Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Informação: Fiabilidade do turbo do Fiat Punto GT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Informação: Fiabilidade do turbo do Fiat Punto GT

    Amigos,

    Estou para comprar um Fiat Punto GT a gasolina com 136 cv de 1994.

    Alguém tem experiência com este carro. Sei por experiência própria que os motores Fiat são bastante duradouros. Agora em relação ao turbo deste menino, aguenta-se ou nem por isso. Estabilidade do carro em estrada. Será que aguenta bem o que tem debaixo do capôt?


    Cumprimentos

    #2
    Há aqui alguns users q têm ou já tiveram esse modelo.
    Essa da durabilidade é muito relativa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
      Há aqui alguns users q têm ou já tiveram esse modelo.
      Essa da durabilidade é muito relativa.

      É claro que pretendo de vez em quando dar-lhe uma esticadas valentes! O carro em questão tem cerca de 115kkm.

      Comentário


        #4
        A nível de electrónica é bastante problemático! Conheci um "cromo" que tinha um, era mecânico num trofeu qualquer da Fiat, e ele dizia que aquilo de vez em quando dava-lhe umas manias!

        Comentário


          #5
          Esse carro anda, anda e anda muito... cuidado com as curvas pois podem ser perigosas para a velocidade atingida por esse carro...em relação ao motor, depende muito do estado dele, pois esses são carros muito frequentemente alterados e com uma vidinha...uii, mas da uma olhadela ao forum dos puntos que la podem ajudar-te...
          puntopt.net/forum

          Comentário


            #6
            Tem cuidado.. é um carro 'venenoso'.

            Estou certo que arranjas algo melhor tendo em conta que esse já tem 12 anos..

            Comentário


              #7
              Essa do duradouro...

              Passa nos Diários de Bordo e tens lá algo com que te entreter.

              Ainda que a mecânica em si pudesse não ter nada de errado, os primeiros donos desses carros normalmente tratam de lhes fazer tudo o que não se deve fazer, pelo que quando chegam a usados têm grandes escáfias em cima.

              Comentário


                #8
                Ele tinha fama de caixão com rodas assim como o Fiat Uno Turbo i.e

                Comentário


                  #9
                  A única coisa que acho é q tanto podes fazer 1 achado, como podes cair no teu maior erro, como já foi dito são carros que normalmente levam grandes esfregas.... E quando isso se dá, normalmente tens uma lista indeterminável de problemas/dores de cabeça.

                  Comentário


                    #10
                    Esses carros são como todos os outros da época: muito dificil encontrar um que esteja bom.

                    isso é regra para Polo G40, Swift GTI, AX GTI, CRX, etc. São carros baratos e como tal são acessiveis a malucos que não têm pena de estragar uns €'s.

                    A 2 anos andava com a pancada de comprar um Polo G40. Entretanto desisti. os que há estão todos lixados, e os raros que estão bons não se vendem.

                    Comentário


                      #11
                      Tens de ter cuidado ao comprar como qualquer motor turbo. Verificar o circuito de refrigeração, se dispara a ventoinha e as juntas, e fazer um check-up ao turbo a ver se está em condições, se foi estimado e bem mantido, não vais ter problemas de maior.
                      Cuidado com carros alterados e a fazer pressões do turbo muito altas, agora dump valves, turbo timers e filtros xpto não que dizer nada

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                        Ele tinha fama de caixão com rodas assim como o Fiat Uno Turbo i.e
                        Sim, mas com duas ou três alterações tens um carro muito rápido, engraçado e divertido.

                        Mas entre os pequenos desportivos Turbo, o Super5 GT Turbo era o melhor, pena os preços que já estão a disparar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                          Tens de ter cuidado ao comprar como qualquer motor turbo. Verificar o circuito de refrigeração, se dispara a ventoinha e as juntas, e fazer um check-up ao turbo a ver se está em condições, se foi estimado e bem mantido, não vais ter problemas de maior.
                          Cuidado com carros alterados e a fazer pressões do turbo muito altas, agora dump valves, turbo timers e filtros xpto não que dizer nada
                          Acrescento só que há motores turbinados, e desconfio que esse da Fiat não seja diferente, que tanto faz tratar-se bem ou mal do motor, que o turbo acaba sempre por rachar!

                          É um mal necessário, e quem compra motores assim já tem de estar preparado para essas situações.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                            Tens de ter cuidado ao comprar como qualquer motor turbo. Verificar o circuito de refrigeração, se dispara a ventoinha e as juntas, e fazer um check-up ao turbo a ver se está em condições, se foi estimado e bem mantido, não vais ter problemas de maior.
                            Cuidado com carros alterados e a fazer pressões do turbo muito altas, agora dump valves, turbo timers e filtros xpto não que dizer nada
                            Há por aqui pessoal q também exagera.
                            Temos os dois caros deste tipo, q estão a funcionar sem grandes problemas, apenas apontamentos derivados da idade.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                              Há por aqui pessoal q também exagera.
                              Temos os dois caros deste tipo, q estão a funcionar sem grandes problemas, apenas apontamentos derivados da idade.
                              Exactamente, os carros têm é sorte de cair ou não em mãos erradas, carros de picas ou mais negligenciados, mas não tem a ver com o serem foguetes de bolso, mas de serem bem ou mal mantidos, mas acho que é uma realidade geral, não assola só estes carros, porque estes foram feitos para andar depressa, depois precisam é de manutenção à altura.

                              Comentário


                                #16
                                isso é uma grande bomba...

                                no puntopt ha um com 200 mil e sem problemas..

                                para comprares um gt tens de lhe fazer uma revisao completa..

                                turbo ( se mandares hidibrar ou reforca-lo melhor)
                                segmentos
                                tubos ( muito importante...e sao milhares de tubos)
                                colectores
                                etc

                                verifica isso tudo e se tiver ok..tens uma boa compra...

                                dps mudas o oleo de 7 em 7 ou 10 em 10 mil... deixar o carro ligado 1 minuto antes de desligar...

                                e seguramente ele vai te aguentar muito...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por diogo_coelho Ver Post
                                  isso é uma grande bomba...

                                  no puntopt ha um com 200 mil e sem problemas..

                                  para comprares um gt tens de lhe fazer uma revisao completa..

                                  turbo ( se mandares hidibrar ou reforca-lo melhor)
                                  segmentos
                                  tubos ( muito importante...e sao milhares de tubos)
                                  colectores
                                  etc

                                  verifica isso tudo e se tiver ok..tens uma boa compra...

                                  dps mudas o oleo de 7 em 7 ou 10 em 10 mil... deixar o carro ligado 1 minuto antes de desligar...

                                  e seguramente ele vai te aguentar muito...
                                  Deixa o carro ligado 1 minuto antes de desligar.... LOL para que? lubrificar o turbo enquanto aquecem todos os outros componentes? (1 minuto não é muito, vou só levar isto ao ridiculo para aqueles que deixam estar praí 5 minutos)

                                  Meus amigos!!!! deixar o carro arefecer é ir para casa devagar nos ultimos kilometros, e se quizirem msm descanso maximo do motor é por ponto morto em andamento.... Não pensem que deixar o carro a trabalhr 5 minutos para arrefecer é boa estrategia como já ouvi dizer.

                                  Cumps e cuidado com esses motores xD

                                  Comentário


                                    #18
                                    12 anos? isso polui muito!

                                    e provavelmente veio de outro país,acho que cá não se fabricaram punto gt novos

                                    mete mais 6000€ e vai buscar um fiat panda 1.1

                                    Comentário


                                      #19
                                      1 minuto nao e muito dificil...

                                      paras o carro..enquanto pegas na carteira telemovel casaco camisola...vais a mala buscar uma mochila umas compras etc...deixas o carro ao ralenti..e dps desligas...

                                      duvido ke isso va aquecer seja la o que for

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por acaso nunca vi um fiat punto GT em outras mãos que não sejam zé dos bonés, xungosos do xunning ou acerelas de meia tijela...a maioria todos alterados e mal estimados...

                                        Alem disso sao carros apeteciveis para o gamanço... perante tantas virtudes num só carro acrescentando o consumo alto e o facto de já ter 12 problemáticos anos acho que nem dado queria um.

                                        Preferia um fiat punto 55 ou 75 como há aqui um na rua de 1995 e é de um velhote e tá super estimado com apenas 20mil klm...esse sim se ele o vendesse barato comprava-o nem que fosse para alguem da familia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post

                                          A 2 anos andava com a pancada de comprar um Polo G40. Entretanto desisti. os que há estão todos lixados, e os raros que estão bons não se vendem.
                                          Também eu, encontrar um em bom estado para mim é um achado, é uma pena tenho uma pequena admiração por este(s) carro(s).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que nestes carros, mesmo que se encontre um que não esteja 100%, normalmente são baratos ou quase dados, e aí gastando uns cobres ficamos com um carro fiável e sabemos exactamente com o que contar. Eu acho que são carros a preservar, mas é preciso experimentar um, numa recta bem larga para perceber a magia de Punto GT, Turbo ie, G40 e 5 Gt Turbo, este último está um bocado à parte...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ainda se conseguem encontrar carros desses stock.Eu encontrei o meu e não foi difícil.Também não é tão apetecível para essas andanças,há mais baratos e parecidos.Mas,se vejo cups stock,também há Puntos GT de certeza.Boa sorte na tua busca

                                              Comentário


                                                #24
                                                na minha zona...rio de mouro..

                                                conheco pelo menos 3 gt em que quem anda com eles sao velhos de 50 e 60 anos..

                                                e um deles diz...trocar este carro?? nunca... vou em 5 na estrada..quero ultrapassar...nem preciso reduzir..

                                                tem ac..tecto de abrir...é amarelo...muito louco

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                  Sim, mas com duas ou três alterações tens um carro muito rápido, engraçado e divertido.

                                                  Mas entre os pequenos desportivos Turbo, o Super5 GT Turbo era o melhor, pena os preços que já estão a disparar.
                                                  Espero ainda conseguir arranjar um em bom estado para preservar. Mas os preços já começam a ser muito elevados mesmo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu pai teve um, o primeiro a ser vendido em Coimbra pela Castro e Castanheira, em Março ou Abril de 1994 (matrícula DM).

                                                    Era dos modelos da primeiríssima fornada, dos quais nunca vi nenhum igual. Em termos de potência, já encontrei referências a 136cv e a 140cv, fico na dúvida. Depois sim, passado um ano, seguiram-se as versões de 133cv e posteriormente de 130cv.

                                                    Aquele modelo ainda tinha o volante convencional com airbag (não era o do Barchetta / Coupé), e tinha também airbag passageiro. Os manómetros eram de fundo preto com iluminação verde.

                                                    Por fora era em tudo igual a um Punto ELX, com excepção para os lava-faróis e pára-choques específico com grelha mais larga, para as embaladeiras laterais pretas e para as jantes de 14" específicas (em cor cinza e não preta). Tinha a inscrição GT na traseira e no friso lateral.

                                                    Só teve um problema, e foi no manómetro da pressão de óleo, mas foi um automóvel que só percorreu cerca de 30mil kms na nossa mão, tendo sido vendido em 1997. Sortudo do médico que o comprou, levou um carro literalmente novo por quase metade do preço.

                                                    Pelo que me recordo do carro, despertava sensações únicas. A progressão dos 0 aos 180 era indescritível, de uma rapidez impressionante. Fizémos algumas vezes a estrada de Tomar, aquelas curvas... mas o meu pai tinha mãos de sobra para ele. Já eu, acho que não teria.

                                                    Tenho muita pena de não termos ficado com ele (mas a compra do Bravo e do Accord em 1996 e do 214 em 95 assim obrigou), estaria agora todo original e impecável, a fazer companhia aos outros carros...
                                                    Editado pela última vez por JeTBoy; 28 December 2008, 18:01. Razão: None of your business

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como proprietário que fui de um Punto GT e deixei de o ser à cerca de 4 anos, posso desde já adiantar que foi o melhor carro que tive e ainda hoje me deixa saudades
                                                      Só por profundo desconhecimento de causa se pode falar em falta de fiabilidade, sendo que o único problema que tive (e levava umas esfregas valentes) foi no motor do tecto de abrir, curiosamente de fabrico Alemão.
                                                      Desde que se faça a manutenção programada e respectiva verificação dos níveis com alguma regularidade, não se prevêem problemas de maior. O turbo que equipava este carro, era um IHI Vl7, sendo dos mais fiáveis existentes no mercado (as primeiras unidades de 94 a 96 estavam equipadas com Garret T3). Em estrada, quase parecia uma mota, tal a rapidez com que desenvolvia, sendo algumas recuperações com tempos bastante próximas de um Boxter. Ainda hoje me arrependo de ter vendido o carro, sendo que estava rigorosamente impecável, tendo debitado no último teste de potência executado pela "Auto-pamplona" a módica quantia de 158 Cv.
                                                      Eram raros os carros que lhe faziam frente, sendo que a aversão do user Nephilim pelos Gt's, só poderá ser explicada por alguma humilhação na estrada, provocada por um destes carros.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                        Sim, mas com duas ou três alterações tens um carro muito rápido, engraçado e divertido.

                                                        Mas entre os pequenos desportivos Turbo, o Super5 GT Turbo era o melhor, pena os preços que já estão a disparar.
                                                        Esse carro para mim tem uma certa mística.

                                                        Foi dos poucos pocket-rocket com turbo que efectivamente curvavam como deve ser.

                                                        O grande problema do 5 Gt Turbo é a fiabilidade. É um carro péssimo nesse capítulo.

                                                        Há uns bons anos um amigo meu tinha um e era super cuidadoso com o carro. Manutenções sempre a horas, com os melhores óleos e consumíveis que existissem.

                                                        No entanto era um carro que tinha problemas grandes frequentes, e parecia um poço sem fundo de gastar dinheiro (esse carro até um bloco novo levou).

                                                        De salientar que quando estava a funcionar bem, era um carro viciante.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                          Deixa o carro ligado 1 minuto antes de desligar.... LOL para que? lubrificar o turbo enquanto aquecem todos os outros componentes? (1 minuto não é muito, vou só levar isto ao ridiculo para aqueles que deixam estar praí 5 minutos)

                                                          Meus amigos!!!! deixar o carro arefecer é ir para casa devagar nos ultimos kilometros, e se quizirem msm descanso maximo do motor é por ponto morto em andamento.... Não pensem que deixar o carro a trabalhr 5 minutos para arrefecer é boa estrategia como já ouvi dizer.

                                                          Cumps e cuidado com esses motores xD
                                                          Percebes muito de mecânica.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                            Deixa o carro ligado 1 minuto antes de desligar.... LOL para que? lubrificar o turbo enquanto aquecem todos os outros componentes? (1 minuto não é muito, vou só levar isto ao ridiculo para aqueles que deixam estar praí 5 minutos)

                                                            Meus amigos!!!! deixar o carro arefecer é ir para casa devagar nos ultimos kilometros, e se quizirem msm descanso maximo do motor é por ponto morto em andamento.... Não pensem que deixar o carro a trabalhr 5 minutos para arrefecer é boa estrategia como já ouvi dizer.

                                                            Cumps e cuidado com esses motores xD
                                                            Sabes como funciona um turbo? Sabes como é que normalmente eles se partem?

                                                            Andar devagar nos últimos quilómetros? Claro, o único inconveniente é que a maior parte dos turbos modernos ligam às 2.000rpms...ou seja, vais andar abaixo das 2.000...a poupar o turbo...e a lixar o volante da embraiagem

                                                            Deixar o motor a trabalhar depois de uma viagem permite que os gases quentíssimos que estão dentro do turbo saiam para o sistema de escape. Se estes ficarem dentro do turbo, o turbo com o motor desligado perde toda a sua lubrificação e refrigeração, e os gases aquecem o turbo ao ponto de este rachar.

                                                            Deixar o motor a trabalhar aquece outros componentes? Certo, componentes que foram feitos para aquecer, e que não precisam de uma lubrificação e tratamento complexos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X