Boas pessoal, já à uns tempos que não posto por aqui, e hoje, depois de uns kms num dos carros de casa, vinha a ponderar sobre isto.
Ora bem, o carro que eu conduzia era um Bmw 330i coupé-cabriolet, carro este que sucede a um slk 200k (dos primeiros com 192cvs se não me engano). Dois CC's portanto.
Tirando um UMM que tinha alguma lona (não era bem descapotavel :D), mais nenhum descapotavel passou por este casa. Apesar de eu ter conduzido um mx-5 e um boxter, foi demasiado pouco tempo para me concentrar na utilidades dos mesmos.
O motivo deste tópico é para vermos se para o utilizador VULGAR (e não os Fangios dos mili-segundos) justifica o CC em alternativa á Lona.
Do meu ponto de vista os principais pontos negativos do CC devem-se, alem da complexidade, de serem mais caros, e de alterarem um pouco a dinamica do carro, principalmente aos barulhos parasitas e á vulnerabilidade em caso de embate moderado do carro.
Pensem bem, no caso do carro que tenho, aquilo são peças e mais peças que têm que encaixar todas, imaginem um daqueles acidente não muito graves, que amolguem um bocado que noutro carro era facilmente recuperavel, será que neste caso alguma vez volta a ser o mesmo e sem ruidos????
Já no caso da lona, as principais desvantagens passam pela suposta insegurança e pela menor insonorização e capacidade termica.
Mas, novamente no meu ponto de vista, será mesmo assim?
Provavelmente é sempre mais facil arrombar uma fechadura que andar a cortar uma capota de lona moderna com umas 9 camadas. Lembra-me bem de falar com um vendedor da porsche em que ele dizia que arrombamentos conhecia dezenas, mas capotas de lona, apenas as substituiram de velhas e estragadas, nunca de cortes.
E acerca da pior insonorização... Isso pode ser um ponto positivo uma vez que falamos de um cabrio, carro que deveria ser para divertimento! E nada como um bom otto e o seu som. (apesar de andar mais de fumarento que de otto)
Capacidade térmica... Bom, realmente nestes dias de temperaturas negativas um CC deve ser melhor que um de Lona, mas regra geral são carros com um espaço interior pequeno, que facilmente se aquece/arrefece, e no dias quentes de verão acreditem que todo o metal do CC aquece e bem!!!
Enfim, não vejo á partida grande vantagem para num carro destinado maioritariamente a ser segundo ou terceiro carro retirar-lhe a lona, e meter mais metal com as desvantagens que isso acarreta.
E vocês??
Ora bem, o carro que eu conduzia era um Bmw 330i coupé-cabriolet, carro este que sucede a um slk 200k (dos primeiros com 192cvs se não me engano). Dois CC's portanto.
Tirando um UMM que tinha alguma lona (não era bem descapotavel :D), mais nenhum descapotavel passou por este casa. Apesar de eu ter conduzido um mx-5 e um boxter, foi demasiado pouco tempo para me concentrar na utilidades dos mesmos.
O motivo deste tópico é para vermos se para o utilizador VULGAR (e não os Fangios dos mili-segundos) justifica o CC em alternativa á Lona.
Do meu ponto de vista os principais pontos negativos do CC devem-se, alem da complexidade, de serem mais caros, e de alterarem um pouco a dinamica do carro, principalmente aos barulhos parasitas e á vulnerabilidade em caso de embate moderado do carro.
Pensem bem, no caso do carro que tenho, aquilo são peças e mais peças que têm que encaixar todas, imaginem um daqueles acidente não muito graves, que amolguem um bocado que noutro carro era facilmente recuperavel, será que neste caso alguma vez volta a ser o mesmo e sem ruidos????
Já no caso da lona, as principais desvantagens passam pela suposta insegurança e pela menor insonorização e capacidade termica.
Mas, novamente no meu ponto de vista, será mesmo assim?
Provavelmente é sempre mais facil arrombar uma fechadura que andar a cortar uma capota de lona moderna com umas 9 camadas. Lembra-me bem de falar com um vendedor da porsche em que ele dizia que arrombamentos conhecia dezenas, mas capotas de lona, apenas as substituiram de velhas e estragadas, nunca de cortes.
E acerca da pior insonorização... Isso pode ser um ponto positivo uma vez que falamos de um cabrio, carro que deveria ser para divertimento! E nada como um bom otto e o seu som. (apesar de andar mais de fumarento que de otto)
Capacidade térmica... Bom, realmente nestes dias de temperaturas negativas um CC deve ser melhor que um de Lona, mas regra geral são carros com um espaço interior pequeno, que facilmente se aquece/arrefece, e no dias quentes de verão acreditem que todo o metal do CC aquece e bem!!!
Enfim, não vejo á partida grande vantagem para num carro destinado maioritariamente a ser segundo ou terceiro carro retirar-lhe a lona, e meter mais metal com as desvantagens que isso acarreta.
E vocês??
Comentário