Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento - Página 28

Página 28 de 31 PrimeiraPrimeira ... 18272829 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 811 para 840 de 906
Like Tree1Likes

Título: Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Os F1 trazem jante 13"
    Mas os F1 é um caso à parte, tendo em conta o que são capazes de fazer, no que toca a G's e velocidade!
    Já repararam que os F1 parecem contrariar todas as regras, ao não seguirem os exemplos de outros carros de competição, ao apresentarem jantes de pequena dimensão e pneus com enorme perfil?
    obrigado pela correcção e explicação

Piloto de Provas de Perícia arosario's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RuiBarata Ver Post
    A diferença está no perfil do pneu, o que torna estas alterações completamente possíveis.

Por exemplo, o Série 3 actual pode variar entre 205/55R16 e 255/30R19.

À primeira vista a jante de 19 pode parecer completamente desproporcional da jante de origem, no entanto o diâmetro total do conjunto pneu+roda é praticamente igual(diferença de 0.1 polegadas).

Cumps.
    Sim eu disso já sabia, mas mais uma vez obrigado pela ajuda

Citação Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
    Vê lá não te esqueças das backets atrás...e do segundo "ailerão"...

É suposto ver-se algum pneu...afinal o carro anda em cima deles.

Eu fiz as contas manualmente (porque não tinha um plugin java instalado, nem estava com pachorra) e com a diferença de diâmetros calculada por mim, dava-me uma diferença de cerca de 49m por cada km percorrido...com essa diferença total de diâmetro que deste já dá 75cm por km percorrido...
    Oh MrBrown olha que te enganaste nas contas (eu pelo menos fiz aqui umas rápidas e não confirmei segunda vez mas deu-me valores semelhantes)

Piloto de Kart MassaS's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MaximusDecimus Ver Post
    Não querendo duvidar daquilo que dizes, por acaso não te terás enganado? No site da chrysler a maior jante é de 20'' ( a do SRT-8)Chrysler - 2009 Chrysler 300 - Design - Tires & Wheels

cumpts

Tens razao... eganei me. SORRY

Piloto de Kart MassaS's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

*enganei me

Banido MrBrown's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por arosario Ver Post
    Sim eu disso já sabia, mas mais uma vez obrigado pela ajuda

Oh MrBrown olha que te enganaste nas contas (eu pelo menos fiz aqui umas rápidas e não confirmei segunda vez mas deu-me valores semelhantes)
    Eu fiz as contas para as duas situações: diâmetro de roda calculado por mim, e a diferença de diâmetro que foi dada pelo RuiBarata, mas se queres que te diga não liguei muito foi tipo...em cima do joelho...só não percebi se afinal me enganei ou se te deu valores idênticos, mas se quiseres faço as contas a sério e vemos se nos dá a mesma coisa.

Bom...resultado prático entre 17 e 18 não deve ser assim tão grande...talvez se note mais o desconforto que outra coisa qualquer...claro que a estética conta...os aumentos de consumo devem ser marginais, a diminuição na aceleração também (e ninguém anda em TODOS os semáforos a fazer drags) e o aumento da largura do pneu também só se deve notar no limite...agora...preços é que não sei nada, dependem muito dos locais e das "negociatas" que se possam fazer...(já vi pessoal meter eagle f1 17' ao preço de bridgestone normais 16', em garagens oficiais, por isso...)

Piloto de Testes MaximusDecimus's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MassaS Ver Post
    Tens razao... eganei me. SORRY
    No need for excuses.

Cumpts

Piloto de Provas de Perícia arosario's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
    Eu fiz as contas para as duas situações: diâmetro de roda calculado por mim, e a diferença de diâmetro que foi dada pelo RuiBarata, mas se queres que te diga não liguei muito foi tipo...em cima do joelho...só não percebi se afinal me enganei ou se te deu valores idênticos, mas se quiseres faço as contas a sério e vemos se nos dá a mesma coisa.

Bom...resultado prático entre 17 e 18 não deve ser assim tão grande...talvez se note mais o desconforto que outra coisa qualquer...claro que a estética conta...os aumentos de consumo devem ser marginais, a diminuição na aceleração também (e ninguém anda em TODOS os semáforos a fazer drags) e o aumento da largura do pneu também só se deve notar no limite...agora...preços é que não sei nada, dependem muito dos locais e das "negociatas" que se possam fazer...(já vi pessoal meter eagle f1 17' ao preço de bridgestone normais 16', em garagens oficiais, por isso...)
    Não..esquece lá as contas
    Só falei nelas porque achei estranho as diferenças de valores que disseste e fui confirmar... e deram-me valores semelhantes tanto nas 16 como nas 17 como na diferença de diâmetro que o RuiBarata disse. Mas também fiz as contas num post-it e em 2 min por isso também me posso ter enganado
    Mas pronto esquece lá isso, foi só mesmo pra confirmar, como já disse.

Quanto ao preço de pneus..claro que se vai arranjando promoções e negócios porreiro, mas mesmo os Eagle F1, tenho ideia que agora andam baratos. Pelo menos vi um preço muito bom num site qualquer e cada vez se vêem mais carros calçados com eles por isso devem ter baixado o preço.
    Não sei se terá a ver, mas tenho ideia (sem certeza absoluta!) que não devem ser pneus pra muitos kms. Pelo menos acho que o meu pai se queixou disso quando os teve. E a ser verdade, é normal baixarem o preço.

SUV
    SUV está offline
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Queria fazer uma pergunta:

Estas medidas de jantes estarão correctas?

Na versão mais simples (EX) jante 15, o que já chega para um carro destes, na versão TX jante 18'?? Num carro 1600cc de cilindrada? Se realmente for verdade acho um perfeito exagero.

Kia: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

Kia: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

Alguém confirma?

Piloto de Fórmula 1 JRodrigues's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Eu tenho a explicação técnica, mas tá numa EVO que vou ter de encontrar algures no meio das outras EVO's que tenho

Ver se me lembro disso no fim-de-semana, que agora, infelizmente não dá.
    Faço uma citação do texto original em inglês, para não se perder nada na tradução.
    Servem também como apoio à suspensão no amortecimento, uma vez que estas têm pouco "travel" e tornariam o carro muito incómodo para quem o conduz.

Também me lembro disso, mas agora procurar isso ali no meio... :\

Piloto de Fórmula 1 JRodrigues's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Já dei uma vista de olhos e não encontrei nada.. ou não encontrava a secção "ask the experts" que nem sempre existiu, ou está noutra secção.. amanhã volto a procurar nas 82 edições que tenho

Piloto de Kart helderfixe's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Max Ver Post
    Ya, posso não ser desse tempo mas concordo com essa mentalidade...

Ah e tal, as cavas são grandes, pimba! Jante de 18" num VAN para encher as cavas!!! PHOUDASSE, Mãezinha por-favor!!!

Tenho um Ibiza que anda bem e tal mas daí a ter mais do que jante 15" com medida 195 não sei não...

Penso que a Seat nestes casos adoptou uma politica boa, os 1.4Tdi leva 14", os 1.9 de 100cv levam 15" e os tdi 130cv levam 16", acho que a potencia já o justifica, mas mais do que isso?
    Não obg...

O que tenho adorado ver ultimamente é desde o restyling do megane, ver sair os 1.5DCi de 105 cv com jantes de 17 e 18 polegadas!!!

Haja peito e carteira!!!! Somos os maiores porra!!!!
    Be eu nao concordo com isso, uma jante 17 nao tem de ter um pneu muito mais largo. Por exemplo na renault a jante 17 leva com um contisportcontact3 na medida 205-50-r17. Provavelmente a mesma largura e altura das vossas jantes, 15 e 16. Eu gosto de um carro com jantes grandes e bonitas,se calhar o mal é mesmo meu.

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

um desenterro...

após ler estas paginas todas pergunto o que acham,

numa sharan grande e pesada que tem jante 16 penso por 17 ou mesmo 18.

que dizem?

Piloto de Testes paulo27's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JMRAD Ver Post
    um desenterro...

após ler estas paginas todas pergunto o que acham,

numa sharan grande e pesada que tem jante 16 penso por 17 ou mesmo 18.

que dizem?
    Deixa ficar a jante 16...o custo as jantes maiores e dos pneus não compensa a marginal melhoria de comportamento, se ela tem tendência a adornar, não é com jantes maiores que vai deixar de ter...apenas a vai tornar mais desconfortável...vais sentir os buraquinhos todos e as irregularidades da estrada, quem for nos lugares traseiros então, coitados.
    Última edição por paulo27 : 13-09-09 às 00:47:42

kpt
    kpt está offline
    Piloto de Rallye kpt's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    ... Se Hondas é na Praia, então ... Localização: Praia, the Power of Dreams

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por helderfixe Ver Post
    Be eu nao concordo com isso, uma jante 17 nao tem de ter um pneu muito mais largo. Por exemplo na renault a jante 17 leva com um contisportcontact3 na medida 205-50-r17. Provavelmente a mesma largura e altura das vossas jantes, 15 e 16. Eu gosto de um carro com jantes grandes e bonitas,se calhar o mal é mesmo meu.
    Não, não é ... eu tenho jante 16 no meu carro e estou mortinho para meter umas 17, não vejo nenhum problema nisso, estéticamente melhora o carro e para mim a estética também conta.

Banido bezugo1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

No meu anterior carro mudei de 15" para 17"

Aqui vê-se bem a diferença.. O outro astra era do meu pai.

O comportamento ficou 1000 vezes melhor e mais seguro (a curvar, travar, etc).

Os pneus eram Bridgestone Potenza RE050 215/45 R17.
    Tive o bom senso de acompanhar a troca de jantes por uma troca de tudo o que diz respeito à suspensão. (amortecedores, casquilhos, terminais da direcção e barra estabilizador). Só não troquei as molas, mas ainda pensei nisso...

Ficou uma máquina a curvar Nos arranques e acelerações já era raro patinar (o que com as de 15" era constante).

Nunca senti diferenças nas performances (motor 2.0 Dti) e até acho que ficou a dar mais velocidade de ponta. Se calhar antes é que metia demasiado medo andar depressa??

Isto sim é um exagero!!! Jantes 22"

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
    Deixa ficar a jante 16...o custo as jantes maiores e dos pneus não compensa a marginal melhoria de comportamento, se ela tem tendência a adornar, não é com jantes maiores que vai deixar de ter...apenas a vai tornar mais desconfortável...vais sentir os buraquinhos todos e as irregularidades da estrada, quem for nos lugares traseiros então, coitados.

hoje encontrei um conhecido que tinha um ford galaxy se não me engano com jante 17.
    falei sobre trocar de 16 para 17 e ele pensa em fazer o contrário,trocar de 17 para 16.

sente os buracos todos e gasta mais combustível diz ele....

mesmo motor,1.9 de 130 cv

fica bem a jante maior mas será que compensa?

ficamos os dois na dúvida...

kpt
    kpt está offline
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bezugo1 Ver Post

Nunca senti diferenças nas performances (motor 2.0 Dti) e até acho que ficou a dar mais velocidade de ponta. Se calhar antes é que metia demasiado medo andar depressa??
    Existe erro de velocimetro ao mudar o tamanho da jante, lembro-me que o corsa b, de jante 14 para 15 fica com mais 8kms/h de erro (não sei a que velocidade).
    Última edição por kpt : 14-09-09 às 23:47:16

kpt
    kpt está offline
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

hoje encontrei um conhecido que tinha um ford galaxy se não me engano com jante 17.
    falei sobre trocar de 16 para 17 e ele pensa em fazer o contrário,trocar de 17 para 16.

Nada melhor que a voz da experiência, agora tu é que sabes, depende dos percursos que fizeres.

Cumps ;)

Piloto de Testes lss911's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Sem dúvida que é um fenómeno actual! Julgo ser estritamente estético, mais nada!

Já para não falar nos pneus que nem sempre os mais largos serão os melhores para determinados modelos!

(no tunning a tendência é bem largos e a saírem das cavas das rodas! Smarts então é vê-los a granel!)

Banido bezugo1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Troca com ele

Piloto de Troféu eduardomaio's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Eu quando comprei o meu carro também vinha com jante 17". Além de estar ilegal, não gostava nada delas então passei para as originais em 16".

Em conforto é uma diferença brutal, nos consumos e no andamento também notei melhorias porque o pneu da jante 17" era mais largo.

Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    Existe erro de velocimetro ao mudar o tamanho da jante, lembro-me que o corsa b, de jante 14 para 15 fica com mais 8kms/h de erro (não sei a que velocidade).
    Se existe um erro assim tão grande é porque o diametro da roda foi alterado.

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

tinha uma ideia errada sobre jantes maiores,pensava que ficava melhor servido com uma jante maior que a de origem.

vou ficar pelo 16...

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito Jantes e o seu tamanho

As jantes de 19" sentem-se apenas no piso degradado.
    Pois é! É com esta frase que na edição 1049 do Autohoje dizem que o Mazda CX-7 não perde muito em conforto para os seus rivais BMW X3 e Audi Q5 que usam jantes de 17 e 18" respectivamente.
    Tudo bem até poderia ser..... só que olhando com atenção vê-mos o seguinte: Pelas fichas técnicas presentes no teste, todos eles usam pneus 235/55 O BMW usa 235/55R17, o Audi usa 235/55R18 e o Mazda usa 235/55R19.
    Parece que o facto da jante ser 17, 18 ou 19 não interessa para a perda de conforto. Aliás com jante de 19" até seria teoricamente melhor pois um maior diâmetro da roda torna-a menos sensível às irregularidades do piso.

Depois de o Mazda ter uma média ponderada de 9 litros aos 100 com os seguintes parciais: 90- 7.2; 120- 8.5 e Urb- 8.9 aparece mais uma pérola.

Piloto de Testes campos1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

[QUOTE=

O BMW usa 235/55R17, o Audi usa 235/55R18 e o Mazda usa 235/55R19.
    Parece que o facto da jante ser 17, 18 ou 19 não interessa para a perda de conforto. Aliás com jante de 19" até seria teoricamente melhor pois um maior diâmetro da roda torna-a menos sensível às irregularidades do piso.

[/QUOTE]

Exactamente, o busílis está no perfil, se desceres de 55 para 50 ou menos vais sentir as diferenças...no conforto!

Cumps

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Está movimentado este tópico.

Piloto de Testes Cagi's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Não interessa se é jante 17/18/19 o que interessa é a real altura do pneu, nesse caso a altura é sempre a mesma e como o mazda tem jante 19 o diametro da roda deste é maior que dos outros 2.

Alias até deveria ter vantagens neste caso.

Todos têm um factor de altura/largura 55% de 235mm, com o diametro a ser maior conforme o tamanho da jante.

Para mim o problema da analise reside em meter em causa o conforto do Mazda num factor que até o beneficia...se for menos confortavel certamente será pela suspensão e não pelas rodas.

Isso só ajuda ao mito que maior jante é igual a menos conforto para a maioria das pessoas sem olhar à %perfil e largura. Toda a gente se esquece que os carros não têm todos a mesma medida de diametro de roda.

Em todos os paises existem publicações de qualidade duvidosa e chauvanistas...quem sabe AH/AF não fazem parte dessas na amostragem alemã...
    Última edição por Cagi : 30-12-09 às 18:38:54

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
    Não interessa se é jante 17/18/19 o que interessa é a real altura do pneu, nesse caso a altura é sempre a mesma e como o mazda tem jante 19 o diametro da roda deste é maior que dos outros 2.

Alias até deveria ter vantagens neste caso.

Todos têm um factor de altura/largura 55% de 235mm, com o diametro a ser maior conforme o tamanho da jante.

Para mim o problema da analise reside em meter em causa o conforto do Mazda num factor que até o beneficia...se for menos confortavel certamente será pela suspensão e não pelas rodas.

Isso só ajuda ao mito que maior jante é igual a menos conforto para a maioria das pessoas sem olhar à %perfil e largura. Toda a gente se esquece que os carros não têm todos a mesma medida de diametro de roda.

Em todos os paises existem publicações de qualidade duvidosa e chauvanistas...quem sabe AH/AF não fazem parte dessas na amostragem alemã...
    Agora é que dizes tudo. Acredito que o Mazda até seja o menos confortável mas cair no erro de dizer que é pelas jantes de 19" só porque sim não faz sentido. E tal não faz sentido quando se analisam os pormenores. Algo que quem testou o carro deveria de ter feito. Assim esse texto não passa de desperdício de papel.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Agora é que dizes tudo. Acredito que o Mazda até seja o menos confortável mas cair no erro de dizer que é pelas jantes de 19" só porque sim não faz sentido. E tal não faz sentido quando se analisam os pormenores. Algo que quem testou o carro deveria de ter feito. Assim esse texto não passa de desperdício de papel.
    Tens sem dúvida razão.

Mas à parte do diamêtro da roda, que em principio quanto maior mais capacidade de absorver irregularidades e do perfil que tem a ver com a quantidade de ar entre a jante e o alcatrão, no fundo a "espessura da almofada" , há uma coisa que pode condicionar o comportamento do carro e o seu conforto, que é o peso das jantes.

Mas seguramente não era a isso que se referiam

Piloto de Testes Cagi's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

É de referir que outro factor bastante importante e até dos mais relevantes na forma de absorver os sulcos e na forma como o carro parece mais rápido a ganhar trajectórias é a pressão usada.

Quantas vezes nos textos das revistas eles mencionam as pressões usadas?

Basta abrir um manual de 'qualquer carro' para nos apercebermos quão importante são as pressões e como elas variam conforme o peso, versão e função do carro.

Por isso a noção de conforto, agilidade e comportamento é muito vaga sem apurar os inúmeros factores que determinam certo compromisso.

Apenas com pressões personalizadas podemos por um carro mais ágil, mais confortável, mais rijo, mais trancado etc do que ele vem de fabrica, muitas vezes nem as pressões de fabrica vêm correctas.

Banido Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
    É de referir que outro factor bastante importante e até dos mais relevantes na forma de absorver os sulcos e na forma como o carro parece mais rápido a ganhar trajectórias é a pressão usada.

Quantas vezes nos textos das revistas eles mencionam as pressões usadas?

Basta abrir um manual de 'qualquer carro' para nos apercebermos quão importante são as pressões e como elas variam conforme o peso, versão e função do carro.

Por isso a noção de conforto, agilidade e comportamento é muito vaga sem apurar os inúmeros factores que determinam certo compromisso.

Apenas com pressões personalizadas podemos por um carro mais ágil, mais confortável, mais rijo, mais trancado etc do que ele vem de fabrica, muitas vezes nem as pressões de fabrica vêm correctas.

Eu ia falar exactamente disso, a pressao do Pneu é essencial para o comportamento do carro.

É como uma bola de futebol, mais ar, mais salta mas mais riga fica, menos ar fica o contrario disso tudo.

Ora um Pneu quanto mais ar tiver, mais duro fica e mais absorve as irregularidades do piso, ao mesmo tempo que perde tambem em performances porque se torna mais esguio, e em altas velocidades o ar faz o pneu ficar mais esguio com maior movimento, e como isso ja aconteceu vai tornar o carro mais instavel, ja para nao falar em curva que o pneu nao deforma como deve de ser e vai fazer que o carro tenha mais o efeito de barco em curva.

Outro caso tambem muito importante é a suspensao que deve funcionar em parceira com o tipo de pneu que o carro tiver, se nao, nao se vai conseguir tirar todo o partido do grip do pneu e vai criar inercia.

Página 28 de 31 PrimeiraPrimeira ... 18272829 ... ÚltimaÚltima