Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reflexão sobre CC vs Lona

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reflexão sobre CC vs Lona

    Boas pessoal, já à uns tempos que não posto por aqui, e hoje, depois de uns kms num dos carros de casa, vinha a ponderar sobre isto.

    Ora bem, o carro que eu conduzia era um Bmw 330i coupé-cabriolet, carro este que sucede a um slk 200k (dos primeiros com 192cvs se não me engano). Dois CC's portanto.

    Tirando um UMM que tinha alguma lona (não era bem descapotavel :D), mais nenhum descapotavel passou por este casa. Apesar de eu ter conduzido um mx-5 e um boxter, foi demasiado pouco tempo para me concentrar na utilidades dos mesmos.

    O motivo deste tópico é para vermos se para o utilizador VULGAR (e não os Fangios dos mili-segundos) justifica o CC em alternativa á Lona.

    Do meu ponto de vista os principais pontos negativos do CC devem-se, alem da complexidade, de serem mais caros, e de alterarem um pouco a dinamica do carro, principalmente aos barulhos parasitas e á vulnerabilidade em caso de embate moderado do carro.

    Pensem bem, no caso do carro que tenho, aquilo são peças e mais peças que têm que encaixar todas, imaginem um daqueles acidente não muito graves, que amolguem um bocado que noutro carro era facilmente recuperavel, será que neste caso alguma vez volta a ser o mesmo e sem ruidos????

    Já no caso da lona, as principais desvantagens passam pela suposta insegurança e pela menor insonorização e capacidade termica.

    Mas, novamente no meu ponto de vista, será mesmo assim?

    Provavelmente é sempre mais facil arrombar uma fechadura que andar a cortar uma capota de lona moderna com umas 9 camadas. Lembra-me bem de falar com um vendedor da porsche em que ele dizia que arrombamentos conhecia dezenas, mas capotas de lona, apenas as substituiram de velhas e estragadas, nunca de cortes.

    E acerca da pior insonorização... Isso pode ser um ponto positivo uma vez que falamos de um cabrio, carro que deveria ser para divertimento! E nada como um bom otto e o seu som. (apesar de andar mais de fumarento que de otto)

    Capacidade térmica... Bom, realmente nestes dias de temperaturas negativas um CC deve ser melhor que um de Lona, mas regra geral são carros com um espaço interior pequeno, que facilmente se aquece/arrefece, e no dias quentes de verão acreditem que todo o metal do CC aquece e bem!!!

    Enfim, não vejo á partida grande vantagem para num carro destinado maioritariamente a ser segundo ou terceiro carro retirar-lhe a lona, e meter mais metal com as desvantagens que isso acarreta.

    E vocês??

    #2
    Quem compra um CC, normalmente é para ser 1º e único carro

    Comentário


      #3
      Posso-te falar da minha experiência.

      Já tive\tenho ambos.

      A capota de lona é mt menos barulhenta o que é 1 vantagem. No entanto, como o meu carro dorme na rua, fico mais tranquilo com o CC (para todos os efeitos é 1 carro fechado qd tem a capota colocada).

      A nivel termico, tb o CC é claramente melhor, sobretd no que toca a infiltrações (até ao momento o CC tá impecável e já tem 5 anos)

      Por outro lado, os plasticos da lona tendem a ficar baços, o que prejudica a visibilidade.

      Ou seja, tendo em conta que gosto de cabrios, apenas pondero carros de capota rigida

      Comentário


        #4
        Pois eu gosto mais de cabrios com tecto de lona.

        Porque estéticamente normalmente resultam melhor, permitindo até jogar com cores diferentes na capota e na carroçaria.

        Porque os diferencia mais de um carro "normal" e é fantástico ouvir a chuva a cair no tecto de lona por exemplo.

        Mas as desvantagens térmicas e acústicas são provavelmente uma realidade, além da questão segurança que me parece mais psicológica do que real, mas existe.

        No caso do novo serie 3 (caso raro em que convivem coupés e CCs com as mesmas motorizações) o agravamento de peso é de cerca de 200 kg o que me parece muito significativo com todas as implicações que isso tem.

        Comentário


          #5
          Ultimamente tenho andado um pouco afastado dos posts mas confesso que este tópico me fez mesmo manifestar a minha opinião.

          Concordo com as vantagens técnicas que as capotas rigidas possam apresentar, como a maior insonorização, um melhor isolamento térmico e acustico, a maior rigidez quando a capota se encontra colocada, etc.

          No entanto, para mim um descapotavel é um carro com uma filosofia muito própria, ou seja, eu acho que faz parte das decisoes pessoais de cada um escolher entre ter um carro convencional ou um descapotavel. Para mim nunca conseguiria por a hipótese de comprar um carro com capota de metal, apesar de não estar a fazer um post para os "deitar abaixo".

          Vou então dar dois exemplos que eu acho que exprimem bem o que quero transmitir:

          1- Tenho uma amiga que tem tido descapotaveis com capota de lona durante toda a vida, dos últimos dois carros que teve, nunca tirou a capota, nem por experiência. Diz que tem tido descapotaveis não pelo faco de gostar de andar sem capota, mas porque gosta mais de cabrios do ponto de vista estético. Dado que não tem um cabrio para andar sem capota, para ela está completamente fora de questão adquirir um CC.

          2- Na altura do lançamento do actual BMW Série 3 Cabrio, numa entrevista ao presidente da audi, houve a seguinte pergunta (foi mais ou menos assim, não posso precisar): Com a concorrencia a investir em coupé-cabriolets, a Audi não pretende introduzir um veiculo com este sistema na sua gama? - A resposta do presidente da Audi acho que diz tudo o que eu quero transmitir: "Não. Na nossa opinião, um Cabrio também deve sê-lo de capota fechada."


          Eu sei que isto exprime uma opinião um bocado radical em relação a estes dois tipos de veiculo, mas é a minha opinião.


          Cumprimentos
          Mfpdoi

          Comentário


            #6
            Eu vejo uma cabrio como um 2º ou 3º carro, por isso lona "all the way".

            E entao se for um modelo "vintage" ainda melhor.

            Comentário


              #7
              Eu tenho agora um descapotável de lona usado de 2001. Não noto infiltrações nenhumas, mesmo apesar de o ter levado à lavagem automática (mas sem os rolos!). Adoro o som da chuva na lona! E na minha opinião um cabrio é com lona. Quase todos os CC's sofrem estecticamente com os compromissos técnicos que têm de ser feitos. Além disso com a idade, duvido que os CC's envelheçam melhor que os tectos em lona em termos de funcionamento, fiabilidade e facilidade/custo de manutenção e reparação!

              Comentário


                #8
                Já tão a ver a minha resposta não é

                Para mim cabrio deve ter capota de lona, e fico muito triste por alguns que eu gostaria de ter...falo do Z4...estarem a regredir neste ponto...ainda por cima num roadster!!!

                A lona dá outra mistica, outro charme ao carro...e a única vantagem que não me agrada é o som do vento em AE mais alto que cansa.

                De resto ainda não encontrei problemas, lavo no elefante azul com jactos de água sem infiltrações.

                Ando todos os dias com o carro, agora mesmo de inverno e não o acho mais frio do que outros "normais" -> os bancos de pele é que não ajudam nada O que vale é o aquecimento dos bancos que muito tem-me agradado

                Tirar a capota é 5 segs. e nem é preciso parar , 2 clips fora, empurrar e já tá

                O que considero importante, principalmente em dias de chuva, é o vidro da capota ser de vidro com desembaciador -> estes carros, principalmente os mais pequenos roadsters estão sempre a embaciar

                Comentário


                  #9
                  ha carros que ficam melhor em lona, e ha carros que ficam melhor CC.

                  pessoalmente só prefiro CC acima de lona porque a lona não me descansa muito em termos de segurança, mas posso estar enganado...

                  Comentário


                    #10
                    Para mim um cabrio é invariávelmente com capota de lona.

                    Comentário


                      #11
                      Para primeiro carro: CC

                      Para segundo ou terceiro carro: Lona

                      Conheço uma pessoa que já teve os dois : um Golf de "lona" e agora tem o Eos...

                      Aparte tudo o resto que não sei, a pessoa passou a usar sempre e Eos, sendo que quando tinha o Golf, o dito era o segundo carro!

                      Comentário


                        #12
                        Para mim Cabrio também é com Lona.

                        Conheço quem há 7 anos anda no dia a dia com um carro de capota de lona, e não vejo nenhum inconveninete em ser de lona

                        A ideia das infiltrações há muito que está resolvida e penso que nos dias de hoje é um verdadeiro mito.

                        A ideia que qq um dá uma facada na lona, digo que conheço diversos e nunca ninguém teve problemas e/ou conhece alguém a quem isso tenha acontecido.

                        A ideia da questão acústica e térmica, penso que também não será assim uma diferença assim tão grande, há capotas de lona espectaculares e uma pessoa nem nota que vai num cabrio.

                        O plástico no "vidro" traseiro penso que actualmente não é usado em nenhum cábrio, por isso o que era um inconveniente deixou de o ser.

                        Talvez o maior de todos seja mesmo o da segurança em caso de capotar.

                        Comentário


                          #13
                          Bem eu não posso dar a minha opinião practica porque não tenho e ainda nao tive um cabrio/roadster nas minhas mãos mais do que uns breves KM.

                          Posso sim dizer-vos o que acho a nivel estético, e aqui ao contrário da maioria gosto de hadtop...não em todos os carros mas regra geral gosto mais.

                          Uma questão que queria colocar aos que têm roadsters é ao nivel da rigidez ? por exemplo um MX-5, que ja tem um comportamento fantástico com lona, será que pelo facto de ter hardtop melhora ?

                          "Senhor da Noite" ja conduziste o teu carro com hartop ?

                          Lembro-me de uma vez, quando saiu o GOLF IV cabrio de ver um na A2 a alta velocidade e a lona parecia um balão...

                          Comentário


                            #14
                            Eu nos cabrio prefiro o esquema CC, pelo conforto acústico quando estão fechados e aguentam melhor os invernos na rua. Nos roadster prefiro a capota de lona, este esquema permite carros mais leves, devido à menor complexidade do sistema.

                            Comentário


                              #15
                              Essa da chuvinha a bater na lona... que piquinho...



                              É como já disseram, há carros em que fica bem a lona há outros em que é melhor a capota rigida!

                              E já que o amigalhaço Dani falou no novo Z4 só tenho a dizer que para mim ficou muito bem esta evolução!

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                num programa tipo top gear ou fith gear ou outro do género fizeram umas medições e a diferença de barulho entre lona e cc não era nada de especial...
                                pessoalmente não sei, nunca tive nenhum cc nem tecto de lona.

                                Comentário


                                  #17
                                  Em casa dos meus pais mora um Z3 com hardtop como acessório...só por duas vezes andei com hardtop e não gostei, prefiro a lona.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há que corrigir algumas imprecisões do tópico.

                                    Uma boa capota de lona, de uma boa marca, isola melhor térmica e acusticamente que uma rígida. Tem menos ruídos parasitas. É mais leve.

                                    Capota rígida só tem uma vantagem: segurança. Ainda que ache que os casos de vandalismo em lonas sejam relativamente raros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                                      Essa da chuvinha a bater na lona... que piquinho...



                                      É como já disseram, há carros em que fica bem a lona há outros em que é melhor a capota rigida!

                                      E já que o amigalhaço Dani falou no novo Z4 só tenho a dizer que para mim ficou muito bem esta evolução!

                                      Cumps
                                      Piquinho...

                                      Não, não ficou nada bem o Z4 assim -> ficou carro de cabeleireira

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nightlord

                                        Consegues esclarecer-me amigo ?

                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                        Uma questão que queria colocar aos que têm roadsters é ao nivel da rigidez ? por exemplo um MX-5, que ja tem um comportamento fantástico com lona, será que pelo facto de ter hardtop melhora ?

                                        "Senhor da Noite" ja conduziste o teu carro com hartop ?

                                        Lembro-me de uma vez, quando saiu o GOLF IV cabrio de ver um na A2 a alta velocidade e a lona parecia um balão...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem, acho que tendo em conta estas duas soluções, entram à baila factores psicológicos.

                                          Obviamente, que ao olhar para 2 descapotáveis, um com capota de lona e outro com capota metálica, este último parecerá claramente mais seguro e robusto.

                                          No entanto, dado a qualidade das capotas de lona hoje em dia, parece-me que os tectos metálicos acabam por apresentar mais desvantagens do que vantagens.

                                          Pesam mais, custam mais, roubam mais espaço, complicam mais e não sei como estão eles agora, mas o único CC que conduzi, um anémico Tigra Twintop, a profusão de ruidos parasitas com o tecto fechado era enorme, muito mais que no meu Mx-5 com mais de uma década de existência!

                                          Mesmo o factor segurança pode ser atenuado. Maior parte dos descapotáveis traz arcos de segurança, sejam integrados nos bancos, sejam retrácteis, pelo que, presumo, mesmo em caso de capotamento, as hipóteses de sairmos com a cabeça agarrada ao corpo sejam bastante boas, ehehehe.

                                          Utilizo o meu Mx5 diariamente, e não noto diferenças em questões como isolamento térmico para um carro fechado. Quando está frio, está frio em qualquer carro, mais vale termos um bom sistema de climatização.
                                          No Verão também aquece para xuxu!
                                          E o meu não tem AC, e não é aconselhável andar de cabelos ao vento com o sol lá bem no alto (falo por experiência própria, depois de ter apanhado um escaldaõ do pescoço pra cima... em Abril!!!)

                                          No entanto, diversas casa de design auto já apresentaram soluções mais simples e elegantes para a substituição dos pesados e enormes tectos metálicos, como a Fioravanti e a Bertone!

                                          No caso da Fioravanti vimos a sua solução aplicada ao F575 SuperAmerica.

                                          O problema dos tectos metálicos continua a residir na sua aplicação em descapotáveis de 4 lugares derivados de berlinas.

                                          Mercedes SL e SLK e o Mx5 RC conseguem integrar harmoniosamente os seus ttectos metálicos na carroçaria, já que os habitáculos são pequenos, apenas para 2.

                                          Mas quando vamos para os de 4 lugares, é uma desgraça.
                                          Chegam a pesar mais 200kg que as berlinas dos quais derivam, consomem mais, andam menos, dinãmica sofre, e bagageira só pode ser realmente aproveitada com o tecto fechado, sem contar com as aberrações visuais que os carros se tornam.

                                          Kudos para a Audi por ter mantido a lona no seu recem-apresentado A5.

                                          A tecnologia dos materiais está mais evoluida, os métodos de fabrico também, todas elas largaram o acrilico, tendo vidro real com desembaciador integrado. Cada vez acho mais dificill justificar a opção capota metálica.
                                          Editado pela última vez por crash; 14 January 2009, 22:19.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                            Bem eu não posso dar a minha opinião practica porque não tenho e ainda nao tive um cabrio/roadster nas minhas mãos mais do que uns breves KM.

                                            Posso sim dizer-vos o que acho a nivel estético, e aqui ao contrário da maioria gosto de hadtop...não em todos os carros mas regra geral gosto mais.

                                            Uma questão que queria colocar aos que têm roadsters é ao nivel da rigidez ? por exemplo um MX-5, que ja tem um comportamento fantástico com lona, será que pelo facto de ter hardtop melhora ?

                                            "Senhor da Noite" ja conduziste o teu carro com hartop ?

                                            Lembro-me de uma vez, quando saiu o GOLF IV cabrio de ver um na A2 a alta velocidade e a lona parecia um balão...
                                            Posso tentar responder.
                                            Temos cabrios, que normalmente derivam de berlinas e têm 4 lugares, e temos roadsters que já são projectados de raiz para o serem.

                                            Os primeiros devido a ser adaptação, necessitam de reforços estruturais para compensar a integridade estrutural perdida.
                                            Obviamente que uma capota metálica acabará por compensar parte da falta dessa rigidez.

                                            Os segundos, apesar de serem no geral mais rigidos que os cabrios, também beneficiam de rigidez acrescida com um tecto metálico.

                                            Não sei é precisar valores. Não disponho dessa info!

                                            Mas para ter uma ideia, o Porsche Boxster, considerado roadster de referência,e sempre elogiado à sua elevada rigidez estrutural, viu a mesma ser aumentada em 100% quando decidiram fazer o Cayman. É certo que não é a mesma coisa que um tecto amovivel metálico, mas pelo facto de termos mais elementos com qualidade estrutural deve sempre contribuir para um aumento de rigidez.
                                            Mesmo com as capotas de lona isso acontece, já que a sua estrutura é metálica.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                              Nightlord

                                              Consegues esclarecer-me amigo ?
                                              Desculpa...li, não respondi logo e depois passou-se-me...

                                              Nunca conduzi com hardtop porque não tenho. Sinceramente não vejo que seja necessário em termos de conforto.

                                              Em termos de comportamento tb. não deverá fazer muito mais...não fica ligado ao chassis nem nada xpto. Apenas preso a uns apoios na corroçaria.

                                              Lá por ser roadster e ser desenhado para não ter tecto, nota-se de facto a falta de rigidez no MX-5...haverá actualmente, mesmo em derivados de berlinas, cabrios melhores nesse aspecto (já o Barchetta do JGTB se nota na mesma).

                                              Mas o comportamento nestes carros não é conhecido pela velocidade de curvar, pela eficácia, etc....é mesmo pelo fun, e aí as suspensões e o equilibrio de pesos bem como baixo peso...são amigos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                Desculpa...li, não respondi logo e depois passou-se-me...

                                                Nunca conduzi com hardtop porque não tenho. Sinceramente não vejo que seja necessário em termos de conforto.

                                                Em termos de comportamento tb. não deverá fazer muito mais...não fica ligado ao chassis nem nada xpto. Apenas preso a uns apoios na corroçaria.

                                                Lá por ser roadster e ser desenhado para não ter tecto, nota-se de facto a falta de rigidez no MX-5...haverá actualmente, mesmo em derivados de berlinas, cabrios melhores nesse aspecto (já o Barchetta do JGTB se nota na mesma).

                                                Mas o comportamento nestes carros não é conhecido pela velocidade de curvar, pela eficácia, etc....é mesmo pelo fun, e aí as suspensões e o equilibrio de pesos bem como baixo peso...são amigos
                                                Fica o registo

                                                Obrigado...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já agora, alguém tem ideia dos preços de uma capota de lona ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nuno mcc ii Ver Post
                                                    essa da chuvinha a bater na lona... Que piquinho...

                                                    [:d]

                                                    é como já disseram, há carros em que fica bem a lona há outros em que é melhor a capota rigida!

                                                    E já que o amigalhaço dani falou no novo z4 só tenho a dizer que para mim ficou muito bem esta evolução!

                                                    Cumps
                                                    [:d][:d][:d][:d][:d][:d]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nos cabrios, a lona fica melhor em quase todos os carros, na minha opinião

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                        Fica o registo

                                                        Obrigado...
                                                        Um dia tens de dar uma voltinha comigo...da próxima que se faça um giro

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Gosto mais de ver em lona. Mas também vos digo, que terei de crescer (não como Homem, qué isso então... ) mas em mentalidade porque acho que nunca conseguiria viver no dia a dia com um descapotavel sendo este carro único....

                                                          A ser assim, capota em lona obvio, e como tenho garagem, CC para quê? É claro que, vamos lá a ver, não deixo de comprar um cabrio por não existir em lona, comprava muito bem o E93...não, não compravas

                                                          Esta moda dos CC permitiu chegar às massas...qq pessoa hoje de rendimento normal pode chegar a um descapotavel e seguro, porque essa pessoa pode não ter garagem para o seu Micra ou Colt CC ( )

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                            Um dia tens de dar uma voltinha comigo...da próxima que se faça um giro
                                                            "Amigo"

                                                            "Um dia tens q dar uma voltinha comigo"

                                                            "O som da chuva numa capota de lona"

                                                            Isto tá a andar bem, tá...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X