Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros eléctricos com “gerador” a bordo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros eléctricos com “gerador” a bordo

    Tenho bastante curiosidade em relação a esta solução.

    Basicamente estamos a falar de um carro eléctrico alimentado a baterias que são carregadas pelo motor (gerador), podendo (quando acaba a carga das bateria) o gerador fornecer energia directamente ao motor eléctrico.


    Na pratica que tipo de carros podemos ter com este sistema?

    a) O gerador:

    Um motor de combustão, trabalha a varias rotações, no então o máximo rendimento retirado do combustível que queima é obtido a uma determinada rotação, nas outras o rendimento diminui, (hoje em dia a electrónica veio atenuar este diferencial de rendimentos vs rotação mas ele ainda existe).
    Segundo este princípio o ideal para um gerador é ele funcionar sempre á rotação onde extrai o maior rendimento do combustível queimado.
    Assim deste ponto de vista um gerador é uma boa ideia…

    b) Carregar as baterias

    A possibilidade de carregar as bateria também através de uma tomada permite a cada um ter a hipótese de produzir a sua energia, não é preciso um painel muito grande para carregar a bateria de um carro, mesmo tendo que carregar 12 baterias, é capaz de haver espaço lá em casa…

    c) Quando o carro está em casa não há sol!!!

    Até pode haver 7 horas de sol mas normalmente o carro está em casa é a noite, ai temos um problema, a mina de carregar o carro de borla na prática não funciona, o negócio fica é para o pessoal dos parques de estacionamento.

    d) Potencia do gerador

    Aqui podia parecer que o ideal era o gerador produzir no mínimo tanta energia como a consumida pelo motor eléctrico do carro, isto para quando acabar as baterias o carro andar o mesmo que quando as baterias estavam carregadas, esta é a parte mais interessante porque pode haver a hipótese de os motores eléctricos serem muito mais potentes que o gerador, resultado? Tínhamos um “canhão” enquanto as baterias duravam e depois quando só havia gerador ficávamos com um “gatinho”.
    Acho que o pessoal “papa” isto de bom agrado, o carro não precisa de um grande gerador precisa e de um grande motor eléctrico…

    e) Autonomia


    Acho que isto pode ser um dos opcionais mais importantes de um carro (há o problema de diferentes pesos corresponderem a diferentes suspensões e travões por exemplo).
    Aqui as escolhas seriam mais confusas, porque as variáveis são em maior número, potencia do gerador, número de baterias, potencia do motor eléctrico, muito possivelmente a oferta dentro de cada modelo será muito superior.

    f) Compatibilidade com outros combustíveis

    No fundo estes carros são eléctricos, por isso funcionam com qualquer gerador (desde que produza electricidade!!!), pode ser um gerador a gasolina, diesel ou… uma célula de combustível (hidrogénio).
    Já fui muito mais céptico em relação ao hidrogénio, uma vez que este não existe, tem sempre que ser produzido, mas tem a vantagem de poder ser produzido a partir de energias alternativos, já os combustíveis fosseis…

    g) Tecnologia “básica”

    Tudo isto me parece muito mais básico que os altamente sofisticados motor dos nosso carros…
    Não me admiro nada que os chineses façam isto na boa…

    25422.jpg
    Editado pela última vez por RPalma; 03 January 2009, 08:32.

    #2
    Os chineses?

    Há à venda. É fácil. Tão fácil, que até eu estive num projecto, em que projectámos um.

    Comentário

    AD fim dos posts Desktop

    Collapse

    Ad Fim dos Posts Mobile

    Collapse
    Working...
    X