Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento - Página 25

Página 25 de 31 PrimeiraPrimeira ... 15242526 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 721 para 750 de 906
Like Tree1Likes

Título: Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

Piloto de Troféu Sotor's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Errado.

45 é a altura do pneu desde o talão ao piso.

Anexo 45295

Não eras grande "pistola" a educação visual pois não?

É que nao percebo essas medidas azuis e vermelhas LOL

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post

Não há muito mais que explicar, está bem claro: a encarnado está o perfil, ou seja a altura total do pneu, a azul está a altura do pneu fora da jante.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post

Por acaso até era!

Lá por não perceberes não faz que eu não fosse grande pistola.

pneu2.jpg

Piloto Lendário MadDragon's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."

Por Defeito

Não li os comentários, pelo que poderei repetir alguma coisa ou até tudo.
    De qualquer forma fica aqui o registo.

Para uam situação ideal, que é como quem diz, para um mesmo modelo:

Pneus com perfil alto são mais confortáveis. A quantidade de borracha existente entre a jante e solo é maior o que possibilita a absorção do choque da estrada com mais facilidade. Se contarmos com o factor pressão, sabemos que quanto maior esta for, mais duro será o pneu e menos confotável vai ser.
    A desvantagem destes pneus é que são menos bons dinâmicamente. Quando sujeitos a esforços em curva tendem a dobrar. Se a pressão for elevada, menor será a dobra, mas menos será o grip e também o desgaste.
    Eu tenho no meu carro um tipo de pneu bastante alto e reparo que adorna em curva pelo que decidi colocar mais pressão, no entanto tenho mais cuidado em curva.
    Não foi só o adorno que me fez colocar mais pressão. O desgaste também contou bastante. Costumo abusar frequettntemente, pelo que colocar mais pressão pode não ser muito certo, mas prefiro a desgaste prematuro. O que conta é um casamente perfeito entre estes 2 factores. No meu caso o ocnforto fica um pouco de lado.

Em pneus de perfil alto a história muda.
    São melhores dinâmicamente já que não há tanto adorno quando sujeito a esforços mas será mais penalizante para o conforto.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Outro aspecto importante para a dinâmica é o peso não suspenço.

Jantes maiores com pneus de perfil mais baixo conjugadas com mais peso é uma excelente forma para tirar agelidade

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post

Jantes maiores com pneus de perfil mais baixo conjugadas com mais peso é uma excelente forma para tirar agelidade
    Já li em qualquer lado que tirar por exemplo 10kg no conjunto jante/pneu equivale a tirar 40kg de peso suspenso. Falta saber a veracidade.

Piloto de Testes EVOII's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Não esqueças tb o coeficiente de resistência ao "rolamento" do pneu...para além do maior ou menor impacto nos consumos tb influencia o traballho da suspensão.

momentos
    Guest

Por Defeito

Sinceramente não acho que uma jante maior signifique menor conforto.

Já andei em carros com jante 13" e jante 20" e não notei nenhuma diferença a nivel de conforto, proporcionalmente....

Piloto de Troféu Sotor's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Por acaso até era!

pneu2.jpg

Assim ja percebi tks.

Desculpa lá se fui ofensivo na expressão =/

tava a tentar apenas ser engraçado, mas parece que nao acharam muita piada xD

Balrog jAmobil's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Ou seja neste caso os pneus com perfil mais baixo serão concerteza mais confortáveis.
    não querias dizer o oposto?

quer dizer... na minha optica quanto mais baixo o perfil, mais se nota as irregularidades e mais desconfortável se torna...

de resto de acordo... mas nada que tenha a ver com opiniões... é apenas fisica e aerodinâmica... mesmo já foram feitos vários testes(mesmo julgo pela autohoje) sobre este assunto

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Já li em qualquer lado que tirar por exemplo 10kg no conjunto jante/pneu equivale a tirar 40kg de peso suspenso. Falta saber a veracidade.
    Nos fóruns que sigo regularmente há quem leve os seus carros para a pista regularmente (335i, m3's, TTS, etc).

Pelos tempos postos por muitos dá para tirar as seguintes conclusões:

Jante 18 original + RFT = Prestações medianas e elevadíssimo peso do conjunto.
    Jante 19 + Michelin PS2 ou semelhante = prestações bastante aceitáveis e redução do peso do conjunto
    Jantes 18 homologadas pela FIA para desporto automóvel (ex: alguns modelos enkei, yokohama, BBS) + Michelin PS2 = Melhores tempos e uma redução inacreditável de peso (na ordem dos 3/4 kg por conjunto) para o material original.

Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por erocha Ver Post
    Tens um bocado razão no que dizes, especialmente em relaçao ao comportamento.
    Em relação ao conforto, tendo em conta que quando aumentas as jantes num modelo, o diametro total da roda não varia, o que varia é a relação Jante/diametro total. Por isso, num dado modelo, quando aumentas a jantes perdes em conforto...
    Tens a certeza disso?

Alias, ía exactamente dizer, q ao colocares uma "roda maior", deixas menos "gap" para a suspensão trabalhar.
    Embora a experiencia me leve a genericamente tbem achar, q jantes muito grandes trazem menos conforto, a verdade é q o laguna II por ex, era praticamente alheio ao aumento do diametro da jante no q ao conforto diz.

Piloto de Rallye FilipeDiass's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Tens a certeza disso?

Alias, ía exactamente dizer, q ao colocares uma "roda maior", deixas menos "gap" para a suspensão trabalhar.
    Embora a experiencia me leve a genericamente tbem achar, q jantes muito grandes trazem menos conforto, a verdade é q o laguna II por ex, era praticamente alheio ao aumento do diametro da jante no q ao conforto diz.
    Mérito da suspensão nesse caso.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Tens a certeza disso?

Não era para mim mas é mesmo verdade. Se comparares todas as medidas homologadas para um determinado modelo a diferença de perímetro é irrisória.

Dou-te como exemplo o 307:

195/65R15 - 1,9933m de perímetro.
    205/55R16 - 1,9851m de "
    205/50R17 - 2,0005m de "

Todas elas semelhantes. Nem 1% de diferença entre a maior e a menor.

Piloto de Testes OffLogic's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por momentos Ver Post
    Sinceramente não acho que uma jante maior signifique menor conforto.

Já andei em carros com jante 13" e jante 20" e não notei nenhuma diferença a nivel de conforto, proporcionalmente....

Como já alguém disse não é o tamanho da jante que importa, mas sim o que vai desde a jante até ao chão.

No verão passado vi um "escalade" que tinha pneus 295/40 R 25. Se lhe puseres uma jante de 22" ele fica facilmente com perfil 55, o que significa que com suspensões equivalentes é tão confortável como um opel astra com jante de 16"

Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Não era para mim mas é mesmo verdade. Se comparares todas as medidas homologadas para um determinado modelo a diferença de perímetro é irrisória.

205/55R16 - 1,9851m de "
    205/50R17 - 2,0005m de "

Também estou surpreendido.
    Será então, q quanto maior a jante, tradicionalmente mais desportivo/duro éo pneu?

Banido erocha's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

No mesmo carro, sim!

Num diferente, tens que ver a "quantidade" de pneu, mais do que a "quantidade" de jante

Banido EduardoASG's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Também estou surpreendido.
    Será então, q quanto maior a jante, tradicionalmente mais desportivo/duro éo pneu?
    yup basicamente.

O diametro do conjunto jante + pneu tem que ser mantido visto que é para esse valor que o carro foi projectado.

Mas ao aumentares a jante, para manter o diametro do conjunto.. tens que meter um pneu mais desportivo, com altura menor.

A coisa tem que ser feita com cuidado e sempre tendo em conta as suspensões do carro etc.. se meteres uma jante demasiadamente grande o pneu fica com perfil tão baixo que se o carro adornar muito em curva pode levar a que haja contacto entre a jante e a estrada o que geralmente dá origem a capotamento.

Outra consequência é que com jante maior dado o pneu ter perfil menos convém controlar bem a pressão do pneu de modo a que ele não amoleça. Esse controlo deve ser feito pelo menos a 500 kilómetros no mínimo.. dependendo da utilização.. se for uma utilização desportiva convém ser a espaços ainda mais curtos.

É por isso que se deve ter cuidado ao alterar as medidas.. e é por isso que geralmente jante maior -> suspensão mais dura etc.

O ter jantes de liga leve grandes torna o pisar mais seco e melhora o feedback que a direcçao vai ter da estrada.. mas sempre com detrimento do conforto.

Para além disso jantes grandes permitem a utilização de discos de travagem maiores etc com a segurança que isso acarreta.
    Última edição por EduardoASG : 26-01-09 às 01:44:10

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post

O ter jantes de liga leve grandes torna o pisar mais seco e melhora o feedback que a direcçao vai ter da estrada.. mas sempre com detrimento do conforto.
    Essa relação entre jante maior = feedback da direcção .... não estou muito convencido.

O que de facto é importante ter em mente é que há um óptimo para cada carro, que admite alguma variação, mas que quando se varia muito, normalmente se sai da janela de bom funcionamento.

Suspensões moles e pneus de baixo perfil não é normalmente uma boa combinação (isto em termos simplistas)

Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    I'll see you on the Dark Side of the Moon

Por Defeito

Nem sei se não será mais.

Eu no mesmo carro tive jante 13, 14 e 15 e por cada passo de aumento, o carro andava menos (particularmente em subidas) e precisava de mais força no pedal do travão para travar.

Na minha opinião tem de haver um meio termo, e acho que o que se vê habitualmente no nosso país é uma importância exagerada da estética em detrimento da função.

Um pneu de baixo perfil é óptimo numa estrada lisinha: tem um excelente grip e nesse caso o conforto não se ressente.

Já para a esmagadora maioria das estradas portuguesas, um perfil um pouco maior é habitualmente preferível por diversos motivos.

Dito isto, é necessário ter em atenção que cada carro tem a sua suspensão, com resultados bastante díspares ao nível do conforto.

Um BMW 5 (por exemplo), mesmo na suspensão M nunca é uma tábua como seria de adivinhar.

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Essa relação entre jante maior = feedback da direcção .... não estou muito convencido.
    Eu também não estou muito convencido.

Do que experimentei em variações de jante/pneu (e já foram umas coisinhas) diria que os pneus com perfil muito baixo têm pouca progressividade e informam pouco o condutor quando nos limites. A vantagem é dobrarem menos e serem melhores para curva-contra curva.

Um pneu um pouco mais alto (dentro de determinados limites) tem um escorregar muito mais progressivo, e nota-se quando está a perder aderência com mais facilidade.

ALiás, se um pneu de baixo perfil fosse sempre melhor, todos os níveis de competição os usavam, e sabemos que isso não é verdade.

Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Tens razão, V7. Foi mesmo o rca33 que cometeu o pequeno lapso. Desde já, as minhas desculpas.

De uma forma mais simples coloco a fórmula:
    Perfil = Largura do pneu x percentagem (%)

Ex: 225/45R17
    Perfil = 225 x 45% (225 x 45 : 100)
    Perfil = 101mm

205/55R16 - 1,9851m de "
    205/50R17 - 2,0005m de "

Isto, é natural, pois quanto mais aumenta o tamanho da jante mais terá de diminuir o perfil do pneu, senão com o aumento do tamanho das jantes sem diminuição do perfil o perímetro aumentaria de tal forma que a certa altura a roda no seu todo já não cabia na cava para as rodas.

Daí, normalmente existir uma relação directa entre o aumento do tamanho da jante e a diminuição do perfil do pneu, contribuindo para que no seu perímetro total o pneu (quase) não aumente de tamanho.

Assim, será fácil perceber que, dentro do mesmo modelo de veículo e pneu, havendo aumento da jante implicará diminuição do perfil do pneu, implicando perda de conforto.

Entre modelos diferentes as variáveis mudam bastante para se estabelecer uma comparação directa.

Como tal, e quanto à relação dimensão jantes/pneus – conforto, só poderá ser considerado dentro do mesmo modelo.

É que basta olharmos para a distância entre eixos e largura de eixos para reparar que o factor conforto é logo alterado.

Se num comparativo entre 2 veículos de segmentos diferentes, medirmos em cada um a distância entre as rodas dianteiras e traseiras na diagonal (ex. da roda esquerda dianteira até à roda direita traseira) obtemos valores diferentes, que condicionam o conforto.

Num exemplo, entre uma berlina do segmento F e um do segmento A a passarem por cima do mesmo buraco.
    Segmento F:
    4m de distância entre rodas na diagonal x 10cm de prof. buraco = 2,25º (Graus) de inclinação da plataforma na diagonal

Segmento A:
    2m de distância entre rodas na diagonal x 10cm de prof. buraco = 4,50º (Graus) de inclinação da plataforma na diagonal

A plataforma inclina-se muito mais no veículo mais pequeno, provocando maior desconforto.

(isto para o caso de uma suspensão não ter ido à vida)

É claro que as suspensões, perfil dos pneus, etc, poderão alterar estes dados, mas é inquestionável que o grau de inclinação da plataforma é maior quanto menor for a distância entre as rodas situadas em lugares opostos da plataforma.

Por isso, o grau de estabilidade da plataforma ao passar por piso irregular aumenta nos veículos maiores, a que se aliará naturalmente um maior conforto.
    Última edição por BLADERUNNER : 26-01-09 às 12:05:34

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post
    Isto, é natural, pois quanto mais aumenta o tamanho da jante mais terá de diminuir o perfil do pneu, senão com o aumento do tamanho das jantes sem diminuição do perfil o perímetro aumentaria de tal forma que a certa altura a roda no seu todo já não cabia na cava para as rodas.
    Claro que é natural. Apenas comentei para tirar dúvidas ao colega Esprit.

Piloto Veterano BLADERUNNER's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Thumbs up

Claro que é natural. Apenas comentei para tirar dúvidas ao colega Esprit.
    E foi bem explicado, tal como os esquemas sobre o perfil. Estás de parabéns pelas intervenções construtivas que muito aprecio.

Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Quem lê o Fórum e seja menos entendido, fica com a ideia de que jantes maiores significam penalizar o conforto e melhorar o comportamento dinâmico.

Acho isto muitíssimo reductor ...

Acho que este cenário é mais credível de avaliar num mesmo modelo de automóvel, e não em modelos diferentes uma vez que aqui há mais variáveis em jogo.

Eu tenho o exemplo concreto do meu carro, que de origem vinha com 215/55R16, e perto dos 60000kms quando tive que mudar de pneus optei também por fazer um upgrade às jantes e ficou com 235/45R17.
    E os pontos que referes "jantes maiores significam penalizar o conforto e melhorar o comportamento dinâmico" foram logo os que vieram "ao de cimo" após a primeira viagem.
    É um facto que o tamanho da jante pode não implicar no nivel de conforto directamente, mas indirectamente sim, uma vez que ao mudar de jante 16" para 17" o perfil do pneu vai obrigatoriamente baixar, e isto sim vai-se reflectir no conforto uma vez que se sente mais a estrada, e sobretudo as suas irregularidades. O pneu com perfil mais alto absorve melhor as irregularidades, lombas, etc,. E aqui no aspecto do conforto não creio que o largura do pneu tenha algum relevo nesse aspecto (215 vs 235), mas sim a sua altura.
    Já no comportamento dinâmico, o pneu mais largo aliado ao seu menor perfil, faz com que se sinta mais o carro "colado" à estrada, sobretudo em curva, onde a maior superficie de contacto e o menor "dobrar" do pneu faz bem a diferença.

Mas é como digo, este tipo de comparação faz mais sentido em carros iguais, com a mesma suspensão, etc.
    Já conduzi um Audi A4 da actual geração (b8), que tinha jante 17", e o conforto é superior ao meu. Aqui é o trabalho nas suspensões que faz a diferença.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

O meu 1º carro foi um Citroen AX 1.5d Furio. Não andava muito mas dava gozo a curvar. Um dia optei por rebaixa-lo. Comprei molas e fiz o serviço. Além de piorar o conforto achei o carro estranho. Como havia menos rolamento muito do esforço ia para os pneus - uns singelos 155/70R13. Mais tarde troquei as jantes para uma de liga leve e coloquei 165/60R14. Foi da noite para o dia. Ganhei precisão na direcção e melhorou muito em curva. Talvez por estar rebaixado não notei diferença de conforto.

Piloto de Provas de Perícia luadr's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2008

Por Defeito

Por acaso até era!

pneu2.jpg
    Parabéns pelos esquemas, mas desculpa-me o preciosismo: a medida a vermelho (largura do pneu) não deveria ser apenas a medida do pneu que está em contacto com o solo?

Cumps

Piloto de Troféu tiagomaia's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

vou por mais uma variavel... o ET da jante!

alguém me explica o que é!?

Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post
    Tens razão, V7. Foi mesmo o rca33 que cometeu o pequeno lapso. Desde já, as minhas desculpas.
    Fui sim senhor.

Nem sei como não dei por isso, porque estou farto de fazer essas contas.

Lógicamente num 225/45 faz-se a conta

225*0,45 = 101,25 mm

Já agora, convém ter a noção que ao fazer a conta para o diâmetro total da roda tem de se multiplicar a altura do pneu por 2, dado que o tamanho da jante é dado em diâmetro e não em raio.

Ou seja, no caso da jante ser 17 faria-se o seguinte:

17" x 2,54 = 43,18 cm

10,125cm x 2 = 20,25 cm

Diâmetro total da roda = 43,18 + 20,25 = 23,43 = 63,43 cm
    Última edição por rca33 : 26-01-09 às 15:23:12

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por luadr Ver Post
    Parabéns pelos esquemas, mas desculpa-me o preciosismo: a medida a vermelho (largura do pneu) não deveria ser apenas a medida do pneu que está em contacto com o solo?

Cumps
    Não mas é contudo um erro comum. Podes ter pneus de modelos diferentes mas da mesma largura e um deles ter uma área de contacto maior que o outro.

Página 25 de 31 PrimeiraPrimeira ... 15242526 ... ÚltimaÚltima