Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança de proprietário dum carro "herdado"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudança de proprietário dum carro "herdado"

    TEnho uma amiga minha que o pai faleceu à uns meses. O carro da familia estava em nome do senhor, bem como o seguro.

    Elas continuaram a andar assim com o carro mas esta semana lá foram tratar do assunto para não ter problemas com o seguro

    Acontece que no registo automóvel lhes foi dito que estando ainda o carro em nome do falecido, só poderiam mudar para o nome da esposa quando a filha mais nova do casal completasse 18 anos, pois por herança o carro pertence à esposa e à filha.

    O que está aqui de errado?

    é que assim não conseguem fazer seguro. O registo de propriedade continua com o nome do sr, e as seguradores não fazem seguro sem ser ao dono do carro.

    Mesmo qualquer multa que venha, vai para o falecido, mas isto até pode ter a sua vantagem, eheh.

    #2
    É exactamente assim.
    Tambem tenho uma amiga que lhe faleceu o pai há uns anos e só para aí no ano passado, quando ela completou 18 anos puderam legalizar as coisas.
    No caso dela era ainda mais grave pois havia (e há) mais do que um carro em casa e ficaram todos na mesma situação.

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      citação:
      Mesmo qualquer multa que venha, vai para o falecido, mas isto até pode ter a sua vantagem, eheh.
      Aqui as vantagens, ui ui :D:D

      Comentário


        #4
        E entretanto como se faz para circular com o carro?

        Isto mais vale um tipo ter uma declaração de compra e venda assinada, nunca se sabe...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Levi

          E entretanto como se faz para circular com o carro?
          No caso que eu conheço os carros mantiveram-se mesmo no nome do falecido até a filha completar 18 anos, não há mesmo alternativa.
          Agora em relação ao seguro não faço ideia, se calhar pode-se fazer o seguro no nome de outra pessoa diferente do dono do carro, mas isso já não sei ao certo.

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            Mas houve partilha dos bens?

            `que se não houve nenhuma partilha, não há problema nenhum, é passar o carro para o nome da viúva.

            Comentário


              #7
              As companhias fazem seguros sem ser aos donos do carro, basta o condutor habitual ser outro.

              Comentário


                #8
                Houve partilha, e o carro ficou atribuido à viuva e a uma das filhas.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Levi

                  Houve partilha, e o carro ficou atribuido à viuva e a uma das filhas.

                  Bem, nesse caso aí reside o problema, porque como bem disseste a filha é menor

                  Comentário


                    #10
                    Mas de todas as formas o carro tem de ser registado, e no registo só pode constar um nome, logo e assim sendo, basta a viúva registar no nome dela, não havendo qualquer problema com o seguro.

                    Além do mais, o seguro não tem de estar obrigatoriamente no nome do proprietário do veículo.

                    Comentário


                      #11
                      Terei então que ver essa possibilidade de fazerem o seguro em nome diferente do proprietário sem qualquer tipo de desvantagem em caso de acidente. Pois esses tipos dos seguros para se escaparem pegam em tudo.

                      nto, acontece que no registo pedem a assinatura tanto da viuva como da filha, sendo que só é válido quando a mesma tiver mais de 18 anos.

                      Comentário


                        #12
                        O seguro é feito em nome de qualquer pessoa. Não é obrigatório ser em nome do proprietário.Se eles não fazem, vais a outra seguradora. Se não te fizerem, mandas-me por fax a inspecçao,a documentação do carro e eu faço-te o seguro.

                        Comentário


                          #13
                          ????

                          Se a viatura só pode ser registada em um nome como é fazem a partilha? Vendem?

                          Para meter em nome de uma delas a outra ficará sempre sem nada.

                          De qualquer modo se a filha é menor deverá ter um tutor que terá responsabilidade por ela para tratar deste tipo de assuntos.

                          Comentário


                            #14
                            Aproveito este tópico para colocar uma questão parecida.

                            Vou comprar um carro de um familiar que faleceu recentemente.

                            Não há partilhas, a herança passa como um todo para os três herdeiros.

                            Os três herdeiros podem vender-me o carro assinando três Modelos 2 da DGV e levando cópias da habilitação de herdeiros?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                              O seguro é feito em nome de qualquer pessoa. Não é obrigatório ser em nome do proprietário.Se eles não fazem, vais a outra seguradora. Se não te fizerem, mandas-me por fax a inspecçao,a documentação do carro e eu faço-te o seguro.
                              um carro sem inspecçao pode ter seguro

                              Comentário


                                #16
                                Um carro pode ter mais que um proprietário, e não são raros os casos em que por motivos de herança um carro fica efectivamente com mais do que um proprietário.

                                Inclusive cada proprietário pode ter uma quota parte, tipo a viúva ficar com 50% e cada um dos dois filhos com 25%(numa situação hipotética).


                                Aliás como é que o carro era dividido na herança se depois não ficasse registado com mais do que um proprietário????

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                  um carro sem inspecçao pode ter seguro
                                  Não sabia.

                                  Porque é que os gajos pedem sempre a cópia para fazer um novo seguro?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sendo as coisas bem feitas, ou seja as partilhas, e havendo mais patrimonio, seria perfeitamente possível o carro ficar para um herdeiro em concreto.
                                    Após de ser tratado o "registo" da partilha, este terá todo a legitimidade para o vender.

                                    Em caso de heranças em que não é feita partilha (indivisas), apenas se todos concordarem poderá ser vendido, revertendo o valor para herança.
                                    No caso de serem feitas partilhas e ficar o carro para dois herdeiros, serão comproprietários e por isso...
                                    Editado pela última vez por Valium; 08 May 2008, 22:21.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Levi Ver Post
                                      TEnho uma amiga minha que o pai faleceu à uns meses. O carro da familia estava em nome do senhor, bem como o seguro.

                                      Elas continuaram a andar assim com o carro mas esta semana lá foram tratar do assunto para não ter problemas com o seguro

                                      Acontece que no registo automóvel lhes foi dito que estando ainda o carro em nome do falecido, só poderiam mudar para o nome da esposa quando a filha mais nova do casal completasse 18 anos, pois por herança o carro pertence à esposa e à filha.

                                      O que está aqui de errado?

                                      é que assim não conseguem fazer seguro. O registo de propriedade continua com o nome do sr, e as seguradores não fazem seguro sem ser ao dono do carro.

                                      Mesmo qualquer multa que venha, vai para o falecido, mas isto até pode ter a sua vantagem, eheh.
                                      Aconteceu me semelhante. como o meu pai faleceu e o carro e seguro estavam ao nome dele e como o meu irmao é menor, o carro só pode mudar de "dono" quando o menor fizer 18 anos.

                                      No caso do seguro, como é,obvio não se pode fazer seguro em nome duma pessoa morta, por isso o caso foi comunicado á seguradora e como no contrato do seguro vinha uma clausula em que em caso de morte, o seguro e a bonificação passa para o herdeiro directo (neste caso a minha mae).
                                      Como ela não tem carta, escreveu uma carta a seguradora a dizer que abdicava do seguro, dando me o direito do seguro a mim e o assim ficou, tal como todas as bonificações que o meu pai tinha.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Digamos que a família encontra por mero acaso uma declaração de venda do automóvel assinada pelo falecido...problema resolvido!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Parece ser uma pequena lacuna na lei.

                                          Uma namorada minha também passou pelo mesmo problema. O pai morreu, e até ela completar os 18 anos, viu o carro do pai parado em casa e sem uso durante anos até ela completar a idade, para o poderem vender.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se calhar respondem-te à questão:
                                            http://consultorio-juridico.no.comunidades.net/

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X