Este fim de semana estava a ver um programa interessante num dos canais de cabo e que tocou num ponto que achei interessante.
Falaram na crise do petróleo da década de 70, da falta de combustível e do que isso provocou na indústria e nas pessoas.
Entre meados da década de 70 (altura da crise) e 1987 os carros passaram a consumir quase metade do que consumiam (falamos no mercado Americano).
Referiam eles, que mesmo após a crise, a indústria não conseguiu voltar aos carros gastadores, por falta de adesão dos clientes.
O facto curioso a registar, é que entre 1987 e hoje a média de kms que um carro faz por galão nos EUA reduziu por culpa dos SUV.
Carros mais pesados, maiores, com piores aerodinâmicas têm vindo a eliminar todos os excelentes avanços da tecnologia automóvel.
Hoje, um 330d consegue fazer consumos invejáveis para um carro com aquela potência, mas quando montado num X5 remete-nos para níveis de consumos de mais de uma década atrás, representado um claro retrocesso, ou seja, anula por completo os ganhos conseguidos.
Será que um SUV é mesmo uma boa escolha, numa altura em que se pretende reduzir emissões e custos por km ???
Falaram na crise do petróleo da década de 70, da falta de combustível e do que isso provocou na indústria e nas pessoas.
Entre meados da década de 70 (altura da crise) e 1987 os carros passaram a consumir quase metade do que consumiam (falamos no mercado Americano).
Referiam eles, que mesmo após a crise, a indústria não conseguiu voltar aos carros gastadores, por falta de adesão dos clientes.
O facto curioso a registar, é que entre 1987 e hoje a média de kms que um carro faz por galão nos EUA reduziu por culpa dos SUV.
Carros mais pesados, maiores, com piores aerodinâmicas têm vindo a eliminar todos os excelentes avanços da tecnologia automóvel.
Hoje, um 330d consegue fazer consumos invejáveis para um carro com aquela potência, mas quando montado num X5 remete-nos para níveis de consumos de mais de uma década atrás, representado um claro retrocesso, ou seja, anula por completo os ganhos conseguidos.
Será que um SUV é mesmo uma boa escolha, numa altura em que se pretende reduzir emissões e custos por km ???
Comentário