Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Travar com motor Vs Pé na embraiagem e travar só...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Travar com motor Vs Pé na embraiagem e travar só...

    Boa noite.

    Tenho umas dúvidas acerca do acto de travar...

    O facto de reduzir mudança e travar, é bom para a saúde do sistema de travagem.
    Mas...será bom para o motor?

    Não será um esforço que diminuirá excessivamente a vida do motor?

    Digam-me de vossa opinião.

    #2
    Isso já foi muito discutido no fórum....

    Na minha modesta opinião, evidentemente que travar com o motor é melhor por vários factores. Tendo em conta que travar com o motor não significa ir nem perto do "redline", um motor, dependendo da marca () aguenta uma vida! Os travões não....

    Em segundo lugar, em algumas situações, é uma questão de segurança! Não só porque os travões podem aquecer em demasia e deixar de travar, mas também porque, dinamicamente o carro é muito mais "estável" engrenado e o perigo de derrape menor (em situações limite claro).

    Por ultimo há sempre a velha história do consumo de combustível com carro engatado ou desengatado.

    Comentário


      #3
      Depende. Por exemplo, se o motor estiver uma noite inteira a dormir no cimo de uma serra, e de manhã, faz logo a viagem a descer a serra sempre engatado nas 3000 RPM, não será muito bom para a sua saúde uma vez que como não há combustível a queimar, custa muito a aquecer, logo não será muito bom.

      O ideal é sempre o motor ir sempre engatado a descer utilizando o travão ao mínimo. Se a descida for muito forte então convém o motor estar minimamente quente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Auto Mobilis Ver Post
        Boa noite.

        Tenho umas dúvidas acerca do acto de travar...

        O facto de reduzir mudança e travar, é bom para a saúde do sistema de travagem.
        Mas...será bom para o motor?

        Não será um esforço que diminuirá excessivamente a vida do motor?

        Digam-me de vossa opinião.
        Com ABS, travar com o motor deixou de ser relevante excepto, se quisermos intencionalmente manter a rotação elevada para, por exemplo, ter mais potência disponível depois de uma eventual curva - tipicamente, condução desportiva.

        Travar com o motor não me parece que tenha qualquer desgaste relevante. Se isso incluir uma redução prévia, então sim, pelo aumento natural da rotação do motor.
        Se é relevante ou não, é difícil precisar porque as variáveis são muitas.

        Michael

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
          Com ABS, travar com o motor deixou de ser relevante excepto, se quisermos intencionalmente manter a rotação elevada para, por exemplo, ter mais potência disponível depois de uma eventual curva - tipicamente, condução desportiva.

          Travar com o motor não me parece que tenha qualquer desgaste relevante. Se isso incluir uma redução prévia, então sim, pelo aumento natural da rotação do motor.
          Se é relevante ou não, é difícil precisar porque as variáveis são muitas.

          Michael

          Pelo menos maior desgaste da embraiagem terá...
          Agora desgaste do motor....ele aguenta isso na boa.

          Agora tens que ver:

          Preferes ter uma embraiagem 300mil e mudar de travoes de 20 em 20mil
          Ou ter embraiagem 200 mil e mudar travoes de 50 em 50 visto que assim tambem poupas gasolina

          Comentário


            #6
            bem aqui ficam os meus 50 centimos...

            Reduzo de forma violenta varias vezes ao travar...é frequente fazer uma aproximação rápida e depois querer travar rápido...varias reduções de 5ª para 2ª...até hoje não se queixou.

            Á pala de grandes travagens os discos estão empenados, ja nao me preocupa, é feitio do modelo em questão. Portanto na minha condução é frequente, as reduções para um travagem mais eficaz, o travões têm 25.000 e a embraiagem 202.000km...os anteriores discos e pastilhas tinham 60.000km nas mesmas condições.

            Agora que há carros mais maricas que outros há.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
              Portanto na minha condução é frequente, as reduções para um travagem mais eficaz, o travões têm 25.000 e a embraiagem 202.000km...os anteriores discos e pastilhas tinham 60.000km nas mesmas condições.
              No extremo, reduzir alonga a travagem.
              Portanto será mais eficaz apenas se o veículo em questão não tiver ABS, ou se for precisa mais potência disponível após a travagem.

              Respondo ao post anterior, claro que não me importo com o desgaste dos travões.


              Michael

              Comentário


                #8
                Convém sempre reduzir para ajudar na travagem. Aliás nota-se mesmo uma grande diferença...

                Mas também é divertido ás saídas das AE, ir tipo a 120 e reduzir para 3ª num carro a gasolina ....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                  No extremo, reduzir alonga a travagem.
                  Portanto será mais eficaz apenas se o veículo em questão não tiver ABS, ou se for precisa mais potência disponível após a travagem.

                  Respondo ao post anterior, claro que não me importo com o desgaste dos travões.


                  Michael
                  Se calhar não me fiz entender...eu travo e reduzo ao mesmo tempo...mas travo muito tarde.

                  Com a redução brusca seguida de travão, o carro pára bem mais rápido. Alem de que fico numa mudança com mais força.

                  Comentário


                    #10
                    Felizmente hoje em dia os carros têm travões potentes e ABS, o que diminuiu bastante a importância de travar com o motor.

                    Eu diria que a única vantagem de travar com o motor é evitar a fadiga em descidas prolongadas que exijam muito dos travões, Nas restantes situações é irrelevante.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                      Se calhar não me fiz entender...eu travo e reduzo ao mesmo tempo...mas travo muito tarde.

                      Com a redução brusca seguida de travão, o carro pára bem mais rápido. Alem de que fico numa mudança com mais força.
                      É errado assumir que o motor ajuda a travagem.
                      O motor 'prende' o carro numa descida por exemplo, mas se quisermos travar forte, pelo contrário, o motor prejudica a eficácia dos travões e alonga de facto a distância de travagem.

                      A redução com o motor é usada apenas para prevenir a possível derrapagem das rodas e permitir que a direcção continue minimamente funcional. ..ou seja, algo perfeitamente despropositado nos sistemas com ABS.

                      De forma que a única coisa que sobra como benefício é "mais potência disponível após a travagem".

                      Michael

                      Comentário


                        #12
                        Irrelevante ?

                        Vão a 130 km/h e façam uma travagem de mergência quer em 5ª quer em 3ª, depois vejam se é irrelevante....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CX_Turbo Ver Post
                          Irrelevante ?

                          Vão a 130 km/h e façam uma travagem de mergência quer em 5ª quer em 3ª, depois vejam se é irrelevante....
                          O factor psicológico não reduz a distância de travagem.


                          Provavelmente numa travagem de emergência, em 5 o motor não fará tanta resistência/oposição aos travões.

                          Michael

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                            É errado assumir que o motor ajuda a travagem.
                            O motor 'prende' o carro numa descida por exemplo, mas se quisermos travar forte, pelo contrário, o motor prejudica a eficácia dos travões e alonga de facto a distância de travagem.

                            A redução com o motor é usada apenas para prevenir a possível derrapagem das rodas e permitir que a direcção continue minimamente funcional. ..ou seja, algo perfeitamente despropositado nos sistemas com ABS.

                            De forma que a única coisa que sobra como benefício é "mais potência disponível após a travagem".

                            Michael
                            Acho que estás a confundir as coisa Mik..

                            Ja fiz os teste varias e varias vezes...e numa situação de surpresa, um obstáculo etc etc, uma travagem auxiliada por uma redução brusca diminui e muito a distância de travagem.

                            O meu carro tem ABS e de longe que travo mais depressa se reduzir bruscamente e travar em simultaneo do que apenas travar.

                            E quando falo em reduções bruscas é mesmo tirar o pé rapido da embraiagem, para ele dar mesmo o esticão. Não é passar de 5ª para 2ª e esperar que ele trave sozinho.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                              Acho que estás a confundir as coisa Mik..

                              Ja fiz os teste varias e varias vezes...e numa situação de surpresa, um obstáculo etc etc, uma travagem auxiliada por uma redução brusca diminui e muito a distância de travagem.

                              O meu carro tem ABS e de longe que travo mais depressa se reduzir bruscamente e travar em simultaneo do que apenas travar.

                              E quando falo em reduções bruscas é mesmo tirar o pé rapido da embraiagem, para ele dar mesmo o esticão. Não é passar de 5ª para 2ª e esperar que ele trave sozinho.
                              Acredita, é psicológico.

                              Há testes científicos que provam que o motor prejudica o trabalho dos travões.
                              ...e é muito natural que assim seja. Os travões têm que lidar com a energia potencial do veículo ditada pela sua inércia. Se o motor estiver metido ao barulho, têm que lidar também com a própria inércia da mecânica, transmissão, etc.

                              Vou ver se encontro links sobre o tema.

                              Michael

                              Comentário


                                #16
                                Tenham juízo!!!

                                Não faz mal nenhum!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                  bem aqui ficam os meus 50 centimos...

                                  Reduzo de forma violenta varias vezes ao travar...é frequente fazer uma aproximação rápida e depois querer travar rápido...varias reduções de 5ª para 2ª...até hoje não se queixou.

                                  Á pala de grandes travagens os discos estão empenados, ja nao me preocupa, é feitio do modelo em questão. Portanto na minha condução é frequente, as reduções para um travagem mais eficaz, o travões têm 25.000 e a embraiagem 202.000km...os anteriores discos e pastilhas tinham 60.000km nas mesmas condições.

                                  Agora que há carros mais maricas que outros há.
                                  Vê lá se nao partes a caixa. Pelo que tenho ouvido falar parece-me que tens um Ek3 e a 2ª "só" dá 105km/h enquanto que a 5ª nunca mais acaba pele que vê lá se nao das cabo do bicho.
                                  Agora em relação às reduções bruscas começa a fazer isto que já faço de algum tempo para cá:
                                  http://www.youtube.com/watch?v=eYnVBEGF2t0

                                  Evitas os esticoes, poupando a caixa e consegues travar com mt mais segurança e suavidade (para alem de que até vais sentir que estas numa corrida, pois os pilotos usam mt esta tecnica)
                                  Exprimenta !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que é vantajoso travar com o motor de uma forma razoável, como por exemplo:

                                    Gasolina: sem passar as 3500RPM
                                    Diesel: sem passar as 2500-2750RPM

                                    Acho que assim não prejudica o motor, poupa os travões em termos de calços, óleo e fadiga, e acima de tudo aumenta a segurança!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                      Acredita, é psicológico.

                                      Há testes científicos que provam que o motor prejudica o trabalho dos travões.
                                      ...e é muito natural que assim seja. Os travões têm que lidar com a energia potencial do veículo ditada pela sua inércia. Se o motor estiver metido ao barulho, têm que lidar também com a própria inércia da mecânica, transmissão, etc.

                                      Vou ver se encontro links sobre o tema.

                                      Michael
                                      Ora aqui está algo interessante.
                                      Nucna tinha pensado nisto.
                                      No entanto parece-me que em carros com travões fraqúissimos como os meus a travagem com motor é mais eficaz, mas deixou-me a pensar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora, travar com o motor não faz mal nenhum.
                                        O motor sofre muito mais em aceleração do que ao ser arrastado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                          O factor psicológico não reduz a distância de travagem.


                                          Provavelmente numa travagem de emergência, em 5 o motor não fará tanta resistência/oposição aos travões.

                                          Michael
                                          Faz sempre algum efeito, se não fosse assim , os rallys eram de caixa automática, os F1 também, etc.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A resposta à pergunta é depende.

                                            com a generalidade dos carros actuais a máxima travagem obtém-se com a embraiagem em baixo.

                                            carros mais antigos e com piores sistemas de travagem beneficiam de travagens e reduções em simultâneo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              A resposta à pergunta é depende.

                                              com a generalidade dos carros actuais a máxima travagem obtém-se com a embraiagem em baixo.

                                              carros mais antigos e com piores sistemas de travagem beneficiam de travagens e reduções em simultâneo.

                                              A pergunta era se era desgastante para a mecanica do veículo ou não xD

                                              Em termos de embraiagem é desgastante.

                                              Em termos de tempo de travagem...em caso de emergencia pe no travao ao fundo.

                                              Em caso de carros mais antigos que não têm travoes´, apenas abrandadores...reduzir pode te salvar...mas não muito.

                                              tal como disse o v7. carros novos travam melhor sem motor, carros velhos o motor é possivelmente uma boa ajuda.

                                              No transito travar com o motor é para mim, comodo pois pouca gasolina e poupa-me de tar a travar e gastar calços.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O travar com o motor nao faz mal nenhum ao motor.
                                                se repara-mos os carros de instrução tem todos uma porradona de kms e os alunos travao com o motor, mesmo assim eles continuam a andar com tipo 400000kms etc etc

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                                  Vê lá se nao partes a caixa. Pelo que tenho ouvido falar parece-me que tens um Ek3 e a 2ª "só" dá 105km/h enquanto que a 5ª nunca mais acaba pele que vê lá se nao das cabo do bicho.
                                                  Agora em relação às reduções bruscas começa a fazer isto que já faço de algum tempo para cá:
                                                  http://www.youtube.com/watch?v=eYnVBEGF2t0

                                                  Evitas os esticoes, poupando a caixa e consegues travar com mt mais segurança e suavidade (para alem de que até vais sentir que estas numa corrida, pois os pilotos usam mt esta tecnica)
                                                  Exprimenta !
                                                  EJ9 e dá 110km/h em 2ª...

                                                  Não me interpretes mal, mas ja conduzo o carro á 5 anos, conheço-o por dentro e por fora...ale de que faço a mesma condução em todos os carros que conduzo.

                                                  As palavras de quem sabes de Honda dizem que ele está bom e recomenda-se

                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  A resposta à pergunta é depende.

                                                  com a generalidade dos carros actuais a máxima travagem obtém-se com a embraiagem em baixo.

                                                  carros mais antigos e com piores sistemas de travagem beneficiam de travagens e reduções em simultâneo.
                                                  E o que são carros novos e carros velhos ? um carro de 1995 ja tem quase 15 anos...

                                                  é velho ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Travar com o motor (sendo a travagem forte) desgasta:

                                                    Apoios (motor e caixa)
                                                    Interior da caixa
                                                    e possivelmente alguns componentes do motor (coisa pequena).


                                                    Relativamente a ter o espaço mínimo de travagem em qualquer situação é conseguido sem o motor. Sem ABS é fácil ver que os travões travam o suficiente: se carregarem no pedal do travão a fundo, as rodas bloqueiam, certo? então consegue-se o máximo de eficiência de travagem sem o motor. Repetindo o que já foi dito, e mais uma vez nas situações de travagem no menor espaço, o motor só alonga a distancia de travagem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JNCS Ver Post
                                                      O travar com o motor nao faz mal nenhum ao motor.
                                                      se repara-mos os carros de instrução tem todos uma porradona de kms e os alunos travao com o motor, mesmo assim eles continuam a andar com tipo 400000kms etc etc
                                                      Feitos sempre a quente.

                                                      Mas naqueles dias gelados, em que o motor demora muito a aquecer (felizmente nos carros novos já não é assim), mais vale ir em algumas descidas em ponto morto, de modo a evitar que o carro entre em altas RPM por causa do travamento com motor. Ou então ir numa mistura de travar com o motor e com o pedal do travão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                        EJ9 e dá 110km/h em 2ª...

                                                        Não me interpretes mal, mas ja conduzo o carro á 5 anos, conheço-o por dentro e por fora...ale de que faço a mesma condução em todos os carros que conduzo.

                                                        As palavras de quem sabes de Honda dizem que ele está bom e recomenda-se


                                                        Honda 4life

                                                        Mas experimenta comecar a travar como ensinam no video.
                                                        Quando tomares o jeito (isto é se nao souberes fazer) vais adorar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JNCS Ver Post
                                                          O travar com o motor nao faz mal nenhum ao motor.
                                                          se repara-mos os carros de instrução tem todos uma porradona de kms e os alunos travao com o motor, mesmo assim eles continuam a andar com tipo 400000kms etc etc

                                                          Epah so se forem os carros de à alguns anos atras porque estes mais recentes nem ao 200kkm chegam

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
                                                            Honda 4life

                                                            Mas experimenta comecar a travar como ensinam no video.
                                                            Quando tomares o jeito (isto é se nao souberes fazer) vais adorar
                                                            Mas isso ja eu faço...não no dia-a-dia porque não me sinto assim tão á vontade.

                                                            Mas em percursos sinuosos faço...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X