Boas,
Após ler o tópico sobre as mudanças no ISV, em especial para os importados, vieram-me algumas ideias à cabeça... (sim... é raro)
Nos últimos anos temos assistido a uma atitude diferente perante os carros.
Passámos de algo que se comprava para muitos anos, para algo que se descarta ao fim de poucos anos, trocando-se para algo melhor/maior/mais rápido.
Tantas vozes se levantam contra o "lixo/sucata" que vem de fora, por causa de carros com mais de 10 anos, que só vêm poluir o nosso país.
Mas será que um carro com 10 anos é sucata?
Talvez eu tenha tido experiências diferentes de outros, mas na minha opinião não!
Eu tenho um Alfa Romeo (meu Deus, um Alfa), com praticamente 10 anos e 250.000 kms. Comprei-o usado, com 4 anos e 60.000 kms, nacional. Tem sido um fiel companheiro de muitos e bons momentos, com a ocasional "partida".
O meu pai tem um Nissan Micra 1.0 lx, de 92. Tem agora 100.000 kms.
Será este um exemplo de sucata?
Um carro que não tem ponta de ferrugem em lado nenhum, que pega sempre à primeira, que tem uma caixa simplesmente fenomenal, que nunca nos deixou apeado, apesar de ter 16 anos? Será o meu carro uma sucata?
O que é uma sucata? Será legitimo dizer que um carro com 10 anos é uma sucata? Será legitimo dizer que se for nacional não é, mas se for importado já é o "lixo dos alemães"?
Um carro com 10 anos e 300.000 kms é uma sucata? Porquê?
Não são os carros importados sujeitos a inspecções tipo B, (supostamente?) mais rigorosas, para impedir que entre a "sucata"?
Não faria mais sentido impedir que a "sucata" entrasse nestas inspecções, tornando-as (ainda) mais rigorosas?
Para que servem então estas inspecções?
Numa altura em que se fala da conservação do ambiente, não faz mais sentido fazer uma maior/melhor utilização dos automóveis já construidos e não gastar recursos naturais na construção de novos?
Será que um carro com 10 anos polui mais que o fabrico de um carro novo, incluindo poluição feita na recolha e transporte de materiais, na construção do carro em si, e no seu transporte?
Questões para discutir com os estimados membros do fórum.
Um abraço
Zé
Após ler o tópico sobre as mudanças no ISV, em especial para os importados, vieram-me algumas ideias à cabeça... (sim... é raro)
Nos últimos anos temos assistido a uma atitude diferente perante os carros.
Passámos de algo que se comprava para muitos anos, para algo que se descarta ao fim de poucos anos, trocando-se para algo melhor/maior/mais rápido.
Tantas vozes se levantam contra o "lixo/sucata" que vem de fora, por causa de carros com mais de 10 anos, que só vêm poluir o nosso país.
Mas será que um carro com 10 anos é sucata?
Talvez eu tenha tido experiências diferentes de outros, mas na minha opinião não!
Eu tenho um Alfa Romeo (meu Deus, um Alfa), com praticamente 10 anos e 250.000 kms. Comprei-o usado, com 4 anos e 60.000 kms, nacional. Tem sido um fiel companheiro de muitos e bons momentos, com a ocasional "partida".
O meu pai tem um Nissan Micra 1.0 lx, de 92. Tem agora 100.000 kms.
Será este um exemplo de sucata?
Um carro que não tem ponta de ferrugem em lado nenhum, que pega sempre à primeira, que tem uma caixa simplesmente fenomenal, que nunca nos deixou apeado, apesar de ter 16 anos? Será o meu carro uma sucata?
O que é uma sucata? Será legitimo dizer que um carro com 10 anos é uma sucata? Será legitimo dizer que se for nacional não é, mas se for importado já é o "lixo dos alemães"?
Um carro com 10 anos e 300.000 kms é uma sucata? Porquê?
Não são os carros importados sujeitos a inspecções tipo B, (supostamente?) mais rigorosas, para impedir que entre a "sucata"?
Não faria mais sentido impedir que a "sucata" entrasse nestas inspecções, tornando-as (ainda) mais rigorosas?
Para que servem então estas inspecções?
Numa altura em que se fala da conservação do ambiente, não faz mais sentido fazer uma maior/melhor utilização dos automóveis já construidos e não gastar recursos naturais na construção de novos?
Será que um carro com 10 anos polui mais que o fabrico de um carro novo, incluindo poluição feita na recolha e transporte de materiais, na construção do carro em si, e no seu transporte?
Questões para discutir com os estimados membros do fórum.
Um abraço
Zé
Comentário