Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a validade de um termo de responsabilidade automóvel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual a validade de um termo de responsabilidade automóvel?

    Boa tarde

    Qual a validade de um termo de responsabilidade automóvel?

    Há possibilidade de vender o carro dentro de umas horas no entanto tenho algumas dúvidas sobre o termo de responsabilidade. O possível comprador é comerciante de automóveis e não esta interessado em passar o registo para nome dele.
    Que tipo de cuidados devo ter?
    Como funciona o imposto de circulação caso o carro ainda esteja em meu nome e nas maus de outra pessoa?

    Agradeço a vossa ajuda.

    #2
    Tens aqui tudo o que precisas:
    http://impostosobreveiculos.info/ini...os-automoveis/

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por uhgo Ver Post
      Boa tarde

      Qual a validade de um termo de responsabilidade automóvel?

      Há possibilidade de vender o carro dentro de umas horas no entanto tenho algumas dúvidas sobre o termo de responsabilidade. O possível comprador é comerciante de automóveis e não esta interessado em passar o registo para nome dele.
      Que tipo de cuidados devo ter?
      Como funciona o imposto de circulação caso o carro ainda esteja em meu nome e nas maus de outra pessoa?

      Agradeço a vossa ajuda.
      Boas.

      Passei por uma situação semelhante. No stand, o comerciante disse que fazia a retoma mas que não passava para o nome dele. Isto porque a vontade dele era vender o carro o mais rápido possível e isso atrasaria um futuro negócio.
      Paguei o imposto de circulação e passado cerca de 1 mês, recebi uma carta a dizer que me seria creditado esse valor. E foi.

      Boa sorte.

      Comentário


        #4
        A minha grande questão é perceber até que ponto é seguro vender um carro que continua em meu nome

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por uhgo Ver Post
          A minha grande questão é perceber até que ponto é seguro vender um carro que continua em meu nome
          E a minha é: leste a informação no link que indiquei? Tens lá a resposta...até minutas tens.

          Comentário


            #6
            Li. Mas confesso que fiquei com algumas dúvidas.
            Parece-me que há sempre riscos, enquanto o registo não tiver em nome do novo dono.

            Mas podias-me ajudar a perceber melhor

            Comentário


              #7
              Registo automóvel provisório

              Alguém me sabe explicar que registo é este? Como funciona?


              http://iobcontabilidade.blogspot.com...s-registo.html

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por uhgo Ver Post
                Alguém me sabe explicar que registo é este? Como funciona?


                http://iobcontabilidade.blogspot.com...s-registo.html
                Esse registo apenas é válido para empresas revendedoras de automóveis.

                Ou seja, no teu caso, ao venderes o teu carro ao comerciante ele deveria fazer este registo que faria com que o carro ficasse em nome dele e não seria emitido novo DUA. Caso ele o revendesse no prazo de 180 dias, esse registo nunca passaria de provisório a definitivo, ou seja, nunca constaria como efectivo proprietário da viatura. Caso o carro fique em stock mais de 180 dias é emitido o DUA em nome do comerciante e o registo passa a definitivo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por uhgo Ver Post
                  Li. Mas confesso que fiquei com algumas dúvidas.
                  Parece-me que há sempre riscos, enquanto o registo não tiver em nome do novo dono.

                  Mas podias-me ajudar a perceber melhor
                  Um termo de responsabilidade não tem qualquer valor jurídico. Vender um carro sem garantia de que este passa para nome do comprador é um risco. O comerciante que se deixe de tretas que um registo provisório é barato e nem é emitido DUA por isso não há atrasos nenhuns. O selo ficará sempre a cargo da pessoa que constar como proprietário, por isso se o carro fica em teu nome, quaisquer multas, infracções, impostos, ónus e encargos surgirão sempre associados ao teu nome, tendo tu que ter o trabalho de informar as autoridades da venda (o que te pode dar muitas dores de cabeça).

                  Essa história de ele não querer passar para nome dele... cheira-me é que ele não consta nas finanças como comerciante e deve ser daqueles que compra carros como biscate.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X