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    Fiat Uno TD

    Boas pessoal!

    Sou novo neste fórum e sou possuidor de um Fiat Uno TD de 1992 com 181 mil kms.

    Acontece que o carro tem tido uns problemas no motor. Começou ha uns dois meses com o carro a desligar-se após o ligar de manhã. Soluçava imenso, a rotação baixava e o motor calava-se. Fui a uma oficina especializada em bombas injectoras e lá disseram-me que seria apenas uma questão de afinação da mesma. De facto o carro deixou de apresentar o problema, mas começou a fazer um barulho metálico intenso principalmente a baixas rotações. Voltei-me a dirigir à oficina ao que eles me disseram que teriam posto o ponto de injecção demasiado cedo e que aquele barulho seriam as válvulas a bater. Voltaram a afinar a bomba, mas disseram que teriam de aumentar o regime de ralanti (será assim??) para compensar, porque segundo eles, o carro terá um cilindro que não está a queimar bem, e que a frio nota-se mais. De facto o carro quando o ligo de manhã, treme um bocado devido ao soluçar do motor, mas em andamento não noto diferenças, nem quebras de potência. Mas mesmo já depois de quente, ao ralanti noto um trabalhar algo inconstante do motor.

    Que acham que pode ser? Será uma reparação fácil e barata? É que não tou com vontade de queimar muito dinheiro neste carro...

    Obrigado desde já!

    #2
    o uno TD que conheço contava com 230.000km e apresentava essa trepidação que falas..........

    pensei que fosse cronico........

    o problema do que eu conheço ......era o servo freio que está feito

    Comentário


      #3
      eu tenho um fiat uno 1.7d com 215mil km e nada a apontar...
      Acho k não deve ser nada de bom nem barato a reparação...

      Comentário


        #4
        O fiat c q andei igual ao teu tbem tremia mto em frio.
        Fazia o carro estremecer tdo, mas passado uns 10mn tudo ficava porreiro.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por ESPRIT

          O fiat c q andei igual ao teu tbem tremia mto em frio.
          Fazia o carro estremecer tdo, mas passado uns 10mn tudo ficava porreiro.
          exactamente como o que eu conheço;)[8D]

          Comentário


            #6
            Boas.

            o matraquear a frio era caracteristico do meu uno TD Van de 1994 ( que saudades que deixou.. troquei-o por um cancro dum megane 1.9D novo )

            Aquilo passado uns 2 ou 3 minutos ficava ok..

            tenho um mecanico muito conhecedor de FIAT's, ele proprio tem um punto TD de 1994 com 200 e tal mil kms que nunca deu um unico problema de motor..

            Se servir posso passar o contacto.

            Comentário


              #7
              E o facto de trepidar um bocado mesmo depois de quente... o que poderá ser? Este trepidar não acontece sempre, mas é incomodativo!

              sitefixe, se esse mecanico for na zona de Lisboa. Podes dar indicações de onde é?

              Obrigado!

              Comentário


                #8
                O ideal seria conhecer o estado desse motor através da realização de um teste de compressão e mandar limpar/afinar os 4 injectores, já que a bomba, em princípio, terá sido verificada e deverá estar boa.

                No entanto, as boas oficinas diesel que tratam da reconstrução dos injectores também podem verificar a afinação da bomba.

                Na zona de Lisboa tens muitas, faz aí uma pesquisa no fórum. Não vou falar mais naquela ao pé do IKEA senão qualquer dia ainda julgam que tenho lá comissão e o homem nem sequer me conhece de lado nenhum...

                Preços não sei bem, mas aponta para 125€ para os injectores mais uns 30-40€ para o teste de compressão (IVA incluído).

                Comentário


                  #9
                  Eu tive um igual de 1991, de 1997 a 2000, tinha o motor 1.7 de um Punto de 1996, no total tinha cerca de 370.000km.
                  O motor original fez 250.000km sem problemas de maior e quando foi trocado ainda andava normalmente, mas como o proprietario era um mecanico, apareceu-lhe esse motor de um punto e fez a troca.
                  De qualquer maneira era um motor que a frio "vibrava" bastante, mas depois de quente era um motor diesel normal para a epoca.
                  Concluido... tenho saudades do meu Uno TD!!! excelente maquina!!
                  Em relação ao teu, penso que não será problema de maior, talvez o problema seja encontrar o mecanico certo! ;)

                  cumps,
                  [dio]

                  Comentário


                    #10
                    Injectores não será, porque são novos! Têm cerca de 1 ano e foram verificados nesta oficina que afinou a bomba. Teste de compressão... que implicações teria se se verificasse que a mesma tá abaixo do normal?

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por RiCkYLiNk

                      Injectores não será, porque são novos! Têm cerca de 1 ano e foram verificados nesta oficina que afinou a bomba. Teste de compressão... que implicações teria se se verificasse que a mesma tá abaixo do normal?

                      irias ter que mudar muiiiita coisita no motor........e mais valeria a pena arranjares um motor recondicionado

                      Comentário


                        #12
                        De referir que o carro consome pouco óleo. A última vez em 10 mil kms (período de mudança do óleo) tive de ajustar o nível com 1L. Será muito?

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por RiCkYLiNk

                          De referir que o carro consome pouco óleo. A última vez em 10 mil kms (período de mudança do óleo) tive de ajustar o nível com 1L. Será muito?
                          é mais ou menos normal nesse motor..

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por dio


                            Concluido... tenho saudades do meu Uno TD!!! excelente maquina!!

                            [dio]
                            Tbém conseguiam por as rodas a patinar em 2ª cmo eu fazia ;)
                            Carro lançado nos anos 80, 1400 72 cv
                            Aquele painel de instrumentos...
                            Q obra de arte!

                            Comentário


                              #15
                              O meu só patina em 2ª em terra/areia. No alcatrão não! =P

                              Voltando à falta de compressão... que sintomas apresenta um carro com compressão abaixo do normal?

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                citação:Originalmente colocada por dio


                                Concluido... tenho saudades do meu Uno TD!!! excelente maquina!!

                                [dio]
                                Tbém conseguiam por as rodas a patinar em 2ª cmo eu fazia ;)
                                Carro lançado nos anos 80, 1400 72 cv
                                Aquele painel de instrumentos...
                                Q obra de arte!
                                Por acaso era um carro mt louco, o meu pai teve 1, andava bastante bem, e os mostradores indicavam td, ate monometro da pressão do turbo tinha...mas era um pouco inseguro, era demasiado leve...;)

                                Abraço

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                  citação:Originalmente colocada por dio


                                  Concluido... tenho saudades do meu Uno TD!!! excelente maquina!!

                                  [dio]
                                  Tbém conseguiam por as rodas a patinar em 2ª cmo eu fazia ;)
                                  Carro lançado nos anos 80, 1400 72 cv
                                  Aquele painel de instrumentos...
                                  Q obra de arte!
                                  UI!! Que saudades!!! daquele ponteiro da pressão do turbo!!! [B)]
                                  O arranque daquilo é delicioso... o meu com o 1.7, mas com Turbo e Intercooler do 1.4, fazia menos de 10s dos 0-100km/h !!
                                  A quinta é que era curta... mas subir o que eu me divertia!!!

                                  cumps,
                                  [dio]

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                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por RiCkYLiNk

                                    Boas pessoal!

                                    Sou novo neste fórum e sou possuidor de um Fiat Uno TD de 1992 com 181 mil kms.

                                    Acontece que o carro tem tido uns problemas no motor. Começou ha uns dois meses com o carro a desligar-se após o ligar de manhã. Soluçava imenso, a rotação baixava e o motor calava-se. Fui a uma oficina especializada em bombas injectoras e lá disseram-me que seria apenas uma questão de afinação da mesma. De facto o carro deixou de apresentar o problema, mas começou a fazer um barulho metálico intenso principalmente a baixas rotações. Voltei-me a dirigir à oficina ao que eles me disseram que teriam posto o ponto de injecção demasiado cedo e que aquele barulho seriam as válvulas a bater. Voltaram a afinar a bomba, mas disseram que teriam de aumentar o regime de ralanti (será assim??) para compensar, porque segundo eles, o carro terá um cilindro que não está a queimar bem, e que a frio nota-se mais. De facto o carro quando o ligo de manhã, treme um bocado devido ao soluçar do motor, mas em andamento não noto diferenças, nem quebras de potência. Mas mesmo já depois de quente, ao ralanti noto um trabalhar algo inconstante do motor.

                                    Que acham que pode ser? Será uma reparação fácil e barata? É que não tou com vontade de queimar muito dinheiro neste carro...

                                    Obrigado desde já!
                                    Quero felicitar-te pela bela pequena máquina que tens;)
                                    Em relação ao resto havia uma terpidação quando frio mas passava quando aquecia...pode ser muita coisa desde simples velas incandescentes,aos injectores,a bomba bem nada que não se resolva...mete isso bom e curte a máquina com moderação não te esqueças que tens de travar nas curvas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sei que nao tem nada a ver mas a minha fiat strada a quente trepida que nem gente grande, qt a razoes ainda ninguem soube dizer o que era.

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                                        #20
                                        Dcpa
                                        Entusiasmámo-nos cas recordações dos TD
                                        Podes sempre fazer o teste da vareta do óleo, o q acham?

                                        Comentário


                                          #21
                                          pipiland, o problema da trepidação incomodativa é o facto de esta ser acompanhada por fumo! Esteja o carro quente ou frio! O que me leva a crer que algo não está bem no tempo de injecção de combustível no motor...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por RiCkYLiNk

                                            Boas pessoal!

                                            Sou novo neste fórum e sou possuidor de um Fiat Uno TD de 1992 com 181 mil kms.

                                            Acontece que o carro tem tido uns problemas no motor. Começou ha uns dois meses com o carro a desligar-se após o ligar de manhã. Soluçava imenso, a rotação baixava e o motor calava-se. Fui a uma oficina especializada em bombas injectoras e lá disseram-me que seria apenas uma questão de afinação da mesma. De facto o carro deixou de apresentar o problema, mas começou a fazer um barulho metálico intenso principalmente a baixas rotações. Voltei-me a dirigir à oficina ao que eles me disseram que teriam posto o ponto de injecção demasiado cedo e que aquele barulho seriam as válvulas a bater. Voltaram a afinar a bomba, mas disseram que teriam de aumentar o regime de ralanti (será assim??) para compensar, porque segundo eles, o carro terá um cilindro que não está a queimar bem, e que a frio nota-se mais. De facto o carro quando o ligo de manhã, treme um bocado devido ao soluçar do motor, mas em andamento não noto diferenças, nem quebras de potência. Mas mesmo já depois de quente, ao ralanti noto um trabalhar algo inconstante do motor.

                                            Que acham que pode ser? Será uma reparação fácil e barata? É que não tou com vontade de queimar muito dinheiro neste carro...

                                            Obrigado desde já!
                                            Olá e Bem Vindo...por acaso não te chamas Ricardo Gomes?[8)]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sim Bictor! Sou eu! =D

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estava a estranhar Dois Ric... com unos de 1992 com 180 e picos mil
                                                Goza bem a estadia por cá...vais ver que se está muito bem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  POis no caso do meu carro nao ha fumo.
                                                  Boa sorte

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    POr acaso não tens um simbolo TDI na traseira e o teu carro é preto!olha já agora quantos cavalos tem a maquina e cilindrada sempre fiquei curioso!dizem que anda bem!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Zoltan Pluto

                                                      POr acaso não tens um simbolo TDI na traseira e o teu carro é preto!olha já agora quantos cavalos tem a maquina e cilindrada sempre fiquei curioso!dizem que anda bem!
                                                      Já fiz questão de o mencionar acima.
                                                      E já agora faz um barulho melhor q o vag 1.4.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                        citação:Originalmente colocada por Zoltan Pluto

                                                        POr acaso não tens um simbolo TDI na traseira e o teu carro é preto!olha já agora quantos cavalos tem a maquina e cilindrada sempre fiquei curioso!dizem que anda bem!
                                                        Já fiz questão de o mencionar acima.
                                                        E já agora faz um barulho melhor q o vag 1.4.
                                                        Epá não existia uma versão 1.9 ou 1.7!rico em cavalos que dava mais que 220!? já agora não meti a VAG na conversa vi foi um uno TD com o simbolo TDI só isso!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O meu quando começou a fazer isso teve de levar um arranjo de 400 contos no motor... depois durou apenas mais uns 70/80Mkm e entregou a alma ao criador... (que saudades de um carro tão espetacular...)

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Zoltan Pluto

                                                            citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                            citação:Originalmente colocada por Zoltan Pluto

                                                            POr acaso não tens um simbolo TDI na traseira e o teu carro é preto!olha já agora quantos cavalos tem a maquina e cilindrada sempre fiquei curioso!dizem que anda bem!
                                                            Já fiz questão de o mencionar acima.
                                                            E já agora faz um barulho melhor q o vag 1.4.
                                                            Epá não existia uma versão 1.9 ou 1.7!rico em cavalos que dava mais que 220!? já agora não meti a VAG na conversa vi foi um uno TD com o simbolo TDI só isso!
                                                            Ao contrario do q possas pensar, n era uma boca especial para provocar ninguém, era só pa lembrar q em finais dos anos 80 já se fez um 1400 c 72cv.
                                                            Havia um 1300 atmosférico c 45 cv, e um 1700 atmosférico com 50 e tal cavalos.
                                                            De referir q os interiores do TD eram os mais próximos do turbo, Bancos À parte.

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