Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento - Página 29

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Título: Relação tamanho das jantes / conforto / comportamento

  1. #841
    Piloto de Testes Cagi's Avatar
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    Por Defeito

    Mas esse caso acontece com uma quantidade de ar exagerado!

    Tanto prejudica pouco como muito, e uma quantidade de ar elevada até as areias se sentem, e apesar de elevar o nível de aderência quando esta é perdida e de forma mais repentina pelo facto do pneu não torcer tanto!


  2. #842
    DiogoSilva
    Guest

    Por Defeito

    Sobre as jantes já muito se falou e há uma coisa que eu acho:

    Hoje em dia há um exagero no tamanho das jantes. Qualquer corsa ou clio já tem jante 17"

  3. #843
    Banido MrBrown's Avatar
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    Por Defeito

    Ora, este é o tópico ideal para uma dúvida que tenho há tempos!

    Há algum lugar (tipo site de internet ou aplicação informática) ou alguma forma de eu determinar qual o tamanho de roda perfeito para um certo veículo, partindo do princípio que sei tudo acerca deste? (massas, distancia entre eixos, tamanhos originais, valores do motor, etc etc)

    Outra coisa que muitas vezes me levanta questões é o facto de que, ao mudar os tamanhos de jantes e pneus num carro, nunca conseguimos ficar exactamente com o mesmo diametro de roda (fica sempre uns milimetros maior, ou mais pequena...e às vezes aínda são mais que uns miseros milimetros...). Eu sei as influências da variação do tamanho das rodas, apenas preciso de saber uma forma de determinar o quão "notórios" vão ser esses efeitos para certos casos específicos. Há alguma aplicação para isso?

  4. #844
    Piloto Lendário gtabarth's Avatar
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    Por Defeito Acho que ajuda...

    L = Largura do Pneu

    A = Altura do Pneu

    J = Jante em Polegadas

    P = Perímetro da Roda em metro com 4 algarismos significativos, por aplicação de "P = 2 x Pi x R"

    ..L...A..J....P (m)
    135 80 13 1,716
    135 70 13 1,631
    145 80 13 1,766
    145 70 13 1,675
    145 60 13 1,584
    155 80 13 1,816
    155 70 13 1,719
    155 65 13 1,670
    165 80 13 1,867
    165 70 13 1,763
    165 65 13 1,711
    165 55 13 1,608
    175 80 13 1,917
    175 70 13 1,807
    175 65 13 1,752
    175 60 13 1,697
    175 50 13 1,587
    185 70 13 1,851
    185 60 13 1,735
    185 55 13 1,677
    195 55 13 1,711
    195 45 13 1,589
    205 60 13 1,810
    215 50 13 1,713
    145 80 14 1,846
    145 65 14 1,709
    155 80 14 1,896
    155 70 14 1,799
    155 65 14 1,750
    155 55 14 1,653
    165 80 14 1,947
    165 70 14 1,843
    165 65 14 1,791
    165 60 14 1,739
    165 55 14 1,687
    175 80 14 1,997
    175 70 14 1,887
    175 65 14 1,832
    175 60 14 1,777
    175 50 14 1,667
    185 80 14 2,047
    185 70 14 1,931
    185 65 14 1,873
    185 60 14 1,815
    185 55 14 1,756
    185 50 14 1,698
    195 70 14 1,975
    195 65 14 1,914
    195 60 14 1,852
    195 55 14 1,791
    195 50 14 1,730
    195 45 14 1,669
    195 40 14 1,607
    205 70 14 2,019
    205 60 14 1,890
    225 40 14 1,683
    135 80 15 1,876
    135 70 15 1,791
    145 80 15 1,926
    145 65 15 1,789
    155 80 15 1,976
    155 60 15 1,781
    165 80 15 2,026
    165 65 15 1,871
    165 55 15 1,767
    165 50 15 1,715
    165 45 15 1,663
    175 65 15 1,912
    175 60 15 1,857
    175 55 15 1,802
    175 50 15 1,747
    185 70 15 2,011
    185 65 15 1,953
    185 60 15 1,894
    185 55 15 1,836
    185 45 15 1,720
    195 80 15 2,177
    195 70 15 2,055
    195 65 15 1,993
    195 60 15 1,932
    195 55 15 1,871
    195 50 15 1,810
    195 45 15 1,748
    205 70 15 2,099
    205 65 15 2,034
    205 60 15 1,970
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    205 45 15 1,777
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    255 70 15 2,319
    255 60 15 2,158
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    265 70 15 2,362
    275 60 15 2,234
    285 40 15 1,913
    295 50 15 2,124
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    175 50 16 1,827
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    195 60 16 2,012
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    205 80 16 2,307
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    205 50 16 1,921
    205 45 16 1,856
    205 40 16 1,792
    215 80 16 2,357
    215 75 16 2,290
    215 70 16 2,222
    215 65 16 2,155
    215 60 16 2,087
    215 55 16 2,020
    215 45 16 1,885
    215 40 16 1,817
    215 35 16 1,750
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    225 40 16 1,842
    235 75 16 2,384
    235 70 16 2,310
    235 65 16 2,237
    235 60 16 2,163
    235 50 16 2,015
    245 75 16 2,431
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    245 60 16 2,200
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    255 70 16 2,398
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    265 70 16 2,442
    275 70 16 2,486
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    195 40 17 1,847
    205 55 17 2,065
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    215 55 17 2,100
    215 50 17 2,032
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    215 40 17 1,897
    215 35 17 1,829
    225 70 17 2,346
    225 65 17 2,275
    225 60 17 2,205
    225 55 17 2,134
    225 50 17 2,063
    225 45 17 1,993
    225 35 17 1,851
    235 80 17 2,538
    235 75 17 2,464
    235 70 17 2,390
    235 65 17 2,316
    235 60 17 2,242
    235 55 17 2,169
    235 50 17 2,095
    235 45 17 2,021
    235 40 17 1,947
    245 70 17 2,434
    245 65 17 2,357
    245 55 17 2,203
    245 50 17 2,126
    245 45 17 2,049
    245 40 17 1,972
    245 35 17 1,895
    255 70 17 2,478
    255 65 17 2,398
    255 60 17 2,318
    255 55 17 2,238
    255 50 17 2,158
    255 45 17 2,078
    255 40 17 1,997
    265 70 17 2,522
    265 65 17 2,439
    265 40 17 2,023
    275 65 17 2,480
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    275 55 17 2,307
    275 40 17 2,048
    205 45 18 2,016
    205 40 18 1,952
    205 35 18 1,887
    215 55 18 2,179
    215 50 18 2,112
    215 45 18 2,044
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    215 35 18 1,909
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    225 60 18 2,285
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    225 50 18 2,143
    225 45 18 2,073
    225 40 18 2,000
    225 35 18 1,931
    235 60 18 2,322
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    235 50 18 2,175
    235 45 18 2,100
    235 40 18 2,027
    235 35 18 1,953
    235 30 18 1,879
    245 50 18 2,206
    245 45 18 2,129
    245 40 18 2,052
    245 35 18 1,975
    255 60 18 2,398
    255 55 18 2,318
    255 50 18 2,237
    255 45 18 2,157
    255 40 18 2,077
    255 35 18 1,997
    255 30 18 1,917
    265 40 18 2,100
    265 35 18 2,019
    275 45 18 2,214
    275 40 18 2,127
    275 35 18 2,041
    285 60 18 2,511
    285 55 18 2,421
    285 50 18 2,332
    285 45 18 2,242
    285 40 18 2,153
    285 35 18 2,063
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    295 35 18 2,085
    295 30 18 1,992
    315 30 18 2,030
    335 30 18 2,068
    235 55 19 2,328
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    235 45 19 2,181
    235 40 19 2,107
    235 35 19 2,033
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    245 40 19 2,132
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    255 50 19 2,317
    255 45 19 2,237
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    255 35 19 2,077
    255 30 19 1,997
    265 50 19 2,349
    265 35 19 2,100
    265 30 19 2,016
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    275 50 19 2,380
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    275 35 19 2,121
    275 30 19 2,035
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    285 35 19 2,143
    285 30 19 2,053
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    305 25 19 1,995
    315 25 19 2,011
    325 30 19 2,129
    345 35 19 2,275
    355 25 19 2,074
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    245 45 20 2,289
    245 40 20 2,212
    245 35 20 2,135
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    255 45 20 2,317
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    285 30 20 2,133
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    295 45 20 2,430
    295 40 20 2,337
    295 35 20 2,245
    295 30 20 2,152
    295 25 20 2,059
    305 35 20 2,267
    305 30 20 2,171
    305 25 20 2,075
    315 35 20 2,289
    325 25 20 2,106
    335 30 20 2,227
    345 25 20 2,138
    245 40 21 2,291
    245 35 21 2,215
    255 35 21 2,237
    255 30 21 2,156
    265 40 21 2,342
    265 30 21 2,175
    275 40 21 2,367
    275 35 21 2,280
    285 45 21 2,482
    285 35 21 2,302
    285 30 21 2,213
    295 40 21 2,417
    295 35 21 2,324
    295 30 21 2,232
    295 25 21 2,139
    325 30 21 2,288
    355 25 21 2,233

  5. #845
    Piloto Lendário gtabarth's Avatar
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  6. #846
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    Citação Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
    O tema é muito interessante, pelo menos para mim.

    Gosto de SUVs por muitos motivos, mas também pelo conforto que proporcionam.

    Por exemplo, num automóvel do segmento E com jante 17" terá p. ex. um pneu 225/50R17 com 112mm de perfil, enquanto mum SUV de dimensões segmento D (portanto, mais compacto) igualmente com jante 17", terá um pneu 235/65R17 que lhe irá conferir um perfil de 153mm.

    Não sendo o único elemento a contar para o conforto de um veículo, explica claramente a minha escolha por SUVs em termos de conforto.
    Sim, mas num SuV se te rebentar um pneu esses 153mm provavelmente fazem logo o carro dar uma cambalhota, que foi o que aconteceu com uns conhecidos meus

  7. #847
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post

    Conforto

    - Tamanho da jante tem pouco a ver com conforto, o que o pode condicionar é a distância da jante ao chão, ou seja a quantidade de ar (ou altura), ou seja o perfil do pneu.

    - Como se sabe o perfil do pneu é dado numa % da largura, assim se falarmos de uns pneus 185/60-14 temos cerca de 111 mm de perfil e se falarmos de uns pneus 275/45-20 temos cerca de 124 mm. Ou seja neste caso os pneus com perfil mais baixo serão concerteza mais confortáveis.

    ?
    Não percebi...

    Porque razao dizes que os pneus de baixo perfil sao mais confortaveis?

  8. #848
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    Citação Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
    Ora, este é o tópico ideal para uma dúvida que tenho há tempos!

    Há algum lugar (tipo site de internet ou aplicação informática) ou alguma forma de eu determinar qual o tamanho de roda perfeito para um certo veículo, partindo do princípio que sei tudo acerca deste? (massas, distancia entre eixos, tamanhos originais, valores do motor, etc etc)

    Outra coisa que muitas vezes me levanta questões é o facto de que, ao mudar os tamanhos de jantes e pneus num carro, nunca conseguimos ficar exactamente com o mesmo diametro de roda (fica sempre uns milimetros maior, ou mais pequena...e às vezes aínda são mais que uns miseros milimetros...). Eu sei as influências da variação do tamanho das rodas, apenas preciso de saber uma forma de determinar o quão "notórios" vão ser esses efeitos para certos casos específicos. Há alguma aplicação para isso?
    O que tu queres: "o pneu ideal para cada carro".

    Ora bem, isso depende da utilização.
    Se é para andar sempre dentro de uma cidade em filas... serve a medida mais modesta.
    Para andar de lume... a conversa é diferente.

    Agora o que pretendes?

    Apenas quem tenha experiência em vários testes ao longo da vida em determinado carro te pode dizer então qual a melhor medida.

    Eu apenas te posso dizer com segurança o seguinte para determinados carros quanto à medida ideal:

    FIAT Uno com motor FIRE 1000: 155/70-13
    FIAT Uno com motor FIRE 1108, Lampredi 1116, 1700 Diesel: 165/65-13
    FIAT Uno com motor 1301, 1372 e Turbo Diesel: 175/60-13
    FIAT Cinquecento Sport: 175/50-13
    FIAT Punto com motor 1242 8v de 60: 185/55-14
    FIAT Punto com motor 1242 16v de 80 ou 86cv: 195/50-15

    (Nota: com potências de fábrica).

    Nestes casos metendo mais largo é possível um pouco de maior velocidade em curva; mas perdes saída.
    A maior eficácia é com as medidas referidas.

    Depois depende da qualidade da Borracha.

  9. #849
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    Exactamente, o pneu ideal, para cada carro e para as pretensões do condutor, claro.

    Há demasiadas condicionantes...e o que vejo é que se vai indo às apalpadelas, pelo conhecimento das pessoas que já têm (e sabem o que funciona ou não) e pela lógica (de não meter um 250/30 num 1.3cdti, por exemplo).

    O que eu queria, era saltar esse processo todo, e "calcular" a medida exacta, tendo em conta os dados que tenho...
    Para já, a única ideia que tenho é mandar um mail ao chefe de desenvolvimento de chassis de cada modelo especificamente!

  10. #850
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    Ora bem, mas isso é complicado pois em chuva um pneu largo que em seco permite melhores "tempos", vai ser "mau".

    Se falares num carro em concreto, podemos pelo menos chegar a algumas medidas seleccionadas.

    Nota: se viste em baixo não dei medidas "ideais" para por exemplo os Unos Turbo e Puntos GT porque não experimentei medidas "todas" fora de tamanho de jante original.

    Mantendo a jante 13 no Uno Turbo, é 195/55-13 não há muito mais a fazer...
    rezam as crónicas que 195/45-15 era melhor.

    Nos Puntos GT em 14 é o 185/55-14, nada mais.
    Mas fala-se de 205/40-16.

  11. #851
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    Eu é mais na onda dos Corollas e dos IQ 1.4D4-D de 90 (ou 110) cv...o primeiro vem de origem com 195/65 e o outro 175/65, ambos R15.
    Ora...a diferença de peso entre ambos anda na ordem dos 300kg, a distância entre eixos também é bem diferente...
    No IQ, o objectivo seria passar para pneus 195 com jante 16, por exemplo.
    Sei que há corollas com jantes de 17 sem queixas (mas talvez seja demasiado), e o IQ, noutras versões com menos binário até vem com jantes 16 (mas 175).
    Eu sei as combinações que se aproximam do diâmetro de roda original, mas queria alguma maneira de prever os efeitos sem ter que ser perguntar a quem já fez (pois pelo menos no iq, além de ser raro o carro nesta versão, dificilmente encontro alguém que o tenha feito). E quem diz para este modelo, diz para muitos outros.

  12. #852
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    A coisa é mais fácil para carros com alguns anos de mercado.

  13. #853
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    Por Defeito O tamanho importa? Das jantes é claro...

    Boas pessoal!

    eu sei que ja existe um topico sobre pneus, ja li umas quantas paginas la mas ainda nao encontrei as minhas duvidas...

    Bem, no livrete do meu carro tenho 4 medidas de jantes/pneus que posso utilizar(veio de origem assim).
    Ontem, sem nada para fazer e dentro do carro e como ja preciso trocar de pneus estive a ver as medidas que poderia usar no meu carro legalmente:

    225/45R 18 (jante e pneu de origem, que ainda uso. Marca Dunlop)
    215/50R 17
    205/60R 16
    195/65R 16

    O meu carro é um Mazda 6 Sport 2.0d de 140cv, do 4/2009 com cerca de 35.000km. Gosto dele pela dinamica, mas gostava de ter um pouco mais de conforto nos paralelos e ruas menos boas.
    Em auto estrada geralmente ando sempre a 140kmh, as vezes mais e raramente menos.

    Sera que é preciso ir para uma jante mais pequena para sentir mais conforto ou posso resolver isso trocando de marca de pneu?

    Os consumos entre uma jante 18 para 17 notam se muito?

    Com pneus mais macios notava muita diferença? Eu sei que fazem menos kms, mas quantos a menos? 10km?


    O que me aconselham?

    Abreijos

  14. #854
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    Para o carro que é, e cavalagem que apresenta, essas jantes de 18 são um "pocachito" excessivas.

    Experimenta descer apenas uma polegada, e certamente notarás diferenças no que toca a conforto e na forma como o carro lida com as irregularidades na estrada.
    As jantes serao mais leves, e será isso o principal factor para essa melhoria.

    Os consumos deverão melhorar, assim como as performances, mas não deverão ser assim diferenças estrondosas.

    A única perca será mesmo no que toca a "style". O 6 é um carro grande, e as 18 casam bem com ele.
    Mas as 17 não deverão perder assim tanto como isso nesse campo.

  15. #855
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    Se estivesse no teu lugar, não tinha dúvidas: escolhia o 195/65R 16. A sério!

    Porquê?Porque ganhavas em desempenho;
    Porque ganhavas em conforto;
    Porque ganhavas em consumo;
    Porque os pneus são MUITO mais baratos;

    Na minha opinião, esta mania das jantes gigantescas é uma parvoíce... ficam bem esteticamente, mas depois naquilo que realmente é importante é só desvantagens.

  16. #856
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Se estivesse no teu lugar, não tinha dúvidas: escolhia o 195/65R 16. A sério!

    Porquê?Porque ganhavas em desempenho;
    em linha recta, curvas esquece
    eu no meu tenho 225/40 r18
    Medida de perfil ainda mais baixo que o teu 45 e ñ senti grande mudança no conforto, senti sim foi quando mudei a suspensão, sendo que esta apesar de mais baixa, é mais confortável que a suspensão sport de origem do meu carro!

  17. #857
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Se estivesse no teu lugar, não tinha dúvidas: escolhia o 195/65R 16. A sério!

    Esses pneus numa mazda 6 faria com que apenas se visse a cava da roda.

    Isso é medida para carro do segmento B e não para segmento D.

  18. #858
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    Citação Originalmente Colocado por Golf Ver Post
    em linha recta, curvas esquece
    eu no meu tenho 225/40 r18
    Medida de perfil ainda mais baixo que o teu 45 e ñ senti grande mudança no conforto, senti sim foi quando mudei a suspensão, sendo que esta apesar de mais baixa, é mais confortável que a suspensão sport de origem do meu carro!
    Não é assim tão linear.
    Citando exemplo rápido.
    uma publicação francesa fez teste comparativo entre Twingo RS e Twingo RS Cup, em que a grande diferença passa pelas jantes maiores em 1 polegada, pneus mais largos e uma suspensão mais rijinha.

    Perdeu em toda a linha para a versão "normal". Acelarações, consumos, e, pasme-se, até em circuito.

  19. #859
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    Citação Originalmente Colocado por PSL Ver Post
    Esses pneus numa mazda 6 faria com que apenas se visse a cava da roda.

    Isso é medida para carro do segmento B e não para segmento D.
    Na realidade, o diametro da roda será virtualmente idêntico.
    A jante é mais pequena, mas é compensado pela maior quantidade de borracha. Daí a percepção de mais espaço entre a cava e o pneu.

    E a medida não é para segmento B.
    É pneu mais que suficiente para a maioria dos segmentos D, nas motorizações mais baixas.

    Mas visualmente, tendo em conta o volume cada vez maior das carroçarias, dará impressão que terá apenas rodinhas.

  20. #860
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    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    Na realidade, o diametro da roda será virtualmente idêntico.
    A jante é mais pequena, mas é compensado pela maior quantidade de borracha. Daí a percepção de mais espaço entre a cava e o pneu.

    E a medida não é para segmento B.
    É pneu mais que suficiente para a maioria dos segmentos D, nas motorizações mais baixas.

    Mas visualmente, tendo em conta o volume cada vez maior das carroçarias, dará impressão que terá apenas rodinhas.
    Não me referia ao espaço entre a roda e pneu mas sim a menor largura do pneu que faria com que a nivel estetico ficasse algo disforme.

  21. #861
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    Se procura mais conforto mude para jante 17, a mudança para jante 16 é excessivo depois de estar habituado a 18, se fosse eu mudava para jante 17, melhora o conforto, pode perder um pouco a curvar a fundo, vai melhorar o conforto, se mesmo assim não lhe agradar pode sempre alterar um pouco a suspensão, já agora compre pneus macios, eu prefiro Michelin mas existem outros igualmente bons, se tiver uma condução normal duram quase o mesmo do que outros, se fizer muita curva a acelerar em apoio, vai gastar primeiro nos flancos e vão durar menos.

  22. #862
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Se estivesse no teu lugar, não tinha dúvidas: escolhia o 195/65R 16. A sério!

    Porquê?Porque ganhavas em desempenho;
    Porque ganhavas em conforto;
    Porque ganhavas em consumo;
    Porque os pneus são MUITO mais baratos;

    Na minha opinião, esta mania das jantes gigantescas é uma parvoíce... ficam bem esteticamente, mas depois naquilo que realmente é importante é só desvantagens.
    Concordo quase 100%
    Eu punha 205/60R 16, mas assim tinhas que comprar umas jantes 16 né?

    Se comprares a tua prioridade deve ser o peso das mesmas

  23. #863
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    Citação Originalmente Colocado por PSL Ver Post
    Esses pneus numa mazda 6 faria com que apenas se visse a cava da roda.

    Isso é medida para carro do segmento B e não para segmento D.
    De facto vêem-se segmentos Bs com 16" e até anda por aí um 1.2 com 17" de série, mas isso é claramente sobredimensionar as jantes para o carro.

    Não se devem escolher as jantes por ideias pré-concebidas de que "isso é medida para segmento B". Nada mais errado. As pessoas não têm noção da importância do conjunto jante/pneu em comportamento/conforto/consumos. Quando tiverem, vão esquecer as modas e vão procurar jantes que realmente se adequem ao carro em questão.

  24. #864
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Se estivesse no teu lugar, não tinha dúvidas: escolhia o 195/65R 16. A sério!

    Porquê?Porque ganhavas em desempenho;
    Porque ganhavas em conforto;
    Porque ganhavas em consumo;
    Porque os pneus são MUITO mais baratos;

    Na minha opinião, esta mania das jantes gigantescas é uma parvoíce... ficam bem esteticamente, mas depois naquilo que realmente é importante é só desvantagens.
    So te esqueceste de dizer.. "Porque perdes segurança e estabilidade em curva".

    Costuma dizer-se q "as jantes fazem um carro", o q apesar de n ser propriamente verdade uma medida acima ou abaixo(largura,altura,perfil) em funçao do q se pretende, pode fazer a diferença.

  25. #865
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    Citação Originalmente Colocado por PSL Ver Post
    Esses pneus numa mazda 6 faria com que apenas se visse a cava da roda.

    Isso é medida para carro do segmento B e não para segmento D.
    Que grande disparate!
    O que não faltam são carros do segmento D com jantes de 16!

    Alias para as nossas estradas cheias de buracos quanto maior for o perfil do pneu melhor! É melhor rebentar as lonas de um pneu do que partir ou empenar uma jante!

    As jantes de grandes dimensões são uma questão essencialmente estética, porque normalmente não andamos todos na estrada a curvar à bobby!

  26. #866
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    Citação Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
    Que grande disparate!
    O que não faltam são carros do segmento D com jantes de 16!

    Alias para as nossas estradas cheias de buracos quanto maior for o perfil do pneu melhor! É melhor rebentar as lonas de um pneu do que partir ou empenar uma jante!

    As jantes de grandes dimensões são uma questão essencialmente estética, porque normalmente não andamos todos na estrada a curvar à bobby!
    Se é disparate ou não, vai do gosto de cada um. Eu não gosto de ver carros grandes com jantes pequenas.

    Mas eu sou suspeito porque tenho 235/40/18.

  27. #867
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    So te esqueceste de dizer.. "Porque perdes segurança e estabilidade em curva".

    Costuma dizer-se q "as jantes fazem um carro", o q apesar de n ser propriamente verdade uma medida acima ou abaixo(largura,altura,perfil) em funçao do q se pretende, pode fazer a diferença.
    A segurança não aumenta directamente pelo tamanho da jante. Aumenta indirectamente porque a largura dos pneus também aumenta. Com jantes maiores as reacções do carro ficam mais bruscas, pois o carro fica mais seco. Além disso a segurança de um veículo depende muito mais da responsabilidade do condutor e da sua capacidade de adaptar a sua condução às condições de estrada.

    Quanto à estabilidade em curva...por o carro ficar mais seco pode parecer que fica mais seguro...mas daí a ficar mais estável...terei as minhas dúvidas. A estabilidade terá mais a ver com a correcta pressão dos pneus.

    Pneus de baixo perfil também ressentem-se em maus pisos, e em pisos de terra são impossíveis. As jantes são mais vulneráveis a empenos.

    Fazendo um balanço de prós e contras, parece-me que alguém com bom senso escolhe umas jantes mais pequenas. Ganhará em quase tudo. Economia, conforto, consumos, mais dificuldade em empenar jantes, pode levar o carro para estradas de terra sem parecer que está num tanque de guerra. Perde em velocidade de curva...algo verdadeiramente importante num carro familiar.

  28. #868
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    Eu cá não sei se o tamanho importa,mas já tive uma namorada que gostava delas bem grandes,(as jantes claro)

  29. #869
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    Citação Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
    Eu cá não sei se o tamanho importa,mas já tive uma namorada que gostava delas bem grandes,(as jantes claro)
    Ahahahah Agora tives-te bem

    Em relação ás jantes Nos dias de hoje a moda é anda com jantes grandes, é tudo R17 e R18, mas penso que é apenas pela estética....agora se, a estética se deixar para um segundo plano, talvez a escolha que eu faria para o carro em questão eram as 215/50R 18, caso contrário, acho que as 225/45R 18 assentam nesse carro muito bem

  30. #870
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    Citação Originalmente Colocado por Brun0 Ver Post
    Boas pessoal!

    ...estive a ver as medidas que poderia usar no meu carro legalmente:

    225/45R 18 (jante e pneu de origem, que ainda uso. Marca Dunlop)
    215/50R 17
    205/60R 16
    195/65R 16
    (...)
    Gosto dele pela dinamica, mas gostava de ter um pouco mais de conforto nos paralelos e ruas menos boas.
    (...)
    Sera que é preciso ir para uma jante mais pequena para sentir mais conforto ou posso resolver isso trocando de marca de pneu?

    Os consumos entre uma jante 18 para 17 notam se muito?
    (...)
    Abreijos
    Posso dar o exemplo do meu irmão mais velho, que possui uma Audi A6 Avant, onde também vêm várias medidas averbadas em livrete.

    Ele comprou a carrinha com jante 16", mas como é muito grande (a carrinha) optou por colocar depois a jante 18" (a ter de trocar de jantes ao menos é uma troca "á homem"), com pneus mais largos, 245 (ou será 235?? agora nem sei ao certo!). De notar que a suspensão é "normal", não é rebaixada, nem S-Line...

    O que aconteceu foi que a carrinha ficou logo bem menos confortável, e a beber à volta de + 1 litro a cada 100Km percorridos.
    Tanto é que quando fazia viagens grandes, trocava pelas jantes 16" para ter mais conforto e mais economia.

    Assim, algum tempo passado e agora que precisa de pneus para as jantes 18", ele lá desabafou que o melhor que tinha feito era colocar logo jantes 17", que é uma óptima solução de compromisso.
    Se calhar está aqui a tua resposta.

    Agora que vendeu as jantes 16" só tem que se aguentar à bronca!
    Mas lá que as 18" dão outro impacto à vista, lá isso dão!

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