Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CRISE - O que mudou ou mudará no vosso consumo...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    CRISE - O que mudou ou mudará no vosso consumo...

    ... automóvel.

    Isto é, com a actual desconfiança enconómica, falta de liquidez, dificuldade no crédito, sobreendividamento, possível desemprego, etc; o que mudou ou mudará na vossa forma de comprar, usar e trocar o automóvel?


    Eu tinha uma forma de consumo automóvel que ia no sentido de comprar novo e manter 12 anos. Revisões e reparações na marca durante a garantia e pouco mais. Andar à vontade.

    Agora: Ainda tenho 2 carros comprados novos que têm 10 e 8 anos.

    A crise obrigou-me a mudar...

    *Já não ficam pelos 12 anos; ficam enquanto seja viável mentê-los (talvez até fazerem 20 anos)

    *Nunca tinha adquirido carro usado e fi-lo recentemente (carro com 10 anos) e para fazer outros 10.

    Revisões no mecânico (não oficial) e só vou a concessionário oficial se for necessário. Revisões sempre a tempo e na hora.

    *Os três seguros estão em negociação (tentativa de baixar custos).

    *Condução muito mais descontaída e suave. São -1 a -2 litros aos 100km.

    Cump.

    #2
    Embora nem pague o combustivel na maioria das vezes, a verdade é que desde que aprendi a conduzir de maneira a poupar algum combustivel, e nem foi derivado de nenhuma crise, já uso sempre alguns truques.

    Comentário


      #3
      1- consumos: comecei atentar gastar o menos possível. reduzi os gastos.

      2- Compra: Andava a vasculhar o mercado para eventualmente trocar o meu megane de 2004 por um de 2006/07. Esqueci. Vou aguentar este carro pelos menos uns 4 anos mais.

      3- Seguro: Contra todos os riscos. 450 euros por ano é preferível a uma conta astronómica por um toque pequeno.Só um para choques é mais de 500 euros....

      3- REvisões: Nunca fiz na marca.Há uns tempos na renault deram-me um orçamento para a correia de distribuição e bomba: 515 euros. Fui a um particular: 180 euros. óleo, filtros de 10 em 10 mil. Pneus: como a medida é de 195 e não 205 poupo bastante.

      4- Lavo o carro de vez em quando na lavagem automática. è mais eficaz, não dá trabalho e poupa água.

      Comentário


        #4
        Não era eu que pagava o gasóleo, mas ainda a estudar comecei a andar com o pé muito leve e o consumo baixou significativamente.

        Andei mesmo com a obsessão de fazer records mínimos de consumos

        Com isso ganhei muito mais calma na estrada, viagens muito mais descontraídas e alguns € a mais na carteira do pai!

        Comentário


          #5
          No meu caso é mesmo aumentar o rendimento e não diminuir o consumo.

          Vamos ver como corre este ano

          Comentário


            #6
            Eu tive mm q andar c pé leve, simultaneamente ao aumento em flecha do preço dos combustiveis comecei a fazer cerca 80-80 km por dia po trabalho...

            Comentário


              #7
              Felizmente não tive que mudar nada e até tenciono comprar carro em breve...

              Mas se me derem pouco pelo carro de retoma derivado da conjuntura, então assumirei as consequências e mantenho-o mais 1 ano


              Confesso que já estou um pouco farto de juntar tanto dinheiro e derrete-lo todo em carros no fim sobra um misero valor de retoma..!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                Felizmente não tive que mudar nada e até tenciono comprar carro em breve...

                Mas se me derem pouco pelo carro de retoma derivado da conjuntura, então assumirei as consequências e mantenho-o mais 1 ano


                Confesso que já estou um pouco farto de juntar tanto dinheiro e derrete-lo todo em carros no fim sobra um misero valor de retoma..!!
                Desculpa mas um 120d (bmw diesel) em portugal está sempre bem valorizado.

                Ainda para mais à muitos outros países com muito maior desvalorização automóvel (UK por exemplo).

                Comentário


                  #9
                  O meu foi comprado novo em 2002 e é para manter até caír de maduro
                  E a julgar pelos km's que tem (70 000 e é um tdi ) vai durar até eu ser velhote
                  O Estado do meu bolso não "pesca" mais nada tão cedo...

                  Comentário


                    #10
                    A compra de automóvel é o pior investimento que se pode fazer. Mal se regista em nosso nome já perdemos dinheiro, pois tem logo um averbamento e passa a ser considerado usado, e desvaloriza. Todos temos consciência disso, mas como amantes de carros que somos, acabamos sempre por deixar a paixão falar mais alto.
                    Só uma vez é que houve um novo cá em casa, e por acaso foi o que fez mais visitas à oficina. De resto, têm sido usados e semi-novos, que é uma forma de poupar o dinheiro, e de ir conseguindo comprar aquilo que se quer cá para casa.

                    E assim vai continuar, só que os carros vão ter que durar mais tempo até nova troca.

                    Estimo trocar dois em 2012, e não em 2011 como previa, devido à crise e inflação dos preços dos carros.

                    Provavelmente irei comprar com mais 1 ano de uso do que inicialmente desejava, para poupar mais algum.

                    A minha condução ultimamente tem sido muito citadina, e poupo muito, pois tenho feito uma condução de economia máxima.

                    Sou sempre eu e a minha esposa a lavar os carros, pois ficam mais bem cuidados e poupamos.

                    Não tenho seguro contra todos os riscos, apenas acresci o do pára-brisas (poupa-se, até porque tenho os carros todos na mesma companhia).

                    O meu carro deixou de fazer a manutenção na marca. Faz o mesmo mecânico, mas cá fora. Poupa-se.

                    Isto vai obrigar-nos a ser muito mais criteriosos na escolha dos próximos carros, pois vão ter que durar mais tempo ainda nas nossas mãos.

                    Comentário


                      #11
                      Não tenho quaisquer preocupações em poupar euros com o carro.

                      Revisões serão sempre feitas na marca enquanto o carro for meu.
                      Atesto sempre com BP Ultimate. Até hoje que me lembre atestei 1 vez com Repsol e 2 vezes com Galp porque não tive alternativa. No início (2003) era Shell V-Power e depois BP Ultimate 100. Acabaram e mudei para Ultimate 98 desde então.
                      Não conduzo a pensar nos consumos, mas conduzo calmamente em qualquer circunstância. Já é hábito. Não foi a crise que me fez conduzir calmamente.
                      Pneus quando precisar, colocarei o melhor que eu puder pagar.

                      Para finalizar, o meu carro é carro de fim de semana, ou seja, eu sou um condutor de fim de semana. No dia a dia uso transportes públicos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post
                        Mal se regista em nosso nome já perdemos dinheiro, pois tem logo um averbamento e passa a ser considerado usado, e desvaloriza. Todos temos consciência disso, mas como amantes de carros que somos, acabamos sempre por deixar a paixão falar mais alto.
                        Só uma vez é que houve um novo cá em casa, e por acaso foi o que fez mais visitas à oficina. De resto, têm sido usados e semi-novos, que é uma forma de poupar o dinheiro, e de ir conseguindo comprar aquilo que se quer cá para casa.

                        E assim vai continuar, só que os carros vão ter que durar mais tempo até nova troca.

                        Estimo trocar dois em 2012, e não em 2011 como previa, devido à crise e inflação dos preços dos carros.

                        Provavelmente irei comprar com mais 1 ano de uso do que inicialmente desejava, para poupar mais algum.

                        A minha condução ultimamente tem sido muito citadina, e poupo muito, pois tenho feito uma condução de economia máxima.

                        Sou sempre eu e a minha esposa a lavar os carros, pois ficam mais bem cuidados e poupamos.

                        Não tenho seguro contra todos os riscos, apenas acresci o do pára-brisas (poupa-se, até porque tenho os carros todos na mesma companhia).

                        O meu carro deixou de fazer a manutenção na marca. Faz o mesmo mecânico, mas cá fora. Poupa-se.

                        Isto vai obrigar-nos a ser muito mais criteriosos na escolha dos próximos carros, pois vão ter que durar mais tempo ainda nas nossas mãos.

                        Pela 99879799797ª vez....

                        Um carro não é um investimento, é um bem proprio de consumo como qualquer outro. Somos dos poucos paises da Europa que continua com esta mentalidade...

                        É igual a comprar um telemovel, um roupeiro, um casaco, um computador, um GPS, um plasma, uma aparelhagem, uma PlayStation....

                        Usado vale muito menos como qualquer outra coisa....

                        Comentário


                          #13
                          Quem já é "pobre", não tem margem de manobra.

                          Comentário


                            #14
                            Acabei por remar contra a maré:

                            Comprei carro em finais de 2008 novo.

                            Contudo, não deixo de ter os meus pequenos hábitos, não de contenção, mas sim de não-desperdiço:

                            Pratico condução constante e relaxada em cidade (poupa-se combustivel, stress etc)
                            Em AE não circulo constantemente acima dos 130-140 (só pontualmente para limpeza)

                            Mas já são hábitos que tinha, é a minha forma de ser com o carro e na estrada.

                            Agora quanto à compra em si, não tenciono trocar tão depressa. É para durar!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                              Pela 99879799797ª vez....

                              Um carro não é um investimento, é um bem proprio de consumo como qualquer outro. Somos dos poucos paises da Europa que continua com esta mentalidade...

                              É igual a comprar um telemovel, um roupeiro, um casaco, um computador, um GPS, um plasma, uma aparelhagem, uma PlayStation....

                              Usado vale muito menos como qualquer outra coisa....

                              Pois é um bem proprio, com a particularidade de custar não sei quantas vezes mais que uma Play Station ou um GPS.

                              Para umas pessoas significará o mesmo comprar carro que para outras uma Play, contudo, para o cidadão médio, é um investimento muito importante, geralmente o maior investimento a seguir à casa. E a nós, Portugueses em concreto, exige um grau de esforço muito maior que a muitos cidadãos europeus.

                              Um cidadão que consiga poupar 300€ por mês para comprar carro (só para isso mesmo), ao fim de 7 anos consegue comprar um carro no valor de 25000€. E nem todos os cidadãos o conseguem fazer. Isto só carro sem combustível, seguros etc...

                              Usado vale sim muito menos, mas não deixa de ser um investimento. Mas é um mau investimento - sempre, isso é!

                              Comentário


                                #16
                                vou aproveitar as quedas de juros, de preços de tcombustiveis para comprar 2 carros
                                1 ja esta o outro esta na fase de planemaneto

                                Comentário


                                  #17
                                  Faço uma condução mais cuidada, poupando combustível e também pneus e travões...

                                  Abasteço nos hipers.

                                  Revisões num mecânico "amigo", e com peças de marca branca.

                                  Mudei o seguro para um mais barato, e não hesito em mudar de novo, se isso for vantajoso.


                                  Estou prestes a iniciar o processo de decisão de compra de novo carro, e tenho de ter em conta todos os números (preços, kms/ano, consumos, etc).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom, eu para ja' desisti de comprar carro para mim.

                                    Tenho o Twingo da minha mulher que comprei em Novembro de 2008, esta' agora com 3000 km, e o novo que viria para mim no inicio de 2009 ja' foi adiado... sabe-se la' para quando!

                                    Vou continuar a andar com o velhinho Rover, e de mota sempre que o tempo o permitir.

                                    Espero ser promovido no fim de 2009 e ai' terei direito a carro da empresa, e provavelmente ja' nao compro nenhum para mim. Se isso nao acontecer (a promocao) entao logo pondero a compra de um novo.

                                    Mas como isto hoje esta' tudo bem e amanha tudo mal, e vice-versa, ja' nao faco planos muito avancados...

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que muda é o que o pessoal tem escrito: são cuidados na condução, troca mais tarde de carro, mais compra de carros em segunda mão, procura de combustíveis brancos...

                                      Mas é sol de pouca dura, basta o pessoal ter mais dinheiro na carteira para esquecer isso

                                      Comentário


                                        #20
                                        o meus amigos.
                                        a altura certa para comprar é agora.


                                        quando toda a gente tiver dinheiro as taxas de juro sobem os preços sobem e nessa altura poupamos e ficamos a ver o circo ate a próxima crise

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                          o meus amigos.
                                          a altura certa para comprar é agora.


                                          quando toda a gente tiver dinheiro as taxas de juro sobem os preços sobem e nessa altura poupamos e ficamos a ver o circo ate a próxima crise
                                          Verdade, se comprar não quero fazer crédito, mas espero espremer um bom desconto

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                            o meus amigos.
                                            a altura certa para comprar é agora.


                                            quando toda a gente tiver dinheiro as taxas de juro sobem os preços sobem e nessa altura poupamos e ficamos a ver o circo ate a próxima crise

                                            Para além disso, agora consegue-se negociar muito bons preços na compra.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                              o meus amigos.
                                              a altura certa para comprar é agora.
                                              Nopes...

                                              A altura certa para INVESTIR é agora. Como já disseram para trás, um
                                              carro não é um investimento.

                                              Esta é uma péssima altura para esbanjar dinheiro. E comprar um carro
                                              é esbanjar dinheiro.

                                              2009 vai ser um ano muito difícil (nem sei como só agora o governo
                                              chegou a uma conclusão a que eu já cheguei em 2007). Ninguém sabe
                                              bem o que vai acontecer, mas o aumento do desemprego parece ser
                                              certo.

                                              Antes de se esbanjar dinheiro deve perguntar-se: Tenho rendimento
                                              garantido em 2009 e 2010? Posso ser despedido? E se os juros voltarem
                                              a aumentar, tenho "folga"?

                                              No outro dia, em vários jornais, era possível ler em caixa-alta, algo como:

                                              «Rendimentos das famílias vão aumentar em 2009 devido à descida da
                                              inflacção
                                              Em letras mais pequenas lia-se:
                                              «Poder de compra aumenta (...)»

                                              Isto é COMPLETAMENTE FALSO!

                                              O facto de a inflacção ser menor não implica um aumento do poder de
                                              compra e MUITO MENOS um aumento do rendimento.

                                              Primeiro porque RENDIMENTO e PODER DE COMPRA são duas coisas
                                              diferentes.

                                              Depois porque o RENDIMENTO só aumenta se... houver aumentos dos
                                              SALÁRIOS (que é o principal rendimento da maioria das famílias).

                                              E por último, porque o PODER DE COMPRA só aumenta se - e só se - o
                                              aumento do RENDIMENTO for superior à INFLACÇÃO!

                                              Além disso, como nos últimos anos se tem assistido a um PERDA do poder
                                              de compra generalizada, a acontecer um aumento de rendimentos superior
                                              à inflacção, será uma RECUPERAÇÃO do poder de compra, e não um
                                              "aumento".

                                              O problema é acreditar no que os políticos dizem, em lugar de fazer as
                                              "continhas"...

                                              Comentário


                                                #24
                                                deleted

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post

                                                  Um carro não é um investimento,é um bem proprio de consumo como qualquer outro. Somos dos poucos paises da Europa que continua com esta mentalidade...
                                                  Em que o Estado considera o automóvel como um bem de luxo, pelo factor fiscal, logo o consumidor terá obrigatóriamente que encarar a sua aquisição como um investimento a médio ou mesmo longo prazo, ao contrário de muitos outros consumidores europeus.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sempre fui muito regrado pelo que para mim nada muda em termos de consumo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Lá por casa temos dois carritos:

                                                      - um Xsara 1.4cc de 04/99 c/ 66000kms que vamos aguentar mais uns anitos...porque é o carro da esposa e ela faz poucos kms por dia, por isso, o carro está bom...

                                                      - um Civic 1.5i LS VTEC de 06/00 c/ 127000 kms que vai aguentar mais algum tempo...
                                                      ou seja, é um carro que não me dá chatices e está bom, mas confesso que se as condições (económicas, leia-se) mudassem até era pessoa para trocar de carro...Se por exemplo viesse uma promoção com um dinheiro extra ao final do mês, equacionava trocar o Civic por algo mais recente...novo ou semi-novo. Enfim...
                                                      Gostaria de o fazer...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                                        Pela 99879799797ª vez....

                                                        Um carro não é um investimento, é um bem proprio de consumo como qualquer outro. Somos dos poucos paises da Europa que continua com esta mentalidade...

                                                        É igual a comprar um telemovel, um roupeiro, um casaco, um computador, um GPS, um plasma, uma aparelhagem, uma PlayStation....

                                                        Usado vale muito menos como qualquer outra coisa....
                                                        Dá uma olhadela na Dinamarca!.. Até assusta...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                          (...) o consumidor terá obrigatóriamente que encarar a sua aquisição como
                                                          um investimento a médio ou mesmo longo prazo (...)
                                                          Não é nenhum investimento:

                                                          «(...) Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou
                                                          títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior
                                                          ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso
                                                          durante o periodo de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).
                                                          (...)»
                                                          http://pt.wikipedia.org/wiki/Investimento

                                                          «(...) Investment is the choice by the individual to risk his savings with
                                                          the hope of gain. (...)»
                                                          http://en.wikipedia.org/wiki/Investment

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                                            Pela 99879799797ª vez....

                                                            Um carro não é um investimento, é um bem proprio de consumo como qualquer outro. Somos dos poucos paises da Europa que continua com esta mentalidade...

                                                            É igual a comprar um telemovel, um roupeiro, um casaco, um computador, um GPS, um plasma, uma aparelhagem, uma PlayStation....

                                                            Usado vale muito menos como qualquer outra coisa....
                                                            Ficaste muito enervado, estou a ver que sim. Não vale a pena!

                                                            Vale a pena, sim, uma pequena conta de matemática. Ora acompanha-me:

                                                            Um português que ganhe 500€/mês e tenha uma despesa idêntica, ao fim de 5 anos juntou 0€.

                                                            Um espanhól que ganhe 800€/mês e tenha uma despesa mensal igualmente de 500€ ao fim de 5 anos juntou 18.000€.

                                                            O português nem sonha em comprar um carro, pois não tem o que gastar, enquanto o espanhol compra um carro que cá custa 25.000€.

                                                            O português até poderia trabalhar o resto da vida que nunca iria sobrar nada para comprar um carro.

                                                            Por isso, é que uma pequena diferença por vezes faz toda a diferença.

                                                            Vires-me com tretas de investimento/consumo, para mim é deitar conversa fora.

                                                            A questão coloca-se em como gastar o dinheiro, ou quando é que chegará o dia de poder trocar de carro, ou pior ainda, como é que devo fazer para poupar dinheiro com este carro e ao mesmo tempo fazer com que ele dure até ter dinheiro para comprar outro novo ou mais recente (é tentar aguentar).

                                                            Por isso surge o título do tópico e as respostas só vêm confirmar que o zé povinho está a apertar o cinto e a aguentar o carro que tem com mínimo de despesas possível.

                                                            Agora, fancamente não me venhas comparar com os estrangeiros.

                                                            Vi há dias uma reportagem de um casal em que ambos tinham a mesma profissão que eu e aminha esposa e ganhavam 10 vezes o que nós ganhamos (eram noruegueses), e achavam-se mal pagos.

                                                            Não é possível comparar a mentalidade estrangeira com a nossa, pois se as mentalidades têm de mudar também uma mudança no nosso poder de compra dava uma boa ajuda. E quanto a mudanças efectivas, essas deveriam começar pelos políticos (somos latinos, por isso o resto já se sabe).

                                                            O meu carro já é velhinho (14 anos), e espero que não me dê muitas despesas até ser comprador de outro. Vou continuar a poupar conforme referi no 1º post.
                                                            Editado pela última vez por BLADERUNNER; 12 January 2009, 15:46.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X