Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vendas automóveis em Portugal - Janeiro ( valores definitivos )

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vendas automóveis em Portugal - Janeiro ( valores definitivos )

    Na 1º quinzena de Janeiro, venderam-se em Portugal cerca de duas mil unidades, incluindo os comerciais, estando o mercado praticamente parado. Nos últimos 5 anos, o mês de Janeiro apresentou sempre uma média de 20 mil unidades vendidas, o que significa a manter-se este ritmo de vendas na segunda quinzena, o mercado ficará 80% abaixo do normal.

    #2
    Porreiro... agora em Fevereiro e Março têm de se "esmifrar" todos para vender carros... o que é bom para quem vai comprar um novo!

    Comentário


      #3
      Acho que antes das eleiçoes corrigem as alterações feitas. Com os portugueses a comprar menos, menos dinheiro entra.

      Comentário


        #4
        Em contrapartida nos últimos meses de 2008 as vendas aumentaram cerca de 20% por causa da entrada em vigor do novo ISV. Portanto isto é a consequência natural da correção do mercado: o pessoal que ia comprar carro em 2009 antecipou para 2008.

        Não sei até que ponto é sensato fazer análise com base em dados hipotéticos (a evolução do mercado nos próximos 11 meses) e ainda para mais tendo em conta os condicionalismos apontados no parágrafo anterior.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
          Em contrapartida nos últimos meses de 2008 as vendas aumentaram cerca de 20% por causa da entrada em vigor do novo ISV. Portanto isto é a consequência natural da correção do mercado: o pessoal que ia comprar carro em 2009 antecipou para 2008.

          Não sei até que ponto é sensato fazer análise com base em dados hipotéticos (a evolução do mercado nos próximos 11 meses) e ainda para mais tendo em conta os condicionalismos apontados no parágrafo anterior.
          O efeito contrario também acontece.

          Pessoal que queria comprar o ano passado e só teve o carro este ano por falta de stock das marcas.

          Outro caso: tenho um amigo que comprou um BMW serie 3 coupé que só o quis com a matricula deste ano, tendo feito negocio em Outubro passado.

          Resumindo em Fevereiro depois de passar o efeito Fim de ano é que se vai ver realmente como vão ser as coisas, mas nada de bom aí vêem

          um abraço

          Comentário


            #6
            Este abrandamento de vendas não é sectorial, é conjuntural.

            Passo a explicar, em todos os sectores da actividade económica se nota este adiamento das decisões de compra, está tudo a ver o que vai acontecer, se vão ter dinheiro para o próximo mês.

            O sector automóvel, como implica sempre muito dinheiro, é dos que sofre mais com este "esperar para ver"...

            Tudo vai depender do comportamento da economia neste primeiro trimestre.

            Comentário


              #7
              Acho que vamos assistir de alguma forma a dois aspectos fundamentais:

              1. Uma fase inicial (1º trimestre), em que os stands e representantes das marcas terão esforço a fazer, no preço de aquisição, através de ofertas que estimulem a compra
              2. Uma 2ª fase (a partir de Março), onde o governo irá surgir como salvador do mercado, recuando no imposto ou em outro aspecto qualquer, para ajudar a libertar os stands do seu esforço e estimular a compra por parte do cliente, coincidindo (por mero acaso claro!!!), com a proximidade das eleições..

              É que os carros até nem estavam a um preço exorbitante (embora estivessem bastante caros) em finais de 2008, e se se mantivessem assim durante um par de anos, poderiamos começar a ver um parque automovel um pouco melhor, mas assim vai lá vai...

              Comentário


                #8
                Essa análise vale zero.

                Tendencialmente, os primeiros dias do ano são fracos em vendas.

                Dia 1 é feriado, a partir de dia 2 as empresas entram em balanços e afins. Andam ali uns dias que estão a meio gás ou menos.

                No final do mês é que se pode fazer um balanço.

                Comentário


                  #9
                  .... apagar
                  Editado pela última vez por JARD70; 04 February 2009, 09:20.

                  Comentário


                    #10
                    Aqui fica a tabela de vendas de Janeiro.

                    vendas.jpg

                    Comentário


                      #11
                      Renault e Citroen precisamente com o mesmo numero de carros vendidos lol

                      Comentário


                        #12
                        Para comparar janeiro com janeiro (09vs08) e ter uma opinião concreta sobre o decrescimo das vendas, temos que támbèm comparar os meses de Dezembro 08 vs Dezembro 07 e verificar se houve ou não um grande acrescimo das vendas no final de 2008.


                        Para além disso é obvio que as vendas de automoveis vão baixar. Parte das mesmas são resultantes de empresas de Renting / Frotas / ALD e estando os clientes destes em recessão diminuem as aquisições. É um ciclo que com esta ultima alteração de impostos ainda se vai mais acentuar.

                        Vamos aguardar por Março.

                        Comentário


                          #13
                          Opel: - 64%... vai ser complicado aguentarem-se


                          Sou só eu ou a citroen é a marca generalista que está a sair melhor disto tudo? é estranho no sentido em que os carros dos segmentos mais baixos estão em final de vida e eu acho que o c3 picasso vai ser um relativo fracasso por causa dos preços...

                          Não se sabe quais os modelos mais vendidos?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ice_device Ver Post
                            Opel: - 64%... vai ser complicado aguentarem-se


                            Sou só eu ou a citroen é a marca generalista que está a sair melhor disto tudo? é estranho no sentido em que os carros dos segmentos mais baixos estão em final de vida e eu acho que o c3 picasso vai ser um relativo fracasso por causa dos preços...

                            Não se sabe quais os modelos mais vendidos?
                            É quase ridiculo o comentário de "vai ser complicado aguentar-se", isto é referente apenas ao mercado nacional, e apesar de ter vendido muitíssimo menos que no mesmo periodo do ano passado, está ainda acima de outras como Mazda, Mercedes, Audi, Fiat, Seat, Honda, etc.

                            Para as marcas, no geral, o mercado Português pouco, ou nada conta.

                            Complicado aguentar são as que estão no fundo da tabela, sem serem as "elitistas". Aí é que a coisa aperta.

                            No caso da Citroën, é simples compreender a situação,

                            Em primeiro lugar o C5 está com um aspecto e um nível de qualidade muito bons, anormal na Citroën, torna-se uma agradável surpresa quando estamos em contacto com ele.

                            Depois a Citroën continua a ter propostas quase irrecusaveis a nível de descontos e facilidades.

                            Para eu trocar o meu anterior carro por um C4, sem eu "pedir nada" era-me feito logo um desconto de 3500€!!! E depois ainda se podia "conversar melhor" para ajustar melhor o preço.

                            Não é dificil ouvir-mos vendedores de outras marcas comentarem coisas do género - "é pá, não imaginas os negócios que tenho perdido para a Renault, e para a Citroën, os gajos não dão hipotese a nível de desconto e facilidades".

                            Estas duas principalmente têm politicas avassaladoras, a este nível. E claro, em tempo de crise, isto tem um peso enormíssimo!

                            Comentário


                              #15
                              se comparar dez07+jan08 21811+20901=42712
                              com Dez08+Jan09 27293+11903=39196

                              temos cerca de 8% de queda, o que me parece incrivelmente bom para a fase que atravessamos

                              MCunha

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                É quase ridiculo o comentário de "vai ser complicado aguentar-se", isto é referente apenas ao mercado nacional!

                                Pois claro que se refere apenas ao mercado nacional. A minha afirmação também era em relação a isso.

                                Das marcas maiores a Opel foi a que desceu mais. E isso vem de encontro ao que já tinha dito há uns dias: Talvez a situação da GM contribua para que a Opel passe ainda mais dificuldades. E não é uma questão de Fim de Tabela. A Ferrari /lexus/ e outras vendem pouco e não têm problemas nisso. é uma questão de objectivos não cumpridos. E nesse aspecto a Opel começa mal no sentido em que saiu de segundo e veio para 6º ou 7º.

                                A minha teoria (que espero esteja errada) é que a Opel vai sofrer com os problemas da GM. Psicologicamente o consumidor também olha para isso.

                                E não me interpretes mal: Eu gosto da marca. A minha Astra de 1994 tinha uma qualidade de construção melhor que muitos carros modernos...

                                E também gosto da Citroen. Fico contente que eles se saiam bem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Verdade seja dita, lendo o teu post, e a tua justificação, tenho que te dar razão.

                                  Daí eu desde sempre achar que uma separação da Opel e da GM, seria provavelmente benéfica para a Opel.

                                  A questão psicologica que referes é uma grande grande verdade! Infelizmente...

                                  Quanto à Citroën eu acho bem, tendo em conta o novo C5, acho que eles merecem, pelo esforço e pelo resultado do carro. Sem dúvida muito bom!

                                  Vamos a ver como é que esta situação evolui...

                                  Comentário


                                    #18
                                    O ano começou agora, de facto. Todas as marcas vão descer. A vencedora será a que descer menos.

                                    O problema da Opel é que a GM não deverá vender.

                                    A marca teria muito mais a ganhar se fosse alemã, beneficiando acima de tudo dessa Imagem de marca que é "a qualidade e rigor alemão" em vez de ser um parente pobre que tem um pé imigrado nos EUA.

                                    Por isso eu penso que a Citroen poderá ser uma marca realmente "grande" no fim desta trapalhada toda. Em frança, a sua cota de mercado subiu para níveis de 1981, quase 15%. Globalmente aproxima-se da Peugeot a passos largos e deverá ultrapassar, precisamente a Opel/vauxall este ano...

                                    e sim eles são muitíssimo agressivos nas vendas, sendo que os produtos têm uma qualidade perfeitamente ao nível das outras marcas e melhores nalguns casos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
                                      se comparar dez07+jan08 21811+20901=42712
                                      com Dez08+Jan09 27293+11903=39196

                                      temos cerca de 8% de queda, o que me parece incrivelmente bom para a fase que atravessamos

                                      MCunha
                                      Boa análise.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se é verdade que o resultado da Citroën é fruto dos preços chave-na-mão (em altura de retracção do consumo, é um argumento ainda importante), por outro lado reparem que na frota actual da marca o único modelo recente que tem é o C5. O C1, C2 e C4 foram alvo de restyling, mas o C3 está quase em fim de vida, o C3 Picasso só vai começar a ser vendido agora. Já a Renault lançou o Twingo II e o Megane III recentemente.

                                        Não sei se já viram que, além deste empate no topo, também a Fiat igualou a Opel, quando em Janeiro de 2008 tinha matriculado menos de metade das unidades desta. Foi a que caiu menos no top ten, e sem modelos novos (a Seat também caiu menos de 30%, mas com a ajuda do Ibiza entretanto lançado).

                                        Quanto aos valores absolutos de Janeiro, estão realmente influenciados pela antecipação da compra em Dezembro. Vamos ver os resultados acumulados lá para a Primavera e comparar com o resto da Europa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
                                          se comparar dez07+jan08 21811+20901=42712
                                          com Dez08+Jan09 27293+11903=39196

                                          temos cerca de 8% de queda, o que me parece incrivelmente bom para a fase que atravessamos

                                          MCunha
                                          Ora bem .....esta comparação é mais certa e menos desviante.

                                          Todas as marcas sabem que o mercado em 09 vai ser complicado, mas ha muito venda que foi feita em Dez 2008 antecipando a alteração de imposto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                            por outro lado reparem que na frota actual da marca o único modelo recente que tem é o C5. O C1, C2 e C4 foram alvo de restyling, mas o C3 está quase em fim de vida, o C3 Picasso só vai começar a ser vendido agora. Já a Renault lançou o Twingo II e o Megane III recentemente.



                                            POr isso mesmo os resultados são mais impressionantes. se a citroen apresentar um C3 de qualidade e a preços bons, assim como um novo C4 que tenha uma versão híbrida..


                                            Além disso há alguns factores subtis que têm ajudado à imagem da Citroen: 5 vezes campeã do mundo de ralis, e devaneios como o Sport Coupé Grand Turismo, contrastam com a tentativa de poupar de outras marcas, que se retiram da competição e de tudo o que consideram superfluo. Ou seja, a marca ocupa algum do espaço deixado vago na mente das pessoas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
                                              se comparar dez07+jan08 21811+20901=42712
                                              com Dez08+Jan09 27293+11903=39196

                                              temos cerca de 8% de queda, o que me parece incrivelmente bom para a fase que atravessamos

                                              MCunha
                                              O problema é que as vendas de Dez de 2008 foram impulsionadas pela medida verdadeiramente incompreensivel que foi aumentar os impostos sobre os carros em 2009.

                                              Em conclusão, por cada 1 carro a mais que se vendeu em DEZ 2008, vão-se perder 10 ou mais por cada mês de 2009! Claro que esta comparação é em sentido figurado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É sempre bom ver que a Ferrari aumentou as vendas em 50%... (Claro que bastou venderem apenas + 1 automovel).

                                                Estranho mto é o péssimo desempenho do MINI. É que o Mini 1.6 d parece-me um excelente produto com preço bastante acessivel e baixos consumos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                  É sempre bom ver que a Ferrari aumentou as vendas em 50%... (Claro que bastou venderem apenas + 1 automovel).

                                                  Estranho mto é o péssimo desempenho do MINI. É que o Mini 1.6 d parece-me um excelente produto com preço bastante acessivel e baixos consumos.
                                                  POis mas é um carro pouco prático... por esse preço compra-se um segmento C... o mercado vai ficar muito racional. Tirando para os poucos que podem comprar maserati ferrari aston martin....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                                    este adiamento das decisões de compra
                                                    Sinais de deflacção. Precisamente o que o Governo e as Empresas temem...

                                                    Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                    Estranho mto é o péssimo desempenho do MINI. É que o Mini 1.6 d parece-me um excelente produto com preço bastante acessivel e baixos consumos.
                                                    "O Mini é um carro que se compra quando não há crise". È todo maneirinho e tal mas quando a razão aperta, vai-se para compras mais racionais. Em termos de espaço interior é mau, em termos de versatilidade idem, etc e depois, custa €22700 e falta-lhe algum equipamento que o pessoal mete sempre o que o atira para perto dos €25 000...
                                                    Sem desprimor para o carro, gosto muito especialmente do CooperS mas em tempos de crise, convém comprar mais com a cabeça.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                      É quase ridiculo o comentário de "vai ser complicado aguentar-se", isto é referente apenas ao mercado nacional, e apesar de ter vendido muitíssimo menos que no mesmo periodo do ano passado, está ainda acima de outras como Mazda, Mercedes, Audi, Fiat, Seat, Honda, etc.

                                                      Para as marcas, no geral, o mercado Português pouco, ou nada conta.

                                                      Complicado aguentar são as que estão no fundo da tabela, sem serem as "elitistas". Aí é que a coisa aperta.

                                                      No caso da Citroën, é simples compreender a situação,

                                                      Em primeiro lugar o C5 está com um aspecto e um nível de qualidade muito bons, anormal na Citroën, torna-se uma agradável surpresa quando estamos em contacto com ele.

                                                      Depois a Citroën continua a ter propostas quase irrecusaveis a nível de descontos e facilidades.

                                                      Para eu trocar o meu anterior carro por um C4, sem eu "pedir nada" era-me feito logo um desconto de 3500€!!! E depois ainda se podia "conversar melhor" para ajustar melhor o preço.

                                                      Não é dificil ouvir-mos vendedores de outras marcas comentarem coisas do género - "é pá, não imaginas os negócios que tenho perdido para a Renault, e para a Citroën, os gajos não dão hipotese a nível de desconto e facilidades".

                                                      Estas duas principalmente têm politicas avassaladoras, a este nível. E claro, em tempo de crise, isto tem um peso enormíssimo!
                                                      Isso não é assim, pelo menos na Renault não fazem muitos descontos. Tive recentemente a negociar um Twingo e o preço da versão base que me prepuseram era mais elevado que um Aygo com caixa automática e a versão de topo.


                                                      Todas as marcas fazem descontos, a que menos faz das generalistas é a VW mas todas fazem aliás e a Opel andava aí com uma campanha porreira antes do final do ano. Se tens essa ideia é porque não andas dentro do mercado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Toyota em 5º lugar? Deve ser inédito, não? O pessoal tem de comprar carros que durem tempo suficiente para passar a crise. :D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A Opel desceu para 6º lugar na alemanha e para o 8º lugar em frança. Dois dos principais mercados europeus...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por fzitraif Ver Post
                                                            Isso não é assim, pelo menos na Renault não fazem muitos descontos. Tive recentemente a negociar um Twingo e o preço da versão base que me prepuseram era mais elevado que um Aygo com caixa automática e a versão de topo.


                                                            Todas as marcas fazem descontos, a que menos faz das generalistas é a VW mas todas fazem aliás e a Opel andava aí com uma campanha porreira antes do final do ano. Se tens essa ideia é porque não andas dentro do mercado.
                                                            Mas isso têm haver com o preço dos carros, não têm haver com os descontos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X