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    Enciclopédia Mercedes-Benz

    Página 1


    Mercedes Classe C - Geral

    Mercedes R 129 300 24V (Explicação a pedido de membro)

    Mercedes Classe C (continuação) - Subtema - Serie 190 W201


    Bem, ao longo da minha estadia neste forum tenho reparado que vai havendo falta de conhecimentos por falta de alguns membros, sobre as diferentes marcas, de forma assim a cometerem erros quando comentam em tópicos, etc.
    De forma a minimizar estes desconhecimentos optei por abrir este tópico que consiste em dar a conhecer a história da Mercedes-Benz (Os outros membros podem tomar iniciativa e fazerem para as outras marcas nas quais são "especialistas"). Assim espero dar a conhecer mais a história da Mercedes, minimizar duvidas como já referi, dar a conhecer os diferentes modelos e suas evoluções.

    Este tópico vai ser organizado da seguinte forma: Com o tempo espero criar a maior enciclopédia do forum de forma totalmente organizada para que possa ter uma consulta rápida, de facil leitura e que responda a todas as perguntas. Então vai ser assim feito um post por dia. Por exemplo "Mercedes Classe E", e faço um post sobre a classe E no geral. Nos dias seguintes vou desenvolvendo a "história" para cada classe em particular e subdividir as classes até em modelos; de forma a ficar "classe E (e uma breve introduçao a classe E, que segmento é, objectivos, evoluçoes, etc). Depois começar a falar da classe E W124, e explicar tudo sobre a classe E W124; e depois se necessario subdividir a classe E W124 em "C124 coupé" "S124 Station", e isto para todos os modelos (W210, etc etc) e outras classes como A,C,CLK, etc etc.

    A medida que se insere um novo post este vai ser adicionado com hiperligação na edição da página inicial, para quem tiver duvidas vir á pagina inicial e pesquisar a iformação de que necessita ajudando assim possiveis interessados em adquirir alguma viatura da marca a tirarem algumas duvidas, curiosos,...

    Vou começar por apresentar os modelos mais conhecidos desde 1980's deixando os classicos para o fim. Isto é para apresentar a classe C irei após a abordagem a classe no seu geral começar no 190 W201, W202, W203 e por fim W204. O objectivo é de postar um artigo por dia. Vou escrever tudo de cabeça e somente com alguns auxilios de memória isto é não vai haver "copy paste", e se houver erros ortográficos ou falta de informação gostaria de ser de certa forma avisado de forma a corrigi-los.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por Avantgarde220; 14 January 2009, 18:39.

    #2
    caro amigo,

    boa sorte no teu trabalho.

    aproveito apenas para te colocar uma questão:

    porque razão a mercedes insiste em colocar um botão ESP - Off quando na realidade ele nunca desliga?

    não seria mais correcto ASR - Off, que na realidade é o que fica desligado.

    um abraço.

    Comentário


      #3
      excelente tópico, sou fã de mercedes, principalmente dos clássicos

      já agora, não me consegues arranjar as medidas da w202T ? já procurei mas não encontro...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por djm Ver Post
        excelente tópico, sou fã de mercedes, principalmente dos clássicos

        já agora, não me consegues arranjar as medidas da w202T ? já procurei mas não encontro...
        Boas djm antes de mais obrigado pelo teu apoio

        Quanto ás medidas da W202 T aqui as tens:

        Comprimento: 4491 mm

        Largura: 1720 mm

        Altura: 1461 mm

        Capacidade de carga (caso te interesse, mais vale ter do que faltar ): 430 L

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Parece-me que estás a subestimar a tarefa.
          Mas estou disposto a contribuir.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jose manuel Ver Post
            caro amigo,

            boa sorte no teu trabalho.

            aproveito apenas para te colocar uma questão:

            porque razão a mercedes insiste em colocar um botão ESP - Off quando na realidade ele nunca desliga?

            não seria mais correcto ASR - Off, que na realidade é o que fica desligado.

            um abraço.
            Boas José, antes de mais muito obrigado pelo teu apoio

            Essa questão, muito sinceramente não sei responder ao certo, mas penso que será por os factores que vou passar a dizer... um condutor normal de um Mercedes não procura grandes aventuras (Excepto AMG's, etc), logo parte-se do principio que se o cliente quisesse um carro para andar a "brincar" nunca compraria um mercedes, mas sim outro que desse para fazer essas brincadeiras. O ESP off transmite outra liberdade ao carro não o deixando "abusar no total", ou seja um cliente que não quer um carro para andar a brincar nas curvas e em circuito fechado parte-se do principio que não terá experiencia de condução nesse campo, logo dificilmente seguraria um carro de tracção traseira com alguma cavalagem de potencia. Dá a liberdade de desligar por completo com o ASR de forma a que o cliente tenha a completa noção daquilo que está a fazer, establecendo assim 3 patamares de segurnça.. o elevado (com ESP), o medio (sem o ESP) e o minimo (sem o ASR).

            Estou somente a fazer uma dedução josé, é uma informação que por acaso não tenho grande conhecimento mas penso que só poderá ser por isto

            Abraço

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
              Parece-me que estás a subestimar a tarefa.
              Mas estou disposto a contribuir.
              Esprit, não passa por ai, que tiver duvidas mais relevantes ou sobre um tema especifico como por exemplo fiabilidade, durabilidade dos materiais, etc outra questão desse ambito poderá sempre abrir um tópico para obter essa informaçao. Eu vou somente dar a conhecer a "historia" dos modelos, assim como equipamento disponivel nas versões, dimensões, modelos disponiveis, reestylings, tempo de produção, etc etc. Coisas que de certa forma irão ficar organizadas e disponiveis para todos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
                Boas José, antes de mais muito obrigado pelo teu apoio

                Essa questão, muito sinceramente não sei responder ao certo, mas penso que será por os factores que vou passar a dizer... um condutor normal de um Mercedes não procura grandes aventuras (Excepto AMG's, etc), logo parte-se do principio que se o cliente quisesse um carro para andar a "brincar" nunca compraria um mercedes, mas sim outro que desse para fazer essas brincadeiras. O ESP off transmite outra liberdade ao carro não o deixando "abusar no total", ou seja um cliente que não quer um carro para andar a brincar nas curvas e em circuito fechado parte-se do principio que não terá experiencia de condução nesse campo, logo dificilmente seguraria um carro de tracção traseira com alguma cavalagem de potencia. Dá a liberdade de desligar por completo com o ASR de forma a que o cliente tenha a completa noção daquilo que está a fazer, establecendo assim 3 patamares de segurnça.. o elevado (com ESP), o medio (sem o ESP) e o minimo (sem o ASR).

                Estou somente a fazer uma dedução josé, é uma informação que por acaso não tenho grande conhecimento mas penso que só poderá ser por isto

                Abraço
                caro amigo,

                dedução errada.

                o classe A antigo, existe essa função ASR - Off, porque apenas de podia desligar o controle de tracção.

                já tive vários MB com ESP e nos 1ºS E 300 TD quando desligava era mesmo permissa total.

                creio que o que está mal é estar escrito ESP Off, quando na realidade é ASR Off.

                a mercedes está a vender gato por lebre neste sentido, exprimenta desligar o esp e vais ver os sustos que vais ter.

                a meio da curva o ESP entra em acção e deixa o condutor a falar sózinho.

                adoro a marca, mas não concordo com algumas falhas.

                se a MB acha julga que os clientes da marca não querem brincar com os mercedes porque razão fazem carros com suspensões mais firmes?

                porque razão perderam o conforto e detrimento do comportamento?

                os mais antigos sem ESP, ASR como era?

                porque razão a marca investe tanto em DTM, F1 e outras modalidades desportivas?

                não tens nada a haver com o que pergunto, mas deves questionar a ti próprio o que te coloco.

                estou aqui para te ajudar também, e como sabes estou atento.

                trabalha bem que não te deixo falhar...

                um abraço.
                Editado pela última vez por josemanuel; 12 January 2009, 17:40.

                Comentário


                  #9
                  A Classe C

                  Bem, estive a averiguar as formas de começar e penso que por ordem alfabética não será uma boa opção pois a classe A e B (as 2 primeiras) são classes que são pouco vendidas assim como pouco apreciadas. Portanto a primeira classe a ser explicada será a classe C. A classe mais vendida da Mercedes-Benz.

                  A classe C começou a ser comecializada em Novembro de 1982, com a base 190 W201 e não se prevê quando termina, desde essa altura até aos dias de hoje esta classe está bastante presente e é mesmo a mais vendida da marca. Este foi o primeiro mercedes familiar com comprimento inferior ao que a população estava habituada a ver na marca. Um sedan familiar de menores dimensões e com a qualidade habitual da Mercedes.

                  A classe C como já foi referido acima começou a sua produção com o Mercedes W201, mais conhecido por 190 (Só adquiriu a designação de C com o Mercedes W202 a partir de 1993), e a partir dai até aos dias de hoje tem tido bastantes evoluções nos modelos assim como os eus respectivos reestylings. A classe C conta com 4 modelos até hoje, a serie W201 que foi produzida até 1993;
                  a serie W202 que começou a sua produçao em 1993 e terminou em 2000 (para as berlinas) e em 2001 para as station. As station W202 começaram a sua produção em 1996 após o 1º reestyling da serie W202.
                  Em 2000 surge a classe C W203, que para alem da Station na sua gama opta também por um modelo desportivo chamado de "Sportcoupé". A station W201 começou a ser produzida em 2001, assim como o modelo desportivo sport coupé. Houve mais modelos derivados do W203 como é o caso do CLK W209.
                  Hoje em dia a classe C presente é a 204. Entrou em produçao em 2007.

                  Breve abordagem ao 190 W201.

                  Teve o seu primeiro modelo em 1982, de friso fino, com menos extras que a sua versão substituta pós reestyling.



                  O seu reestyling trás varias mudanças no exterior assim como no equipamento interior. Adopta frisos largos em vez do normal friso fino, novos para choques da cor da carroçaria ou em cor de contraste.



                  A classe C W202 teve 3 reestylings onde se foram fazendo alterações no interior e exterior. Na sua 1ª versão os W202 tinham os botoes da consola central de forma quadrada equivalentes aos do W124, coisa que foi mudada no seu 2º reestyling onde adoptou os botoes de forma arredondada a par com o classe E W210. Por fora manteve-se praticamente igual, começou a vir com algumas melhorias no equipamento. Em julho de 1997 levou o seu 3º reestyling onde se mudou a forma dos para choques, novas inserçoes nas portas, etc coisa que se vai aprofundar mais a frente no artigo acerca da classe C W202.


                  (elegance 1993-1997)


                  (classic reestyling 1997)

                  A classe C W203 contou com 2 reestylings tambem a nivel de interiores e exteriores onde se mudou a forma e disposição dos comandos e botoes, novo AC, novo Command e outros radios etc tal como aconteceu com o W202. adoptou os farois com cores diferentes, vidrados, nova grelha frontal, etc coisa a desenvolver mais a frente no topico W203.O reestyling aplicou-se em 2004, e durou até 2007 onde foi substituido pelo W204





                  A classe C que hoje está a venda é a W204, e não conta com nenhum reestyling até a data. Está a venda desde 2007 e mais a frente vai-se explicar tudo no post sobre a classe W204; continuando com o modelo coupé designado desta vez por CLC.



                  Como podemos ver, muitas alteraçoes foram feitas, e será explicada uma a uma modelo a modelo.
                  Editado pela última vez por Avantgarde220; 12 January 2009, 21:50.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jose manuel Ver Post
                    caro amigo,

                    dedução errada.

                    o classe A antigo, existe essa função ASR - Off, porque apenas de podia desligar o controle de tracção.

                    já tive vários MB com ESP e nos 1ºS E 300 TD quando desligava era mesmo permissa total.

                    creio que o que está mal é estar escrito ESP Off, quando na realidade é ASR Off.

                    a mercedes está a vender gato por lebre neste sentido, exprimenta desligar o esp e vais ver os sustos que vais ter.

                    a meio da curva o ESP entra em acção e deixa o condutor a falar sózinho.

                    adoro a marca, mas não concordo com algumas falhas.

                    se a MB acha julga que os clientes da marca não querem brincar com os mercedes porque razão fazem carros com suspensões mais firmes?

                    porque razão perderam o conforto e detrimento do comportamento?

                    os mais antigos sem ESP, ASR como era?

                    porque razão a marca investe tanto em DTM, F1 e outras modalidades desportivas?

                    não tens nada a haver com o que pergunto, mas deves questionar a ti próprio o que te coloco.

                    estou aqui para te ajudar também, e como sabes estou atento.

                    trabalha bem que não te deixo falhar...

                    um abraço.
                    Exacto José, tal como afirmei parte somente duma dedução. Gosto da marca mas falhas são falhas que todos temos, e também não faço ideia qual será a ideia de não deixarem desligar o ESP por completo. Talvez por ser uma marca que prima pela segurança, etc. Deduções podemos fazer muitas, mas apenas uma está correcta. É certo que quando se faz "ESP off" isso devia ser o que indica e nao desligar o ASR. Lembro-me de andar de SLK 200 K e acontecer o mesmo que falas no A, a tal coisa do ASR. Pensei somente que os nives de segurança establecidos fossem o de o ESP ligado, depois ESP desligado (que nao passa de ESP ligado mas..), e por fim desligar o ASR que nao é nada mais do que ele faz quando se prime ESP off . Enfim é algo que tambem não percebo, mas no meu também como nao tenho nada disso posso brincar a vontade . Caso consigas alguma informaçao José posta que faço hiperligação para a página inicial ou então da a informaçao que eu posto.

                    Abraço

                    Comentário


                      #11
                      Podias falar-me um pouco sobre o SL R129? Mais concretamente o SL300 24.

                      Adoro esta geração, para mim um dos mais belos SL...

                      Se me pudesses ajudar, agradecia

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                        Podias falar-me um pouco sobre o SL R129? Mais concretamente o SL300 24.

                        Adoro esta geração, para mim um dos mais belos SL...

                        Se me pudesses ajudar, agradecia
                        Posso, com certeza, estava a fazer uma suposta organização com os modelos e ir subindo nas classes (que é o que vai ser feito), mas caso peça posso fazer como é obvio.



                        A classe SL R129 teve a sua produção desde 1989 a 2001. Esse motor 300 24 V cujas especificações vou inserir seguidamente, foi substituido pelo motor 320 em 1994, foi produzido em conjunto com a sua 1ª fase de produção.
                        A classe SL levou varias melhorias ao longo do tempo, como airbags, mudanças nos equipamentos, etc. Teve muitas series, motores, ediçoes especiais, mudanças , etc e torna-se de facto dificil falar de todas essas modificações.
                        Na pequena abordagem que vou fazer de forma a ficares a perceber mais algumas coisas, vou falar das coisas principais e da motorização que pedes.

                        O mercedes SL R129 foi uma evolução na altura astronómica. Tinha capota em lona electrica, com opção de hard top, barra anti capotamento, corrector da altura do solo. Foi um automovel que teve bastantes progressos no que diz respeito á segurança passiva, com a sua barra anti capotamento, que graças aos seus receptores de comando se levantava em 0,3 segundos quando havia risco de capotamento. Aliado a isto estava ainda o quadro ulta rigido do para brisas. Os bancos também foram outro caso de sucesso no que diz respeito ao conforto e á segurança passiva, pois a sua estrutura era dotada de travessas transversais extremamente rigidas que protegem assim bastante mais em caso de choque lateral; a sua armadura era composta por elementos de magnésio permite controlar o sistema completo de regulaçao dos apoios de cabeça, pre tensores dos cintos de segurança, e o apoio de costas, etc.
                        A capota de lona durava 30 segundos a fechar-se no compartimento de recolha com o toque no botão vermelho na consola central.

                        Foi o carro equipado desde inicio com vidros electricos, fecho central pneumatico, e outras coisas faziam parte do equipamento base. O SL tinha um eixo dianteiro com braço elastico e um traseiro multibraço, que podia ser substituido por um chassis que engloba um corrector de equilibrio sobre o eixo da frente e traseiro que mantem o grau de altura mal o motor comece a trabalhar (este ultimo em opçao). A altura do solo era regulada de forma hidraulica, em relação á velocidade e dependendo da condiçao da estrada.

                        Os travoes eram de disco ventilados as 4 rodas, o ABS faia parte do equipamento base de todos os R129. Em 1995 saiu o ESP; em 1992 foi aplicado na gama o motor 600 de 12 cilindros

                        Quanto ao 300 24V, é um motor com 6 cilindros em linha, de 2960 cc (3000), com 231 cv, injecção multiponto, acelarava dos 0-100 em 8 seg e dava 240 km/h de v.max.
                        Tinha tracção traseira e transmissao manual de 5 velocidades, havia ainda a possibilidade de caixa auto de 4.

                        Fazia consumos de 15 L em urbano e 8 L em auto estrada (faço ideia estes consumos declarados pela marca devem ser em 5ª a 80 a hora ). Tinha 4470 mm de cmprimento.. e não deixa de ser uma grande maquina

                        Se tiver erros ortográficos diz ;)
                        Editado pela última vez por Avantgarde220; 12 January 2009, 21:54.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          Parece-me que estás a subestimar a tarefa.
                          Mas estou disposto a contribuir.
                          Eu acho que substimaste o tempo livre dele

                          É só uma graça


                          Edit: Deverias por mais info sobre os motores, potencias e evoluçoes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                            Eu acho que substimaste o tempo livre dele

                            É só uma graça


                            Edit: Deverias por mais info sobre os motores, potencias e evoluçoes.
                            Tempo livre nem é muito, mas dá prazer fazer isto a par das coisas normais da vida !.

                            Isso irá surgir com o tempo cada modelo que falarei terá na explicação todos os motores feitos e suas prestações.

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
                              Tempo livre nem é muito, mas dá prazer fazer isto a par das coisas normais da vida !.

                              Isso irá surgir com o tempo cada modelo que falarei terá na explicação todos os motores feitos e suas prestações.

                              Cumps
                              Cool

                              Comentário


                                #16
                                Muito bom

                                Excelente descrição. Eu que pensava saber bastente acerca deste modelo, percebi agora que não sabia nada

                                Só uma duvida, esse motor é fiável ou deu problemas? É que para ser substituido pelo 320 por alguma razão foi...

                                Desculpa lá ter-te estragado a ordem da enciclopédia

                                Continua com esta enciclopédia de uma das minhas marcas preferidas, vou acompanhar de perto

                                Thanks

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
                                  Boas djm antes de mais obrigado pelo teu apoio

                                  Quanto ás medidas da W202 T aqui as tens:

                                  Comprimento: 4491 mm

                                  Largura: 1720 mm

                                  Altura: 1461 mm

                                  Capacidade de carga (caso te interesse, mais vale ter do que faltar ): 430 L

                                  Cumprimentos
                                  obrigado pela info !

                                  outra coisa que nunca percebi foi o facto da 180 ter 90cv declarados no owner's manual.
                                  na realidade tem 122, certo ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                                    Muito bom

                                    Excelente descrição. Eu que pensava saber bastente acerca deste modelo, percebi agora que não sabia nada

                                    Só uma duvida, esse motor é fiável ou deu problemas? É que para ser substituido pelo 320 por alguma razão foi...

                                    Desculpa lá ter-te estragado a ordem da enciclopédia

                                    Continua com esta enciclopédia de uma das minhas marcas preferidas, vou acompanhar de perto

                                    Thanks
                                    Vê as potências de ambos. Repara nos motores da concorrência. E vais ter a resposta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
                                      Portanto a primeira classe a ser explicada será a classe C. A classe mais vendida da Mercedes-Benz.
                                      esqueceste-te do CLC, esse portento do design

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                                        Muito bom

                                        Excelente descrição. Eu que pensava saber bastente acerca deste modelo, percebi agora que não sabia nada

                                        Só uma duvida, esse motor é fiável ou deu problemas? É que para ser substituido pelo 320 por alguma razão foi...
                                        Desculpa lá ter-te estragado a ordem da enciclopédia

                                        Continua com esta enciclopédia de uma das minhas marcas preferidas, vou acompanhar de perto

                                        Thanks
                                        caro amigo,

                                        basicamente foi a obtenção da mesma potência a um regime inferior e mais torque a um regime mais favorável.

                                        nada de mais.

                                        o anterior motor fazia mais rotação, mas estavam a seguir a BMW neste aspecto

                                        um abraço.

                                        Comentário


                                          #21
                                          "Foi o carro equipado desde inicio com vidros electricos, fecho central hidro pneumatico, e outras coisas faziam parte do equipamento base. O SL tinha um eixo dianteiro com braço elastico e um traseiro multibraço, que podia ser substituido por um chassis que engloba um corrector de equilibrio sobre o eixo da frente e traseiro que mantem o grau de altura mal o motor comece a trabalhar (este ultimo em opçao). A altura do solo era regulada de forma electrica, em relação á velocidade e dependendo da condiçao da estrada. "

                                          ora vamos lá ver se estás de acordo comigo,

                                          fecho central pneumático, não hidropneumático.

                                          regulação da altura de forma hidraulica, não electrica.

                                          um abraço.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por djm Ver Post
                                            obrigado pela info !

                                            outra coisa que nunca percebi foi o facto da 180 ter 90cv declarados no owner's manual.
                                            na realidade tem 122, certo ?
                                            DJM, o que deve vir no owners manual é 90 KW (kilowatts), o equivalente a 122 cv

                                            Cumprimentos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                                              Muito bom

                                              Excelente descrição. Eu que pensava saber bastente acerca deste modelo, percebi agora que não sabia nada

                                              Só uma duvida, esse motor é fiável ou deu problemas? É que para ser substituido pelo 320 por alguma razão foi...

                                              Desculpa lá ter-te estragado a ordem da enciclopédia

                                              Continua com esta enciclopédia de uma das minhas marcas preferidas, vou acompanhar de perto

                                              Thanks
                                              R, é objectivo do tópico ajudar

                                              O motor 300 24V, foi mudado não por falta de fiabilidade, mas sim pela simples razão da evolução dos motores e para fazer face a concorrencia. Como se trocaram os diesel atmosfericos pelos CDI, etc

                                              Cumprimentos

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jose manuel Ver Post
                                                "Foi o carro equipado desde inicio com vidros electricos, fecho central hidro pneumatico, e outras coisas faziam parte do equipamento base. O SL tinha um eixo dianteiro com braço elastico e um traseiro multibraço, que podia ser substituido por um chassis que engloba um corrector de equilibrio sobre o eixo da frente e traseiro que mantem o grau de altura mal o motor comece a trabalhar (este ultimo em opçao). A altura do solo era regulada de forma electrica, em relação á velocidade e dependendo da condiçao da estrada. "

                                                ora vamos lá ver se estás de acordo comigo,

                                                fecho central pneumático, não hidropneumático.

                                                regulação da altura de forma hidraulica, não electrica.

                                                um abraço.
                                                Olha josé por acaso tinha ideia que fosse regulada de forma eléctrica ;

                                                Boa intervenção, vou editar o post de forma a ficar totalmente correcto.

                                                Um abraço

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Avantgarde_220 Ver Post
                                                  DJM, o que deve vir no owners manual é 90 KW (kilowatts), o equivalente a 122 cv

                                                  Cumprimentos
                                                  bem visto

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Devias saber, que o fecho centralizado pneumático foi um apanágio da marca.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por acaso esse fecho pneumático já vinha num W115 de 1977 de serie.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Classe C - Subtema W201 190

                                                        Mercedes-Benz 190 W201



                                                        Ora bem, como foi falado anteriormente vai ser aberto um post onde se vai falar de cada modelo em particular, assim como as suas motorizações, versões existentes, equipamentos, etc.

                                                        O 190 nasceu em 1982, e durou até 1993 onde foi substituido pelo classe C W202. Teve durante os seus anos de produção inumeras alterações, versões. Foi o primeiro veiculo familiar compacto da mercedes; com a qualidade de sempre.. ou seja a ideia do 190 não era ser um carro para "pobres", mas sim um carro familiar, com toda a qualidade e segurança possivel sem olhar a custos. Deirvado desste modelo ser mais pequenos houveram certos objectos que tiveram de ser trocados de sitio devido a falta de escpaço, como é o caso do travão de mao que "abandonou" o tradicional travao de pé. Esta questao de espaço foi mais tarde corrigida no mercedes W202.
                                                        O W201 era construido em Sindelfingen e Bremen, e durante na sua produção foram aplicadas tecnicas inovadoras de construçao mecanica como o eixo dianteiro com suporte elástico, e eixo traseiro de braços multiplos.

                                                        Os motores que o 190 W201 adoptou para comercialização foram os seguintes:

                                                        Versões Diesel:

                                                        190 D - Possuia 72 cv desde 1983 até 1989, e 75 cv de 1989 até 1983. Eram motores dotados de 4 cilindros com 1997 cm3 e um binario de 123 e 126 Nm, que atingiam velocidade máxima de 160 anunciada pela marca.

                                                        190 D 2.2- Foi um motor com base no 190 D normal, mas somente feito para o mercado americano. Debitava uma potencia de 73 cv (mais 1 cv que o 190 D normal), e tinha 2197 cm3. Foi produzido durante 1983 e 1985.

                                                        190D 2.5- Tal como o 2.0 tambem teve a sua americanização. Foi um motor que surgiu em 1985, apresentava evolução face ao normal 2.0 D, debitava 90 cv embora tenha tido uma versão de 95 cv, tinha 154 Nm de binário (até 1989 apos essa data ficou com 158 Nm). Tinha 5 cilindros e já atingia 175 km/h.

                                                        190D 2.5 Turbo- o primeiro motor 2.5 turbo no W201 foi comercializado a partir de 1986 a sua 1ª versão foi comercializada desde 1986 até 1988 onde debitava 122 cv, 225 Nm, e 192 km/h de velocidade maxima. Após 1988 levou uma "melhoria" tal como o 2.0 D, e passou a debitar de 126 cv, 231 NM e atingia a velocidade de 195 km/h.

                                                        Versões a gasolina:

                                                        190- Primeiro motor que foi disponibilizado no 190 em 1982 com 1996 cm3, que tinha 4 cilindros, 90cv, e atingia a velocidade de 165 km/h. Atingia os 165 Nm. Foi um motor que foi levando alterações (embora pouco vendido pois não oferecia concorrencia ao 190 E) e na sua ultima fase debitava 102 cv, 160 Nm e 183 km/h de velocidade maxima.

                                                        190E 1.8- Foi um modelo muito vendido, produzido entre 1990 e 1993. Tinha 1797 cm3, debitava de 109 cv e 150 Nm e 185 km/h de velocidade maxima.

                                                        190 E 2.0- Produzido de 1991 a 1993, tinha 1996 cm3 e debitava 122 cv, 175 Nm e uma velocidade maxima de 195 km/h.

                                                        190 E 2.3 (existiu também um 2.3 16 V contruido em conjnto com a cosworth mas esse ja se fala mais a frente). Este modelo 2.3 4 cilindros surgiu em 1986 e durou até 1993. foi levando sucessivas alterações, onde na sua versão inicial tinha 136 cv, 205 Nm,2298 cm3 e atingia a velocidade de 200 km/h, Na sua versão final tinha exactamente a mesma potencia mas atingia a velocidade de 203 km/h.

                                                        190 E 2.6 - Foi produzido também desde 1986 a 1993, em duas versões uma de 160 e outra de 166. era dos modelos topo de gasolina (versão 166), tinha 6 cilindros, e 166 cv na sua versão inicial, 2597 cm3, 228 Nm, e atingia a velocidade de 215 km/h. Esta versão acabou a sua produção em 1989. Havia outra versão de 160 cv que durou desde 1986 até 1993, onde atingia 212 km/h, e 220 Nm.

                                                        190 E 2.3 16 V- Teve 3 versões de motor e levou algumas modificações na carroçaria como aileron, rebaixamento, etc para dar melhor aerodinamica e assim ter niveis de desempenho superiores.
                                                        A versão mais potente de 185 cv foi produzida desde 1984 até 1987, onde debitava 235 Nm, e atingia a velocidade de 230 km/h.
                                                        A versão de 177 cv foi produzida desde 1985 a 1988 debitava 230Nm 2299 cm3, e velocidade maxima de 225 km/h.
                                                        A versão de 170 produzida entre 1986 e 1988, debitava 220 Nm, e uma velocidade maxima de 220 km/h.

                                                        190 2.5 16 V- debitou 195 e 204 CV, onde atingia os 240 Nm, 2499 cm3 e os 235 km/h de velocidade maxima. Também foi construido em conjunto com a cosworth tal como o 2.3 16V.

                                                        190 2.5 EVO I - utilizava o motor do 2.5 16 V

                                                        190 2.5 EVO II - foi produzido em 1990, e debitava 235 cv de potencia, 245 Nm, e atingia os 250 KM/H de velocidade máxima. tinha 2463 cm3.

                                                        190 3.2 AMG - Produzido somente entre 1992 e 1993 atingia uma velocidade máxima de 244 km/h, debitava 234 cv, 305 Nm e tinha um motor de 3199 cm3 com 6 cilindros.

                                                        Foi um modelo que durante a sua produção teve diversas alterações. Os reestylings tornaram o carro mais apelativo e deram uma nova imagem. a partir de 1988 os W201 passaram a trazer frisos largos, novos para choques, e começaram a vir mais equipados.



                                                        Os 190 W201 tinham uma extensa lista de extras. nas 1ªs versões o equipamento full não diferia muito do da ultima versão. Era possivel rechear um 190 W201 com vidros electricos, bancos aquecidos, Ar Condicionado, radio CD, carregador de cassetes, tempomat (cruise control), bancos desportivos a frente e atrás (nas versões 2.5), tecto de abrir manual ou electrico, espelhos retrovisores eléctricos, Airbag do condutor, Bancos electricos, ABS (que passou a ser de serie na fase II adoptado mais tarde em paises diferentes), cornómetro (que começou por ser adoptado no 2.3 16 V na consola central), depois a porsche la copiou essa do cornómetro, termómetro da temperatura exterior, contador do nivel de economia nas versões a gasolina, e muito mais.

                                                        Foi um modelo que contou com versões especiais e teve presença no campeonato DTM, em homenagem foram construidos os 190 E EVO I e EVO II. modelos totalmente recheados de equipamento com estofos em pele, e somente 4 lugares (os traseiros eram individuais, e com apoio lombar). Traziam alteraçõesa nivel estético para ficaram com um melhor aerodinamismo. Cada modelo (Evo I e Evo II) foram limitados a 500 unidades. Estes modelos assim como o 2.3 16V tinham caixa invertida (1ª para trás)



                                                        Com a versão reestyling dos 190, surgiu a versão sportline. Uma versão mais desportiva, onde contavamos com um rebaixamento da suspensao, onde esta curvava melhor, bancos com padrão aos quadrados ou em pele, e modelos por norma mais equipados.

                                                        Enfim, um grande modelo

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                                                          #29
                                                          para enriquecer o tópico
                                                          fotos de 2 EVO I e II portugueses, do senhor Lícinio Carvalho

                                                          W201 190E 2.5 16V EVO I
                                                          CARRO Nº 004/500 - 23/03/1989

                                                          W201 190E 2.5 16v EVO II
                                                          CARRO Nº 374/500 - 04/07/1990








                                                          fotos retiradas do site Portal Mercedes, espero que o feliz proprietário das viaturas não se importe que elas aqui sejam postadas
                                                          Editado pela última vez por RMcard; 13 January 2009, 22:53.

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                                                            #30
                                                            A evolução do classe C
                                                            com o actual W204 em destaque

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