Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento - Página 14

Página 14 de 31 PrimeiraPrimeira ... 413141524 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 391 para 420 de 906
Like Tree1Likes

Título: Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Eu tenho um amigo com uma Honda Accord carrinha diesel que trocou as jantes 16 por umas 18 com pneus 235/40 (creio que iguais às do ligth-on) e o carro ficou uma lástima em termos de comportamento.

Definitivamente as suspensões não lidam bem com pneus e jantes daquelas dimensões.

Também é verdade que o carro foi pensado para ter 140 cv e ser um confortavel familiar e que se tivesse mais 100 cv provavelmente teria outas suspensões e aí sim mais adaptadas a pneus deste género

Piloto de Testes hazakis's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

O meu tem 170cv e calça uns "imponentes" 195/55 R15...que quando for mudado passaram a 195/50 R15...Goodyear Eagle F1 GSD3 a 65€ cada um é de aproveitar! Se viesse com jante 16 ou 17 ia chorar baba e ranho quando tivesse que mudar de pneus!

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Mas porque é que tem que haver uma relação directa entre potencia, e jante?
    Não tem de haver. Mas convém que haja alguma.

Um carro com 50cv e uma jante de 20'' de 355/30/R20 não se mexe.... Pq o carro não tem capacidade para andar com tal pneu.

Uma jante maior implica em 95% dos casos um pneu mais largo. Um pneu mais largo = mais atrito. Mais atrito = Menos velocidade.

Ou seja um carro modesto com grandes pneus só tem a perder.

Tarado do Caraças Boxer's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por v7

citação:Boxer
    AH Membro Gold

Portugal

6449 Posts
    Colocado - 28/12/2006 : 10:43:51
    --------------------------------------------------------------------------------

citação:
    --------------------------------------------------------------------------------
    Originalmente colocada por Tubular Bells

Aí é que está: não tem. E foi assim que tentei decompor a questão.

A relação que há é de equilíbrio entre tudo: peso e medida da jante e
    do pneu face à qualidade do chassis, peso do carro e potência disponível.
    Não concordo muito com esta questão !

Claro que um carro equilibrado, como são habitualmente os BMWs vive bem com medidas de pneu e jante moderadas. Mas é natural que carros mais potentes tenham jantes maiores e pneus mais largos e com "ombros" mais pequenos e que dobram menos.
    Mas isso não significa que haja uma relação entre o pneu e a potência.
    Basta pensares no caso dum Ariel Atom que, com os seus 300cv
    turbo-comprimidos até podia ser capaz de ligar com pneus maiores,
    mas olha bem para aquele chassis e para o peso dele. Jante de 14 ou
    15 ali está mais que bom, ao passo que com 17 já se estava a retirar
    agilidade ao carro.
    Até mesmo um Ferrari 360 com jantes de 20" ficava "sofrível", no
    mínimo, ao passo que também é inconcebível imaginar um BMW 740d
    com jantes de 14 ou 15, mais por uma questão de peso.

imported_Litos
    Guest

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Um carro com 50cv e uma jante de 20'' de 355/30/R20 não se mexe.... Pq o carro não tem capacidade para andar com tal pneu.

Uma jante maior implica em 95% dos casos um pneu mais largo. Um pneu mais largo = mais atrito. Mais atrito = Menos velocidade.

Concordo plenamente, mude-se mas sem exagerar.
    Não é só mudar por mudar.
    Também concordo com os cálculos que o Boxer fez e pelos vistos com todo o êxito.

Cumprimentos

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

citação:Boxer
    AH Membro Gold

Portugal

6450 Posts
    Colocado - 28/12/2006 : 11:35:00

citação:
    Originalmente colocada por v7

citação:
    Boxer
    AH Membro Gold

Portugal

6449 Posts
    Colocado - 28/12/2006 : 10:43:51

citação:

Aí é que está: não tem. E foi assim que tentei decompor a questão.

A relação que há é de equilíbrio entre tudo: peso e medida da jante e
    do pneu face à qualidade do chassis, peso do carro e potência disponível.

Não concordo muito com esta questão !

Claro que um carro equilibrado, como são habitualmente os BMWs vive bem com medidas de pneu e jante moderadas. Mas é natural que carros mais potentes tenham jantes maiores e pneus mais largos e com "ombros" mais pequenos e que dobram menos.

Mas isso não significa que haja uma relação entre o pneu e a potência.
    Basta pensares no caso dum Ariel Atom que, com os seus 300cv
    turbo-comprimidos até podia ser capaz de ligar com pneus maiores,
    mas olha bem para aquele chassis e para o peso dele. Jante de 14 ou
    15 ali está mais que bom, ao passo que com 17 já se estava a retirar
    agilidade ao carro.
    Até mesmo um Ferrari 360 com jantes de 20" ficava "sofrível", no
    mínimo, ao passo que também é inconcebível imaginar um BMW 740d
    com jantes de 14 ou 15, mais por uma questão de peso.
    Ou seja o tamanho da jante deve ter em conta a potência e o peso do carro. ;)

Carros com 140/150 cv e jante 18/19 são manifestamente um exagero

Da mesmoa forma que seriam carros com 600/700 kg com este tamanho de jante

Piloto de Troféu TubularBells's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Eu tenho um amigo com uma Honda Accord carrinha diesel que trocou as jantes 16 por umas 18 com pneus 235/40 (creio que iguais às do ligth-on) e o carro ficou uma lástima em termos de comportamento.

Definitivamente as suspensões não lidam bem com pneus e jantes daquelas dimensões.

Também é verdade que o carro foi pensado para ter 140 cv e ser um confortavel familiar e que se tivesse mais 100 cv provavelmente teria outas suspensões e aí sim mais adaptadas a pneus deste género
    Por isso mesmo é que no caso do meu Vectra, pedir jante 19" de fábrica envolveu uma série de alterações em termos de suspensões, eixos, mangas de eixo, etc.

Precisamente para que houvesse equilíbrio no que toca a comportamento e chassis, mesmo tendo o carro apenas 150CV.

Alias, a marca não faz homologação da jante 19” se esta não vier aplicada de origem, e tendo 19 não posso colocar 17, assim como quem tiver 17 não pode colocar 19.

Quanto à performance, não acredito que a passagem de 225/50 R17 para 235/35 ZR19 vá influenciar alguma coisa. Se influenciasse, notava-se logo nos consumos, coisa que está mais que provado que não está a influenciar.

Agora, as coisas têm é que ser feitas com cabeça tronco e membros, e dentro dos parâmetros da marca, acho que isto tem que ser sempre estudado, e feito pela marca, e não por um Zé do boné que coloca jante 17 num Saxo para na ideia dele, curvar melhor. Aí sim, tenho a certeza que o carro fica uma lástima!

Outra coisa, a altura de pneu é sempre relativa, pois é a percentagem da largura, ou seja, ter perfil 35 num pneu de largura 205 ou de largura 245 é totalmente diferente.

Piloto de Troféu PowerSlide's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Ainda esta semana ouvi de um colega essa história. Tenho um carro com 120 cv com jante de 15 e sinceramente não vejo onde é que preciso de mais jante. Ainda lhe perguntei se era por ficar mais bonito mas falou-me de segurança etc etc.
    Eu não sei porquê nunca embarquei nessa história das jantes. Por exemplo o meu pai teve um carro com 100 cv com jante de 16 e agora tem um com 105 cv e jante de 17. Estas jantes vinham de série nas versões que ele comprou. Sempre me interroguei se o carro dele seria mais seguro que o meu. Eu acho que não.

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Sim, isso concordo plenamente, mas sendo dentro dos parâmetros da marca, isso não acontece.

É o tal exemplo, o meu tinha 195/60 R15, agora tem 205/50 ZR16 e a diferença é de tal forma nula, que hoje de manhã medi o tempo que ele fazia em 4ª dos 80 aos 120 (apenas por curiosidade) e deu-me 9,25 segundos. Um Astra H 1.7 CDTI demora 10,8 segundos [:O]. Ou seja, o meu não perdeu rigorosamente nada, está como estava antes.

Se eu colocasse 225, aí sim, iria já começar a sentir as diferenças.

No Vectra, é a mesma coisa, 235 não se nota nada, ainda à dias um grande amigo meu a andar nele ficou muito admirado por causa disso, pois tem um Mercedes C 220 CDI e diz ele que o Vectra com o Sport ligado parecia que tinha o diabo no corpo, e o que o impressionou foi precisamente o facto de ter aquelas jantes, e não se sentir o carro mais lento ou amorfo por isso.

Agora, é claro que se lhe espetasse com uma jante 20 e uns 265 de largura, aí tinha o caldo entornado.

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por hazakis

O meu tem 170cv e calça uns "imponentes" 195/55 R15...que quando for mudado passaram a 195/50 R15...Goodyear Eagle F1 GSD3 a 65€ cada um é de aproveitar! Se viesse com jante 16 ou 17 ia chorar baba e ranho quando tivesse que mudar de pneus!
    Aí já estás a fazer asneira, estás a alterar o perimetro da roda...

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por hazakis

Aí já estás a fazer asneira, estás a alterar o perimetro da roda...
    Esta é uma das asneiras que eu compreendo e até apoio.
    A medida que ele tem - 195/55 R15 - não permite acesso a pneus de topo,
    além de ser mais cara, em média, cerca de 5 contos por pneu do que
    na medida 195/50 R15.
    Eu sei disto porque o meu 206 vinha de origem com 195/55 R15 e eu
    via-me grego para arranjar pneus decentes para ele. Felizmente tinha
    no livrete a medida 205/45 R16, e posso dizer que uns F1 GSD-3 nesta
    medida ficaram mais caros em cerca de 10 euros que o melhor pneu
    que conseguia arranjar em 195/55 R15.
    Aliás, as "meias medidas" de perfil (45, 55, 65) são mais caras que
    a equivalente inferior. Tome-se o exemplo dado neste caso de 195/55 R15
    para 195/50 R15.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Além do mais, esta alteração apenas retira 3% ao diâmetro total da roda,
    o que não se afigura como uma alteração prejudicial, até porque existe
    uma tolerância de até 5% nestas mudanças.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Por isso mesmo é que no caso do meu Vectra, pedir jante 19" de fábrica envolveu uma série de alterações em termos de suspensões, eixos, mangas de eixo, etc.

Precisamente para que houvesse equilíbrio no que toca a comportamento e chassis, mesmo tendo o carro apenas 150CV.

Alias, a marca não faz homologação da jante 19” se esta não vier aplicada de origem, e tendo 19 não posso colocar 17, assim como quem tiver 17 não pode colocar 19.

Quanto à performance, não acredito que a passagem de 225/50 R17 para 235/35 ZR19 vá influenciar alguma coisa. Se influenciasse, notava-se logo nos consumos, coisa que está mais que provado que não está a influenciar.

Agora, as coisas têm é que ser feitas com cabeça tronco e membros, e dentro dos parâmetros da marca, acho que isto tem que ser sempre estudado, e feito pela marca, e não por um Zé do boné que coloca jante 17 num Saxo para na ideia dele, curvar melhor. Aí sim, tenho a certeza que o carro fica uma lástima!

Outra coisa, a altura de pneu é sempre relativa, pois é a percentagem da largura, ou seja, ter perfil 35 num pneu de largura 205 ou de largura 245 é totalmente diferente.
    Bom, pessoalmente acho que para o peso do carro e para a potência que
    tem (aliás, atentando mais na relação peso/potência) essa jante de
    19" já é um bocado puxadota.
    Podes não sentir diferenças nos consumos e/ou nas performances, mas
    elas existem. Se são perceptíveis ou não, isso é outra história.
    Mas onde elas se manifestam mais é ao nível do comportamento nos
    limites, incluídno travagens, curvas com trocas de apoio, etc...

Seria interessante obteres o peso dos pneus e das jantes de 17" que
    vêm de origem, e depois o peso dos pneus e das jantes que tens agora,
    de 19". Acredito que o peso não-suspenso tenha aumentado de forma
    notória e que isso tenha reflexo na travagem e na progressividade
    do comportamento do carro e no feed-back que retorna.

Piloto de Testes hazakis's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Pois,era isso mesmo que ia dizer,tenho a tolerancia dos 5%...pouco uns cobres valentes e não altero nada de significativo no carro.

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Sim, mas essa tolerância só acontece na inspecção, acho que a policia pode implicar

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

citação:Tubular Bells
    AHO Moderador

Portugal

12074 Posts
    Colocado - 28/12/2006 : 11:57:11

citação:
    Originalmente colocada por SilverArrow

citação:

Sim, isso concordo plenamente, mas sendo dentro dos parâmetros da marca, isso não acontece.

É o tal exemplo, o meu tinha 195/60 R15, agora tem 205/50 ZR16 e a diferença é de tal forma nula, que hoje de manhã medi o tempo que ele fazia em 4ª dos 80 aos 120 (apenas por curiosidade) e deu-me 9,25 segundos. Um Astra H 1.7 CDTI demora 10,8 segundos . Ou seja, o meu não perdeu rigorosamente nada, está como estava antes.

Se eu colocasse 225, aí sim, iria já começar a sentir as diferenças.

No Vectra, é a mesma coisa, 235 não se nota nada, ainda à dias um grande amigo meu a andar nele ficou muito admirado por causa disso, pois tem um Mercedes C 220 CDI e diz ele que o Vectra com o Sport ligado parecia que tinha o diabo no corpo, e o que o impressionou foi precisamente o facto de ter aquelas jantes, e não se sentir o carro mais lento ou amorfo por isso.

Agora, é claro que se lhe espetasse com uma jante 20 e uns 265 de largura, aí tinha o caldo entornado.
    Jante 19 num Vectra de 150 cv, mesmo sendo uma alteração de fábrica, parece-me um grande exagero. Perdoa-me a sinceridade.

Há uns meses andei num 159 de 200 cv com jante 18 e já me pareceu uma lapa, dificil de descolar do chão. Esse Vectra então deve ser dificilimo de "provocar". Tem umas jantes do tamanho do Enzo que é mais de 4 vezes mais potente e actual ....

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Boxer

Sim, compreendo perfeitamente o que queres dizer. ;)

Eu conheço bastante bem um GTS igual com jante 17, e por incrível que pareça acho o meu com a jante 19 melhor em praticamente tudo.

Começa logo na travagem, acho o meu pai colado ao chão quando se trava (em travagem normal não se sente), em travagens bruscas parece que aquilo tem outro tacto, não sei explicar, mas ir a 170 ou 180, e dar-lhe travão a sério sente-se muito mais segurança face ao que conheço com jante 17.

O comportamento ficou diferente, muito diferente, não acho que agarre mais ou menos, acho é o carro mais divertido, solta mais a traseira que com jante 17. Por exemplo, à dias à saída de uma rotunda dei-lhe uma “sapatada” com o volante para o “puxar” e senti a traseira como que a “rodar” ligeiramente para a frente apontar para onde eu queria. Curiosamente no GTS com jante 17 não sinto isso da mesma forma.

Depois é o facto de não haver quase pneu para dobrar, isso é muito bom em curvas rápidas, consegue-se curvar a muita velocidade com uma confiança impressionante, e em curvas lentas o carro fica super ágil! Parece que deixa que brinquemos com ele, e com o Sport ligado ainda acentua mais essa característica.

Acho que o ideal mesmo é experimentar.

Não sei se é devido ás alterações que leva, se é só mesmo das rodas, ou pneus, ou o que é, mas que me parece em quase tudo superior À versão equivalente com jante 17, isso parece. Apenas é mais duro e firme, mas depende, se for uma estrada continuamente fraca, o controlo de amortecimento coloca aquilo bastante suave, se for um buraco que surja do nada, aí é muito mais duro que com jante 17.

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Jante 19 num Vectra de 150 cv, mesmo sendo uma alteração de fábrica, parece-me um grande exagero. Perdoa-me a sinceridade.

Há uns meses andei num 159 de 200 cv com jante 18 e já me pareceu uma lapa, dificil de descolar do chão. Esse Vectra então deve ser dificilimo de "provocar". Tem umas jantes do tamanho do Enzo que é mais de 4 vezes mais potente e actual ....

Não tens nada que pedir desculpa v7, é a tua opinião, e compreendo-a perfeitamente!

Mas acredita que não é bem o que se possa pensar ao inicio, a sério ;) O carro é lapa ou não consoante a situação, não sei bem o que a electrónica faz, mas a verdade é que dependendo do tipo de condução que se faça o carro é muito engraçado.

O ideal mesmo é experimentar, tal como descrevo no post anterior, ele consegue ter duas faces. O lado eficaz para curvar depressa e bem, e o lado mais dinâmico e divertido em curvas lentas! ;)

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

mais que o diametro o que tb assusta é o meu G60 vir de livrete com 185/55/15(o maximo e com carta á vw é 195/50/15) e tem 160cv de oigem...
    até um 1.0cc com um terço da potencia hj em dia traz isso...
    o problema é que nem na vw deixammeter maior...enfim...

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Boxer

Sim, compreendo perfeitamente o que queres dizer. ;)

Eu conheço bastante bem um GTS igual com jante 17, e por incrível que pareça acho o meu com a jante 19 melhor em praticamente tudo.

Começa logo na travagem, acho o meu pai colado ao chão quando se trava (em travagem normal não se sente), em travagens bruscas parece que aquilo tem outro tacto, não sei explicar, mas ir a 170 ou 180, e dar-lhe travão a sério sente-se muito mais segurança face ao que conheço com jante 17.

O comportamento ficou diferente, muito diferente, não acho que agarre mais ou menos, acho é o carro mais divertido, solta mais a traseira que com jante 17. Por exemplo, à dias à saída de uma rotunda dei-lhe uma “sapatada” com o volante para o “puxar” e senti a traseira como que a “rodar” ligeiramente para a frente apontar para onde eu queria. Curiosamente no GTS com jante 17 não sinto isso da mesma forma.

Depois é o facto de não haver quase pneu para dobrar, isso é muito bom em curvas rápidas, consegue-se curvar a muita velocidade com uma confiança impressionante, e em curvas lentas o carro fica super ágil! Parece que deixa que brinquemos com ele, e com o Sport ligado ainda acentua mais essa característica.

Acho que o ideal mesmo é experimentar.

Não sei se é devido ás alterações que leva, se é só mesmo das rodas, ou pneus, ou o que é, mas que me parece em quase tudo superior À versão equivalente com jante 17, isso parece. Apenas é mais duro e firme, mas depende, se for uma estrada continuamente fraca, o controlo de amortecimento coloca aquilo bastante suave, se for um buraco que surja do nada, aí é muito mais duro que com jante 17.
    Sim, quando se passa para umas jantes uns números acima a sensação
    com que ficamos é a de muita estabilidade e de maior segurança.
    E é verdade, porque as reacções tornam-se mais lentas no que diz
    respeito à rotação das rodas. Por outro lado, com o diminuir do perfil
    ficas também com um carro menos progressivo e com tendência a aguentar
    mais até fugir, mas quando foge é mais repentino, também.
    Ou seja, consegues uma velocidade ligeiramente superior em curva
    (e digo ligeiramente porque o maior peso do conjunto contribui para
    aumentar a inércia), mas não consegues antecipar tão bem uma perda
    de aderência.

Outra coisa que convém ter em conta é o próprio pneu: entre o teu
    e esse GTS, que pneus é que cada um monta?
    Convém também ter presente o peso de cada um, o tipo de suspensão,
    a altura ao solo, o maior ou menor peso do motor e a dureza dos
    amortecedores.
    Um carro rebaixado parece sempre mais seguro a travar, até porque
    a frente não afunda e há menores transferências de peso.

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Sim, compreendo e tens razão no que dizes Boxer ;)

No que toca a diferenças, esse outro GTS tem a mesma motorização do meu, à partida terá o mesmo peso, apesar do meu ter alguns extras a mais (mas não influenciarão muito no peso), no que toca a pneus ele tinha antes uns Good Year NCT 5 (acho que é isto), entretanto mudou e agora acho que tem uns Brigestone, mas nem me recordo do modelo. Os do meu são Continental Sport Contact 2.

Os amortecedores do meu são de amortecimento variável (controlo continuo de amortecimento), logo são diferentes, pois esse outro GTS não possui isto, nem botão sport. A suspensão do meu é ligeiramente mais baixa, mas apenas devido às tais alterações, já que depois as molas, e amortecedores são diferentes.

O que dizes da frente não afundar, é mesmo isso, parece que o carro não “afocinha” ao travar a fundo, parece que todo o conjunto trava uniformemente.

Mas realmente, tendo em conta estas diferenças, será mais complicado comparar os dois, e já se justifica as diferenças que sinto. Não estou a dizer que é melhor o meu, ou o outro, mas pessoalmente gosto mais das reacções do meu.

E concordo perfeitamente no que toca à progressividade, em curvas lentas acho excelente o carro, porque ele solta fixe, a sério! Mas em curvas rápidas eu próprio já pensei para mim "ai cum carago, se isto agora descola, nunca mais o agarro". :D[8)][8)]

Banido lights_on's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Quando aqui a maioria do ppl refere que o carro não ganha nada com umas jantes de maiores dimensões, concordo em pleno. Por isso no meu caso nem tento justificar o injustificavel que se prendeu apenas por uma questão meramente estética! No meu caso o que foi alterado foi de uns 225/45 R17 para uns 225/40 R18, ou seja o perfil do pneu diminuiu. Calçados com os pneus originais apenas circulei com o Civic do test drive já que o meu assim que chegou foi alterado no concessionário para as de 18!
    Fiquei com a nítida sensação que fiquei a perder no conforto, de qualquer forma não notei que o comportamento tivesse ficado comprometido, o que é mesmo chato é evitar os "ninhos de andorinha" (vulgo buraco), certificar-me que o carro anda sempre com a pressão indicada dos pneus, e é preciso maior atenção com os toques no passeio. Por isso a minha escolha não teve nada de racional, mas a vontade de as ter sobrepôs-se à razão e quando isso acontece não há nada a fazer.

Mas pessoalmente o que me perturba mais nos carros com jantes mais largas é falta de angulo de viragem "brecagem", que afecta em muito a realização das manobras! Tenho tb uma L200 de 2000 com pneus 31x10,5 R15, e é uma lástima para fazer uma inversão de marcha, as novas já trazem pneus mais estreitos para colmatar essa mesma situação.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Sim, compreendo e tens razão no que dizes Boxer ;)

No que toca a diferenças, esse outro GTS tem a mesma motorização do meu, à partida terá o mesmo peso, apesar do meu ter alguns extras a mais (mas não influenciarão muito no peso), no que toca a pneus ele tinha antes uns Good Year NCT 5 (acho que é isto), entretanto mudou e agora acho que tem uns Brigestone, mas nem me recordo do modelo. Os do meu são Continental Sport Contact 2.

Os amortecedores do meu são de amortecimento variável (controlo continuo de amortecimento), logo são diferentes, pois esse outro GTS não possui isto, nem botão sport. A suspensão do meu é ligeiramente mais baixa, mas apenas devido às tais alterações, já que depois as molas, e amortecedores são diferentes.

O que dizes da frente não afundar, é mesmo isso, parece que o carro não “afocinha” ao travar a fundo, parece que todo o conjunto trava uniformemente.

Mas realmente, tendo em conta estas diferenças, será mais complicado comparar os dois, e já se justifica as diferenças que sinto. Não estou a dizer que é melhor o meu, ou o outro, mas pessoalmente gosto mais das reacções do meu.

E concordo perfeitamente no que toca à progressividade, em curvas lentas acho excelente o carro, porque ele solta fixe, a sério! Mas em curvas rápidas eu próprio já pensei para mim "ai cum carago, se isto agora descola, nunca mais o agarro". :D[8)][8)]
    Pois, tem muito a ver com isso. Eu tenho o meu 206 rebaixado e com
    jantes de 16" e, apesar de saber que perdi em conforto e em
    progressividade, ganhei em eficácia e poder de travagem.
    Mas eu ainda consegui reduzir o peso das rodas, o que se traduz em
    ganhos dinâmicos, e também consegui arranjar mais "arejamento" para
    os travões, apesar de nesse capítulo não se terem notado diferenças
    a não ser aquelas oriundas da maior largura dos pneus.
    A traseira ainda "dança", mas só quando eu quero, mas a maior
    diferença foi mesmo nos pneus que consigo arranjar nesta medida.
    Tenho os F1 GSD-3 que são um espectáculo e que, com a medida antiga,
    era impossível arranjar. Nem esses nem nada que se lhes compare.

Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

É isso lights_on, eu no Vectra não optei pelas de 19" para ganhar em comportamento ou performance, alias, não fazia ideia do que iria ganhar ou perder, apenas sabia que ia ficar mais duro, e que me ia sair $$ do bolso.

Mas a paixão falou mais alto, e pronto, lá teve que ser :D

As de 17 eram feias, as de 18 feias eram, mas as de 19 eram lindas... Bastava terem o desenho das de 19 em 17 ou 18, e eu tinha colocado 17 ou 18.

Depois foi também a exclusividade, e essas coisas a falarem mais alto... enfim, sangue jovem a correr nas veias dá nesta coisas :D:D

Piloto de Testes Grilo's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

O Vectra ta lindo assim ! [^][B)][^]

Banido lights_on's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Tubular Bells: O que interessam os argumentos, quando o carro ficou com esse aspecto brutal ;), o importante é que cada um ande à sua vontade seja lá porque motivo for.

Piloto de Testes PedroROF's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2005

Por Defeito

Pessoal, aproveitando o tópico, será correcto afirmar que jantes de 18" (225/40 a frente e 255/40 atras), num Lexus Is, é abusado?

Vem de origem com jantes de 17", 225/45 nos dois eixos...

Pelo que leio aqui, será que as jantes de 18" perdem eficacia com borracha a mais?
    Que me dizem alterar nas jantes de 18" para 225/45 atras e 225/45 na frente?
    Cumps

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

citação:Originalmente colocada por Pedro_Rof

Pessoal, aproveitando o tópico, será correcto afirmar que jantes de 18" (225/40 a frente e 255/40 atras), num Lexus Is, é abusado?

Vem de origem com jantes de 17", 225/45 nos dois eixos...

Pelo que leio aqui, será que as jantes de 18" perdem eficacia com borracha a mais?
    Que me dizem alterar nas jantes de 18" para 225/45 atras e 225/45 na frente?
    Cumps
    A frente não precisa de rodas tão largas como a traseira, num carro
    de tracção atrás. Se puderem ser um bocado mais estreitas até é
    melhor para a direcção, que ganha precisão e leveza.
    No entanto acho que jante de 18" é capaz de já ser abuso num carro
    desses, até mesmo pelos motivos que já referi.

Banido paulinhuu's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

se um carro anda pouco, ao menos que seja confortável...:D

Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Sim, mas essa tolerância só acontece na inspecção, acho que a policia pode implicar
    O IPO e a Policia são o menos... O problema é quando o ABS decide implicar e começa a derrapar... A questão do velocimetro é outra.

Em relação aos ESP's e afins não sei porque não tenho, mas penso que também deve fazer diferença ao alterar o diametro da roda.

Não à nada como ir a www.pneubeato.com/velocidade.htm e ver a equivalencia e fazer as coisas bem feitas, porque o que eu vejo mais aí é pessoal a trocar jantes e pneus à toa e depois os azares acontecem...

Página 14 de 31 PrimeiraPrimeira ... 413141524 ... ÚltimaÚltima