Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Automóvel... um bem descartável?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Automóvel... um bem descartável?

    Boas,

    Após ler o tópico sobre as mudanças no ISV, em especial para os importados, vieram-me algumas ideias à cabeça... (sim... é raro)

    Nos últimos anos temos assistido a uma atitude diferente perante os carros.

    Passámos de algo que se comprava para muitos anos, para algo que se descarta ao fim de poucos anos, trocando-se para algo melhor/maior/mais rápido.

    Tantas vozes se levantam contra o "lixo/sucata" que vem de fora, por causa de carros com mais de 10 anos, que só vêm poluir o nosso país.

    Mas será que um carro com 10 anos é sucata?

    Talvez eu tenha tido experiências diferentes de outros, mas na minha opinião não!

    Eu tenho um Alfa Romeo (meu Deus, um Alfa), com praticamente 10 anos e 250.000 kms. Comprei-o usado, com 4 anos e 60.000 kms, nacional. Tem sido um fiel companheiro de muitos e bons momentos, com a ocasional "partida".

    O meu pai tem um Nissan Micra 1.0 lx, de 92. Tem agora 100.000 kms.
    Será este um exemplo de sucata?
    Um carro que não tem ponta de ferrugem em lado nenhum, que pega sempre à primeira, que tem uma caixa simplesmente fenomenal, que nunca nos deixou apeado, apesar de ter 16 anos? Será o meu carro uma sucata?

    O que é uma sucata? Será legitimo dizer que um carro com 10 anos é uma sucata? Será legitimo dizer que se for nacional não é, mas se for importado já é o "lixo dos alemães"?

    Um carro com 10 anos e 300.000 kms é uma sucata? Porquê?

    Não são os carros importados sujeitos a inspecções tipo B, (supostamente?) mais rigorosas, para impedir que entre a "sucata"?
    Não faria mais sentido impedir que a "sucata" entrasse nestas inspecções, tornando-as (ainda) mais rigorosas?
    Para que servem então estas inspecções?

    Numa altura em que se fala da conservação do ambiente, não faz mais sentido fazer uma maior/melhor utilização dos automóveis já construidos e não gastar recursos naturais na construção de novos?

    Será que um carro com 10 anos polui mais que o fabrico de um carro novo, incluindo poluição feita na recolha e transporte de materiais, na construção do carro em si, e no seu transporte?

    Questões para discutir com os estimados membros do fórum.

    Um abraço


    #2
    nem me apetece discutir isto, pensei que as pessoas que se insurgiam com a "sucata usada" o faziam devido á poluição no minimo um problema global, actual etc...

    afinal o problema é que as pessoas não podem pagar a manutenção dos carros


    opá......a meu ver sucata usada são aqueles carros nacionais ou estrangeiros que não circulam ou circulam deficientemente seja lá porque razão for, aqueles carros que estão nas bermas abandonados , isso é para mim sucata usada.


    Mas se querem cair num lugar comum como aqueles que dizem que os TDI são todos maus, então que vão dizendo que sucata usada é tudo o que vem de fora e todas essas barbaridades próprias de um rapazinho de 12 anos que ouviu isso da boca de alguém e imita sem saber o que diz.

    Eu não me alongo mais nisto porque é de facto uma conversa que me aborrece profundamente já que estou a ver que afinal no fundo da cabeça dos tugas a inveja é sem dúvida um elemento que sobressai...digam o que disserem!

    Comentário


      #3
      N sei quanto á definição de sucata mas no panorama actual a medio longo prazo o melhor para o cliente portugues seria aguentar o seu carro actual mais tempo antes de sair a correr comprar outro. Talvez pressiona se o governo e as marcas a reverem impostos e preços finais.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
        Numa altura em que se fala da conservação do ambiente, não faz mais sentido fazer uma maior/melhor utilização dos automóveis já construidos e não gastar recursos naturais na construção de novos?

        Será que um carro com 10 anos polui mais que o fabrico de um carro novo, incluindo poluição feita na recolha e transporte de materiais, na construção do carro em si, e no seu transporte?
        Está aqui algo muito importante. A energia e recursos gastos para a produção de veiculos novos!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
          afinal o problema é que as pessoas não podem pagar a manutenção dos carros


          opá......a meu ver sucata usada são aqueles carros nacionais ou estrangeiros que não circulam ou circulam deficientemente seja lá porque razão for, aqueles carros que estão nas bermas abandonados , isso é para mim sucata usada.
          Se utilizares a tua inteligência (e tu és uma pessoa inteligente) verás que a manutenção está directamente ligada às conduções boas ou deficientes de circulação na estrada.





          Quanto ao tema do tópico:

          É um facto que um automovel tem um tempo estimado de vida, como tudo e todos.

          No entanto, a forma como esse carro foi utilizado e mantido é determinante.

          Um dos meus carros tem 12 anos. Tem 107.000 kms, nunca avariou nada e continua 100% operacional.
          Resultado: não o vou trocar tão cedo.

          O meu último carro de 12 anos (comprado novo) estava cheio de problemas, de despesas próximas e inevitáveis que iriam superar o valor do próprio carro. Foi despachado sem pensar duas vezes.

          Ou seja, cada realidade é uma realidade.

          Por um lado, é indiscutível que um carro novo será mais seguro, mais confortável e é natural que o ser humano goste de evoluir, de ter mais e melhor.

          Por outro lado, os valores envolvidos podem nem sempre justificar a troca por um carro novo, especialmente quando se teve esse carro desde novo e se conhece o seu historial, não havendo grandes motivos para preocupações.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
            Está aqui algo muito importante. A energia e recursos gastos para a produção de veiculos novos!
            já se está a discutir isso no tópico ao lado há uma boa beca, mas o pessoal gosta de se fazer cego.

            eu já disse que um 190d, um w123, um nissan primera, um bluebird, um volvo 200 ou 700, são carros que duram 2 gerações de um twingo, clio, e então se falarmos nestes carros novos no minimo dura 3 gerações

            é reciclagem de carros.........

            nos novos é o degredo!é o envididamento

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Se utilizares a tua inteligência (e tu és uma pessoa inteligente) verás que a manutenção está directamente ligada às conduções boas ou deficientes de circulação na estrada.


              Quanto ao tema do tópico:

              É um facto que um automovel tem um tempo estimado de vida, como tudo e todos.

              No entanto, a forma como esse carro foi utilizado e mantido é determinante.

              Um dos meus carros tem 12 anos. Tem 107.000 kms, nunca avariou nada e continua 100% operacional.
              Resultado: não o vou trocar tão cedo.

              O meu último carro de 12 anos (comprado novo) estava cheio de problemas, de despesas próximas e inevitáveis que iriam superar o valor do próprio carro. Foi despachado sem pensar duas vezes.

              Ou seja, cada realidade é uma realidade.

              Por um lado, é indiscutível que um carro novo será mais seguro, mais confortável e é natural que o ser humano goste de evoluir, de ter mais e melhor.

              Por outro lado, os valores envolvidos podem nem sempre justificar a troca por um carro novo, especialmente quando se teve esse carro desde novo e se conhece o seu historial, não havendo grandes motivos para preocupações.

              então estás a dizer o quê? que se o carro for bem conduzido a vida toda e a pessoa continuar a conduzir bem, e ele não der problemas, já não é sucata? e aplicando-se aos importados, já não são sucata importada?

              Comentário


                #8
                Em minha familia os carros são estimados, e não se compram ou vendem com frequencia.

                As compras são feitas a pensar a longo prazo, e só houve um carro que foi vendido com menos de 10 anos. Normalmente os carros vão envelhecendo, são progressivamente menos usados, mas não se vendem de animo leve.
                Editado pela última vez por Arturval; 30 December 2008, 11:05.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                  então estás a dizer o quê? que se o carro for bem conduzido a vida toda e a pessoa continuar a conduzir bem, e ele não der problemas, já não é sucata? e aplicando-se aos importados, já não são sucata importada?
                  Um carro com 250.000 kms nunca terá a segurança de um novo, salvo se tiver sido gasto uma loucura de dinheiro com ele.

                  Isto aplica-se a um usado nacional ou importado.

                  Mas uma coisa é tu comprares um carro novo e quereres mantê-lo por muitos e bons anos. Não vais querer obrigar ninguém a mandar o seu carro para a sucata só porque sim. É um carro do parque nacional.

                  Outra coisa é acrescentares carros em fim de vida ao parque nacional.

                  Era uma aberração o estado dar incentivos para mandar carros com 10 anos para abate e simultâneamente dar uma benece de 80% no IA para se importar carros com mais de 10 anos, chegando estes a representar 75 % das importações.

                  Algo tinha de ser feito.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Se utilizares a tua inteligência (e tu és uma pessoa inteligente) verás que a manutenção está directamente ligada às conduções boas ou deficientes de circulação na estrada.





                    Quanto ao tema do tópico:

                    É um facto que um automovel tem um tempo estimado de vida, como tudo e todos.

                    No entanto, a forma como esse carro foi utilizado e mantido é determinante.

                    Um dos meus carros tem 12 anos. Tem 107.000 kms, nunca avariou nada e continua 100% operacional.
                    Resultado: não o vou trocar tão cedo.

                    O meu último carro de 12 anos (comprado novo) estava cheio de problemas, de despesas próximas e inevitáveis que iriam superar o valor do próprio carro. Foi despachado sem pensar duas vezes.

                    Ou seja, cada realidade é uma realidade.

                    Por um lado, é indiscutível que um carro novo será mais seguro, mais confortável e é natural que o ser humano goste de evoluir, de ter mais e melhor.

                    Por outro lado, os valores envolvidos podem nem sempre justificar a troca por um carro novo, especialmente quando se teve esse carro desde novo e se conhece o seu historial, não havendo grandes motivos para preocupações.
                    Oi Rca,

                    Consideras que se alguém te comprasse o carro com 12 anos (o que tens, não o que vendeste) te compraria uma sucata? Eu penso que não, tal como não penso que alguém que comprasse o meu Alfa com 10 anos e 250.000kms compraria uma sucata.

                    Então, porque assumir que se for comprado lá fora (onde é mais frequente trocar de carro, até pela diferença de salários e do preço dos próprios automóveis) já estamos a importar a "sucata" dos outros?

                    Quanto ao facto dos carros mais recentes serem mais seguros, mais uma vez não concordo muito contigo. Cada caso é um caso.

                    Em caso de embate frontal, entre um Twingo dos novos e um Classe E de 98, preferias estar em que carro? Por mim, preferia o Mercedes. Já vi o resultado de um embate semelhante.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Um carro com 250.000 kms nunca terá a segurança de um novo, salvo se tiver sido gasto uma loucura de dinheiro com ele.

                      Isto aplica-se a um usado nacional ou importado.

                      Mas uma coisa é tu comprares um carro novo e quereres mantê-lo por muitos e bons anos. Não vais querer obrigar ninguém a mandar o seu carro para a sucata só porque sim. É um carro do parque nacional.

                      Outra coisa é acrescentares carros em fim de vida ao parque nacional.

                      Era uma aberração o estado dar incentivos para mandar carros com 10 anos para abate e simultâneamente dar uma benece de 80% no IA para se importar carros com mais de 10 anos, chegando estes a representar 75 % das importações.

                      Algo tinha de ser feito.

                      a segunça de um carro na estrada tem no minimo 3 variaveis

                      -a variavel segurança activa e passiva do mesmo
                      -a variavel condução
                      -a variavel do piso e meterologia


                      e mais não digo que tu não mereces que andas a aborrecer já a minha manhã

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                        Oi Rca,

                        Consideras que se alguém te comprasse o carro com 12 anos (o que tens, não o que vendeste) te compraria uma sucata? Eu penso que não, tal como não penso que alguém que comprasse o meu Alfa com 10 anos e 250.000kms compraria uma sucata.

                        Então, porque assumir que se for comprado lá fora (onde é mais frequente trocar de carro, até pela diferença de salários e do preço dos próprios automóveis) já estamos a importar a "sucata" dos outros?

                        Quanto ao facto dos carros mais recentes serem mais seguros, mais uma vez não concordo muito contigo. Cada caso é um caso.

                        Em caso de embate frontal, entre um Twingo dos novos e um Classe E de 98, preferias estar em que carro? Por mim, preferia o Mercedes. Já vi o resultado de um embate semelhante.
                        Tentando responder a todas as tuas perguntas de uma vez, o meu civic não me parece uma sucata, mas não tem a segurança activa nem passiva de um carro equivalente actual.

                        Como já disse noutro tópico, ninguém pode obrigar ninguém a trocar um carro muito usado.
                        Nesse caso o estado dá até um incentivo para abate do carro.

                        Dar um incentivo para os nacionais serem abatidos ao mesmo tempo que dar um incentivo para se importar o mesmo tipo de carros de fora, é um enorme contrasenso.

                        Essa questão do embate é relativa e específica entre modelos. Não era a primeira vez que um segmento alto antigo fazia mais estragos do que um segmento baixo moderno, como é natural pela evolução.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                          e mais não digo que tu não mereces que andas a aborrecer já a minha manhã
                          Não te aborreças, leva isto na descontracção como é habitual.

                          Estamos a trocar opiniões, não é uma batalha campal.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Não te aborreças, leva isto na descontracção como é habitual.

                            Estamos a trocar opiniões, não é uma batalha campal.
                            raiosparta que eu nunca aprendi a meter aqueles bonequinhos de guerra aqui

                            i kill you!

                            Comentário


                              #15
                              Cá em casa temos um kadett 1.4s com 18 anos, a caminho dos 19. Não tem muita segurança é verdade, mas o condutor é que tem de adequar a velocidade às condições do veículo. Não ando com ele à velocidade que ando com o meu, que até já tem muitos mais km's..

                              Adiante, estou a ponderar comprar carro novo em 2009 unica e exclusivamente por óptimas condições que poderei usufruir e se comprar é carro para durar entre 12 a 15 anos. Não há cá dinheiro para perder em carros.

                              Comentário


                                #16
                                Nos Emiratos Árabes Unidos, vai ser proibido circular com carros com mais de 20 anos (não sei como é com os clássicos mas devem ter uma solução para isso).

                                Mas mais interessante, não podem ser vendidos carros com mais de 10 anos.

                                Ou seja, no caso de um prato descartável ninguém proíbe o uso de pratos de loiça, nos carros parece que caminhamos “só” para o descartável.

                                Consequências disto?

                                Bem, muitos destes avanços no curto uso dos veículos vão depender da evolução na reciclagem, quando conseguirem produzir carros quase 100% recicláveis…ui… é tipo a boca que se ouve quando se parte um copo, “só se perdeu a mão-de-obra!!!”.

                                Num planeta com quase 7.000 milhões de pessoas, alguma coisa vão ter que lhes dar para elas ficarem entretidas, pelos visto vai ser fazerem carros…

                                Assim haja energia para isso!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                  Nos Emiratos Árabes Unidos, vai ser proibido circular com carros com mais de 20 anos (não sei como é com os clássicos mas devem ter uma solução para isso).

                                  Mas mais interessante, não podem ser vendidos carros com mais de 10 anos.
                                  Isto não faz sentido nenhum.

                                  O meu pai tem um S2000 com quase 10 anos (comprado novo) que nem 25.000 kms tem.
                                  Por este andar, com 50.000 kms ia para o lixo porque não podia andar na estrada ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    Tentando responder a todas as tuas perguntas de uma vez, o meu civic não me parece uma sucata, mas não tem a segurança activa nem passiva de um carro equivalente actual.
                                    Mas aí é que está rca... A maior parte das pessoas que vai buscar carros usados lá fora, não vai buscar carros equivalentes. Vai buscar melhores. E claro que é discutível se um Twingo novo é melhor ou pior que um Classe E com 10 anos, mas parece que se quer fazer crer que um classe E com 10 anos e 300.000 kms é uma sucata. Não é! É sim, se tiver sido maltratado, sem a manutenção devida, mas tenta fazer um mesmo com um novo e ao fim de 3 anos tens um carro que é pior que muitos de 20.

                                    Concordo quando falas da "confusão" entre dar incentivos para abater carros com mais de 10 anos e beneficiar a sua importação. Sinceramente, e na minha opinião, o incentivo ao abate mais não é que "areia para os olhos", e não resolve em nada aquilo que, supostamente, seria o seu propósito... melhorar a qualidade do parque automóvel.

                                    Em relação ao embate, posso dizer que fui uma triste espectador do resultado de um acidente frontal entre um Corsa novo e Mazda 6 de 2004 (embate perto da roda frontal esquerda de cada um dos veículos), com consequências fatais para o condutor do Corsa (pelo menos estavam na estrada alguns ramos de flores, nos dias seguintes ao acidente).

                                    Para mim, segmento superior, todos os dias da semana.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para mim são totalmente descartáveis! Pior... eu farto-me muito rapidamente dos carros!

                                      Obviamente que há excepções, há carros que nas minhas mãos poderiam durar vários anos e até os ponderaria comprar usados com 8/9 anos... mas são carros especiais e fora do alcance da maioria das bolsas. Tudo o resto é descartável, verdadeira Chiclet!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                        Boas,

                                        Após ler o tópico sobre as mudanças no ISV, em especial para os importados, vieram-me algumas ideias à cabeça... (sim... é raro)

                                        Nos últimos anos temos assistido a uma atitude diferente perante os carros.

                                        Passámos de algo que se comprava para muitos anos, para algo que se descarta ao fim de poucos anos, trocando-se para algo melhor/maior/mais rápido.

                                        Tantas vozes se levantam contra o "lixo/sucata" que vem de fora, por causa de carros com mais de 10 anos, que só vêm poluir o nosso país.

                                        Mas será que um carro com 10 anos é sucata?

                                        Talvez eu tenha tido experiências diferentes de outros, mas na minha opinião não!

                                        Eu tenho um Alfa Romeo (meu Deus, um Alfa), com praticamente 10 anos e 250.000 kms. Comprei-o usado, com 4 anos e 60.000 kms, nacional. Tem sido um fiel companheiro de muitos e bons momentos, com a ocasional "partida".

                                        O meu pai tem um Nissan Micra 1.0 lx, de 92. Tem agora 100.000 kms.
                                        Será este um exemplo de sucata?
                                        Um carro que não tem ponta de ferrugem em lado nenhum, que pega sempre à primeira, que tem uma caixa simplesmente fenomenal, que nunca nos deixou apeado, apesar de ter 16 anos? Será o meu carro uma sucata?

                                        O que é uma sucata? Será legitimo dizer que um carro com 10 anos é uma sucata? Será legitimo dizer que se for nacional não é, mas se for importado já é o "lixo dos alemães"?

                                        Um carro com 10 anos e 300.000 kms é uma sucata? Porquê?

                                        Não são os carros importados sujeitos a inspecções tipo B, (supostamente?) mais rigorosas, para impedir que entre a "sucata"?
                                        Não faria mais sentido impedir que a "sucata" entrasse nestas inspecções, tornando-as (ainda) mais rigorosas?
                                        Para que servem então estas inspecções?


                                        Numa altura em que se fala da conservação do ambiente, não faz mais sentido fazer uma maior/melhor utilização dos automóveis já construidos e não gastar recursos naturais na construção de novos?

                                        Será que um carro com 10 anos polui mais que o fabrico de um carro novo, incluindo poluição feita na recolha e transporte de materiais, na construção do carro em si, e no seu transporte?

                                        Questões para discutir com os estimados membros do fórum.

                                        Um abraço

                                        Com a minha experiência no assunto que não é muita, tendo comprado 4 carros lá, nenhum deles novo, mas daí a serem sucata...

                                        Foram todos vistos por mim lá, e inspeccionados cá, com um rigor que nunca vi, comparando com as Ipo's normais (estas sim deixam passar muita sucata pelo seu crivo).
                                        Eram 3 VAG e um Merc, ao marcar as Insp B avisaram logo para desmontar protecções todas de motor e protecções de chassis, estes dois procedimentos, não são pedidos nas Ipo normais e fazem muita diferença, ou seja estes carros (e aqui depende muito da seriedade do centro de IPO) sofrem logo uma Ipo rigorosa e até têm interesse em ser rigorosos porque a reinspecção são quase 100€. Enfim e comparando com o que se vê nas Ipo's normais, sucata temos cá, o que vem de lá normalmente está em melhores condições, isto comparando carros com a mesma idade.

                                        Quanto aos carros serem descartáveis, de certa forma concordo e tem a ver com a reciclagem de componentes e ter de se usar componentes que tenham esta valência. Mas também tem muito a ver com a sociedade em que vivemos em que se ouvem coisas como um carro ao fim de cinco anos estar obsoleto, enfim mais do que necessidades de segurança ou preocupação com a ecologia, são mais preocupações consumistas que temos em todos os sectores da sociedade e os carros é só mais um braço

                                        Comentário


                                          #21
                                          O ritmo louco do consumismo e o "usa e deita fora" abrange no presente os automóveis também.
                                          Possuo uma viatura de 1994 (14 anos) á qual lhe vou dando toda a manutenção que necessita para poder circular convenientemente, oferecendo segurança aos seus ocupantes e restantes utentes da via publica, sei que para muito boa gente é um carro ultrapassado com muitos kms e etc, etc...
                                          Continua a cumprir totalmente a missão para a qual foi construido, e isso é o que considero mais importante.

                                          Claro que gostava de ter uma viatura nova do segmento da que tenho, sei que teria mais para me oferecer sobretudo no capitulo da segurança e conforto mas com os preços que se praticam no nosso país é impensável adquiri viaturas novas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Resumindo:

                                            Eu não acho que os carros sejam descartáveis.

                                            Acho que são produtos com uma determinada duração, muito dependente do uso que levam e por isso variável.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu também acho que devemos usufruir bem de um automóvel e que 10 anos jamais são o fosso que separa os bons do lixo!


                                              No entanto no meu caso, sou obrigado a vender um carro com apenas 3 anos porque já tem mais de 200.000km e naturalmente impõe-se a compra de outro

                                              E quem comprar o meu carro convém ser alguém que faça 15000km por ano no máximo ou então daqui a uns anos ele tem 500.000km (se durar até lá...)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                                Eu também acho que devemos usufruir bem de um automóvel e que 10 anos jamais são o fosso que separa os bons do lixo!

                                                No entanto no meu caso, sou obrigado a vender um carro com apenas 3 anos porque já tem mais de 200.000km e naturalmente impõe-se a compra de outro

                                                E quem comprar o meu carro convém ser alguém que faça 15000km por ano no máximo ou então daqui a uns anos ele tem 500.000km (se durar até lá...)
                                                Curiosamente, tu chegas aos 200.000 kms e trocas de carro, pelo que entendo, com receio de problemas a partir daí, dado o elevado número de kms que fazes.

                                                Eu até concordo contigo, mas nas palavras de muita gente, esse carro de 200.000 kms acabou a rodagem, logo faria pouco sentido vender.

                                                Esses carros com mais de 10 anos que mencionas têm todos muito acima dos 200.000 kms (marquem ou não)...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Muitas vezes o facto de se comprar um carro maior ou menor tem a ver com o gosto e utilização que cada um pretende, e não aquele pormenor de quanto maior melhor e se possível fluorescente para todos verem (embora haja quem o faça, mas tanto acontece com usados como com os novos!).
                                                  É preciso ver que há mercado para tudo mesmo para quem compra novo, independentemente do dinheiro que se tem: citadinos, carrinhas, SUVs compactos, médios e grandes, roadsters, coupés, monovolumes, grandes limusinas, Pick-Ups, etc.
                                                  Por exemplo, um jovem solteiro (em princípio) não compra o mesmo veículo que um casal com filhos ou um agricultor.

                                                  O que se valoriza num carro ou pretende dele varia de pessoa para pessoa (e ainda bem, pois assim existe mercado de veículos para todos os gostos).

                                                  Uns procuram espaço; outros, a praticabilidade citadina; outros, lugares para ocupantes; outros, a segurança; outros, a economia de consumos; outros, a economia de manutenção; outros, a polivalência; outros, a desportividade; outros, o volume de carga; outros a potência do motor; etc.

                                                  No fundo só “perdemos” tempo a falar dos carros usados porque o nosso poder de compra é tão baixo e a verba de que dispomos é tão pouca que na maioria das vezes é neste mercado que encontramos a solução para a compra do carro que necessitamos ou que corresponde aquilo que pretendemos dele.
                                                  E, normalmente no mercado estrangeiro, é onde encontramos preços que nos permitem adquirir aquele tal veículo que pretendemos e necessitamos (nem sempre) pelo dinheiro de que dispomos permitindo-nos comprar um mais recente do que se comprássemos cá.

                                                  Além do mais, qualquer um dos que defende a compra de carro novo, quando foi adquirir o tal carro novo perdeu algum tempo a escolher a cor exterior, a cor interior, os equipamentos que desejava, as jantes, etc., pois a compra de viatura implica um grande investimento financeiro.

                                                  Ora, se eu, como qualquer um dos meus concidadãos, quando vou comprar uma peça de roupa perco horas á procura do modelo, cor e tamanho que me agradam, porque não o hei-de fazer na compra de uma viatura que custa mil vezes mais. Ou será que por ser usado devo gastar os meus 20 ou 30 mil euros num carro comprado ao acaso. É que aqui em Portugal, existe pouca escolha nos usados. Mais um ponto negativo de comprar cá.

                                                  Há tempos andei a ver de um SUV médio tendo encontrado cerca de 50 à venda no nosso mercado de usados, contra perto de 2.000 na Alemanha.
                                                  Comecei por eliminar os que tinham mais de 100.000km, que não eram da cor exterior e interior que eu queria e que ficavam dentro do meu poder de compra, e não sobrou nenhum no nosso mercado, enquanto lá fora teria de optar por uma mão cheia deles e cheios de equipamento.

                                                  Ora, se estamos a ter esta discussão (que julgo construtiva) é tão somente porque aqueles que têm muito não estão minimamente preocupados com os que menos têm.
                                                  Por isso, o elevado preço dos carros no nosso país dá-lhes uma certa exclusividade e estatuto face à “raia miúda”.

                                                  Por isso é que subjacente ao título do tópico deveria constar (acesso reservado à classe média e pobre portuguesa).

                                                  Agora, se um automóvel é um bem descartável? Sim, para a classe rica.
                                                  Para nós é um bem essencial de duração cada vez mais prolongada.

                                                  Estão a obrigar-nos a trocar frequentemente de carro sem nos darem meios financeiros para isso.
                                                  Pretenderão que fiquemos a endividarmo-nos mais para sustentar os bancos? Qualquer dia não só os carros como nós próprios seremos propriedade das instituições bancárias.

                                                  Troco de carro sim e compro novo quando os meus governantes me derem condições para isso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Curiosamente, tu chegas aos 200.000 kms e trocas de carro, pelo que entendo, com receio de problemas a partir daí, dado o elevado número de kms que fazes.

                                                    Eu até concordo contigo, mas nas palavras de muita gente, esse carro de 200.000 kms acabou a rodagem, logo faria pouco sentido vender.

                                                    Esses carros com mais de 10 anos que mencionas têm todos muito acima dos 200.000 kms (marquem ou não)...
                                                    Mas 200.000 kms é algum "cabo das tormentas"?
                                                    Depois disso é sempre a ter problemas? É isto com que não concordo.

                                                    Como te disse tenho um Alfa, marca com fama de dar muitos problemas, com 250.000 kms.
                                                    Passa-me pela cabeça mudar de carro nos próximos tempos? Não. Porquê? Bem...

                                                    O que compraria eu com o valor que me dão pelo Alfa? Não faço a mínima ideia, mas se me dessem alguma coisa perto dos 7.000€ ficaria muito surpreendido.

                                                    O que consigo eu comprar com 7.000€? Nada de jeito, que consiga transportar 2 adultos e 2 crianças com um mínimo de conforto. Isso obrigaria a que tivesse que meter mais dinheiro... uns 8-10 mil €.

                                                    8 a 10 mil € dá para eu arranjar o que precisar de ser arranjado para mais 250.000€.

                                                    Trocar de carro porque se tem medo dos problemas que pode vir a dar no futuro parece-me, sobre qualquer perspectiva, um mau negócio.

                                                    200.000kms são poucos Kms para os carros hoje em dia... se lhes derem oportunidade, ele farão muitos mais... em segurança e com economia.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A sociedade e os fabricantes de automoveis é que querem criar o mito de que os carros com mais de 10 anos são sucata e devem ser abatidos.
                                                      Um carro é tão valido tanto novo como com mais de 10 anos, desde que cumpra todas as condições de segurança e ambientais, o que implica uma cuidada e continua manutenção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        jcpr,

                                                        Não fui eu que disse que trocava de carro aos 200.000 kms.
                                                        No entanto é mais ou menos essa a minha meta, salvo imprevistos.

                                                        O que tu dizes relativamente ao valor do teu carro (que é o que eu digo em relação ao meu civic) é verdade, mas também é verdade que a probabilidade de problemas é completamente diferente num carro com 20.000 ou 200.000 kms.

                                                        É como os taxis que fazem 1 milhão de kms, mas informa-te do que levam entretanto extra-manutenção.

                                                        Com um carro com 50.000 kms eu não tenho medo de me meter a dar a volta ao mundo, num de 300.000 kms penso muitas vezes...

                                                        ...e todos os carros que eu conheço após os 200.000 kms começaram a ter a manutenção mais cara.
                                                        Se ainda compensa face a trocar é outra questão.
                                                        Mas que fica bem mais cara não tenho dúvidas, pelo que tenho observado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          jcpr,

                                                          Não fui eu que disse que trocava de carro aos 200.000 kms.
                                                          No entanto é mais ou menos essa a minha meta, salvo imprevistos.

                                                          O que tu dizes relativamente ao valor do teu carro (que é o que eu digo em relação ao meu civic) é verdade, mas também é verdade que a probabilidade de problemas é completamente diferente num carro com 20.000 ou 200.000 kms.

                                                          É como os taxis que fazem 1 milhão de kms, mas informa-te do que levam entretanto extra-manutenção.

                                                          Com um carro com 50.000 kms eu não tenho medo de me meter a dar a volta ao mundo, num de 300.000 kms penso muitas vezes...

                                                          ...e todos os carros que eu conheço após os 200.000 kms começaram a ter a manutenção mais cara.
                                                          Se ainda compensa face a trocar é outra questão.
                                                          Mas que fica bem mais cara não tenho dúvidas, pelo que tenho observado.
                                                          A probabilidade de teres mais problemas depois dos 200.000 kms existe claro.

                                                          Mas a questão é que um carro, se tiver sido mantido normalmente, dura muito mais que isso.
                                                          E os problemas que vierem por causa da elevada quilometragem, podem ser resolvidos de forma muito mais barata do que o investimento financeiro de "substituir" um carro.

                                                          Classificar um carro que tem mais de 200.000 kms/10 anos de sucata parece-me incorrecto. Voltando à questão dos importados, um carro com 10 anos, 200.000 kms, revisões todas na marca e KM certificada na marca é "sucata dos alemães"? Não consigo ver como.

                                                          Tal como usar o argumento da poluição como justificativo para "forçar" as pessoas a trocarem de carro... um absurdo!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho que hoje em dia se compra um carro com maiores capacidades para aguentar 10-15 anos.

                                                            A nível de segurança, poluição e equipamento atingiram um estado muito elevado. A evolução agora vai ser mais lenta.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X