Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento - Página 24

Página 24 de 31 PrimeiraPrimeira ... 14232425 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 691 para 720 de 906
Like Tree1Likes

Título: Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

Banido MAFioso's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

13 para 73 cv;
    14 para 129 cv, mas talvez em breve passe para 15;
    Acho que o que acontece hoje em dia é o resultado da evolução, nalguns gosto, noutros nem por isso...

foo
    foo está offline
    Piloto de Testes foo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rpva Ver Post
    Mas tambem não sei se repararam que o binário dos carros de hoje é muito superior por isso necessita de haver mais borracha na estrada para que a descarga de binário seja equilibrada!!

Penso que tem tudo a ver com o superior peso do carro, maior potencia e binário, e claro a componente de estilo
    Podes ter mais borracha com jantes pequenas, não é obrigatório meter jantes maiores.

Piloto de Testes LCTN's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

O meu Accent tem jante de 13 e é manifestamente pouco. Precisava de pelo menos mais uma polegada, mas não há t€mpo pra isso. Só gostava de saber quem (na Hyundai) teve a feliz ideia de meter "jantes especiais" de 13 polegadas num carro deste tamanho.

Cumprimentos.

Piloto de Kart tobs's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Na altura em que saiu, o G40 com jante 13", eram pequenas demais para segurar os 115cv e o chassis que se retorcia todo.

Sei de pessoas que passarama 15" e domavam melhor o bicho, claro que mudaram tudo o resto, pareciam carros de troféu , só que com jantes 15".

Por outro lado, conheço tambem alguem com um AUDI A4 tdi de 130cv (2002)com jantes 15" e pneu (tipo balão) 195 de origem. Torna o carro confortável, mas perigoso, se se aumentarem as velocidades em estrada (nas AE tanto faz). Talvez se tivesse 16" ou 17" estivesse melhor calçado.

Mas daí a meter 17" no G40 ou 18" e 19"s no A4 (2002)...vai um longo caminho

Banido erocha's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Tenho jante 14 na e30 e chega perfeitamente.
    Como estou e pensar mudar o motor da 325i para o 2.8 do Alpina B6 aí, tentaria mudar as jantes para umas de 15" tambem basketweave da bbs...

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tobs Ver Post
    Na altura em que saiu, o G40 com jante 13", eram pequenas demais para segurar os 115cv e o chassis que se retorcia todo.

Sei de pessoas que passarama 15" e domavam melhor o bicho, claro que mudaram tudo o resto, pareciam carros de troféu , só que com jantes 15".

Por outro lado, conheço tambem alguem com um AUDI A4 tdi de 130cv (2002)com jantes 15" e pneu (tipo balão) 195 de origem. Torna o carro confortável, mas perigoso, se se aumentarem as velocidades em estrada (nas AE tanto faz). Talvez se tivesse 16" ou 17" estivesse melhor calçado.

Mas daí a meter 17" no G40 ou 18" e 19"s no A4 (2002)...vai um longo caminho
    O G40 tinha um chassis de m*****
    E como dizes, não só meteram rodas maiores, como tiveram de fazer mais alterações, previsivelmente às molas e amortecedores, barra anti-aproximação...

Tive um Uno 45 S com pneus 165/R13
    Esses mesmos pneus transitaram para o meu carro seguinte, um Fiesta Mk4 1.25 com 75cv (+30 que o uno)
    Devido às diferenças enormes da qualidade/concepção do chassis de ambos os carros, velocidades de passagem em curva e reacções perto ou no limite eram mundos aparte, apesar dos pneus exactamente iguais.

Se uns pneus mais largos podem resolver ou atenuar alguns dos problemas que os carros possam ter no capitulo dinamico, o problema não é dos pneus, é mesmo do chassis.

Carros hardcore com pneus de "bicicleta"
    O 1º 106 xsi trazia pneus 175/R13 e 100cv
    Os Saxo Cup/106 GTI começaram por trazer 185/R14 e eram referências
    Honda Integra Type-R, 190cv (se não estou em erro) e com pneus 195/R15, sendo considerado um dos melhores FWD de todos os tempos

Piloto de Rallye smithico's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por strangletmuh Ver Post
    se soubesse o que sei hoje tinha feito questao de ter comprado com jantes de 16"... 205/50R17 é um atentado de pagar lol... mas pronto o handling esta la... nao que as suspensões deixem notar muito lolol enfim... ainda troco de jantes e pneus e fica mais barato do que por 4 pneus!
    qto gastaste? Deves conseguir um bom jogo de pneus na ordem dos 500€-600€ para essas medidas.

Piloto de Kart tobs's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
    O G40 tinha um chassis de m*****

Oque se fava na altura era que esse chassis tinha sido pensado para o gt,que seria o carro mais potente da gama, mas depois alguem se lembrou do compressor e de meter 115cv no mesmo chassis, ao criar o famoso G40.

Se isto é verdade ou não...

Piloto de Provas de Perícia DedraMPI's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

bem a minha lybra traz jantes pequenas, em relação aos actuais modelos...mas que até disfarça bem...pois é um pneu alto (205/60/r15) sinceramente axo bastante confortável e é certo que adornam um pouco mas nao acho que seja nada por aí alem...até bem pelo contrario (calçam Eagle F1)

Dá para colocar de livrete 205/55/16 mas vou-me deixar estar pois apesar de pequenas para os padrões actuais ficam bastante bem no conjunto.

cmps

foo
    foo está offline
    Piloto de Testes foo's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Foi difícil desenterrar este tópico! Precisava duma ajuda do pessoal, já alguém deve ter passado por isto!

1º Alguém sabe quanto custa lacar umas jantes na zona de Lx?

2º Numas jantes com aba de peça única, com um acabamento cinzento normal, dá para lacar apenas o centro de preto sem mexer nas abas?

3º Quanto custa polir uma aba na zona de Lx?

Asta

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

Quem lê o Fórum e seja menos entendido, fica com a ideia de que jantes maiores significam penalizar o conforto e melhorar o comportamento dinâmico.

Acho isto muitíssimo reductor e passo a explicar porquê:

Conforto

- Tamanho da jante tem pouco a ver com conforto, o que o pode condicionar é a distância da jante ao chão, ou seja a quantidade de ar (ou altura), ou seja o perfil do pneu.

- Como se sabe o perfil do pneu é dado numa % da largura, assim se falarmos de uns pneus 185/60-14 temos cerca de 111 mm de perfil e se falarmos de uns pneus 275/45-20 temos cerca de 124 mm. Ou seja neste caso os pneus com perfil mais baixo serão concerteza mais confortáveis.

- Além de que rodas maiores (diâmetro) têm muito mais capacidade de absorver irregularidades

- Claro que além das dimensões também devemos considerar outros facores como a qualidade dos pneus, dureza dos ombros laterais, etc.

Comportamento

- Pneus de perfil mais baixo e mais largos, normalmente implicam mais grip. Mas convém haver um bom casamento entre a filosofia do carro e os pneus, porque também significam normalmente menos preogressividade de reacções e maior dificuldade de controlo do carro nos limites.

- Eu acho quase sempre preferivel um carro previsível e fácil de controlar do que um super agarrado, mas que quando desgruda é muito brusco, pelo que não sei bem o que se pode considerar o melhor comportamento, se mais grip ou menos grip

O que acham deste tema ?

Piloto de Testes RicardoSilva's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Eu tenho no Fabia o conjunto 195/50 R15 e queria colocar jante 16'' só que tal só seria possível com 205/45 R16, e na minha ideia fico com menos conforto, pois vou alargar a jante mas reduzir a altura da mesma ao solo.

Estás a dizer que este pensamento não está correcto?

Piloto de Troféu Sotor's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

hmmm, nunca percebi o que significam as notaçoes de pneus e jantes

vou arranjar um exemplo para me esclarecerem

pneus 245/45 R17

jante 7J 17''

Que significam estes numeros? (o 17 é o diametro da jante em polegadas, o 245 é a largura do pneu e o 7J? e o 45? 7J nao é a largura da jante em polegadas? o que é o 45)
    Última edição por Sotor : 25-01-09 às 20:30:54

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post

pneus 245/45 R17

jante 7J 17''

Que significam estes numeros? (o 17 é o diametro da jante em polegadas, o 245 é a largura do pneu e o 7J? e o 45? 7J nao é a largura da jante em polegadas? o que é o 45)
    O 7J (7J ) será em principio a largura da jante

O 45 é o perfil (distância entre o chão e o inicio da jante) e é uma % da largura. Nesse caso 45% de 245 mm
    Última edição por v7 : 25-01-09 às 20:48:41

Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

O tema é muito interessante, pelo menos para mim.

Gosto de SUVs por muitos motivos, mas também pelo conforto que proporcionam.

Por exemplo, num automóvel do segmento E com jante 17" terá p. ex. um pneu 225/50R17 com 112mm de perfil, enquanto mum SUV de dimensões segmento D (portanto, mais compacto) igualmente com jante 17", terá um pneu 235/65R17 que lhe irá conferir um perfil de 153mm.

Não sendo o único elemento a contar para o conforto de um veículo, explica claramente a minha escolha por SUVs em termos de conforto.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
    Eu tenho no Fabia o conjunto 195/50 R15 e queria colocar jante 16'' só que tal só seria possível com 205/45 R16, e na minha ideia fico com menos conforto, pois vou alargar a jante mas reduzir a altura da mesma ao solo.

Estás a dizer que este pensamento não está correcto?
    Admitindo que os pneus são da mesma marca e modelo, provavelmente piora o conforto sim.

Agora se comparares os teus actuais 195/50 R15 com, por ex. uns 235/50 R18 de outro carro, os segundos apesar da jante maior são provavelmente mais confortáveis.

Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    I'll see you on the Dark Side of the Moon

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post

pneus 245/45 R17

jante 7J 17''

45 é a altura e significa uma percentagem da largura.
    Se quiseres saber a altura, divides 245/45.

7 é a largura da jante em polegadas.

Em relação ao tópico, eu até acho que há um exagero enorme generalizado na adopção de pneus de baixo perfil.

Qualquer segmento C vem com jante 17, mesmo que o carro tenha 90 ou 110cv.
    Isto provoca normalmente uma pior absorção de irregularidades quando comparado com a medida que seria mais lógica neste caso (jante 16 com pneu mais alto).

O Citroen C4 é um bom exemplo disso.

Por outro lado, convém ter a noção de que nem sempre um pneu mais baixo é melhor em termos de comportamento.
    O pneu um pouco mais alto tem normalmente mais grip em estradas com mau piso (que é o que não falta) porque ao dobrar um pouco acaba por 'abraçar' a irregularidade.
    Um pneu mais baixo é regra geral mais duro e tende a saltar/escorregar mais em mau piso.

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post
    O tema é muito interessante, pelo menos para mim.

Gosto de SUVs por muitos motivos, mas também pelo conforto que proporcionam.

Por exemplo, num automóvel do segmento E com jante 17" terá p. ex. um pneu 225/50R17 com 112mm de perfil, enquanto mum SUV de dimensões segmento D (portanto, mais compacto) igualmente com jante 17", terá um pneu 235/65R17 que lhe irá conferir um perfil de 153mm.

Não sendo o único elemento a contar para o conforto de um veículo, explica claramente a minha escolha por SUVs em termos de conforto.
    Há SUV's mais confortáveis que outros, o que tenho aqui em casa tem JLL 235/60 R17... e não é reconhecido pelo conforto.
    Tenho outro carro com 225/50 R17 e é bem mais confortável que o SUV

Banido erocha's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Quem lê o Fórum e seja menos entendido, fica com a ideia de que jantes maiores significam penalizar o conforto e melhorar o comportamento dinâmico.

Acho isto muitíssimo reductor e passo a explicar porquê:

Conforto

- Tamanho da jante tem pouco a ver com conforto, o que o pode condicionar é a distância da jante ao chão, ou seja a quantidade de ar (ou altura), ou seja o perfil do pneu.

- Como se sabe o perfil do pneu é dado numa % da largura, assim se falarmos de uns pneus 185/60-14 temos cerca de 111 mm de perfil e se falarmos de uns pneus 275/45-20 temos cerca de 124 mm. Ou seja neste caso os pneus com perfil mais baixo serão concerteza mais confortáveis.

- Além de que rodas maiores (diâmetro) têm muito mais capacidade de absorver irregularidades

- Claro que além das dimensões também devemos considerar outros facores como a qualidade dos pneus, dureza dos ombros laterais, etc.

Comportamento

- Pneus de perfil mais baixo e mais largos, normalmente implicam mais grip. Mas convém haver um bom casamento entre a filosofia do carro e os pneus, porque também significam normalmente menos preogressividade de reacções e maior dificuldade de controlo do carro nos limites.

- Eu acho quase sempre preferivel um carro previsível e fácil de controlar do que um super agarrado, mas que quando desgruda é muito brusco, pelo que não sei bem o que se pode considerar o melhor comportamento, se mais grip ou menos grip

O que acham deste tema ?
    Tens um bocado razão no que dizes, especialmente em relaçao ao comportamento.
    Em relação ao conforto, tendo em conta que quando aumentas as jantes num modelo, o diametro total da roda não varia, o que varia é a relação Jante/diametro total. Por isso, num dado modelo, quando aumentas a jantes perdes em conforto...

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por erocha Ver Post
    Tens um bocado razão no que dizes, especialmente em relaçao ao comportamento.
    Em relação ao conforto, tendo em conta que quando aumentas as jantes num modelo, o diametro total da roda não varia, o que varia é a relação Jante/diametro total. Por isso, num dado modelo, quando aumentas a jantes perdes em conforto...
    Tens toda a razão, mas as palavras chave são "num modelo".

É que por aqui não é raro comparar-se coisas muito deferentes e assumir-se genericamente que jantes maiores=menor conforto

Piloto de Troféu Sotor's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

hmmm

afinal a altura de um 245/45 é

0,45 * 245 =110,25mm (v7 )

ou é

245/45 = 5,44 cm (rca33)
    ???

Piloto de Provas de Perícia Resende's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2004

Por Defeito

Admitindo que os pneus são da mesma marca e modelo, provavelmente piora o conforto sim.

Agora se comparares os teus actuais 195/50 R15 com, por ex. uns 235/50 R18 de outro carro, os segundos apesar da jante maior são provavelmente mais confortáveis.
    Mas a diferença ao nível do conforto nota-se assim tanto? Mesmo sendo a diferença de tamanho entre as jantes pequenas?

Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    Há SUV's mais confortáveis que outros, o que tenho aqui em casa tem JLL 235/60 R17... e não é reconhecido pelo conforto.
    Tenho outro carro com 225/50 R17 e é bem mais confortável que o SUV
    Lá estão os outros factores em jogo. Mas na generalidade é o que acontece.

Já agora, não levem a mal acorrecção que vou fazer.

O perfil de um pneu faz-se pela multiplicação dos dois coeficientes, e não pela divisão.

O exemplo do V7:
    185/60 R14 ---185:60=31mm
    185/60 R14 ---185x60=111mm

275/45 R20---275:45=61mm
    275/45 R20---275x45=124mm

V7, os resultados que apresentaste estavam correctos, mas deves ter-te enganado ao dizer para dividir a largura pela percentagem, em vez de multiplicar.

Quanto à velocidade de ponta do pneu, julgo que são as letras que aparecem no fim. Ex:
    225/45R17 91V (a letra V significa que é pneu que tem muita segurança a alta velocidade, pois quanto mais avança a letra no abecedário, mais seguro é o pneu em velocidade, ou seja, permite maiores velocidades com maior segurança).

Pelo menos, foi assim que me indicaram. Não sei se está correcto.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post

V7, os resultados que apresentaste estavam correctos, mas deves ter-te enganado ao dizer para dividir a largura pela percentagem, em vez de multiplicar.
    Eu não disse isso. Creio que foi o rca33 que disse

Quanto ao indice de velocidade é mais ou menos como referiste

Piloto de Kart SpiffWS's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

altura = largura * (perfil/100)

185/60 R14 ---185 * (60/100)=111mm

assim está correcto.

Speedy
    Guest

Por Defeito

Eu acho que este tema é válido para ser bem debatido para carros iguais. Pois se formos comparar diferentes relações tamanhos de jantes/ conforto/comportamento, em diferentes marcas/modelos, caímos no risco de fazer um debate errado. Isto porque antes disto vem a suspensão, que é, preponderante para a relação entre o conforto e comportamento. Fica só aqui esta achega.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

O 7J (7J ) será em principio a largura da jante

O 45 é o perfil (distância entre o chão e o inicio da jante) e é uma % da largura. Nesse caso 45% de 245 mm
    Errado.

45 é a altura do pneu desde o talão ao piso.

pneu.jpg

Piloto de Testes audia3tdi's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

este tema é muito interessante mas as comparações não podem ser feitas assim ás 3 pancadas:

para o mesmo carro tenho 3 conjuntos:
    -205/60/15 (o que vinha d'órige)
    -205/55/16 (quando tive de mudar pneus, comprei umas replicas do Sport16)
    -225/45/17 (apanhei um bom negocio numas jantes japunas muito leves e azeiteiras e tambem aproveitei uns pneus que vieram pela porta do cavalo)

tendo o mesmo carro e suspensão, alternando entre este 3 diametros a conclusão é simples:
    com as 15 o carro e muito mais confortavel mas escorrega em curvas "puxadas"
    com as 16 encontrei o equilibrio perfeito entre conforto e o "adornar menos em curva"
    com as 17 verifico que o carro curva muito melhor mas perdi imenso conforto.

facto: o "xáçi" do 8L é pessimo e independentemente das supensões ou altura do perfil....o raio do carro curva sempre mal.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
    este tema é muito interessante mas as comparações não podem ser feitas assim ás 3 pancadas:

para o mesmo carro tenho 3 conjuntos:
    -205/60/15 (o que vinha d'órige)
    -205/55/16 (quando tive de mudar pneus, comprei umas replicas do Sport16)
    -225/45/17 (apanhei um bom negocio numas jantes japunas muito leves e azeiteiras e tambem aproveitei uns pneus que vieram pela porta do cavalo)

tendo o mesmo carro e suspensão, alternando entre este 3 diametros a conclusão é simples:
    com as 15 o carro e muito mais confortavel mas escorrega em curvas "puxadas"
    com as 16 encontrei o equilibrio perfeito entre conforto e o "adornar menos em curva"
    com as 17 verifico que o carro curva muito melhor mas perdi imenso conforto.

facto: o "xáçi" do 8L é pessimo e independentemente das supensões ou altura do perfil....o raio do carro curva sempre mal.
    Lá está! À medida que o perfil baixa (e falo em valores absolutos e não em percentagens) o conforto tem tendência a diminuir.

Piloto de Testes audia3tdi's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Lá está! À medida que o perfil baixa (e falo em valores absolutos e não em percentagens) o conforto tem tendência a diminuir.
    quando o chassi é mau as diferenças notam-se e bem! o que é o caso.

curiosamente comparando um Golf 5 trendline com 205/55/16 e um A3 8P com suspensão S-Line e com 225/45/17 é surpreendente a semelhança do comportamnte em curva entre os 2.
    o A3 8P é muitissimo mais desconfortavel mas como ambos os carros partilham a mesma base, que atrevo-me a dizer, é muito boa, nota-se que o perfil aqui apenas penaliza o conforto e não deteriora a performance.

Página 24 de 31 PrimeiraPrimeira ... 14232425 ... ÚltimaÚltima