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    Tabela da disponibilidade de ligeiros de passageiros

    Nâo encontrei em lado nenhum, de forma que deixo aqui a lista deste ano publicada na última "AutoFrotas".

    Tem algumas diferenças para o ano passado, mas basicamente, não há grandes alterações.

    Este tipo de estatísticas - de empresas de aluguer operacional - representam, na minha opinião, o verdadeiro espelho da fiabilidade média que podemos esperar dos nossos carros. Aqui ficam de fora favoritismos, simpatias, marketing, etc. ...São simplesmente números recolhidos das frotas operacionais.


    Eis o número médio de intervenções ocorridas em Portugal em veículos não-comerciais entre Setembro de 2007 e Agosto de 2008.

    01 - Nissan - 1.58
    02 - Honda - 1.63
    03 - Mitsubishi - 1.87
    04 - Mercedes - 1.88
    05 - Alfa-Romeo - 1.90
    06 - Mazda - 1.95
    07 - Ford - 2.01
    08 - BMW - 2.02
    09 - Fiat - 2.10
    10 - Seat - 2.14
    11 - Toyota - 2.16
    12 - Opel - 2.19
    13 - Citroen - 2.20
    14 - Audi - 2.54
    15 - Skoda - 2.56
    16 - Renault - 2.60
    17 - Peugeot - 2.61
    18 - VW - 2.86


    Michael
    Editado pela última vez por Mik; 07 January 2009, 01:19. Razão: alteração do nome do tópico

    #2
    São dados muito interessantes, na revista também tinha o tamanho da amostragem?

    Comentário


      #3
      Isso sao valores em que unidade?

      è que se for em Milhares de carros tá um bocado mau...porque ha mt mais VW do que Mazdas por exemplo.

      Comentário


        #4
        Bem com alguma tosse vejo a Alfa em 5º lugar e a Toyota tão baixo.

        Já a Mercedes tão alto também acho estranho.

        Já sem surpresas nenhumas vê-se a VW e Renault no fundo da tabela.

        Comentário


          #5
          O interesse destas estatísticas é próximo de zero, que tipo de avarias foram? qual foi o tempo médio de intervenção necessário? ... sem esses dados esses nºs têm pouco interesse, uns podem ter rebentado dois fusiveis e outros podem ter estado uma semana ou duas parados por causa de uma unica intervenção.

          Comentário


            #6
            Achas que é fidedigno? não estou a criticar, estou simplesmente a perguntar qual é a base de confiança

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
              São dados muito interessantes, na revista também tinha o tamanho da amostragem?
              A estatística é referente a todos os veículos em Aluguer Operacional.

              O tamanho da amostragem em cada marca é irrelevante.

              Têm tanto impacto 1 carro problemático numa frota de 10, como 10 carros numa frota de 100, como 100 têm numa frota de 1000.

              As maiores frotas são da Renault e da Opel com alguns milhares de unidades cada.

              Michael

              Comentário


                #8
                Lê bem tudo o que lá diz. As frotas são de número e constituição diferentes.
                E isso são intervenções e n avarias. Exemplo, o meu colega já foi 4x ao concessionário porque se queixa de um defeito que mais ninguém vê. Além, de q já quando outro user colocou aqui essa estatistica, q é regularmente publicada, se pôs a questão se uma revisão n comtemplada no contrato naquele espaço de tempo n conta para essas intervenções? Porque creio que até as normais contam.
                No entanto, tem algum interesse, especialmente para frotas como a renault e opel.

                Comentário


                  #9
                  Aquelas latas japonesas nunca me enganaram.

                  Comentário


                    #10
                    Das duas uma:

                    os dados são de todas as intervenções com pedido autorização e respectiva factura.

                    Ou então têm maneira de filtrar a informação por manutenção programada, não programada, ou manuntenção correctiva.


                    Se o carro vai lá muitas vezes porque ninguém vê o problema, ainda bem, porque isso é mais um sinónimo de pouca fiabilidade... na assistência tecnica.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                      A estatística é referente a todos os veículos em Aluguer Operacional.

                      O tamanho da amostragem em cada marca é irrelevante.

                      Têm tanto impacto 1 carro problemático numa frota de 10, como 10 carros numa frota de 100, como 100 têm numa frota de 1000.

                      As maiores frotas são da Renault e da Opel com alguns milhares de unidades cada.

                      Michael
                      Não percebi...o que é que querem dizer aqueles números? 1,6 quer dizer qu cada carro foi em media 1,6 vezes a officina em 50 000km's?

                      Isso são carros de aluguer operacional? tipo Rent-a-car?

                      Comentário


                        #12
                        Já toda a gente devia saber que as únicas que contam são as que têm os japunas em 1º dps os alemães e seria lá possível a alfa tar em 5º ou a fiat em 9º.

                        (irónico mode on)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                          A estatística é referente a todos os veículos em Aluguer Operacional.

                          O tamanho da amostragem em cada marca é irrelevante.

                          Têm tanto impacto 1 carro problemático numa frota de 10, como 10 carros numa frota de 100, como 100 têm numa frota de 1000.

                          As maiores frotas são da Renault e da Opel com alguns milhares de unidades cada.

                          Michael
                          Irrelevante não é, pois o erro estatístico da amostragem é tanto maior quanto menor for o parque de viaturas utilizado; isso tanto pode enviezar para melhor como para pior. O ideal seria o parque de cada marca ser em número aproximadamente igual.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                            A estatística é referente a todos os veículos em Aluguer Operacional.

                            O tamanho da amostragem em cada marca é irrelevante.

                            Têm tanto impacto 1 carro problemático numa frota de 10, como 10 carros numa frota de 100, como 100 têm numa frota de 1000.

                            As maiores frotas são da Renault e da Opel com alguns milhares de unidades cada.

                            Michael
                            Desculpem, lá mas secalhar vou fazer uma pergunta intervenção muito estúpida, mas não estou a perceber...

                            Então por exemplo, se a Renault costuma liderar as vendas no nosso mercado, é natural que hajam mais problemas, já que são os que vendem mais carros, não?

                            O que disseste é que neste estudo isso do número de carros já está posto de lado?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                              Não percebi...o que é que querem dizer aqueles números? 1,6 quer dizer qu cada carro foi em media 1,6 vezes a officina em 50 000km's?

                              Isso são carros de aluguer operacional? tipo Rent-a-car?
                              Sâo carros em aluguer operacional, tipicamente frotas de empresas.
                              O cliente paga o combustível e a empresa de renting trata do resto.

                              Os números representam o número médio de intervenções por carro no espaço de 1 ano compreendido entre Setembro de 2007 e Agosto de 2008.

                              E parece que ninguém leu, por isso repito. O tamanho da amostragem em cada marca é irrelevante. ...ou será que é mais fácil encontrar 2 veículos problemáticos em 20, do que encontrar 1 em 10? ...Ou 100 em 1000?

                              Contudo, são contabilizadas apenas intervenções na marca. Nâo dizem se foi motor partido ou vibração na chapeleira.

                              Michael

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                Desculpem, lá mas secalhar vou fazer uma pergunta intervenção muito estúpida, mas não estou a perceber...

                                Então por exemplo, se a Renault costuma liderar as vendas no nosso mercado, é natural que hajam mais problemas, já que são os que vendem mais carros, não?

                                O que disseste é que neste estudo isso do número de carros já está posto de lado?

                                Ya...por aqui só meia noticia tá-me a fazer confusao...
                                Gostava mesmo de saber o que dizem aqueles numeros...sou o homem dos factos e nao das teorias.

                                Por isso pergunto outra vez:

                                O que querem dizer esses numeros?
                                São de frotas tipo Rent-a-car?

                                Comentário


                                  #17
                                  Continuo sem perceber, de que tipo de aluguer operacional se trata?

                                  E são intervenções? Que tipo de fiabilidade nos dá uma "intervenção"? Não fazemos a mais pequena ideia do tamanho da intervenção...Tanto um Vw que foi à oficina para resolver um barulho que o dono julga ouvir dentro do porta luvas como um mercedes que substituiu uma caixa têm o mesmo peso...

                                  E caso se trate de aluguer operacionais principalmente de frotas de empresas na minha opinião não podemos comparar por exemplo opel com a bmw que possuem frotas de aluguer com sentidos completamente diferentes

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tens que ler o que o pessoal escreve:

                                    "Os números representam o número médio de intervenções por carro no espaço de 1 ano compreendido entre Setembro de 2007 e Agosto de 2008."

                                    Para o Mik repito o que disse atrás:Irrelevante não é, pois o erro estatístico da amostragem é tanto maior quanto menor for o parque de viaturas utilizado; isso tanto pode enviezar para melhor como para pior. O ideal seria o parque de cada marca ser em número aproximadamente igual.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                      Sâo carros em aluguer operacional, tipicamente frotas de empresas.
                                      O cliente paga o combustível e a empresa de renting trata do resto.

                                      Os números representam o número médio de intervenções por carro no espaço de 1 ano compreendido entre Setembro de 2007 e Agosto de 2008.

                                      E parece que ninguém leu, por isso repito. O tamanho da amostragem em cada marca é irrelevante. ...ou será que é mais fácil encontrar 2 veículos problemáticos em 20, do que encontrar 1 em 10? ...Ou 100 em 1000?

                                      Contudo, são contabilizadas apenas intervenções na marca. Nâo dizem se foi motor partido ou vibração na chapeleira.

                                      Michael

                                      Exactamente como eu estava a pensar mas então de que nos serve comparar um mercedes que normalmente são carros de administração e possuem um uso (e quilometragem) completamente diferente de um opel ou renault que são utilizados para realizar serviços de outro "genero"?

                                      Na minha (humilde) opinião apenas podemos comparar renault e opel (e talvez peugeot e semelhantes) pois como apontas-te são as que possuem um numero de viaturas parecido e são usadas em stocks operacionais da mesma maneira!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mik;2716210

                                        [...
                                        E parece que ninguém leu, por isso repito. O tamanho da amostragem em cada marca é irrelevante. ...ou será que é mais fácil encontrar 2 veículos problemáticos em 20, do que encontrar 1 em 10? ...Ou 100 em 1000?

                                        [...]

                                        Michael
                                        Na minha óptica é tudo menos irrelevante.
                                        Uma marca vende 1 carro. Esse carro tem um problema. Em percentagem, vai dar 0% de fiabilidade.

                                        Uma marca vende 2 carros. Um deles tem um problema. Logo essa marca é 50% fiável.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                          A estatística é referente a todos os veículos em Aluguer Operacional.

                                          O tamanho da amostragem em cada marca é irrelevante.

                                          Têm tanto impacto 1 carro problemático numa frota de 10, como 10 carros numa frota de 100, como 100 têm numa frota de 1000.

                                          As maiores frotas são da Renault e da Opel com alguns milhares de unidades cada.

                                          Michael
                                          O tamanho da amostragem está longe de ser irrelevante, é a essência mesmo da estatística.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                            Continuo sem perceber, de que tipo de aluguer operacional se trata?

                                            E são intervenções? Que tipo de fiabilidade nos dá uma "intervenção"? Não fazemos a mais pequena ideia do tamanho da intervenção...Tanto um Vw que foi à oficina para resolver um barulho que o dono julga ouvir dentro do porta luvas como um mercedes que substituiu uma caixa têm o mesmo peso...

                                            E caso se trate de aluguer operacionais principalmente de frotas de empresas na minha opinião não podemos comparar por exemplo opel com a bmw que possuem frotas de aluguer com sentidos completamente diferentes
                                            GRR, tava mesmo perdido, nao li um post do Mik. desculpa lá. obrigado pela INFo, ams acho que devias meter no 1º post a dizer que tipo de aluguer operacional é e que tipo de significado tem os numeros.

                                            Já agora...renaults nao comercias, opeis nao comerciais, fiats nao comercias...nao tou a perceber esta parte...frotas de empresa + não comerciais faz-me confusao em algumas marcas.


                                            Tks
                                            Editado pela última vez por Sotor; 06 January 2009, 23:35.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parece que isto faz falta a alguém

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                A estatística é referente a todos os veículos em Aluguer Operacional.

                                                O tamanho da amostragem em cada marca é irrelevante.

                                                Têm tanto impacto 1 carro problemático numa frota de 10, como 10 carros numa frota de 100, como 100 têm numa frota de 1000.

                                                As maiores frotas são da Renault e da Opel com alguns milhares de unidades cada.

                                                Michael
                                                N é de todo irrelevante.
                                                Marcas como a renault ou opel, milhares na frota, têm desde clios a lagunas, de clios comerciais a masters, kms de 5000 por ano a 100000 por ano.
                                                A jaguar terá uma frota se calhar de 20
                                                Salvoerro a nissan e a mitsubishi têm meia duzia de viaturas, sendo algumas frotas só de comerciais.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                  Se forem carros de aluguer achas mesmo que vao ha oficina por um barulhozinho? LOL

                                                  Vão sim, o meu pai possui veiculo de empresa há anos, frota de aluguer (renault e opel) e garanto-te que ficavas impressionado com a quantidade de x que ele lá foi por causas semelhantes

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                    Então por exemplo, se a Renault costuma liderar as vendas no nosso mercado, é natural que hajam mais problemas, já que são os que vendem mais carros, não?

                                                    O que disseste é que neste estudo isso do número de carros já está posto de lado?
                                                    Sim. O número é irrelevante.
                                                    Exemplo hipotético. Se numa frota de 10 Nissan, um tiver que ir à oficina 2 vezes, então, para a Renault com uma frota de 2000 ficar pior na classificação, teria que mandar 50 Renault à oficina 8 vezes. ...ou 200 também pelo menos 2 vezes. ....e assim sucessivamente.

                                                    O tamanho da amostragem é irrelevante.

                                                    O LuisNeves tem a sua razão quando diz que os erros de estatística são maiores em amostragens mais pequenas, mas tem também razão quando diz que o erro pode ser para melhor ou pior.

                                                    De qualquer forma, consideraria isso relevante se estivéssemos a falar de amostragens de meia-dúzia de carros o que não será o caso. Se fosse, muito provavelmente veríamos outras marcas menos comuns mas igualmente presentes nestas empresas de aluguer operacional como Jaguar, Lexus, Volvo, Saab, Mini, Lancia, etc.

                                                    Michael

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                      Parece que isto faz falta a alguém
                                                      ...mas não é a mim, obrigado.

                                                      Michael

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                        N é de todo irrelevante.
                                                        Marcas como a renault ou opel, milhares na frota, têm desde clios a lagunas, de clios comerciais a masters, kms de 5000 por ano a 100000 por ano.
                                                        A jaguar terá uma frota se calhar de 20
                                                        Salvoerro a nissan e a mitsubishi têm meia duzia de viaturas, sendo algumas frotas só de comerciais.
                                                        Como tive oportunidade de referir. A estatística não contempla veículos comerciais.

                                                        Michael

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O que se fala aqui da utilização em certo tipo de marcas é verdade.

                                                          Nas gestoras de frotas grande parte estão incluidos as versões comerciais, que já se sabe, levam apertos dos valentes.

                                                          Por isso diria que se devia dar um desconto para essas marcas

                                                          edit: Deixa de fazer sentido o meu post, este estudo não contempla comerciais.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                            Sim. O número é irrelevante.
                                                            Exemplo hipotético. Se numa frota de 10 Nissan, um tiver que ir à oficina 2 vezes, então, para a Renault com uma frota de 2000 ficar pior na classificação, teria que mandar 50 Renault à oficina 8 vezes. ...ou 200 também pelo menos 2 vezes. ....e assim sucessivamente.

                                                            O tamanho da amostragem é irrelevante.

                                                            O LuisNeves tem a sua razão quando diz que os erros de estatística são maiores em amostragens mais pequenas, mas tem também razão quando diz que o erro pode ser para melhor ou pior.

                                                            De qualquer forma, consideraria isso relevante se estivéssemos a falar de amostragens de meia-dúzia de carros o que não será o caso. Se fosse, muito provavelmente veríamos outras marcas menos comuns mas igualmente presentes nestas empresas de aluguer operacional como Jaguar, Lexus, Volvo, Saab, Mini, Lancia, etc.

                                                            Michael
                                                            Tu és um gajo teimoso!
                                                            É relevante.

                                                            Nissan 33 veículos
                                                            Honda 175 veículos
                                                            Mercedes 1058 viaturas passageiros
                                                            Ford 2448 " "
                                                            BMW 1882 " "
                                                            VW 3756 " "
                                                            Renault 5392 " "
                                                            Opel 5330 " "

                                                            Os valores dos comerciais estão à parte, com gráfico também diferenciado.

                                                            Mazda 27 Veículos comerciais.
                                                            Peugeot 1175 " "
                                                            Opel 2543 " "
                                                            Renault 2458 " "
                                                            Toyota 631 " "

                                                            In Autofrota



                                                            Estes dados são da maior operadora de aluguer operacional veículos do mercado. E até eles chamam atenção, para o facto de quando a frota de uma marca cresce, normalmente o seu lugar no ranking também desce.

                                                            Comentário

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