Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento - Página 13

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Título: Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

  1. #361
    Recruta nº 1202 NunoMCCII's Avatar
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    Tubular Bells o problema nesse Astra Cabrio, para além das jantes enormes, é que parece estar muito rebaixado, se a suspensão estivesse normal acredito que ficava melhor.


  2. #362
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    Sim, também é verdade. Mas um primo meu tem um e colocou-lhe jante 18, aquilo já fica um bocado no limite, por isso acho que 19, mesmo sem rebaixar já é a puxar demais, porque o carro "tem pouco corpo" ;) No Vectra acho que fica mesmo muito bem, em foto nunca é a mesma coisa, e não sei porque no meu até a cor em foto fica manhosa, ao vivo assenta mesmo que nem uma luva, é incrível, quando o vi ao vivo pela primeira vez até os olhos se riam :D

  3. #363
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    é engraçado mas por exemplo nos anos 70 os classe S vinham equipados com jantes 14 e com motores na ordem dos 200cv( tirando o diesel) e diziam que o carro era soberbo no comportamento, chamando-lhe eles o handling. eu nao posso confirmar isso porque ainda nao era nascido, mas é o que dizem. mas é claro, faz m impressao um carro daqueles em curva com a jante sobreposta ao pneu!

  4. #364
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    para vocês isto está exagerado?

  5. #365
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    citação:Originalmente colocada por camadusa


    para vocês isto está exagerado?
    NÃO!!!!!!!....[B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)]


  6. #366
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    citação:Originalmente colocada por necos

    citação:Originalmente colocada por camadusa


    para vocês isto está exagerado?
    NÃO!!!!!!!....[B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)]
    NÃO!!!!!!!....[B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)]


  7. #367
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  8. #368
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    acho;)











    exagero de boniteza:D[B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)]


  9. #369
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    Jante 18"







    De série tem umas 17".
    Em opção há umas 19 que são assim

  10. #370
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    Não é por ficarem bem esteticamente que deixam de ser exagero... há carros em que é preciso mesmo abusar um bocadinho, senão ficam ridiculos. O exemplo dos novos serie 3 é bom.. mesmo os 5 portas, com umas jantes há maneira ganham uma vida completamente diferente, aquelas que parecem de ferro que equipavam as primeiras series tornam o carro horrivel.

  11. #371
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    as do s-max são de 20" sao um extra com o kit sport plus, de origem trazem 17", ou 18" como opção, Necos ai q saudades........

  12. #372
    rc
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    acho que não se pode generalizar isso por segmento.
    concordo com o Tubular Bells, o "corpo" importa muito


    olha tão mal que fica

    (rebaixamento por photoshop)

  13. #373
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    Acho todas um exagero!

  14. #374
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    Vocês sabem que o raio tem de ser o mesmo, logo a distancia à cava vai ser igual seja jante 15" ou 17" certo?

    É que vejo ai malta a mudar para jantes maiores e a por pneus à toda, depois ficam ou com os carros feitos tractores muita altos ou com os carros baixos demais...

  15. #375
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    citação:Originalmente colocada por camadusa

    as do s-max são de 20" sao um extra com o kit sport plus, de origem trazem 17", ou 18" como opção, Necos ai q saudades........

  16. #376
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    citação:Originalmente colocada por Bolide

    Acho todas um exagero!
    O teu problema está na dor que sentes naquela zona anatómica que está entre os ossos rádio e o úmero.[**][**]

  17. #377
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    Concordo plenamente com a opinião do TB! A questão aqui é que os carros têm vindo a ganhar muito "cabedal". Vejam um VW Polo de 1990 e o VW Polo que se vende actualmente...as dimensões não têm nada a ver...as cavas das rodas são igualmente maiores o que leva ao recurso de jantes de maior diamentro para resultar numa maior harmonia na estetica.

  18. #378
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    citação:Originalmente colocada por Lukin

    citação:Originalmente colocada por paulinhuu
    Uma coisa é certa... um Polo 1.2 com pneus 205 , é mesmo para dar a entender que o carro não se aguenta nas curvas...

    se o polo precisa realmente de 205 é porque não tem um comportamento minimamente aceitável..
    Não é referência em dinâmica, mais ainda assim consegue ser muito melhor que um Citroen C3, por exemplo.
    Pois não duvido...mas duvido que seja melhor que um saxo por ex..

  19. #379
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    citação:Originalmente colocada por necos
    O teu problema está na dor que sentes naquela zona anatómica que está entre os ossos rádio e o úmero.
    Deve ser por isso que entre 12 opcionais não arranjei espaço para umas jantes de 17 sequer

    Conforto sempre.

  20. #380
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    Pronto, pronto, 130 cv com 195/55R15::D




  21. #381
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    Deixo aqui fotos do meu para juntar ao clube dos exagerados! ;)




    225/40 R18

    Às vezes perguntam-me pq não deixei o carro com as jantes de origem. E eu sem tentar arranjar argumentos que justifiquem a minha escolha respondo: "Porque vi e gostei!"
    E como o ditado diz: "gostos não se discutem..."

    Cumps

  22. #382
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    LIIIIIINDÍSIMO

  23. #383
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    citação:Originalmente colocada por JGTB

    Pronto, pronto, 130 cv com 195/55R15::D
    E mais 130 aqui, desta vez com 185/60R14:

  24. #384
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    Em minha casa, claro
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por Max

    Ya, posso não ser desse tempo mas concordo com essa mentalidade...

    Ah e tal, as cavas são grandes, pimba! Jante de 18" num VAN para encher as cavas!!! PHOUDASSE, Mãezinha por-favor!!!

    Tenho um Ibiza que anda bem e tal mas daí a ter mais do que jante 15" com medida 195 não sei não...

    Penso que a Seat nestes casos adoptou uma politica boa, os 1.4Tdi leva 14", os 1.9 de 100cv levam 15" e os tdi 130cv levam 16", acho que a potencia já o justifica, mas mais do que isso?
    Não obg...

    O que tenho adorado ver ultimamente é desde o restyling do megane, ver sair os 1.5DCi de 105 cv com jantes de 17 e 18 polegadas!!!

    Haja peito e carteira!!!! Somos os maiores porra!!!!
    o polo 1.2 de 64poneis nao vem com 16" :D;)

  25. #385
    Moderador SilverArrow's Avatar
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    Por exemplo o 335d do artuval é um carro que fica bem com 18'' E se virem a marca até mete 17'' do ORIGEM, depois na SMax tb vem com 17'' de origem. Se for a Turbo ainda se aceita, agora meter depois 20'' num monovolume familiar com 115cv é um absurdo.

  26. #386
    Tarado do Caraças Boxer's Avatar
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    Jantes maiores, ao contrário do que se pensa, não são sempre garante
    de um melhor comportamento.
    Actualmente opta-se por medidas exageradas por dois motivos: estética
    ou tentativa de ocultar falhas dinâmicas.

    Jantes maiores (e, por conseguinte, pneus maiores) implicam um aumento
    do peso da roda, que é parte do chamado "peso não suspenso", ou seja,
    peso que não é suportado pela suspensão. Vai originar também maior
    inércia na rotação da roda, obrigando a um maior esforço para a parar.
    Normalmente o problema nem reside no incremento do diâmetro da jante,
    porque para manter o diâmetro externo da roda temos que diminuir o
    perfil do pneu, e é isso que os fabricantes costumam fazer. O meu 206
    vinha com uns 195/55 R15 mas o livrete já permitia a troca pela medida
    do S16, que é 205/45 R16. O diâmetro mantém-se, o perfil do pneu
    diminui, mas a largura aumenta 1 centímetro.
    E ao aumentar a largura, aumenta-se a tracção e a estabilidade, ou
    pelo menos tenta-se. Mas isso acarreta um peso para o motor, especialmente
    se for um motor mais modesto.

    Se juntarmos o peso da jante, a largura do pneu e o menor perfil
    (que também tem repercussões no comportamento, retirando-lhe alguma
    previsibilidade) a um chassis mediano e a um motor humilde, o pior
    que pode acontecer é ficarmos com umas prestações fracotas.
    Se o motor for um canhão e o chassis mediano/medíocre, considero que
    estas alterações são até perigosas, desprestigiando o comportamento
    do carro e tornando mais provável o "aquaplanning".

    Há alterações que valem a pena, e há limites. Sei que ao mudar a
    medida do meu perdi em conforto, porque perfil 45 já é mesmo perigoso
    (para as jantes) nas nossas estradas.
    Não obstante, consegui reduzir o peso do conjunto, porque as jantes
    que meti (OZ Chrono) são as 2ªs mais leves da OZ, e são mais leves
    estas em 16" que as de origem em 15". Consigo também arrefecer melhor
    os travões e tornei a direcção um bocado mais pesada, porque a
    achava muito leve devido à assistência.
    Mas perdi em progressividade, e a traseira não está tão "solta" como
    era suposto (e sim, neste caso é uma coisa má).
    A medida que montei é, para mim, o limite neste carro. E no entanto
    vejo aí montes de pessoal com jantes de 17" nos 206's, o que me faz
    muita confusão.

  27. #387
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    Mas porque é que tem que haver uma relação directa entre potencia, e jante?

  28. #388
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    Falar só em perfil 45 quando se fala em pneus sem mencionar a largura dos mesmos é um bocadinho redutor.

    O X5 sport tem 285/45-19 atrás e os pneus são baixos para um SUV mas não são baixissimos.

    Há uns anos por pneus mais largos era sinónimo quase sempre de mais segurança e melhor comportamento e piores performances e consumos.

    Com o exagero a que já chegámos em termos de dimensões, hoje signifa essencialmente menos diversão ao volante, piores performances e consumos e às vezes total divorcio entre o comportamento da suspensão/chassi e dos pneus......ahhh mas melhor estética:D


  29. #389
    Tarado do Caraças Boxer's Avatar
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    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

    Mas porque é que tem que haver uma relação directa entre potencia, e jante?
    Aí é que está: não tem. E foi assim que tentei decompor a questão.

    A relação que há é de equilíbrio entre tudo: peso e medida da jante e
    do pneu face à qualidade do chassis, peso do carro e potência disponível.

  30. #390
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    citação:Boxer
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    Colocado - 28/12/2006 : 10:43:51
    --------------------------------------------------------------------------------

    citação:
    --------------------------------------------------------------------------------
    Originalmente colocada por Tubular Bells

    Mas porque é que tem que haver uma relação directa entre potencia, e jante?

    --------------------------------------------------------------------------------



    Aí é que está: não tem. E foi assim que tentei decompor a questão.

    A relação que há é de equilíbrio entre tudo: peso e medida da jante e
    do pneu face à qualidade do chassis, peso do carro e potência disponível.
    Não concordo muito com esta questão !

    Claro que um carro equilibrado, como são habitualmente os BMWs vive bem com medidas de pneu e jante moderadas. Mas é natural que carros mais potentes tenham jantes maiores e pneus mais largos e com "ombros" mais pequenos e que dobram menos.

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