Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento - Página 23

Página 23 de 31 PrimeiraPrimeira ... 13222324 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 661 para 690 de 906
Like Tree1Likes

Título: Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

Piloto de Kart Kadett's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Obrigado pessoal vou mesmo agora até á norauto ver esses produtos e claro pesquisar no google por essa em braga.

abraço

Piloto de Testes mrmike's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

O procedimento que o ankjay colocou está razoável, mas precisas de um polish específico para metais (Mothers Mag & Aluminium Polish por exemplo).

Assumindo que o verniz já desapreceu compeltamente, ou tens de reenvernizar ou vais ter que andar sempre a polir....

Se não desapareceu todo ainda é pior pois pode não ficar homogéneo.

Piloto de Kart Kadett's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Pois é começo a ver que é mais dificil do que parecia, isto porque não encontrei produtos para polir aluminio nem na norauto nem no station marche. e de facto a jante ainda tem algum verniz o que vai ter que levar decapante antes de serem polidas.
    Mrmike onde posso encontrar esse polimento para aluminio?

Obg

zed
    zed está offline
    Piloto de Kart zed's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Exclamation Que carros usam jantes de 5 furos 5 1/2 ???

Viva a todos.

Acho que é uma pergunda difícil pois já fui à "norauto" e "midas" e não consigo ter uma resposta...
    A questão é a seguinte.
    Tenho um honda hr-v. Preciso de encontrar umas jantes de ferro que sirvam no meu carro, mas como o dinheiro é pouco queria comprar umas jantes usadas simples de 15 polegadas (5 furos 5 1/2") de outro carro qualquer. Numa sucata ou algo do género. A intenção é meter uns pneus mistos apenas para dar uns passeios. Nada de radical. Apenas para ter uns pneus menos susceptíveis a furos.

Alguém me pode ajudar? Precisava mesmo de saber que outros carros usam esta medida.
    Obrigado a todos...!!!
    Cumprimentos.

Piloto de Testes MiguelCDTI's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Que medida é essa?

zed
    zed está offline
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Miguel_DTI Ver Post
    Que medida é essa?
    Bem...., é a medida que está no manual do carro pelo menos...

(penso que se lê cinco polegadas e meia...), não tenho a certeza.

Vou ver melhor. De certeza que haverá alguns carros que usam jantes de 5 furos e que o espaçamento entre eles seja semelhante aos meus. Vou ver melhor. Obrigado à mesma...

Piloto de Testes FastLee's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por zed Ver Post
    Bem...., é a medida que está no manual do carro pelo menos...

(penso que se lê cinco polegadas e meia...), não tenho a certeza.

Vou ver melhor. De certeza que haverá alguns carros que usam jantes de 5 furos e que o espaçamento entre eles seja semelhante aos meus. Vou ver melhor. Obrigado à mesma...

Boas.

5,5" será a largura da jante.. acho estreita para um HRV mas é possivel

o que precisas saber é o PCD, que é o diametro do circulo que passa pelo centro dos furos..

Por exemplo, a minha Volvo usa jantes 5x108 em que tens 5 furos e o tal circulo que passa pelo centro dos furos é de 108 mm

Piloto de Testes FastLee's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Olha

a avaliar pelo que diz aqui terás jantes de 5x114.3

http://www.hakspace.com/hr-vpages/techspecs.html

esta medida creio que é comum aos Nissan, Hyundai etc...

zed
    zed está offline
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Por isto é que este forum é "priceless"...

Obrigado e um abraço.

Agora com a tua informação já consigo traduzir em linguagem que um sucateiro entenda.....

Obrigado e cumprimentos!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

O carro que tens no teu avatar tb usa jantes de 5x5,5 pode é não ter o furo central com o mesmo diametro.

Piloto de Testes Vibri's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito Consertar jantes no Porto

Boas, dei um toque na minha jante , mas não está empenada (pelo menos não muito), alguém sabe uma casa na zona Norte/Porto que faça um bom trabalho, caso possível? E de preços, alguém sabe?

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

sempre que ouço falar em reparação de jantes, ouço falar numa casa muito conhecida em Braga, mas não conheço. conhecia uma casa em Alfena, mas nem sei se ainda existe. se achas que te interessa, diz que explico-te onde é.

Piloto de Testes Vibri's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    sempre que ouço falar em reparação de jantes, ouço falar numa casa muito conhecida em Braga, mas não conheço. conhecia uma casa em Alfena, mas nem sei se ainda existe. se achas que te interessa, diz que explico-te onde é.
    E o que sabes sobre essas casas?

Sou capaz de ir a Braga, não fica muito longe de onde eu vivo... (Lousada, perto da cidade de Penafiel)

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

a de Braga não conheço, mas faz uma pesquisa por "jantes Braga" toda a gente fala dessa casa. a de Alfena, fui lá uma vez deixar umas jantes para arranjar duma oficina onde trabalhei, mas logo a seguir despedi-me e já nem fui lá buscá-las. mas pesquisa por "jantes Rafael Alfena", parece ter boas referências. quanto a preços, não faço ideia, presumo que se o estrago for pequeno deva ficar para aí uns 30 ou 40 euros.

Pedestre
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Em Braga Ficam quase todas as metalomecanicas que reparam jantes...... Não existe uma , mas várias; faz uma pesquisa na net que com um bocado de sorte ainda tas vêem levantar e trazer.

Cumps
    Pedro

jts
    jts está offline
    Piloto de Troféu jts's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

A palavra-chave é: Xavier

Banido
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Aqui (Braga) é só escolheres ou a que te fica mais perto...

Piloto de Kart TSIstone's Avatar
    Data de Registo
    May 2008

Por Defeito Ajuda - Reparação de Jantes

Boa Tarde,

Alguém tem conhecimento de uma casa que trabalhe bem, onde possa levar umas jantes para reparação?

Zona: Lisboa e arredores.

Obrigado,

SAM
    SAM está offline
    Piloto de Kart SAM's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Piloto de Kart TSIstone's Avatar
    Data de Registo
    May 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SAM Ver Post
    Ok SAM, já dei uma vista de olhos no site.

Tens algum FeedBack em relação ao trabalho que eles fazem?

Cumps,

SAM
    SAM está offline
    Piloto de Kart SAM's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TSI_stone Ver Post
    Ok SAM, já dei uma vista de olhos no site.

Tens algum FeedBack em relação ao trabalho que eles fazem?

Cumps,
    Fui lá uma vez por causa de uns tampões de aluminio. Eles não arranjavam, mas deram-me um toque com as maõs e ficaram porreiros. No entanto já ouvi comentários positivos aqui no forum.

Piloto de Provas de Perícia strangletmuh's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

se soubesse o que sei hoje tinha feito questao de ter comprado com jantes de 16"... 205/50R17 é um atentado de pagar lol... mas pronto o handling esta la... nao que as suspensões deixem notar muito lolol enfim... ainda troco de jantes e pneus e fica mais barato do que por 4 pneus!

Banido EduardoASG's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

não se esqueçam que as potências também têem disparado.. pelo que jantes maiores com pneus maiores são agora muito mais comuns, não só por questões estéticas, mas também por melhorarem o comportamento dos carros.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
    não se esqueçam que as potências também têem disparado.. pelo que jantes maiores com pneus maiores são agora muito mais comuns, não só por questões estéticas, mas também por melhorarem o comportamento dos carros.
    errado. Ao acrescentar peso em massas não suspensas, apenas prejudica.
    E os ganhos em grip não compensam todo o material em excesso. Obviamente que não digo que temos de regredir exageradamente. Existe um equilibrio entre potência/grip/progressividade das reacções.

Comparem carros com potencias de 150cv de agora, com os de 150cv de há 10/15 anos atrás e comparem a dimensão dos pneumáticos, sobretudo a largura dos mesmos. O tamanho da jante interessa também, já que mais jante, também em teoria pesa mais e reduz perfil do pneu, prejudicando conforto.

Mas o que interessa mais na questão, é que muitos desses carros, ainda hoje são excelentes driver's cars, com dinâmicas de excepção, e não nos esqueçamos que a tecnologia dos pneus desde então também tem evoluido.

Ou seja, hoje em dia, com pneus mais evoluidos, precisamos de muito mais borracha para segurar os carros à estrada, considerando niveis de potência idênticos a carros mais antigos, sem contar com a evolução técnica a nivel de chassis e até ajudas electrónicas à condução...

O que não joga aqui?

A única e principal razão das megas rodas actuais é mesmo de foro estilistico.
    E também contra os designers falo, já que os desenhos de carroçaria actuais são "afinados" para apenas funcionarem com mega-rodas.

Piloto de Troféu gemini's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Felizmente, à beira mar e longe da confusão!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mcag Ver Post
    C-Max RS ?!

sim, kit RS original da Ford.
    A carrinha fica linda

spoiler frontal e traseiro, saias laterais e jante 18" (225/40R18)

Piloto de Kart tobs's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Ainda chegamos aos exageros dos 'américas' com jantes de 22" e 24"! O que lhes vale é que têm ruas mais largas que as nossas auto-estradas. Porque os carros nem viram (as rodas nao cabem nas cavas).

Se cá chegarem...o pessoal só pode andar nas avenidas e só pode fazer inversão de marcha nas rotundas (grandes)!

E tem que andas de almofadinha no banco, porque os amortecedores nao podem trabalhar, não vão ficar com os pneus slicks em menos de nada.

Por falar nisso: Quanto custará um pneu para uma jante 22" ou 24"?

Banido erocha's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
    errado. Ao acrescentar peso em massas não suspensas, apenas prejudica.
    E os ganhos em grip não compensam todo o material em excesso. Obviamente que não digo que temos de regredir exageradamente. Existe um equilibrio entre potência/grip/progressividade das reacções.

Comparem carros com potencias de 150cv de agora, com os de 150cv de há 10/15 anos atrás e comparem a dimensão dos pneumáticos, sobretudo a largura dos mesmos. O tamanho da jante interessa também, já que mais jante, também em teoria pesa mais e reduz perfil do pneu, prejudicando conforto.

Mas o que interessa mais na questão, é que muitos desses carros, ainda hoje são excelentes driver's cars, com dinâmicas de excepção, e não nos esqueçamos que a tecnologia dos pneus desde então também tem evoluido.

Ou seja, hoje em dia, com pneus mais evoluidos, precisamos de muito mais borracha para segurar os carros à estrada, considerando niveis de potência idênticos a carros mais antigos, sem contar com a evolução técnica a nivel de chassis e até ajudas electrónicas à condução...

O que não joga aqui?

A única e principal razão das megas rodas actuais é mesmo de foro estilistico.
    E também contra os designers falo, já que os desenhos de carroçaria actuais são "afinados" para apenas funcionarem com mega-rodas.
    Exactamente! tenho uma BMW 325i e30 e nao precisa duns grandes pneus para ter um optimo comportamento...

Piloto de Testes Cagi's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Acho que o tamanho das jantes deve ser escolhido conforme o diametro da roda.

Os carros actuais tem rodas maiores que dos anos 90 por exemplo, hoje um carro com jante 15 fica com a mesma altura de pneu de um de jante 14 dos anos 90.
    (ja alguem viu um C5 2008 com jante 17? o carro fica com um perfil super alto que vai dobrar muito...as rodas sao enormes e o ideial é 18 neste carro)

Basta ver que por exemplo a Peugeot nos 306 GTI tinha jante 15, acho que era 195/55 R15 senao estou enganado.

Acho que nem se deve meter jantes demasiado pequenas nem demasiado grandes.

Ca em casa existe uma carrinha 306 com pneus 185/65 R14, eu acho que se torna pouco para o peso do carro e para o tipo de conduçao que tenho. Mais correcto seria 195/55 R15 por todas as razoes, aderencia, capacidade de curvar mais directa, com a jante 14 eu sou obrigado a meter pressoes de 2.6 bar, de origem é 2.4 mas acho que o pneu dobra mt facilmente em curva e isso faz nao so gastar mais pneus de forma nao uniforme cm n optimiza a aderencia.

O GP que temos tem pneus 205/45R17, esta medida em termos visuais ficam ideal mas em termos de conforto nem por isso, o ideia seria jante 16 para aumentar a altura de pneu ou entao manter jante 17 e aumentar o perfil de 45 para 50.

Com o amortecimento que tem e com estes pneus fica estranho pois devido aos pneus a absorção de irregularidades e sulcos é deficiente, ja a suspensao em variaçoes extensas é macia entao quando os sulcos sao exagerados facilmente faz a suspensao bater forte demais.

Para o tamanho de roda que o GP tem o melhor seria jante 16, ou entao jante 17 mas aumentar o perfil e a roda.

Acho que n se deve escolher o tamanho de jante pela potencia mas sim pela segurança e equilibrio, claro se o carro tem cavas grandes e rodas grandes o equilibrio vai ser jantes maiores que um carro que tenha rodas e cavas mais pequenas entao se tiverem a mesma potencia o carro com as rodas maiores sera prejudicado.

A vantagem dos carros modernos em ter rodas maiores esta tambem no conforto/comportamento que conseguem oferecer tendo que suportar pesos muito maiores, sera que um Saxo/106/Clio com o tamanho de roda e jante que tinham conseguiam oferecer conforto e comportamento para suportar 1100 e 1200kilos do utilitarios actuais?
    Alem que uma roda maior tem o tal angulo de ataque melhor para passar sulcos sem afectar tanto o habitaculo, pode é a tal jante grande demais dar cabo dessa vantagem inicial.

Quem tem um destes modelos ou equivalente que experimente carregar o carro ate 1200kilos e dps veja a capacidade que tem para curvar e para absorver tanto irregularidades de pequena extensao como de grande extensao, nas de pequena facilmente a suspensao bate e manda cacetadas fortes, nas de grande extensao o carro começa a bambolear entao com velocidade elevada perde muita estabilidade ate em recta.

Com o tamanho de roda actual um segmento B e C tem o mesmo diametro de roda logo o ideial em ambos sera a mesma medida, para terem a mesma altura.

Falaram ai no Golf 4, se repararem esse Golf ja pertence ao estilo moderno de rodas grandes, o ideial nesse carro sera jante 16 para oferecer uma conduçao e conforto razoavel.
    Os concorrentes da altura eram mais antigos e as suas rodas eram mais pequenas assim cm a do golf 3 logo qualquer tipo de comparaçao nao faz sentido, um 306 ou Xsara tem rodas mais pequenas logo o ideal para eles seria 15.

No fim de contas mais vale muitas vezes escolher a medida abaixo quando ja se esta a ir para alem do equilibrado e dps mais tarde meter pneus de melhor qualidade. Quando os pneus sao fracos mesmo que mais largos nao fazem o mesmo que uns pneus de medida abaixo de melhor qualidade.

A maior parte das pessoas pensa de maneira errada, entao compram exagerado quando compram o carro e dps na primeira muda metem produtos fracos que nem aderencia de rodas mais estreitas e com melhores pneus chegam alem que quanto mais largo maior tençao existe, logo quando da em descolar requer mt mais reflexos e experiencia, ganha-se em aderencia bruta mas perde-se em user friendly.

Acho que o melhor é user friendly com boa aderencia.
    Última edição por Cagi : 18-12-08 às 16:12:41

Piloto de Provas de Perícia rpva's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Mas tambem não sei se repararam que o binário dos carros de hoje é muito superior por isso necessita de haver mais borracha na estrada para que a descarga de binário seja equilibrada!!

Penso que tem tudo a ver com o superior peso do carro, maior potencia e binário, e claro a componente de estilo

Piloto de Testes Cagi's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

O binario tera que ser suportado pelo chassis, quantos carros com pneus de largura igual tem capacidade de tracçao diferentes. Tudo tem a ver com a capacidade do chassis em suportar tais forças, quanto menos torcer melhor. O pneus pode disfarçar isso mas quando a estrada esta molhada que é principalmente quando se precisa de maior capacidade de tracçao os pneus nao conseguem disfarçar tanto pois o seu factor diminui.

Outra coisa é comprar de acordo com as estradas onde maioritariamente andamos, jantes maior e pneus mais largos sao melhores para velocidades elevadas devido a maior aderencia que oferece. Depois ainda existe a tipica conduçao de cada condutor, muita gente anda com pneus largos demais para aquilo que realmente necessita, e largos demais nao significa que sejam varias medidas acima as vezes basta descer 1 ou 2 para se ter melhores resultados globais tendo em conta o que se tira do carro.
    Uma pessoa que usa maior velocidade principalmente em curva uns pneus mais largos terao vantagem pois a probabilidade de andar sempre junto ao limite baixa e acaba por estar mais de acordo com o pretendido alem que o pneu nao dobra tanto e acaba por ter um desgaste mais uniforme.

Acho que nao se pode generalizar nestes casos porque nunca sabemos se as pessoas tiram ou n partido do que compraram, depois existem casos em que é de caras como sao ja medidas um bocado a mais. Cada caso é um caso e nao da para generalizar.
    Última edição por Cagi : 18-12-08 às 16:26:20

Página 23 de 31 PrimeiraPrimeira ... 13222324 ... ÚltimaÚltima