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    [Antevisão] Mercedes-Benz Concept BlueZERO

    A Mercedes-Benz dá conhecer a forma mais avançada da electromobilidade compatível com o meio ambiente, ao apresentar o Concept BlueZERO no Salão Internacional do Automóvel de Detroit entre 11 e 25 de Janeiro, a entrar, em breve, com produção em série.

    Tendo por base uma construção única do veículo, este conceito inteligente e modular permite produzir três modelos com diferentes modos de propulsão, correspondendo todos eles aos requisitos dos clientes, em termos de mobilidade sustentável:
    •o BlueZERO E-Cell com motor eléctrico por bateria, com autonomia até 200 km apenas com a utilização do motor eléctrico;
    •o BlueZERO F-Cell (células de combustível) com uma autonomia superior a 400 km, utilizando o motor eléctrico;
    •o BlueZERO E-Cell Plus com motor eléctrico e motor de combustão interna adicional como gerador de potência (aumento da autonomia). Esta versão dispõe de uma autonomia até 600 km, podendo cobrir uma distância de mais de 100 km só com o motor eléctrico.

    As três variantes BlueZERO baseiam-se na construção única tipo sandwich, introduzida há cerca de dez anos pela Mercedes-Benz, em primeiro lugar no Classe A e, posteriormente, no Classe B, tendo, como objectivo, entre outros, a integração de sistemas de propulsão alternativos.

    As vantagens da construção modificada incluem o efeito positivo dos principais componentes de condução no centro de gravidade, a redução de espaço, graças ao design, e o facto de estarem extremamente bem protegidos na parte inferior da carroçaria. Os automóveis de cinco lugares com o conceito BlueZERO também estabelecem padrões em termos de construção de peso leve, configuração interior e formato da carroçaria.

    O conceito BlueZERO permite uma electromobilidade que se adapta a todas as exigências e realça o facto de a Mercedes-Benz ser o único construtor de automóveis a dispor, desde já, de todas as tecnologias chave para os veículos eléctricos, proporcionando uma total funcionalidade diária.

    Todas as unidades BlueZERO têm em comum os mesmos componentes tecnológicos chave, enquanto o design e as dimensões dos veículos são idênticos. Com um comprimento de apenas 4,22 metros, os modelos BlueZERO combinam as dimensões compactas exteriores com as do interior e bagageira, estas extremamente generosas: cinco bancos integralmente rebatíveis, uma carga útil até cerca de 450 kg e uma bagageira com uma capacidade para 500 litros, contribuem para uma notável funcionalidade. Graças à construção tipo sandwich, com um posicionamento mais elevado dos bancos, os automóveis oferecem um alto nível de segurança em relação aos ocupantes e à tecnologia em caso de acidente, além de uma excelente visibilidade.

    Relativamente aos automóveis eléctricos baseados em plataformas convencionais do veículo e de um design destinado para uma utilização em combinação com motores de combustão interna, o conceito BlueZERO oferece as seguintes vantagens: espaço interior mantido na íntegra, comportamento extremamente fiável e ágil e segurança em caso de acidente.

    A plataforma modificada tipo sandwich constitui a base perfeita para uma vasta gama de modelos equipados com sistemas de propulsão eléctricos. Está também a ser desenvolvida uma nova plataforma adicional para futuros modelos compactos, com unidades de propulsão baseadas em motores de combustão interna optimizados. A inteligente interacção de ambas as concepções permite desenvolver o portofolio de produto, de forma extremamente flexível e eficiente. A partir de 2009, serão construídos, em pequena escala, os primeiros automóveis Mercedes-Benz com células de combustão. Em 2010, também em pequena escala, terá início a construção de automóveis com um motor eléctrico movido a bateria.

    Os três modelos BlueZERO dispõem de tracção à frente, característica nesta classe de automóveis. Os engenheiros da Mercedes-Benz reuniram um sistema modular que inclui diversos componentes de propulsão, de combinação flexível, como as sofisticadas baterias de litium-ion refrigeradas por líquido, com uma capacidade de carga até 35 kWh e o motor eléctrico compacto que debita uma potência máxima de 100 kW (potência contínua 70 kW) e disponibiliza um binário máximo de 320 Nm. As três variantes aceleram dos 0 aos 100 km/h em menos de 11 segundos. Atingem a velocidade máxima de 150 km/h (electronicamente limitada) para uma autonomia optimizada e eficiência energética.

    Com uma capacidade de carga de 15 kW, as baterias de litium-ion de grande capacidade no BlueZERO E-Cell e BlueZERO E-Cell Plus podem armazenar energia suficiente para uma autonomia de 50 km num período de 30 minutos. Em termos de uma propulsão totalmente eléctrica, são precisas entre uma e duas horas de carregamento para uma autonomia de 100 e 200 km, respectivamente.

    Na traseira, o BlueZERO E-Cell Plus dispõe do mesmo motor turbo a gasolina de 1,0 l de cilindrada do smart fortwo, para aumentar a sua autonomia. Este compacto motor de 3 cilindros debita 50 kW a constantes 3.500 rpm. Caso necessário, pode recarregar a bateria de litium-ion, de 17.5-kWh com um alternador de capacidade similar. Com um simples depósito consegue-se uma autonomia de 600 km. A autonomia 100% eléctrica atinge os 100 km isentos de emissões. O BlueZERO F-Cell, com motor por células de combustível, assegura uma autonomia superior a 400 km com nível zero de emissões (ciclo NEDC).

    Os designers da Mercedes-Benz deram destaque a esta inovação, introduzindo três novas cores Alu- Beam nos acabamentos da pintura. Cada uma das três variantes apresenta a sua característica individual: o BlueZERO E-Cell na cor Alu-Beam Amarelo, o BlueZERO F-Cell na cor Alu-Beam Verde. Para o BlueZERO E-Cell-Plus optou-se pela cor Alu-Beam Laranja.


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    Retirado de: Sapo Motores
    http://motores.sapo.pt/artigo/9921

    #2
    Aposto que o único que vai sair na realidade é o E-CELL plus.

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      #3
      E eu a pensar que vinha logo o pessoal dos híbridos rejubilar, afinal parece que não

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        #4
        parece fixe. aguarda-se presença nos stands

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          #5
          a mais de 10 anos que a mercedes e outras marcas publicam e falam de carros electricos e outras energias.

          já começo a deixar de acreditar nestas conversas.

          nunca anunciam está á venda, é sempre para daqui a 1 ano ou mais.

          depois esquecemos...

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