Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento - Página 12

Página 12 de 31 PrimeiraPrimeira ... 211121322 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 331 para 360 de 906
Like Tree1Likes

Título: Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

Banido
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Em Espanha tb existem C4's com jantes 15" e 195/65R15.

http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=10888

O problema desses C4's brasileiros é que alem das jantes 15", a suspenção parece estar elevada.

Piloto de Troféu JeTBoy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

O meu Rover 214 SEi é bem antiguinho (1995) e tem de origem a medida 185/55R15, acho mesmo que é a ideal para o peso, dimensões e potência do carro (103cv), foi muito bem escolhido. Actualmente roda com 195/50R15, meramente pelo preço dos pneus, estupidamente inferior.

Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por cloterico

O problema desses C4's brasileiros é que alem das jantes 15", a suspenção parece estar elevada.
    Têm mesmo a suspensão mais alta, no Brasil!

Piloto de Troféu reiszink's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Eu até não acho muito mal haver carros tipo Corsa, Gpunto, Clio, etc... com jante 16, mas que esses carros tenham motor para aguantar com essas jantes e depois em consequência pneus para elas, agora carros 1.2 e até 1.4 com pouca potência acho que é muito.

Piloto de Testes Grilo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por JeTBoy

citação:Originalmente colocada por cloterico

Têm mesmo a suspensão mais alta, no Brasil!
    A suspensão foi elevada em algo em torno de 15mm
    Justamente por esse fato ele deveria ter jantes maiores !

Piloto de Provas de Perícia McReis's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Superfast

Eu meti jantes de 14 no 206 para ter handling. Como deves adivinhar quase me querem bater
    Fizeste mal. Tudo depende dos carros. O meu 206 melhorou e muito quando passei de 14' perfil 60 para 15' perfil 50. A questão reside no perfil. 60 é impraticável a curvar. O pneu dobra demasiado e torna o carro instável. Como 14' com perfil 50 resulta numa roda minúscula, o ideal é jante 15. Até porque mantém mais ou menos a relação final.
    De resto, estou de acordo. Na maioria dos carros de hoje as rodas são extremamente exageradas.

Max
    Max está offline
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por JGTB

citação:Originalmente colocada por Max

Na maioria dos casos, é por uma questão estética.

Mas também há quem o faça porque pensa que é só aumentar a largura e altura das jantes para o carro ficar a curvar melhor. Para muita gente, curvar melhor é o mesmo que aumentar os índices da aderência. Depois, admiram-se quando não conseguem segurar o carro ou ele tem reacções estranhas.

E há, ainda, as marcas que aumentam a largura dos pneus para esconder as deficiências do chassis, como a VW faz, e fez, com os Polos 1.2 com pneus 205/45R16 e com os Polos 1.0 com pneus 185/55R14.
    Como o motor não tem potência para aqueles pneus, as pessoas ficam a pensar que aquilo tem um grande comportamento.
    Desculpa? Polos 1.2 com deficiência de chassi???

Posso perguntar, onde é que aterraste a nave????

Desculpa lá, mas com uma comentário desses esta é a resposta que mereces...

A VW sempre abusou nas jantes dos polos e até dos golf's 1.4 gasolina de 75cv, mas daí a dizeres o que disseste...
    Tem calma, que isto é só fórum!;)

Sim, o Polo está muito longe de ter um grande comportamento e tem um chassis com alguma deficiências, tal como o Golf IV tinha.
    Aquela carroçaria extremamente bamboleante a traseira que levanta imenso em travagens fortes são alguns dos condimentos do comportamento do Polo. Mas atenção que o carro não é inseguro, nem de perto. Só não está ao nível dos melhores.;)
    Eu sei que isto é só um forum, mas fico extremamente irritado por ver sempre alguém a bater no ceguinho...

Eu sou completamente CONTRA esse preconceito de o Polo ser fraco a nível de chassi e ter deficiências...
    Deficiências de chassi tinha o Mercedes Classe A porra!!!
    Já alguma vez algum polo capotou a fazer o teste do alce????
    Olha que nas minhas mãos não capotou e acredita que já abusei de muitos polos e ainda mais de ibizas...

E agora ainda me dizes : "Só não está ao nível dos melhores."

Quais melhores? O clio? Só falta dizeres-me isso...

Não querendo agora igualar o polo ao meu Ibiza Tdi mas como têm o mesmo chassi, tenho de dizer isto, já aqui disse e repito que o clio DCi comercial não curva melhor que o meu Ibiza e venha quem vier dizer o contrário, ponho o meu carro à disposição para provar a minha tese...

E pronto, vou voltar para outras zonas do Forum AHO já que as minhas incursões no Geral acabam sempre nesta discussão.

P_R
    P_R está offline
    Banido
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

exagero??

Piloto de Troféu Indigo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Já vi um golf IV na figueira da foz com jante 17. Ainda por cima era um gasolinas ( 1400 ou 1600 ). Se for o 1400 só rir então.
    Não acho mal em carros segmentos B ou C trazerem jante grande ( mas nada de exagerado ), desde que as pretensões desportivas assim o justifiquem.

NOTE BEM: Polos 1200, golfs 1600, ibizas 1200/1400tdi, 206 1100 ( e afins, acho que já perceberam ) não são carros desportivos [8]

Banido Lukin's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por paulinhuu
    Uma coisa é certa... um Polo 1.2 com pneus 205 , é mesmo para dar a entender que o carro não se aguenta nas curvas...

se o polo precisa realmente de 205 é porque não tem um comportamento minimamente aceitável..
    Não é referência em dinâmica, mais ainda assim consegue ser muito melhor que um Citroen C3, por exemplo.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Pensei que estavão a falar destas Jantes

Piloto de Troféu Indigo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Naqueles programas tipo xuning my ride e afins, é sempre jantes cromadas de 20' para cima!
    Que parolos!

Piloto de Testes lclsa's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

eu tenho umas jantes 14" no meu fiesta , sao tampoes , mas se trocasse ou era por uma de liga leve do mesmo tamanha ou entao 15" , nunca mais q isso.
    Sei q agr a ford no fiesta connection mete jante 17" , num 1.2 ou 1.4tdci , o fiesta ja tem o melhor chassis da classe agr com aquelas jantes deve ficar do melhor

Piloto de Troféu Arturval's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

No Focus I tenho jante 16.
    O meu novo carro trás jante 18. Não meti 19 porque não temos estradas para isso, senão eram essas mesmo.

Piloto de Provas de Perícia fab1o's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Dias

Como o motor não tem potência para aqueles pneus, as pneus ficam a pensar que aquilo tem um grande comportamento.
    As "pneus"?...acabou o alcool pa tua mesa.:D
    [**][**][**][**][**][**][**][**][**][**][**][**]

Piloto de Rallye smithico's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Falando em exagero ...

Recruta nº 1202 NunoMCCII's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Jantes em acrilico[:0][:0][:0]

Só tenho uma pergunta, depois como é que se limpa o ferodo:D[**]:D.

Informação retirada do www.renaultclubeportugal.com [^].

Abraço Nuno [8D].

Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Essa nunca tinha eu visto.

Se isso pega moda, e vem para cá a preços acessíveis, vai ser o novo clichet dos xuners.:D

imported_Luís Dias
    Guest

Por Defeito

no meu clio veio com jante 14" tou a pensar meter jante 15 com pneu 195, mais que isso está fora de questão...

Banido
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Acho que a explicação para o exagero das jantes é simples...

[img] http://www.buycars.co.za/Images/stock/ALC001-2913.jpg [/img]

Isto... não é o mesmo que...

[img] http://homepages.nildram.co.uk/~pc18...tts3/edit1.jpg [/img]

...isto

Eu, falo por mim, mas acho que 97% dos carros ficam 'outros' carros com jantes maiores, VW Golf, BMW Compact, todos... tal como com suspensão desportiva.
    E não digo melhor... digo, muito melhor...
    Eu vejo um Golf V com jante pequena e acho o carro feio, desproporcional, um trambolho, vejo um Golf V com jante 17'' e acho o caro giro, parece-me outro carro logo.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

eu já vi umas jantes na net que em movimento projecta um filme

foo
    foo está offline
    Piloto de Testes foo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

Eu, falo por mim, mas acho que 97% dos carros ficam 'outros' carros com jantes maiores, VW Golf, BMW Compact, todos... tal como com suspensão desportiva.
    E não digo melhor... digo, muito melhor...
    Eu vejo um Golf V com jante pequena e acho o carro feio, desproporcional, um trambolho, vejo um Golf V com jante 17'' e acho o caro giro, parece-me outro carro logo.
    Pois, mas os carros deviam era ser desenhados a pensar em 90% da sua gama, não era só nas versões de topo. Porque se calhar se esses carros tivessem sido desenhados estéticamente a pensar em jantes de 16" se calhar até ficavam bem porreiras. Mas hoje em dia há uma tendencia, e ninguem me tira da cabeça que os culpados são os Americanos, para desenhar carros que só com jantes 20" é que tem as cavas preenchidas, é uma trampa.

Recruta nº 1202 NunoMCCII's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Phanter

Tb já vi qualquer coisa desse género noutro fórum mas não me lembro qual[xx(].

Foram as jantes mais esquesitas que já vi, umas com smileys, outras quando rodavam passavam imagens, bem mesmo à xuner:D.

Piloto de Troféu TubularBells's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Na minha opinião, jante exagerada tem muito que se lhe diga.

Tanto pode ser exagerada uma jante de 15 como uma jante de 20, dependendo do tipo de carro em que estão montadas.

Hoje em dia a jante grande é mesmo por uma questão estética, e a verdade é que na nova tendência estética cada vez mais musculada, há quase que necessidade de ter uma jante grande para o desenho do carro ficar equilibrado.

Faz-me alguma confusão misturar-se tanto jante grande com performance, porque dentro dos parâmetros de uma marca, geralmente aumenta a jante, mas diminui o pneu, ou seja, o perímetro da roda é o mesmo, aumentando apenas a largura, mas um valor quase irrelevante. Acredito que faça mais diferença o carro ser conduzido por uma pessoa de 100 Kg ou de 70 Kg. E digo isto por experiência própria.

Agora o meu caso,

No meu Astra mudei as jantes, tinha jante 15 e passei a jante 16. Enquanto tinha as jantes de 15 sempre fiz as médias e sabia os valores de acelerações, etc. uma vez que já tinha feito até vídeos para mais tarde comparar.

Os pneus eram 195/60 R15 e passei para os 205/50 ZR16, podem não acreditar mas no campo da performance do motor (1.7 DTI) tudo ficou igual, os consumos mantiveram, as acelerações etc. também, a travagem e o comportamento em curva melhoraram, e o carro tornou-se mais progressivo nas fugas, seja de frente ou de traseira, já não havendo o irritante dobrar do pneu. Como levou pneus novos, ficou também mais macio (os de 15 já estavam muito gastos)

O principal factor que me levou a trocar as jantes foi a estética.

Jante 15

Jante 16

Coloquei 16 porque era o que estava no livrete, e era o que achava aconselhado para o carro em questão, nem demais, nem de menos.

No caso do Vectra, como muitos sabem, tive muito trabalho mas consegui meter-lhe as jantes de 19 do OPC, sendo o único no nosso país com esta jante homologada!

Porque é que coloquei estas jantes?

Principalmente por uma questão estética, pois não gostava do desenho das de 17 nem do desenho das de 18 (as de 18 seriam as da carrinha na versão Cosmo, pois para o GTS apenas haviam as de 17), apenas as de 19 pareciam encaixar no carro que nem uma luva.
    Não foram escolhidas pelo tamanho, mas sim pelo desenho. No próprio stand deixei o vendedor escandalizado, até quem me “deu o jeito” para que fosse feita esta exclusiva encomenda, me chamou à atenção para se não seria demais.

Confesso que passado algum tempo após a encomenda comecei a sentir preocupações, mas já que o carro ia levar alterações para ter estas jantes, fui-me despreocupando. De referir que suspensões, eixos, mangas de eixo, transmissões, etc. é tudo diferente para levar jante 19.

O carro chega e realmente não foi exagerado, tanto não foi que muita gente pensa que é jante 18 (e ainda bem), as jantes assentam bem, as de trás ficam muito inclinadas ( / \ ), o que fica esteticamente, muito bom, levou todas essas alterações, que se sentem em termos práticos, e ganhou em exclusividade, em curva é uma tábua, não adorna, é firme tal como eu gosto, e acreditem ou não, embora firme e duro não é desconfortável (tem controlo continuo de amortecimento). Passa por buracos e covas tal como os outros, passa todos os dias por uma péssima estrada de paralelo e para já ainda não houve qualquer problema. É obvio que está mais sujeito a isso, mas não tanto como se diz por aí.

Para já, não estou minimamente arrependido da escolha por estas jantes! Muito pelo contrário, cada vez mais acho que foi um dos melhores extras que lhe meti. O meu pai deixou essa parte dos extras a meu cargo, mas até percebe um pouco disto, e na questão das jantes, quando ouviu o número também ficou preocupado, mas quando viu as fotos mudou de ideias, tanto que assinou o papel para a encomenda tal como eu o pedi.

Agora, jante 19 é exagerada?

Se for montada num Astra é:

E no Vectra, será que ficou assim exagerada e feia?

Um com jante 16 e atrás o meu com 19...

Eu não acho, e em termos de performance, sinceramente não noto diferenças, em termos de consumo, os 6,1 L\100 em 9000 Km ditam tudo.

Resumindo e concluindo, acho que o corpo do carro é que dita se a jante é grande ou não. No meu Vectra acho que 19 é o limite, 20 já cai no exagero, no caso do meu Astra acho que 16 é o equilíbrio, 17 ainda se aceita, 18 já cai no exagero. No meu Astra F tinha 14, e acho que era o ideal, 15 já seria muito para o carro.

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Mas se um 911 com um 3.6 de 355cv vem com 18'' de origem e fica bem, não acham que 19'' fica de mais?

Piloto de Testes camadusa's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

19 se calhar já é exagero, ou pelo menos um perfil de pneu maior tipo 40-45, esse deve ser 35, é?

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Sim, é 35, mas não esquecer que a altura da lateral é a percentagem da largura, ou seja, é 35% de 235.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Nuno MCC II

citação:Originalmente colocada por Phanter

Tb já vi qualquer coisa desse género noutro fórum mas não me lembro qual[xx(].

Foram as jantes mais esquesitas que já vi, umas com smileys, outras quando rodavam passavam imagens, bem mesmo à xuner:D.
    são essas mesmos

eé feito por um programa de computador

podes escrever coisas tuas ou colocar as imagens que quiseres

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por smithico

Falando em exagero ...

É claro que estão exageradas, isso é um Volkswagen e não um Audi :D.

Que abuso, esse Golf ter jantes da Audi... :D

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Sim, entendo o teu ponto de visão Silver, no caso do Porsche até pode ficar por ser um carro com "pouco corpo" ou melhor "pouca chapa", se é que me faço entender... pode depois parecer muito exagerado.

Mas não acho que apenas uma polegada a mais vá ficar mesmo mal, ficaria mesmo mal se a de 18 já fosse o limite.

Tenho noção que no Vectra 19 já é o limite, se levar 20 fica feio, tenho a certeza! Já vi um Signum com 18 e acho que encaixava muito bem o tamanho (exceptuando o desenho da jante).

Página 12 de 31 PrimeiraPrimeira ... 211121322 ... ÚltimaÚltima