Anúncio

Collapse
No announcement yet.

motores em V vs motores em linha vs motores boxer

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    motores em V vs motores em linha vs motores boxer

    Quais são as vantagens destes tipos de motorizações?

    Será melhor um V6 que um I6?

    Terá alguma vantagem um V4? Sei que ja existiu num Lancia, se não me engano o Fulvia.

    Bem, digam a vossa justiça....

    #2
    Sendo curto, a vantagem do motor Boxer é que é um motor mais curto e com um centro de gravidade mais baixo, tendo-se mais estabilidade e controlo.
    São no entanto mais largos e mais caros de produzir.
    Os motores em V surgiram para colmatar o handicap dos motores em linha, o seu comprimento.
    Imagina o que é um motor de 12 cilindros dispostos horizontalmente...
    Eles existiram, mas era muito grandes. COm um motor em V consegue-se reduzir o comprimento para cerca de 70% do tamanho normal e diminuir também o peso.
    O problema dos motores em V é que são mais desequilibrados a, dado que não existe uma força oposta ao movimento dos êmbolos.
    os em linha são também desequilibrados, mas pelo facto de todos actuarem na mesma direcção faz com que haja algum equilibrio dinâmico.

    Comentário


      #3
      Um I6 tal como um V12 são equilibrados. Nem todos os motores em linha são desiquilibrados. Há por aí um tópico sobre esta temática onde estava tudo muito bem explicado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
        Um I6 tal como um V12 são equilibrados. Nem todos os motores em linha são desiquilibrados. Há por aí um tópico sobre esta temática onde estava tudo muito bem explicado.
        Sim, eu sei que há excepções.

        Completando, a razão dos motores de 6 cilindros serem equilibrados é porque tem 1 disparo por cilindro dividindo por 6 cada volta da cambota. Por isso que os motores de 3 cilindros que são tão criticados conseguem ser melhores do ponto de vista mecâncico do que os 4 cilindros.
        Editado pela última vez por MadDragon; 27 January 2009, 21:05.

        Comentário


          #5
          Suavidade de funcionamento - motores V
          Som de alta fidelidade - motores boxer
          Eficácia - motores L

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ChicoZé Ver Post
            Som de alta fidelidade - motores boxer
            Confirmo.

            Comentário


              #7
              então e o V5 da vw ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ChicoZé Ver Post
                Suavidade de funcionamento - motores V
                Som de alta fidelidade - motores boxer
                Eficácia - motores L
                Eu acrescento que a nível de som, cada variante tem bons exemplares.

                Comentário


                  #9
                  Eu sou suspeito mas gosto mais dos motores em linha...isto quando a conversa está nos 6 cilindros como referes no início do tópico.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ChicoZé Ver Post
                    Suavidade de funcionamento - motores V
                    Som de alta fidelidade - motores boxer
                    Eficácia - motores L

                    Suavidade -> boxer. Está sempre em equilíbrio

                    Aliás, segundo o que descobri aqui:

                    Boxers are one of only three cylinder layouts that have a natural dynamic balance; the others being the straight-6 and the V12

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                      Eu sou suspeito mas gosto mais dos motores em linha...isto quando a conversa está nos 6 cilindros como referes no início do tópico.
                      Um privilegiado, isso sim!

                      Eu cá acho, que em qualquer uma das configurações geométricas, e até para diferente numero de cilindros, existem exemplares brilhantes, autênticas obras de engenharia. E esta é daquelas discussões em que não haverá nunca um vencedor! Acho eu...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                        Um I6 tal como um V12 são equilibrados. Nem todos os motores em linha são desiquilibrados. Há por aí um tópico sobre esta temática onde estava tudo muito bem explicado.
                        Esse tópico explicava muito bem de facto a questão do equilibrio e da nobreza dos motores

                        Do que me lembro o mais equilibrado, e talvez seja por isso que para mim são os que invariavelmente têm melhor som, são os V8 -> na realidade os motores com 8 cilindros.

                        Não dá é muito jeito que sejam em linha que o espaço seria grandinho, isto devido mais a questões do equilibrio dos ciclos, havendo sempre paridade nos mesmos.

                        Por uma questão de equilibrio de centro de gravidade os I6 são também de uma cremosidade bem boa apesar de acabarem por ser um pouco "mancos" ...ao menos não são em V!

                        Depois os boxer, 4 cilindros, acabam por equilibrar um pouco as coisas...além de que proporcionam um som bastante bom e caracteristico.

                        Infelizmente tudo isto está a ficar académico, pois o que vemos mais é a criação de artefactos artificiais para "esconder" isto tudo...

                        Comentário


                          #13
                          Já alguém experimentou o Boxer Diesel Subaru?
                          Recomendo, mesmo para quem não arecia diesel.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X