100-3ª e 80 a 120-4ª.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                            Seria mais interessante comparar carros/motores como:

                                                            Clio 1.5 dci 105cv vs Clio 1.2 TCE 100cv
                                                            BMW 118i vs BMW 118d
                                                            Audi A3 1.8T vs Audi A3 2.0 TDI 170
                                                            VW GOLF 1.4T 140cv vs VW GOLF 2.0 TDI 140
                                                            Mini Cooper D vs Mini Cooper 120
                                                            Bravo TJet 150 vs Mjet 150
                                                            A3 TSI 125 vs 2.0 TDI 140
                                                            A4 2.0 TFSI 211 vs 2.7 TDI 190
                                                            Leon TSI 125 vs 2.0 TDI 140
                                                            Golf TSI 122 vs 2.0 TDI 140

                                                            and so on...

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