Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vendas de Dezembro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vendas de Dezembro

    Ontem já estavam disponíveis no site da acap as vendas de Dezembro e sem grande surpresa os números foram bastante agradáveis.

    Não só o nosso mercado acabou por vender mais cerca de 6.000 carros que o previsto, como Dezembro representou uma subida de quase 40% face a 2007.

    Ora, mas no bom que isto tem e que permite à maioria das marcas fechar o ano com um balãozinho de oxigénio, vem aí o mau que 2009 provavelmente trará. Porque não tenho qualquer dúvida que nestes número de Dezembro estão muitas compras antecipadas para fugir ao aumento do ISV. Compras essas que se irão reflectir negativamente em 2009, acrescidas das pessoas que não compraram agora, mas que com os novos preços, aliados à perspectiva de um ano difícil, também não vão comprar em 2009 e que acredito sejam muitas.

    Ouvi ainda há pouco o responsável da Anecra felicíssimo da vida com os números (na maioria da Europa está a vender-se menos e aqui ao lado em Espanha a quebra total do ano foi de 29%, sendo de 50% em Dezembro), e um bocado a reboque dessas (in)felizes declarações as notícias todas estão a dizer que Dezembro foi um mês fantástico e tal e que afinal a crise ainda não chegou, etc...

    Acho isto de uma irresponsabilidade tremenda e de uma falta de oportunismo gritante, um responsável do sector não aproveitar para atacar fortemente a causa principal destes bons resultados que é o descarado e brutal aumento de ISV em 2009. Desta forma até aposto que vamos ver nestes dias o governo a aproveitar estas notícias para se vangloriar um pouco mais.

    Se este responsável está feliz da vida com os resultados, não é para estar a ser pessimista, mas não lhe dou 3 meses para estar infeliz pelo mesmo motivo...

    Quanto aos números de uma forma geral, como já disse as vendas de ligeiros cresceram 38% face a Dezembro de 2007 e 5,7 o total do ano de 2008 face a 2007. Destaques positivos para a Fiat a crescer 43,4% face a 2007 para quase 10.000 viaturas, a Nissan a crescer 96% para quase 5700 viaturas, a Seat a crescer 32% para mais de 13.000 viaturas e a BMW que pela primeira vez ultrapassa as 10.000 viaturas vendidas em Portugal (cresce 10%).
    Outras notas positivas (de crescimento) para a Ford (13%), VW (10%), Audi (13%).
    Notas negativas para a Opel a perder 14,5%, Citroen (-4%), Peugeot (-2%), Mercedes (-6.9%) e Toyota (-7.3%).

    De resto a Renault mantém-se como líder incontestada, cresce 2,5% e nas marcas mais pequenas há naturalmente números de subida e descida maiores (derivados dos poucos volumes), mas em vez de estar aqui exaustivamente a descrevê-los, deixo a imagem da grelha da ACAP para que possam ver. Bem sei que não se vê grande coisa, se quiserem melhor vejam do site do Auto Informa.

    LPDez20082.jpg

    http://www.autoinforma.pt/index.php?...d=279&xpto=1&a[]=&a[]=0,,

    #2
    É perfeitamente normal que esteja satisfeitissimo com os resultados!!!

    Se a minha empresa tivesse crescido 29% em Dezembro, eu tambem estaria, cresceu 0,5% e eu fiquei muito satisfeito, porque na minha area de negocios, a regra foi ......decrescer dois digitos (!!!)

    O facto de se perceber e advinhar que os +29% se transformarão brevemente em -29% não tem que implicar um discurso da desgraça e da profecia negativa, isso é o nosso mal

    Comentário


      #3
      Sim Senhor um bom resultado de Dezembro, um balão de oxigenio para aguentar tempos dificeis que ai vêm com os aumentos dos impostos sobre os veiculos apartir de Janeiro de 2009.
      No entanto aos previsões internacionais do maior constructor mundial Toyota são menos 15% de vendas, 13000 para o desemprego, 11dias as fabricas do Japão paradas.
      Este bom resultado de Dezembro apenas reflecte que houve muitas pessoas a antecipar a compra de carro para fugir aos aumentos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
        É perfeitamente normal que esteja satisfeitissimo com os resultados!!!

        Se a minha empresa tivesse crescido 29% em Dezembro, eu tambem estaria, cresceu 0,5% e eu fiquei muito satisfeito, porque na minha area de negocios, a regra foi ......decrescer dois digitos (!!!)

        O facto de se perceber e advinhar que os +29% se transformarão brevemente em -29% não tem que implicar um discurso da desgraça e da profecia negativa, isso é o nosso mal
        Sim, mas a real causa destes resultados é externa à lei da oferta e da procura, é uma condicionante imposta e por isso irreal... nunca vi ninguém ficar muito satisfeito com resultados extraordinários quando se têm resultados operacionais maus... isso é apenas cosmética.

        Mas acima de tudo, o que me preocupa é que se passa a mensagem errada, que não deve ser de se vangloriar com uma coisa que é artificial (no fundo é tapar o sol com uma peneira), mas sim atacar a real razão e o real responsável desta artificialidade... Ou será que eles estão feitos com o governo ??

        De uma pessoa que não está ligada ao meio eu até admito... agora de quem está dentro do sector, não... é mau demais.

        Comentário


          #5
          Para a BMW, 2008 foi o melhor ano em Portugal.

          Comentário


            #6
            As vendas de Dezembro parecem um oásis no meio de um deserto. Chega-se do "deserto de vendas" e encontra-se a abundância de vendas no tal "oásis" que deu pelo nome de Dezembro.

            Agora, bem, agora...sai-se do oásis e o que há para lá dele? O deserto! Penso que os meses que aí vêem vão ser duros para as marcas. Duros pelo clima económico (que nega ou atrasa a compra de carro) e pelas vendas em si, que em boa dose se viram antecipadas em Dezembro, esvaziando um pouco as que deveriam ocorrer em 2009.

            E pegando neste último ponto, o que mais é de criticar nesta questão das vendas de Dezembro, é a mexida nos impostos, que é absolutamente surreal na forma e no conteúdo.

            Comentário


              #7
              Pois é, é muito bonito o mês de Dezembro e o volume de vendas que se atingiu, mas não se esqueçam que muitos anteciparam a compra de automóvel, por motivo do aumento do valor dos veiculos previstos para 2009 e as alterações de impostos e redução de "benesses". Por curiosidade fui verificar quanto custa em 2009 o veiculo que adquiri em 2008, e o aumento foi de 960 euros no PVP.....pois é.....

              Por isso, esperemos pelo mês de Janeiro e o nºde vendas....

              Comentário


                #8
                2009 vai ser uma facada nas vendas de quase todas as marcas, e a receita do ISV ainda vai acabar por diminuir, na minha opinião...Não compreendo este aumento do ISV, só serve para penalisar os consumidores e o esforço das marcas por diminuir o CO2 e consequentemente, diminuir o imposto. Onde está a tão proclamada componente ambiental do imposto? É que a indústria automóvel (em PT) ganhou ao Estado (muitos carros desceram de preço graças ao Co2) e o Estado deu-lhes uma facada nas costas e outra a nós, já meios cadavéricos...

                Comentário


                  #9
                  Bom, sem querer ser desmacha-prazeres, julgo que este assunto ficava bem no tópico das vendas ligeiros 2008 (que parece andar esquecido desde Junho, no que se refere ao mercado nacional).

                  Quanto aos números agora apresentados, o que dizer?... Se calhar, que realmente não existe tanta crise quanto se quer fazer parecer. Afinal, o pessoal até tinha dinheiro , só devia era estar à espera que o preço fosse baixar este ano, como isso não aconteceu... toca a correr para o stand.

                  Por isso é que não me atrevo a fazer previsões para este ano. Por isso é que o governo até prevê aumento de vendas para este ano.

                  Vi há pouco nas notícias que analistas prevêem queda de 11% no mercado este ano. Pois...

                  Basta começar a constar que para o ano o ISV leva com mais aumentos, que vão logo ver o pessoal a correr para antecipar as decisões de compra!

                  Só há aqui uma coisa que eu gostava de saber...

                  No resto da Europa, foram praticamente quedas até ao fim. Mesmo tendo eles os carros mais baratos. Aliás, MUITO mais baratos do que nós.

                  Será que os governantes europeus são assim tão tapados? Porque é que, em vez de criarem incentivos, não carregam nos impostos?

                  Se os carros em Espanha ou na Alemanha subissem 1500 euros em impostos, acréscimo que a esmagadora maioria poderia suportar sem grandes problemas, já viram a receita que isso gerava para os respectivos governos?

                  E assim também punham o pessoal a correr para o stand (pelo menos nos finais de ano, para minimizar as perdas)!

                  Espero que percebam a crítica implícita neste texto. É que é graças a esta atitude que as coisas se vão mantendo - é o chamado "remediar".

                  Comentário


                    #10
                    Pensava eu que iria ser dos poucos a registar o carro em dezembro já que o pessoal iria esperar para janeiro, mas pelos vistos enganei-me.

                    Comentário


                      #11
                      O certo é que a nivel internacional o sector automovel está de rastos, estas vendas em Dezembro são fruto da antecipação na compra de carros e, como foi dito, vai reflectir-se negativamente em 2009. Todas as empresas ligadas ao ramo estão em crise (perto do meu local de trabalho existe uma empresa que faz bancos automóveis para o grupo Peugeot/Citroen e já dispensaram cerca de 100 trabalhadoras, esteve encerrada duas semanas em Dezembro e não se prespectiva nada de bom para 2009.
                      Também nunca vi tantos automoveis de gamas altas à venda nos sites a isso dedicados como agora se vê, o que reflete um outro problema associado ao mercado automóvel, o poder de compra não permite grandes aventuras e continua-se a recorrer a credito para os comprar, o que resulta em encargos insuportaveis para muitas familias.
                      Nisso o nosso paiz é fertil, toda a gente gosta de andar na moda, seja com telemóveis, carros ou motas (em algumas concentrações motard que presencio, as motas portuguesas são sempre os modelos mais recentes e caros...)

                      Comentário


                        #12
                        Subaru +145% o diesel afinal está a fazer das suas. ou o Impreza que todos detestam.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                          Subaru +145% o diesel afinal está a fazer das suas. ou o Impreza que todos detestam.

                          Ou o Outback...carrinha fabulosa que já tive o prazer de a acompanhar na 2ªcircular!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pininfarina Ver Post
                            2009 vai ser uma facada nas vendas de quase todas as marcas, e a receita do ISV ainda vai acabar por diminuir, na minha opinião...Não compreendo este aumento do ISV, só serve para penalisar os consumidores e o esforço das marcas por diminuir o CO2 e consequentemente, diminuir o imposto. Onde está a tão proclamada componente ambiental do imposto? É que a indústria automóvel (em PT) ganhou ao Estado (muitos carros desceram de preço graças ao Co2) e o Estado deu-lhes uma facada nas costas e outra a nós, já meios cadavéricos...
                            Isto é só estratégia, e da boa. Temos grandes cabeças pensantes à frente destes assuntos. Eles vêem para além do obvio. Só nós é que não conseguimos perceber que o aumento do ISV é uma boa estratégia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                              Subaru +145% o diesel afinal está a fazer das suas. ou o Impreza que todos detestam.
                              E a Maseratti? Não tem diesel, mas cresceu 120% em relação ao ano passado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                E a Maseratti? Não tem diesel, mas cresceu 120% em relação ao ano passado.
                                Basicamente quer dizer que quem tem dinheiro não ficou afectado pela crise...e pelo bom gosto.

                                Comentário


                                  #17
                                  É natural que esses resultados sejam tão altos, pois resultam da gestão das expectativas do aumento tão propalado dos carros para 2009.

                                  A Renault, mesmo com os atrasos nas entregas, consegue estar, mais uma vez à frente, o que já começa a ser maçador para as restantes marcas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                                    Bom, sem querer ser desmacha-prazeres, julgo que este assunto ficava bem no tópico das vendas ligeiros 2008 (que parece andar esquecido desde Junho, no que se refere ao mercado nacional).

                                    Quanto aos números agora apresentados, o que dizer?... Se calhar, que realmente não existe tanta crise quanto se quer fazer parecer. Afinal, o pessoal até tinha dinheiro , só devia era estar à espera que o preço fosse baixar este ano, como isso não aconteceu... toca a correr para o stand.

                                    Por isso é que não me atrevo a fazer previsões para este ano. Por isso é que o governo até prevê aumento de vendas para este ano.

                                    Vi há pouco nas notícias que analistas prevêem queda de 11% no mercado este ano. Pois...

                                    Basta começar a constar que para o ano o ISV leva com mais aumentos, que vão logo ver o pessoal a correr para antecipar as decisões de compra!

                                    Só há aqui uma coisa que eu gostava de saber...

                                    No resto da Europa, foram praticamente quedas até ao fim. Mesmo tendo eles os carros mais baratos. Aliás, MUITO mais baratos do que nós.

                                    Será que os governantes europeus são assim tão tapados? Porque é que, em vez de criarem incentivos, não carregam nos impostos?

                                    Se os carros em Espanha ou na Alemanha subissem 1500 euros em impostos, acréscimo que a esmagadora maioria poderia suportar sem grandes problemas, já viram a receita que isso gerava para os respectivos governos?

                                    E assim também punham o pessoal a correr para o stand (pelo menos nos finais de ano, para minimizar as perdas)!

                                    Espero que percebam a crítica implícita neste texto. É que é graças a esta atitude que as coisas se vão mantendo - é o chamado "remediar".
                                    Não aconteceu ??

                                    Deves pensar que estes números e esta corrida à matrícula foi feita a preços de tabela...foi também uma forma das marcas ajudarem a escoar o stock que têm nos braços (e que está a crescer desde Julho, altura em que o mercado começou a abrandar... ). Mas caramba, não deve ter havido marca que não fizesse promoções em Novembro/Dezembro... em Novembro não se reflectiu muito nas vendas, foi tudo matriculado agora em Dezembro...

                                    E a conversa dos stands era sempre a mesma... Olhe que isto vai aumentar em Janeiro... 1000€... mas se matricularmos já faço-lhe um descontaço...

                                    Os números foram bons, mas as condições em que estes foram feitos estamos para ver.

                                    Ainda assim, no caso particular da Renault o mês não lhes deve ter corrido assim tão bem como esperavam porque foram os primeiros a inaugurar as promoções de 2009... já desde ontem... Suporte ao aumento de IVA para veículos em stock até final de Fevereiro excepto no Novo Mégane... há que escoar, amigos, há que escoar...

                                    Comentário


                                      #19
                                      hmm, acho que é mais representativo ver ligeiros mais comerciais ligeiros.
                                      Se estamos a avaliar a saude das marcas.

                                      Se estamos a avaliar o consumidor comum que compra carro para o dia a dia, nao tá nada mau...parabens MINI...

                                      O mini é um obstaculo ao MiTo LOL

                                      Parabens FIAT. pelos 29%de subida mesmo a nivel comercial + "social". Acho que é um sinal de aumento de confiança na marca.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                                        Não aconteceu ??

                                        Deves pensar que estes números e esta corrida à matrícula foi feita a preços de tabela...foi também uma forma das marcas ajudarem a escoar o stock que têm nos braços (e que está a crescer desde Julho, altura em que o mercado começou a abrandar... ). Mas caramba, não deve ter havido marca que não fizesse promoções em Novembro/Dezembro... em Novembro não se reflectiu muito nas vendas, foi tudo matriculado agora em Dezembro...

                                        E a conversa dos stands era sempre a mesma... Olhe que isto vai aumentar em Janeiro... 1000€... mas se matricularmos já faço-lhe um descontaço...

                                        Os números foram bons, mas as condições em que estes foram feitos estamos para ver.

                                        Ainda assim, no caso particular da Renault o mês não lhes deve ter corrido assim tão bem como esperavam porque foram os primeiros a inaugurar as promoções de 2009... já desde ontem... Suporte ao aumento de IVA para veículos em stock até final de Fevereiro excepto no Novo Mégane... há que escoar, amigos, há que escoar...
                                        Não, não aconteceu. O que é que está mal naquilo que escrevi? "Não aconteceu" desde que se souberam as intenções do governo através do OE2009.

                                        Todos os carros aumentaram de preço este ano. Muita gente deveria estar a aguardar descidas (ou pelo menos a manutenção) do ISV.

                                        Claro que sei que houve campanhas, é mais ou menos o mesmo em todos os finais de ano por causa dos objectivos. Em 2008 "agravadas" pelas alterações ao ISV.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Até a bmw vende mais que a fiat em Portugal..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Até a bmw vende mais que a fiat em Portugal..
                                            ahahah

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                              É natural que esses resultados sejam tão altos, pois resultam da gestão das expectativas do aumento tão propalado dos carros para 2009.

                                              A Renault, mesmo com os atrasos nas entregas, consegue estar, mais uma vez à frente, o que já começa a ser maçador para as restantes marcas...


                                              Muito a base da megane II, que quanto a mim é um ótimo produto. As vezes fico na dúvida se não teria ficado mais bem servido com uma megane II carrinha que o novo Bravo,tudo bem que a nivel de design exterior e decoração interior perfiro o bravo, mas em termos de espaço,bancos e apresentação além de arrumos e praticabilidade a megane II bate o bravo mais, e apesar de não ter um design fora de série tem bons materiais e um desenho caracteristico, até o travão de mão que muita gente fala mal, não sei porque ,dizem que não é ergonómico,bahh que piada tem os travões de mão convencionais,só atrapalham não permitem ter o apoio de braço enorme e bojudo da megane II.

                                              Os consumidores são de modas enfim, as vezes calha bem já outras...

                                              Quanto ao nr um, no brasil acontece o mesmo com a FIAT, e não é preciso dizer mais nada quando se sabe quem em S.Paulo cidade vivem perto de 20.000.000 de habitantes o dobro de portugal e metade de Espanha..só numa cidade lool

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por xiapadai Ver Post
                                                Muito a base da megane II, que quanto a mim é um ótimo produto. As vezes fico na dúvida se não teria ficado mais bem servido com uma megane II carrinha que o novo Bravo,tudo bem que a nivel de design exterior e decoração interior perfiro o bravo, mas em termos de espaço,bancos e apresentação além de arrumos e praticabilidade a megane II bate o bravo mais, e apesar de não ter um design fora de série tem bons materiais e um desenho caracteristico, até o travão de mão que muita gente fala mal, não sei porque ,dizem que não é ergonómico,bahh que piada tem os travões de mão convencionais,só atrapalham não permitem ter o apoio de braço enorme e bojudo da megane II.

                                                Os consumidores são de modas enfim, as vezes calha bem já outras...

                                                Quanto ao nr um, no brasil acontece o mesmo com a FIAT, e não é preciso dizer mais nada quando se sabe quem em S.Paulo cidade vivem perto de 20.000.000 de habitantes o dobro de portugal e metade de Espanha..só numa cidade lool
                                                Concordo inteiramente!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Então a Lamborghini não vendeu um único carro? Porra que não me sai o Euromilhões.. :\


                                                  Surpreendente (ou não) as vendas da Nissan e da KIA, o Ceed e o Qasqai tiveram uma boa aceitação.

                                                  Curioso o facto de se venderem bem mais MINI que Alfa Romeo cá.

                                                  A SAAB está uma desgraça.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    De realçar que as vendas da MINI e da BMW estão (e bem!) separadas na tabela, são marcas diferentes (embora por vezes aqui no forum haja tendência a meter tudo no mesmo saco).
                                                    Ainda em relação à MINI é de realçar que este ano foi chato, na medida em que não existe a versão cabrio, visto que a geração R53 cabrio já não era fabricada e a versão cabrio R56 ainda não é comercializada, pelo que as vendas da MINI reflectem apenas as vendas da versão 3 portas e Clubman.

                                                    Em relação à Alfa Romeo, volto a frisar que os Alfistas que eu conheço na vida real chegam à hora de passar o cheque e não compram Alfa Romeo, as vendas reflectem a dura realidade, aqui no tópico ao lado fala-se de se verem mais Mitos que Golfs e Sciroccos nas ruas, quando a realidade mostra que a gama inteira da Alfa Romeo vende bastante menos que a simples MINI, e no mês de Dezembro (já com o Mito a contar para as vendas) também não vejo nada de especial.

                                                    Em relação à Fiat confirma aquilo que eu vejo diariamente: as estradas estão inundadas de Fiat 500, tenho a certeza que o 500 está a ajudar imenso a Fiat, é definitivamente um sucesso, o Grande Punto também deve estar a vender bem, e são dois best-sellers capazes de catapultar as vendas da marca por si só.

                                                    De resto o aumento das vendas em Dezembro foi na antecipação do aumento dos preços em Janeiro.

                                                    Cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Jeandré as vendas do Mini Cabrio sempre foram residuais.. até porque não há versão diesel, alem de que o preço é bem superior à restante gama.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                        Jeandré as vendas do Mini Cabrio sempre foram residuais.. até porque não há versão diesel, alem de que o preço é bem superior à restante gama.
                                                        Sim, mas a ideia que quero passar é que 2008 para a MINI foram apenas dois modelos, ao passo que 2009 não só vai ter o novo MINI Cabrio, como também o novo SUV by MINI, ou seja, a marca tem boa margem para progressão.

                                                        Cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Na minha opinião a resposta para o "pico" de Dezembro encontra-se no fim de Janeiro.


                                                          Caso o mês de Janeiro seja regular então creio não existirem razões de preocupação. Caso contrário confirma-se por completo que houve uma clara antecipação de compra por causa do efeito do ISV e o potencial aumento que teve em quase todos os veículos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Há várias marcas a anunciarem que cobrem o aumento dos impostos durante os meses de Janeiro/Fevereiro.

                                                            A crise só se vai ver lá para Março...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X