Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento - Página 10

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Título: Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

  1. #271
    Piloto de Testes brunotdci's Avatar
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    Por Defeito

    www.simulcar.com

    Podem experimentar jantes em todos os modelos de automoveis


  2. #272
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    cadito, nao sao as bbs de origem.
    o desenho é o mesmo mas as larguras sao diferentes.

  3. #273
    Moderador SilverArrow's Avatar
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    Por Defeito O exagero das Jantes


    Eu era do tempo em que os carros tinham jantes condizentes com a sua potência.

    Hoje em dia há uma paranoia por jantes grande e exageradas para os carros em questão.

    Carro que é carro tem no mínimo jantes de 16'', depois basta levar o lettering sport e pumbas passa para jante de 17'' e em opção pode-se meter umas de 18''.

    Já ouvi falar em astras 1.3cdti de 90cv e jante de 18'' pq conhecia o vendedor e tal!

    Um porsche 991 vem com 18''! e Um boxster "apenas" 17''

    Eu sei que umas jantes bonitas e maiores ficam bem, mas não estamos a cair num exagero?

  4. #274
    nto
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    Por Defeito

    Também sou desse tempo.

    O que dizes, realmente é o que se passa hoje em dia.

  5. #275
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    Eu meti jantes de 14 no 206 para ter handling. Como deves adivinhar quase me querem bater


  6. #276
    Piloto de Testes antoniop's Avatar
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    Como sempre, depende. Colocar num carro pequeno uma jante 17 é exagero, até visualmente. Mas, p. ex. no meu 307, a jante 16 fica equilibrado porque o carro é alto. Num carro mais baixo do mesmo segmento uma jante 15 também ficaria equilibrada.

  7. #277
    Max
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    Ya, posso não ser desse tempo mas concordo com essa mentalidade...

    Ah e tal, as cavas são grandes, pimba! Jante de 18" num VAN para encher as cavas!!! PHOUDASSE, Mãezinha por-favor!!!

    Tenho um Ibiza que anda bem e tal mas daí a ter mais do que jante 15" com medida 195 não sei não...

    Penso que a Seat nestes casos adoptou uma politica boa, os 1.4Tdi leva 14", os 1.9 de 100cv levam 15" e os tdi 130cv levam 16", acho que a potencia já o justifica, mas mais do que isso?
    Não obg...

    O que tenho adorado ver ultimamente é desde o restyling do megane, ver sair os 1.5DCi de 105 cv com jantes de 17 e 18 polegadas!!!

    Haja peito e carteira!!!! Somos os maiores porra!!!!

  8. #278
    Piloto de Provas de Perícia AudiA3's Avatar
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    Exactamente.. tenho um A3 a diesel... com jantes 16".. e acho-o equilibrado... hoje em dia, qualquer mafarrico com motorizações pequenas vem com jantes 17".. claramente um exagero.. porque, depois até se perde conforto em carros que são tudo menos desportivos!

    http://www.metacafe.com/watch/334050...occer_players/

  9. #279
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    Concordo plenamente, é claro que um carro com umas jantes maiores fica mais bonito e mais desportivo, mas hoje em dia existem mesmo casos de exagero, eu acho que se deve pôr umas jantes de acordo com o carro e as potencialidades do motor, circulam por aí carros com motor ditos mais "fracos" com jante 16 e 17, é claro que fica bonito, mas eu não fazia isso, até porque isso trás outras consequências, diminui as performances do carro, ficam a gastar mais para arrastar as jantes e fica mais caro depois os pneus...
    Mas isso são gostos e gostos não se discutem e cada um sabe de si, não tenho nada contra, só acho um pouco de exagero nalguns casos ;)

  10. #280
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    E vetras 1.9CDTI GTC cinzas com jantes 19"!!!
    [B)]

  11. #281
    Banido _gonças_'s Avatar
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    Vou vos dar um bom exemplo:

    Punto sport abarth traz jantes de 15. Mas com as jantes de '17 do Stylo fika lindo:




  12. #282
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    Os carros actuais trazem jantes majoradas mas isso deve-se não só ao efeito estético. A segurança activa, o prazer de condução e o comportamento do carro também ficam a ganhar, perde-se em conforto e economia. Onde acho que se poderá ver exagero é na largura dos pneumáticos porque, se se coloca uma jante maior, tem que se colocar obrigatoriamente um pneu mais largo, é a mentalidade geral, mas a verdade é que o pneu mais largo já não traz assim tantos benefícios a não ser na aderência em seco mas que até se poderá tornar excessiva e perigosa e a aderência em molhado com pneus demasiadamente largos então é mesmo para esquecer. O risco de aquaplanning aumenta exponencialmente.

  13. #283
    Banido Draivin's Avatar
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    A malta tem prazer em rebentar pneu nos buracos! Haja dinheiro

  14. #284
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    A jante hoje em dia é vista mais como questão estética do que propriamente benefica a seja o que for. Depois quando é para comprar pneus, lá vêm os belos "Matador" equipar aquela bela jante....

  15. #285
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    Na maioria dos casos, é por uma questão estética.

    Mas também há quem o faça porque pensa que é só aumentar a largura e altura das jantes para o carro ficar a curvar melhor. Para muita gente, curvar melhor é o mesmo que aumentar os índices da aderência. Depois, admiram-se quando não conseguem segurar o carro ou ele tem reacções estranhas.

    E há, ainda, as marcas que aumentam a largura dos pneus para esconder as deficiências do chassis, como a VW faz, e fez, com os Polos 1.2 com pneus 205/45R16 e com os Polos 1.0 com pneus 185/55R14.
    Como o motor não tem potência para aqueles pneus, as pessoas ficam a pensar que aquilo tem um grande comportamento.

  16. #286
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    ..e quando se compra carro novo ficam sempre muito lindas essas jantes de 17,18,19 mas depois a mudança de pneus é mais frequente e mais onerosa e muitos não pensam nisso! pneus de 17 e 18 a custarem 200 e 250€ cada na mudnça dos 4 por ano ficam logo por 800 a 1000€ tendo por base que eles duram 30 000 km e nenhum fica com bochecha!

  17. #287
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    citação:Originalmente colocada por AudiA3

    Exactamente.. tenho um A3 a diesel... com jantes 16".. e acho-o equilibrado... hoje em dia, qualquer mafarrico com motorizações pequenas vem com jantes 17".. claramente um exagero.. porque, depois até se perde conforto em carros que são tudo menos desportivos!

    http://www.metacafe.com/watch/334050...occer_players/
    é como eu... não desgosto de ver o carro assim (bem pelo contrário) e ainda tenho um minimo de conforto que desapareceria totalmente com jante 17'.

    Feliz 2007

  18. #288
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    citação:Originalmente colocada por _gonças_

    Vou vos dar um bom exemplo:

    Punto sport abarth traz jantes de 15. Mas com as jantes de '17 do Stylo fika lindo:



    Depende dos gostos. Acho que fica mal, sem proporção.

  19. #289
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    As jantes estão a aumentar porque o peso dos carros também o está. Não é só pela estetica.
    Nos anos 80 tinhas carros com 200cv e 1200kg de peso e discos do tamanho de CD's. Num 307 por exemplo mesmo a versão 1.4 de 75cv tinha de ter jantes de 15" pelo simples facto de um disco de 283mm mais as respectivas maxilas não caberem numa jante de 14".
    Outra situação tem a ver com o aumento generalizado do perimetro do conjunto jante/pneu. Quanto maior mais conforto se tem. Vou voltar ao 307 como exemplo. As versões mais baixas possuem 195/65R15 o que é um pneu com um perfil algo elevedo. As medida intermédia - 205/55R16 é de longe mais equilibrada. Todos os 307's possuem conjuntos pneu/jante a rondar o 2 metros de perimetro.
    Outro promenor a ver é o peso dos carros. Para um pequeno familiar que pesa cerca de 1300kg mais 500kg de carga máxima, mesmo que este possua apenas 90cv, uns pneus de jante 13 ou 14 até chegariam mas..... das 2 umas ou seriam reforçados ou então teriam de ter perfis estupidamente elevados para conseguirem ter volume de ar suficiente que aguente com o grande peso dos automóveis actuais.


    Considero que existem exageros, e o caso de um Astra de 90cv ou 307 de 90cv com mais de 16" já o é, mas alguns exemplos têm razão de ser.

  20. #290
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    Ehehe.. exactamente, Estebes :P

    Malta é jovem.. só pensa do dia e no dia seguinte... esquece-se de olhar para o mês e anos seguintes ;) Depois olha.. O belo do pneu de linha branca ;)

  21. #291
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    citação:Originalmente colocada por JGTB

    Como o motor não tem potência para aqueles pneus, as pneus ficam a pensar que aquilo tem um grande comportamento.
    As "pneus"?...acabou o alcool pa tua mesa.:D

    De um modo geral são questões estéticas mas a evolução dos sistemas de travagem e arrefecimento tem a sua quota parte.

  22. #292
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Dias

    citação:Originalmente colocada por JGTB

    Como o motor não tem potência para aqueles pneus, as pneus ficam a pensar que aquilo tem um grande comportamento.
    As "pneus"?...acabou o alcool pa tua mesa.:D

    De um modo geral são questões estéticas mas a evolução dos sistemas de travagem e arrefecimento tem a sua quota parte.
    Ainda estou a ressacar da vinhaça do Natal.:D

    Onde escrevi pneus, devia estar pessoas.

    Só sei é que já não fazem carros como os meus:
    80 cv, 1000 kg - 165/70R13
    130cv, 1000 kg, 195/55R15

    :D:D

  23. #293
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    O supra-sumos continua a ser o Polo 1.2 Highline, que quando saíu em 2002 vinha equipado com uns belíssimos Bridgstone Turanza em 205/45R16. Certamente a pensar nas performances do GTi.:D

  24. #294
    Consultor Dias's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por JeTBoy

    O supra-sumos continua a ser o Polo 1.2 Highline, que quando saíu em 2002 vinha equipado com uns belíssimos Bridgstone Turanza em 205/45R16. Certamente a pensar nas performances do GTi.:D

    Não só os polos, vêem-se muitos Ibizas 1.2 com esse "sapato"

  25. #295
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    citação:Originalmente colocada por JeTBoy

    O supra-sumos continua a ser o Polo 1.2 Highline, que quando saíu em 2002 vinha equipado com uns belíssimos Bridgstone Turanza em 205/45R16. Certamente a pensar nas performances do GTi.:D
    Para os touranza até é pouco. Nunca tive pneu pior, [)]

  26. #296
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    Para o meu carro muita gente diz que jante 16" é pequena, quando o comprei vinha com 17" e ao passar para as 16" diferença é enorme. O comportamento continua igual mas o carro está muito mais confortável.

    É que o perimetro é o mesmo mas tenho mais pneu para amortecer os buracos das nossas estradas.

  27. #297
    Max
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    citação:Originalmente colocada por Dias

    citação:Originalmente colocada por JeTBoy

    O supra-sumos continua a ser o Polo 1.2 Highline, que quando saíu em 2002 vinha equipado com uns belíssimos Bridgstone Turanza em 205/45R16. Certamente a pensar nas performances do GTi.:D

    Não só os polos, vêem-se muitos Ibizas 1.2 com esse "sapato"
    Curioso, não vi um único Ibiza 1.2 com essa medida de origem...

    Já Polos nem falo, desgraça mesmo, tipo tiro no pé.

  28. #298
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    Eu gosto de Jantes Grandes [B)]

    Pórem também existe um exageros como esses:




  29. #299
    Max
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    citação:Originalmente colocada por JGTB

    Na maioria dos casos, é por uma questão estética.

    Mas também há quem o faça porque pensa que é só aumentar a largura e altura das jantes para o carro ficar a curvar melhor. Para muita gente, curvar melhor é o mesmo que aumentar os índices da aderência. Depois, admiram-se quando não conseguem segurar o carro ou ele tem reacções estranhas.

    E há, ainda, as marcas que aumentam a largura dos pneus para esconder as deficiências do chassis, como a VW faz, e fez, com os Polos 1.2 com pneus 205/45R16 e com os Polos 1.0 com pneus 185/55R14.
    Como o motor não tem potência para aqueles pneus, as pessoas ficam a pensar que aquilo tem um grande comportamento.
    Desculpa? Polos 1.2 com deficiência de chassi???

    Posso perguntar, onde é que aterraste a nave????

    Desculpa lá, mas com uma comentário desses esta é a resposta que mereces...

    A VW sempre abusou nas jantes dos polos e até dos golf's 1.4 gasolina de 75cv, mas daí a dizeres o que disseste...

  30. #300
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    E não é só em jantes... nos pneus nota-se a mesma coisa... mas neste caso, são os alemães que exageram...

    digam-me : Qual a lógica de um Polo 1.2 ter pneus 205 ?????

    O meu carro é segmento D e tem pneus 195/65 com jante de 15 "

    tem uma estabilidade excelente e 1500 Kg de peso, e não precisa de pneus mais largos para nada...é assim que vem de origem e pronto. A versão exclusive deste carro tem jante de 16 " e nada mais

    Agora expliquem-me onde está a utilidade de jantes enormes, assim como beleza... já que muitos carros ficam mal com jantes exageradas....mesmo que sejam de série, se trouxerem jantes 17 no segmento B por ex, fica ridúculo....

    Claro que para muitos, o segmento D devia ter no mínimo 215/45 R18...

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