Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal, qual é mais fácil de domar: FWD ou RWD?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Afinal, qual é mais fácil de domar: FWD ou RWD?

    Depois de ter colocado na secção de Multimédia o seguinte video:
    http://br.youtube.com/watch?v=d39s3FidkNo
    Houve o inicio da discussão sobre qual era o tipo de propulsão mais domável (não confundir com dinâmica).
    A maioria afirmou que os FWD eram mais controláveis, mas ao ver o video não fico com uma sensação de certeza perante esta opinião.

    Vejos os FWD a largarem a traseira de uma forma descontrolada como se tratasse de um RWD a fazer a curva sempre a acelerar, ou seja, o eixo traseiro não ganha, em 99% das vezes, tracção, mesmo com o carro a abrandar/parar e por vezes quando se tenta controlar, pela forma da tracção no eixo direccional, o carro brinda-nos com um coice para o lado contrário.
    Apenas 2 veículos FWD conseguiram controlar: um Golf III e um Yugo.

    Já os RWD normalmente controlaram-se como no caso da carrinha GAZ 3110 ao minuto 2.53.
    Também há o exemplo do que a mim me parece ser um Mercedes SLK logo aos 8seg.
    Por 2 vezes os Zastava 600 (aqueles parecidos com o Fiat 600) também controlaram a curva.
    Outro destes não controlou, mas não teve o fenómeno de entrar para dentro da curva e bater no rail.

    Quanto a mim, parece-me que este video vem baralhar um pouco as nossas ideias!

    O que acham sobre isto?

    #2
    Os FWD são mais faceis de domar e os RWD mais faceis de corrigir erros de trajectoria.
    Em caso de despiste, os FWD são mais dificeis de se conseguir fazer algo para corrigir a trajectoria.

    Comentário


      #3
      Essa curva deve ter um relevo particular que faz a traseira desapoiar, tal e qual como se levantares o pé em apoio em carros FWD. Isso gera o equivalente a um lift off oversteer.

      Não é agora que se vai descobrir a pólvora e constatar que um RWD é mais user-friendly. Não são.

      Comentário


        #4
        FWD para o condutor mediano/normal é bom
        RWD é/era para quem percebia mais um bocadinho da poda
        Isto falando assim por alto e espero meter as mãos num RWD um dia destes.

        Comentário


          #5
          Dando como exemplo prático, tenho vindo a conduzir FWD's e RWD's antigos, daqueles com baixo peso e boa força em baixas.
          A sensação que me dá é que os FWD quando deslizam é já tarde para corrigir, e vamos em frente, ou até bater, ou até voltar a ganhar grip.
          A únia forma que descobri para não bater quando foge de frente é acelerar e puxar o travã ode mão, e dou um pião e não bato, mas fico virado ao contrário.
          Quanto o FWD foge de tarseira, aí acelero também e levou um coice para a direcção contrária. Aqui tenho que ponderar onde é melhor para ir, se continuar a deslizar para dentro da curva e ir depois da contr-brecagem para fora da mesma.

          Nos RWD ele só nos chateia se não formos brandos e nunca foge de frente, só de traseira. (pelo menos até hoje não em aconteceu).
          Ao fugir de traseira, as rodas direccionais estão no chão e conseguimos, normalmente, segurar o carro, apenas fazendo alguma ginastica nos braços.
          Atenção, que o RWd até tem limites inferiores ao do FWD, portanto, é mais fácil de fugir, mas depois de fugir, parece-me mais fácil de doamr.

          Resumindo, parece-me que os FWD quando saem não há quase nada a fazer e os RWd basta ter um pouco de arte.

          (já estou a dara minha opinião, mas não a queria dar tão cedo..)
          Editado pela última vez por MadDragon; 03 January 2009, 11:26.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
            Essa curva deve ter um relevo particular que faz a traseira desapoiar, tal e qual como se levantares o pé em apoio em carros FWD. Isso gera o equivalente a um lift off oversteer.

            Não é agora que se vai descobrir a pólvora e constatar que um RWD é mais user-friendly. Não são.
            A curva parece-me ter uma lomba antes de se entrar na mesma e o piso parece ser demasiado liso.

            Não obstante, o comportamento nesta curva é interessante.
            Seria de pensar que o FWD era muito mais fácil de domar, mas tal não acontece.

            Comentário


              #7
              Já agora aproveito para tirar uma dúvida:

              Diz-se que ao levantar o pé num FWD o carro foge, ora eu pergunto, isso é apenas no limite ou caso haja pouca aderência nas rodas, certo?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
                FWD para o condutor mediano/normal é bom
                RWD é/era para quem percebia mais um bocadinho da poda
                Isto falando assim por alto e espero meter as mãos num RWD um dia destes.
                Mas a questão está no domar depois de fugir e não antes.
                Os limites do FWd devem ser maiores, mas depois de fugir...

                Comentário


                  #9
                  Então assim acho que seja melhor ser RWD, já que as rodas com tracção estão num eixo diferente da direcção, é menos uma coisa que as rodas da frente fazem

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
                    Já agora aproveito para tirar uma dúvida:

                    Diz-se que ao levantar o pé num FWD o carro foge, ora eu pergunto, isso é apenas no limite ou caso haja pouca aderência nas rodas, certo?
                    Depende do chassis. Se vais numa curva com o carro apoiado e a meio achas que foste optimista e não consegues fazê-la toda Àquela velocidade e levantas o pé.... os carros amigos/amorfos erdem velocidade e deixam-te acabar a curva, os outros saem de traseira.

                    Se for de propósito é uma ajuda pois esta agilidade permite corrigir a trajectória e ficar mais a direito para sair da curva a acelerar. Se for sem querer nem sabes o que te aconteceu.

                    Os peugeot 306 são assim e não há ESP que salve ninguém. No 307 a pug redesenhou as coisas para o carro não ser tail-happy e não se voltar ao condutor incauto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
                      Já agora aproveito para tirar uma dúvida:

                      Diz-se que ao levantar o pé num FWD o carro foge, ora eu pergunto, isso é apenas no limite ou caso haja pouca aderência nas rodas, certo?

                      Noutro dia um colega meu num Corsa C partiu um braço da suspensão com uma brincadeira: estava a entrar numa rotunda e acelerou forte. As rodas perderam logo a tracção e bateu no passeio.
                      Ele acelerou e fugiu, não desacelerou.

                      EDIT: mas essa afirmação parece-me verdadeira, mas não me parece uma regra.

                      Comentário


                        #12
                        Depois de ver o video, acho que ali é um bom sitio para ter uma oficina e um reboque!!!

                        Cpts!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
                          FWD para o condutor mediano/normal é bom
                          RWD é/era para quem percebia mais um bocadinho da poda
                          Isto falando assim por alto e espero meter as mãos num RWD um dia destes.
                          O típico cometário de quem pensa que RWD é só curtir.

                          Eu estou farto de dizer neste fórum, para uma utilização de 99,99% das vezes, ter FWD ou FWD é exactamente a mesma coisa!

                          O pessoal ouve falar em RWD e só pensam em slides... E depois fazem 1 vez e andam 10 anos com o chasso sem nunca mais fazerem nada!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            O típico cometário de quem pensa que RWD é só curtir.

                            Eu estou farto de dizer neste fórum, para uma utilização de 99,99% das vezes, ter FWD ou FWD é exactamente a mesma coisa!

                            O pessoal ouve falar em RWD e só pensam em slides... E depois fazem 1 vez e andam 10 anos com o chasso sem nunca mais fazerem nada!

                            Por acaso não penso isso, mas acho que RWD tem outra diversão e por acaso gostava de experimentar RWD e se andar com um RWD até nem me importava nada. Para a utilização que eu dou ao meu carro FWD se tivesse um RWD não notaria grande diferença a não ser ter mais cuidado em algumas situações por não estar habituado a RWD.

                            Comentário


                              #15
                              Os tracção á frente são mais evoluídos em termos de dinâmica e mais seguros.. mas exigem muito esforço das rodas dianteiras que têm que travar, acelerar e virar.. tudo junto.

                              O problema é que os carros de tracção dianteira quando fogem.. fogem de frente, o que geralmente significa uma saída em frente nas curvas muitas vezes dificil de corrigir. Por outro lado, acelerar um carro com tracção dianteira em curva e ele 'vai' para onde as rodas estão viradas, a menos que haja problemas de atrito entre os pneus e estrada, o que o torna muito controlável para a maioria das pessoas que não guiam nos limites [ e nem devem porque as estradas não são pistas ao contrário do que alguns pensam ].

                              Os tracção traseira poupam mais a mecânica, pelo que geralmente são usados em carros com maiores potências [ 250 cv+ ]. São no entanto mais perigosos e exigem uma concentração superior e o dominio de técnicas diferentes de condução para evitar os célebres piões e fugidas de traseira.

                              Para carros de baixa cavalagem [ abaixo dos 200 cv ] não interessa muito se é á frente ou atrás a tracção.. com os modernos sistemas de esp asr etc quase que nem se nota diferença na condução de ambos.
                              Editado pela última vez por EduardoASG; 03 January 2009, 11:52.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                Eu estou farto de dizer neste fórum, para uma utilização de 99,99% das vezes, ter FWD ou FWD é exactamente a mesma coisa!
                                Concordo totalmente. Para a maior parte das pessoas e, principalmente, em piso seco é exactamente a mesma coisa.

                                Quanto à pergunta de qual é mais fácil de domar depois de fugir:
                                • nunca tive um fwd a fugir a sério, porque sempre tive algum receio de explorar os limites dos carros em causa
                                • no meu rwd actual (120d coupe) já aconteceu por várias vezes ele fugir em molhado. A única coisa que é preciso fazer é segurar o volante e as ajudas electrónicas corrigem a traseira em segundos. Isto é, não é preciso dotes de condução, apenas alguma calma
                                • claro que se falarmos em conduzir rwd mais antigos ou actuais com ajudas electrónicas off, a conversa poderá ser outra (mas nunca experimentei)

                                É por isso que em muitos testes se vêem fwd a curvar a velocidades mais altas que BMWs e há sempre alguém que diz - onde é que está a desportividade BMW?

                                Mas, tão importante como curvar a velocidades altas é o que acontece depois de atingimos a vmax em curva para aquele modelo
                                Actualmente acho que, nesse aspecto, os rwd são melhores.

                                Cumprimentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  O típico cometário de quem pensa que RWD é só curtir.

                                  Eu estou farto de dizer neste fórum, para uma utilização de 99,99% das vezes, ter FWD ou FWD é exactamente a mesma coisa!

                                  O pessoal ouve falar em RWD e só pensam em slides... E depois fazem 1 vez e andam 10 anos com o chasso sem nunca mais fazerem nada!
                                  Há quem tenha o RWD depois de ter tido o FWD e e tenha dado mal.
                                  A condução é diferente.
                                  O próprio feeling dos componentes mecânicos também.
                                  A direcção, o tacto à estrada e a forma como o carro se guia no asfalto é diferente.
                                  Acredito que nem todos tenham esta percepção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    Os FWD são mais faceis de domar e os RWD mais faceis de corrigir erros de trajectoria.
                                    Em caso de despiste, os FWD são mais dificeis de se conseguir fazer algo para corrigir a trajectoria.
                                    Concordo.

                                    Na utilização quotidiana, tanto faz ter uma coisa ou outra

                                    Agora quando se quer ir buscar algo mais em termos de condução desportiva, o Fwd apresenta-se no geral como mais fácil de domar, no limite e ao "perder" a traseira, joga-se com travão e direcção, num Rwd, abrem-se mais alternativas, no limite pode-se jogar só com acelerador, acelerador+volante, travão não será a forma mais ortodoxa, mas para utilizadores avançados é uma opção.

                                    Isto é generalizando, porque há muitas excepções dos dois lados da barricada, e depois ESP, LSD, ABC e uma panóplia de controles que podem baralhar as contas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
                                      Os tracção á frente são mais evoluídos em termos de dinâmica e mais seguros.. mas exigem muito esforço das rodas dianteiras que têm que travar, acelerar e virar.. tudo junto.

                                      O problema é que os carros de tracção dianteira quando fogem.. fogem de frente, o que geralmente significa uma saída em frente nas curvas muitas vezes dificil de corrigir. Por outro lado, acelerar um carro com tracção dianteira em curva e ele 'vai' para onde as rodas estão viradas, a menos que haja problemas de atrito entre os pneus e estrada, o que o torna muito controlável para a maioria das pessoas que não guiam nos limites [ e nem devem porque as estradas não são pistas ao contrário do que alguns pensam ].

                                      Os tracção traseira poupam mais a mecânica, pelo que geralmente são usados em carros com maiores potências [ 250 cv+ ]. São no entanto mais perigosos e exigem uma concentração superior e o dominio de técnicas diferentes de condução para evitar os célebres piões e fugidas de traseira.

                                      Para carros de baixa cavalagem [ abaixo dos 200 cv ] não interessa muito se é á frente ou atrás a tracção.. com os modernos sistemas de esp asr etc quase que nem se nota diferença na condução de ambos.
                                      Se os FWD são mais seguros, porque depois de deslizarem não menos domáveis?
                                      Não se pode aformar que são mais seguros só porque os limites são superiores.
                                      Acho que temos que ver as coisas num todo, ou seja, os limites de cada um e após os limites.


                                      No meu tipo de condução, consigo preferir um RWD para controlar.
                                      Confesso desde já que nunca fui um Às nos FWD.
                                      Conduzo melhor e mais à vontade num RWD.
                                      Até poderia parecer uma coisa boa, o afcto de ser melhor a RWD do que num FWD, mas considero uma falha grave que eu tenho já que o meu automóvel é FWD.

                                      No entanto tenho sempre muito cuidado pelo que sustos daqueles valentes no meu carro nunca apanhei.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                        Concordo.

                                        Na utilização quotidiana, tanto faz ter uma coisa ou outra

                                        Agora quando se quer ir buscar algo mais em termos de condução desportiva, o Fwd apresenta-se no geral como mais fácil de domar, no limite e ao "perder" a traseira, joga-se com travão e direcção, num Rwd, abrem-se mais alternativas, no limite pode-se jogar só com acelerador, acelerador+volante, travão não será a forma mais ortodoxa, mas para utilizadores avançados é uma opção.

                                        Isto é generalizando, porque há muitas excepções dos dois lados da barricada, e depois ESP, LSD, ABC e uma panóplia de controles que podem baralhar as contas
                                        As ajudas electrónicas devem baralhar muito as coisas devem.
                                        Nunca conduzi no limite um automóvel com ajudas pelo que é algo desconhecido para mim.

                                        Comentário


                                          #21
                                          o ideal é ter um fwd :lol:

                                          http://br.youtube.com/watch?v=V7g-pvpmgnk

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            Eu estou farto de dizer neste fórum, para uma utilização de 99,99% das vezes, ter FWD ou FWD é exactamente a mesma coisa!
                                            Acho que ninguém duvida disso xD

                                            Agora a sério...

                                            Conduzo um RWD e os dedos de uma mão, mais que chegam (e sobram) para contar os slides que fiz com ele

                                            Factos:

                                            1. Os RWD são menos user-friendly que os FWD.

                                            Estacionamento:

                                            São algo irritantes em cidade.

                                            Mais difíceis de subir um passeio e não é preciso que seja mais que alguns centímetros.

                                            É muito fácil pô-los a deslizar pelo passeio, particularmente na bela calçada portuguesa...

                                            Nomeadamente se se meter de frente.

                                            De trás, a diferença é menos marcada mas o facto de as rodas que viram não serem as de tracção, mesmo entrando neste caso para o passeio "pelo lado da tracção" nunca é tão fácil de subir como um FWD.

                                            Num campo teórico de utilização perfeita isto não é um "problema", mas na vida real diminui alguma versatilidade de utilização para o utilizador comum, como é evidente.

                                            Outra coisa em que se nota uma ligeira diferença face a um FWD é quando se passa a baixa velocidade e em aceleração naqueles "desníveis" metálicos (normalmente no início de viadutos/pontes e no final dos mesmos).

                                            Fazer marcha-atrás em subidas é mais atrofiante também.

                                            De referir um senão que pode variar entre RWDs mas que a maioria "sofre": geralmente a carroçaria é mais rebaixada.

                                            No meu, por exemplo, é muito fácil raspar e bater com a porção mais inferior do pára-choques dianteiro naqueles marcos de cimento de alguns centímetros num estacionamento de frente/espinha.

                                            Obviamente que um SUV RWD não sofre disso, mas um sedan geralmente sim.

                                            Mais uma vez, menor versatilidade de utilização/maior necessidade de cuidado.

                                            Chuva:

                                            Com a evolução das tecnologias de apoio à condução (ESP fundamentalmente), um RWD, numa condução normal por mais ensopada que esteja a estrada, é tão seguro como um FWD, na minha opinião.

                                            Mais do que o factor RWD ou FWD, conta muito mais o tipo de pneus que se tem e o set-up da suspensão.

                                            Areia:

                                            Devem estar a perguntar-se porque raio falo aqui em "areia".

                                            Costumo ir ao Guincho. Quem conhece sabe que a estrada está invariavelmente coberta com alguma areia e chega mesmo a ter pequenas zonas de areia acumulada.

                                            É estritamente proibido parar o carro em cima de alguma areia, em pára-arranca.

                                            Um FWD, derrapa, mas sai com grande controlo, veja-se, facilidade.

                                            Um RWD? Patina, patina, patina e sai...com muito pouco controlo.

                                            Eu já estou habituado e como tal paro sempre antes (e isso vale, por vezes, alguns apitos de pessoal que não percebe...), mas não é raro ver pessoal com RWDs a cometer o "erro" de parar o carro em cima de areia ...e depois para sair...vêem-se gregos...

                                            Neve:

                                            Já o levei para os Pirenéus e como tal tive toda uma experiência de 1 semana a conduzir em estradas com alguma neve aqui e ali.

                                            Mais difícil de controlar que um FWD, notoriamente no arranque, passando-se o mesmo que ocorre na areia.

                                            Em estrada aberta com alguma (pouca) neve não existe diferença assinalável.

                                            2. Pontos positivos do RWD:

                                            Sentir a "força" nas costas:

                                            Estar a ser empurrado dá uma sensação diferente (a meu ver melhor) de estar ser puxado.

                                            Esse efeito não se nota em cidade por aí além, mais em estrada aberta.

                                            De notar que em subidas inclinadas (rampas de garagem, por exemplo) a sensação de controlo e "facilidade" de subida é maior.

                                            Saída de curvas:

                                            Em condução mais agressiva, a diferença é assinalável.

                                            Nada de slides e coisas do género (para isso é preciso um nível de provocação insensato na via pública a meu ver e até um nível de relação peso/potência que a grande maioria dos RWDs não têm para que seja "fácil" fazê-lo).

                                            Numa estrada normal, o que se sente é o carro a seguir por um carril imaginário, num movimento muito mais "equilibrado" e controlado: sensação de segurança superior.

                                            Junte-se uma invariável melhor distribuição de pesos entre os dois eixos (mesmo que não seja 50/50, 99% dos RWDs têm melhor distribuição do que os FWDs equivalentes) e o feeling do movimento do carro é diferente...para melhor.

                                            Em condução normal, junta-se a tal força nas costas e uma saída impecavelmente "limpa", o carro vai para onde nós queremos, não para onde ele pode face ao que nós queremos...

                                            Conclusão das conclusões:

                                            FWD - versatilidade/facilidade de utilização para condução normal.

                                            Junte-se os mais baixos custos de produção e o melhor packaging que possibilita e percebe-se PERFEITAMENTE o porquê da maioria dos carros serem FWD.

                                            RWD - comportamento mais envolvente e mais controlável nos limites. Maiores limitações de ordem prática e em condições atmosféricas difíceis.

                                            Opinião pessoal?

                                            RWD só compensa para quem gostar e souber conduzir, sendo a meu ver um imperativo (ou então o 4WD) para se aproveitar o andamento de motores com um nível de potência elevado.

                                            Para a maioria dos condutores (muitos deles nem sabe que rodas possuem tracção quanto mais...) e no nível de potência "comum", não acrescenta nada por aí além. Só retira em termos práticos.
                                            Editado pela última vez por Andre; 03 January 2009, 12:56.

                                            Comentário


                                              #23
                                              eu tenho um simples clio 2 e já fiz trinta por uma linha com ele e a não ser que ele entre sem carga em carga ou puxe o travão de mão ele não foge de traseira. para fugir de frente tenho que abusar mesmo, mas para recuperar a compostura é levantar o pé, nem precisa de travão. rwd que conduzi sem ajudas, gostava de fugir de traseira, o que aliado a minha inexperiencia com este tipo de tracção me assustaria para andar rápido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                o ideal é ter um fwd :lol:

                                                http://br.youtube.com/watch?v=V7g-pvpmgnk
                                                Este video realmente prova muita coisa

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                  Se os FWD são mais seguros, porque depois de deslizarem não menos domáveis?
                                                  (...)
                                                  Boas... estive a ler este topico, e posso dizer que estou a gostar...

                                                  quanto a esta pergunta...
                                                  (posso estar errado, mas e assim que acho que "a coisa" funciona)

                                                  Os FWD tem a tracçao e direcçao a frente, logo, o limite e maior... pois a a tracçao encontra se nas rodas direcionais, ou seja, enquanto elas "agarrarem" iras te las a puxar para onde as apontas... mas, en caso de passares para la do limite.. perderas ambas... pois com as rodas a "patinarem" nao teras aderencia nem para as rodas agarrarem, nem para direccionares o carro para onde queres/precisas...

                                                  ja nos RWD, quando o carro passa para la dos limites, e começa a deslizar, normalmente e feito de traseira, ou seja, tens as rodas traseiras a patinar, mas no entanto tens as dianteiras com tracçao para a direcçao, logo, apesar de teres o eixo traseiro "solto" o da frente continua a exercer a sua funçao, sito e, a "virar"... logo, os limites de derrapagem sao inferiores, mas depois disso sao mais faceis de controlar...

                                                  (peço desculpas pelo testamento )

                                                  espero ter sido util e n ter dito nada de errado...

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                                                    eu tenho um simples clio 2 e já fiz trinta por uma linha com ele e a não ser que ele entre sem carga em carga ou puxe o travão de mão ele não foge de traseira. para fugir de frente tenho que abusar mesmo, mas para recuperar a compostura é levantar o pé, nem precisa de travão. rwd que conduzi sem ajudas, gostava de fugir de traseira, o que aliado a minha inexperiencia com este tipo de tracção me assustaria para andar rápido.
                                                    Tem muito a ver com o tipo de afinação de suspensão que ele tem, é mesmo para não fugir de traseira e priveligiar as saídas de frente, são mais fáceis de segurar...
                                                    No meu Clio I escolhes onde e como ele quer sair, de frente, de traseira, ás quatro rodas ainda estamos a treinar!!!

                                                    Mas a traseira, pelo menos no meu, é só sentires a roda traseira no ar e largas o acelerador ou se quizeres um ângulo maior dás um toque no travão, a partir daí é só rezares e contra-brecar com convicção... Já fiz dois piões em rotundas à conta disto!!

                                                    No Bmw 325tds ou no AE86, era apontar o carro ao apex da curva, e acelerar a fundo, a traseira por sí ganha vontade de ultrapassar a frente, e depois é jogar com volante acelerador para manter ou acabar com a deriva...

                                                    Quando as coisas surgiam do nada, normalmente em piso molhado, ou escorregadio, é uma questão de reflexos, mas exige mais experiência segurar o Rwd, mas havendo essa experiência, até me ajeitava melhor com os Rwd.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                      Depois de ter colocado na secção de Multimédia o seguinte video:
                                                      http://br.youtube.com/watch?v=d39s3FidkNo
                                                      Houve o inicio da discussão sobre qual era o tipo de propulsão mais domável (não confundir com dinâmica).
                                                      A maioria afirmou que os FWD eram mais controláveis, mas ao ver o video não fico com uma sensação de certeza perante esta opinião.

                                                      Vejos os FWD a largarem a traseira de uma forma descontrolada como se tratasse de um RWD a fazer a curva sempre a acelerar, ou seja, o eixo traseiro não ganha, em 99% das vezes, tracção, mesmo com o carro a abrandar/parar e por vezes quando se tenta controlar, pela forma da tracção no eixo direccional, o carro brinda-nos com um coice para o lado contrário.
                                                      Apenas 2 veículos FWD conseguiram controlar: um Golf III e um Yugo.

                                                      Já os RWD normalmente controlaram-se como no caso da carrinha GAZ 3110 ao minuto 2.53.
                                                      Também há o exemplo do que a mim me parece ser um Mercedes SLK logo aos 8seg.
                                                      Por 2 vezes os Zastava 600 (aqueles parecidos com o Fiat 600) também controlaram a curva.
                                                      Outro destes não controlou, mas não teve o fenómeno de entrar para dentro da curva e bater no rail.

                                                      Quanto a mim, parece-me que este video vem baralhar um pouco as nossas ideias!

                                                      O que acham sobre isto?
                                                      Analisar-se essa situação com base nesse video, parece-me altamente inconclusivo!

                                                      Então e a R4 que passa nessa curva a acelerar como se não fosse nada?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                                        Boas... estive a ler este topico, e posso dizer que estou a gostar...

                                                        quanto a esta pergunta...
                                                        (posso estar errado, mas e assim que acho que "a coisa" funciona)

                                                        Os FWD tem a tracçao e direcçao a frente, logo, o limite e maior... pois a a tracçao encontra se nas rodas direcionais, ou seja, enquanto elas "agarrarem" iras te las a puxar para onde as apontas... mas, en caso de passares para la do limite.. perderas ambas... pois com as rodas a "patinarem" nao teras aderencia nem para as rodas agarrarem, nem para direccionares o carro para onde queres/precisas...

                                                        ja nos RWD, quando o carro passa para la dos limites, e começa a deslizar, normalmente e feito de traseira, ou seja, tens as rodas traseiras a patinar, mas no entanto tens as dianteiras com tracçao para a direcçao, logo, apesar de teres o eixo traseiro "solto" o da frente continua a exercer a sua funçao, sito e, a "virar"... logo, os limites de derrapagem sao inferiores, mas depois disso sao mais faceis de controlar...

                                                        (peço desculpas pelo testamento )

                                                        espero ter sido util e n ter dito nada de errado...

                                                        Cumps

                                                        No RWD com diferencial autoblocante, quando a traseira foge,até vai ajudar a curvar, porque vai "empurrar" o carro para o interior da curva. no FWD o carro vai para fora da curva...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tiagot Ver Post
                                                          No RWD com diferencial autoblocante, quando a traseira foge,até vai ajudar a curvar, porque vai "empurrar" o carro para o interior da curva. no FWD o carro vai para fora da curva...
                                                          nem me lembrei desse detalhe

                                                          thanks

                                                          entao o que eu disse esta correcto... n??

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os FWD para uma utilização diaria pelo comum conductor são mais seguros e faceis de controlar inclusivé se aparecer uma situação imprevista no entanto os RWD para condutores mais experientes ou com mais reflexos ou com alguns dotes de piloto e que gostem de conduzir depressa se estiverem habitados às reacções do carro e fizerem uns ligeiros treinos pode ser verdadeiramente espectacular controlar os slides da traseira e até viciante dando um verdadeiro prazer a quem tem habilidade para o fazer, já a brincar com muita velocidade e a exagerar com um FWD pode ter uma saida de frente para um poste ou uma arvore e não ser muito agradavel, com um RWD se for piloto nunca bate de frente mas sim de lado ou traseira.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X