Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento - Página 27

Página 27 de 31 PrimeiraPrimeira ... 17262728 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 781 para 810 de 906
Like Tree1Likes

Título: Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    Pois é venho desenterrar este tópico porque hoje vi mais um exemplo do exagero.

Hoje vi um 520d (LCI 177cv) sedan com Kit M (e no sítio que devia vir 520d vinha M\\\ ) e jante 19'. 245/35 à frente e atrás era qualquer coisa como 275/30 19'

De notar que esta opção foram uns €1200 a mais e que o Kit M já vem com jantes iguais mas em 245/40 18' que já é mais que suficiente para um segmento E com mais de 1600kg e apenas motor 2.0 litros.

Agora digam-me, é ou não é um puro exagero ? Um carro que anuncia 5.1l de consumo misto e pagar emissões a contar para aí com jante 16' com jante 19'. É que no C250CDi paga-se mais de ISV com jante 17 ou 18' pois apenas com jante 16' ele emite um certo valor de C02.

Esteticamente fica bonito mas acho que só se justifica num 535d e mesmo para esse 18' chega perfeitamente.

Eram estas, por acaso belíssimas, jantes:

Anexo 56377

PS: Não tirei foto porque esta semana ando sem a máquina.
    Este em específico é dos casos em que eu nem vejo problema.. adoro essas jantes .. eram as que eu metia num e93, 320i/d

Mais ainda, quem dá >50000€ por um carro, deverá poder sustentar os pneus carotes e as revisões

..existem alguns modelos de jantes avantajadas que aprecio bastante ver, por outro lado existem alguns modelos nos quais as jantes que eu mais gosto são até básicas e não as maiores da gama..

No S1 as minhas preferidas, para não os que não têm kit M (nesse vêm as de 17' e não as de 18') são as de 5 raios de 16

No Mini R56 as minhas preferidas são as de 15´ de 5 raios também (isto excluindo o MCS e JW)

No Audi A5 adoro as JLL de base de 17'' .. claro que as outras também são exemplos de bom gosto

..Sou contra o exagero de jantes nos utilitários .. 16 polegadas já é muito.. 17 é um abuso

e jantes de 20'' num segmento D normal é um exagero

e mais do que R22.5 nos transportes públicos também é xuning

..por fim, no meu carro, gosto das jantes tal como estão, R16 com pneus 205/55 .. também não era capaz de por jantes de dimensões maiores pois tem um pulmão pequeno (75cvs)
    tenho é um bichinho por BBS's, talvez no próximo

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post

Carros hardcore com pneus de "bicicleta"
    O 1º 106 xsi trazia pneus 175/R13 e 100cv
    Os Saxo Cup/106 GTI começaram por trazer 185/R14 e eram referências
    Honda Integra Type-R, 190cv (se não estou em erro) e com pneus 195/R15, sendo considerado um dos melhores FWD de todos os tempos
    Acrescento..

Honda S2000 com R16
    e F1's com R15

Piloto de Testes CaRaMeLo's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoaoC89 Ver Post
    Por falar em jantes exageradamente grandes esta semana vi um Insignia com as famosas jantes de 20''.
    Aquilo fica muito bonito, mas 20''
    Eu acho que as pessoas quando compram os carros com estes tipos de jantes não se devem lembrar quanto vai custar depois a mudança de pneus.
    Isto está a tomar umas proporções que qualquer dia vemos polos, 207, ibizas yaris e outros do segmento com 18'', uma vez que neste segmento já os há com 17''
    É as jantes de 20" e a versão base 1.6 NA de 115cv a trazer de origem 17" com 225/55. Aquilo deve-se arrastar tanto .

Piloto de Testes ruymoreira's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    Pois é venho desenterrar este tópico porque hoje vi mais um exemplo do exagero.

Hoje vi um 520d (LCI 177cv) sedan com Kit M (e no sítio que devia vir 520d vinha M\\\ ) e jante 19'. 245/35 à frente e atrás era qualquer coisa como 275/30 19'

De notar que esta opção foram uns €1200 a mais e que o Kit M já vem com jantes iguais mas em 245/40 18' que já é mais que suficiente para um segmento E com mais de 1600kg e apenas motor 2.0 litros.

Agora digam-me, é ou não é um puro exagero ? Um carro que anuncia 5.1l de consumo misto e pagar emissões a contar para aí com jante 16' com jante 19'. É que no C250CDi paga-se mais de ISV com jante 17 ou 18' pois apenas com jante 16' ele emite um certo valor de C02.

Esteticamente fica bonito mas acho que só se justifica num 535d e mesmo para esse 18' chega perfeitamente.

Eram estas, por acaso belíssimas, jantes:

Anexo 56377

PS: Não tirei foto porque esta semana ando sem a máquina.

soube de um que tem jantes de 24"! Noutro dia passou num buraco, foram-se o pneu e a jante! Ele nem comentou com os amigos em quanto lhe ficou a bricadeira... mas foi muito mais do que pagaria se mantivesse as 17" de origem!

Piloto de Testes Automobilista's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

Por falar em jantes exageradamente grandes esta semana vi um Insignia com as famosas jantes de 20''.
    Aquilo fica muito bonito, mas 20''
    Eu acho que as pessoas quando compram os carros com estes tipos de jantes não se devem lembrar quanto vai custar depois a mudança de pneus.
    Isto está a tomar umas proporções que qualquer dia vemos polos, 207, ibizas yaris e outros do segmento com 18'', uma vez que neste segmento já os há com 17''
    Se forem carros de empresa em renting a 24 meses, que é relativamente normal, nem chegam a trocar de pneus e nos contratos de 36 e 48 meses, os pneus, seguros e manutenção estão normalmente metidos na mensalidade... por isso... o que é que interessa? interessa é encher o olho!!

Banido MrBrown's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
    Nos carros mais antigos pelo menos há alterações, maiores ou menores conforme a diferença de tamanho. Não sei se nos novos há um sistema de correcção automática (para legalizar medidas novas de pneus para o jipe, se não tiver a declaração da marca tenho que fazer uma inspecção onde supostamente um Eng. verifica se há ou não alterações no velocímetro.)

Mas olha lá uma coisa oh ARosário tu andas aqui com isto lool mas conta lá ao mundo o que te vai na mente! Isso é que era de valor!

Não me digas que vais fazer isto:

Mas naquele vermelho xpto da alfa!

Banido MrBrown's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MassaS Ver Post
    a meu ver isso depende do carro (suspensao ect..), por exemplo no carro do meu pai tem jante 21 de serie e acho a jante muito pequena para o carro, ja o meu tem jante 19 e acho que fica no ponto! É claro que tenho uma atençao quadruplicada quando me meto em certos sitios de lisboa, é o preço a pagar para ficar para mim esteticamente bom.

O teu pai é camionista?

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ganancia Ver Post
    Acrescento..

Honda S2000 com R16
    e F1's com R15
    Os F1 trazem jante 13"
    Mas os F1 é um caso à parte, tendo em conta o que são capazes de fazer, no que toca a G's e velocidade!
    Já repararam que os F1 parecem contrariar todas as regras, ao não seguirem os exemplos de outros carros de competição, ao apresentarem jantes de pequena dimensão e pneus com enorme perfil?

Já que ressuscitaram o tópico, lembrei-me de uma coisa que li à uns anos atrás.
    Um texto enorme sobre o desenvolvimento do TVR Tuscan.
    6 cil em linha, RWD, potências entre 360-400cv e 1100kg de peso.
    Carros com este nivel de performance, normalmente trazem associados jantes de 17 no minimo, sendo o normal as 18"!
    O tuscan também trazia as 17".
    No entanto, a opção de usar 17" foi por motivos puramente visuais.
    A equipa de engenheiros tinha delineado inicialmente que não seria necessário mais do que jantes de 15", mas jantes de 15" num carro daqueles certamente não impressionaria os clientes.
    Venham de lá as 17"!

Piloto de Troféu alfamaniaco's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Os F1 trazem jante 13"
    Mas os F1 é um caso à parte, tendo em conta o que são capazes de fazer, no que toca a G's e velocidade!
    Já repararam que os F1 parecem contrariar todas as regras, ao não seguirem os exemplos de outros carros de competição, ao apresentarem jantes de pequena dimensão e pneus com enorme perfil?

Carros com este nivel de performance, normalmente trazem associados jantes de 17 no minimo, sendo o normal as 18"!
    A equipa de engenheiros tinha delineado inicialmente que não seria necessário mais do que jantes de 15", mas jantes de 15" num carro daqueles certamente não impressionaria os clientes.
    Venham de lá as 17"!

Ainda não encontrei a real explicação para os F1 usarem jantes tão pequenas.
    Mas uma dos motivos que li, é que assim limitam o diametro dos discos de travão. É uma forma de "impedir" travões maiores e assim limitar um pouco os carros.
    Mas curiosamente os F1 travam de uma forma brutal, não precisam de discos maiores.
    Por outro lado, os formula indy já usam jante maior e pneu de baixo perfil!

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
    Ainda não encontrei a real explicação para os F1 usarem jantes tão pequenas.
    Mas uma dos motivos que li, é que assim limitam o diametro dos discos de travão. É uma forma de "impedir" travões maiores e assim limitar um pouco os carros.
    Mas curiosamente os F1 travam de uma forma brutal, não precisam de discos maiores.
    Por outro lado, os formula indy já usam jante maior e pneu de baixo perfil!
    Eu tenho a explicação técnica, mas tá numa EVO que vou ter de encontrar algures no meio das outras EVO's que tenho

Ver se me lembro disso no fim-de-semana, que agora, infelizmente não dá.
    Faço uma citação do texto original em inglês, para não se perder nada na tradução.

Piloto de Provas de Perícia arosario's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RuiBarata Ver Post
    Já tinha usado isso Mas obrigado

Essa "calculadora" é porreira para tu veres que as medidas que o livrete permite são "semelhantes", a dúvida que surgiu nem tem anda a ver comigo, mas lembrei-me por exemplo dos carros xunados que têm jante 15 de origem e depois levam com 19..aí há diferenças de certeza, mas o Bj40 já falou do engenheiro verificar..está respondido. Thanks Bj

Ps: Bj40 e MrBrown, acham que estragava a máquina? Mas não se preocupem que quando as houver, eu conto as news

Piloto de Troféu JoaoC89's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
    Se forem carros de empresa em renting a 24 meses, que é relativamente normal, nem chegam a trocar de pneus e nos contratos de 36 e 48 meses, os pneus, seguros e manutenção estão normalmente metidos na mensalidade... por isso... o que é que interessa? interessa é encher o olho!!
    Acabaste de dizer a maior das verdades. Nestes casos o que interessa é encher o olho mais nada. Demonstrar ao vizinho que tenho um carro com umas jantes enormes é que é.
    Conforto? Quero lá saber! Conforto não se "vê", mostrar as jantes é que é importante

Banido Silva92's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Acabaste de dizer a maior das verdades. Nestes casos o que interessa é encher o olho mais nada. Demonstrar ao vizinho que tenho um carro com umas jantes enormes é que é.
    Conforto? Quero lá saber! Conforto não se "vê", mostrar as jantes é que é importante
    Sim, muita gente gosta é de mostrar ao vizinho.

Mas também há aqueles que têm gosto no carro, e metem jantes maiores para ficar mais bonito, e a verdade é que em muitos casos fica, isto sem meter aqui a conversa de consumos, conforto, etc.

Piloto de Troféu JoaoC89's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Silva92 Ver Post
    Sim, muita gente gosta é de mostrar ao vizinho.

Mas também há aqueles que têm gosto no carro, e metem jantes maiores para ficar mais bonito, e a verdade é que em muitos casos fica, isto sem meter aqui a conversa de consumos, conforto, etc.
    Silva é óbvio que fica mais bonito. Eu também gosto de ver um carro com jantes um pouco maiores mas desde que seja de um tamanho aceitável.
    Agora eu estava a referir-me mais concretamente ao Insignia com 20''.
    Aquilo não cabe na cabeça de ninguém, mais um bocadino e não tinha pneu era só jante e andava sob carris.

Banido Silva92's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Silva é óbvio que fica mais bonito. Eu também gosto de ver um carro com jantes um pouco maiores mas desde que seja de um tamanho aceitável.
    Agora eu estava a referir-me mais concretamente ao Insignia com 20''.
    Aquilo não cabe na cabeça de ninguém, mais um bocadino e não tinha pneu era só jante e andava sob carris.

Sim eu percebi. Elas bonitas são, mas lá está, o pior são os inconvenientes: vai arrastar-se, vai gastar mais, e quando chega a altura de trocar pneus, dói bastante.

Piloto de Testes TVRfanboy's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Os F1 trazem jante 13"

Venham de lá as 17"!
    Crash era alguma coisa deste estilo

"Hard choice, soft option
    Neill Anderson, chassis and suspension

Can you explain that a bit more. "You can't ignore the fact that what was an exotic tyre a few years ago - say a 15inch diameter one - is now hard to find. ZR rated tyres with the legal capability to match the Tuscan's performance are all 16, 17 or even 18 inches in diameter. There's a lot of steel bracing in them to make them tougher, which makes them heavy and the wheels big enough to match them are also heavy. They were designed for sustained high speed on bigger cars which weigh half as much again as the Tuscan."

Surely there are other manufacturers who have a similar problem ?
    "There may well be, but I don't think there are many, certainly not with the same aspirations to make their cars ride well. There's a bit of fashion involved here too. People expect to see huge wheels, and huge brakes too. Ideally we'd like to use the smallest brakes that don't fade. They would be more than adequate, but there's a perception problem with that..."

"Pode me explicar isso um pouco mais. "Você não pode ignorar o fato de que aquilo era um pneu exóticos há alguns anos - disse um diâmetro um 15inch - agora é difícil de encontrar. ZR Populares pneus com a capacidade jurídica para coincidir com o desempenho da Toscana são todos os 16, 17 ou até mesmo 18 polegadas de diâmetro. Existe uma grande quantidade de aço órtese nelas para torná-las mais rígidas, o que faz delas as rodas grandes e pesadas o suficiente para corresponder-lhes também são pesados. Eles foram concebidos para uma velocidade sobre carros maiores, que pesa meia tanta novamente como o toscano. "

Certamente existem outros fabricantes que têm um problema semelhante? "Não pode ser assim, mas eu não acho que há muitos, certamente não com as mesmas aspirações de tornar os seus carros passeio bem. Há um pouco de moda envolvidos também aqui. As pessoas esperam para ver enormes rodas e travões demasiado grande. Idealmente gostaríamos de utilizar a menor travões que não se desvanece. Eles seriam mais que suficientes, mas há um problema com a percepção de que ... "

Piloto de Rallye Strider's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Realmente vê-se por aí algum exagero na escolha das jantes,principalmente para oferecer uma especie de exclusividade a modelos banalizados...
    No caso do meu carro novo confesso que encomendei com jante 18 apenas pelo aspecto visual mas tratando-se do Peugeot 3008 e as suas enormes cavas das rodas de maneira nenhuma poderemos falar em exagero...

Quando for na altura de mudar pneus é que vão ser elas

Piloto Lendário gtabarth's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Os F1 têm jantes 13 e muito bem, pois pesam ~500 Kg.
    A jante 13 dá muito mais saída, que é o que os F1 precisam.

O tamanho da jante e a largura do pneu têm muito a ver com o peso dos carros, que tem crescido imenso.
    Os carros têm engordado e crescido muito.

Nos anos 80 quase todos os carros usavam jantes 13, que como calculam eram bastate mais leves.

Vamos agora fazer um exercício real, pegando num carro sem qualquer tipo de mecainismo desportivo, caixa perfeitamente normal dos anos 80.

O Uno 1100 (1116cc) lançado em 1983, com os seus 60cv para 730 Kg de peso faz 13,0 segundos reais 0-100 km/h.
    Tem jantes 13 com 155/70 ou 165/65.
    Portanto, paradinhos num semáforo, um carro utilitário actual a calçar jantes 17, quantos cavalos tem que ter para comer o Uno em arranque?

Pois é

Hoje um carro de 100cv é "amorfo", não dá emoção.
    Nos anos 80, um carro de 100cv era uma bomba.
    Última edição por gtabarth : 17-07-09 às 04:14:49

Piloto Lendário gtabarth's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

Podemos comprar um carro que use jante 16; e se quisermos trocar para 17 ou 18, devemos ter a certeza que as jantes maiores têm outras ligas que lhes permitam ser mais leves ou pelos menos do mesmo peso das originais em 16.
    (Claro que não sai barato)

O que acontece é que muita malta aumenta o tamanho da jante e depois apanha uma surpresa quando encontra um carro igual com jante de origem que o "entuba" na estrada.

Piloto de Troféu LuisMiguelC's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CM Ver Post
    Na hora de mudar são apenas 300€ cada.
    Não me parece que quem compre um 520d novinho tenha dificuldades em pagar 300€ por pneu...

Suspenso Alpiger's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
    Não me parece que quem compre um 520d novinho tenha dificuldades em pagar 300€ por pneu...
    Isso é o que tu pensas Na minha rua, por exemplo, está um 535d dos novos com pneus Silverstone. E já vi outros casos piores

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TVRfanboy Ver Post
    Crash era alguma coisa deste estilo

"Hard choice, soft option
    Neill Anderson, chassis and suspension

Can you explain that a bit more. "You can't ignore the fact that what was an exotic tyre a few years ago - say a 15inch diameter one - is now hard to find. ZR rated tyres with the legal capability to match the Tuscan's performance are all 16, 17 or even 18 inches in diameter. There's a lot of steel bracing in them to make them tougher, which makes them heavy and the wheels big enough to match them are also heavy. They were designed for sustained high speed on bigger cars which weigh half as much again as the Tuscan."

Surely there are other manufacturers who have a similar problem ?
    "There may well be, but I don't think there are many, certainly not with the same aspirations to make their cars ride well. There's a bit of fashion involved here too. People expect to see huge wheels, and huge brakes too. Ideally we'd like to use the smallest brakes that don't fade. They would be more than adequate, but there's a perception problem with that..."

"Pode me explicar isso um pouco mais. "Você não pode ignorar o fato de que aquilo era um pneu exóticos há alguns anos - disse um diâmetro um 15inch - agora é difícil de encontrar. ZR Populares pneus com a capacidade jurídica para coincidir com o desempenho da Toscana são todos os 16, 17 ou até mesmo 18 polegadas de diâmetro. Existe uma grande quantidade de aço órtese nelas para torná-las mais rígidas, o que faz delas as rodas grandes e pesadas o suficiente para corresponder-lhes também são pesados. Eles foram concebidos para uma velocidade sobre carros maiores, que pesa meia tanta novamente como o toscano. "

Certamente existem outros fabricantes que têm um problema semelhante? "Não pode ser assim, mas eu não acho que há muitos, certamente não com as mesmas aspirações de tornar os seus carros passeio bem. Há um pouco de moda envolvidos também aqui. As pessoas esperam para ver enormes rodas e travões demasiado grande. Idealmente gostaríamos de utilizar a menor travões que não se desvanece. Eles seriam mais que suficientes, mas há um problema com a percepção de que ... "
    Pois...foi um texto assim do género, mas já não me recordo. Foi algo que li à já uns anitos!

mas destaquei a bold algo que é muito importante no mundo dos objectos:
    PERCEPÇÃO

Desde as têxturas que são utilizadas nos interiores, e que aqui originam enormes discussões sobre a percepção de qualidade, até à dimensão das rodas, que acabam por dar a percepção de pujança, dinamismo e até capacidade dinâmica, até às formas de um automóvel, como por exemplo, a percepção de maior robustez e dureza e com isso, protecção, no desenho de um SUV quando comparado com uma carrinha familiar, à que perceber que aquilo que percepcionamos não significa que haja correspondência real!

E como ele também refere, há expectativas!
    No caso do Tuscan, estamos à espera de um desportivo pujante e light.
    Rodas maiores dão a percepção de ter o material necessário para controlar a máquina.
    Apesar de rodas mais pequenas e até discos de travão menores conseguirem fazer o mesmo trabalho.

Devíamos era ter um fórum sobre psicologia da forma, para analisar estes fenómenos de como percepcionamos o mundo que nos rodeia...
    Quantos mitos caíriam....

Banido EduardoASG's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Uma jante maior não é necessáriamente mais pesada.. depende do material em que é feita.

Mesmo que genericamente seja mais pesada, a diferença não é assim tão grande e os benefícios compensam quando aliada a pneus mais largos, tudo dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante claro.

Há um real aumento dos coeficientes de atrito, o 'grip', que permite que o carro por exemplo se 'cole' ao chão numa aceleração que provavelmente de outro modo iria provocar uma patinadela.. o mesmo acontecendo nas curvas com a chiadeira a só chegar mais tarde.. logo aumentando a capacidade de curvar a uma velocidade mais alta. Tudo com limites claro.. coloquem umas jantes de 18' numa bodega de 100 cv e aquilo nem se move.

Para além disso há o factor estético.. e os olhos também comem.. e quem o negar não está a ser honesto.

Quanto ao conforto.. tudo depende das estradas onde se anda.. por exemplo aqui no Algarve as estradas são quase sempre uns agradáveis tapetes, onde possuir um carro todo tunning com jantes de 20' ou um de jantes de 14' é indiferente em termos de conforto.

Obviamente se formos para o Norte do país até 'doi' andar com jantes de 20''..

Bottom line.. quem pode comprar uma viatura potente com pneus largos e jantes grandes de série.. deverá aproveitar :]

DiogoSilva
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    Isso é o que tu pensas Na minha rua, por exemplo, está um 535d dos novos com pneus Silverstone. E já vi outros casos piores
    Isso vai da mentalidade das pessoas. Há quem pense que tanto vale ter uns pneus caros como uns baratosm também conheço exemplos desses.

Piloto de Kart MassaS's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post

O teu pai é camionista?
    LOOOL não... o carro a que me tou a referir é o 300C. Aquilo tem uma roda enorme....mesmo com jante 21 fica um pouco pequeno a meu ver...

Piloto de Testes MaximusDecimus's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

a meu ver isso depende do carro (suspensao ect..), por exemplo no carro do meu pai tem jante 21 de serie e acho a jante muito pequena para o carro, ja o meu tem jante 19 e acho que fica no ponto! É claro que tenho uma atençao quadruplicada quando me meto em certos sitios de lisboa, é o preço a pagar para ficar para mim esteticamente bom.
    Não querendo duvidar daquilo que dizes, por acaso não te terás enganado? No site da chrysler a maior jante é de 20'' ( a do SRT-8)Chrysler - 2009 Chrysler 300 - Design - Tires & Wheels

cumpts

Piloto de Testes RuiBarata's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por arosario Ver Post
    Já tinha usado isso Mas obrigado

Essa "calculadora" é porreira para tu veres que as medidas que o livrete permite são "semelhantes", a dúvida que surgiu nem tem anda a ver comigo, mas lembrei-me por exemplo dos carros xunados que têm jante 15 de origem e depois levam com 19..aí há diferenças de certeza, mas o Bj40 já falou do engenheiro verificar..está respondido. Thanks Bj

Ps: Bj40 e MrBrown, acham que estragava a máquina? Mas não se preocupem que quando as houver, eu conto as news
    A diferença está no perfil do pneu, o que torna estas alterações completamente possíveis.

Por exemplo, o Série 3 actual pode variar entre 205/55R16 e 255/30R19.

À primeira vista a jante de 19 pode parecer completamente desproporcional da jante de origem, no entanto o diâmetro total do conjunto pneu+roda é praticamente igual(diferença de 0.1 polegadas).

Cumps.

Piloto de Testes pmv6's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
    Isso vai da mentalidade das pessoas. Há quem pense que tanto vale ter uns pneus caros como uns baratosm também conheço exemplos desses.
    pois pois..... quem compra um 535d terá essa mentalidade? Qualquer casa de pneus certamente informara quais os melhores/mais adequados!!!
    Para isso tanto lhe faria comprar um 520d ou um 535d? Os pneus têm uma importância enorme e n me parece que comprar uns pneus de 2ª para um carro potente seja boa ideia, excepto se tiver sem dinheiro e se tal for o caso, então que venda o 535d e ande de carro mais pequeno, poupado e de silverstone.

Banido MrBrown's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por arosario Ver Post
    Já tinha usado isso
    Vê lá não te esqueças das backets atrás...e do segundo "ailerão"...

LOOOL não... o carro a que me tou a referir é o 300C. Aquilo tem uma roda enorme....mesmo com jante 21 fica um pouco pequeno a meu ver...
    É suposto ver-se algum pneu...afinal o carro anda em cima deles.

Citação Originalmente Colocado por RuiBarata Ver Post
    A diferença está no perfil do pneu, o que torna estas alterações completamente possíveis.

Por exemplo, o Série 3 actual pode variar entre 205/55R16 e 255/30R19.

À primeira vista a jante de 19 pode parecer completamente desproporcional da jante de origem, no entanto o diâmetro total do conjunto pneu+roda é praticamente igual(diferença de 0.1 polegadas).

Cumps.
    Eu fiz as contas manualmente (porque não tinha um plugin java instalado, nem estava com pachorra) e com a diferença de diâmetros calculada por mim, dava-me uma diferença de cerca de 49m por cada km percorrido...com essa diferença total de diâmetro que deste já dá 75cm por km percorrido...

Banido
    Data de Registo
    May 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EduardoASG Ver Post
    Uma jante maior não é necessáriamente mais pesada.. depende do material em que é feita.

Mesmo que genericamente seja mais pesada, a diferença não é assim tão grande e os benefícios compensam quando aliada a pneus mais largos, tudo dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante claro.

Há um real aumento dos coeficientes de atrito, o 'grip', que permite que o carro por exemplo se 'cole' ao chão numa aceleração que provavelmente de outro modo iria provocar uma patinadela.. o mesmo acontecendo nas curvas com a chiadeira a só chegar mais tarde.. logo aumentando a capacidade de curvar a uma velocidade mais alta. Tudo com limites claro.. coloquem umas jantes de 18' numa bodega de 100 cv e aquilo nem se move.

Para além disso há o factor estético.. e os olhos também comem.. e quem o negar não está a ser honesto.

Quanto ao conforto.. tudo depende das estradas onde se anda.. por exemplo aqui no Algarve as estradas são quase sempre uns agradáveis tapetes, onde possuir um carro todo tunning com jantes de 20' ou um de jantes de 14' é indiferente em termos de conforto.

Obviamente se formos para o Norte do país até 'doi' andar com jantes de 20''..

Bottom line.. quem pode comprar uma viatura potente com pneus largos e jantes grandes de série.. deverá aproveitar :]

Ao aumentarmos o diametro exterior do pneu, aumentamos o conforto, a viatura ganha capacidade para absorver estriados da estrada e pequeninos buracos, enquanto com um jante 10" cai mesmo no pequeno buraco, obviamente aumentar muito o diametro exterior do pneu, se o carro não tiver potência fica muito lento nos arranques e recuperações.

Nas viaturas que vêm omologadas de fábrica com jantes 18" e 20", o que acontece é que os diâmetros finais(exteriores) não são muito diferentes, o que é diferente é a altura lateral do pneu e esta influencia muito o conforto, ter um pneu ???/70 ou ter um pneu ???/50 é muito diferente em termos de conforto, o 50 é muito pior para o conforto dos passageiros, mas muito melhor para condução desportiva, melhor para curvar em apoio com velocidades elevadas, já ???/70 é melhor em conforto mas depois perde em curva onde se tem de ter cuidado em curvas em apoio a alta velocidade, ainda à dias uma carrinha Skoda, o dono tentou imitar-me num anel de entrada para um IC, ainda por cima tem algumas pequenas irregularidades no piso e a determinada altura sò vejo a Skoda com a traseira aos saltos e o dono aflito para a agarrar o que vale é que a zona é larga, mas lambeu o rail, caso o pneu dobre para debaixo da jante fica complicado controlar o quer que seja! Um pneu ???/50 não dobra mas é pior em conforto, as pessoas tem de optar e ver qual a utilização que querem fazer das viaturas, por isso as marcas agora prevem logo algumas medidas de pneus para a viatura poder ter comportamentos distintos conforme o gosto do cliente.

Página 27 de 31 PrimeiraPrimeira ... 17262728 ... ÚltimaÚltima