Esta história da "globalização" tem varias facetas.
Isto das marcas terem o mesmo bloco com vários níveis de potência está a crescer a olhos vistos.
A BMW vai ter um bloco 2.0 diesel com 116, 143, 177 e 204cv
A VW vai ter um bloco 2.0 diesel com 110, 140, 170 e 204cv (não sei se vai ser este o valor).
Agora o interessante é, que diferenças vão ter esses motores?
Vamos começar pelo interior dos blocos, pelas peças moveis, cambota, bielas e pistões, segundo a lógica cada motor deveria ter esses componentes preparados para as respectivas potências.
Mas do ponto de vista da "produção" não é mais económico fazer isso tudo igual? Mesmo que para as versões mais "fracas" esteja sobredimensionado?
Com um bloco "standard", basta mudar uns periféricos (o turbo por exemplo) e obter vários níveis de potência, até a embraiagem podia ser a mesma em vários modelos, desde que estivesse preparada para a versão mais potente...
Tudo depende das lógicas de produção.
Se isto acontecer vai ser o paraíso da "trafulhice".
As marcas "atrofiam" os motores para terem consumos baixos e as respectivas emissões igualmente baixas.
Um gajo depois na "garagem" monta as peças do modelo acima e foge aos impostos!!!!
Muito vai a policia ter que abrir capots.... e ter umas aulas de como "faralhar" um carro...
Isto das marcas terem o mesmo bloco com vários níveis de potência está a crescer a olhos vistos.
A BMW vai ter um bloco 2.0 diesel com 116, 143, 177 e 204cv
A VW vai ter um bloco 2.0 diesel com 110, 140, 170 e 204cv (não sei se vai ser este o valor).
Agora o interessante é, que diferenças vão ter esses motores?
Vamos começar pelo interior dos blocos, pelas peças moveis, cambota, bielas e pistões, segundo a lógica cada motor deveria ter esses componentes preparados para as respectivas potências.
Mas do ponto de vista da "produção" não é mais económico fazer isso tudo igual? Mesmo que para as versões mais "fracas" esteja sobredimensionado?
Com um bloco "standard", basta mudar uns periféricos (o turbo por exemplo) e obter vários níveis de potência, até a embraiagem podia ser a mesma em vários modelos, desde que estivesse preparada para a versão mais potente...
Tudo depende das lógicas de produção.
Se isto acontecer vai ser o paraíso da "trafulhice".
As marcas "atrofiam" os motores para terem consumos baixos e as respectivas emissões igualmente baixas.
Um gajo depois na "garagem" monta as peças do modelo acima e foge aos impostos!!!!
Muito vai a policia ter que abrir capots.... e ter umas aulas de como "faralhar" um carro...
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