Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor em titânio???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor em titânio???

    é verdade que a Mitsubishi faz motores em titânio??

    #2
    De onde obtiveste essa informação?

    Eu não acredito, o titânio é demasiado caro para ser usado em tão grande quantidade, como num motor, pelo menos de forma rentável.

    Talvez tenha sido um protótipo, um estudo, mas mesmo assim duvido muito mesmo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
      De onde obtiveste essa informação?

      Eu não acredito, o titânio é demasiado caro para ser usado em tão grande quantidade, como num motor, pelo menos de forma rentável.

      Talvez tenha sido um protótipo, um estudo, mas mesmo assim duvido muito mesmo.

      Alguem me disse mas eu nao acreditei porque fiquei

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
        é verdade que a Mitsubishi faz motores em titânio??
        Em titânio? Ui, ui.

        Não quererás dizer aluminio?

        Comentário


          #5
          Sim pode utilizar componentes em titânio.
          Valvulas por exemplo é "comum"em diversos motores. Geralmente onde é mais facil de encontrar este tipo de metais é nos motores das motos superdesportivas.

          Comentário


            #6
            talvez... pros caros de F1 :P

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
              Sim pode utilizar componentes em titânio.
              Valvulas por exemplo é "comum"em diversos motores. Geralmente onde é mais facil de encontrar este tipo de metais é nos motores das motos superdesportivas.
              Utilizar alguns (poucos) componentes em titânio ou revestidos a titânio é muito diferente de construir motores em titânio.

              Comentário


                #8
                Motor em titânio ?

                Ficava mais barato fazê-lo em prata ou ouro.
                Um familiar trabalhou numa empresa que tinha akgumas pequenas peças em titânio (100% titânio, não revestimento a titânio como os relógios) e que estavam fechadas num cofre, a 7 chaves.
                Cada peça ou ferramenta dessas - mais pequena que uma caixa de fósforos - valia mais de 200 contos.
                Editado pela última vez por JPR; 26 January 2009, 02:59.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                  Motor em titânio ?

                  Ficava mais barato fazê-lo em prata ou ouro.
                  Um familiar trabalhou numa empresa que tinha akgumas pequenas peças em titânio (100% titânio, não revestimento a titânio como os relógios) e que estavam fechadas num cofre, a 7 chaves.
                  Cada peça ou ferramenta dessas - mais pequena que uma caixa de fósforos - valia mais de 200 contos.

                  Enfiaram-te foi uma grande tanga... O titanio é um dos metais que mais existe:

                  "O titânio como metal não é encontrado livre na natureza, porém é o nono em abundância na crosta terrestre e está presente na maioria das rochas ígneas e sedimentos derivados destas rochas. É encontrado principalmente nos minerais anatasa (TiO2), brookita (TiO2), ilmenita (FeTiO3), leucoxeno, perovskita (CaTiO3), rutilo (TiO2) e titanita (CaTiSiO5); também como titanato em minas de ferro. Destes minerais, somente a ilmenita, o leucoxeno e o rutilo apresentam importância econômica. São encontrados depósitos importantes na Austrália, na Escandinávia, Estados Unidos e Malásia."

                  Retirado do Wikipedia



                  Quanto ao preço (1 libra é pouco menos de meio quilo):

                  As of 2006, Titanium averaged $40 USD per lb. With inflation and fluctuation, it is probably worth about $50 USD per lb. as of Jan 2008, though promising new refining technology hints at the possibility of slashing Titanium costs back down to around $25 USD per lb.


                  E sim, a utilização de titanio em motores é mais comum do que se pensa, especialmente em aviões.


                  Cumprimentos,

                  Comentário


                    #10
                    O pior é processar eses óxidos todos. O titânio é de facto caro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      O pior é processar eses óxidos todos. O titânio é de facto caro.
                      Sobre o processamento aqui fica (igualmente retirado do Wikipedia)

                      "O titânio metálico é produzido comercialmente a partir da redução do tetracloreto de titânio (TiCl4) com magnésio a 800 °C em atmosfera de argônio. Em presença do ar reagiria com o nitrogênio e oxigênio. Este processo, desenvolvido por William Justin Kroll em 1946, é conhecido como "processo Kroll". Deste modo é obtido um produto poroso conhecido como esponja de titânio que, posteriormente, é purificado para a obtenção do produto comercial.

                      Com o objetivo de atenuar o grande consumo energético do processo Kroll (1,7 vezes maior que o necessário para o alumínio) encontram-se em desenvolvimento procedimentos de eletrólise com sais fundidos, ainda sem aplicação comercial.

                      Para a obtenção de titânio com pureza maior, em pequenas quantidades (escala de laboratório), pode-se empregar o método de van Arkel-de Boer. Este método baseia-se na reação do titânio com iodo a uma determinada temperatura para a obtenção do tetraiodeto de titânio (TiI4) que, posteriormente, é decomposto numa determinada temperatura para devolver o metal com pureza maior."


                      Obviamente que não é barato, mas nada que um pedaço inferior a uma caixa de fósforos tenha de ser guardado a "sete chaves". Ainda por cima é um metal muito pouco denso (menos que cobre), logo mais leve para a mesma quantidade de metal...

                      Quanto ao preço, coloqui a cotação dele "refinado" acima. $50 por meio kg é realmente dinheiro.


                      Cumprimentos,

                      Comentário


                        #12
                        Fui roubado (lol) , os meus óculos são em titânio e custaram mais de 400€ (não sei precisar).

                        Pensava que era mais caro.

                        Comentário


                          #13
                          Aqui está a cotação do Titanio durante os últimos 3 anos:
                          http://www.infomine.com/investment/c...&u=&x=usd&r=3y

                          Afinal está bem mais batato do que pensava.


                          Cumprimentos,

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                            Fui roubado (lol) , os meus óculos são em titânio e custaram mais de 400€ (não sei precisar).

                            Pensava que era mais caro.
                            Não te preocupes que também tenho o telemóvel em titânio e acho que fui roubado. lol ;)


                            Cumprimentos,

                            Comentário


                              #15
                              Deve haver alguma confusão, a Mitsubishi tinha num Evo, já não sei precisar qual, dois tipos de Turbo um convencional e outro "em titanio"...

                              Comentário


                                #16
                                Os motores não são totalmente feitos em titanio simplesmente pq não ha necessidade disso. Não existe nenhum motivo forte para isso acontecer, ia encarecer o motor sem vantagens practicas

                                As peças que sofrem com temperaturas elevadas ou muito fricção, são em titanio há bastantes anos na industria automovel.

                                Por exemplo, as valvulas de escape das motas a 2 tempos de competição, são em titanio deste o final dos anos 80.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que todas as pás do turbo dos EVO são em titânio.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Senhor_VX Ver Post
                                    Os motores não são totalmente feitos em titanio simplesmente pq não ha necessidade disso. Não existe nenhum motivo forte para isso acontecer, ia encarecer o motor sem vantagens practicas

                                    As peças que sofrem com temperaturas elevadas ou muito fricção, são em titanio há bastantes anos na industria automovel.

                                    Por exemplo, as valvulas de escape das motas a 2 tempos de competição, são em titanio deste o final dos anos 80.
                                    Por esta razão é também já há quem pense fazer preservativos em titânio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estou a fazer uma trabalho sobre Titânio e ligas de Titânio, e tenho que esmiuçar a parte dos mercados que utilizam o titânio, e componentes em titânio, ou seja, o que eu quero é o seguinte.

                                      Existem alguns componentes automóveis fabricados em Titânio, principalmente em competição, mas também em automóveis de produção, superdesportivos por exemplo. Eu sei que se utiliza no fabrico de linhas de escape, ou quem não se lembra do famoso kit de ferramentas do Mclaren F1…

                                      Mas que outro tipo de componentes são fabricados em titânio? E em que carros?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Falaram em Titanio, a primeira coisa de que me lembrei foi disto:

                                        Van Nicholas - The Titanium Bike Company. Dutch company specializing in the design of role-specific and tailor-made Titanium frames, and hand-built bikes


                                        E de facto são carissimas
                                        Editado pela última vez por Evolution6; 21 May 2010, 09:08.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O titanio é utilizado nalgumas motas em peças como ponteiras (quer stock que aftermarket), válvulas, valvulas de escape e é possível que em outras peças mecânicas. A sua principal vantagem tanto quanto sei é peso reduzido.

                                          Materials: Titanium - Akrapovic

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Evolution6 Ver Post
                                            Sim, o preço alto é um facto, por acaso já tinha andado a ver as Van Nicholas, mas essa parte explorei menos, e não estou a entrar tanto em pormenor. A ideia é entrar mais em pormenor na industria automóvel e aeroespacial.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O motor do veyron leva algumas peças em titânio, ainda por ai um vídeo da sua construção onde se pode ver mais em pormenor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                O titanio é utilizado nalgumas motas em peças como ponteiras (quer stock que aftermarket), válvulas, valvulas de escape e é possível que em outras peças mecânicas. A sua principal vantagem tanto quanto sei é peso reduzido.

                                                Materials: Titanium - Akrapovic
                                                Sim, nas motas tenho já conhecimento sobre a utilização nas válvulas do motor, nas linhas de escape, e mais alguns componentes. O equilíbrio entre o peso e a resistência é bastante bom. Tem também excelentes propriedades a nível de condutibilidade térmica, daí ser utilizado em componentes que sofrem algum aquecimento. Penso que seja isto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                                  Fui roubado (lol) , os meus óculos são em titânio e custaram mais de 400€ (não sei precisar).

                                                  Pensava que era mais caro.

                                                  Foste....

                                                  Os meus também são e não chegaram aos 200€

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O titanio é caro mas não mais que o ouro nem prata .

                                                    Bicicletas de titanio existe muitas e não são caras, um quadro fica por volta de 1500€ ou menos até.

                                                    Acho que o titanio têm um problema para ser usado no motor que é o facto de ele ser mais mole que o aluminio.
                                                    É mais resistente mas mais mole, pelo menos numa bicicleta isso nota-se muito bem, basta andar nela, a da titanio é muito mais confortável que uma de aluminio.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                      O motor do veyron leva algumas peças em titânio, ainda por ai um vídeo da sua construção onde se pode ver mais em pormenor.
                                                      Thanks, vou pesquisar este...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não sei realmente o preço do titanio. Concerteza que não será tão caro comparado com outras ligas. Já me passaram umas boas dezenas de quilos pelas mãos, é um material leve e resistente, que, até com o passar do tempo, não se nota uma única mancha ou mudança de cor em que se faça notar qualquer oxidação.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Nas duas rodas está muito na berra, nomeadamente nas motas de TT/SX!

                                                          São linhas de escape, válvulas de admissão e escape, parafusos...

                                                          Face ao alumínio consegue ser mais leve, resiste muito bem às altas temperaturas e tem um aspecto exterior bonito!

                                                          Porém, não é propriamente barato e o seu uso generalizado num motor "comum" é praticamente impensável, para já!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                                            O titanio é caro mas não mais que o ouro nem prata .

                                                            Bicicletas de titanio existe muitas e não são caras, um quadro fica por volta de 1500€ ou menos até.

                                                            Acho que o titanio têm um problema para ser usado no motor que é o facto de ele ser mais mole que o aluminio.
                                                            É mais resistente mas mais mole, pelo menos numa bicicleta isso nota-se muito bem, basta andar nela, a da titanio é muito mais confortável que uma de aluminio.
                                                            Depende das carteiras, claro.
                                                            Para mim 1500€ só pelo quadro é caro, mas já vi gente a pagar isso por uma suspensão...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X